You are on page 1of 27

O currculo: teoria, histria e prtica docente.

BERGSTON LUAN SANTOS 1 LILIANE CAMPOS MACHADO 2

RESUMO: s teorias elaboradas sobre o currculo em vrios momentos se legitimam pelo discurso da justificao, em outras palavras ensinar pressupe sacrifcios, sendo necessrio excluir o que se supe desnecessrio e incluir o que se julgue imperativo na formao dos indivduos. Assim este trabalho teve por objetivo fazer uma anlise terica sobre o currculo nos referindo construo intelectual e histrica do mesmo, e usaremos entrevistas buscando relacionar a subjetividade do professor em relao a sua idia de currculo, para com isso percebemos como os professores pensam e conceituam o currculo na sua ao docente. Para produzir idias para esse debate, a pesquisa se orientou por uma bibliografia terica sobre o currculo e abordagens sobre pesquisa qualitativa, cujo processo de coleta de dados incluiu a realizao de entrevistas com professores. A anlise fundamentada em autores como Forquin (1992), Silva, Moreira (2001) e Goodson (1995). A contribuio da pesquisa encontra-se em reconhecer os professores como mediadores do conhecimento alm de buscar entender a relao docente frente ao currculo escolar. Palavras Chave: Currculo, Teoria, Histria e Professores de Histria.

INTRODUO 1.1 Teoria e currculo. A produo na rea do currculo historicamente construda o currculo pode ser entendido como um campo social se o entendermos em um movimento de construo do trabalho intelectual e prtico de estudiosos, polticos e sociedade civil, no qual h conceitualizao e reconceitualizao variada em termos de produo, construo e reproduo, por conseguinte, podemos entender que o currculo elaborado em uma variedade de contextos sociais marcados por interesses e ideologias. Na produo acadmica esse tema vem avanando bastante, o currculo j deixou de ser entendido apenas como um conceito tcnico voltado para questes de mtodo e tcnica, hoje o currculo j compreendido como afirma Silva (2009): o currculo um artefato social e cultural, o que faz com que ao tentarmos compreender

Graduado em Histria pela Universidade Estadual de Montes Claros- Unimontes. bergslash@yahoo.com.br 2 Doutora em educao pela Universidade Federal de Uberlndia- UFU. lcmpedagogia@yahoo.com.br

as implicaes do currculo devemos pensar em suas determinaes sociais e histricas e buscar abranger todo um contexto que envolve a sua produo. Esse autor nos afirma que:
O currculo no um elemento inocente e neutro de transmisso desinteressada de conhecimento social. O currculo est implicado em relaes de poder, o currculo transmite vises sociais particulares. O currculo produz identidades individuais e sociais particulares. O currculo no um elemento transcendente e atemporal ele tem uma histria, vinculada as formas especificas e contingentes de organizao da sociedade e da educao. (MOREIRA e SILVA, 2009 p.8)

Desta forma, o currculo deve ser analisado, criticado e entendido de maneira que o fundamento de anlise envolva as relaes de poder, suas bases sociais, culturais, ideolgicas para assim produzirmos um conhecimento crtico-reflexivo de alicerces sociais. Com base no exposto, neste trabalho, em uma primeira etapa, tentaremos penetrar na rea terica do currculo e suas concepes epistmicas historicamente construdas. A base bibliogrfica para esta etapa do trabalho conta com a orientao terica de Silva (2002), que argumenta que o campo do currculo pode ser analisado a partir de trs correntes tericas: as teorias tradicionais, as teorias crticas e as ps-criticas. Numa segunda etapa pretendemos uma anlise da concepo dos professores sobre o currculo, envolvendo desta forma a representao que o currculo tem para esses profissionais da educao, nesta etapa usaremos de entrevistas coletadas com professores de uma escola pblica e de uma escola privada situadas na cidade de Janaba. Ademais, ressaltamos que a nfase deste estudo se d sobre o currculo produzido na disciplina Histria em ambas as escolas, sem com isso deixar de lado as concepes curriculares (gerais) da escola como instituio legitima de ensino. 1.2 O Currculo Na etimologia bsica do termo currculo, a palavra de origem a palavra latina Scurrere, correr, e refere a curso (ou carro de corrida). (GOODSON. 1995.p.31). Para o autor nesses termos o currculo definido como curso a ser seguido, ou em outras palavras apresentado. Mas importante salientar que se tratarmos do currculo apenas

