You are on page 1of 33

SIIFSE

Manual do Utilizador QREN

Verso 3.0 31 de Outubro de 2011

SIIFSE - Manual do Utilizador QREN

1 Acesso ao SIIFSE
1.1 Homepage do SIIFSE
O acesso ao Sistema efectuado atravs do endereo https://siifse.qren.igfse.pt Na homepage o utilizador tem a possibilidade de aceder ao mdulo j existente referente ao QCAIII, ou optar por aceder ao mdulo relativo ao QREN. Adicionalmente os utilizadores promotores podem aceder pgina (Pedir Palavra-passe) para efectuar o seu registo no Sistema e obter um utilizador e uma palavra-passe de forma a poderem aceder aplicao.

O acesso aplicao no mdulo QREN ou no mdulo QCAIII efectuado atravs do link correspondente, sendo transferido para a pgina inicial de cada um dos perodos de programao. Os registos dos utilizadores existentes actualmente no Sistema mantm-se, podendo os mesmos aceder ao Sistema nos dois mdulos da aplicao. Para os utilizadores com perfil promotor (entidades titulares), o perfil de entrada no QREN anlogo ao do QCAIII. Para os utilizadores dos tipos Central e Gestor, o perfil associado no QCAIII mantm-se, sendo necessrio efectuar a sua 2 de 33

SIIFSE - Manual do Utilizador QREN

parametrizao para o QREN. No caso de um utilizador que no tenha perfil associado no QREN, ser disponibilizada uma mensagem de alerta a informar do facto e impedido o seu acesso aplicao no mdulo QREN. Por outro lado, utilizadores com perfil Central ou Gestor que sejam criados no QREN, no podem aceder ao Sistema no mdulo QCAIII.

1.1.1 Operaes Possveis


So disponibilizadas as seguintes operaes: Barra de Menu: o o Opo de Menu Pedir Palavra-passe para aceder pgina Pedir Palavra-passe; Opo de Menu Recuperar Palavra-passe para aceder pgina Recuperar Palavra-passe; rea de Navegao Lateral Esquerda: o Boto Ajuda para acesso a uma janela com um conjunto de instrues e esclarecimentos; rea de Navegao Lateral Direita: o Link Help Desk para aceder pgina com os contactos do IGFSE e POs;

rea de Navegao Central: o o o Logo QCAIII para aceder pgina inicial do mdulo QCAIII; Logo QREN para aceder pgina inicial do mdulo QREN; Link clique aqui (verificar se est registado) para aceder pgina Verificar Registo.

1.1.2 Processo
O utilizador tem as seguintes opes de navegao: Ao clicar no Logo QCAIII acedemos ao mdulo QCAIII; Ao clicar no Logo QREN acedemos ao mdulo QREN; Ao clicar no link clique aqui (verificar se est registado) acedemos pgina Verificar Registo.

3 de 33

SIIFSE - Manual do Utilizador QREN

1.2 Pgina Inicial QCAIII

Ao optar por aceder ao QCAIII, o utilizador redireccionado para a respectiva pgina inicial. Para aceder ao Sistema o utilizador necessita de inserir o utilizador e a palavra-passe. Na eventualidade do utilizador se ter enganado no mdulo que quer aceder, disponibilizado um link para a pgina inicial do QREN.

1.2.1 Operaes Possveis


So disponibilizadas as seguintes operaes: Boto Entrar para aceder aplicao no mdulo QCAIII; Boto Cancelar para fazer reset informao introduzida no ecr; Boto Incio para voltar homepage do SIIFSE; Link QREN para aceder directamente pgina inicial da aplicao QREN.

