You are on page 1of 20

Captulo 9

Cincia, Verdade e ideologia


Neste captulo final mostraremos que a afirmao de que a cincia atinge a verdade discutvel, por mais que parea bvia ao senso comum. Veremos tambm que a cincia pode ter aspectos ideolgicos. Isso pode, por sua vez, conduzir a duvidar do valor do conhecimento cientfico. Por isso concluiremos apresentando uma maneira de entender a cincia que permite, apesar de tudo, conservar a confiana no conhecimento por ela produzido.

Cincia, verdade e ideologia 179

9.1 A cincia e a verdade


Para a viso popular da cincia, a relao da cincia com a verdade quase bvia. Na medida em que a atividade cientfica se ordena a obter um conhecimento rigoroso e sistemtico do mundo, a informao assim obtida parece merecer, sem dvida, a qualificao de "verdadeira". Certamente, em inmeras ocasies essa informao acaba se revelando incorreta, parcial ou totalmente. Nesses casos, interpreta-se que a suposta verdade no era tal, e que os novos resultados encerram a verdade, vale dizer que eles nos mostram, finalmente, a realidade de maneira adequada. A noo de verdade aqui implcita a de verdade como correspondncia entre o pensamento (e/ou sua formulao em uma linguagem) e a realidade, noo essa que vocs estudaram na disciplina Teoria do Conhecimento. No entanto, e como vocs j viram em Teoria do Conhecimento, essa noo, aparentemente fcil de aceitar porque coincide com o uso vulgar, est a rigor permeada de dificuldades. Dizemos, p.ex., que " verdade"que hoje dia 25 de novembro de 2009 porque nossa crena coincide com o calendrio em uso. Que pode significar, com efeito, dizer que nossas crenas ou afirmaes "coincidem com a realidade"? Como comparar nossas crenas com "a realidade" (ou "os fatos")? Essas questes so igualmente vlidas no que tange s crenas cientficas (descries de fatos, explicaes, teorias). Como vimos no captulo 4, essas dificuldades fazem com que os filsofos

180 Filosofia da Cincia

da cincia adotem posies diferentes com relao ndole das teorias, considerando-as alguns deles como uma espcie de retrato da realidade (em seus aspectos no perceptveis), e vendo-as outros como instrumentos teis para lidar com a experincia. As reflexes anteriores visam lembrar que, apesar da opinio vulgar, no to simples assim afirmar ou aceitar que a cincia revele "a verdade" das coisas, uma verdade superior s verdades fornecidas pelo conhecimento ordinrio e mais confivel que as supostas verdades contidas nas doutrinas religiosas ou nas posies ideolgicas. Ao estudarmos o pensamento de Thomas Kuhn, vimos que a mudana de paradigmas impede, segundo esse autor, que se utilizem as noes de verdade e realidade como parmetros para constatar o progresso cientfico. Vimos tambm que Larry Laudan tirou da a concluso de que prefervel desvincular a atividade cientfica da "busca da verdade", reduzindo-a ao esforo sistemtico para resolver problemas de conhecimento. E vimos tambm que para Hugh Lacey a pretenso de que a cincia nos revele 'a realidade tal como ela em si mesma, independente de nosso conhecimento da mesma" uma ideia contraditria. O mximo que se pode afirmar, levando em considerao o sucesso tecnolgico da cincia, que esta ltima atinge a realidade nos aspectos em que convm para o controle dos eventos. Com outras palavras, diversos filsofos mostram-se hoje cautelosos no tocante a relacionar a cincia com "a verdade". Essa cautela, de resto, no to nova assim, porque tinha sido manifestada tambm pelos filsofos neopositivistas e pelos pragmatistas, que propuseram reformulaes da noo de verdade, como vocs j estudaram. Mesmo um autor realista como Popper, confiante na relao da cincia com a verdade, sustentou a rigor uma noo indireta da verdade cientfica, ao defender que a cincia avana por refutaes que nos informam, antes de mais nada, dos nossos erros. Apenas nesse sentido, isto , descartando teorias desmentidas pelas evidncias, pode dizer-se que a cincia progride para Popper. A questo da vinculao da cincia com a verdade no , todavia, uma mera questo epistemolgica. O conhecimento cientfico sus-

Rero-me s concepes da verdade como coerncia entre enunciados (neopositivismo) e como efetividade das crenas (pragmatismo).

Cincia, verdade e ideologia 181

cita uma grande reverncia e alimenta expectativas sociais. A sua aplicao tecnolgica sugere a possibilidade de que fosse utilizado para outras finalidades, como a reforma social, e quem sabe, para resolver antigas questes filosficas (como a existncia de Deus, o sentido da vida ou a fundamentao de normas morais universais). Mas, se o conhecimento cientfico no pode ser considerado como "verdadeiro", todas essas aspiraes parecem vs. Torna-se inclusive suspeita a prpria reivindicao da verdade cientfica.

