You are on page 1of 6

www.pciconcursos.com.

br

www.pciconcursos.com.br

||MPU13_CBNM_01N920473||

CESPE/UnB MPU/2013

De acordo com o comando a que cada um dos itens a seguir se refira, marque, na folha de respostas, para cada item: o campo designado com o cdigo C, caso julgue o item CERTO; ou o campo designado com o cdigo E, caso julgue o item ERRADO. A ausncia de marcao ou a marcao de ambos os campos no sero apenadas, ou seja, no recebero pontuao negativa. Para as devidas marcaes, use a folha de respostas, nico documento vlido para a correo das suas provas. Nos itens que avaliam noes de informtica, a menos que seja explicitamente informado o contrrio, considere que todos os programas mencionados esto em configurao-padro, em portugus, e que no h restries de proteo, de funcionamento e de uso em relao aos programas, arquivos, diretrios, recursos e equipamentos mencionados.

CONHECIMENTOS BSICOS
1

O Conselho Nacional de Justia (CNJ) o melhor exemplo de que a reforma do Poder Judicirio no est estagnada. Dez anos atrs, poca em que ainda se discutia a criao do conselho, ao qual cabia o epteto rgo de controle externo do Judicirio, a existncia de um rgo nesses moldes, para controlar a atuao do Poder Judicirio, gerava polmica. Atualmente, o CNJ no s se tornou realidade, como ainda citado em outro contexto. O rgo goza hoje de alto conceito como ferramenta de planejamento. verdade que subsistem controvrsias acerca dos limites de sua atuao, mas elas permanecem em segundo plano diante de medidas moralizadoras por ele determinadas, como o combate ao nepotismo e aos supersalrios, alm da aplicao de penalidades aos magistrados. Antes, os quase cem tribunais do pas funcionavam sem nenhuma coordenao, e pouco s vezes, nada se sabia sobre eles. No havia certeza sequer a respeito do total de processos, juzes e recursos. A partir da elaborao de relatrios como o Justia em Nmeros, o CNJ pde, por exemplo, criar metas para desatar os ns da justia brasileira. Uma delas, de 2009, previa o julgamento de todos os processos distribudos antes de 2006. Identificaram-se quase 4,5 milhes de casos; 90% deles j foram julgados.
Folha de S.Paulo, Editorial, 7/4/2013 (com adaptaes).

Inalterado desde a redemocratizao, o sistema poltico brasileiro est finalmente diante de uma oportunidade concreta de mudanas, principalmente em relao a aspectos que do margem a uma srie de deformaes e estimulam a corrupo j a partir do perodo de campanha eleitoral. Se as restries histricas s transformaes no prevalecerem, a Cmara dos Deputados dever dar incio ao debate sobre uma srie de inovaes com chance de valerem j para as prximas eleies. Mais uma vez, questes importantes como o voto facultativo e o distrital ficaro de fora, o que faz que as atenes se concentrem em aspectos mais polmicos, como o financiamento pblico de campanha, a partir da criao de um fundo proposto por meio de projeto de lei. Se a inteno mesmo reduzir as margens para desvios de dinheiro, importante que as pretenses, nesse e em outros pontos, sejam avaliadas com objetividade e sem prejulgamentos.
Zero Hora, 8/4/2013.

10

10

13

13

16

16

19

Julgue os itens a seguir, relativos s informaes e estruturas lingusticas do texto acima.


6

22

Infere-se da leitura do texto que h a possibilidade de persistirem as restries s transformaes do sistema poltico brasileiro.

Em se concentrem (R.11) e Se a inteno (R.13), o vocbulo se desempenha a mesma funo: introduzir orao condicional.

Em relao s informaes e estruturas lingusticas do texto acima, julgue os itens que se seguem.
1 8

Estariam mantidas a correo gramatical e a coerncia do texto se, feitos os devidos ajustes de maisculas e minsculas, o trecho Inalterado desde a redemocratizao (R.1) fosse deslocado e inserido, entre vrgulas, imediatamente aps brasileiro (R.2).