em termos etimolgicos, acabamos por no abranger os problemas sociais e de poder que de modo inerente fazem parte do currculo apresentado, ou o do que se deve seguir. Afinal, seguir por qu? A favor de qu (de quem)? Contra o qu (contra quem)? E por que este currculo? Por que estes conhecimentos? Essas so perguntas que devemos nos fazer ao estudar o currculo e sua configurao social, uma vez que, como j argumentamos, o currculo um artefato social, logo histrico, ou, nas palavras de Goodson (1995), inspirado por Hobsbawm, o currculo pode ser uma tradio inventada:
A elaborao de um currculo pode ser considerada um processo pelo qual se inventa tradio. Com efeito, esta linguagem com freqncia empregada quando as disciplinas tradicionais ou matrias tradicionais so justapostas, contra alguma inovao recente sobre temas integrados ou centralizados na criana. A questo que o currculo escrito exemplo perfeito de inveno da tradio. (GOODSON. 1995, p.29)

Goodson (1995) nos adverte que se os estudiosos ignorarem a histria e a construo social do currculo, mais fcil fica a mistificao e reproduo de um currculo de base tradicional eficaz. Assim sendo devemos saber que h uma luta para a definio de um currculo que envolve prioridades socioeconmicas e discursos de base intelectual, esse conflito deve servir de guia em uma anlise que pretende estudar o currculo e a escolarizao. O currculo no processo de escolarizao, segundo Goodson (1995), apareceu no tratado educacional numa poca em que a escolarizao estava se transformando em atividade de massa (GOODSON. 1995 p.31). Percebemos assim que a articulao entre o currculo e a escola foi sendo arquitetada, e as pretendidas realidades educacionais foram forjadas por teorias e formulaes que se constituram em fenmeno educativo. Sobre essa argumentao devemos ainda compreender que o termo currculo se apresentou em diferentes vertentes e diferentes teorias atravs dos tempos, muitas vezes entendido como contedo do programa a ser ensinado por professores especializados e aprendido pelos alunos (perspectiva tradicional), outras vezes numa perspectiva mais moderna entendido como experincia vivida pelos alunos no ambiente escolar. No entanto, as vrias formas de abranger o currculo (real, formal, oficial, oculto) ainda

passam por uma centralidade terica, que para Forquin (1993) a seleo, ou a seleo cultural. Para Forquin (1993): Toda educao, e em particular toda educao de tipo escolar, supem sempre na verdade uma seleo no interior da cultura e uma reelaborao dos contedos da cultura destinados a serem transmitidos s novas geraes (FORQUIN. 1993.p.14). E sobre essa idia que pretendemos descrever os currculos e suas bases epistmicas de construo histrica e social, nas vertentes tradicional, crtica e ps-criticas. 1.3 O currculo em sua vertente tradicional Silva (2002) nos afirma que:
Foi somente no final do sculo XIX e no inicio deste 3 , nos Estados Unidos, que um significativo nmero de educadores comeou a tratar mais sistematicamente de problemas e questes curriculares, dando inicio a uma srie de estudos e iniciativas que, em curto espao de tempo, configuraram o surgimento de um novo campo. (MOREIRA & SILVA. 2002. p.09).

O autor argumenta ainda sobre as mudanas socioeconmicas que os Estados Unidos passam na virada do sculo XIX para o XX, cenrio em que surge uma nova concepo de sociedade que se baseia num mundo industrial onde a cooperao e a especializao passam a configurar uma ideologia acima da idia de competio. E na nossa compreenso um fator importantssimo se vincula a ideologia dominante, sendo essa a idia: o sucesso na vida profissional passou a requerer vidncias de mrito na trajetria escolar (MOREIRA & SILVA. 2002. p.10). A escola neste momento entendida como instituio de relevante importncia social e seria ela capaz de facilitar adaptao das novas geraes s transformaes culturais, sociais e econmicas que ocorriam. Para Silva:
Na escola, considerou-se o currculo como instrumento por excelncia do controle social que se pretendia estabelecer. Coube, assim, escola, inculcar os valores, as condutas e os hbitos adequados. Nesse momento a preocupao com a educao vocacional fez-se notar, evidenciando o propsito de ajustar a escola s novas necessidades da economia. (MOREIRA & SILVA. 2002. p.10).