9.2 A acusao de ideologia


Diversos pensadores sugeriram ou afirmaram que a exaltao da cincia como fornecedora da verdade constitui, no apenas um erro ou uma iluso, mas uma manobra ideolgica. Os filsofos da Escola de Frankfurt, como Max Horkheimer (1895-1973), Theodor Adorno (1903-1969) e Herbert Marcuse (1898-1979) denunciaram a conivncia do culto verdade cientfica com a manipulao social. Jrgen Habermas, em uma conhecida conferncia intitulada "Cincia e Tcnica como Ideologia", afirma que a cincia e a tecnologia assumiram, sob o capitalismo, o papel legitimador da sociedade que outrora coube s religies. Paul Feyerabend, cujas ideias mencionei a propsito da questo de haver ou no um mtodo cientfico, faz culminar sua crtica da filosofia da cincia tradicional com uma crtica da maneira como a cincia ocidental se tornou mundial.
(...) a cincia moderna se imps a seus oponentes, no os convenceu. A cincia dominou pela fora, no atravs de argumentos (isto , especialmente verdadeiro no que se refere s primeiras colnias, onde a cincia e a religio do amor fraternal foram introduzidas como algo natural, sem consulta aos habitantes e sem lhes ouvir argumentos). (Feyerabend, 1977, p. 450, grifados do autor)

Feyerabend criticava o predomnio da educao cientfica, com quase excluso de quaisquer outras doutrinas (consideradas mticas, e portanto, ilusrias), como uma prtica, no apenas antidemocrtica, mas tambm prejudicial ao verdadeiro avano humano na compreenso do mundo. A cincia, em sua opinio, constitua um grande mito contrrio ao bem-estar humano.

182 Filosofia da Cincia (...) a cincia aproxima-se do mito, muito mais do que uma losoa cientca se inclinaria a admitir. A cincia uma das formas de pensamento desenvolvidas pelo homem, e no necessariamente a melhor. Chama a ateno, ruidosa e impudente, mas s inerentemente superior aos olhos daqueles que j se hajam decidido favoravelmente a certa ideologia ou que j a tenham aceito, sem sequer examinar suas convenincias e limitaes. Como a aceitao e a rejeio de ideologias devem caber ao indivduo, segue-se que a separao entre o Estado e a Igreja h de ser complementada por uma separao entre o Estado e a cincia, a mais recente, mais agressiva e mais dogmtica instituio religiosa. (Feyerabend, ibid., p. 447).

A citao precedente est tomada de Contra o Mtodo. Feyerabend desenvolveu essa crtica em uma obra posterior intitulada La Ciencia em uma sociedad libre. Tambm as filsofas feministas criticam a pretenso de que a cincia fornea a verdade acerca do mundo. J vimos, no captulo 8, que estas pensadoras detectam preconceitos androcntricos em pesquisas aparentemente rigorosas. Mas a crtica feminista da cincia tem um alcance bem maior. Como indica o tema central da filsofa Sandra Harding em seu livro The Science Question in Feminism (A questo da cincia no feminismo, 1986), a crtica feminista se desenvolveu a partir da denncia inicial da marginalizao das mulheres na profisso cientfica at o questionamento da prpria noo ocidental de cincia. Em particular, critica-se a pretenso de que a cincia, seguindo o modelo da fsica, constitua um conhecimento objetivo e de validade universal, transcendente aos condicionamentos culturais. Essa pretenso, alm de equivocada, seria segundo elas, nociva, porque essa ideia da cincia, alm de omitir defeitos e dificuldades de todo empreendimento cientfico, camufla o papel que a cincia teve em polticas repressivas de classes, cultura e, obviamente, do gnero feminino. A cincia, argumentam, sempre situada e poltica, mesmo quando isso negado e precisamente por essa razo. Essa cincia que se pretende universal evoluiu mediante a explorao das culturas no europeias, cuja contribuio ao saber mundial continua a ser minimizado pela Histria oficial. A atitude cientfica, e em particular a aspirao objetividade, segundo as feministas um reflexo da postura do homem moderno ante a Natureza que quer dominar. Chamando a ateno sobre as metforas com que desde Francis

As feministas referem-se a "gnero" e no a "sexo", pois a primeira palavra designa o carter construdo, ou seja, social, do que se entende por mulher e homem.

Cincia, verdade e ideologia 183

A perseguio a supostas bruxas , para as feministas, um caso extremo da discriminao da mulher na cultura ocidental.

Jean Franois-Lyotard

Bacon (s. XVII) se alude pesquisa cientfica (como a de "lutar com a Natureza" para que "revele os seus segredos"), as feministas denunciam a frequente identificao da Natureza (a "Me Natureza") com a mulher, seja submissa ou rebelde (porm dominvel). A cincia moderna, argumentam, vive da contraposio entre o abstrato e o concreto, o espiritual e o material, o racional e o emotivo, o cultural e o natural, dicotomias essas em que sempre o primeiro elemento corresponde ao masculino e o melhor. Autoras como Evelyn Fox Keller e Susan Bordo destacam o carter androcntrico de todo o pensamento filosfico ocidental, desde Plato, e Carolyn Merchant, em um livro muito citado intitulado A Morte da Natureza (The Death of Nature, 1980), vincula o desenvolvimento da cincia experimental aliada ao capitalismo com a "morte da Natureza" entendida como ser vivo, substituda pela sua concepo como um enorme mecanismo a ser desmontado. Esse processo teria sido paralelo represso da subjetividade feminina, manifestada sobretudo na caa s bruxas. Em palavras de S. Harding, a cincia "estabelece significados" no apenas do mundo que ela investiga, mas tambm dos seres humanos que produzem a cincia ou recebem os seus resultados. As verdades estabelecidas pela cincia esto enviesadas pelo androcentrismo. Notem que essa crtica no implica que as feministas sejam cticas com relao a toda e qualquer forma de pesquisa. Muito pelo contrrio, a maioria apresenta suas objees ao tipo de prticas cientficas hoje existentes como uma forma de abrir espao para um tipo de cincia diferente. Tal o caso, em particular, de Sandra Harding, que acompanha sua crtica da pretenso de objetividade da cincia moderna com uma noo de "objetividade forte" que resultaria de admitir e neutralizar os preconceitos detectados e colocar a cincia ao servio de relaes sociais e culturais igualitrias (ver Harding, Whose Science? Whose Knowledge?, cap. 6). Outro tipo de crtica s pretenses da verdade cientfica representado pelo pensamento dito "ps-moderno". Originada em um ensaio do filsofo francs Jean-Franois Lyotard (1924-1998) intitulado A condio ps-moderna (1979), esta corrente intelectual se define pela sua convico de que teria passado a poca das "grandes narrativas" justificadoras do saber humano. As duas principais "narrativas" teriam sido, segundo Lyotard, a que vincula o

