You are on page 1of 17

Violncia e gnero: vtimas demarcadas

Violncia e Gnero: Vtimas Demarcadas*


CYNTHIA ANDERSEN SARTI ROSANA MACHIN BARBOSA MARCELO MENDES SUAREZ

RESUMO

Este artigo pretende levantar questes sobre o atendimento violncia na rea da sade, particularmente violncia sexual, com base em dados de uma pesquisa etnogrfica em andamento num hospital municipal de emergncias na cidade de So Paulo. Busca-se discutir esse atendimento como uma construo que responde a formulaes sociais sobre o que so violncia e sexualidade, que transcendem o campo da sade e que tm impacto decisivo sobre suas aes. Atentaremos para as formas como se identificam as figuras de vtima e de agressor, que do ao fenmeno uma configurao prpria, delimitando a violncia e a forma especfica de ateno que a ela corresponde. Palavras-chave: Violncia e sade; violncia sexual; masculinidade; gnero.

Recebido em: 28/08/2006. Aprovado em: 23/10/2006.

PHYSIS: Rev. Sade Coletiva, Rio de Janeiro, 16(2):167-183, 2006

167

Cynthia Andersen Sarti, Rosana Machin Barbosa e Marcelo Mendes Suarez

Apresentao Diante da alta incidncia de violncia em escala mundial e de seu impacto na vida de pessoas e coletividades, h um amplo reconhecimento de que se trata de um problema de sade (MINAYO, 1994). A violncia hoje considerada prioridade de sade pblica.1 Estudos demonstraram que, ao lado do maior controle mdico das doenas infecto-contagiosas, o aumento das mortes e leses causadas por violncia mudou o perfil da mortalidade e da morbidade nas ltimas dcadas no Brasil e no mundo (BRASIL, 2005). No pas, as mortes provocadas por violncia ou por acidentes - genericamente caracterizadas na Classificao Internacional de Doenas (CID-10) como mortes por causas externas ocupam o segundo lugar no perfil de mortalidade entre os brasileiros, sendo a primeira causa de bitos nas faixas etrias de 5 a 49 anos. As taxas de mortes por causas externas tiveram forte incremento na dcada de 1980 e permaneceram elevadas, embora estveis, nos anos 1990.2 Os dados epidemiolgicos dimensionaram um fenmeno cuja visibilidade - e conseqente transformao em problema social - ocorreu no mbito das lutas sociais pelos direitos de cidadania. Traduzidas em movimentos sociais, essas lutas evidenciaram a violncia, em particular aquela exercida contra a mulher e a criana. A partir dos anos 80, um ativo movimento feminista e as lutas em defesa dos direitos de crianas e adolescentes - que culminaram com significativas alteraes no que se refere ao estatuto legal da mulher na famlia e na sociedade, ampliando seus direitos civis e sociais na Constituio de 1988 e a promulgao do Estatuto da Criana e do Adolescente, em 1990 - foram foras decisivas no sentido no apenas de dar visibilidade violncia, mas impulsionar aes preventivas e mostrar suas conexes com a questo da sade (MINAYO, 1994; OLIVEIRA, 2000).3 Pela forte presena do movimento feminista nesse cenrio poltico, a perspectiva de gnero marcou significativamente a ateno violncia na rea da sade, que se delineou e se efetivou dentro do campo dos direitos sexuais e reprodutivos, como demonstra uma ampla produo bibliogrfica (GIFFIN, 1994; SCHRAIBER, DOLIVEIRA, 1999; SUAREZ, MACHADO, BANDEIRA, 1999; OLIVEIRA, 2000; VILA, 2003). Desse panorama resultaram aes focalizadas de atendimento violncia na rea da sade, cuja estruturao e implantao responderam a demandas polticas de grupos especficos, a partir das quais se configurou uma ateno voltada para esses grupos, particularmente mulheres e tambm crianas.4