Grifos nossos. O texto original foi escrito em 1992, logo justifica os autores falarem: deste ao se referirem ao sculo, pois, falam do sculo XX. Mas hoje (2011) momento que escrevemos nosso trabalho deste no seria o ideal. Mas fica claro aqui que eles tratam do sculo XX.

Desse modo, o currculo, em sntese, teria a obrigao de organizar e ordenar os contedos s novas exigncias da sociedade racional e eficiente que se pretendiam erguer. Surgem assim as primeiras tendncias tericas dos currculos educacionais. Segundo Moreira (2003) durante os primeiros cinqenta anos a preocupao com os processos de planejar e desenvolver os currculos dominou o discurso (COSTA. 2003. p.20). Nesse sentido podemos observar que os currculos elaborados nos E.U.A procuravam moldar uma educao planejada racionalmente e desenvolver uma educao onde a massa fosse educada de acordo com vises peculiares de formao. Ou seja, no havia neutralidade do tecido social sobre o processo de escolarizao e do currculo. Jos Alberto Pedra (1993), professor da UFPR, traa um breve histrico do currculo. Este autor assume como referncia o incio do sculo XX nos Estados Unidos e argumenta que o surgimento do termo currculo no contexto do processo de industrializao fundamental para as primeiras teorias criadas. Afinal a fragmentao, caracterstica do trabalho na indstria, favorece um clima de sees para o trabalho, o que gera uma teoria da Administrao Cientfica. Sobre essa idia vlido ressaltar que a produo tradicional do currculo influenciada pelo que vem a ser conhecido como Taylorismo, uma teoria de administrao econmica, baseada em idias de diviso de tarefas e padronizao da produo sendo essas realizadas sob uma gerncia efetiva e uma superviso rigorosa. O expoente da teoria tradicional do currculo neste contexto o norte americano Franklin Bobbitt (1918), autor do livro The Curriculum, no qual expressa a influncia que as idias administrativas baseadas na eficincia e na padronizao exercem sobre seu pensamento. Segundo Silva (2002) na perspectiva de Bobbitt a escola tinha a misso de conservar e restaurar os valores da cultura americana e o compromisso de formar pessoas atendendo exigncias do trabalho de empresas comerciais e industriais. Ainda sobre essa teoria tradicional, o currculo deveria ser neutro, garantir o funcionamento da escola segundo a lgica de uma fbrica, uma vez que construdo segundo as necessidades sociais da vida adulta, deveria esclarecer sobre as metas e objetivos a obter com a escolarizao, alm de propor os mtodos de ensino que seriam

entendidos como eficientes. Ainda segundo Silva (2002), o sistema de educao estabeleceria objetivos ligados a eficincia e necessariamente aos ofcios da sociedade norte americana. Por outro lado, influenciado pelos movimentos sociais do perodo, Dewey escreve sobre currculo contrapondo-se ao pensamento de Bobbitt. Jonh Dewey se orientava principalmente pela questo da experincia da cultura. Segundo Pedra (1993):
As teorizaes de Dewey sobre a educao e o currculo representaram certa sntese de tais movimentos em uma Amrica que abandonava o sistema rural e transformava-se em uma Amrica fabril e urbana; que aprofundava cada vez mais a brecha existente entre exploradores e explorados, possuidores e no-possuidores. (PEDRA. 1993 p, 30)

Com isso devemos compreender que o eixo de referncia de Dewey no se centrava nos princpios da Administrao Cientfica, mas na experincia da cultura. Para Pedra (1993) se Bobbitt entendia o currculo como um conjunto de estratgias para preparar o jovem para a vida adulta; Dewey o compreendia como o ambiente que era fornecido ao estudante para experenciar vida mesma. (PEDRA, 1993. p.31) O currculo para Dewey deveria garantir aos estudantes aprender com suas experincias oportunizando-os a terem uma escola ativa e democrtica. Dewey ainda prope uma educao pela ao em contraposio memorizao geralmente exigida nas escolas de sua poca. vlido destacar que mesmo Dewey sendo contrrio ao pensamento de Bobbitt ele no supera a viso tradicional do currculo, ele considerado progressista, posto que, mesmo otimista em relao educao, defendendo o progresso, a liberdade e a cincia no foi um intelectual envolvido na luta por uma transformao social radical. Outro pensamento importante na base tradicional da educao e

