You are on page 1of 4

Como podemos nos orientar na Terra

Localizar-se, estabelecer caminhos e orientarse para seguir a direo certa: isso sempre acompanhou a histria do homem na Terra. O que mudou, ao longo do tempo, foram os recursos (equipamentos, instrumentos), as caractersticas do espao geogrfico e, por conseqncia, os referenciais para localizao e para orientao. Dependendo das caractersticas do espao geogrfico, dos aspectos culturais dos povos, da disponibilidade de equipamentos, recursos, como plantas e mapas, e dos referenciais, a maneira de orientar-se e localizar-se variam. Pode-se localizar tomando por base referenciais como ruas, construes, estradas, rios, etc (situao comum maioria das pessoas), ou por meio de conhecimentos geogrficos, tais como: interpretao de plantas e mapas; domnio de noes sobre coordenadas geogrficas - latitude e longitude -, manuseio e leitura de equipamentos, como GPS, bssola.

O ar
O Ar o nome da mistura de gases presentes na atmosfera da Terra. Ele composto principalmente de nitrognio, oxignio e argnio, que juntos constituem a maior parte dos gases da atmosfera. Os demais gases incluem gases de efeito estufa como vapor de gua, dixido de carbono, metano, xido nitroso e oznio. Ar filtrado contm traos de vrios outros compostos qumicos. Muitas substncias naturais devem estar presentes em pequenas quantidades em uma amostra de ar no filtrada, incluindo poeira, plen e esporos, cinzas vulcnicas, compostos de flor, mercrio metlico e compostos de enxofre como dixido de enxofre.

Movimento do ar
O vento percorre sem cessar todos os rinces do planeta, apresentando suas diversas faces, desde brisa quase imperceptvel at potentes furaces. Em todos os casos, entretanto, trata-se de um fenmeno que tem uma nica definio: "ar em movimento". Um pouco mais profundamente entretanto, surgem os sites que explicam sua existncia. Pode-se dizer que sua origem solar, j que produzido pelo aquecimento desigual da superfcie terrestre, o que, por sua vez, cria zonas de altas e baixas presses. As diferenas provocam o movimento das massas de ar.

Tipos de Ventos:

Ventos constantes:

Alsio So ventos que sopram constantemente dos trpicos para o Equador e que por serem muitos midos, provocam chuvas nesses arredores onde ocorre o encontro desses ventos. Por isso, a zona equatorial a regio das calmarias equatoriais chuvosas. Contra-alsios So ventos secos, responsveis pelas calmarias tropicais secas. Sopram do Equador para os trpicos, em altitudes elevadas.

Ventos Peridicos:

Mones So os ventos que, durante o vero, sopram do ndico para a sia Meridional e durante o inverno, sopram da sia Meridional Para o oceano ndico. As mones so classificadas da seguinte forma: Mones Martimas : Sopram do oceano ndico para o continente e provocam fortes chuvas na sia Meridional, causando enchentes e inundaes. Mones Continentais : Sopram do continente para o oceano ndico provocando secas no sul da sia. Brisas So ventos repetitivos que sopram do mar para o continente durante o dia e do continente para o mar durante a noite.

Ventos locais e variveis

O vento local se desloca numa certa regio em determinadas pocas. No Brasil, um bom exemplo de vento local o noroeste, massa de ar que, saindo do Amazonas, alcana o Estado de So Paulo entre agosto e outubro. No deserto do Saara, ocorre um vento extremamente forte conhecido como simum, que provoca enormes tempestades de areia. J os ventos variveis, so massas de ar irregulares que varrem uma determinada rea de maneira inesperada. As diferenas das zonas anticiclonal e ciclonal determinam a velocidade do vento. A velocidade do vento medida em metros por segundo, por um aparelho chamado anemmetro. Para indicar a direo e o sentido do vento utiliza-se a biruta, ou anemoscpio. O tipo de vento mais perigoso o ciclone, que consiste numa combinao de ventos e nuvens formadas nos oceanos das regies tropicais.

Ventos Perigosos

Ciclone : o nome genrico para ventos circulares, como tufo, furaco, tornado e willywilly. Caracteriza-se por uma tempestade violenta que ocorre em regies tropicais ou subtropicais, produzida por grandes massas de ar em alta velocidade de rotao. Os ventos os superam 50 km/h.

Furaco : vento circular forte, com velocidade igual ou superior a 108 km/h. Os furaces so os ciclones que surgem no mar do Caribe (oceano Atlntico) ou nos EUA. Os ventos precisam ter mais de 119 km/h para uma tempestade ser considerada um furaco. Giram no sentido horrio (no hemisfrio Sul) ou antihorrio (no hemisfrio Norte) e medem de 200 km a 400 km de dimetro. Sua curva se assemelha a uma parablica.

Tufo : o nome que se d aos ciclones formados no sul da sia e na parte ocidental do oceano ndico, entre julho e outubro. o mesmo que furaco, s que na regio equatorial do Oceano Pacfico. Os tufes surgem no mar da China e atingem o leste asitico.

Tornado : o mais forte dos fenmenos meteorolgicos, menor e mais intenso que os demais tipos de ciclone. Com alto poder de destruio, atinge at 490 km/h de velocidade no centro do cone. Produz fortes redemoinhos e eleva poeira. Forma-se entre 10 e 30 minutos e tem, no mximo, 10 km de dimetro. O tornado menor e em geral mais breve do que o furaco, e ocorre em zonas temperadas do Hemisfrio Norte.

Vendaval : vento forte com um grande poder de destruio, que chega a atingir at 150 km/h. Ocorre geralmente de madrugada e sua durao pode ser de at cinco horas.

Utilidade do Vento

Uma das principais utilidades a produo energia elica, que tm no vento uma fonte de poder limpa e abundante. Outra de suas funes mais especiais a de veculo para a polinizao; alm de impulsionar as velas de barcos e mover moinhos.

Danos causados pelo vento:


Os ventos fortes tm grande poder de destruio podendo devastar cidades com sua grande fora. Ele tambm pode provocar um processo chamado eroso elica. Na eroso elica o solo sofre um grande desgaste com ao dos ventos fortes que carregam a sua camada superficial deixando-o pobre de nutrientes. Os gros de areia que so levados pela fora do vento tambm provocam o desgaste das rochas. As partculas slidas transportadas pelo vento se chocam contra as rochas como se fossem lixas, moldando assim a forma da rocha. Atravs desse processo o vento capaz de mudar uma paisagem.

You might also like