168

PHYSIS: Rev. Sade Coletiva, Rio de Janeiro, 16(2):167-183, 2006

Violncia e gnero: vtimas demarcadas

O desenho recente da violncia urbana, no qual aparecem como principais vtimas de homicdios os jovens do sexo masculino, trouxe novas questes para as formulaes sobre gnero.5 Pesquisas na rea da sade reafirmam a incidncia de homicdios entre jovens do sexo masculino, mostrando que os homens so, no Brasil, as maiores vtimas da violncia (SOUZA, 2005).6 Esses estudos contribuem para evidenciar a importncia de se pensar a figura da vtima, assim como a do agressor, como construes simblicas, sobretudo diante da associao naturalizada entre violncia e masculinidade to presente no imaginrio social, que identifica o homem com o agressor, ao fazer da violncia um atributo da masculinidade (SUREZ, BANDEIRA, 1999; MACHADO, 2004; CECCHETTO, 2004; SCHRAIBER, GOMES, COUTO, 2005; BRAZ, 2005). Nos casos de violncia, um fenmeno relacional, esto em jogo sujeitos culturais em distintos lugares - a vtima, o agressor e, no caso da sade, os profissionais envolvidos - a partir dos quais se nomeiam a violncia e o atendimento que a ela corresponde. Reafirma-se, assim, a importncia de analisar como se define a relao entre a vtima e o agressor, quem so os atores sociais envolvidos e suas representaes sobre a violncia, para entender o contexto no qual a violncia nomeada como tal. Nessa perspectiva, no se pode definir a violncia como uma categoria a priori, mas configurada segundo as regras do espao social no qual se manifesta. Este artigo pretende levantar questes sobre o atendimento violncia na rea da sade, particularmente violncia sexual, com base em dados de uma pesquisa etnogrfica em andamento num hospital municipal de emergncias na cidade de So Paulo.7 Busca-se discutir esse atendimento como uma construo que responde a formulaes sociais sobre o que violncia e sexualidade, que transcendem o campo da sade e que tm impacto decisivo sobre suas aes. Atentaremos para as formas como se identificam as figuras de vtima e de agressor, que do ao fenmeno uma configurao prpria, delimitando a violncia e a forma especfica de ateno que a ela corresponde.

A vtima invisvel: descrio de um caso Um homem, descrito como jovem e branco, apresentou-se ao hospital, dizendo-se vtima de violncia sexual. A funcionria da recepo, encarregada do registro dos pacientes, dispensou-o, alegando que o servio de atendimento

PHYSIS: Rev. Sade Coletiva, Rio de Janeiro, 16(2):167-183, 2006

169

Cynthia Andersen Sarti, Rosana Machin Barbosa e Marcelo Mendes Suarez

a casos de violncia sexual era voltado apenas s mulheres.8 Ciente do fato, a assistente social do hospital buscou localizar o jovem, por meio das informaes registradas na recepo. Ao encontr-lo, solicitou que retornasse para atendimento. Chegando ao hospital, o jovem foi atendido por mdicos e pelo servio social. O problema que esse caso suscitou no hospital diz respeito dificuldade de se identificar um homem como vtima de violncia sexual e no como agressor. Sua demanda de ateno surpreendeu os profissionais e funcionrios e, diante da perplexidade causada, insinuou-se uma inadequao da organizao do servio de atendimento violncia sexual. Quem poderia atend-lo? Qual especialidade mdica atenderia o jovem, j que o servio de ateno s vtimas de violncia sexual existente na instituio formado por uma equipe mdica composta por ginecologistas e obstetras? Como observa a assistente social: Eu no sabia quem chamar... Pedi para o cirurgio vascular atender, ele uma pessoa legal, que colabora. A ocorrncia inusitada requeria mais do que um especialista, mas algum legal, que colaborasse, uma vez que o servio no previa, nem estava estruturado para esse atendimento.
Mas, quanto ao atendimento, independente de pedir, voc trata o que for o paciente que entra daquela porta pra dentro [...]. Voc tem que atender quem deita ali como se fosse o seu parente. Apesar de ter me pedido, eu jamais deixo de atender pedido de colega profissional de qualquer especialidade aqui dentro, no s mdica, qualquer colega profissional. Ela me pediu e a gente atendeu (cirurgio vascular).

O fato, tal como descrito para a assistente social, segundo seu prprio relato, ocorreu quando o jovem havia sado do trabalho e fora a um caixa eletrnico sacar dinheiro. Saindo do local, foi assaltado por dois homens, que o levaram para um terreno prximo, onde foi abusado sexualmente com introduo de um objeto no nus, um caso de empalamento.
Ele sentia muita dor. Ele me disse que doa [...] estava sangrando. Tinha a preocupao de internamente ter um ferimento maior, ento ele procurou por esse motivo (assistente social).

O mdico, cirurgio vascular, ao ser entrevistado sobre o atendimento a esse caso, menciona:

170

PHYSIS: Rev. Sade Coletiva, Rio de Janeiro, 16(2):167-183, 2006

Violncia e gnero: vtimas demarcadas

Ele tinha um discreto sangramento. Acabamos atendendo com a colega, que proctologista. Ela acabou examinando ele. Aqui o planto de cirurgia geral e vascular e, como eu atendi o pedido da assistente social, acabamos pedindo uma avaliao aqui na sala de sutura mesmo [...], para ver se tinha leso. E ele ficou internado.

Durante a entrevista com o cirurgio vascular, ao perguntarmos sobre esse atendimento, ouvimos:
Porque a priori ningum sabia que ele era homossexual. Parece que ele tinha problemas com o pai, com um parente [...] e tambm a pessoa no fala, voc comea a questionar e ela fica meio inibida [...].

