You are on page 1of 2

FACIMP FACULDADE DE IMPERATRIZ CURSO DE DIREITO / BACHARELADO DISCIPLINA: DIREITO CIVIL I TURMA/TURNO: 3/____ PROF.

.: ALEXSANDRO MARTINS BARROS DATA: ___/___/___ ATIVIDADE REVISIONAL ref. 2 nota

ESTUDAR COMO PREPARATIVO PARA ARGUIO ORAL 1. Discorra acerca do pagamento puro. 2. O que pagamento putativo? Fundamente. 3. Quais so os requisitos do adimplemento, segundo a melhor doutrina? 4. Comente sobre cada um dos requisitos objetivos do pagamento. 5. O que uma forma especial de pagamento e extino das obrigaes? Discorra. 6. O que novao e quais so os requisitos para que ela seja efetivada? 7. O que compensao? 8. Quais so os requisitos para que se possa operar a compensao? 9. Como podem ser as formas de compensao? 10. O que transao? 11. Quais so os requisitos para que possa se operar a transao? 12. O que confuso? 13. Conceitue compromisso? 14. O que clusula compromissria? 15. O que remisso de dvida? 16. Quais os requisitos para que se possa aplicar a remisso de dvida? 17. Quais as espcies de remisso? 18. O que dao em pagamento? 19. Qual a diferena entre obrigao alternativa e dao em pagamento? Comente. 20. Conceitue consignao em pagamento. 21. Como se d a relao processual de uma ao consignatria? 22. Toda e qualquer prestao pode ser objeto de consignao em pagamento? Discorra. 23. O que imputao em pagamento? Discorra. 24. Qual a consequncia jurdica da inexecuo da obrigao? 25. O que se considera perdas e danos? 26. O que dano emergente? 27. O que so lucros cessantes? 28. O que so juros e quais os tipos existentes? 29. Quais as taxas de juros moratrios permitidas pelo Cdigo Civil? 30. D o conceito de arras. 31. O que so Arras Penitenciais e Arras Confirmatrias?

FACIMP FACULDADE DE IMPERATRIZ CURSO DE DIREITO / BACHARELADO DISCIPLINA: DIREITO CIVIL I TURMA/TURNO: 3/____ PROF.: ALEXSANDRO MARTINS BARROS DATA: ___/___/___ ATIVIDADE REVISIONAL ref. 2 nota

32. De que forma pode ser purgada a mora? 33. Quais os efeitos jurdicos da purgao da mora? 34. O que clusula penal no contrato celebrado entre as partes? 35. De que espcies pode ser a multa convencional? 36. Qual o valor mximo da multa convencional? 37. Qual a natureza jurdica da clusula penal? 38. Quais as diferenas entre clusula penal e arras? 39. Quais as diferenas entre a clusula penal e as perdas e danos? 40. Quais as diferenas entre a clusula penal e a obrigao alternativa? 41. Qual a diferena entre o inadimplemento absoluto e o inadimplemento-mora? 42. O credor pode tambm ser constitudo em mora? Exemplifique. 43. O que responsabilidade civil? 44. Fale sobre os pressupostos para caracterizao da responsabilidade civil. 45. Quais as excludentes da responsabilidade civil? Exemplifique. 46. Quais as espcies de responsabilidade civil? Discorra. 47. Como se caracteriza a culpa objetiva do Estado? Discorra. 48. Pode haver penso alimentcia em caso de responsabilidade civil? Fundamente. 49. Com base na jurisprudncia abaixo, comente se a deciso foi acertada ou no e fundamente.
REPARAO DE DANOS MATERIAIS E MORAIS. RESPONSABILIDADE PRCONTRATUAL. PRINCPIO DA BOA F OBJETIVA DOS CONTRATOS. Negociaes preliminares a induzir os autores a deslocarem-se at o Rio de Janeiro para a aquisio de veculo semi-novo da r, na companhia de seu filho ainda beb, gerando despesas. Deslealdade nas informaes prestadas, pois oferecido como uma jia de carro impecvel, gerando falsas expectativas, pois na verdade o veculo apresentava pintura mal feita, a revelar envolvimento em acidente de trnsito. Omisso no fornecimento do histrico do veculo que poderia confirmar as suspeitas de tratar-se de veculo batido. Danos materiais, relativos s passagens areas e estadia e danos morais decorrentes do sentimento de desamparo, frustrao e revolta diante da proposta enganosa formulada. Sentena confirmada por seus prprios fundamentos. (Tribunal de Justia do Rio Grande do Sul, RECURSO CVEL N 71000531376, SEGUNDA TURMA RECURSAL CVEL, TURMAS RECURSAIS - JEC, RELATOR: RICARDO TORRES HERMANN, JULGADO EM 08/09/2004).

50. Discorra sobre a chamada culpa aquiliana.

http://reesser.wordpress.com/2010/05/09/causas-excludentes-da-responsabilidade-civil/ http://www.ambito-juridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=11875

You might also like