You are on page 1of 12

Expresso Facial e Corporal na comunicao em LIBRAS

Solange de Ftima Brecailo


JULHO DE 2012

Expresso Facial e Corporal na comunicao em LIBRAS

Introduo:

A necessidade de comunicao nasceu do homem ao procurar reproduzir sons e representar elementos do seu mundo natural e para ele resolver o problema do alcance entre indivduos. Ao longo do tempo foram desenvolvendo os gestos e sons e passaram a dominar a fala, tornando possvel a transmisso de mensagens mais elaboradas, alm da transmisso da cultura atravs da oralidade. Bordenave afirma que a histria mostra que os homens encontraram uma forma simples de associar um determinado som ou gesto a certo objeto ou ao, assim como os homens viviam, representando uma significao que consistia uma mensagem. Neste mesmo perodo, o homem passou a desenvolver a arte atravs das pinturas rupestres, sendo possvel armazenar informaes e mensagens. Podemos ver que na era paleoltica os homens viviam em cavernas e no tinham ainda a dimenso e do poder da comunicao. Com isso houve a necessidade de se registrar nas paredes desenhos representando coisas e animais de forma expressiva e rstica, para a nossa poca, mas no momento era a melhor forma de expresso, formando murais como se fosse um dirio da vida real, indicando cada ato realizado pelo grupo ou indivduo.
Para fixar seus signos o homem utilizou primeiro o desenho e mais tarde a linguagem escrita. Desenhos primitivos, pintados por homens da era paleoltica (entre 35000 e 15000 anos antes da era crist), foram achados em cavernas como as de Altamira, Espanha, e Dordogne, Frana (BORDENAVE, 2005, p.26).

A palavra diferencia os homens dos animais sendo que a linguagem distingue as naes entre si. No se saber de onde um homem antes que ele tenha falado. Desde que um homem foi reconhecido por outro como um ser sensvel, pensante e semelhante a si prprio, o desejo e a necessidade de comunicar-lhe seus sentimentos e pensamentos fizeram-nos buscar meios para isso (Rousseau, 2003 p.52).

Atravs da linguagem o ser humano exterioriza seu pensamento e se relaciona socialmente, nesse processo o entendimento surge entre os sujeitos e, ao atuar comunicativamente, se relacionam, interagem, utilizam suas interpretaes transmitidas culturalmente e modificam, simultaneamente, seu mundo objetivo, seu mundo social e seu prprio mundo subjetivo. o instrumento ao qual o homem modela seus sentimentos, seus atos, suas imposies e suas adequaes, que exige e exigido, que influencia e influenciada, a base mais profunda que rege, como um todo, a trajetria e a evoluo da sociedade humana. Para Plato a linguagem pode ser um medicamento para o conhecimento, pois, pelo dilogo conseguimos descobrir nossa ignorncia e aprender com os outros. Pode, porm, ser um veneno quando, encantados com a palavra, receber o que vemos ou lemos, sem que indaguemos se tais palavras so verdadeiras ou falsas. A linguagem pode ainda ser cosmtica, maquiagem ou mscara para dissimular ou ocultar a verdade sob as palavras. Assim, a linguagem pode ser conhecimento-comunicao, mas tambm pode ser encantamento-seduo (Chau, 2007 p.120). A linguagem um instrumento do pensamento para exprimir conceitos e smbolos, para transmitir e comunicar ideias e valores. Percebe-se ento que, assim como o conhecimento, a linguagem tambm inata do ser humano e o acompanha por toda sua trajetria fazendo com que, atravs da comunicao, ele se estabelea e se reconhea como parte de um sistema que opera, modifica e transforma a realidade, seja ela estabelecida oralmente ou graficamente. Esta ltima, a palavra, a representao concreta das ideias, dos pensamentos e conceitos produzidos pelo sujeito pensante. A linguagem um instrumento do pensamento para exprimir conceitos e smbolos, para transmitir e comunicar ideias e valores. Percebe-se ento que, assim como o conhecimento, a linguagem tambm inata do ser humano e o acompanha por toda sua trajetria fazendo com que, atravs da comunicao, ele se estabelea e se reconhea como parte de um sistema que opera, modifica e transforma a realidade, seja ela estabelecida oralmente ou graficamente. Esta ltima, a palavra, a representao concreta das ideias, dos pensamentos e conceitos produzidos pelo sujeito pensante.

