You are on page 1of 1

1 PREPARAO

Manual do Utilizador
Espaol / Portugus www.brother.com
Impresso na China

2 OPERAR
Tamanho Cursor Mausculas

3 REFERNCIA
Largura Estilo

[INICIAR]

Alimentador e Cassetes de fita


Na lista, faa clique no trabalho que pretende cancelar. O trabalho aparece destacado.

Teclado e Ecr LCD

Resoluo de Problemas
Mensagem de Erro
Mensagem
Pilhas Fraca! Verifi.Pilha! Invlido!
Sublinh./Mold. Comprim. Etiq.

Causa/Resoluo
As pilhas esto fracas. As pilhas instaladas esto prestes a falhar. No existe nenhum texto acima do cursor quando define: Numerar. Foi seleccionado um caracter invlido para: Numerar. Foi seleccionado um nmero invlido para o tamanho da tabulao ou da etiqueta. Est a tentar imprimir um ficheiro de texto quando no existem dados nenhuns na memria. A tecla de impresso est pressionada quando no foi introduzido texto nenhum. Est a tentar definir Cpias, Numerao ou Espelho quando no foi introduzido texto nenhum. Tenta introduzir uma 3 linha premindo a tecla Enter. Est a tentar imprimir um texto de 2 linhas quando est instalada uma fita de 3.5 mm ou 6 mm. Est a tentar imprimir uma etiqueta quando no est instalada nenhuma cassete. A alavanca do cortador de fita utilizada a meio do processo de impresso. Foi introduzido o mximo de caracteres possvel (80 caracteres). O tamanho do texto excede o tamanho seleccionado para a etiqueta, ou o tamanho seleccionado de formatao automtica. A imprimir numa fita de 3.5 mm com uma definio de Moldura em ON. (Seleccione para imprimir sem moldura, para cancelar)

Abra a tampa traseira pressionando na parte rugosa, na parte superior da mquina. Se estiver j instalada puma cassette retire-a puxando-a para cima. Se as pilhas tambm estiverem colocadas Cabea de Impresso retire-as. Alavanca da lmina
de corte da fita

Sem Texto!

INTRODUO
Com a sua PT-1280 pode fazer etiquetas para qualquer aplicao. Escolha a partir das vrias molduras, tamanhos de caracteres e estilos um desenho de etiquetas fantsticas. Existe adicionalmente disponvel uma variedade de cassetes de fita que permitem imprimir etiquetas de diferentes larguras e cores extraordinrias. Leia atentamente este manual antes de comear a trabalhar com a mquina e mantenha-o em local acessvel para futuras consultas.
Declarao de Conformidade (Apenas Europa/Turquia)
A BROTHER INDUSTRIES, LTD. 15-1, Naeshiro-cho, Mizuho-ku, Nagoya, 467-8561, Japo, declara que este produto se encontra em conformidade com os requisitos essenciais e com outras disposies relevantes das Directivas 2004/108/CE e 2005/32/CE. O Adaptador AD-24ES encontra-se em conformidade com os requisitos essenciais e com outras disposies relevantes da Directiva 2006/95/CE. A Declarao de Conformidade est disponvel no nosso Website. Aceda a http://solutions.brother.com -> seleccione a regio (ex.: Europe) -> seleccione o pas -> seleccione o seu modelo -> seleccione "Manuais" -> seleccione Declarao de Conformidade (* Seleccione o Idioma se for necessrio).

Tecla Corrente Tecla Funes Teclas de memria (Etiqueta favorita em memria) Teclas de caracteres

Tecla Impresso Tecla Cursor Tecla Visualizar Tecla OK Tecla ESC Tecla Espao Atrs Tecla Enter Tecla Acentos Tecla Simbolos Tecla Shif Tecla Espao

Limite da Linha!

Sem Cassete! Erro. Cortador! Cheio! Tex. Longo! Sem Mold. OK?

Coloque seis pilhas alcalinas novas de tamanho AAA (LR03)e assegure-se que os polos das mesmas esto colocados nas posies correctas. Utilize sempre seis pilhas novas ao mesmo tempo, da marca referida.

Tecla Shif Tecla Maisculas

O ecr LCD visualiza uma linha de 15 caracteres, no entanto pode introduzir at 80 caracteres Utilize o cursor enquanto prime a tecla Shift para ir para o incio/ fim da mquina.