1.2.2 Validaes
So efectuadas as seguintes validaes: Ao confirmar no boto Entrar os campos utilizador e palavra-passe tm que se encontrar preenchidos; O utilizador tm que estar registado no Sistema e a sua palavra-passe tem que se encontrar correctamente digitada;

4 de 33

SIIFSE - Manual do Utilizador QREN

Caso o utilizador no tenha ainda perfil QREN atribudo, o acesso -lhe vedado, sendo-lhe exposta uma mensagem: O utilizador no pode aceder rea pretendida. Dever contactar a sua rea de gesto para assegurar a correcta configurao..

1.2.3 Processo
O utilizador tem as seguintes opes de navegao: Entrar faz login no SIIFSE mdulo QCAIII acedendo s funcionalidades que esto associadas ao perfil do respectivo utilizador; Caso a password do utilizador seja idntica atribuda aquando da criao do utilizador, seja pela funcionalidade de criao de novos utilizadores, seja por emisso do ofcio, o utilizador, aps o login redireccionado para a pgina de alterao de password. dado ao utilizador um alerta, sugerindo que a sua conta ser inactivada caso no modifique a password; Caso o utilizador no modifique a sua palavra-passe mais de 90 dias, aps o login redireccionado para a pgina de alterao de password; dado ao utilizador um alerta, sugerindo que a sua conta ser inactivada caso no modifique a password; Caso o utilizador no tenha os dados de registo completo de acordo com o novo formulrio de registo de entidades QREN, ou seja um utilizador QCAIII ou efectuou apenas o registo provisrio, redireccionado para a pgina de registo de entidade; este redireccionamento efectuado sempre que a entidade no tenha sido aprovada pelo IGFSE e no exista pelo menos um registo pendente de aprovao.

1.3 Pgina Inicial QREN

5 de 33

SIIFSE - Manual do Utilizador QREN

Ao optar por aceder ao QREN, o utilizador redireccionado para a respectiva pgina inicial. Para aceder ao Sistema o utilizador necessita de inserir o utilizador e a palavra-passe. Na eventualidade do utilizador se ter enganado no mdulo que quer aceder, disponibilizado um link para a pgina inicial do QCAIII.

1.3.1 Operaes Possveis


So disponibilizadas as seguintes operaes: Boto Entrar para aceder aplicao no mdulo QREN; Boto Cancelar para fazer reset informao introduzida no ecr; Boto Incio para voltar homepage do SIIFSE; Link QCAIII para aceder directamente pgina inicial da aplicao QCAIII.

1.3.2 Validaes
So efectuadas as seguintes validaes: Ao confirmar no boto Entrar os campos utilizador e palavra-passe tm que se encontrar preenchidos; O utilizador tem que estar registado no Sistema e a sua palavra-passe tem que se encontrar correctamente digitada.

1.3.3 Processo
O utilizador tem as seguintes opes de navegao: Entrar faz login no SIIFSE mdulo QREN acedendo s funcionalidades que esto associadas ao perfil do respectivo utilizador; Cancelar no efectua o login no SIIFSE e limpa todos os campos e mensagens de erro existentes.

6 de 33

SIIFSE - Manual do Utilizador QREN

1.4 Recuperar Palavra-Passe

Nesta pgina sero transmitidas as instrues necessrias para o utilizador promotor recuperar a palavra-passe.

1.4.1 Operaes Possveis


So disponibilizadas as seguintes operaes: Boto Incio para aceder pgina de incio Homepage.

7 de 33

SIIFSE - Manual do Utilizador QREN

1.5 Verificar Registo de Entidade

Atravs desta funcionalidade o utilizador poder verificar que j se encontra registado.

1.5.1 Operaes Possveis


So disponibilizadas as seguintes operaes: Boto Incio para aceder pgina de incio Homepage; Pesquisar para verificar se a entidade j se encontra registada; Link clique aqui (esqueceu palavra-passe) para aceder pgina Recuperar Palavrapasse; Link clique aqui (obter palavra-passe) para aceder pgina Pedir Palavra-passe.

