You are on page 1of 7

Lngua Portuguesa

Mdulo I

Os direitos desta obra foram cedidos Universidade Nove de Julho

Este material parte integrante da disciplina oferecida pela UNINOVE. O acesso s atividades, contedos multimdia e interativo, encontros virtuais, fruns de discusso e a comunicao com o professor devem ser feitos diretamente no ambiente virtual de aprendizagem UNINOVE.

Uso consciente do papel. Cause boa impresso, imprima menos.

Texto Verbal e Texto No Verbal

Objetivo: estudar os conceitos de texto verbal e no verbal, bem como sua importncia na comunicao humana.

Twittando

Anteriormente, vimos que, a todo o momento, o ser humano est em comunicao e, para isso, utiliza vrios recursos (cdigos): palavras, gestos desenhos, movimentos, imagens, msica. Que tal agora estudarmos como esses elementos se organizam em textos?

Muito bem, como foi possvel notar, nos dois encontros, os amigos expressam um sentimento sem a utilizao de palavras. Certo? Vamos ver se voc percebeu. Complete as lacunas com a resposta adequada. Se for preciso, reveja a animao. Pois bem, nos dois casos, o ato de comunicao se realiza, mas no por meio de palavras. Temos nesse caso uma situao de linguagem no verbal.

Para compreender e analisar melhor os textos no verbais acesse o espao online da UNINOVE e assista a videoaula.

Registrando as informaes da aula que assistiu no vdeo

A linguagem verbal aquela que faz uso das palavras para estabelecer comunicao, j a linguagem no verbal a que no utiliza palavras, aquela em que a comunicao se d por elementos visuais (desenhos, gestos, imagens) ou sonoros (msica, apito de guardas, de fbricas). Em nossa comunicao diria, utilizamos simultaneamente a linguagem verbal e a linguagem no verbal. Em uma aula, por exemplo, um professor no se limita s palavras, ele gesticula, movimenta-se, usa sua prpria expresso facial para se comunicar com seus alunos. Dependendo do que se deseja expressar e de quem nosso interlocutor, selecionamos a linguagem mais adequada. Outra questo importante que precisamos reafirmar aqui o fato de que quando falamos em ler textos, no nos referimos apenas aos textos escritos que

utilizam a lngua como cdigo. Os textos so escritos nas mais diferentes linguagens e, como textos, devem ser lidos por meio da compreenso dos cdigos neles combinados.

Caractersticas dos textos no verbais

Observe os quadros a seguir:

Leia, agora, a letra de uma msica Just One More Love do grupo NX zero, no link http://letras.terra.com.br/nx-zero/1200229/. Aproveite para tambm assistir ao vdeo da msica que mescla os dois tipos de linguagem que estamos estudando. Agora que voc pde observar os quadros, assistiu ao filme e leu a letra da cano, vamos ver as caractersticas dos textos no verbais.

Acesse o espao online da UNINOVE para assistir videoaula referente ao contedo assimilado.

REFERNCIAS

KOCH, I. V. TRAVAGLIA, L. C. Texto e Coerncia. So Paulo: Cortez,1989.

FIORIN, Jos Luiz e SAVIOLI, Francisco Plato. Para entender o texto - leitura e redao. 16. ed. So Paulo: Editora tica, 2002.

You might also like