O homem desenvolveu vrias formas e meios de comunicao, seus gestos, depois os primeiros sons, a fala, a escrita, o papel, a imprensa, o livro, o jornal, o telefone, o rdio, a televiso, a internet e outros meios diversos. A expresso corporal desempenha um papel de grande importncia no contexto da comunicao. Algumas vezes, como meio de reforar uma ideia que est sendo transmitida e, em outras ocasies, chega at mesmo a confundir-se com o prprio argumento. Assim, o estudo da expresso corporal tem como finalidade especfica no s investigar os meios de que se vale aquele que fala como tambm para melhor estabelecer sua comunicao com o outro. H uma parcela da sociedade privada de externar pelas vias orais suas opinies. Consideramos o fato de que essa privao no est vinculada incapacidade dos surdos de faz-lo, mas da persistncia da maioria dos ouvintes em lhes impedir. Podemos ver que os surdos possuem sua comunicao atravs da Lngua de Sinais. O surdo foi obrigado a ajustar-se sociedade ouvinte pelos meios convencionais de comunicao. Contudo, no se considerou que ele j possua uma lngua que seria capaz de suprir todas as exigncias da lngua oral. A Lngua de Sinais (LS) tornou-se o caminho para a abertura social do surdo e a introduo do mesmo no sistema social atravs dessa lngua de extrema importncia no desenvolvimento de uma identidade social. Hoje no mundo h 177 elementos incluindo dialetos mais importantes das lnguas de sinais. No Brasil h duas lnguas de sinais, a LIBRAS, lngua Brasileira de Sinais e lngua Kaapor uma lngua da famlia TupiGuarani de uma tribo indgena que vive no estado do Maranho. A linguagem corporal na comunicao em LIBRAS um fator importante e muitas vezes decisivo, principalmente quando os sinais devem transmitir uma mensagem e demonstrar congruncia entre a informao sinalizada e sua linguagem corporal, uma vez que somente assim a mensagem poder ser eficaz. A linguagem corporal um componente da comunicao que devemos ter muito em conta porque proporciona informao sobre o carter, s emoes e as reaes das pessoas. No h palavra to clara como a linguagem corporal, uma vez que se tenha aprendido a l-la. O estado de nimo se expressa mediante a linguagem corporal. Por exemplo, ao duvidar de algo, levantamos uma sobrancelha. Ao nos sentirmos perplexos, coamos o nariz. Cruzamos os braos para nos isolarmos ou para nos

protegermos. Levantamos os ombros para denotar indiferena. Piscamos o olho em sinal de intimidade. Tamborilamos os dedos por impacincia. Batemos com a mo na testa quando nos esquecemos de alguma coisa e nos mexemos quando sentimos angstia ou oscilamos para frente e para trs sobre os ps quando nos encontramos em uma situao de conflito. Expresses faciais so formas de comunicar algo, um sinal pode mudar completamente seu significado em funo da expresso facial utilizada. Quadros e Pimenta (2006) explicam que existem dois tipos diferentes de expresses faciais: as afetivas e as gramaticais (lexicais e sentenciais). As afetivas so as expresses ligadas a sentimentos / emoes. Veja os exemplos:

As lnguas de sinais utilizam as expresses faciais e corporais para estabelecer tipos de frases, como as entonaes na lngua portuguesa, por isso para perceber se uma frase em LIBRAS est na forma afirmativa, exclamativa, interrogativa, negativa ou imperativa, precisa-se estar atento s expresses facial e corporal que so feitas simultaneamente com certos sinais ou com toda a frase, exemplos: FORMA AFIRMATIVA: a expresso facial neutra. FORMA INTERROGATIVA: sobrancelhas franzidas e um ligeiro movimento da cabea inclinando-se para cima. FORMA EXCLAMATIVA: sobrancelhas levantadas e um ligeiro movimento da cabea inclinando-se para cima e para baixo. Pode ainda vir tambm com um intensificador representado pela boca fechada com um movimento para baixo. FORMA NEGATIVA: a negao pode ser feita atravs de trs processos:

A- com o acrscimo do sinal NO frase afirmativa: negao negao PRECISAR /PRECISAR-NO B- com a incorporao de um movimento contrrio ou diferente ao do sinal negado: GOSTAR / GOSTAR-NO FORMA NEGATIVA/INTERROGATIVA: Sobrancelhas franzidas e aceno da cabea negando. Podemos enquadrar as formas de expresses em dois segmentos: 1. Expresses faciais afetivas utilizadas para expressar sentimentos (dor, tristeza, alegria, mgoa, angstia, ansiedade, etc.) utilizados com um ou vrios itens lexicais; 2. Expresses faciais gramaticais relacionam-se a algumas estruturas gramaticais, exclusivas das lnguas de sinais, tanto no nvel morfolgico quanto na sintaxe, possuindo obrigatoriedade em determinadas construes, como veremos no prximo subitem. Essas estruturas envolvem os movimentos de cabea (afirmativo, negativo) a direo do olhar, a elevao das sobrancelhas, elevao ou abaixamento da cabea, testa franzida, piscar de olhos ou movimentos de lbios que podem indicar negao e que diferenciam os tipos de interrogativas. As expresses faciais pertencem a um conjunto de marcaes no-manuais e acompanham determinadas estruturas que possuem intenes definidas. No nvel morfolgico esto relacionadas ao grau e mostram a intencionalidade do sinal que se produz. Nos adjetivos associam-se ao grau de intensidade.