184 Filosofia da Cincia

conhecimento com a emancipao humana (originada no Iluminismo) e a que vincula o conhecimento com a formao do esprito, com a cultura (originada na filosofia alem do sculo XIX). O ps-modernismo uma corrente muito variada, que se manifesta em diversos campos: poltica, esttica, literatura, moral. No que tange ao assunto que aqui nos ocupa, o ps-modernismo consiste em uma atitude contrria s convices e expectativas da Modernidade. Com efeito, os pensadores modernos, principalmente os iluministas (Locke, Kant), haviam confiado em que o cultivo da razo faria com que o ser humano se desenvolvesse conforme sua dignidade natural e organizasse a sociedade de maneira harmoniosa e justa. Com o desenvolvimento da cincia, vista como manifestao concreta da racionalidade, esses ideais adquiriram a forma da confiana no progresso material e moral da humanidade embasado na cincia (o que foi exaltado, como sabemos, pelo Positivismo). Pois bem: o "ps-modernismo" significa a rejeio de que existam cnones universais: a razo, a Natureza, a cincia, a cultura, a moral etc. A mentalidade ps-moderna reivindica o particular e "situado", o "direito diferena". Para ela, a cincia um "discurso" entre outros (o da religio, o da arte, o da poltica; ou melhor: das religies, artes etc.), sem qualquer ttulo que garanta a priori a sua superioridade e o direito ao nosso reconhecimento. A crtica da vinculao da cincia com a verdade manifesta-se tambm na denominada sociologia do conhecimento cientfico. Tradicionalmente, a sociologia havia se ocupado dos aspectos institucionais da cincia, vale dizer, das condies sociais que propiciam ou dificultam a pesquisa, a peculiaridade da cincia face a outras instituies, o papel do cientista na sociedade etc. A teoria de Robert Merton sobre o "ethos" da cincia que foi mencionada em um captulo anterior corresponde a este tipo de estudos. Todos eles, contudo, davam por bvio que o conhecimento produzido pela cincia autntico saber acerca da realidade, superior ao saber comum. Esses estudos pressupunham que o conhecimento cientfico se justifica pela sua mera existncia e, sobretudo, que no precisa nem pode ser objeto de explicao sociolgica. A partir da dcada de 1970, alguns socilogos comearam a questionar esta ltima pressuposio, vale dizer, a propor que o conhecimento cientfico (ou mais exatamente, a sua produo) fosse pesquisa-

Naturalmente, o psmodernismo pode ser entendido como uma reao contra as frustraes decorrentes do fracasso aparente de diversos ideais modernos, principalmente o aumento de racionalidade e liberdade da vida humana, o controle da Natureza para benefcio de todos, o crescimento da democracia etc.

Cincia, verdade e ideologia 185

do como qualquer outro fenmeno social. Ainda que a sociologia do conhecimento cientfico assuma diversas modalidades, valem como exemplos tpicos dois empreendimentos: o autodenominado "programa forte" e os "estudos de laboratrio". O "programa forte" em sociologia da cincia (assim denominado por contraposio aos estudos sociolgicos anteriores, que excetuavam o conhecimento como objeto de pesquisa) foi proposto pelos socilogos David Bloor e Barry Barnes, da Unidade de Estudos sobre a Cincia da Universidade de Edinburgo. O livro Knowledge and Social Imagery (Conhecimento e imaginrio social, 1976), de Bloor, o manifesto desta corrente. "O socilogo, escreve Bloor, se ocupa do conhecimento, incluindo o conhecimento cientfico, puramente como um fenmeno natural", e acrescenta que "conhecimento, para o socilogo, tudo quanto as pessoas tomam por conhecimento", no no sentido de meras opinies individuais, mas de crenas comuns em uma dada sociedade (Bloor, 1991, p. 5). Por conseguinte, o conhecimento cientfico pode e deve ser visto pelo socilogo como um conjunto de crenas sustentadas por determinadas comunidades. Como em relao com qualquer tipo de eventos naturais, o socilogo est interessado em identificar os processos e as regularidades que apresenta o conhecimento a fim de elaborar teorias que as expliquem. A explicao desejada se apoia em quatro princpios:
Deve ser causal, isto , relativa s condies que produzem crenas ou estados de conhecimento. Naturalmente, haver outras classes de causas aparte das sociais que iro cooperar na produo de crenas. Deve ser imparcial com relao verdade e a falsidade, a racionalidade ou irracionalidade, o sucesso ou o fracasso. Ambos os lados dessas dicotomias requerem explicao. Deve ser simtrica em seu estilo de explicao. Os mesmos tipos de causas devem explicar, digamos, crenas verdadeiras e falsas. Deve ser reexiva. Em princpio, seus padres de explicao devem ser aplicveis prpria sociologia. Como o requerimento de simetria, este uma resposta necessidade de buscar explicaes gerais. um requerimento bvio de princpio, porque de outro modo a sociologia seria uma direta refutao das suas prprias teorias (ibid., p. 7).

