You are on page 1of 18

ndice: pagina: Lista de abreviaturas..2 Dedicatria.3 Agradecimento...4 CAPITULO I.5 1.1.Introduo5 1.2.Objectivos....6 1.2.1.Objectivo geral..6 1.2.2. Objectivos especficos..

6 1.3. Fases das prticas pedaggicas gerais.....6 1.4.Metodologia do trabalho..7 1.5. Etapas das Praticas Pedaggicas Gerais..7 1.5.1. Pr-observao......7 1.5.2. Observao...7 1.5.3. Ps-observao.8 1.6. Definio de alguns aspectos importantes...8 CAPITULO II....9 2.1. Historial e descrio fsica da escola...9 2.2. Organizao e descrio da rea Pedaggica..9 2.2.1. Conselho pedaggico...10 2.3. Organizao e descrio da rea administrativa.....11 2.3.1. Processos indivduas dos alunos e funcionrios.......11 2.4. Documentos Normativos........12 2.5. Outras sesses da escola.....12 2.6. Comentrio e sugestes sobre o trabalho de campo...13 Capitulo III...14 3.1. Resumo dos seminrios......14 3.1.1. Definio de observao.....14 3.1.2. Gesto da Escola.....14 3.1.2.1 A misso da escola....14 3.1.2.2.2. Organizao da escola.......14 3.1.3. Sistema nacional de educao.....15 3.1.4. Sistema nacional de educao, Lei n 62/92....15 3.Concluso........17 4.Bibliografia..18

Prticas pedaggicas Gerais

Lista de abreviaturas H Homens M Mulheres PPs Praticas Pedaggicas EN1 Estrada Nacional n 1 PP1 Praticas Pedaggicas 1 EA Ensino e Aprendizagem UP Universidade Pedaggica PPG Praticas Pedaggicas Gerais PEA Processo de Ensino-Aprendizagem ESZM Escola Secundaria Zedequias Manganhela FCNM Faculdade de Cincias Naturais e Matemtica

Lucas Manuel da Costa

Prticas pedaggicas Gerais

Dedicatria

Este presente trabalho dedicado a todos que directa ou indirectamente tornaram possvel a propagao da minha vida acadmica (formao) em especial a minha me Nocia Fenias e ao professor Edgar Jlio e Milton Zevute que me vitalizam constantemente desde que estou na UP.

Lucas Manuel da Costa

Prticas pedaggicas Gerais

Agradecimentos Para a elaborao do presente relatrio, agradeo a colaborao e apoio de diversas das seguintes individualidades: -Ao docente da cadeira, Dr. Domingos Estvo, pela motivao, empenho e dedicao que mostrou para a compreenso dos aspectos pertinentes e no enriquecimento terico deste relatrio; -Director Pedaggico, professor Fernando David Manjate, pelo tempo e pacincia que disponibilizou durante o trabalho de campo (na recolha dos dados); -A direco da escola Secundaria Zedequias Manganhela, pela disponibilidade e colaborao durante a execuo do trabalho de campo; - Aos meus colegas da Faculdade, pelos conselhos que deram para poder redigir o relatrio com uma boa estrutura; -A minha me, Nocia Fenias e Pr. Edgar Jlio e Pr. Milton Zevute pelo apoio prestando desde o inicio da minha vida acadmica.

Lucas Manuel da Costa

Prticas pedaggicas Gerais

CAPITULO I

1.1.Introduo A cadeira de Prticas Pedaggicas Gerais visa propor e integrar aos estudantes universitrios (futuros professores) as diversas fundamentaes quer tericas ou prticas na qual, dentre vrios, procura-se esclarecer vrios aspectos ligados com a descrio do contexto real do funcionamento das instituies especficas ou dos estabelecimentos de ensino governamentais por onde so actuadas educao escolar e extra-escolar em que, os seus processos pedaggicos esto bem sistematizadas e com determinados princpios vigentes curricularmente do Sistema Nacional de Educao para melhor formao de certas qualidades da personalidade do prprio professor e dos estudantes respectivamente. E, a cadeira de PPG (Praticas Pedaggicas Gerais) foi introduzida activamente na UP com intuito de integrar progressivamente os estudantes nos contextos reais dos aspectos caractersticos, organizacionais e funcionais de uma escola, contribuindo assim no equilbrio e aprimoramento do PEA.

