You are on page 1of 6

A estabilidade num regime de doutrinas plurais a questo fundamental do liberalismo poltico.

. No entanto, o problema da instabilidade fundamental para a filosofia poltica, e uma incoerncia a requer reajustes bsicos (pgina 25)

O liberalismo poltico pressupe que, para propsitos polticos, uma pluralidade de doutrinas abrangentes e razoveis, e, ainda assim, incompatveis, seja o resultado normal do exerccio da razo humana dentro da estrutura das instituies livres de um regime democrtico constitucional O liberalismo pressupe tambm que uma doutrina abrangente e razovel no rejeita os princpios fundamentais de um regime democrtico (pgina 24).

O problema do liberalismo poltico consiste em formular uma concepo poltica de justia para um regime constitucional que a pluralidade de doutrinas razoveis caracterstica da cultura de um regime democrtico livre possa endossar (pgina 26)

RAZO PBLICA x RAZO NO-PBLICA As doutrinas razoveis compartilhadas por todos, para se justificar, devem ter uma base de ampla aceitao dos cidados (portanto, deve se uma base pblica). A pergunta : em que condies essa base pblica possvel existir dado pluralismo razovel da cultura democrtica? Como apresentar o teor dessa base e mostrar por que aceitvel? (pgina 27)

IMPARCIALIDADE O liberalismo no ataca nenhuma viso razovel. Alm disso, como parte dessa imparcialidade, no deve criticar e rejeitar nenhuma teoria especfica de verdade dos julgamentos morais supe apenas que esses julgamentos sejam feitos do ponto de vista de uma doutrina moral abrangente (pgina 27)

O TERMO RAZOVEL > (1) indica um ponto de vista restrito da concepo poltica, que busca uma base de justificao pblica articulando [apenas] os valores polticos. (2) tambm indica que os princpios e ideias da concepo poltica baseiam-se nos princpios da razo prtica (ligados s interpretaes da pessoa e da sociedade sobre a organizao social) (pgina 28)

CONSTRUTIVISMO POLTICO > Os princpios de justia so resultados de um procedimento de construo (que expressa as condies indispensveis no exerccio da razo prtica) no qual as pessoas racionais regulam a estrutura bsica da sociedade. Os julgamentos se serviro desses princpios, atravs dos quais a discusso pblica de questes fundamentais poder acontecer, de forma que as decises sero razoveis. PLURALISMO RAZOAVEL > Dada a importncia poltica e social da Reforma e do Estado Moderno, o liberalismo poltico assume o pluralismo razovel como um pluralismo de doutrinas abrangentes: Regiosas e noreligiosas. Esse pluralismo no tido como algo desastroso, mas com o resultado natural das atividades da razo humana sob instituies livres e duradouras. Ver o pluralismo da razo como um desastre ver o prprio exerccio da razo em liberdade como um desastre. Na verdade, o sucesso do constitucionalismo liberal manifestou-se como a descoberta de uma nova possibilidade social: a possibilidade de uma sociedade pluralista estvel e razoavelmente harmoniosa. (pgina 32).

TOLERNCIA > Nas sociedades com instituies liberais, o autor constata que houve, na Modernidade, uma prtica pacfica e bem sucedida da

tolerncia que despertou a possibilidade de haver uma sociedade pluralista estvel e razoavelmente harmoniosa. Porm, antes (na Idade Mdia), a tolerncia era aceita como uma condio da unidade, ordem e estabilidade sociais. No caso do mundo antigo, ele no experimentou o choque entre religies salvacionistas, doutrinrias e expansionistas. (pgina 33) (Obs.: Termos equitativos de cooperao social: formas jurdicas que estabeleam condies iguais a todos os cidados de uma sociedade, respeitando a diversidade de doutrinas que eles professem.).

LIBERALISMO ABRANGENTE x LIBERALISMO ABRANGENTE Liberalismo abrangente > Filosofia moral do perodo moderno. Tanto Kant quanto Hume se encontram muito longe da viso segundo a qual somente poucos tm discernimento moral e todas as pessoas, ou a maioria delas, devem ser obrigadas a fazer o que certo por meio de sanses. (Ler o restante dos argumentos. Pgina 35). Porm, o liberalismo poltico no responde jamais as questes da filosofia moral, exceto quando afetam a maneira pela qual a cultura de base e suas doutrinas tendem a apoiar um regime constitucional. (pgina 36)

