You are on page 1of 26

UNIBH CENTRO UNIVERSITRIO DE BELO HORIZONTE

CLETO LUCAS LESSA BALBINO

ANLISE DAS POLTICAS DE SEGURANA NA FRONTEIRA ENTRE BRASIL E COLMBIA

Belo Horizonte 2010

CLETO LUCAS LESSA BALBINO

ANLISE DAS POLTICAS DE SEGURANA NA FRONTEIRA ENTRE BRASIL E COLMBIA

Monografia apresentada ao Centro Universitrio de Belo Horizonte como requisito parcial obteno do ttulo de bacharel em Relaes Internacionais.

Orientador: Professor Danny Zahreddine

Belo Horizonte 2010

RESUMO

Este artigo busca enunciar os desafios das polticas de controle territorial do Estado brasileiro na fronteira internacional amaznica junto s concepes de ameaas transnacionais presentes na zona de fronteira entre Brasil e Colmbia. O presente artigo ir analisar as dificuldades enfrentadas pelo Estado brasileiro no combate atividades ilcitas, tais como trfico de drogas, lavagem de dinheiro, e o fluxo imigratrio de pessoas.

Palavras-chave: Fronteira. Segurana. Polticas de Segurana

ABSTRACT
This article attempts to outline the policy challenges of territorial control of the Brazilian Amazon at the international border along the concepts of transnational threats present in the border area between Brazil and Colombia. This article will analyze the difficulties faced by the Brazilian government to combat illicit activities such as drug trafficking, money laundering, immigration and the flow of people.

Keywords: Border, Security, Security Politics

1 INTRODUO

Este artigo tem como objetivo estabelecer a anlise da segurana fronteiria das polticas de controle territorial do Estado brasileiro com a Colmbia.

Destaca-se o reforo da infra-estrutura fsica e informacional, verificado pelas bases militares e o aumento do efetivo militar na Amaznia e nas fronteiras, alm da entrada em funcionamento do Sistema de Vigilncia da Amaznia (SIVAM), em 2002. Alm, da implementao de diversas leis e decretos, como a lei que confere um papel de polcia e outras atribuies subsidirias s Foras Armadas nas fronteiras, em 2004, os decretos que regularizam a presena das Foras Armadas em Terras Indgenas e Unidades de Conservao (2002), a Lei do Abate, que permite que avies suspeitos de transportar cargas ilegais possam ser alvejados (2004) e um conjunto de acordos binacionais em matria de segurana e defesa do Brasil com os pases amaznicos vizinhos. Outro aspecto a ser analisado, os programas de ao territorial, como a retomada e ampliao da rea de atuao do Programa Calha Norte (2004) e as Operaes COBRA1, desenvolvidas pela Polcia Federal e as Foras Armadas brasileiras em cooperao com seus correlatos colombianos.

A zona de fronteira Brasil-Colmbia ser questionada sobre os efeitos territoriais de tais polticas em uma rea que tem sido destacada pela ocorrncia do trfico de drogas e da atuao de atores armados ilegais, assim como pelas aes repressivas empreendidas para o combate ao trafico de drogas, trfico de pessoas e s guerrilhas na Colmbia.
1

A Operao Cobra (sigla de Colmbia e Brasil) tem durao prevista de trs anos. Ela est sendo desencadeada para evitar a possvel entrada de guerrilheiros e traficantes colombianos em territrio brasileiro, que podem se transferir para o Brasil com o incio das aes do Plano Colmbia, programa conjunto com o governo dos Estados Unidos de combate ao trfico de drogas naquele pas. Os rios da regio, que em sua maioria nascem na Colmbia e desguam no Amazonas, so os principais alvos da ao da PF. Na ao policial, a PF utilizar helicpteros e todas as bases do Exrcito instaladas ao longo da fronteira. (VALE DO PARAIBA, 2000)

A Constituio da Fronteira entre Brasil e Colmbia

As primeiras relaes diplomticas que Colmbia e Brasil obtiveram foram em 1750 com o Tratado de Madrid que se constituiu do estabelecimento de limites de dominao espanhola e portuguesa na Amrica. O tratado propunha uma diviso de limites entre o Brasil e os territrios da Colmbia, Estados Unidos e Venezuela. (BARROS, 1941)

Segundo (VIANA,195-), o Tratado de Madrid no obteve muito xito no que se diz respeito a sua efetividade, mas de antemo ele j deixa pr-definido os limites territoriais entre os pases.

Aps o Tratado de Madrid, foi estabelecido o Tratado de Santo Ildefonso em 1777 que, conforme (VIANNA,195-), foi um pouco mais eficaz quanto delimitao dos limites fronteirios, ms todavia provocou bastante divergncia entre os pases.

A partir de 1821, as colnias espanholas conquistaram suas independncias e com a Colmbia no foi diferente. E esta ao entrar em relaes com o Imprio do Brasil, em 1826, expediu instrues ao seu ministro Coronel Leandro Palcio, para que negociasse um ajuste dos respectivos limites, reivindicando, porm, como condies preliminares, a obedincia s clausulas do convnio ou tratado e 1777 e o desconhecimento da posse brasileira da regio do Rio Negro. De acordo com (BARROS, 1941), essas exigncias foram inadmissveis e de fato falharam nesta tentativa colombiana, o seu ministro at tentou estabelecer um Tratado de Amizade, Comrcio e Limites, mas tambm no obteve xito e este se retirou do Rio de Janeiro em 1832.