Na conduo da entrevista parecia que no falvamos do mesmo caso relatado pela assistente social, tal era a disparidade de informaes. Tnhamos, at o momento, a informao de que ele havia sido assaltado, violentado e ferido, razo que o levou ao hospital em busca de atendimento. Foi relatado ainda pela assistente social, que depois de receber alta, ele retornou ao hospital para consulta, acompanhado da namorada. O cirurgio vascular, por sua vez, quando questionado a respeito da origem da informao sobre a homossexualidade do jovem, observou:
Ele falou que foi assaltado [...] eu me lembro agora. Ele foi assaltado [...] agora de onde veio a palavra homossexual eu no [...] depois, caracterizando melhor a internao dele l, no me lembro quem foi que realmente perguntou e constatou um probleminha com o pai, alguma coisa assim. No me recordo direito.

A mdica proctologista atendeu o jovem, quando ele j estava internado. Segundo sua verso:
Ento, ele [o cirurgio vascular] foi pedir para mim, para avaliar um paciente [...]. E o paciente estava internado na observao de emergncia com essa histria de que tinha sofrido uma agresso sexual. [...] A, no caso, eu lembro que a primeira coisa que a gente fez foi pedir para ele contar o que tinha acontecido, como tinha sido, enfim, se havia tido penetrao [...]. A ele referia que sim, que tinha sido contra a vontade, um estupro [...]. A, ns fomos para o exame fsico pra ver se tinha algum trauma [...] algum sinal de afeco. Fiz o toque retal. No exame proctolgico, enfim, sem leses. [...]

PHYSIS: Rev. Sade Coletiva, Rio de Janeiro, 16(2):167-183, 2006

171

Cynthia Andersen Sarti, Rosana Machin Barbosa e Marcelo Mendes Suarez

Ento, ele estava internado, no lembro bem, mas acho que h um dia. Tinha sido recente. E ele tinha sido internado porque ele se queixava de sangramento, eu no me lembro muito bem. [...] Ento a gente fez esse exame fsico e a, ele [o cirurgio vascular] fez as sorologias para avaliar a contaminao, HIV etc. Porque ele contava que esse contato tinha sido sem preservativo. A ele chamou o infecto e eles fizeram tudo. A coleta [...].

A proctologista menciona, ento, o que teria chamado sua ateno no caso:


O que me chamou a ateno que a gente fez o exame fsico e no tinha nenhum sinal de agresso [...]. Sinal externo. Nem no toque nem nada. E ele referia assim [...]. A eu comentei com ele [o cirugio vascular]. Ento comeamos um pouco a questionar at que ponto tinha sido ou no. Porque difcil, n, voc ter uma agresso sem ter pelo menos uma regio, pelo menos alguma fissura, algum sinal de um intercurso sem permisso. [...] A nica coisa que me chamou ateno foi [...] a histria. Porque assim no comeo eu olhei tudo. Mas depois que eu vi que no tinha nada assim [...] no meu pensamento ntimo, sentimento, assim [...] que ele seria um homossexual, pelo jeito mesmo dele.

A construo da vtima e do agressor Os relatos acima nada nos permitem afirmar, com segurana, sobre a sexualidade do jovem atendido. Tampouco esta a questo que buscamos ressaltar. Interessa-nos o que a reao ao caso de um homem que se diz vtima de violncia sexual e busca atendimento em sade num hospital pode nos indicar sobre o atendimento violncia em sade, tema da presente pesquisa. Buscamos, metodologicamente, a partir da perplexidade causada por um caso excepcional, que fugia normalidade do atendimento violncia, entender as regras que presidem essa forma de ateno.9 As informaes so desencontradas, dando ao episdio uma aura de nebulosidade. A assistente social fala de um corpo ferido, com base no relato do prprio jovem, enquanto o mdico vascular menciona um discreto sangramento e a mdica proctologista, diante da constatao da ausncia de leses no exame fsico, supe no ter havido agresso. Depois de ser dispensado e localizado novamente, o jovem foi atendido e, posteriormente internado,