1.5.2 Validaes
So efectuadas as seguintes validaes: Verificar se o Nmero de Identificao Fiscal introduzido vlido.

1.5.3 Processo
O utilizador tem as seguintes opes de navegao: Pesquisar verifica se a entidade j se encontra registada, devolvendo uma mensagem de acordo com o resultado da pesquisa.

8 de 33

SIIFSE - Manual do Utilizador QREN

1.6 Pedir Palavra-Passe

Para um novo utilizador promotor se registar no SIIFSE dever solicitar as credenciais de acesso. atravs desta funcionalidade que possvel efectuar essa operao. Os dados recolhidos so os seguintes: N de Identificao Fiscal; Nome; E-mail; Telefone; Fax; Endereo; Cdigo Postal; Cdigo de Validao.

Aps o preenchimento correcto dos referidos dados, disponibilizado um utilizador e a respectiva palavra-passe, de forma a ser possvel aceder ao Sistema. As credenciais de acesso ao Sistema so comuns, sendo possvel a um utilizador aceder aplicao tanto na vertente QCAIII, como na vertente QREN.

9 de 33

SIIFSE - Manual do Utilizador QREN

A mudana da palavra-passe por parte do utilizador obrigatria aquando do primeiro acesso aplicao no mdulo QREN, sendo o utilizador redireccionado para a respectiva funcionalidade.

1.6.1 Operaes Possveis


So disponibilizadas as seguintes operaes: Boto Incio para aceder pgina de incio Homepage; Confirmar para registar/alterar a informao inserida no ecr; Cancelar para fazer reset informao introduzida no ecr.

1.6.2 Validaes
So efectuadas as seguintes validaes: Os campos assinalados com asterisco so de preenchimento obrigatrio; A insero do Cdigo de validao por parte do utilizador dever ser igual ao disponibilizado no ecr aquando do pedido se palavra-passe; Dimenses dos campos; verificada a existncia do registo do N de Identificao Fiscal na base de dados. Caso o mesmo j exista disponibilizada uma mensagem a informar o utilizador dessa situao. Assim como verificado se o nmero fiscal introduzido vlido.

1.6.3 Processo
O utilizador tem as seguintes opes de navegao: Confirmar regista a informao digitada no ecr e navega para a pgina a Credenciais de Acesso;

10 de 33

SIIFSE - Manual do Utilizador QREN

1.7 Credenciais de Acesso

Nesta pgina sero disponibilizadas as credenciais de acesso ao utilizador.

1.7.1 Operaes Possveis


So disponibilizadas as seguintes operaes: Boto Incio para aceder pgina de incio Homepage; Link clique aqui (imprimir) permite imprimir as credencias de acesso ao SIIFSE disponibilizadas no ecr; Link clique aqui (pgina inicial) para aceder Homepage.

1.7.2 Processo
O utilizador tem as seguintes opes de navegao: Link clique aqui (imprimir) Imprime as credenciais de acesso ao SIIFSE disponibilizadas no ecr; Link clique aqui (pgina inicial) acesso Homepage. 11 de 33

SIIFSE - Manual do Utilizador QREN

1.8 Help Desk

Nesta pgina sero disponibilizados os contactos do IGFSE e dos POs.

1.8.1 Operaes Possveis


So disponibilizadas as seguintes operaes: Boto Incio para aceder pgina de incio Homepage.

12 de 33

SIIFSE - Manual do Utilizador QREN

1.9 Alterao de Palavra-Passe

O ecr Alterao da password do utilizador destina-se exclusivamente alterao da password do utilizador activo (por utilizador activo entende-se o utilizador que efectua o login no sistema). Esta pgina acedida atravs do menu Gesto de Acessos ou apresentada obrigatoriamente ao utilizador do Sistema sempre que: a palavra-passe seja igual inicialmente gerada (seja por via da criao de utilizadores, ou por via da gerao de ofcio para entidades promotoras); aps noventa dias da ltima actualizao.