Em 1874, o Imprio estabeleceu um acordo com o Peru que de certo modo interessava a futura fronteira com a Colmbia: permutou territrios na regio do Rio I ou Putumaio, atingindo a linha Tabatinga-Apapris.(BARROS, 1941)

Em 1881, o Governo da Colmbia props ao do Brasil o recurso a um juzo arbitral, para a fixao dos respectivos limites, o que no foi aceito, tendo em vista a necessidade de ser primeiramente resolvida a divergncia com a Venezuela. (BARROS, 1941)

Em 1906, com a vinda do novo ministro colombiano, o General Rafael Uribe ao Rio de Janeiro, o Brasil enviou a Colmbia, em misso especial, o deputado Enias Martins. (VIANA, 195-)

E no dia 24 de abril de 1907, em Bogot, assinaram o Tratado de Limites e assim mantiveram a mesma linha de fronteiras que havia sido fixada pelo ministro Miguel Maria Lisboa em 1853, com a ressalva de que, se a Colmbia vencesse a questo que tinha pendente com o Peru e o Equador, trataria com o Brasil a respeito da referida regio ao sul do Apapris (ver mapa abaixo). (BARROS, 1941)

Mapa da Linha Tabatinga-Apaporis

4 Fonte: Portal So Fransico Ao mesmo tempo, concedeu o Brasil Colmbia a liberdade fluvial, inclusive a passagem dos seus navios pelo Rio I ou Putumaio, sada natural dos distritos do sudeste colombiano.(BARROS, 1941)

A partir dos anos 20, as questes de limites entre o Peru e o Equador, que interessava ao Brasil quanto linha Tabatinga-Apapris, foi entregue ao juzo arbitral do Rei Afonso XIII de Espanha, convencionando-se mais que o pas vencedor, depois de obtido esse laudo arbitral, com a Colmbia, o terceiro interessado, sujeitaria a questo a novo arbitramento, a princpio confiado ao Imperador da Alemanha, Guilherme II. Neste caso o Peru foi o vitorioso e o Equador foi afastado da possibilidade de limitar-se com o Brasil.(VIANA, 195-)

Em 1922, Colmbia e Peru acertaram o Tratado dito de Salomn-Lozano que consistia no limite da zona que fica a oeste da linha Tabatinga-Apapris soberania da Colmbia, e, portanto, com esta deveria o Brasil concluir, nesse setor, a sua fronteira. Com a mediao dos Estados Unidos da Amrica, o Peru ratificou, em 1925, o tratado estabelecendo-se assim que a Colmbia manteria, quanto ao Brasil, a linha divisria Tabatinga-Apapris. (VIANA, 195-)

Confirmando esse entendimento, firmou-se, no Rio de Janeiro, no dia 15 de Novembro de 1928, um novo Tratado de Limites e Navegao Fluvial, de que foram signatrios o ministro das Relaes Exteriores do Brasil, o Sr. Otvio Mangabeira, e o ministro da Colmbia no Brasil, o Sr. Laureano Garcia Ortiz, ficando assim completa a divisria de limites. (VIANA, 195-)

Em 1930 constituida a Comisso Mista de Demarcao dos Limites BrasilColmbia, se estabelecendo as instrues para a demarcao da fronteira. Em seguida iniciada a construo dos primeiros marcos na regio do Apapris. (MAGNOLI, 1997)

5 O primeiro trecho da fronteira colombiano-brasileira, da Pedra do Cucuhi, Rio Negro, s nascentes do Memachi. O segundo trecho era a linha do Memachi foz do Apaporis. O terceiro trecho a mais famosa linha Apaporis-Tabatinga, to disputada pelos governos peruanos, equatorianos, brasileiros e colombianos. (BARROS, 1941)

Em 1937 completada a demarcao de toda a fronteira, com a aprovao de 29 marcos. Os trabalhos de caracterizao foram retomados de 1952 at 1963 e novamente em 1976, com a instalao da atual "Comisso Mista de Inspeo dos Marcos da Fronteira Brasileiro-Colombiana". (MRE, 2008)

As ameaas

A Colmbia o principal pas produtor de folha de coca e o principal fornecedor de cocana do mundo, sendo que a maior parte contrabandeada para os Estados Unidos (quase 90% so provenientes dos campos colombianos de coca) e uma crescente porcentagem para a Europa e para o Brasil. (SILVA, 2009) Os narcotraficantes exploram a geografia peculiar do pas e sua boa infraestrutura, como os portos no Pacfico e no Atlntico, os extensos rios para operaes, alm das pistas clandestinas quase ocultas na densa floresta. Assim como os pequenos agricultores dos Andes so praticamente obrigados a dedicarem-se ao cultivo ilcito, devido situao de pobreza, de insegurana e de excluso social em que vivem. (SILVA, 2009) Outro ponto importante a ser destacado a estreita ligao dos narcotraficantes com os guerrilheiros das Foras Armadas Revolucionrias da Colmbia2, e, em menor escala, com o Exrcito de Libertao Nacional. Estes protegem os campos com plantaes de coca e tambm os laboratrios para a produo e o refino da cocana, bem como ameaam os pequenos agricultores que tentam aderir aos
2 As FARC Surgiram em 1964 quando o governo ordenou que o exrcito se desmantelasse os grupos de esquerda no Centro-Oeste da Colmbia. Com o tempo o grupo desenvolveu ligaes com o Narcotrfico de modo que estes dominem o processo de produo e comercializao de cocana.