Ter funo adjetiva incorporam-se ao substantivo independente da produo do adjetivo. Exemplos:

E as expresses faciais gramaticais sentenciais esto ligadas s sentenas:

INTERROGATIVAS

COMO?

O QUE?

QUERER?

POR QUE?

ONDE?

AFIRMATIVAS / NEGATIVAS

EXCLAMATIVAS

SIM

NO

OBA!

Pesquisas sobre LIBRAS vm sendo desenvolvidas, mostrando que, esta lngua comparvel em complexidade e expressividade a quaisquer lnguas orais. Esta lngua no uma forma do portugus; ao contrrio, tem suas prprias estruturas gramaticais, que deve ser aprendida do mesmo modo que outras lnguas. uma lngua derivada da lngua de sinais autctone (que natural da regio onde ocorre), ou seja, do Brasil, e tambm da lngua gestual francesa. Da sua semelhana com lnguas de sinais da Europa e da Amrica. A LIBRAS no uma lngua de gestos representando a lngua portuguesa, e sim uma autntica lngua de nosso pas. Para que se possa utilizar a LIBRAS com eficincia, preciso saber adequar a expresso corporal ao ambiente e mensagem transmitida, e este um dos pontos que merecem uma ateno constante, pois, os sinais da LIBRAS so formados a partir de parmetros, como a combinao do movimento das mos com um determinado formato num determinado lugar, podendo este lugar, ser uma parte do corpo ou um espao em frente ao corpo. Ento podemos cometer deslizes que, muitas vezes, acabam por prejudicar a comunicao ou mesmo trazer uma confuso. Quadros (2004) aponta a importncia das expresses no-manuais (expresso dos olhos, movimento da face, da cabea ou tronco). Essas expresses tm como funo marcar sentenas interrogativas, relativas, concordncia, foco, entre outros aspectos. Ressaltamos que duas expresses no-manuais podem acontecer simultaneamente, por exemplo, marcas de interrogao e negao.

A expresso facial a forma mais bsica e mais comum de expresso de emoes, fisiologistas estimaram que o rosto humano fosse capaz de gerar cerca de 20.000 expresses diferentes. Juntamente com o olhar a expresso facial o meio mais rico e importante, para expressarmos os nossos estados de nimo e as nossas emoes, a expresso facial utiliza-se essencialmente para regular a interao, e para reforar a nossa mensagem enviada junto do receptor. Nem toda a comunicao que transmitida atravs da expresso facial susceptvel de ser percebida pelo interlocutor conscientemente, contudo as impresses querem e tm dos outros esto tambm influenciadas pelos movimentos imperceptveis da comunicao verbal do outro.

Observamos pois, que tm tanta importncia para uma percepo de impresses e juzos e para uma transmisso emocional, os movimentos faciais perceptveis, como por exemplo a mudana de posio dos msculos faciais, das sobrancelhas, da boca; tal como os movimentos imperceptveis, como a contrao pupilar ou uma ligeira transpirao. Argyle atravs das suas investigaes relativas expressividade facial definiu que esta pode dividir-se em sub cdigos do formato dos olhos, formato da boca, posio das sobrancelhas e tamanho das narinas. A expresso facial um dos meios de comunicao mais importante nas relaes interpessoais, quer para obtermos uma confirmao de expectativas, quer para uma afirmao de determinados estados de esprito. Alguns aspectos das expresses serem determinados culturalmente h expresses bsicas que so reconhecidas universalmente. Os estudos realizados relativos percepo dos outros a partir da sua expresso facial, intentaram descrever

os rasgos fisionmicos de algumas emoes, as investigaes realizadas no demonstraram que existem movimentos que so caractersticos de msculos faciais especficos para cada uma das emoes, contudo, as mesmas investigaes concluram o seguinte; para uma mesma mmica existe um conjunto de interpretaes que se confirmam umas s outras, de uma forma muito coerente. As expresses faciais / corporais so de fundamental importncia para o entendimento real do sinal, sendo que a entonao em Lngua de Sinais feita pela expresso facial. Para cada palavra do vocabulrio sentimental, procuramos encontrar uma expresso facial correspondente, em alguns casos encontramos muito facilmente e noutros encontramos com um maior grau de dificuldade, existe pois, um nmero limitado de emoes que na maioria do ser humano pode reconhecer com uma certa fiabilidade.