O ecr apresenta os dados do utilizador (Utilizador ou login e Nome do Utilizador) e solicita o preenchimento da palavra-passe antiga, bem como a palavra-passe nova, tambm aqui ser necessrio confirmar a palavra-passe introduzida. Sempre que a entidade no tenha os dados de registo de entidade completos, de acordo com o novo formulrio QREN, ser, aps modificar a password, redireccionado para a pgina de registo de dados da entidade.

1.9.1 Operaes Possveis


So disponibilizadas as seguintes operaes: Confirmar para confirmar a alterao da password; Cancelar para fazer reset informao introduzida no ecr; 13 de 33

SIIFSE - Manual do Utilizador QREN

Boto lateral Listagem para retornar pgina de Administrao utilizadores. Link Normas de Utilizao SIIFSE abre uma nova janela com a Poltica de Privacidade e Termos de Utilizao fornecida pelo IGFSE.

1.9.2 Alertas
No caso do utilizador no corresponder ao comportamento esperado, o sistema prev os seguintes alertas:

No caso da palavra-passe antiga introduzida no corresponder mesma aparecer a mensagem A palavra-passe antiga introduzida no est correcta.; No caso da nova palavra-passe introduzida ter menos de 8 caracteres aparecer a mensagem A nova palavra-passe tem que ter no mnimo 8 caracteres; No caso da confirmao da palavra-passe introduzida ser diferente da nova palavra-passe dever aparece a mensagem A confirmao da palavra-passe no coincide com a nova palavra-passe.; No caso da nova palavra-passe introduzida ser igual antiga dever aparece a mensagem A palavra-passe nova tem que ser diferente da antiga..

1.9.3 Validaes
So efectuadas as seguintes validaes: Todos os campos so de preenchimento obrigatrio; Os campos palavra-passe e confirmao de palavra-passe tm de ser iguais; O campo palavra-passe tem de ter no mnimo 8 caracteres e ser diferente da palavra-passe anterior; Validar se a palavra-passe antiga introduzida corresponde mesma. Assim, como verificar se a nova palavra-passe diferente da antiga.

1.9.4 Processo
O utilizador tem as seguintes opes de navegao: Confirmar altera a palavra-passe actual e navega para a pgina Administrao de Utilizadores.

14 de 33

SIIFSE - Manual do Utilizador QREN

2 Registo de Entidades

Este mdulo est acessvel atravs do menu Registo, sub-menu Entidades, sub-sub-menu Registo de Entidades, como ilustrado na figura acima. Este ecr apresenta a lista de Entidades, sendo disponibilizada a seguinte informao: N da Entidade; NIF; Estado; Denominao; SubEntidades; Utilizador; Data da ltima actualizao da palavra-passe; Origem; Data de Actualizao;

Os resultados da listagem podem ser filtrados com base nos critrios de pesquisa: NIF; Nmero de Entidade; Denominao; Morada; Cdigo Postal;

15 de 33

SIIFSE - Manual do Utilizador QREN

NUTS III; Estado: o o o Activa (Registo de Entidade aprovado); Pendente (Registo de Entidade a aguardar aprovao); Rejeitada (Registo de Entidade rejeitado); Registo Provisrio (Registo de Entidade em fase de alterao).

2.1.1 Operaes Possveis


So disponibilizadas as seguintes operaes: Boto lateral Alterar para alterar os dados da entidade seleccionada na listagem; Boto lateral Consultar para consultar os dados da entidade seleccionada na listagem; Boto Pesquisar para filtrar a listagem com base nos critrios introduzidos; Boto Cancelar para fazer reset aos critrios de pesquisa;

2.1.2 Alertas
No caso do utilizador no corresponder ao comportamento esperado, o sistema prev os seguintes alertas: Ao clicar em Alterar e Consultar e, caso no tenha sido seleccionado um registo, dever aparecer a mensagem Seleccione um elemento da lista; Caso pretenda alterar uma entidade no estado Extinta, Histrico, Pendente ou Rejeitada, dever aparecer a seguinte mensagem S poder realizar essa operao para as entidades Activas..