6 programas sociais alternativos do governo, principalmente onde a atuao das foras policiais no efetiva. (SILVA, 2009) Segundo Silva (2009,v1, p.24) boa porcentagem da cocana que sai da Colmbia transportada por embarcaes rpidas e barcos pesqueiros, em complexas redes fluviais, e por via area, em pequenas aeronaves civis. A proximidade da Amaznia com os trs maiores produtores de coca do mundo, traz influncias negativas para o Pas, pois tendo aproximadamente onze mil de quilmetros de fronteiras, grande parte delas com os pases que se encontram no ncleo do problema: Colmbia com 1.644 km, Peru com 2.995 km, Bolvia com 3.126 km. (MADUREIRA, 2000) Madureira (2000, p.38) afirma que: necessrio observar a baixa ocupao demogrfica de nossas fronteiras e sua limitada rede viria conforma um grande vazio demogrfico, acabando por propiciar terreno frtil, para as atividades ilcitas. Segundo o relatrio de 2009 do Departamento de Drogas e Crimes das Naes Unidas (UNODOC), a Amrica Latina o principal fornecedor de cocana e maconha do mundo, enviando 270 toneladas de cocana por ano ao mercado mundial, detendo ainda, 15% do mercado de herona. A coca ocupa rea de 200 mil hectares na Colmbia, Peru e Bolvia, empregando cinco milhes de pessoas. Calcula-se que entra nesses pases, s com o comrcio da coca, a impressionante cifra de 2,90 bilhes de dlares. S na Colmbia, estima-se que as exportaes de cocana alcanam 10% do PIB. (UNODOC, 2009). Segundo Oliveira (2006, v1, p2) Um problema muito srio vem acontecendo na fronteira, o fluxo migratrio intenso atravs do acesso ilegal de pessoas que entram no Brasil sem documentos devido violncia interna vivida na Colmbia.

7 A fuga desesperada para escapar da morte e das ameaas constantes nos territrios dominados pelos narcotraficantes, em constante conflito, com o Exrcito nacional, com os paramilitares, ora com os guerrilheiros das Foras Armadas Revolucionrias da Colmbia (Farc) contribui para a uma ameaa na fronteira entre Brasil e Colmbia. (OLIVEIRA, 2006)

O Vale Paraibano (2000, v1, p3) afirma que: Outra preocupao da PF e das Foras Armadas, com a operao na fronteira, evitar que pequenas cidades da fronteira brasileira sirvam como entrepostos para o fornecimento de alimentos e combustveis para guerrilheiros das Farc.

A poltica de segurana do governo lvaro Uribe empurrou a guerrilha para locais isolados, como a fronteira. Com isso, os pases vizinhos se tornaram importantes fontes de abastecimento de armas e insumos. (O ESTADO DE SO PAULO, 2000) Os principais desafios das Polticas Brasileiras: Por que to difcil conter as atividades ilcitas na regio? Segundo Machado (2003, p.1) trs aspectos devem ser levados em conta: a rganizao em rede, a distino entre o circuito inferior e superior do trfico de drogas e do contrabando, e o investimento dos lucros derivados de negcios ilegais em atividades legais. Machado (2003, p.1) afirma que: cada corredor engloba diversas rotas de acesso (terrestre, area, fluvial) aos mercados regionais, nacionais e internacionais. No que se refere s redes ilegais, precisamente na esfera da circulao de onde emerge a unidade funcional da bacia amaznica (ver mapa abaixo). (MACHADO, 2003)

Mapa da Rede de Trfico de Drogas na America do Sul Fonte: Departamneto de Geogrifa - UFRJ

A partir das zonas produtoras, os corredores de exportao se estenderam em vrias direes, inclusive a do rio Amazonas e seus afluentes em territrio brasileiro. A eventual associao entre aqueles que exploram o trfico internacional de droga e os circuitos do contrabando (mercadorias, armas) , em grande parte, condicionada pelo uso compartilhado de corredores de

exportao/importao e de redes de apoio no mbito internacional, o que diminui os custos com segurana, reduz o risco de apreenso e possibilita o florescimento de diversos mecanismos de lavagem dos lucros. (MACHADO, 2003)

9 Os circuitos inferiores de trfico congregam indivduos vinculados s zonas de produo de coca e ao funcionamento da rede de circulao do produto no terreno. (MACHADO, 2003)
Um aspecto das redes ilegais a insero regional que se faz por intermdio de aes de coordenao das operaes em diversos nveis escalares, mobilizando elementos polticos, financeiros e logsticos, alm de scios e conselheiros financeiros legais especializados em mais de um pas. Envolve desde atividades de financiamento, compra, estocagem, transporte, segurana, distribuio, trocas at a criao de redes complexas transnacionais de lavagem de dinheiro. O circuito superior se faz presente nas zonas de produo atravs do financiamento dos produtores rurais por indivduos e/ou firmas que representam os capitais comerciais, industriais e financeiros vindos de fora da regio produtora. (SANTOS,1979, v.1, p.148)

Os indivduos envolvidos no Narcotrfico, no so necessariamente criminosos especializados: vinculam-se ao comrcio ilegal para obter ganhos necessrios para a sua sobrevivncia. Neste caso encontram-se posseiros, motoristas de taxi e de caminho, indivduos que transportam pequenas quantidades de droga, os chamados mulas e os fazendeiros que podem alugar suas terras para armazenamento de drogas ou precursores qumicos. (MONTEIRO 2009) Segundo Monteiro (2009 p.78) os investimentos legais das redes de trfico internacional so de trs tipos. O primeiro tipo caracterizado por negcios de duplo propsito, como agronegcios, laboratrios farmacuticos, companhias de aviao, companhias de nibus interestadual, empresas de transporte fluvial e terrestre, casas de cmbio, etc. (MONTEIRO, 2009) O segundo tipo de investimento em campos de futebol, antenas parablicas, zoolgicos comunitrios, postos de sade, escolas, pequenas infra-estruturas porturias, etc. E por fim o terceiro tipo de investimento que so os negcios em hotelaria, imobilirias, shoppings, clubes e etc. (MONTEIRO, 2009)