172

PHYSIS: Rev. Sade Coletiva, Rio de Janeiro, 16(2):167-183, 2006

Violncia e gnero: vtimas demarcadas

momento em que examinado. No se sabe exatamente a distncia temporal entre a ocorrncia da violncia e o exame fsico, nem sequer o que aconteceu nesse intervalo. Os pronturios haviam se perdido e no puderam ser localizados, apesar de nossa busca. O atendimento a este caso indica que os atos de violncia pressupem determinados atributos identificados na vtima. Havamos observado, com base nos dados desta pesquisa, que a violncia se delimita pela identificao de uma fragilidade na figura da vtima, tornando-a passvel de sofrer o ato violento, por corresponder a um lugar definido de antemo como lugar de vulnerabilidade (SARTI, 2005). Assim, so as mulheres, as crianas e os idosos, nos quais se identifica essa caracterstica, que ocupam lugar de vtimas de violncia. Estudos anteriores, como o de Surez et al. (1995), sobre o imaginrio popular relativo a crimes sexuais, mostraram igualmente que a vulnerabilidade aparece como um atributo da vtima de violncia sexual. Nessa perspectiva, o homem visto como o agressor, e no como objeto de violncia. No o ato em si que configura a violncia, mas a definio prvia de quem a vtima. Um mesmo ato pode ser considerado violncia ou no, conforme a representao que se tem da vtima.10 A organizao do servio de atendimento segue, ento, essa concepo de violncia. Mulheres, crianas ou idosos so reconhecidos como vtimas de violncia e podem ser tratados como tais, enquanto a perplexidade caracteriza a reao presena masculina como vtima de violncia. Esta aparece como algo fora de lugar, que s pode ter acontecido com algum que no reconhecido como homem - ou seja, um homossexual. A leitura dos mdicos entrevistados sobre o que so casos de violncia no se confunde com aqueles classificados como agresses na rea da sade em geral.11 No discurso mdico, violncia remete, sobretudo, violncia domstica e familiar, que ocorre precisamente no mbito privado das relaes sociais. Portanto, vtimas de ferimentos por armas de fogo ou armas brancas que chegam emergncia no se enquadram na categoria de vtimas de violncia. Ainda que se reconhea um aumento da incidncia dessas formas de agresso, estas no so necessariamente problematizadas na acepo de violncia, tanto por configurarem ocorrncias identificadas com a prpria razo de ser da emergncia, desde sempre, tendo, portanto, um sentido de problema social estrutural, como porque as vtimas - em sua maioria, homens e jovens - no so representadas como tais (SARTI, 2005). A violncia que requer uma ateno especial diz respeito quela que se manifesta no mundo privado das relaes familiares e domsticas.

PHYSIS: Rev. Sade Coletiva, Rio de Janeiro, 16(2):167-183, 2006

173

Cynthia Andersen Sarti, Rosana Machin Barbosa e Marcelo Mendes Suarez

A visibilidade do fenmeno da violncia , assim, recortada por gnero, correspondendo s identidades sociais de homens e mulheres construdas em relaes sociais. Homens adultos sofrem violncia fsica, particularmente no mbito pblico, envolvidos em conflitos, como agressores ou vtimas, enquanto as mulheres adultas so mais agredidas fsica e sexualmente em conflitos domsticos. A expresso da violncia, diferenciada segundo a classificao das pessoas e dos espaos sociais por gnero, configurou lugares cristalizados de agressor e vtima. A identificao prvia de quem pode ser vtima de violncia por uma vulnerabilidade suposta corresponde prpria entrada da temtica da violncia na rea da sade, a partir dos movimentos sociais que trouxeram visibilidade questo da violncia nesse campo, contribuindo decisivamente para a criao de polticas pblicas voltadas para mulheres e crianas. A ao dos movimentos sociais que politizaram o privado foi decisiva no sentido de quebrar a naturalizao da hierarquia de gnero e de idade, que marca a famlia nos moldes patriarcais, instituindo no mbito do mundo privado a noo de direitos de cidadania, prpria do mundo pblico. Apesar dos dados epidemiolgicos evidenciarem os danos causados pela violncia aos homens, sobretudo jovens, a definio prvia de quem se reconhece (e reconhecido) como vtima de violncia uma questo de ordem poltica e expressa a fora de determinados grupos sociais de se fazerem ouvir como tais. Como produto da ampla luta poltica do feminismo pelo reconhecimento da violncia da qual so objeto, as mulheres so reconhecidas socialmente como vtimas de violncia, na perspectiva de que essa violncia decorre da construo social dos lugares de homem e mulher. Como j foi argumentado, as reivindicaes feministas tiveram forte impacto na rea da sade. No mbito das polticas pblicas, voltadas sade reprodutiva e sexual, numa perspectiva de gnero, a mulher tem sido o foco das aes (referidas a cesariana, aborto, morte materna, cncer de colo uterino, de mama etc.). A partir dos anos 1990, pode-se afirmar ter havido um reconhecimento da necessidade de incorporao dos homens na rea de sade reprodutiva e sexual, particularmente, em razo das necessidades surgidas com a epidemia HIV/ Aids, devido ao aumento dos casos de transmisso por via heterossexual (SCHRAIBER, GOMES, COUTO, 2005). Na rea da sade, o tema da violncia atravessado pela viso epidemiolgica, que privilegia a incidncia do fenmeno. evidente a maior

174

PHYSIS: Rev. Sade Coletiva, Rio de Janeiro, 16(2):167-183, 2006

Violncia e gnero: vtimas demarcadas

incidncia de violncia sexual contra a mulher (WHO, 2002). Entretanto, na prpria incidncia do fenmeno est tambm implicado o maior reconhecimento social da mulher como vtima da violncia. O que pretendemos ressaltar que a incidncia epidemiolgica responde a uma lgica classificatria dos fenmenos do corpo, da sade e da doena, recortada por uma concepo de gnero, que, ao mesmo tempo em que permitiu visibilizar a violncia como questo de gnero, contribuiu para esconder manifestaes que no fossem identificadas com essa lgica de construo da violncia. A identificao feminista do homem como agressor resultou, paradoxalmente, numa naturalizao dos lugares de homem e mulher (SCHRAIBER, GOMES, COUTO, 2005). Perdeu-se a dimenso relacional tanto da categoria gnero, pela nfase na vitimizao feminina (GREGORI, 1993), quanto do prprio fenmeno da violncia, pela cristalizao dos lugares de vtima e agressor. Badinter (2005, p. 71), ao se referir vitimizao da mulher pelo feminismo, abre seu texto com a afirmao de que toda militncia esbarra numa dificuldade: levar em conta a diversidade da realidade e argumenta que, em nome da assimetria estatstica, essencializa-se a violncia como atributo da masculinidade.