186 Filosofia da Cincia

Ao longo do seu livro, Bloor mostra como as teorias e explicaes cientficas podem ser tambm explicadas sociologicamente, alm de compreendidas filosoficamente. Particular ateno merece, por motivos bvios, a forma como considerada nesta abordagem a noo de verdade. Aps reconhecer que a sociologia adota a noo clssica da verdade como correspondncia, e ciente das dificuldades filosficas que a mesma encerra, Bloor se pergunta pelo uso desse conceito na prtica. Para ele, a afirmao de que uma teoria verdadeira significa que ela funciona em um determinado contexto, permitindo predies desejadas. "O indicador de erro a falha em estabelecer e manter esta relao operativa de predies bem sucedidas". Esse funcionamento denominado por Bloor "coerncia da teoria consigo mesma", justificando-se preferir tais teorias quelas que no so assim coerentes. A utilizao da expresso "verdadeira" para caracterizar tais teorias responderia a trs funes. Uma funo discriminatria (precisamos ordenar e classificar as nossas crenas; "verdadeiro" e "falso" so rtulos to teis como quaisquer outros). Em segundo lugar, uma funo retrica: os rtulos que usamos tm uma funo nos argumentos, crticas e esforos de persuaso. Conceber a "verdade" como algo que transcende a "mera crena" ajuda a manter a ordem cognitiva, permitenos alcanar consensos com autoridade. Por fim a noo tem uma funo "materialista" (no sentido de realista). Pressupomos "instintivamente", diz Bloor, um mundo ordenado, causa das nossas experincias. "Verdade" significa essa convico (ibid., p. 40-42). Embora com variaes, o esprito que anima esses princpios motiva todos os trabalhos deste tipo de sociologia que, s vezes, assume a pretenso de antropologia, ou seja, de estudo de uma cultura. O colega de Bloor, B. Barnes, em seu livro Os interesses e o crescimento do conhecimento (Interests and the Growth of Knowledge, 1977), explora, conforme o ttulo indica, a maneira como o saber produzido cientificamente est marcado pelos interesses de diversos grupos sociais. Cabe mencionar que esta abordagem sociolgica foi parcialmente estimulada pela filosofia da cincia de autores como Thomas Kuhn, N. Hanson, M. Polanyi e outros, que chamaram a ateno sobre aspectos da prtica cientfica que convidam a uma inspeo sociolgica. Por exemplo, a "subdeterminao" das teorias pelos dados, isto , a insuficincia da evidn-

Bloor ensaia mostrar que at as verdades matemticas podem ter condicionamentos sociais. Notoriamente, a matemtica parece ser o caso mais evidente de que o conhecimento cientco se impe pelo seu valor intrnseco. Conforme Bloor, esta uma apreciao puramente "fenomenolgica", isto , isso o que a matemtica parece ser. Como no caso de qualquer fenmeno, cabe cincia explicar essa impresso (ver o captulo 6 do seu livro).

Cincia, verdade e ideologia 187

cia emprica para obrigar os cientistas a se decidirem adoo de uma teoria de preferncia a uma outra, e a convico de que os dados estejam "impregnados de teoria". Outro exemplo seria a "incomensurabilidade" entre teorias e a necessidade de apelar para a persuaso (a certo tipo de retrica) para promover a adeso a uma nova teoria. Em todos os casos, tornou-se patente que os cientistas debatem e devem chegar a um consenso sobre o que aceitam como conhecimento, um processo que comeou a ser denominado "negociao". Pode dizer-se que a sociologia do conhecimento cientfico se interessa por tais processos de "negociao", em que podem estar envolvidos, alm de valores cognitivos, valores sociais. Essa negociao focalizada tambm nos chamados estudos de laboratrio, cujo primeiro exemplo (e at hoje, o mais famoso) est constitudo pela pesquisa contida no livro Vida de Laboratrio (Laboratory Life, 1986), de Bruno Latour (um socilogo francs) e Stephen Woolgar (um epistemlogo ingls). Nesta obra, os autores expem o resultado de um estudo que caracterizam como antropolgico (e mais especificamente, como etnogrfico), porque seu propsito foi o de observar, compartilhando-a, a vida de um laboratrio de neuroendocrinologia, durante um perodo de dois anos. Com base na premissa de que no necessrio, nem conveniente, possuir formao cientfica para sua pesquisa, Latour e Woolgar acompanharam e descreveram as muito diversas atividades dos cientistas (desde observar registros de aparelhos a manipular substncias, e desde debater acerca de dados at conversar informalmente), esforando-se em compreender como surge a ordem cientfica a partir do aparente caos de atividades. Para os autores, essa falta de conhecimento uma ajuda para no partir da pressuposio de que o conhecimento cientfico algo especial e superior, em algum sentido. Do mesmo modo como um antroplogo se atreve a interpretar uma cultura estranha, com a qual compartilha apenas a elementar afinidade da condio humana e talvez algumas semelhanas transculturais, os nossos autores trataram de orientar-se na comunidade que desejavam compreender. Eles ensaiaram decifrar o significado das prticas que iam testemunhado, tomando a noo de "inscrio" como chave da "leitura" (como se diz amide) dos acontecimentos. Dessa maneira, o laboratrio acabou sendo visualizado como um "sistema de inscries" (em

A atividade especca do laboratrio era identicar e sintetizar uma substncia que age na vinculao entre o crebro e o sistema endcrino.