O que fazer quando:


Problema
O visor est em branco depois de ter ligado a mquina. A mquina no imprime, ou os caracteres impressos esto manchados. Os caracteres no esto correctamente formados. A memria apagou-se por ela prpria. Aparece uma linha branca, no sentido horizontal, na etiqueta impressa.

Soluo
Verifique se as pilhas esto introduzidas de forma correcta. Se as pilhas estiverem fracas proceda sua substituio. Verifique se o adaptador exclusivo est ligado de forma correcta. Verifique se a cassete da fita foi introduzida de forma correcta. Se a fita da cassete tiver acabado, proceda sua substituio.

Definies de Instalao
Coloque uma cassete de fita assegurando-se que a mesma fica encaixada no stio.
Fim da fita Roda dentada Aresta da lmina de corte

PRECAUES GERAIS
Utilize apenas fitas TZ nesta mquina. No utilize fitas que no tenham a marca . No limpe a mquina com lcool ou com outros solventes orgnicos. Utilize apenas um pano macio e seco. No toque no mecanismo da cabea de impresso. Utilize um pano macio (ex. pano de algodo) quando limpar a cabea de impresso. Para evitar ferimentos no toque no fio da lmina. Para prevenir danos ou quebra do vidro, no pressione fortemente o ecr LCD. No coloque objectos estranhos dentro da mquina nem objectos pesados em cima da mesma. No deixe nenhuma borracha ou vinil em cima da mquina por grandes perodos de tempo uma vez que a mquina pode ficar manchada. No tenha a mquina sob humidade, como tocar-lhe com as mos hmidas ou derramar lquidos em cima da mesma. No exponha a mquina a altas temperaturas nem a grande humidade. Nunca deixe a mquina no tablier, na bagageira do carro, perto de aquecedores ou de outros equipamentos de aquecimento. Mantenha a mquina fora da luz solar directa e da chuva. Evite utilizar a mquina em locais onde exista muita poeira. No puxe a fita enquanto a mesma estiver a ser alimentada pela P-touch, poder danificar a cassete. No tente cortar a fita enquanto a mesma estiver a ser impressa ou alimentada, isso ir danificar a fita. No tente imprimir etiquetas utilizando uma cassete vazia que se encontre na P-touch. Ao fazer isso ir danificar a cabea de impresso. Retire as pilhas e desligue o adaptador AC se no tiver a inteno de utilizar a mquina por um perodo longo de tempo. (Nota: Quando a corrente desligada por mais de trs minutos, todo o texto visualizado no ecr bem como quaisquer ficheiros de texto guardados em memria sero perdidos.. O idioma bem como as definies sero igualmente apagados. No utilize pilhas antigas e novas ao mesmo tempo, nem use simultaneamente pilhas alcalinas com outras de outro tipo, nem coloque os plos negativos e positivos na posio errada. As pilhas podero sofrer derrame ou dano. Utilize apenas o adaptador AC que foi concebido exclusivamente para esta mquina a fim de prevenir qualquer dano ou avaria.

Ligue a mquina Para o fornecimento de energia utilize seis pilhas alcalinas AAA ou o adaptador CA e prima . Defina o idioma (English/Franais/Espaol/Portugus)

As pilhas podem estar fracas. Proceda sua substituio. As pilhas podem estar fracas. Proceda sua substituio. Podem existir alguns resduos de poeira na cabea de impresso. Retire a cassete da fita, e, utilizando um pano de algodo limpe a cabea de impresso com um movimento suave para cima e para baixo. A cabea de impresso pode ser limpa com mais facilidade se for utilizada a cassete opcional (TZ-CL3) Desligue a mquina. Depois, e, enquanto pressiona e pressione para voltar a ligar a mquina. Finalmente, solte as teclas e . Nota: O texto e os formatos do visor assim como todos os ficheiros de texto guardados na memria esto apagados. Mesmo o idioma e as definies da mquina sero apagadas.

Escolha o idioma com


Guia da fita

e pressione

A mquina desliga-se em 5 minutos se no for pressionada nenhuma tecla.


Ranhura de sada da fita

Para cancelar operaes pressione

Assegure-se que a fita fica colocada por baixo das guias da fita. Se a fita com tinta no estiver visvel, faa deslocar com o dedo, o carreto dentado no sentido do enrolamento da cassete. Utilize apenas fitas TZ nesta mquina. Feche a tampa traseira de forma segura, assegurando-se que a mesma encaixou no seu stio. Aps ter colocado a fita, alimente a mesma (ver Alimentao) uma vez e depois empurre a alavanca de corte para cortar a fita e retire-a.