2.1.3 Validaes
So efectuadas as seguintes validaes: Alterar e Consultar pressupe a escolha de uma entidade da lista de entidades; No possvel alterar o registo de uma entidade que esteja no estado Pendente; Para evitar mltiplos pedidos de alterao, caso exista um registo pendente de aprovao, enquanto este no for aprovado pelo IGFSE, no possvel efectuar alteraes entidade.

2.1.4 Processo
O utilizador tem as seguintes opes de navegao: Alterar navega para a pgina Registo de Entidade em modo alterar; Consultar navega para a pgina Registo de Entidade em modo consulta.

16 de 33

SIIFSE - Manual do Utilizador QREN

2.2 Registo de Entidade (Primeiro Acesso/Alterar)

17 de 33

SIIFSE - Manual do Utilizador QREN

Esta funcionalidade acedida pelo boto lateral Alterar, a partir da listagem de entidades. Permite a alterao da informao relativa Entidade, nomeadamente: Identificao da Entidade: o o o o Denominao; Acrnimo; NIF; NISS; 18 de 33

SIIFSE - Manual do Utilizador QREN

o o o o o o o

Cdigo da Repartio de Finanas Sede Social; Cdigo Postal; Telefone; Fax; E-mail; Pgina de Internet;

Caracterizao da Entidade: o o Classificao para efeitos de financiamento pblico; Dimenso da entidade (para entidades com classificao para efeitos de

financiamento pblico Outras com fins lucrativos): A entidade uma empresa? Se sim, classifique-a: PME: Se sim: o o o o o o o Capital Social; Matrcula; Data de Constituio; Incio de Actividade; Tipo de Entidade; mbito (Local, Regional, Nacional e No Aplicvel); Perfil dominante da entidade: Formadora; Empregadora; Outros Operadores; o Classificao (CAE): Actividade Principal; Actividade Secundria 1; Actividade Secundria 2; Actividade Secundria 3; Sim No Pequena Empresa Micro Empresa Sim No

Mdia Empresa

Situao em termos de contratao pblica: A entidade est abrangida pela legislao nacional relativa contratao pblica, nos termos definidos no Cdigo dos Contratos Pblicos publicado em ANEXO ao DL 18/2008 de 29 de Janeiro? Sim No

Contactos:

19 de 33

SIIFSE - Manual do Utilizador QREN

o o o o o o o

Pessoa a contactar; Cargo; Endereo; Cdigo Postal; Telefone; E-mail; Fax.

2.2.1 Operaes Possveis


So disponibilizadas as seguintes operaes: Boto Confirmar para inserir/alterar a informao inserida no ecr; Boto Cancelar para fazer reset informao introduzida no ecr; Boto Pesquisar para pesquisar a localidade, o concelho e o distrito do cdigo postal inserido; Boto lateral Listagem para retornar lista de Entidades; Caso a entidade tenha mais do que uma linha de histrico, disponibilizado um link que permite visualizar os ecrs acima em modo de consulta para cada linha de histrico.

2.2.2 Validaes
So efectuadas as seguintes validaes: Dimenses dos campos; Os seguintes campos so de preenchimento obrigatrio: o o o o o o o o o o o o o Denominao Social; NIF; NISS; Sede Social; Cdigo Postal (no so permitidos de apartados); Telefone; Classificao para efeitos de financiamento pblico; Dimenso da Entidade; Data de Incio de Actividade; Tipo de Entidade; mbito; Perfil Dominante; CAE da Actividade Principal;

O NIF tem que ser um NIF vlido; O e-mail tem de ter o formato adequado a um e-mail vlido, com @ e pelo menos um . depois do @; 20 de 33

SIIFSE - Manual do Utilizador QREN

Os cdigos postais tm que ser vlidos (no so permitidos apartados na morada da sede social da empresa);

2.2.3 Processo
O utilizador tem as seguintes opes de navegao: Listagem regressa lista de Entidades; Confirmar regista a informao introduzida no ecr sendo efectuadas todas as validaes, para prever o caso de o utilizador no ter preenchido todos os dados da entidade. Caso todos os campos obrigatrios estejam preenchidos, criado um registo no estado Pendente, devendo o utilizador proceder de acordo com a informao disponibilizada, conforme imagem seguinte.