Prejudica-se a correo gramatical do texto ao se substituir Identificaram-se (R.23) por Foram identificados. Prejudica-se a correo gramatical do texto ao se substituir a expresso Dez anos atrs (R.3) por H dez anos.
9

Mantm-se a correo gramatical do texto ao se substituir o trecho a uma srie (R.4) por uma srie, dado o carter facultativo do emprego do sinal indicativo de crase nesse caso.

O vocbulo epteto (R.4) introduz uma expresso que qualifica e explica a funo do CNJ. No segundo pargrafo, o segmento O rgo (R.9) retoma, por coeso, o termo antecedente CNJ (R.8). Subentende-se das informaes do texto que a palavra Antes (R.16) remete a perodo recente, quando o CNJ, j criado, ainda no gozava do prestgio que tem hoje.

10

Na linha 6, o emprego do sinal indicativo de crase em s transformaes justifica-se porque o termo restries exige complemento regido pela preposio a e a palavra transformaes est precedida de artigo definido feminino no plural.
1

www.pciconcursos.com.br

||MPU13_CBNM_01N920473||
1

CESPE/UnB MPU/2013

Depender da adeso dos demais ministros o xito de um apelo feito pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), para que seja extinta a prtica de esconder os nomes de

Acerca das caractersticas gerais dos diversos tipos de comunicao oficial, julgue os itens seguintes.
16

investigados em inquritos criminais na mais alta corte do pas.


17

Nas comunicaes oficiais dirigidas a ministros de tribunais superiores, deve-se empregar o vocativo Senhor Ministro. Comunicaes oficiais emitidas pelo chefe do Poder Judicirio e pelo chefe do Poder Legislativo devem conter, ao final, no espao reservado identificao do signatrio, o nome e o cargo da autoridade que as expede. A exposio de motivos consiste na principal forma de comunicao entre os ministros de Estado e o presidente da Repblica. Comunicaes oficiais, utilizadas para a comunicao entre rgos do servio pblico ou entre rgos do servio pblico e o pblico em geral, podem ser emitidas tanto pela administrao pblica quanto pelos cidados. Para atender exigncia de uniformidade, um dos atributos da redao oficial, os expedientes oficiais de qualquer tipo devem ser estruturados conforme o padro ofcio de diagramao.

Ele defende que o STF deve livrar-se do costume de manter identidades em segredo, ou estar contrariando todos os
7

esforos em busca de maior transparncia. Enfatiza o ministro


18

que o bom senso recomenda a mudana, mesmo que alguns dos integrantes do Supremo defendam a manuteno do
10

procedimento adotado em 2010. ultrapassado o entendimento de que, ao no identificar os investigados, o STF estaria protegendo pessoas

19

13

que, no desfecho dos processos, poderiam vir a ser absolvidas ou ter seus casos arquivados. Por essa norma, os investigados so identificados apenas pelas iniciais, como se o STF

20

16

estivesse, de alguma forma, resguardando acusados de algum delito. Assegura o presidente que a presuno de inocncia no justifica o que define como opacidade que prevalece no

No que se refere tica no servio pblico, julgue os itens que se seguem.


21

19

mbito dos processos criminais no Supremo. Reverter essa restrio significa, segundo a

argumentao do ministro, ser transparente no s para a


22

justia, mas tambm para toda a sociedade.


Zero Hora, 8/4/2013.