O homem violentado: homem? Segundo o documento da Organizao Mundial da Sade sobre violncia em sade, define-se violncia sexual como:
Todo ato sexual, tentativa de se consumar um ato sexual, comentrios ou insinuaes sexuais dirigidos a algum contra sua vontade, ou as aes para comercializar ou utilizar de outro modo qualquer a sexualidade de uma pessoa mediante coero, por qualquer pessoa independentemente de sua relao com a vtima, em qualquer mbito, incluindo, mas no limitando-se ao lar e ao ambiente de trabalho12 (WHO, 2002, p. 149 - grifos e traduo nossos).

A definio da Organizao Mundial da Sade bastante ampla, no identificando previamente vtima e agressor. O pressuposto que qualquer corpo humano passvel de ser violentado, seja ele masculino ou feminino. Apesar de reconhecer que a violncia possa ser dirigida tanto a homens como a mulheres, o captulo do documento da OMS referente violncia sexual focaliza a violncia contra as mulheres, reservando violncia contra homens e meninos o espao

PHYSIS: Rev. Sade Coletiva, Rio de Janeiro, 16(2):167-183, 2006

175

Cynthia Andersen Sarti, Rosana Machin Barbosa e Marcelo Mendes Suarez

secundrio de quadros dentro do texto, tendo mais uma vez como pressuposto a maior incidncia estatstica. O referido documento define a violncia a partir do carter coercitivo do ato. Entretanto, deixa em aberto a questo de quem define o que constitui a coero, ao contrrio do protocolo do Ministrio da Sade para atendimento violncia sexual contra a mulher, segundo o qual a fala desta a que deve ser considerada (BRASIL, 1999), como apontam Oliveira et al. (2005). A reao que provocou o caso mencionado mostrou seu noreconhecimento como violncia sexual, pelos profissionais mdicos, apesar do relato de um homem que se disse violentado. Evidenciou, por outro lado, a identificao do homem vtima de violncia sexual com uma predisposio homossexual. A problematizao de violncia e gnero ampliou a perspectiva dos estudos, que passaram tambm a ouvir os agressores (MACHADO, 2004; SEGATTO, 1999), mostrando que os homens, em seu lugar de agressor, so parte (neste sentido, igualmente vtimas) de uma configurao social das relaes de gnero que os enreda em relaes violentas. Torna-os agressores e agentes da violncia, forando-os a provas de masculinidade. Essa construo social acabou por naturalizar-se em muitas anlises sobre a violncia contra as mulheres, diante de relaes de poder essencializadas como domnio masculino, tornando logicamente inconcebvel, ou dificilmente assimilvel, a idia do homem como vtima de um ato violento ou ocupando um lugar submetido numa relao violenta. Entre os suportes que sustentam simbolicamente a identificao entre violncia e masculinidade j referida (MACHADO, 2004; CECHETTO, 2004; SCHRAIBER, GOMES, COUTO, 2005) e que aparecem no discurso dos profissionais da sade entrevistados, o mais evidente a associao da vtima de violncia sexual com a homossexualidade, como j mencionado. Homossexuais do sexo masculino so (e podem ser) penetrados, portanto, violentados. O que faz um corpo masculino passvel de violncia sexual a suposta homossexualidade de seu portador, mas no se reconhece o corpo masculino, de um homem heterossexual, como um corpo penetrvel por um ato violento, ainda que contra sua vontade e desejo. As questes suscitadas pela idia do homem como vtima de violncia sexual traduzem uma interdio simblica: trata-se de algo impensvel. Esse tabu se refere impossibilidade, ou, no mnimo, dificuldade, de se pensar o