Contudo, este presente relatrio visa fazer uma abordagem profunda sobre os aspectos fundamentados nas aulas de PPG durante o 2 semestre do ano lectivo de 2011 e, por outro lado, do trabalho de campo na qual, fundamentar-se- sobre os seguintes aspectos: caracterizao e funcionamento geral da Escola Secundria Zedequias Manganhela (ESZM) na rea pedaggica, de espao e administrativa.

Lucas Manuel da Costa

Prticas pedaggicas Gerais

1.2.Objectivos

1.2.1.Objectivo geral Fazer uma abordagem das reas de funcionamento da ESZM (abordados na PP1) e conjuntos de aces desenvolvidas ao longo do semestre na presente cadeira de PPG.

1.2.2. Objectivos especficos Conhecer os temas e trabalhos de campo salientados durante as aulas de Prticas Pedaggicas Gerais; Descrever de uma forma consciente sobre os aspectos fundamentais assimilados nas aulas das Prticas Pedaggicas Gerais durante o semestre; Salientar os principais sectores para a organizao e funcionamento da ESZM; Conhecimento por parte do estudante, de todos os documentos que regem o bom funcionamento de uma instituio escolar; Identificar as potencialidades e fraquezas da escola no seu processo de funcionamento.

1.3. Fases das prticas pedaggicas gerais.

Datas 29/08/2011

Actividades: Apresentao do docente, resumo do programa e seminrio sobre a observao. Seminrio: Gesto da escola, os principais sectores para o funcionamento de

19/09/2011

uma escola e abordagem de alguns aspectos sobre os contedos apresentar no relatrio das PP.

05/10/2011

Trabalho de campo: primeiro contacto com o director pedaggico e descrio fsica da escola da ESZM.

06/10/2011 10/10/2011

Trabalho de campo: recolha de documentos bsicos da escola, ESZM. Trabalho de campo: observao e contagem das infra-estruturas escolares (janelas, numero de salas, etc.)

17/10/2011

Trabalho de campo: rea administrativa de uma escola e, explicao resumida do docente sobre os aspectos essncias do SNE desde a data do seu

Lucas Manuel da Costa

Prticas pedaggicas Gerais

surgimento. Seminrio (tarefa): os objectivos do Sistema Nacional de Educao 24/10/2011 31/10/2011 Seminrio (tarefa): elaborao de um relatrio final de Praticas Pedaggicas Gerais.

1.4.Metodologia do trabalho Para a realizao do presente relatrio, baseou-se fundamentalmente nas aulas presenciais de PPG realizadas de forma terica e em forma de seminrios sobre: objectivos das PPG, definio de Observao e dos aspectos gerais de organizao (fsica, pedaggica e administrativa da escola), gesto escolar e das actividades do campo que consistiu em estar presente na vida real da ESZM assim como sobre alguns aspectos essncias vigentes da lei do Sistema Nacional de Educao. E, para a compreenso dos aspectos reais da ESZM foram empregadas os seguintes mtodos: A consulta bibliogrfica; Entrevista aos membros superiores da escola; Recolha de dados.

1.5. Etapas das Praticas Pedaggicas Gerais Durante a cadeira das PPG, estendeu-se em trs principais etapas: a pr-observao, a observao e a ps-observao.

1.5.1. Pr-observao Esta etapa uma etapa preliminar para a realizao dos seminrios e trabalhos de campo que consistiu em aulas tericas realizadas pelo docente da cadeira com o intuito de munir os estudantes de conhecimentos tericos necessrios para a realizao dos trabalhos salientados nas PPs (no trabalho de campo).

1.5.2. Observao A observao tem como objectivo conhecer e dominar a rea de trabalho bem como consolidar os conhecimentos tericos com a prtica atravs de inquritos, fichas de

Lucas Manuel da Costa

Prticas pedaggicas Gerais

observao e uma observao geral de trabalho. E, com isso, foi possvel obter dados suficientes para alcanar os objectivos preconizados na qual, usou-se uma ficha sinttica de recolha de dados relacionados com a caracterizao e funcionamento geral da Escola Secundria Zedequias Manganhela (ESZM) na rea pedaggica, de espao e administrativa.

1.5.3. Ps-observao Neste contexto, depois de tudo recolhido durante a actividade do campo, fez-se a sistematizao dos dados pertinentes e a presente redaco do relatrio final de carcter individual.

1.6. Definio de alguns aspectos importantes. Para melhor compreender o presente trabalho, necessrio compreender os seguintes conceitos bsicos: Prticas Pedaggicas: so actividades da teoria e prtica que garantem o contacto experiencial com situaes psico-pedaggicas e didcticas concretas que contribuem para preparar de forma gradual o estudante para a vida profissional (Francisco, 2004).