Para tratar do liberalismo poltico, Rawls inicia sua analise falando da justia poltica em uma sociedade democrtica. Ele est interessado em saber como possvel existir uma sociedade justa e estvel formada de pessoas livres e iguais. Segundo Rawls, a cultura poltica de uma sociedade sempre marcada por uma diversidade de doutrinas que so irreconciliveis. Destarte, se faz necessrio saber quais so os fundamentos da tolerncia humana, considerando esse pluralismo, e qual a melhor concepo de justia para especificar os termos equitativos de cooperao social entre os cidados livres. Rawls ressalta que diante de oposies to profundas, engendradas por diferentes religies e correntes filosficas, possa ser possvel que haja uma cooperao justa entre os cidados, entretanto, o liberalismo poltico pode apresentar essa soluo a partir de um conjunto de ideias e afins. Em primeiro lugar, ele prope dois princpios de justia. O primeiro em que as pessoas tm igual direito a liberdade bsica e o segundo em que as desigualdades sociais e econmicas devem estar vinculadas a posio de cargos abertos a todos e devem representar maior benefcio aos membros menos privilegiados da sociedade. Assim, a justia como equidade deriva de uma ideia organizadora da sociedade concebida como um sistema de cooperao social entre pessoas

livres e iguais, conectados e relacionados em todas as ideias e princpios. Tal concepo lhes possibilita especificar publicamente o que deve ser reconhecido como razes vlidas e suficientes e quais so destacadas por essa mesma concepo. Em outras palavras, a justia como equidade se apresenta como algo que pode ser compartilhada pelos cidados com base em um acordo poltico racional bem informado e voluntrio, mas que deve ser independente das doutrinas filosficas e religiosas. Pois o debate dos cidados no espao pblico sobre os fundamentos constitucionais e as questes bsicas de justia deve ser pautada em princpios e valores polticos e no metafsicos. Para Rawls, o liberalismo politico tem por objetivo uma concepo politica de justia que se constitua numa viso auto-sustentvel, no negando a existncia de outros valores que se apliquem ao familiar, ou ao pessoal, mas agindo congruente com esses valores. Para ele, uma concepo politica apresenta 3 caractersticas bsicas. Em primeiro lugar, uma concepo poltica de justia precisa se aplicar a estrutura bsica da sociedade (instituies polticas, sociais e econmicas de uma sociedade), em segundo lugar, aparece como uma viso auto-sustentada, ou seja, tenta elaborar uma concepo razoavel somente para a estrutura bsica e no envolve, na medida do possvel, nenhum compromisso mais amplo com qualquer outra doutrina. E em terceiro lugar, o contedo de uma concepo politica expresso por meio de certas ideias fundamentais vistas como implcitas na cultura poltica pblica de uma sociedade democrtica. Assim, a justia como equidade parte de uma tradio politica e assume como ideia fundamental de sociedade como um sistema equitativo de cooperao ao longo do tempo, de uma gerao at a seguinte. A fim de descobrir a concepo tradicional de justia, ou que variante dessas concepes especifica os princpios mais adequados para realizar a liberdade e a igualdade, Rawls intruduz o conceito de posio original. De acordo com Rawls, a justia como equidade retoma a doutrina do contrato social e adota uma variante nos termos equitativos da cooperao social, concebidos como um acordo entre as partes envolvidas, longe da ameaa da coero, da fora ou da fraude. Alm disso, nesse acordo, no deve haver vantagem de barganha maior entre uma pessoa e outra. Entretanto, segundo Rawls, h uma dificuldade para encontrar um ponto de vista apartado dessa estrutura bsica abrangente, a partir do qual equitativo entre pessoas livres e iguais possa ser estabelecido. A esse ponto de vista, Rawls define como vu da ignorncia. Motivo pelo qual, a posio original deve abstrair as

contigncias do mundo social e no ser afetada para manter um acordo sobre princpios que ho de regular as instituies da prpria estrutura bsica. Assim, a posio original apenas um artifcio de representao que descreve as partes, cada qual responsvel pelos interesses essenciais de um cidado livre e igual, numa situao equitativa, alcanando um acordo de boas razes. A ideia usar a posio original para representar tanto a liberdade e a igualdade quanto as restries s razes apresentadas e de maneira tal que se tornem perfeitamente evidente qual acordo seria feito pelos cidados. A ideia de posio original serve como meio de reflexo e auto-esclarecimento pblico, ajuda-nos a elaborar o que pensamos agora, desde que sejamos capazes de ter uma viso clara e ordenada. O que nos possibilita estabelecer uma coerncia maior entre todos os nossos julgamentos de uma forma mais profunda, chegando a um acordo mais amplo uns com os outros.

You might also like