176

PHYSIS: Rev. Sade Coletiva, Rio de Janeiro, 16(2):167-183, 2006

Violncia e gnero: vtimas demarcadas

homem como algum que acometido sexualmente por um ato contrrio sua vontade. Recorre-se a um desejo inconsciente: ele deve ser homossexual. Um homem, que homem, resiste, como foi dito. O impensvel que o homem seja submetido, vtima de um ato contrrio sua vontade. necessrio recorrer a um suposto desejo inconsciente de ser penetrado, homossexual, para justificar a ocorrncia da violao, quando se trata de um homem. Ele no queria, mas desejava, recorrendo diferenciao entre querer e desejar, como a formulou Forbes (2003). Afirma-se, assim, um lugar de controle absoluto prprio da masculinidade. Em contrapartida, em muitos casos de estupro feminino, atribuise mulher uma suposta provocao, por seduo, um lugar ativo admitido a uma mulher nesse imaginrio. Considerar que um homem estuprado , no fundo, um homossexual, o mesmo que dizer que uma mulher estuprada, no fundo, provocou o ato. A ambos negada a violncia do ato do qual foram vtimas. Uma criana do sexo masculino reconhecida como vtima de violncia sexual, porque ela ainda no um homem, seu lugar o da criana, portanto reconhecida como vulnervel, o que nos remete formulao de Braz (2005) sobre a construo social da masculinidade que se faz com base na contraposio a ser mulher, ser homossexual e ser criana. A violncia, em particular a sexual, evidencia a vulnerabilidade humana diante do outro, a que homens e mulheres esto expostos. Nessa configurao de gnero, que identifica na masculinidade um lugar absoluto, consubstanciado em poder e controle, no h espao para o reconhecimento, no homem, da vulnerabilidade presente no humano.

Consideraes finais Como, ento, acolher um homem vtima de violncia sexual? Como reconhecer e tornar simbolicamente assimilvel um fenmeno que no tem lugar de visibilidade, quando h indcios de sua existncia?
[...] como ficaria a gente dar esse atendimento para as mulheres e como ficaria essa ateno em relao aos homens? Deve acontecer muito, que no chega aqui, de forma no velada. Ele chega, mas a gente acaba no atendendo; enfim, ele acaba no tendo esse atendimento [...]. O que me levou a uma reflexo maior ainda foi ter, de fato, um atendimento especfico para essas questes. Porque

PHYSIS: Rev. Sade Coletiva, Rio de Janeiro, 16(2):167-183, 2006

177

Cynthia Andersen Sarti, Rosana Machin Barbosa e Marcelo Mendes Suarez

temos que pensar tambm as leses que esse homem tem pra ter chegado, procurado o servio. Como ele est? Para depois tratar [...]. Porque imagina ele chega no primeiro servio, onde ele ouve que aqui uma referncia da violncia. Chega aqui e tem a informao: no, mas aqui s violncia contra as mulheres. Ele vai embora e [...]. Ento eu acho que isso uma coisa muito sria, a gente tem que pensar nisso e fazer alguma coisa (assistente social).

No de se estranhar que a tarefa seja to difcil nesse panorama em que o imaginrio social sobre a sexualidade faz do homem um ser inviolvel. E o faz de forma to radical, a ponto de pr em dvida sua masculinidade, pela exigncia de que esta seja construda na medida da afirmao de sua nohomossexualidade (BRAZ, 2005). Por que a experincia de um ato violento poria em dvida ou mudaria, a partir da, a orientao sexual de um homem (Se ele no era homossexual, pode virar, outra fala insinuada no hospital)? Onde est o problema? Por que esse ato no pode ser reconhecido como algo que ele no quis, nem desejou para si - enfim, como um ato de violncia? A conseqncia poltica a negao da prpria violncia. A discusso sobre o reconhecimento de que qualquer corpo humano, independentemente do sexo ou da orientao sexual de seu portador, pode ser objeto de atos violentos, reveste-se de importncia especial diante da questo do direito universal ateno em sade, base do Sistema nico de Sade (SUS), que norteia a poltica pblica de sade no pas. Remete a problemas ticos (BRAZ, 2005) do atendimento sade focalizado em determinados grupos sociais, apontando para dificuldades a serem pensadas, na busca de se equacionar o princpio da universalidade e da eqidade, ambos preconizados pelo SUS.

Referncias VILA, M. B. Direitos sexuais e reprodutivos: desafios para as polticas de sade. Cadernos de Sade Pblica, Rio de Janeiro, v. 19, suppl. 2, p. 465469, 2003. BADINTER, E. Rumo equivocado. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2005. BRASIL. Ministrio da Sade. Preveno e tratamento dos agravos resultantes da violncia sexual contra mulheres e adolescentes: normas tcnicas. Braslia. Ministrio da Sade, 1999.