188 Filosofia da Cincia

sentido amplo: textos, grficos, nmeros, espectros etc.), possibilitado por diversos "dispositivos de inscrio" (por exemplo, os aparelhos que produzem grficos relativos s substncias analisadas). A "vida de laboratrio" mostrou-se como abrangendo as atividades de simbolizar, codificar e arquivar, bem como as habilidades de ler, escrever, discutir e persuadir os colegas. Como resultado de todo esse esforo, nossos antroplogos identificaram a produo de artigos, destinados a publicaes profissionais, em que se defende a descoberta de uma substncia, ou seja, a descoberta de fatos novos. Mas para Latour e Woolgar, o estudo deixa claro que os fenmenos naturais "descobertos" so na verdade construdos pela atividade que tem seu eixo na produo e manipulao de "inscries". Estas ltimas so vistas e apresentadas como indicadoras da existncia das substncias estudadas, mas ao olhar antropolgico essa existncia a consequncia das prticas de laboratrio. A interpretao discutida e "negociada" das "inscries" o caminho da produo cientfica. Os enunciados cientficos vitoriosos (isto , que persuadem os cientistas) criam a iluso de que aquilo a que se referem (os "fatos") preexistia aos enunciados, quando na verdade, a fora dos enunciados que sustenta a realidade dos fatos. Os cientistas "persuadem os outros de que no so persuadidos", de que to-somente reconhecem a verdade, que se curvam ante os fatos (ibid., p. 70). importante mencionar que esses e outros estudos sociolgicos afins no pretendem, de maneira explcita, negar existncia do conhecimento cientfico como uma forma peculiar de saber, nem especialmente negar que exista uma realidade a que o mesmo se refere. Ou seja, os socilogos no so cticos nem subjetivistas. A sua aspirao declarada a de modificar a imagem que se tem do conhecimento cientfico como algo "transcendente", quase "sagrado". Emprestando a conhecida expresso de Nietzsche, diramos que para os socilogos o conhecimento cientfico "humano, demasiado humano". A sua captao da realidade est marcada pelos interesses e limitaes dos seres humanos, at quando se trata de "fatos constatados" (e precisamente nesse caso). No entanto, impossvel no sentir que suas pesquisas lanam a sombra da dvida sobre a validade do saber cientfico. A busca sociolgica dos mecanismos que explicam a aceitao, a credibilidade, o predomnio etc., de descries, explicaes e teorias acaba deixando no leitor a pe-

Em outro livro: A cincia em ao (Science in Action, 1979), Latour generaliza e radicaliza essa tese, tratando de provar que a verdade cientca (p.ex., de uma teoria) est relacionada com o apoio social que seu(s) defensor(es) conseguem.

Cincia, verdade e ideologia 189

Essa verdade poderia ser entendida como conrmada pela aplicao tecnolgica, porm existe tambm uma sociologia da tecnologia que visa demonstrar que a ecincia tcnica no tudo quanto explica a adoo dos artefatos.

nosa impresso de que a cincia, longe de ser um empreendimento social pelo que o homem conseguiu um conhecimento confivel da Natureza, na verdade uma maquinaria de produzir crenas que, transitoriamente, tm a sorte de serem tidas por "verdades". Que a "Natureza" pretensamente "descoberta" pela pesquisa cientfica a rigor uma construo social, particularmente, uma construo lingustica. E a crena no alcance objetivo da cincia vista como uma ideologia a servio de algum tipo de interesse social. Essa impresso provocou uma (compreensvel) reao de parte de cientistas e pensadores que acreditam na validade do conhecimento cientfico. Em 1994, os cientistas Paul Gross e Norman Levitt publicaram um livro intitulado Alta Superstio: A Esquerda Acadmica e suas disputas com a cincia (Higher Superstition: The Academic Left and its Quarrels with Science), em que denunciavam
(...) livros que ponticam acerca da crise intelectual da fsica contempornea, cujos autores nunca se deram o trabalho de resolver um simples problema de esttica; ensaios que fazem referncia teoria do caos por escritores que no reconheceriam, muito menos resolveriam, uma equao diferencial linear de primeira ordem; crticas da tirania semntica do DNA e a biologia molecular por literatos que nunca estiveram em um laboratrio real nem se perguntaram de que modo o remdio que tomam diminui sua presso arterial (Gross e Levitt, 1994, p. 6).

A obra desses autores foi o estopim do que se convencionou denominar guerras das cincias" (Science wars) durante a dcada de 1990, entre crticos da cincia (sumariamente visualizados como ps-modernistas) e defensores da objetividade do conhecimento cientfico (chamados amide "realistas"). Entre os primeiros encontravam-se figuras como as de Bruno Latour, Gilles Deleuze, Flix Guattari, Julia Kristeva e Paulo Virlio. Entre os segundos, Mario Bunge, Gerard Holton, Susan Haack, Noretta Koertge, Alan Sokal e Jean Bricmont. A disputa adquiriu particular veemncia com a publicao, por parte do fsico Alan Sokal, de um artigo intitulado "Transgredindo fronteiras: em direo a uma hermenutica transformativa da gravitao quntica", que aparentemente se unia opinio de que a realidade fsica, no menos que a social, um a construo social e lingustica. O trabalho havia sido enviado a uma conhecida revista de crtica literria, Social Text, e foi aceito, aparecendo em um volume de 1996 dedicado a refutar as crticas

