You are on page 1of 3

06/10/13

Aeon (gnosticismo) Wikipdia, a enciclopdia livre

Aeon (gnosticismo)
Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

on, eo, eon ou ainda aeon do grego (ain), na mitologia gnstica, so entidades emanadas de Deus, geralmente em pares, ou Sizgias e que existem no Pleroma. Seus nomes frequentemente denotam atributos mentais ou espirituais como Pistis (f), Sophia ou Protenoia (previso), ou ainda conceitos importantes do gnosticismo como o anthropos (homem) ou spirito. O on mais comum na mitologia gnstica Sophia. Frequentemente um on est envolvido na criao da humanidade conferindo-lhe esprito aos seres-humanos, contra o desejo do Demiurgo e seus arcontes que tipicamente criam a alma e o corpo.1 .

ndice
1 Gnosticismo 1.1 on segundo Valentim 1.2 Ptolomeu e Colarbasianos 2 Bibliografia 3 Referncias 4 Ver tambm

Gnosticismo
O termo on foi apropriado por gnsticos herticos para designar a srie de poderes espirituais evoludos por emanao progressiva do Ser Eterno, e que constituem o mundo espiritual Pleroma ou O invisvel, como distinto do Kenoma, ou mundo material e visvel. A palavra aeon (Aion), significando "idade", "o sempre-existente", "eternidade", passou a ser aplicada para o eterno poder divino e os atributos personificados desse poder, de onde ele foi estendido para designar as emanaes sucessivas da divindade que os gnsticos concebiam como intermedirios necessrios entre o espiritual e os mundos materiais. O conceito gnstico da aeon pode ser atribudo influncia de uma filosofia que postula uma divindade incapaz de qualquer contato com o mundo material ou com o mal, e o desejo de conciliar essa filosofia com a noo crist de uma interferncia direta de Deus nas coisas do mundo material, e, particularmente, na criao e na redeno do homem.
Parte da srie sobre

Gnosticismo

Proto-gnsticos Primrdios do gnosticismo

[Expandir] [Expandir]

Gnosticismo siraco-egpcio [Expandir] Gnosticismo persa Gnosticismo medieval Gnosticismo cristo


[Expandir] [Expandir] [Expandir]

Em diferentes sistemas gnsticos a hierarquia dos Aeons foi [Expandir] Conceitos diversamente elaborada. Mas em todas so reconhecveis uma Categoria Gnosticismo mistura de elementos platnicos, mitolgicos e cristos. H sempre o on primitivo e perfeito, o manancial de divindade e um coeterno on companheiro. Destes emanam um segundo par, que, por sua vez, geram outros, geralmente em Sizgias, ou em grupos de pares, em consonncia com a idia egpcia
pt.wikipedia.org/wiki/Aeon_(gnosticismo) 1/3

06/10/13

Aeon (gnosticismo) Wikipdia, a enciclopdia livre

de casais divinos. Uma dessas ons inferiores, desejando conhecer o incognoscvel, penetra os segredos do on primal, trazendo desordem para o mundo-on, ento este exilado e traz um on muito imperfeito, que, sendo indigno de um lugar no Pleroma, traz a centelha divina para o mundo inferior. Depois segue-se a realizao do universo material. O on Cristo restauraria a harmonia no mundo dos on, curando a doena no mundo material em consequncia da catstrofe na ordem ideal, dando ao homem o conhecimento que ir resgat-lo do domnio da matria e do mal. O nmero de ons varia de acordo com diferentes sistemas, sendo determinados em alguns a partir de ideias de Pitgoras e Plato sobre a eficcia mstica dos nmeros, em outros sistemas so pocas. Os ons receberam nomes e cada sistema gnstico tem o seu prprio catlogo, sugerido por terminologia crist, Oriental, filosfica ou mitolgica. Havia quase tantas hierarquias indefinidas como havia sistemas gnsticos, mas o mais elaborado destes, tanto quanto se sabe, foi a de Valentim, cuja fuso do cristianismo e platonismo to completamente descrita na refutao desse sistema por So Irineu e Tertuliano.

on segundo Valentim
Valentim assumiu como o incio de todas as coisas, o Ser Primal ou Bythos, que depois de sculos de silncio e contemplao, deu origem a outros seres por um processo de emanao. A primeira srie de seres, so os Aeons e eram trinta em nmero, representando quinze sizgias (ou pares) sexualmente complementares. Uma forma comum descrito abaixo:2

O escrito de Tertuliano chamado Contra os valentinianos d uma seqncia ligeiramente diferente. Os oito primeiros desses Aeons, correspondendo a um atravs de quatro geraes a seguir, so referidos como Ogdade3

Ptolomeu e Colarbasianos

pt.wikipedia.org/wiki/Aeon_(gnosticismo)

2/3

06/10/13

Aeon (gnosticismo) Wikipdia, a enciclopdia livre

De acordo com Ireneu de Lyon,4 os gnsticos seguidores de Ptolomeu e Colarbaso teve Aeons que diferem dos de Valentino. O Logos criado quando Anthropos (homem) aprende a falar. Os quatro primeiros so chamados de Tetrad e os oito so chamados Ogdade.

Bibliografia
LIPSIUS, Richard Adelbert. A Dictionary of Christian Biography, Literature, Sects and Doctrines (http://books.google.com/books?id=e3DYAAAAMAAJ&pg=PA1076#v=onepage&q&f=false). London: John Murray, 1887. 107699 p. vol. Volume IV.

Referncias
1. Andrew Phillip Smith. A Dictionary of Gnosticism (http://books.google.com/books?id=Kigg3Aehp8C&pg=PA9). [S.l.]: Quest Books, 2009. 910 p. ISBN 978-0-8356-0869-5 Pgina visitada em 19 April 2013. 2. Mead, p. 231. 3. Against the Valentinians (em latim: Adversus Valentinianos) Books 7-8. 4. Against Heresies (Latin: Adversus Haereses) tambm conhecida como The Detection and Overthrow of Falsely So-Called Gnosis I. xii.

Ver tambm
on geolgico Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Aeon_(gnosticismo)&oldid=35459624" Categorias: Personagens gnsticos Conceitos gnsticos Esta pgina foi modificada pela ltima vez (s) 11h50min de 19 de abril de 2013. Este texto disponibilizado nos termos da licena Atribuio-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 no Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condies adicionais. Consulte as condies de uso para mais detalhes.

pt.wikipedia.org/wiki/Aeon_(gnosticismo)

3/3

You might also like