Para activar as definies, desligue a mquina ao mesmo tempo que mantm pressionadas e , pressione para repor o funcionamento da mquina. Finalmente, solte as teclas e .

A mquina est "bloqueada" (ex.: no funciona quando se pressiona qualquer tecla, apesar da mquina estar ligada.

Criar Etiquetas

Especificaes
Item
Medidas Peso Alimentao Cassete de fita

Especificao
160 mm (W) 151 mm (D) 60 mm (H) 470 g (sem pilhas e cassete de fita) Alimentao Seis pilhas alcalinas de tamanho AAA (LR03) ou o adaptador CA (AD-24ES) Cassete de marca Brother (largura): 3.5 mm, 6 mm, 9 mm, 12 mm

Veja a parte de baixo para seguir os passos para criao de etiquetas.

Acessrios (O material pode diferir de acordo com a distribuio.)


Acessrios Ref. Nr.
Veja o formulrio de Catlogo fita TZ que se encontra anexo. AD-24ES TC-5 (sobressalente) Cassetes de fita Adaptador AC Unidade de Corte

Utilizao do adaptador CA (AD-24ES) Insira a ficha do cabo do adaptador na entrada que se encontra na parte superior da mquina. Insira a ficha na tomada elctrica que se encontrar mais perto. Para o back up da memria, quando o adaptador CA est desligado, utilize pilhas alcalinas de tamanho AAA (LR03).

Se a lmina de corte deixar de estar afiada depois de uma utilizao continuada e se a fita no ficar cortada convenientemente, efectue a sua substituio com a unidade de corte (Ref. nr. TC-5) que pode adquirir num distribuidor Brother autorizado.

Contactos para Informaes


Os contactos podem variar em funo do pas. Consulte a pgina web (http://www.brother.eu/).

1 FAZER TEXTO
Ligar Caixa Alta/Caixa Baixa
Caixa Alta ( Ligado) Caixa Baixa ( Desligado)

2
[Grande]

DESENHAR ETIQUETAS
(
[Grande]
[Pequena]

3
+ )

IMPRIMIR ETIQUETAS

[FAZER ETIQUETAS]
ETIQUETAS TERMINADAS

Definio [Tamanho]
>

Visualizar Texto
Pode visualizar o texto antes de o imprimir.

[Tamanho]
[Mdia]

>

Fazer Duas Linhas de Texto


Mover o cursor at ao inicio da segunda linha e pressione Utilize fita de 9mm ou 12mm de largura para textos de duas linhas.
Ecr Imagem da Etiqueta

Ajusta automaticamente o tamanho de texto Grande, Mdio e Pequeno em funo da largura da fita. .

O ecr LCD mostra o texto completo e o comprimento da etiqueta (mm), de seguida volta ao texto original. Apenas o texto pode ser visualizado, no pode ser visualizado o tipo de letra, o estilo, o tamanho, sublinhar/moldura ou outras caractersticas adicionais.

Definio [Largura]
> [Normal]

(
[2]
[1/2]

Alimentao (Alimentar Fita)


+

Descole a etiqueta e coloque-a.

[Largura]
[2]

>

A imprimir
( + )
Para cortar e retirar a etiqueta empurre a alavanca da lmina no canto superior direito da mquina. Para evitar danos na fita, no tente cortar enquanto as mensagens Imprimir ou Alimentar forem visualizadas.

FUNES UTEIS
Etiqueta favorita em memria
Pode gravar na memria textos frequentemente utilizados e imprimir directamente ou abrir para edio se necessrio. Pode guardar um texto em cada tecla ( ~ ) (Mximo: 3 textos).

Colocar Simbolos
>

Definio [Estilo] (Vertical)


>

[Estilo]

>

[Vertical]
[Contorno]

Grupo
1 2 3 4 5 6

Simbolos

Grupo
7 8 9 10 11

Simbolos

[Normal]

[Negrito]

Para guardar:
> >

[Sombra]

[Itlico]

[Negrito It.]

Definio [Margem] (Margem Fita)


>

) Para imprimir:

[Margem]

>

[Cheio]

[Contorno Itli.](Itlico Contorno) [Sombra Itali.]

[Vertical]

[Cheio]/[Metade]/[Estreito] para colocar margens iguais em ambos os lados do texto.

Para abrir:
> >

Definio [Sublinh./Mold.]
> [Off] [Balo]

NOTA: Corte os pontos (:) com as tesouras de forma a que o texto fique centrado na etiqueta. Cheio Metade Estreito

ABC
.