190 Filosofia da Cincia

de cientistas ao modernismo e ao construtivismo social. Um escndalo estourou quando o autor revelou que se tratava de uma farsa, em que, deliberadamente, haviam sido misturados dados cientficos, meias verdades e expresses sem sentido, porm impactantes, com o intuito de provar que as crticas cincia costumam provir de pensadores incompetentes que opinam sobre o que no compreendem e sustentam teses que se tornam verossmeis graas a um jargo sofisticado. Essa manobra acirrou a contenda, alegando os "ps-modernistas" que a atitude dos "realistas" era sintoma de que a cincia estava perdendo respaldo poltico e econmico, como consequncia do fim da Guerra Fria, ou seja, os crticos da cincia tenderam a interpretar a defesa da mesma em termos de convenincias polticas de parte dos que se negam a aceitar que a cincia perca a reverncia social de que goza. Naturalmente, os realistas no puderam (nem podem, ainda hoje) aceitar que o debate seja de ndole poltica e no epistemolgica, ou que as questes epistemolgicas no sejam mais do que um disfarce de conflitos polticos. Ao longo da dcada de 1990 e do incio do presente sculo foram feitas diversas tentativas de reconciliar essas posies, principalmente mediante a organizao de congressos com a participao de representantes de ambos os bandos. Alguns partidrios de cada viso da cincia mostraram certa tendncia a reconhecer, parcialmente, as razes dos adversrios ou as limitaes do prprio enfoque. Contudo, as dificuldades recprocas de compreenso fazem pensar em algo parecido com a "incomensurabilidade" entre teorias, sustentada por Thomas Kuhn.

Um livro fundamental para conhecer essas crticas Imposturas Intelectuais. O abuso da cincia pelos lsofos ps-modernos, de Alan Sokal e Jean Bricmont (RJ: 1999).

9.3 procura de uma viso equilibrada


Do ponto de vista social, a atividade cientfica est (e sempre esteve) vinculada a diversos condicionamentos e interesses que amide interferiram na aceitao ou rejeio de teorias, explicaes e descries de fatos, para no falar da utilizao do conhecimento para finalidades censurveis. Do ponto de vista epistemolgico, o conhecimento cientfico dista de ser uma representao fiel da realidade, um "espelho da Natureza", para usar a expresso com que

Cincia, verdade e ideologia 191

o filsofo contemporneo Richard Rorty (1931-2007) criticou essa noo. As teorias cientficas nunca so perfeitamente verificadas, sua aceitao exige debates acerca de provas frequentemente insuficientes e ambguas, as entidades que elas postulam podem acabar no existindo, e so, acima de tudo, intrinsecamente refutveis. As diversas pesquisas (principalmente sociolgicas e histricas) e reflexes crticas a que vem sendo submetida a atividade cientfica e seu produto, o conhecimento cientfico, no deixam dvida acerca da iluso e do perigo de querer preservar a noo tradicional da cincia como um saber seguro e neutro. No entanto, difcil aderir opinio de que o conhecimento cientfico no seja confivel, ou que constitua uma viso da realidade to vlida quanto qualquer outra (como as narrativas mitolgicas, os dogmas religiosos ou as ideologias polticas) e que a cincia deva sua fama apenas fora da tradio cultural moderna ou, pior ainda, propaganda do Estado e das instituies que dela se servem. A uma pessoa instruda (isto , capaz de entender a informao e os argumentos cientficos) lhe resulta muito difcil aceitar que a explicao cientfica do mundo seja ilusria ou equivalente a qualquer crena cultural. Por exemplo, que a explicao do arco-ris como resultado da reflexo e refrao da luz nas gotas de gua suspensas no ar valha tanto quanto a crena dos gregos de que se tratava da passagem de uma deusa pelos cus; ou que a explicao biolgica da evoluo do homem a partir de outras espcies animais valha tanto quanto o relato bblico da criao do ser humano por Deus; ou que a explicao histrico-sociolgica da existncia de classes sociais valha tanto quanto a justificativa das mesmas como naturais em uma dada tradio popular. Certamente, muitas entidades que a cincia sups como reais acabaram resultando inexistentes (como o ter, o flogisto, ou os tomos entendidos como elementos indivisveis). Outras vezes, porm, desenvolvimentos tecnolgicos permitiram constatar as que inicialmente pareciam entidades quase fantsticas (como quando o telescpio tornou possvel ver as montanhas da Lua, ou o microscpio perceber as clulas, ou os satlites artificiais verifi-

192 Filosofia da Cincia

car a forma dos continentes). De modo geral, a existncia da tecnologia de base cientfica tem sido alegada como forte prova em seu favor. Seria um milagre que a tecnologia funcionasse, caso o conhecimento cientfico no fosse, ao menos aproximadamente, verdadeiro. Essa verdade, claro, pode ser entendida, ou no sentido da noo de adequao realidade, ou de acordo com a noo de eficcia das crenas. Em qualquer hiptese (este o mago da questo), o conhecimento cientfico "toca" ou "alcana" o real. Os diversos fatores sociais, culturais e at psicolgicos que socilogos e historiadores tm identificado como condicionantes da atividade cientfica no so, to facilmente assim, explicativos do conhecimento produzido, no que tange validade objetiva deste ltimo. perfeitamente possvel que um dado conhecimento exprima determinados interesses e ao mesmo tempo seja correto. As "negociaes" dos cientistas em torno aceitabilidade de dados ou teorias no tm por que equivaler a simples barganhas movidas pelo af de dinheiro, prestgio ou poder, ainda que essas motivaes tambm estejam presentes. Com outras palavras, nas tais "negociaes" (termo decididamente infeliz), os valores cognitivos so os decisivos (isto , at que ponto uma teoria est bem apoiada pelas observaes, por exemplo). Prova o fato de que, nos casos em que no o so (as fraudes, por exemplo), se simula que o sejam. E quando se afirma que os cientistas constroem os fatos, dever-se-ia dizer que eles produzem a representao do que entendem ser um fato (como observa Bunge). "Representao" no tem por que denotar aqui uma mera fantasia ou uma miragem, nem "entender" deve forosamente significar "iludir-se" ou (pior ainda) "querer iludir". Por outra parte, um fato que o conhecimento cientfico e o incentivo pesquisa foram e so com frequncia usados como instrumentos polticos, econmicos, militares. Mas isso no invalida, necessariamente, seu valor cognitivo (uma teoria fsica empregada com sucesso na fabricao de uma bomba no por isso falsa; o mesmo pode dizer-se de uma teoria psicolgica utilizada para manipular a opinio pblica). O que esses casos deixam claro que a escolha de assuntos, o favorecimento de linhas de pesquisa e at a escolha de certas metodologias pode decorrer de interesses no cientficos. Tambm verdade que a exaltao da cincia cumpre amide funes