178

PHYSIS: Rev. Sade Coletiva, Rio de Janeiro, 16(2):167-183, 2006

Violncia e gnero: vtimas demarcadas

________. O impacto da violncia na sade dos brasileiros . Braslia. Ministrio da Sade. Secretaria de Vigilncia em Sade, 2005. BRAZ, M. A construo da subjetividade masculina e seu impacto sobre a sade do homem: reflexo biotica sobre justia distributiva. Cincia e Sade Coletiva, Rio de Janeiro, v. 10, n. 1, p. 97-104, 2005. CECCHETTO, F. R. Violncia e estilos de masculinidade. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004. COUTO, M., SCHRAIBER, L. B. Homens, sade e violncia: novas questes de gnero no campo da sade coletiva. In: MINAYO, M.C.; COIMBRA JR., C.E.A. (Org.). Crticas e atuantes: cincias sociais e humanas em sade na Amrica Latina. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2005. DURKHEIM, E. As regras do mtodo sociolgico. 4. ed. So Paulo: Martins Fontes, 2003. FORBES, J. Voc quer o que deseja? So Paulo: Best Seller, 2003. GIFFIN, K. Violncia de gnero, sexualidade e sade. Cadernos de Sade Pblica, Rio de Janeiro, v. 10, n. 1, 1994. GREGORI, M. F. As desventuras do vitimismo. Estudos Feministas, Rio de Janeiro, v. 1, p. 143-150, 1993. GUERRERO, R. La violencia desde la perspectiva de la salud pblica. In: BRICEO-LEON, R., (Org.). Salud y Equidad: una mirada desde las ciencias sociales. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, p. 147-56, 2000. KRUG, E.G. et al. (Eds). Sexual Violence. In: WORLD HEALTH ORGANIZATION. World Report on Violence and Health. Geneva: WHO, 2002. MACHADO, L. Z. Masculinidades e violncias: gnero e mal-estar na sociedade contempornea. In: SCHPUN, M. R. (Org). As vrias dimenses do masculino: traando itinerrios possveis. So Paulo: Boitempo, 2004. MINAYO, M. C. A violncia social sob a perspectiva da Sade Pblica. Cadernos de Sade Pblica. Rio de Janeiro, n. 10, p. 7-18, 1994. PIMENTEL, S., SCHRITZMEYER, A. L., PANDJIARJIAN, V. Estupro: crime ou cortesia? Abordagem scio-jurdica de gnero. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris, 1998.

PHYSIS: Rev. Sade Coletiva, Rio de Janeiro, 16(2):167-183, 2006

179

Cynthia Andersen Sarti, Rosana Machin Barbosa e Marcelo Mendes Suarez

OLIVEIRA, E. M. Violncia contra a mulher: uma questo de gnero. Acta Paulista de Enfermagem. So Paulo, v. 13 (n. especial), p. 171-80, 2000. OLIVEIRA, E. M., BARBOSA, R. M. et al. Atendimento s vtimas de violncia sexual: um estudo qualitativo. Revista de Sade Pblica. So Paulo, v. 39, n. 3, 2005. SARTI, C. A. O atendimento de emergncia a corpos feridos por atos violentos. Physis: Revista de Sade Coletiva. Rio de Janeiro, v. 15, n. 1, p. 107-126, 2005. SCHRAIBER, L.; GOMES, R.; COUTO, M.T. Homens e sade na pauta da Sade Coletiva. Cincia e Sade Coletiva. Rio de Janeiro, v.10, n.1, p. 7-17, 2005. SCHRAIBER, L. B.; DOLIVEIRA, A. F. Violncia contra mulheres: interfaces com a sade. Interface - Comunicao, Sade e Educao, v. 3, n. 5, 1999. SEGATTO, R. A estrutura de gnero e a injuno do estupro. In: SUAREZ, M., BANDEIRA, L. (Org.). Violncia, gnero e crime no Distrito Federal. Braslia: Editora UnB, 1999. SOARES, L. E. Juventude e violncia no Brasil contemporneo In: NOVAES, R., VANNUCCHI, P. (Orgs.). Juventude e sociedade: trabalho, educao, cultura e participao. So Paulo: Editora Fundao Perseu Abramo, 2004. p. 130-159. SOUZA, E. R. Masculinidade e violncia no Brasil: contribuies para a reflexo no campo da sade. Cincia e Sade Coletiva. Rio de Janeiro, v. 10, n. 1, p. 59-70, 2005. SUREZ, M.; SILVA, A. P. et al. Reflexes sobre a noo de crime sexual. Braslia: UnB, 1995 (Srie Antropolgica, 178). SUREZ, M.; BANDEIRA, L. (Orgs.). Violncia, gnero e crime no Distrito Federal. Braslia: Editora UnB, 1999. SUAREZ, M.; MACHADO, L. Z.; BANDEIRA, L. Violncia, sexualidade e sade reprodutiva. In: GALVO, L.; DIAZ, J. (Orgs.). Sade sexual e reprodutiva no Brasil. So Paulo: Hucitec, 1999. p. 277-309.