Existem seis expresses faciais principais, as quais so indicadoras de emoes como a alegria, tristeza, nojo, medo, aborrecimento e interesse. Todas estas expresses tm caractersticas que o crebro facilmente consegue distinguir entre si. So praticamente as nicas emoes que tm a probabilidade de ser reconhecidas pela maior parte dos indivduos, quando observadas expressas em outros indivduos. Contudo, assuntos como a criminalidade tambm so avaliados em funo da expressividade facial. Por outro lado, a expresso facial serve para comunicar outros factos que no so to universais, e que dependem do contexto e do estado emocional

da interao. Assim observamos que a expresso facial utilizada para comunicar factos como: expressar o nosso atual estado de nimo, o nosso desgosto em ver algum, a nossa ateno para com os outros, que estamos a brincar com a outra pessoa, que estamos a ouvir (cabea inclinada para o lado). As expectativas e as previses comportamentais que os indivduos tm uns dos outros passam pelas mensagens emitidas pela expressividade facial. muito importante o desenvolvimento das expresses faciais e corporais pois dentre as estruturas que compem a LIBRAS e outras lnguas de sinais do mundo, as expresses faciais e corporais muitas vezes, falam mais do que um sinal bem articulado, trazendo para o sinal um significado claro e objetivo. No adianta, para o surdo, uma pessoa articular um sinal com a configurao, ponto de articulao e movimento certos, sem expresso facial, vale o mesmo que no ter dito nada, ou pior, ele pode no entender nada e interpretar de forma incorreta o que voc estava tentando dizer.

Referencias bibliogrficas: BRASIL. Portaria do MEC. n 1.679, de 2 de dezembro de 1999, Art.1 e Art.2, pargrafo nico. BRASIL, Lei n 10.436 de 24 de abril http://www.mec.gov.br/legis/pdf/lei10436.pdf de 2002. Disponvel em:

BRASIL. Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Especial. Decreto N 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei N 10.436, de 24 de abril de 2002. _______. Programa de capacitao em recursos humanos do ensino fundamental. A Educao de Surdos. Volumes 1, 2 e 3. Srie atualidades pedaggicas. MEC/SEESP. Braslia, 1997. BRASIL, Secretaria de Educao Especial. Lngua Brasileira de Sinais. (Srie Atualidades Pedaggicas, n.4). BRITO, L.F. et.al.(Org.). V.3. Braslia: SEESP, 1998. 127p. educao bsica /Secretria de Educao Especial MEC; SEESP, 2001. FELIPE, T.A. Libras em contexto: curso bsico, livro do estudante cursista. Braslia: Programa Nacional de Apoio Educao dos Surdos, MEC; SEESP, 2001. 164p.

GESSER, A. Libras? Que lngua essa? Crenas e preconceitos em torno da lngua de sinais e da realidade surda. So Paulo: Parbola Editorial, 2009. GOLDFELD, M. A criana surda: linguagem e cognio numa perspectiva sciointeracionista. So Paulo: Plexus, 1997. 176p. KOJIMA, C. K. e SEGALA, S. R. Libras Lngua Brasileira de Sinais: a imagem do pensamento. Volumes 1, 2, 3, 4 e 5. So Paulo: Editora Escala, 2008. HONORA,M. e FRIZANCO, M.L.E. Livro Ilustrado de Lngua Brasileira de Sinais: desvendando a comunicao pelas pessoas usadas com surdez. So Paulo: Ciranda Cultural, 2009. PERLIN, Gladis T. T. Identidades Surdas . In: SKLIAR, C. A surdez: um olhar sobre asdiferenas. 3. ed. Mediao: Porto Alegre, 2005.QUADROS, Ronice M.; KARNOPP, Lodenir. Lngua de Sinais Brasileira: estudoslingsticos. Porto Alegre: Artmed, 2004. QUADROS, R. de. Educao de Surdo: A Aquisio da Linguagem. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1997. _________, R. KARNOPP, L. Lngua de Sinais Brasileira: estudos lingusticos. Porto Alegre: Artes Mdicas, 2004. ROUSSEAU, Jean-Jacques. Ensaio sobre a origem das lnguas/ Jean-Jacques Rousseau. So Paulo: Escala, 2003. Secretaria de Educao do Estado da Bahia-Mdulo Bsico e Intermedirio deLibras. CAS- Wilson Lins, Salvador, 2010. STROBEL, Karin. As imagens do outro sobre a cultura surda. Florianpolis: Editorada UFSC, 2008.

Sites: http://www.iesde.com.br/

You might also like