10 As redes so financiadas e obtm os suportes polticos, infra-estruturais e sociais funcionalmente apoiados, incentivados ou aproveitados pelos operadores das grandes redes. (MACHADO,2003) Conforme Machado (2003, p.4) os indivduos, instituies ou grupos associados de alguma maneira so elementos passivos, simples vitimas dos maus elementos das redes ilegais. Conforme Monteiro (2009, p.80) pesquisas sobre lavagem e transmisso electrnica para remessas de dinheiro de agencias bancrias na regio amaznica sugere que os fluxos de dinheiro/capital se comportam como a economia legal. A economia ilcita pode dinamizar economias locais atraindo negcios legtimos. No oeste da Amaznia e na zona de fronteira internacional do Brasil indicaram que no s bancos, mas companhias areas, de transporte e comunicao, comrcio importador-exportador, comrcio de combustveis, e representantes de grandes indstrias qumicas so setores da economia legal atrados pela demanda criada atravs das principais bases da rede de trnsito de droga, em geral coincidente com as cidades. (MACHADO, 2003) Machado (2003, p.4) define: portanto, de forma similar s redes ilegais, os bancos, e cada vez mais outros setores da economia legal, operam em rede, ocupando os lugares mas no sendo definidos pelos lugares que ocupam. O Plano Colmbia e suas Influncias O Plano Colmbia instaurado em 1999 teria sido criado por uma ao conjunta dos governos dos Estados Unidos e Colmbia como uma tentativa de combater o trfico de entorpecentes, que nas dcadas de 1980 e 1990 se desenvolveu consideravelmente no territrio colombiano na medida em que este era reduzido nos pases vizinhos atravs de aes diretas com o apoio norteamericano alm do desenvolvimento de polticas de incentivo substituio de cultivos ilcitos, principalmente no Peru e Bolvia. Logo as reas de coca

11 aumentaram e o sistema produtivo da cocana deslocou-se para a Colmbia, que em pouco tempo enriqueceu os cartis do pas, responsveis pela produo e distribuio de grande parte da substncia consumida principalmente nos Estados Unidos. (LOPES, 2009) A presena de grupos armados espalhados pelo territrio da Colmbia acabou por dificultar as aes pretendidas no combate ao narcotrfico. No perodo em que o Plano Colmbia foi implantado, o pas contava com uma alta taxa de desemprego e os nveis de violncia estavam acima dos patamares considerados normais. Os grupos armados controlavam determinadas regies onde a presena do Estado inexistia e a populao era a principal vtima dos conflitos. 3 Entre os principais grupos envolvidos estavam as Foras Armadas

Revolucionrias da Colmbia (FARC) e o Exrcito de Libertao Nacional (ELN), alm do recm criado Autodefesas Unidas da Colmbia (AUC), fundado em 1997 com a fuso de vrios grupos financiados por traficantes e grandes proprietrios com o objetivo de afastar as guerrilhas das suas terras e negcios.4 Segundo a MARINHA DO BRASIL (2004, P.3) o papel da fronteira BrasilColmbia ser corredor de trnsito de precursores qumicos e armas para os grupos ilegais colombianos e de sada de drogas para os EUA e a Europa. o Plano Colmbia, gera reflexos para o Brasil no que diz respeito a imigrao clandestina na faixa de fronteira, presena de deslocados colombianos, confrontos com a populao indgena brasileira, presena de grupos guerrilheiros em territrio brasileiro, violao da linha de fronteira em situaes de perseguio, maior envolvimento da populao fronteiria com ilcitos, deslocamento de laboratrios de produo de pasta-base de cocana (PBC), aumento do trfico de

MARINHA DO BRASIL. O Plano Colmbia como instrumento da poltica norte-americana para a Amrica latina e suas conseqncias. Rio de Janeiro. Disponvel em <http://www.egn.mar.mil.br/cepe/trabCurriculares/ensaioCcRippel.pdf> acessado em 15 de junho de 2009.
4

Ibid

12 armas, deslocamento de plantio de coca para o Brasil, danos ao meio ambiente pela fumigao, incremento da lavagem de dinheiro nas cidades da regio norte e uma maior presso dos EUA para o envolvimento militar do Brasil no processo . (LOPES, 2009. P.4) A Marinha do Brasil (2004 p.4) afirma que com o Plano Colmbia, o incremento da presena militar norte-americana na Amrica Latina, pode levar o transbordamento da violncia colombiana, gerando um aumento no nmero de refugiados. Segundo Lopes (2009, p.5) a criao de inmeras Unidades de Conservao na faixa de fronteira, sugerindo a manuteno de vazios demogrficos, apresenta elevado grau de vulnerabilidade ocorrncia de ilcitos transnacionais. O perigo adviria, por um lado, da vulnerabilidade dos indgenas frente a agentes ilegais com interesses especficos em sua populao, para mo-de-obra, ou em seu territrio, para extrao de riquezas, trficos ilegais ou refgio, no caso de grupos guerrilheiros. Por outro lado, h o temor da cumplicidade entre a populao indgena e agentes, legais ou ilegais, que possam se aproveitar do vazio populacional e institucional nas reas indgenas para promoverem suas prticas, alm de estimularem outros tipos de referncias poltica e identitrias para os indgenas que no sejam a do Estado brasileiro. (LOPES, 2009)

As Polticas de Segurana do Governo Brasileiro

Na cronologia de relaes bilaterais com a Colmbia destaca-se o acordo firmado em 1972, Acordo Bsico de Cooperao Tcnica entre o Governo da Repblica Federativa do Brasil e o Governo da Repblica da Colmbia que conforme o Ministrio das Relaes Exteriores (MRE, 2010, P.7) possui a finalidade de capacitar especialistas colombianos na gesto de mecanismos de proteo e negociao internacional na rea de propriedade industrial.