21 de 33

SIIFSE - Manual do Utilizador QREN

3 Indicadores de Actividade
O acesso funcionalidade feito atravs da entrada de menu Registo, sub-menu Indicadores Actividade, conforme ilustrado na figura abaixo.

3.1 Indicadores de Actividade por Ano

Este ecr apresenta uma listagem com os anos de actividade da Entidade, para os quais ser possvel consultar ou inserir/alterar indicadores de actividade (o ano inicial o ano de incio de actividade no registo de pessoas), a lista apresenta o ano e a data na qual foi feita a ltima actualizao dos indicadores.

3.1.1 Operaes Possveis


So disponibilizadas as seguintes operaes: Boto lateral Alterar para inserir/alterar os indicadores de actividade para o ano seleccionado na listagem;

22 de 33

SIIFSE - Manual do Utilizador QREN

Boto lateral Consultar para consultar os indicadores de actividade para o ano seleccionado na listagem.

3.1.2 Alertas
No caso do utilizador no corresponder ao comportamento esperado, o sistema prev o seguinte alerta: Ao clicar em Alterar ou Consultar no caso de no seleccionar previamente um registo da lista dever aparecer a mensagem Tem que seleccionar um registo da lista..

3.1.3 Validaes
So efectuadas as seguintes validaes: Alterar e Consultar pressupe a escolha do ano a que se referem os indicadores.

3.1.4 Processo
O utilizador tem as seguintes opes de navegao: Alterar navega para a pgina Indicadores Ano (xxxx) em modo de edio; Consultar navega para a pgina Indicadores Ano (xxxx) em modo de consulta.

23 de 33

SIIFSE - Manual do Utilizador QREN

3.2 Indicadores

O presente ecr o primeiro de um conjunto de quatro ecrs e apresenta informao sobre os indicadores e caracterizao (NIF e denominao) da entidade estando a informao

disponibilizada, relativa aos indicadores, dependente do tipo de entidade, assim: Para entidades com fins lucrativos a informao disponvel : Vendas Lquidas + prestaes de servios; Imobilizado corpreo e incorpreo; Despesas com pessoal; Situao lquida.

Para entidade sem fins lucrativos a informao disponvel : Origem: o o o o o Quotizaes; Subsdios; Donativos; Outras Origens; Total; 24 de 33

SIIFSE - Manual do Utilizador QREN

Outros indicadores: o o o Associados; Beneficirios; Utilizadores; Outros.

3.2.1 Operaes Possveis


So disponibilizadas as seguintes operaes: Confirmar para inserir/alterar a informao inserida no ecr; Cancelar para fazer reset informao introduzida no ecr; Boto lateral Listagem para retornar listagem Indicadores de Actividade por Ano.

3.2.2 Alertas
No caso do utilizador no corresponder ao comportamento esperado, o sistema prev os seguintes alertas: Ao confirmar os dados e no caso dos valores registados serem menos que zero dever aparecer a mensagem Os valores introduzidos devem ser maiores ou iguais a zero..

3.2.3 Validaes
So efectuadas as seguintes validaes: Os valores introduzidos devem ser maiores ou iguais a zero; Dimenses dos campos

3.2.4 Processo
O utilizador tem as seguintes opes de navegao: Listagem regressa listagem Indicadores de Actividade por Ano; Confirmar regista a informao introduzida no ecr e navega para o ecr Dados sobre emprego.