conseqentemente nos fundamentos do currculo o que chamamos de tecnicismo, esta linha terica tem seu embasamento sobre o currculo e educao em Ralfh Tyler e apresenta-se por volta da segunda metade do sculo XX. Com pressuposto de neutralidade cientfica e guiado pelos princpios da racionalidade e eficincia na produo, toma-se o processo educativo a fim de enfatizar a sua racionalizao e a tecnicizao das atividades.

Ralfh Tyler (1945) tendo como centralidade a tcnica se preocupa com a gesto cientfica, com o desenvolvimento curricular e com as instituies, baseando-se no critrio de sucesso e fracasso para medir a qualidade da educao. As escolas neste contexto social passam por um crescente processo de burocratizao, o controle feito atravs de formulrios, a objetividade, a produtividade e a eficincia se tornam a finalidade do processo educativo afinal, o projeto de transformao social deve ser garantido visando s novas relaes do mundo do trabalho, como sugere Saviani (1987) era imprescindvel aperfeioar trabalhadores eficientes, produtivos e disciplinados. As relaes escolares que deveriam se basear na racionalidade coloca professores e alunos em segundo plano, ou seja, esses so apenas peas guiadas por um planejamento (o currculo) coordenado e controlado por um especialista supostamente neutro, habilitado, objetivo e imparcial. A organizao do contedo torna-se rarefeito e a relativa ampliao de vagas se torna irrelevante devido um grande nmero de evaso (SAVIANI, 1987). Em sntese o tecnicismo:
Buscou planejar a educao de modo a dot-lo de uma organizao racional capaz de minimizar as interferncias subjetivas que pudessem por em risco sua eficincia. Para tanto, era mister operacionalizar os objetivos e, pelo menos em certos aspectos, mecanizar o processo. (SAVIANI, 1987 p32.)

No tecnicismo o currculo uma preocupao central, dele adviriam os objetivos e fins da educao, alm, claro, de selecionar o contedo e experincias supostamente necessrias aos futuros trabalhadores. Sobre a linha terica tradicional consideremos alguns aspectos fundamentais do currculo: 1) foi uma tentativa de garantir o controle social ajustando o que se ensina ao que se espera dos futuros trabalhadores, ou seja, inculcando conhecimentos e valores necessrios a garantir uma estrutura social ativa, mas submissa aos princpios dominantes; 2) usaram de idias como neutralidade e objetividade a fim de legitimar a escola como em um ambiente neutro em relao a questes sociais externas como, por exemplo, a desigualdade social e a misria e 3) centravam-se em questes tcnicas garantindo eficincia no mundo do trabalho e da produo industrial. No entanto, podemos ponderar que o currculo serve como instrumento de poder, o ambiente escolar ao se preocupar com questes econmicas e de produo acaba por

demonstrar sua parcialidade, evidenciando que impossvel a neutralidade em questes que envolvam interesses humanos e de classe.

1.4 Teorias Crticas: E.U.A, Inglaterra e Frana. No mundo ocidental a dcada de 1960 se mostrou uma dcada questionadora, afinal esse perodo marcado por um turbilho de idias, novidades tecnolgicas e cientficas, filosofias existencialistas, movimentos sociais e questionamento moral e cultural da formao da civilizao ocidental. Dentre as vrias dinmicas sociais do perodo uma vertente de pensamento passa a contestar as escolas, tanto na sua estrutura institucional quanto na sua legitimidade no sistema de ensino. Sobre o currculo o clima de agitao acaba por configurar uma perspectiva terica que no satisfeita com a realidade escolar, tece longas e duras crticas s teorias tradicionais. Esse movimento ganha corpo e presena acadmica nos Estados Unidos, Inglaterra e Frana, e nesse clima de conspirao que emerge uma sociologia do currculo, baseada em crticas e altercaes sobre a organizao curricular. Nas palavras de Moreira e Silva (2009):
Um sentimento de crise acaba por instalar-se na sociedade (...), como conseqncia, uma contracultura que enfatiza prazeres sensuais, liberdade sexual, gratificao imediata, naturalismo, uso de drogas, vida comunitria, paz, libertao individual. Inevitavelmente, as instituies educacionais tornaram-se alvos de violentas crticas. Denunciou-se que a escola no promovia ascenso social e que, mesmo para as crianas dos grupos dominantes, era tradicional, opressiva, castradora, violenta e irrelevante. (MOREIRA E SILVA. 2009, p.13)