13

O Tratado de Cooperao Amaznica firmado em 3 de julho de 1978 cujo objetivo era o de que a explorao racional de seus recursos amaznicos, constitusse uma valiosa contribuio ao esforo constante que realizam para elevar o nvel de vida de seus povos, mediante a progressiva utilizao das riquezas naturais e da potencialidade econmica da Regio Amaznica, considerando a convenincia de promover a mais estreita colaborao entre os dois pases com o propsito de conservar o meio ambiente e alcanar o racional aproveitamento da flora e da fauna de seus respectivos territrios amaznicos. (MRE, 2010) O problema da segurana e soberania da Amaznia, sob a perspectiva do aparato geopoltico, est ancorado no Projeto Calha Norte e o Sistema de vigilncia e proteo da Amaznia (SIVAM/SIPAM). (MRE, 2010, p.4) Segundo o Ministrio da Defesa (2010, p.1) o Projeto Calha Norte surgiu em 1985, foi elaborado com a finalidade de intensificar a presena do Estado ao norte dos rios Solimes e Amazonas, abrangendo uma rea praticamente inexplorada. Na sua etapa de implantao era chamado Projeto Calha Norte e tinha uma atuao limitada, prioritariamente, na rea de fronteira. Posteriormente, o Programa foi expandido e ganhou importncia em vista do agravamento de alguns fatores. Entre eles, o esvaziamento demogrfico das reas mais remotas e a intensificao das prticas ilcitas na regio. Nesse contexto, cresce a necessidade de vigilncia de fronteira e proteo da populao. Ao proporcionar assistncia s populaes, as aes do Programa pretendem fixar o homem na regio amaznica. (DEFESA, 2010) A partir da dcada de 90, o Governo do Brasil decidiu implantar uma poltica que permitisse a promoo do desenvolvimento da Regio Amaznica. Em junho de 1992, durante a Conferncia das Naes Unidas para o Meio-Ambiente e Desenvolvimento (ECO 92), patrocinada pela Organizao das Naes Unidas, no Rio de Janeiro, foi apresentada a poltica para o desenvolvimento sustentvel da Regio Amaznica, cujas linhas mestras estavam baseadas em dois grandes

14 projetos: o Sistema de Proteo da Amaznia (SIPAM) e o Sistema de Vigilncia da Amaznia (SIVAM).(MRE, 2010) Tal poltica representava uma ao concreta do Governo brasileiro, ciente de sua responsabilidade com relao preservao da Amaznia, de forma a possibilitar a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento sustentado dessa vasta e rica rea e contribuindo, ainda, para o equilbrio ecolgico do planeta. Na sua concepo, o projeto teria dois grandes braos: um voltado para a vigilncia de to extensa rea e outro que assegurasse a permanente presena do Estado no desenvolvimento da regio. (MRE, 2010) Segundo a (DEFESA, 2010, p.2) o SIPAM tem como objetivo a integrao e difuso de conhecimentos para permitir o planejamento e a coordenao de aes entre os vrios organismos que tm atuao no cenrio amaznico. Para que o SIPAM pudesse atuar com plena capacidade de coordenao, foi necessrio o desenvolvimento de um aparato de deteco e transmisso de dados e informaes e, para isso, foi desenvolvido o SIVAM. (DEFESA, 2010, p.2) O SIPAM/SIVAM representa um complexo sistema de coleta, anlise e difuso de dados, que tem como objetivo maior garantir o desenvolvimento sustentvel, a soberania nacional e a preservao do meio ambiente da Regio Amaznica. (DEFESA, 2010) Durante a dcada de 1990, a preocupao dos agentes estatais brasileiros com os possveis efeitos fronteirios do conflito colombiano era ainda incipiente, embora a perspectiva de crescimento das guerrilhas, a crise de legitimidade do Estado colombiano e as possveis repercusses nas relaes internacionais na Amrica do Sul pudessem oferecer um quadro conflituoso por si s. (MONTEIRO, 2009) As primeiras medidas do Estado brasileiro relacionadas questo colombiana comearam a ocorrer em 1999 e 2000 o caso da Operao COBRA. A partir