180

PHYSIS: Rev. Sade Coletiva, Rio de Janeiro, 16(2):167-183, 2006

Violncia e gnero: vtimas demarcadas

NOTAS
* Este artigo faz parte de uma pesquisa mais ampla, intitulada O atendimento violncia na perspectiva dos profissionais da emergncia: um estudo qualitativo, financiada pelo CNPq, em seu Edital n 24/2004. Sua realizao foi aprovada pelo Comit de tica em Pesquisa da UNIFESP, no processo n 1681/04. Antroploga. Universidade Federal de So Paulo (UNIFESP), Campus Guarulhos. Endereo eletrnico: csarti@uol.com.br Sociloga. Departamento de Cincias da Sade da UNIFESP, Campus Baixada Santista. Endereo eletrnico: rosana.machin@uol.com.br Aluno do Curso de Graduao em Medicina da UNIFESP, bolsista PIBIC/CNPq. Endereo eletrnico: mmsuarez@terra.com.br
1

Segundo resolues tanto da Organizao Pan-Americana da Sade (OPAS), de 1993, quanto da Organizao Mundial da Sade (OMS), em sua 49 Assemblia, em 1996 (GUERRERO, 2000). A estreita vinculao da violncia com a rea da sade foi expressa na definio de violncia, segundo o documento elaborado pela OMS sobre a questo: violncia o uso intencional de fora fsica ou poder, consumado ou como ameaa, contra si mesmo, outra pessoa ou um grupo ou comunidade, que tanto cause como tenha alta probabilidade de causar leses, mortes, danos psicolgicos, transtornos de desenvolvimento ou privaes (traduo nossa). O texto original : The intentional use of physical force or power, threatened or actual,

against oneself, another person, or against a group or community, that either results in or has a high likelihood of resulting in injury, death, psychological harm, maldevelopment or deprivation (WHO Global Consultation on Violence and Health. Violence: a public health priority. Geneva, World Health Organization, 1996, apud WHO 2002).
2

Em 1991 foram 69,5 por 100.000 habitantes e em 2000 mantiveram-se na faixa de 69,7 por

100.000 habitantes (SIM/Datasus apud BRASIL, 2005).


3

Mais recentemente, o Estatuto do Idoso (2003) tematiza, de modo anlogo, a violncia contra o idoso, reiterando o lugar decisivo das lutas sociais de grupos especficos para dar visibilidade violncia de que so objeto.

H distines entre os caminhos que levaram organizao de servios de atendimento violncia contra a mulher e aqueles contra a criana e o adolescente. Enfocaremos, para os objetivos deste artigo, as implicaes do atendimento focalizado nas mulheres.

PHYSIS: Rev. Sade Coletiva, Rio de Janeiro, 16(2):167-183, 2006

181

Cynthia Andersen Sarti, Rosana Machin Barbosa e Marcelo Mendes Suarez

Soares (2004) chama a ateno para a relevncia de se considerar, nas polticas sociais, as caractersticas das principais vtimas: jovens pobres e negros, do sexo masculino, entre 15 e 24 anos.

Em 2000, no Brasil, 84% da mortalidade por acidentes e violncias ocorreram na populao masculina, para a qual as taxas agregadas so de 119,0 por 100.000 habitantes, enquanto no grupo feminino so de 21,8 por 100.000 habitantes (SIM/Datasus apud BRASIL 2005).

Os dados aqui apresentados baseiam-se em trabalho de campo feito pelos autores no referido hospital, por meio da observao do atendimento na emergncia, registrada em dirios de campo, e de entrevistas com diretores, profissionais da sade e funcionrios do hospital.

No referido hospital foi criado, em 1989, durante a gesto da prefeita Luiza Erundina, um servio de atendimento a casos de violncia sexual, considerado referncia no municpio. Procedimento que se pode dizer durkheimiano, uma vez que, como nos ensinou o precursor

das Cincias Sociais (em sua obra clssica, originalmente publicada em 1895), pela anlise da sano, do anormal evidencia-se a regra, o normal (DURKHEIM, 2003). Estudos sobre o sistema judicirio mostram o quanto sua viso sobre crimes sexuais est vinculada imagem que se faz da vtima e de seu comportamento. Neste sentido exemplar a pesquisa ironicamente intitulada Estupro: crime ou cortesia? Abordagem socio-jurdica de gnero, no qual se analisa precisamente tal associao (PIMENTEL, SCHRITZMEYER, PANDJIARJIAN, 1998).
11 10

Particularmente, os registros que seguem a CID-10.

12

O texto original : Sexual violence is defined as: any sexual act, attempt to obtain a sexual act, unwanted sexual comments or advances, or acts to traffic, or otherwise directed, against a persons sexuality using coercion, by any person regardless of their relationship to the victim, in any setting, including but not limited to home and work.

182

PHYSIS: Rev. Sade Coletiva, Rio de Janeiro, 16(2):167-183, 2006

Violncia e gnero: vtimas demarcadas

ABSTRACT

Violence and Gender: the Bounded Victim This paper aims to raise questions on assistance to violence in the health area, especially sexual violence, based on data from an ethnographic research being carried out in a municipal emergency hospital in So Paulo City, Brazil. It tries to discuss such assistance as a construction which responds to social formulations on the meanings of violence and sexuality, which transcend the health area and have decisive impact on its actions. We will point out the ways victim and aggressor are identified, which gives a particular configuration to the phenomenon, thus delimiting violence and its corresponding specific type of assistance. Key words: Violence and health; sexual violence; masculinity; gender.

PHYSIS: Rev. Sade Coletiva, Rio de Janeiro, 16(2):167-183, 2006

183

You might also like