Escola: um estabelecimento de educao no qual o ensino ministrado de forma colectiva e formal ou, uma organizao cujo produto a obter o sucesso escolar e educativo do aluno. Aluno: a matria-prima, o produto e ao mesmo tempo cliente da escola assim como trabalhador. (CUCO e RASMI: 31).

Observao sistematizada: aquela que se realiza em condies controladas, planificadas ou estruturadas para se responder certos padres de propsitos destacados (DIAS, 2006-76). E de uma forma individual, fiz uma observao directa, intensiva, da Escola Secundaria Zedequias Manganhela nos seguintes aspectos: da localizao da Escola; da rea Organizativa: (aspectos fsicos, Direco da escola, Formao e Funes dos membros da Direco); da rea Pedaggica (Formao e Funes do corpo docente); rea Administrativa (Formao e Funes do corpo no docente);

Lucas Manuel da Costa

Prticas pedaggicas Gerais

CAPITULO II

2.1. Historial e descrio fsica da escola A Escola Secundaria Zedequias Manganhela (ESZM), localiza-se na cidade de Maputo, no bairro 25 de Junho A, Rua So Pedro No 928/560, a beira da EN1 Avenida de Moambique foi construda com ajuda do povo do Japo, sendo fundada em 2003 e atribudo o nome de Zedequias Manganhela por ter sido um dos heris na luta de libertao do pas. Ela foi inaugurada a 2 de Junho de 2003 pelo ex. presidente da repblica de Moambique Joaquim Alberto Chissano. uma escola oficial de construo convencional, com energia elctrica, possui dois (2) blocos de sala de aulas (contendo no total doze sala de aulas, reprografia, biblioteca, gabinete administrativo, gabinete pedaggico e do director da escola, uma secretaria, 1 sala de professores). E, para as actividades extra-escolares e para a prtica do desporto, contem um ginsio e um suficiente ptio para os alunos passarem o recreio e tambm, possui uma torneira. As cores dos uniformes escolares so para todos os alunos (sexo masculino e feminino), camisas brancas e calas assim como saias cinzentas.

2.2. Organizao e descrio da rea Pedaggica A rea pedaggica constitui o suporte tcnico metodolgico e cientfico ao director da escola em matria pedaggica e, actualmente a escola composta por: Director da escola: dr. Cardoso Felisberto Ubisse que, garante e controla o cumprimento dos programas, organiza o processo docente e educativo na instituio e, aprecia e toma decises sobre as preocupaes cadentes da escola; Dois directores pedaggicos: Fernando David Manjate (turno diurno) e Felisberto Wilson (turno nocturno) que, dirigem o processo de formao de turma e elaborao de horrios escolares, orientam as docificaoes e planificaes de aulas, moderam os problemas e comportamentos dos alunos a nvel da escola, dirigem o processo de elaborao de provas (principalmente ACP) e sua respectiva realizao bem como a recolha de dados e assistem as reunies de classes, disciplinas ou de turma;

Lucas Manuel da Costa

Prticas pedaggicas Gerais

10

Coordenadores de classes: so nomeados pelo director da escola e trabalham com os directores de turmas e, funcionam em coordenao com os directores adjuntos pedaggicos nas seguintes reas: orientar a doseficaao e planificao quinzenal dos professores do mesmo grupo, planificam a assistncia coesiva das aulas e facilitam a consulta dos programas de ensino.

Directores de turma: so responsveis no dilogo com os alunos em caso de problemas; orientam, aceitam ou respeitam a justificao de faltas dos alunos canalizando-as a seco pedaggica; controlam a pontualidade, assiduidade, asseio e higiene, o comportamento e aproveitamento dos alunos e dirigem as reunies e auscultam as preocupaes dos alunos, dos encarregados de educao e canaliza-los a direco da escola.