15 de 2002, ocorreu uma intensificao na aplicao das polticas de controle com repercusso na zona de fronteira Brasil-Colmbia. (MONTEIRO, 2009) Entre 2002 e 2006 foram realizadas as Operaes Combinadas, com o foco predominante na fronteira Brasil-Colmbia-Peru Foi ratificado o acordo com a Colmbia para o controle de vos ilcitos, foi firmado um acordo binacional com a Colmbia para represso criminalidade e ao terrorismo, foram regulamentadas a Lei do Abate, a lei da Patrulha Naval e a atuao das Foras Armadas com poder de polcia na faixa de fronteira, so ampliadas as verbas e a rea de atuao do Programa Calha Norte, o SIVAM entra em operao e oferecido aos pases vizinhos, o municpio de So Gabriel da Cachoeira-AM recebe o 2 Batalho de Infantaria de Selva, transferido do Rio de Janeiro-RJ e uma Base Area, criado o 9 Distrito Naval com sede em Manaus-AM e tm incio as Operaes COBRA. (DEFESA, 2010) A Operao COBRA foi criada em 2000 e se refere criao de diversas bases da Polcia Federal para efetuar o controle das vias fluviais e pistas clandestinas utilizadas para trficos ilcitos na fronteira Brasil-Colmbia. A Operao COBRA constitui-se como uma estrutura permanente da Polcia Federal, mas que conta com o apoio das unidades militares presentes na fronteira, alm do intercmbio de informaes com os organismos correlatos do lado colombiano. (DEFESA, 2010) O objetivo da Operao COBRA da Polcia Federal foi empreender um controle das vias de penetrao na fronteira Brasil-Colmbia para atuar contra o trfico de drogas atravs da ao combinada da Polcia Federal e das Foras Armadas, em colaborao com os organismos equivalentes do lado colombiano. (DEFESA, 2010) Segundo a (DEFESA, 2010, p.6) a Lei do Abate foi regulamentada em julho de 2004 com o intuito de abater a aeronaves hostis ou suspeitas de trfico de substncias entorpecentes e drogas afins.

16 Os mecanismos de aplicao da Lei do Abate no Brasil consistem nos servios de informao da Fora Area Brasileira , da Delegacia de Polcia Federal (DPF) e da Agncia Brasileira de Informao (ABIN) e na infra-estrutura da Aeronutica disponvel para responder prontamente identificao das aeronaves ilegais. Os servios de informao possibilitam a identificao de rotas, reas e estratgias dos traficantes. (MONTEIRO, 2009) Em 2004, foi aprovado o decreto que dispe sobre a Patrulha Naval no mesmo ms do decreto sobre o abate de avies, com sentido similar. Este decreto regulamenta a abordagem da Patrulha Naval para a inspeo de navios e embarcaes. (MONTEIRO, 2009) A finalidade da Patrulha Naval implementar e fiscalizar o cumprimento de leis e regulamentos, em guas jurisdicionais brasileiras, na Plataforma Continental brasileira e no alto-mar, respeitados os tratados, convenes e atos internacionais ratificados pelo Brasil. O Decreto estabelece que embarcaes estrangeiras em atividades no autorizadas nas guas jurisdicionais brasileiras sero apresadas e encaminhadas pelo Comando da Marinha s autoridades competentes. (DEFESA, 2010)
Embora somente uma parte dessas medidas possa estar diretamente relacionadas a uma possvel resposta aos problemas fronteirios do conflito colombiano, todas elas afetam de alguma forma a posio dos agentes estatais de segurana e defesa na fronteira Brasil-Colmbia. (MONTEIRO,2009, v1, p74)

O Governo Lula e o estreitamento das relaes Diplomticas

Durante o atual Governo, tem-se verificado considervel estreitamento das relaes bilaterais. O Presidente lvaro Uribe visitou o Brasil em 7 de maro de 2003, acompanhado de seis Ministros de Estado. Nesta visita o presidente Lula condenou os atos terroristas da Colmbia. (SILVA, 2009)

Em 29 de maro de 2005, o Presidente Lula se encontrarou em Ciudad Guayana, Venezuela, por ocasio de reunio com os mandatrios da Venezuela, Hugo

17 Chvez, da Espanha, Jos Luiz Zapatero e da Colmbia, lvaro Uribe. Na ocasio, os quatro Presidentes aprovaram um Programa de Ao votado para o fortalecimento do dilogo e da coordenao poltica, o combate ao narcotrfico e ao trfico ilcito de armas, a integrao econmica e comercial e a criao de infraestrutura fsica de transportes, energia e comunicaes na Amrica do Sul. (SILVA, 2009)

A Segunda visita do Presidente Lula a Colmbia

Em 14 de dezembro de 2005, o Presidente Luiz Incio Lula da Silva, atendendo a convite do Presidente lvaro Uribe, visitou a cidade fronteiria de Letcia, o que representou passo adicional na aproximao entre os dois pases. Durante a visita foram examinados os principais temas da agenda bilateral, tais como segurana na regio amaznica, integrao fsica, assuntos fronteirios, comrcio e investimentos. (OTCA, 2005)

Os Presidentes destacaram, tambm, a necessidade de aprofundar a cooperao internacional para combater o terrorismo, a delinqncia organizada transnacional, o trfico de armas e munies, o problema mundial das drogas e os delitos conexos, o seqestro e o trfico de pessoas dentro de uma perspectiva de responsabilidade compartilhada, assim como seus efeitos negativos sobre o desenvolvimento econmico e social dos pases. (OTCA, 2005)

Os Chefes de Estado decidiram estimular os mecanismos de cooperao em matria de segurana e convocaram a II Reunio do Grupo de Trabalho BrasileiroColombiano para a Represso da Criminalidade e do Terrorismo no ano de 2006, oportunidade em que as autoridades competentes adotaram um Plano de Ao que permitiu fortalecer os mecanismos de cooperao judicial, a troca de informao e a colaborao tcnica para melhorar o controle fronteirio. (OTCA, 2006)

18 Os Presidentes recordam a intensa cooperao existente entre as autoridades militares do Brasil e da Colmbia, salientando a eficincia dos instrumentos atualmente em vigor para o combate s atividades ilcitas na regio de fronteira. Destacaram, a esse respeito, o Acordo de Cooperao para o Combate ao Trfico Ilcito de Aeronaves, firmado em 1997, o Memorando de Entendimento Brasil-Colmbia sobre Cooperao em Matria de Defesa, assinado em 2003, e o Memorando Tripartite Brasil-Colmbia-Peru para Combater Atividades Ilcitas nos Rios Comuns, firmado em 2004. Assim como tambm a assinatura do Memorando de Entendimento sobre Cooperao policial, com vistas a combater a criminalidade organizada transnacional e outras modalidades defeituosas. (MRE, 2005)