Quero dizer que, quando se comete uma fraude, se a reveste de credibilidade cognitiva (v.g., se forjam dados que apoiam uma teoria).

Cincia, verdade e ideologia 193

ideolgicas. A fundamentao cientfica, real ou alegada, de produtos (como remdios, v.g.), procedimentos (como tcnicas de ensinoaprendizagem), organizao (como a administrao de empresas) e planos de ao dos governos geralmente um recurso para facilitar ou forar a sua adoo. No entanto, a reflexo crtica pode e deve aqui intervir para perguntar-se se o conhecimento alegado autntico e, ainda que o seja, se basta para legitimar o que se pretende implantar. A primeira condio para se alcanar uma viso equilibrada da cincia parece residir em sermos conscientes das suas limitaes e do modo, muito complexo, como o conhecimento cientfico produzido. O fsico e terico da cincia ingls John Ziman (1925-2005) escreveu diversos livros analisando detalhadamente a elaborao do saber cientfico. Ziman insistiu no carter, no necessariamente verdadeiro nem (muito menos) certo, porm confivel, do conhecimento cientfico, uma confiabilidade que remete ndole pblica do mesmo, capacidade humana de "cosensibilidade" (isto , de termos as mesmas sensaes em determinadas circunstncias) e ao esforo, socialmente organizado, para se obter consensos razoveis. O valor dos escritos de Ziman reside, em grande parte, na sinceridade com que assumiu, graas sua experincia profissional, os defeitos e ambiguidades da prtica cientfica (como os problemas na experimentao, as limitaes da linguagem cientfica, o carter metafrico dos modelos, as incertezas na interpretao dos dados), e a habilidade com que mostrou a credibilidade do conhecimento que, apesar disso tudo, se obtm. "A boa cincia difcil", afirmou resumindo suas observaes. Em portugus podemos consultar seus livros Conhecimento Pblico, Conhecimento Confivel, e A fora do conhecimento. Ajuda-nos tambm a essa viso equilibrada da cincia o pensamento do filsofo norte-americano, tambm contemporneo, Nicholas Rescher (1928- ). Em seu livro Los limites de la cincia (1994), situa da seguinte maneira o conhecimento cientfico.
O conhecimento to-somente um bem humano entre outros, e a sua procura, to-somente um objetivo vlido entre outros. Alm disso, deve reconhecer-se tambm que, inclusive no domnio estritamente cogniti-

John Ziman

Nicholas Rescher

194 Filosofia da Cincia vo, o conhecimento cientco apenas uma classe de conhecimento: existem outros projetos epistmicos e intelectuais vlidos aparte do cientco. A autoridade epistmica da cincia grande, mas no inclui tudo. A cincia natural um quefazer orientado por uma misso, com uma estrutura de ns moldada em funo do quarteto tradicional de descrio, explicao, predio e controle da natureza. Ela indaga que classes de coisas h no mundo e como funcionam no nvel da generalidade governada por leis, centrando-se antes de mais nada no modus operandi [a maneira de operar] legal dos processos naturais que caracterizam os objetos da natureza. Dada essa misso, o interesse da cincia , e deve ser, o rosto pblico das coisas, suas facetas objetivas. Ela persegue resultados reproduzveis e se interessa pelos traos objetivos das coisas que qualquer um pode discernir (em circunstncias adequadas), independentemente de sua particular constituio ou seu histrico de experincias. A cincia prescinde deliberadamente da dimenso relativa ao observador da experincia (...) Os fatos a que a cincia se refere so, portanto, aqueles que surgem da observao intersubjetivamente vlida. (...) Dessa maneira, a cincia ignora a dimenso individualizada, afetiva e pessoal do conhecimento humano: simpatia, empatia, sentimento, intuio e reao pessoal. Os fenmenos que ela leva em considerao como dados para a projeo e comprovao de teorias so publicamente acessveis. A apreciao de valor como afetam as coisas s pessoas no contexto formativo das suas experincias pessoais (e acaso idiossincrticas) ou seu pano de fundo sociocultural (condicionado pelo grupo) algo de que a cincia prescinde; ela se concentra nos traos impessoais medveis das coisas. Essa orientao quantitativa da nossa cincia natural implica que passa ao lado da dimenso qualitativa, afetiva, avaliativa do conhecimento humano (Rescher, 1994, p. 238-239).