2.2.1. Conselho pedaggico O conselho pedaggico tem a tarefa de fazer o balano geral de actividades, garantir o ptimo funcionamento dos processos de ensino, criar condies para que os programas ou conjunto de fenmenos contribuintes no bom equilbrio do processo de ensino aprendizagem. Renem se uma vez por ms onde se encontra o rgo de apoio tcnico, cientfico e metodolgico da escola e, o coordenador o director da escola e auxiliares so os directores adjunto pedaggicos. A ESZM lecciona de 8a a 10aclasses (somente 1o ciclo) funciona em trs turnos nomeadamente: no perodo da manh, no perodo da tarde e no perodo da noite. E, no presente ano, a escola possui o nmero total de alunos e professores conforme vem na tabela abaixo:

Nvel ou classe

N de alunos Classe 8a 9a 10a H M

N de professores Nvel H M

248 216 289 753

233 301 344 958

Licenciado Bacharelo Mdio

15 2 4 21

9 2 12 23

Total

Lucas Manuel da Costa

Prticas pedaggicas Gerais

11

2.3. Organizao e descrio da rea administrativa A rea administrativa procura atender as solicitaes dos utentes e possui um sistema de organizao que engloba a distribuio do processo no docente pelas reas de actividades. As actividades realizadas neste contexto so: organizam os processos dos alunos e professores, alem de inscries para os alunos; processam e pagam salrios da instituio via de conta salrio; planificam e processam a execuo oramental e de outros fundos no oramentados; procedem o pagamento das facturas de energia, telefone e outras despesas materiais; efectuam a compra e distribuio de materiais para os docentes e alunos e, por fim recebem o expediente e procedem com a sua tramitao. A chefe da Secretaria vela pela parte administrativa da escola, isto , gerncia do oramento do estado, processamento de salrios, as matriculas, transferncia e assiduidade dos trabalhadores. E, neste presente ano lectivo a ESZM possui 9 trabalhadores no docentes, 5 guardas, 2 auxiliares. Para melhor execuo dos trabalhos durante o decorrer deste presente ano lectivo, a secretaria possui documentos normativos que so: Estatuto Geral dos Funcionrios do Estado; Um regulamento das escolas do ensino Bsico; Lista dos alunos por classe e turma; Minutas para diversos tipos de Requerimento; Processos individuais dos Alunos em ordem alfabtica.

2.3.1. Processos indivduas dos alunos e funcionrios. Dentre vrios tipos de documentos que se encontram na secretaria, destacam-se os principais, vistos como mais importantes, que so: processo do aluno, processos dos funcionrios e as respectivas certides destes. Todos os alunos tm processos indivduas que so constitudos por duas fotos do tipo passem, boletim de matrcula, fotocpia autenticada de cdula pessoal ou BI, certificado de 7a classe e declaraes de passagem. Quanto aos funcionrios, possuem processos individuas.

Lucas Manuel da Costa

Prticas pedaggicas Gerais

12

2.4. Documentos Normativos Para melhor exercer as suas actividades na escola, Direco da ESZM apoia-se em vrios documentos tais como: O Regulamento Interno; Regulamento do MINED; Estatuto do Professor e do Funcionrio; Mapas Estatsticos; Boletim da Repblica; Circulares e outros.

2.5. Outras sesses da escola. Primeiro, de salientar que, escola o campo de actuao profissional e politica do professor, qual cabem tarefas de assegurar aos alunos um slido domnio de conhecimento e habilidades, o desenvolvimento de suas capacidades intelectuais, de pensamento independente, crtico e criativo. uma empresa na qual constitudo por diversos membros, princpios, regulamentos e, que possui reas especficas que mantm o funcionamento normal da prpria escola em que so realizadas o processo de ensino. o local apropriado para a articulao, entre outros, dos conhecimentos cognitivos e, onde tambm so desenvolvidas outras qualidades a personalidade quer dos alunos de outros membros da escola sendo esta a segunda casa dos educandos (alunos). Ela possui um canto de aconselhamento na qual procura dispor melhores directrizes aos alunos sobre aspectos que tem em conta com a sua prpria sade e a vida responsavelmente futura (actividades relacionadas com a sade sexual e reprodutiva e a preveno do HIV-SIDA, sob formas de palestras); possui uma segurana equilibrada na qual, alm dos guardas e docentes, existe em cada turma um chefe de segurana na qual zela no equilbrio social, afectivo e psico-motor dos respectivos alunos e em caso de qualquer aspecto negativo, faz chegar aos supremos. E, os alunos desta tm produzido hortcolas para a alimentao dos doentes internados no Hospital Geral Jos Macamo. E tambm, a escola possui um grupo cultural na qual realizam ou demonstram certas actividades culturais e participam entre outras, em jogos escolares e realizando quase todas as modalidades.