Os presidentes no seu encontro em a atuao das Foras Areas dos dois pases, realizando operaes para desenvolver capacidades para combater o trfico ilcito de drogas, armas, precursores qumicos e os delitos conexos, e ressaltaram a importncia de dar maior continuidade a esse tipo de exerccios, assim como aos encontros regulares entre os Altos Comandos Militares dos dois pases. (MRE, 2005)

Os Mandatrios ressaltaram a importncia do SIVAM-SIPAM, programa que permitir melhorar o controle ambiental e de segurana da Amaznia, e expressaram sua satisfao pelas atividades que, nesse sentido, vm sendo desenvolvidas no marco da Organizao do Tratado de Cooperao Amaznica. (MRE,2005)

Os Presidentes reafirmaram que a Organizao do Tratado de Cooperao Amaznica (OTCA) um foro adequado para promover a integrao, o desenvolvimento sustentvel e a solidariedade regional e, nesse sentido, destacaram o oferecimento, por parte da Colmbia, para realizar a Reunio Temtica Ministerial de Defesa e Segurana Integral da Amaznia, que ser

19 celebrada em Bogot, nos dias 23 e 24 de fevereiro de 2006. (OTCA, 2006)

A Terceira Visita do Presidente Lula Durante a visita constatou-se o excelente estado das relaes bilaterais e a importncia de continuar aprofundando o dilogo poltico entre os dois Governos. Na ocasio, os presidentes passaram em revista, de forma detalhada, os temas da agenda bilateral, regional e multilateral, trocando opinies sobre diversos aspectos da conjuntura poltica e econmica dos dois pases. Destacaram a importncia de fortalecer a cooperao bilateral na luta contra a delinqncia organizada, o trfico de armas e munies, o problema mundial das drogas e seus delitos relacionados. Em 2004 foi assinado o Acordo sobre Cooperao no Domnio da Defesa, cujo objetivo primordial estabelecer um intercmbio fluido e permanente de informao e conhecimento nas reas de cincia e tecnologia, baseados na confiana mtua e nos interesses comuns existentes entre ambos os pases. (MRE, 2004) Os governos do Brasil e da Colmbia, no marco do enriquecimento e aprofundamento de suas relaes bilaterais, e animados pelo desejo de buscar aes encaminhadas ao melhoramento da indstria aeronutica, manifestaram sua inteno de iniciar um processo conjunto de anlise e negociao de um programa bilateral para a fabricao de aeronaves militares de transporte pesado. (MRE, 2004) Em 2004, os presidentes assinaram um Memorando de Entendimento para a Cooperao no Combate Fabricao e ao Trfico Ilcito de Armas de Fogo, Munies, Acessrios, Explosivos e Outros Materiais Correlatos, com o fim de empreender esforos conjuntos, harmonizar polticas e empreender aes destinadas a combater esse flagelo. (MRE, 2004)

20 Em 2008 os presidentes criaram a Comisso Mista Brasil-Colmbia para a Preveno, Controle e Represso do Trfico Ilcito de Substncias

Estupefacientes e Psicotrpicas e pela Comisso Mista de Inspeo dos Marcos da Fronteira Brasileiro-Colombiana. (MRE, 2008)

Consideraes Finais No caso do Brasil, as polticas pblicas devem ser voltadas muito mais aos povos localizados nas regies fronteirias do que nas ameaas externas providas da Colmbia. A grande dificuldade das polticas pblicas a mescla das redes legais e ilegais que agem juntas nas atividades ilcitas providas da Colmbia. A regio fronteiria possui vrios canais de atividades legais que cobrem as aes ilcitas. (MACHADO, 2003)
Fechar as fronteiras no a nica nem mesmo a melhor estratgia de defesa dos estados amaznicos. O que os Estados devem se atentar com povo, os recursos naturais, a biodiversidade, a poltica social e ambiental. (MACHADO, 2003)

O Plano Colmbia tambm um elemento que pode desestabilizar a regio, partindo do pressuposto de segurana e soberania nacional em relao aos conflitos colombianos e as intenes geopolticas norte-americanas. (MONTEIRO, 2009) o crime organizado, em todas as suas modalidades: narcotrfico, lavagem de dinheiro, trfico de armas, narcoguerrilha etc. se tornar extremamente forte medida que seus integrantes encontrarem mais espaos para unir esforos com grupos terroristas, movimentos guerrilheiros e, principalmente, aproveitarem da fraqueza de pases, que no os combatem, e de governos dbeis que, alm de no combat-los, apiam os grupos extremistas, em todos os sentidos, por simpatizarem-se com suas causas ideolgicas. (SILVA, 2009)