Considere a seguinte situao hipottica. O chefe de determinada repartio pediu a um subordinado, que estava de sada para comprar um lanche em estabelecimento localizado no prprio rgo, que fosse at o supermercado mais prximo comprar fraldas. Para agradar o chefe, o subordinado prontamente atendeu a solicitao. Nessa situao, o chefe no cometeu falta tica, pois o subordinado j estava de sada para satisfazer um interesse pessoal. O servidor que se valer do cargo que ocupa para lograr proveito pessoal indevido responder por ato de improbidade administrativa que importa enriquecimento ilcito. Ao colher, em seu local de trabalho, assinaturas em um abaixo-assinado para pleitear a substituio do coordenador de sua repartio, o servidor pblico no agir de maneira antitica, j que o direito de livre expresso lhe garantido por lei. O servidor que, j tendo sido advertido por diversas vezes por condutas antiticas no trabalho, incorra em insubordinao grave em servio poder ser suspenso ou demitido. Cometer crime de improbidade administrativa que importa em enriquecimento ilcito a servidora pblica que induzir o Estado a adquirir, por preo superior ao de mercado, cartucho de impressora de empresa pertencente a seu familiar. Cometer ato de improbidade administrativa que atenta contra os princpios da administrao pblica o servidor pblico que revelar a seus familiares, durante um jantar em famlia, os detalhes de processo que tramite em segredo de justia contra seu chefe e do qual tenha tomado conhecimento em razo de suas atribuies.
2

22

Com base na leitura do texto acima, julgue os itens a seguir.


11

No trecho Enfatiza o ministro que o bom senso recomenda a mudana (R.7-8), mantm-se a informao original e a correo gramatical do perodo ao se substituir que o por cujo.

23

24

12

A substituio de vir a ser (R.13) por virem a serem prejudicaria a correo gramatical do perodo.
25

13

No trecho justifica o que define (R.18), o pronome o poderia ser corretamente substitudo por aquilo.

14

Na linha 1, a expresso o xito exerce funo sinttica de complemento direto da forma verbal Depender.

26

15

Seria mantida a correo gramatical do texto, caso a forma verbal manter (R.5) fosse flexionada no plural manterem.

www.pciconcursos.com.br

||MPU13_CBNM_01N920473||

CESPE/UnB MPU/2013

Considerando a situao mostrada na figura acima, que reproduz parte de uma janela do MPU no Internet Explorer, julgue os itens seguintes.
27

Acerca dos direitos, das garantias e das prerrogativas dos membros do MPU, julgue os prximos itens. Nesse sentido, considere que a sigla CF, doravante, sempre que empregada, refere-se Constituio Federal de 1988.
37

O complemento MSXML, exibido como alerta na pgina acima, indica a existncia de vrus, no devendo, portanto, ser executado. O navegador Internet Explorer no pode ser executado no sistema operacional Linux, visto ter sido criado exclusivamente para ser executado no ambiente Windows. Os textos, mas no as imagens publicadas do stio em questo, podem ser inseridos no editor de texto do ambiente LibreOffice. Ao se clicar a opo , possvel adicionar a pgina do MPU lista de endereos favoritos.

Aos membros do MP garantida constitucionalmente a vitaliciedade aps dois anos de exerccio no cargo, ressalvada a perda do cargo por sentena judicial transitada em julgado.

28

29

38

Uma das garantias estabelecidas pela CF aos membros do MP a inamovibilidade absoluta.

30

39

Procurador da Repblica que tenha ingressado na carreira aps a promulgao da CF poder exercer o cargo de secretrio estadual de segurana pblica, desde que esteja em disponibilidade.

A respeito de segurana, organizao e gerenciamento de informaes, arquivos, pastas e programas, julgue os itens que se seguem.
31

O firewall atua interceptando conexes no autorizadas e(ou) nocivas em uma rede, impedindo, assim, que elas se propaguem. Replicar documento em pendrive consiste em procedimento de becape. Embora os Ministrios Pblicos (MPs) junto aos tribunais de contas sejam rgos autnomos e independentes do MPU e dos MPs dos estados, aplicam-se aos seus membros os mesmos direitos, vedaes e forma de investidura. A CF autoriza o MPU a exercer a representao judicial da Fundao Nacional do ndio em casos excepcionais e relacionados defesa dos direitos das populaes indgenas. O procurador-geral de justia do Distrito Federal (DF) poder ser destitudo antes do trmino do seu mandato, mediante representao do governador do DF e deliberao da maioria absoluta da Cmara Legislativa do DF. O procurador-geral da Repblica, nomeado pelo presidente da Repblica entre integrantes do MPU com mais de trinta e cinco anos de idade, aps a aprovao de seu nome pela maioria absoluta dos membros do Senado Federal, exercer a chefia do MPU.