Lucas Manuel da Costa

Prticas pedaggicas Gerais

13

2.6. Comentrio e sugestes sobre o trabalho de campo Primeiro, de salientar que a escola, sendo um local na qual os alunos desenvolvem as suas capacidades e conhecimentos cognitivos, afectivos e psicomotor (onde se realiza o PEA) e, existindo diversos factores que nela influenciam contribuindo assim na baixa qualidade de ensino, portanto, deve-se procurar equilibrar os aspectos fsicos, organizacionais, culturais e financeira da prpria escola.

Em um contexto resumido sobre a escola que por me foi observada, de realar os seguintes aspectos negativos: a escola localiza-se num lugar muito imperfeito (prximo das estradas) na qual h maior circulao, entre ouros, dos automveis rodovirios que poluem tanto o meio ambiente, promovendo assim enorme intranquilidade e poluio do ar no seio da escola tendo como consequncia a fraca concentrao dos alunos durante as aulas e maior probabilidade de estarem doentes e, eu acho melhor que deviam aumentar mais a largura do murro que cerca o recinto escolar para impedir a passagem desta, melhorar-se as condies da salas de aula para que a porta esteja fechada durante as aulas em que de real forma os alunos iram elevar os seus nveis de compreenso dos contedos por estarem num meio em condies razovel. E, notei que a escola possui maior nmero de carteiras estagnadas, sendo estes meios de ensino que contribui de uma forma visvel aos alunos uma aprendizagem activa ento, eu acho melhor que deveriam repor as carteiras estragadas e aumentar o seu nmero. E, por fim, devem melhorar na higiene geral da escola para condicionar elevada formao de outras qualidades da personalidade no aluno.

Lucas Manuel da Costa

Prticas pedaggicas Gerais

14

Capitulo III

3.1. Resumo dos seminrios. Segundo DIAS et al (2006-23), seminrio refere-se aos encontros de reflexo, discusso e problematizao de vrios assuntos com vista a estabelecer uma melhor articulao entre a teoria e a pratica. Contudo, durante as aulas de cadeira de Praticas Pedaggicas Gerais, destacaram-se os seguintes seminrios:

3.1.1. Definio de observao. Primeiro, de salientar que, a observao um mtodo muito pertinente na recolha de dados na qual, articulada num conjunto de actividades destinadas a obter dados e informaes sobre o que se passa no processo de ensino ou aprendizagem com a finalidade de, mais tarde, proceder com uma anlise dos processos numa ou noutra das variveis em foco ou melhor, um a tcnica de recolha de dados. (DIAS et al 2006-23).

3.1.2. Gesto da Escola. Neste contexto, a escola definido como uma empresa cujo produto o sucesso escolar e educativo dos alunos (os clientes) e os professores, funcionrios auxiliares administrao so os trabalhadores. (BRITO, 1994-9).

3.1.2.1 A misso da escola A escola procura fundamentar a teoria pedaggica, ideolgica e religiosa, desenvolvendo global e equilibradamente o aluno nos aspectos intelectuais, socioeducativos, psicomotor e cultural.

3.1.2.2.2. Organizao da escola A partir da misso da escola e tendo em conta as actividades que nela se articulam, so enquadradas em vertentes devidamente tipificadas dando origem a um conjunto de elementos escolares e estruturadas num sistema denominada Organizao escolar em que, destacam-se as seguintes reas gestes pertinentes: Pedaggico ou Didctico, Administrativa e Financeira e, gesto Funcional e dos Espaos.

Lucas Manuel da Costa

Prticas pedaggicas Gerais

15

3.1.3. Sistema nacional de educao Neste contexto, fez-se uma abordagem mais profunda sobre o historial da estruturao do SNE desde 1979-1981 (iniciou as primeiras ideologias e trabalho sobre o sistema nacional de educao), em 1983 introduziu-se a lei 4/83 e que a provocao oficial do SNE deu-se exactamente nesse mesmo ano e denominou-se de ciclo preparatrio. Devido a alterao da lei 4/83, a partir de 1990 comeou se descobrir enormes dificuldades de somente o Estado gerir o ensino foi ento que abriu-se o campo de outros cidados que possuem recursos adequados, podem ter recursos para a construo ou instalao de escolas privadas.

O sistema nacional de educao (SNE) orienta-se por vrios princpios dos quais se destacam: A educao o direito e dever de todos os cidados; O estado organiza e promove o ensino, como parte integrante da aco educativa, nos termos definidos na constituio da Republica; O ensino pblico laico.