Ainda vlido enfatizar que nesse contexto de crise de que nos fala os autores, havia tendncias que afirmavam que se a escola no fosse capaz de se tornar um ambiente democrtico, o melhor caminho seria a abolio dela como instituio social. Desta forma podemos ponderar que o clima alm de contestao e critica trazia consigo um pessimismo intenso. Nos Estados Unidos, neste momento, desenvolve-se um campo de pesquisa consistente sobre currculo, esse campo buscava realar uma compreenso mediada pelo conceito e entendimento da questo cultural, afirmava que assim como as partes da natureza no eram necessariamente obstculo ao humana, mas sim produtos que os

homens fizeram e que poderiam, portanto desfazer (Moreira e Silva, 2009), no caso do currculo a inteno central seria identificar e ajudar a extinguir os aspectos que acabavam por contribuir de forma a limitar a liberdade do indivduo e dos mais diversos grupos sociais. Em 1973, especialistas em currculo participam de uma conferncia na Universidade de Rochester (E.U.A), e dali desenvolveriam duas corretes de pensamento sobre analise do currculo. Uma baseada no neomarxismo e na teoria crtica e outra baseada numa tradio humanista e hermenutica. No entanto, as duas correntes so conhecidas como reconceitualistas.
Os reconceitualistas, (...) no formavam um bloco nico. Srias divergncias os separavam. Para os neomarxistas, os humanistas secundarizavam a base social e o carter contingencial da experincia individual. Estes ltimos, por sua vez acusavam os primeiros de subordinar a experincia humana estrutura de classes, dela eliminando a especificidade, a inventividade, bem como a capacidade de resistncia e transcendncia. (MOREIRA E SILVA, 2009, p.15)

Assim novas perspectivas ajudam a compor um campo terico do currculo favorecendo e fomentando novas anlises e a compreenso de novos e interessantes questionamentos. Estes estudos acabam por contribuir para que melhor se conceba o currculo como uma construo social, e auxilia a compreenso das complexas conexes entre currculo, cultura e poder na sociedade capitalista do sculo XX, ainda:
Propiciam uma viso mais acurada do poder socializador e dos aspectos opressivos da escola e da pratica curricular. Favorecem, por fim, uma analise das lacunas que verificam entre o currculo formal e o currculo em uso. Ausente desses estudos, no entanto, est preocupao em oferecer sugestes que facilitem ao professorado formulaes de prticas alternativas. (MOREIRA In COSTA, 2003. p.21)

O que devemos considerar aqui o fato que estas novas idias e teorias, entendidas como crticas protagonizam uma nova etapa do desenvolvimento histrico do currculo, afinal, elas se distanciam das teorias at ento dominantes, nas quais o currculo era apresentado de maneira meramente mecnica e burocrtica. Estas novas idias buscam trabalhar e desvendar as idias engessadas tradicionalmente no entendimento da educao e do currculo, elas tentam identificar e valorizar as