Em relao ao Conselho Nacional do Ministrio Pblico (CNMP), julgue os itens subsecutivos.


40

32

Compete ao CNMP apreciar, de ofcio ou mediante provocao, a legalidade dos atos funcionais e administrativos praticados por membros do MPU e dos MPs dos estados, podendo rev-los, fixando prazo para a adoo das providncias necessrias sua correo, ou, se for o caso, desconstitu-los.

Relativamente ao MPU, julgue os itens a seguir.


33

34

41

Comporo o CNMP, alm de membros do MPU e dos MPs dos estados, da magistratura e da advocacia, dois cidados de notvel saber jurdico e reputao ilibada, um indicado pela Cmara dos Deputados e o outro, pelo Senado Federal.

35

No tocante s garantias institucionais do MP, julgue o item abaixo.


42

36

Em funo da autonomia financeira e administrativa assegurada ao MP pela CF, o aumento do valor dos subsdios dos membros do rgo pode ser realizado por meio de ato normativo do procurador-geral da Repblica.
3

www.pciconcursos.com.br

||MPU13_CBNM_01N920473||

CESPE/UnB MPU/2013
RASCUNHO

Nos termos da Lei n. 8.666/1993, dispensvel a realizao de nova licitao quando no aparecerem interessados em licitao anterior e esta no puder ser repetida sem prejuzo para a administrao. Considerando apenas os aspectos desse mandamento atinentes lgica e que ele seja cumprido se, e somente se, a proposio nele contida, proposio P for verdadeira, julgue os itens seguintes.
43

O gestor que dispensar a realizao de nova licitao pelo simples fato de no ter aparecido interessado em licitao anterior descumprir a referida lei. A negao da proposio A licitao anterior no pode ser repetida sem prejuzo para a administrao est corretamente expressa por A licitao anterior somente poder ser repetida com prejuzo para a administrao. A negao da proposio No apareceram interessados na licitao anterior e ela no pode ser repetida sem prejuzo para a administrao est corretamente expressa por Apareceram interessados na licitao anterior ou ela pode ser repetida sem prejuzo para a administrao. A proposio P equivalente a Se no apareceram interessados em licitao anterior e esta no puder ser repetida sem prejuzo para a administrao, ento dispensvel a realizao de nova licitao. Supondo-se que a proposio P e as proposies A licitao anterior no pode ser repetida sem prejuzo para a administrao e dispensvel a realizao de nova licitao sejam verdadeiras, correto concluir que tambm ser verdadeira a proposio No apareceram interessados em licitao anterior.

44

45

46

47

Em razo da limitao de recursos humanos, a direo de determinada unidade do MPU determinou ser prioridade analisar os processos em que se investiguem crimes contra a administrao pblica que envolvam autoridades influentes ou desvio de altos valores. A partir dessas informaes, considerando P = conjunto dos processos em anlise na unidade, A = processos de P que envolvem autoridades influentes, B = processos de P que envolvem desvio de altos valores, CP(X) = processos de P que no esto no conjunto X, e supondo que, dos processos de P, so de B, julgue os itens a seguir.
48

so de A e

Selecionando-se ao acaso um processo em trmite na unidade em questo, a probabilidade de que ele no envolva autoridade influente ser superior a 30%. O conjunto CP(A)cCP(B) corresponde aos processos da unidade que no so prioritrios para anlise. A quantidade de processos com prioridade de anlise por envolverem, simultaneamente, autoridades influentes e desvios de altos valores inferior de processos que no so prioritrios para anlise.
4

49

50

www.pciconcursos.com.br

You might also like