25 de 33

SIIFSE - Manual do Utilizador QREN

3.3 Dados sobre o Emprego

26 de 33

SIIFSE - Manual do Utilizador QREN

Neste ecr introduzida a informao relativa aos Dados sobre Emprego, estando a informao disponibilizada dependente do tipo de entidade, designadamente: Para entidades com fins lucrativos a informao disponvel : Pessoal ao Servio por natureza de funes: o o o o o o Gestores; Pessoal de Produo e reas afins; Pessoal Administrativo e Financeiro; Pessoal da rea Comercial; Outro Pessoal; Total;

Pessoal ao Servio por Nvel de Qualificao: o o o o o o o o o Quadros Superiores; Quadros Mdios; Encarregados, Contramestres, Chefes de Equipa; Profissionais altamente qualificados; Profissionais semi qualificados; Profissionais no qualificados; Praticantes e aprendizes; Nvel Desconhecido; Informao no disponvel.

Para entidades que responderam afirmativamente a pergunta A entidade uma empresa? no registo de pessoas a informao disponvel : N de Efectivos (assalariados, equiparados a assalariados, proprietrios gestores e scios com actividade regular). Para todas as entidades a informao disponvel : Pessoal ao Servio por Grau de Habilitao Acadmica: o o o o o o o o At ao 1 Ciclo do Ensino Bsico; 2 e 3 Ciclos do Ensino Bsico; Ensino Secundrio; Bacharelato; Licenciatura; Mestrado; Doutoramento; Grau desconhecido; Informao no disponvel.

27 de 33

SIIFSE - Manual do Utilizador QREN

3.3.1 Operaes Possveis


So disponibilizadas as seguintes operaes: Confirmar para inserir/alterar a informao inserida no ecr; Cancelar para fazer reset informao introduzida no ecr; Boto lateral Listagem para retornar pgina Indicadores de Actividade por Ano.

3.3.2 Alertas
No caso do utilizador no corresponder ao comportamento esperado, o sistema prev os seguintes alertas: Ao confirmar os dados e no caso dos valores registados serem menos que zero dever aparecer a mensagem Os valores introduzidos devem ser maiores ou iguais a zero..

3.3.3 Validaes
So efectuadas as seguintes validaes: Os valores introduzidos tm de ser maiores ou iguais a zero; Dimenses dos campos; No Pessoal ao Servio por Nvel de Qualificao caso o campo Informao no disponvel seja preenchido os restantes campos no devero conter valores, ou se um destes ltimos se encontrar preenchido o campo Informao no disponvel no dever conter valores; No Pessoal ao Servio por Grau de Habilitao Acadmica caso o campo Informao no disponvel seja preenchido os restantes campos no devero conter valores, ou se um destes ltimos se encontrar preenchido o campo Informao no disponvel no dever conter valores.

3.3.4 Processo
O utilizador tem as seguintes opes de navegao: Confirmar regista a informao introduzida no ecr e navega para o ecr Dados sobre a Formao.

28 de 33

SIIFSE - Manual do Utilizador QREN

3.4 Dados sobre a Formao

Neste ecr introduzida a informao relativa s actividades de carcter formativo desenvolvidas pelas entidades, designadamente: Custo Total da Formao e Apoios Recebidos: o o o o o o o o Contribuio Privada; Fundo Social Europeu; Oramento da Segurana Social; Oramento de Estado; Contribuio Regional; Contribuio Local; Outros Apoios; Total;

Caracterizao das pessoas abrangidas por Aces de Formao Profissional Situao Face ao Emprego: o Empregados Conta de Outrem: Internos /Externos; o Empregados por conta Prpria;

29 de 33

SIIFSE - Manual do Utilizador QREN

Desempregados: Procura 1 Emprego; Procura Novo Emprego: DLD / No DLD;

Inactivos: A frequentarem aces de educao ou formao; Outros.

