You are on page 1of 2

UFABC Universidade Federal do ABC Nome: Michel Fagundes RA: 21077212 Fichamento, Texto: IV Coisas que ningum nunca

a viu antes e pensamentos que ningum teve: a descoberta de novos astros no espao fsico e a materializao do espao. Autor: Alexandre Coyr
O autor faz referncia a obra de Galileu Galilei Sidereus Nuncius, e apresenta um trecho onde este autor realiza algumas descobertas: 1 A quantidade de estrelas fixas no espao 10 vezes maior do que a quantidade anteriormente observada a olho nu, ou seja, sem a utilizao de nenhuma ferramenta que potencializasse o poder de viso do espao. 2 De que a lua no possua uma superfcie lisa e polida, mas feita de aspereza e rugosidade. 3 Descoberta de quatro planetas nunca antes observados anteriormente. Menciona tambm, que estes astros orbitam em torno do sol, tal como Vnus e Mercrio. Esta observao foi possvel por meio dos perspicilli inventado por Galileu, graas iluminao da graa divina. O autor menciona que estas descobertas foram recebidas com ceticismo, mas que representou um momento decisivo na histria da evoluo no somente da astronomia, mas da cincia de um modo geral, passando a evoluir juntamente com a criao de novos instrumentos. O perspicillum possibilitou Galileu a enxergar alm do brilho das estrelas, ampliando tambm seus globos reais, e possibilitou afirmar que o dimetro destas ampliado em menor proporo em relao a outros objetos, como a lua por exemplo. Assim uma estrela de quinta ou sexta grandeza, vista atravs de um perspicillum, se parece com a dimenso de uma estrela de primeira grandeza. Esta observao foi de extrema importncia, pois destri algumas objees a teoria heliocntrica do sistema copernicano. Para os estudiosos da idade mdia, o perspicillum tinha cumpria a funo de microscpio por ampliar o tamanho dos astros imperceptveis a olho nu, e a funo de telescpio por trazer as estrelas mais para perto de ns, por assim dizer. O autor diz sobre o debate a respeito da finitude e infinitude do universo. Diz que Galileu, apesar de ter negado sobre a infinitude do universo, no acredita em uma ou em outra hiptese, diz que embora Galileu se incline para infinitude, considera a questo insolvel. Porm no admite a limitao do mundo ou o cr fechado por uma esfera de estrelas fixas, como acreditavam Ptolomeu, Coprnico e Kleper. Galileu Galilei tambm acreditava que nenhum homem poderia comprovar que as estrelas fixas do alguma forma ao firmamento, isto , se o firmamento possuir alguma forma. Acreditava que no h sequer 4 estrelas fixas que se estejam localizadas em um mesmo ponto no espao.

Galileu tambm rejeita a concepo de que existe o centro do universo. Ao contrrio de Giordano Bruno e Kepler, Descartes acreditava que o espao no preenchido por puro ter ou que preenchido por um vazio distinto da matria, acreditava que o que separa um astro de outro seria uma espcie de matria sutil, imperceptvel ao homem, caso contrrio, ou seja, caso no houvesse matria, os astros no estariam separados. Assim, o espao composto por matria, na qual esto os planetas que tambm so matrias, ou seja, os corpos (planetas) esto entre outros corpos (espao). O autor afirma que Descartas d definio de espao, algo infinito, onde h extenso e profundidade preenchidas por uma substancia. Descartes nunca afirmou que o mundo infinito, pois aplicava este termo apenas a Deus. Deus infinito. O mundo indefinido. Todas as outras coisas, como por exemplo: o nmero de partculas que um corpo pode ser dividido, ou a quantidades de estrelas existentes no espao, devem ser consideradas coisas indefinidas, deixando o termo de infinito reservado para Deus. Acreditava que era um erro buscar a limitao (definio) do mundo frente bondade infinita de Deus. Alem disso, dizia ser outro erro, buscar a compreenso do infinito, pois a alma humana medocre para compreende-lo.

You might also like