:
25mm

ABC
12mm

: ABC
4mm 4mm

Para ir para o prximo grupo pressione Para cancelar operaes pressione .

[Sublinh./Mold.]
[Sublinhar] [Faixa]

>

[Sublinhar]
[Doce]

25mm

12mm

Quando o texto guardado tem mais de 8 caracteres, utilize texto.

para listar o

[Redondo] [Madeira]

Colocar Caracteres Acentuados


> >

>

/
Caracteres Acentuados
a c d e g i k l n o r s t u y z

As molduras no so imprimidas em fita de 3,5 mm.

Caracteres Acentuados
A C D E G I K L N O R S T U Y Z Para cancelar operaes pressione .

Definio [Tabulao]
Pode fazer textos alinhados definindo tabulaes.

[Impresso em Cadeia] para imprimir mais do que um exemplar da etiqueta com uma margem mnima <ex. 1>. Tambm pode criar uma etiqueta contendo textos de vrios estilos, imprima um texto num estilo e antes de fazer a alimentao, coloque o segundo texto noutro estilo<ex. 2>. ALIMENTE A FITA ANTES DE UTILIZAR A LMINA (ver Alimentao/ Impresso). Caso contrrio UMA PARTE DO TEXTO SER CORTADA. No tente puxar a fita uma vez que isso pode danificar a cassete da fita.
Impresso em <ex. 1> <ex. 2>

Funes Atalho

Adicionalmente aos passos bsicos de pesquisa de uma funo, a PT-1280 possibilita-lhe a funo atalhos de forma que possa aceder mais facilmente s funes mais utilizadas apenas ao pressionar e o atalho ser mostrado na tabela abaixo. Para confirmar pressione . Tecl a Funo
[Tamanho]

Tecl a

Funo
[Comprim.Tabul] [Comprim. Etiq.] [Formato Auto] [Margem] [Opo Impre.]

Exemplo: Para definer uma tabulao entre "ABC" e "D" O cursor deve estar posicionado no ponto onde define a tabulao. > Ecr >

ABC

ABC

ABC
(alimentar e cortar)

ABC

ABC DEF
(alimentar e cortar)

[Largura]

[Tabulao]
Imagem da Etiqueta
ABC D

Utilizando [Opo Impre.]


[Cpias]
Pode imprimir at 9 cpias de cada etiqueta.
>

[Estilo] [Sublinh./Mold.] [Tabulao]

Tabu

Definir [Comprim.Tabul.](Auto / 0 - 100mm) (


>

[Opo Impre.]

>

[Cpias]

>

[ Comprim.Tabul.]

>

Tambm pode seleccionar o nmero de cpias utilizando as teclas numricas.


Tambm pode seleccionar o comprimento colocando a medida com as teclas numricas. Para regressar ao modo [Auto], pressione .

[Numerao] )
Pode imprimir vrias cpias do mesmo texto ao aumentar o nmero seleccionado em 1 depois de cada etiqueta ser impressa.
Exemplo: Imprimir etiquetas com um nmero de srie (0123, 0124 e 0125) > >

Definio [Comprim. Etiq.](Auto / 30 - 300mm)(


>

[Comprim. Etiq.]

>

[Opo Impre.]

>

A ordem de caracteres acentuados depende do idioma seleccionado no LCD.

Tambm pode seleccionar o comprimento colocando a medida com as teclas numricas. Para regressar ao modo [Auto], pressione .

[Numerao]

>

Para Apagar
Os dados sero apagados em sentido contrrio sua introduo.

Definio [Formato Auto.]


>

Seleccione o nmero maior que deseja seja impresso quando definir o nmero.

[Espelho]
>

Pode escolher seis formatos para o comprimento da etiqueta para vrias aplicaes.

[Opo Impre.]

>

[Espelho]

>[ Imp. Espelho?]

[Formato Auto.]
Comprimento
140 mm 42 mm 89 mm

>

[Lombada VHS]
Aplicao Comprimento
113 mm 82 mm 42 mm

Todo o texto e definies sero apagados

Aplicao
Lombada VHS LombadaMini DV Fita udio

LombadaCai. CD Tab. Ficheiro Tab. Divisor

Utilize fita transparente [Espelho] para que as etiquetas possam ser lidas correctamente do lado oposto quando colada em vidro, janelas ou outras superfcies transparentes.

You might also like