3.4.1 Operaes Possveis


So disponibilizadas as seguintes operaes: Confirmar para inserir/alterar a informao inserida no ecr; Cancelar para fazer reset informao introduzida no ecr; Boto lateral Listagem para retornar listagem Indicadores de Actividade por Ano.

3.4.2 Alertas
No caso do utilizador no corresponder ao comportamento esperado, o sistema prev os seguintes alertas: Ao confirmar os dados e no caso dos valores registados serem menos que zero dever aparecer a mensagem Os valores introduzidos devem ser maiores ou iguais a zero..

3.4.3 Validaes
So efectuadas as seguintes validaes: Os valores introduzidos tm de ser maiores ou iguais a zero; Dimenses dos campos.

3.4.4 Processo
O utilizador tem as seguintes opes de navegao: Confirmar regista a informao digitada no ecr e navega para o ecr Dados sobre a Actividade Desenvolvida.

30 de 33

SIIFSE - Manual do Utilizador QREN

3.5 Dados sobre a Actividade Desenvolvida

31 de 33

SIIFSE - Manual do Utilizador QREN

Neste ecr introduzida a informao relativa aos Dados sobre a Actividade Desenvolvida, estando a informao disponibilizada dependente do perfil dominante da entidade e Aco Tipo, designadamente: Para todas as entidades com perfil dominante Empregadora a informao disponvel : Actividade Formativa: o o o o Tem estrutura de formao; Tem quadro de formadores permanentes; N de formadores eventuais; N de pessoas que frequentam aces de formao promovidas pela entidade, recolhendo informao para formao interna e externa; Para todas as entidades com candidaturas apresentadas s Aces Tipo: o o 3.1.1.0, 8.3.1.1. e 9.3.1.1 Programas de Formao Consultoria; 3.1.2.0, 8.3.1.2. e 9.3.1.2 Programas de Formao Conselho;

a informao disponvel : Actividade de Consultoria e de I&D nas reas de formao e dos recursos humanos: o o o o o o Tem quadro de consultores permanentes; N de consultores eventuais; Tem metodologias de interveno (Prprias e Patenteadas); Descrio dos trabalhos de consultoria e I&D; Descrio dos maiores clients; Lista de publicaes.

3.5.1 Operaes Possveis


So disponibilizadas as seguintes operaes: Confirmar para inserir/alterar a informao inserida no ecr; Cancelar para fazer reset informao introduzida no ecr; Boto lateral Listagem para retornar listagem Indicadores de Actividade por Ano.

3.5.2 Alertas
No caso do utilizador no corresponder ao comportamento esperado, o sistema prev os seguintes alertas: Ao confirmar os dados e no caso dos valores registados serem menos que zero dever aparecer a mensagem Os valores introduzidos devem ser maiores ou iguais a zero..

32 de 33

SIIFSE - Manual do Utilizador QREN

3.5.3 Validaes
So efectuadas as seguintes validaes: Dimenses dos campos; Em caso de resposta afirmativa pergunta Tem quadro de formadores permanentes? necessrio especificar o nmero, sendo este maior que zero; Em caso de resposta afirmativa pergunta Tem quadro de consultores permanentes? necessrio especificar o nmero, sendo este maior que zero; Em caso de resposta negativa pergunta Tem estrutura de formao? todos os restantes campos da Actividade Formativa no podero ser preenchidos; Em caso de resposta negativa pergunta Tem quadro de consultores permanentes? o respectivo campo Quantos? no poder ser preenchido, e obrigatoriamente ter que ser preenchido o n de consultores eventuais (maior que zero); Em caso de resposta negativa pergunta Tem quadro de formadores permanentes? o respectivo campo Quantos? no poder ser preenchido, e obrigatoriamente ter que ser preenchido o n de formadores eventuais (maior que zero).

3.5.4 Processo
O utilizador tem as seguintes opes de navegao: Confirmar regista a informao digitada no ecr e navega para o ecr Indicadores de Actividade por Ano.

33 de 33

You might also like