21

REFERNCIAS

1. Artigos, Ensaios e Livros

ARRUDA, Joo Rodrigues. O uso poltico das Foras Armadas e outras questes militares. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007 ABREU, Gustavo de S. A segurana do Estado brasileiro diante das ameaas caractersticas do limiar do sculo XXI. In: A Defesa Nacional. Rio de Janeiro, 1 quadrimestre de 2004, p.18 - 33 BARROS, Jayme de. A poltica exterior do Brasil: (1930-1940). [Rio de Janeiro]: Departamento de Imprensa e Propaganda, 1941. 367 p. BECKER, Bertha K. Geopoltica da Amaznia: A nova fronteira de Recursos. Rio de Janeiro: Zahar, 1980. 223p. BECKER, Bertha K.; EGLER, Claudio A.G. Brasil, Uma Nova Potncia Regional Na Economia Mundo.3.ed.Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998. 267p. BECKER, Bertha K. Amaznia. So Paulo, tica, 1990. 222p. CHIARELLA, R. 2001. Integrao Regional para o desenvolvimento sustentvel da Amaznia Sul-Americana. Tese de Doutorado, PPGG/UFRJ. DELGADO, Carvalho de. Histria Diplomtica do Brasil. So Paulo: Companhia Editora Nacional, 1959. 409p. HISSA, Cssio Eduardo Viana. A mobilidade das fronteiras : inseres da geografia na crise da modernidade. 2 Ed. Belo Horizonte: UFMG, 2006. 316p. LOPES, Julio Cesar da Silva. O Plano Colmbia e seus reflexos no Brasil: Discursos, Estratgias e Aes. 2009, 11p. Artigo. Histria Social PPGHS Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2009. Disponvel em <www2.uel.br/cch/his/mesthis/abed/.../JulioCesardaSilvaLopes> Acessado em 14 Jun. 2010 LOURENO, Humberto Jos. A defesa nacional e a Amaznia: o Sistema de Vigilancia da Amaznia (SIVAM). Tese de doutorado. Campinas: Unicamp, 2003.

22

MACHADO, Lia Osrio 1997. Movimento de dinheiro e trfico de drogas na Amaznia. M. Melo Ribeiro, S. Seibel (org.). Drogas. Hegemonia do Cinismo. So Paulo: Memorial, p. 217-242 MACHADO, Lia Osrio. 1996. O comrcio ilcito de drogas e a geografia da integrao financeira. Uma simbiose? Em I. Castro, Brasil.Questes atuais sobre a Reorganizao do Territrio, Rio, Bertrand Brasil. MACHADO, Lia Osrio. Medidas institucionais para o controle do trfico de drogas e da lavagem de dinheiro e seus efeitos geoestratgicos na regio Amaznica brasileira. Cadernos IPPUR, Ano XXI, N 1, Jan-Jul, 2007

MADUREIRA, Mrio Matheus de Paula. O Brasil e a Fronteira Norte: poltica e estratgia. 2000. Monografia (Curso de Poltica, Estratgia e Alta Administrao do Exrcito) Escola de Comando e Estado-Maior do Exrcito ECEME Rio de Janeiro, 2000. MAGNOLI, Demtrio. O Corpo da Ptria: imaginao geogrfica e poltica externa no Brasil. So Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1997. 318p. MONTEIRO, Licio Caetano do R. Uma discusso conceitual sobre a funo defensiva das fronteiras. In: Anais do XV Encontro Nacional de Gegrafos. So Paulo (SP): AGB, 2008. OLIVEIRA, Mrcia Maria. A mobilidade humana na trplice fronteira: Peru, Brasil e Colmbia. 2006. 14f. Artigo. Programa de Ps-Graduao em Sociedade e Cultura na Amaznia (PPGSCA) Instituto de Cincias Humanas e Letras (ICHL) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Amazonas, 2006.

SANTOS, Milton. O Espao Dividido: os dois circuitos da economia urbana em pases subdesenvolvidos. Rio de Janeiro, Editora Francisco Alves, 1979. 345p.

VIANA, Hlio. Histria diplomtica do Brasil. So Paulo: Melhoramentos, [195-]. 210 p.

ZANETTI, Mrcio Joo. Foras Armadas na Amaznia: Ao poltica de integrao, desenvolvimento e segurana. Belo Horizonte: 2008. 93p. PF comea ocupar fronteira com Colmbia. Jornal O Vale do Paraibano, Vale do Paraba, 27 Set 2000.

23

PF anuncia Operao Cobra para inibir trfico de drogas. Jornal do Comercio, Recife, 21 out 2000.

2. Artigos publicados na imprensa AGNCIA BRASIL, EMPRESA BRASIL DE COMUNICAO. Disponvel em <http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2008/06/26/materia.2008-0626.3758066133/view >cessado em 20 de maio de 2009 AGNCIA BRASILEIRA DE INTELIGNCIA. em:<www.abin.gov.br>cessado em: 10 de novembro de 2009. Disponvel

ESCRITRIO DA ORGANIZAO DAS NAES UNIDAS CONTRA DROGAS E CRIMES (UNODC). Disponvel em:<http://www.unodc.org/>essado em 28 nov. 2008. MARINHA DO BRASIL. O Plano Colmbia como instrumento da poltica norteamericana para a Amrica latina e suas conseqncias. Rio de Janeiro. Disponvel em <http://www.egn.mar.mil.br/cepe/trabCurriculares/ensaioCcRippel.pdf> acessado em 15 de junho de 2009. MINISTRIO DA DEFESA. Disponvel acessado em 18 de maio de 2009. em: <http://www.defesa.gov.br>

MINISTRIO DAS RELAES EXTERIORES. Disponvel <http://www.mre.gov.br> acessado em 01 de junho de 2009.

em:

ORGANIZAO DO TRATADO DE COOPERAO AMAZNICA. Disponvel em: <http://www.otca.org.br/en/noticia/noticia.php?idNoticia=1596&tipoN=9> acessado em 31 de outubro de 2009. PORTAL FATOR BRASIL. Disponvel em: <http://www.revistafatorbrasil.com.br/ver_noticia.php?not=46829> acessado em 31 de outubro de 2009.

You might also like