Como pode apreciar-se, Rescher se refere cincia natural quantificadora. Pode acrescentar-se, de acordo com o que vimos no captulo anterior, que as cincias humanas no necessariamente assumem todos os traos que caracterizam as naturais. Podem interessar-se mais pelos aspectos qualitativos que pelos quantitativos dos eventos estudados. Podem privilegiar a compreenso explicao mediante leis. Podem no propor-se a prever o comportamento humano. No entanto, vale tambm para elas que o que afirmam ser conhecimento (p.ex., uma explicao psicolgica ou a interpretao de um evento histrico) deve poder ser reconhecido por critrios intersubjetivamente vlidos. Nesse sentido, por conseguinte, tambm as cincias humanas visam "o rosto pblico das coisas".

Cincia, verdade e ideologia 195

Mario Bunge um deles. No seu Tratado de Filosoa Bsica (Treatise on Basic Philosophy, 1974-1988), Bunge defende uma losoa cientca, que reformule as questes tradicionais luz dos conhecimentos cientcos avanados.

Posies como as de Ziman e Rescher possibilitam tambm evitar outra convico extrema com relao ao valor cognitivo e social da cincia. Refiro-me ao cientificismo, vale dizer, expectativa de que o conhecimento cientfico possa (e deva) substituir todo outro tipo de saber na soluo dos problemas humanos, pessoais ou sociais. Tpica do positivismo no sculo XIX e do neopositivismo do sculo XX, ela tem ainda hoje defensores na academia. Existe tambm na forma de uma confiana difusa, na sociedade industrial, em que o mesmo saber que produz maravilhas tecnolgicas possa resolver os problemas sociais e at morais. Certamente, a informao cientfica pode contribuir para melhorar as condies de vida das populaes, seja mediante a educao, seja mediante obras que transformem as circunstncias em que os seres humanos devem existir (moradia, sade etc.). O conhecimento cientfico pode ajudar tambm a exercer melhor a cidadania. Pode, por outra parte, contribuir a aperfeioar nossa conscincia e nossa vontade moral, ao nos mostrar, por exemplo, que comportamentos atribudos tradicionalmente maldade decorrem de perturbaes psquicas ou de problemas sociais. O conhecimento cientfico sobre outras culturas e seus padres morais pode estimular tambm a tolerncia e a compreenso. Nada disso invalida o fato de que existem diversos tipos de saber humano, e que todos eles so necessrios. Agir de maneira moralmente correta, adotar uma deciso poltica segura ou, entender a mensagem de uma obra de arte ou encontrar uma resposta para questes existenciais so casos em que devemos proceder de maneira diferente da pesquisa cientfica.
E assim, por mais que faamos avanar a cincia nos frentes fsico, qumico, biolgico e psicolgico, h problemas sobre o homem e suas obras que seguiro sendo inabordveis por meios cientcos; no porque a cincia seja impotente em seu domnio, mas porque caem fora do mesmo. Sempre teremos perguntas sobre o homem e seu lugar na estrutura deste mundo que cam fora do conhecimento da cincia (Rescher, 1994, p. 240).

Leituras Recomendadas
Sobre o carter ideolgico da cincia e a tecnologia na sociedade contempornea, recomendo A Ideologia da Sociedade Industrial, de Herbert Marcuse, bem como o artigo "Cincia e tcnica como

196 Filosofia da Cincia

ideologia", de Jrgen Habermas. Acerca da maneira como a mentalidade iluminista, negadora dos mitos, se converteu em mito, ver o famoso livro de M. Horkheimer e Th. Adorno, Dialtica do Iluminismo. Para as crticas de Feyerabend ao cientificismo, ver o captulo XVIII de Contra o Mtodo, bem como o livro La Ciencia em una sociedad libre. Para a crtica feminista da cincia, ver fundamentalmente o livro The Science Question in Feminism, de Sandra Harding, infelizmente ainda no traduzido. Com a mesma ressalva recomendo o livro Knowledge and Social Imagery, de David Bloor, para a crtica sociolgica da cincia, porm neste caso contamos com traduo de Vida de Laboratrio, de Latour e Woolgar, tambm uma leitura bsica. Meu artigo "Realismo cientfico: o desafio da sociologia da cincia" pode ajudar a entender a polmica sobre o carter "construdo" do conhecimento cientfico. Para uma discusso detalhada da polmica entre sociologia e filosofia da cincia, ver o livro Racional ou Social? A Autonomia da razo cientfica questionada, do professor Alberto Oliva. O livro de Sokal e Bricmont, Imposturas Intelectuais, contm a crtica dos realistas aos ps-modernistas, incluindo o famoso artigo de Sokal que acirrou a polmica. O manifesto do ps-modernismo: A condio ps-moderna, de J. F. Lyotard, est tambm traduzido e merece leitura. Por ltimo, mas no por menos importantes, recomendo os livros de Ziman, principalmente Conhecimento Confivel, e Los limites de la cincia, de N. Rescher. Sobre a crtica feminista da cincia ver Evelyn Fox Keller, Reflexions on Gender and Science (Reflexes sobre Gnero e Cincia, 1985); Susan Bordo, The Flight to Objectivity (A fuga na direo da objetividade, 1987) e Carolyn Merchant, The Death of Nature (A morte da Natureza, 1983).

Reflita sobre
Os aspectos en que a cincia pode ter a ver com ideologias. Os preconceitos na pesquisa cientfica. A construo social do conhecimento cientfico. A tese do ps-modernismo e suas consequncias para a cincia. O debate entre "realistas" e "ps-modernistas". O cientificismo, vale dizer, a confiana absoluta na ciencia.

You might also like