You are on page 1of 2

O pensamento evolucionista

At o incio da primeira metade do sculo XIX, os naturalistas europeus eram, em sua maioria, adeptos no fixismo: para eles, as espcies de seres vivos eram fixas, ou seja, no se modificaram ao longo das geraes. No decorrer do sculo XIX ue passaram a ser pu!licadas o!ras especficas defendendo a ideia de ue os seres vivos se modificaram ao longo do tempo, com novas espcies surgindo a partir de espcies ancestrais. "sta!elecia#se, assim, a !ase da teoria evolucionista, ou evolucionismo. A $i%ncia, por sua ve&, parte do princpio de ue no '( verdades in uestion(veis e ue sempre '( possi!ilidades de novas explicaes serem encontradas para um fen)meno. *ara a $i%ncia, a +nica maneira de validar ou de refutar uma 'ip,tese su!met%#la continuamente a testes rigorosos. -essa forma, uma ideia inicialmente v(lida pode vir a ser considerada, posteriormente, ilegtima, devido a novas desco!ertas ue no a corro!orem. As ideias atualmente aceitas pela $i%ncia so a uelas ue, depois de testadas exaustivamente, no foram refutadas. .esmo assim, as explicaes cientficas nunca so consideradas verdades a!solutas/ eles so aceitos en uanto existirem evid%ncias para se duvidar de sua veracidade. A ideia de evoluo !iol,gica apoiada em evid%ncias cosmol,gicas, geol,gicas, ar ueol,gicas e antropol,gicas. Alm disso, ela vem resistindo a todos os testes a ue tem sido su!metida, sendo, por en uanto, a +nica explicao racional e coerente para o conjunto de fatos so!re a origem e a diversidade dos seres vivos na 0erra.

Darwinismo
1 darwinismo, como con'ecida a teoria evolucionista !aseada em alguns pressupostos da teoria original de -ar2in, difere do lamarc3ismo. entre outros aspectos, por defender a ideia e ancestralidade comum # todo ser vivo, em algum ponto no passado, compartil'a um mesmo ancestral # e de seleo natural # a so!reviv%ncia dos indivduos, !em como seu sucesso reprodutivo, depende de sua adaptao ao meio ue vivem. A partir de uatro fatos o!servados na nature&a, -ar2in inferir tr%s proposies, as uais podem sinteti&ar seu pensamento4 Fato 1 -> As populaes naturais de todas as espcies tendem a crescer rapidamente, pois o potencial reprodutivo dos seres vivos muito grande. Fato 2 -> 1 taman'o das populaes naturais, a despeito de seu enorme potencial de crescimento, mantm#se relativamente constante ao longo tempo, sendo limitado pelo am!iente. Interferncia 1 -> Na nature&a, a cada gerao, morre grande n+mero de indivduos, muitos deles sem deixar descendentes. Fato 3 -> 1s indivduos de uma populao diferem uanto a diversas caractersticas, inclusive a uelas ue influem na sua capacidade de explorar com sucesso os recursos naturais e de deixar descendentes. Interferncia 2 -> 1s indivduos ue so!revivem e se reprodu&em, a cada gerao, so preferencialmente os ue apresentam determinadas caractersticas relacionadas 5 adaptao 5s condies am!ientais. "ssa concluso resume o conceito dar2inista de seleo natural. Fato 4 -> 6rande parte das caractersticas apresentadas por uma gerao 'erdada dos pais. Interferncia 3 -> 7ma ve&, a cada gerao, so!revivem preferencialmente os mais adaptados, eles tendem a transmitir aos descendentes as caractersticas relacionadas a essa maior aptido para so!reviver, isto , essa maior adaptao. "m outras palavras, a seleo natural favorece, ao longo das geraes sucessivas, a perman%ncia e o aprimoramento de caractersticas relacionadas 5 adaptao.

amarc!ismo
8egundo 9amarc3, cada espcie de ser vivo atual surgiu por transformaes sucessivas de uma forma primitiva, originada a partir de matria no viva. *ara ele, a influ%ncia do am!iente pertur!aria essa tend%ncia natural, gerando variaes em torno dos planos ideais de organi&ao corporal. 9amarc3 ficou mais con'ecido pelas explicaes de como o am!iente interfere no rumo natural das transformaes por ue passam os seres vivos. 8egundo ele, o am!iente pode forar a mudana de '(!itos de um ser vivo, levando ao crescimento de certas estruturas e 5 atrofia de outras em seu organismo, em funo do uso e do desuso dos ,rgos [lei do uso e desuso]. 7m dos exemplos empregados por 9amarc3 para ilustrar essa ideia foi a aus%ncia de pernas nas serpentes atuais, atri!uda por ele ( falta de uso dos mem!ros locomotores pelos antecessores desses animais. A adaptao a um novo modo de vida trastejante teria levado os ancestrais das serpentes a usarem pouco as pernas, ue tenderiam a se atrofiar. "ssa nova caracterstica ad uirida seria transmitida 5 descend%ncia ao longo das geraes [lei de transmisso das caractersticas adquiridas], resultando no desaparecimento completo das pernas nas serpentes atuais. 1utro exemplo fre uentemente empregado para ilustrar as ideias evolucionistas de 9amarc3 a origem do pescoo longo das girafas. -e acordo com o 9amarc3ismo, os ancestrais da girafa tin'am pescoos curtos, mas o esforo para o!terem alimento da copa das (rvores causou#l'es um aumento no comprimento desse ,rgo :lei do uso e do desuso;, o ual seria transmitido aos seus descendentes :lei da transmisso de caractersticas ad uiridas;. Assim, a cada nova gerao, as girafas teriam pescoos ligeiramente mais longos ue os da gerao anterior. As ideias centrais da <lei do uso e desuso< e da <lei da 'erana de caractersticas ad uiridas< no eram originais de 9amarc3/ elas eram largamente aceitas em sua poca e continuaram sendo aceitas posteriormente, tendo inclusive sido adotadas por -ar2in.

"i#lio$rafia%
222.!iovida#!io#vida.com.!r 222.=outu!e.com 222.2i3ipedia.com!r 222.i!amendes.com.!r

You might also like