O sistema nacional de educao compreende vrios objectivos dos quais destacamse: erradicar o analfabetismo, garantir o ensino bsico todos os cidados e formar o professor como educador e profissional.

3.1.4. Sistema nacional de educao, Lei n 62/92 Lei um termo que possui um conjunto de significados para designar certas normas ou regularidades a que devem ser submetidas com o intuito de propor e obter melhores resultados. Estrutura do SNE. O sistema nacional de educao se encontra estruturada em trs tipos de ensino, que so: Ensino pr-escolar: aquela que se realiza em creches e jardins-de-infncia (para crianas com menos de 6 anos) e, tem como intuito em desenvolver certas atitudes psquicas, fsicas e intelectuais das crianas formando assim as suas qualidades de personalidade; Ensino escolar: aquela que se encontra dividida em ensino geral (primrio e secundrio), tcnico-profissional e superior (que assegura a formao a nvel

Lucas Manuel da Costa

Prticas pedaggicas Gerais

16

mais elevado de tcnicos) na qual, de uma forma geral, visam dar uma formao completa aos cidados na aquisio de conhecimentos e capacidades cognitivas, desenvolver capacidades de anlise, de investigao e inovao, de organizao e direco cientfica de trabalho e, por fim, de formar docentes e cientistas para o funcionamento e desenvolvimento do ensino e da investigao. E tambm, destaca-se o Ensino Especial (educao de indivduos com deficincias fsicas, sensoriais e mentais e, o professor procura obter mtodos especiais e eficazes para que estes estejam na mesma meta dos outros alunos aptos), Ensino vocacional (formao de talentos e aptides particulares nos domnios das cincias e das artes, educao fsica, etc.), Ensino de adultos (que organizado para indivduos com uma idade avanada, anormal para a frequncia em ensinos normais); Ensino extra-escolar: aquela que generaliza os aspectos do aprimoramento e actualizao cultural e cientifica englobando actividades de alfabetizao na qual, realiza-se fora do sistema regular de ensino.

Lucas Manuel da Costa

Prticas pedaggicas Gerais

17

3.Concluso Depois de tudo abordado neste presente relatrio, de salientar que, para melhor conhecer os fundamentos reguladores do PEA e os aspectos tericos e prticos da realidade de uma escola em suas diversas dimenses (sobre a rea pedaggico, administrativa, financeira, funcional e dos espaos) na qual, nos permite identificar as diferentes funes dos actores intervenientes no funcionamento de uma escola. E, pela observao por me realizada, notei que uma escola realmente uma empresa mais complexa e difcil de gerir na qual, constituda de varias reas que so promotores do equilbrio funcional da prpria escola que, devido a isso, alem da articulao dos conhecimento cognitivo, so desenvolvidas outras actividades pertinente e a formao de qualidades sociomorais, por ser o nico lugar de onde saem todas as pessoas que trabalham nas diversas actividades da nossa sociedade.

Contudo, de realar que, Escola a base do desenvolvimento do indivduo e do pas em geral na qual articulada a educao (processo de desenvolvimento e realizao de potencia intelectual, fsico, esttico, espiritual e afectivo existente no seio da sociedade), devemos investir seriamente e com imensa responsabilidade nos aspectos ligados com as praticas educativas escolares. Por fim, depois de ter entrado em contacto com a realidade escolar, pude compreender melhor a sua natureza em diversas dimenses e dos factores que implicam no aperfeioamento do ensino em geral.

Lucas Manuel da Costa

Prticas pedaggicas Gerais

18

4.Bibliografia BRITO, Carlos. Gesto escolar participada na escola de todos somos gestores. 4a edio. Lisboa: Texto Editora. 1994. Paginas: 9 - 19; INDE/MINED-MOAMBIQUE. Programa das disciplinas do ensino bsico III ciclo. Edio INDE/MINED-MOAMBIQUE. 2003. Regulamento do Ensino Geral das Escolas do ensino Bsico. MAPUTO. 2003; Currculo local estratgias de implementao no ensino basico, INDE. 2003 AGOSTINHO, A. et al. Manual de apoio ao professor sugestes para abordagem do currculo local, uma alternativa para a reduo da vulnerabilidade. DIAS, Hildizina et al. Manual de Praticas Pedaggicas. Maputo. Editor educar. 2008. Pagina: 20-23; CUCO, Jacinto Salvador Rasmi. Organizao e gesto escolar: ensino distancia. Maputo. Universidade Pedaggica. Pagina: 29-46;

Lucas Manuel da Costa

You might also like