contradies inerentes a sociedade capitalista, apreciando suas resistncias, e revelam como as classes so oprimidas por um sistema dominante e desigual. Nos anos 70 a efervescncia no campo cientfico e social refletida tambm na rea do currculo, mostrando-se mais contundente, alargando assim suas abordagens e desenvolvendo essa rea de pesquisa. Para isso, o currculo transpe abordagens para o campo das cincias sociais, principalmente na educao. imperativo entendermos que aps os anos 70 dificlimo discorrer sobre currculo sem perceber sua parcialidade e sua no neutralidade sobre as relaes sociais e de poder que existem entre a organizao curricular, a seleo do contedo e as dinmicas sociais. Segundo Forquin (1993) o currculo na Inglaterra se mostra numa literatura rica, porm desconhecida, isso devido falta de tradues seja para o francs ou qualquer outra lngua. Afirma ainda que desde o sculo XIX as reflexes sobre definio da cultura e seus aspectos de significao geravam discusses, debates filosficos e polticos entre intelectuais britnicos, em especial, os debates em educao, acabavam por dar espao a interrogaes acerca dos contedos cognitivos e culturais suscetveis de serem incorporados aos programas escolares e sobre a distino possvel destes contedos, em emprego das diferentes categorias de pblico aos quais o ensino se dirige. (FORQUIN, 1993.). Prossegue o autor:
Isto parece particularmente evidente no perodo recente, aquele posterior a 1960, marcado por importantes mudanas sociais e profundas mutaes culturais, bem como por grandes transformaes no interior do mundo escolar (como o prolongamento da escolaridade obrigatria, aumento do nmero de pessoas escolarizadas, desenvolvimento das comprehensive schools 4 , estabelecimentos secundrios tendo por vocao acolher sem seleo nem discriminao todos os alunos aps a sada do primrio, a renovao dos contedos e dos mtodos de ensino, a renovao do corpo docente). (FORQUIN, 1993, p.21)

Portanto, essas transformaes caractersticas dos anos 70 so parte de um processo institucional e intelectual que vinha se caracterizando na Inglaterra, ou seja, a um longo perodo de tempo as reflexes tericas e empricas sobre educao sofriam

Literalmente escola completa. Ainda um tipo de escola que pblica e no seleciona os seus alunos com base no rendimento escolar ou de aptido. Estando assim em contraste com o sistema escolar seletivo, cujo acesso restringido em funo de um critrio de seleo. O termo comumente usado em relao ao Reino Unido, onde as escolas abrangentes foram introduzidas na dcada de 1960. Ele corresponde mais ao Gesamtschule alemo e ao ensino mdio nos Estados Unidos e Canad.

mutaes em suas produes acadmicas, neste caso a multiplicidade de temticas, teorias e metodologias apontam o que autor coloca como mercado cientfico internacional, constitudo pelo conjunto de pases de lngua inglesa com tradio em pesquisas na educao, publicaes, editoras especializadas e uma gama considervel de homogeneidade nas orientaes e mesmo nas apresentaes e avaliao rigorosa (FORQUIN, 1993). Mas, ressaltamos que isso s se explica por razes histricas e pela existncia de uma tradio slida e cientfica antiga e potente. Outro fator relevante que foi nos anos 60 que a Sociologia tornou-se uma disciplina efetivamente universitria e com isso alguns departamentos de Sociologia acabaram por ceder espao Sociologia da Educao nos programas de ensino. Mas, preciso entender tambm que existia uma diferenciao entre o que pretendiam os futuros professores de Sociologia da Educao e os administradores e planejadores, ou seja, os responsveis polticos. Os professores se dedicam cada vez mais a entender o estabelecimento escolar, as salas de aula e seus atores em vez de se conterem em pesquisa s macro-estruturas, esse talvez, seja um argumento que explique as novas problemticas desenvolvidas na sociologia da educao na Inglaterra na segunda metade do sculo XX. Nesse perodo de cristalizao da sociologia da educao, nasce um livro fundador (FORQUIN, 1993. p.77) da Nova Sociologia da Educao, Knowlegde and Control 5 , publicado em 1971, sob direo de Michael Young. Essa obra sintetiza a pluralidade de orientaes novas deste contexto, para Forquin (1993) Knowlegde and Control: Se inspira principalmente em certos aportes do interacionismo simblico americano, da fenomenologia social e da sociologia do conhecimento, bem como da antropologia cultural (e tendo como plano de fundo o referencial marxista), em questes terico-epistmicas isso explica que:
Enquanto a sociologia funcionalista concebe a sociedade essencialmente como um sistema de elementos funcionalmente articulados, o indivduo como um produto social, e a educao como um processo de socializao, de interiorizao de normas, de moldes, de valores culturais, que asseguram a interao, a coeso e a perpetuao do conjunto, a sociologia interacionista concebe preferentemente a sociedade como uma cena (ou arena), o indivduo como um ator social em comunicao com os outros atores, e a educao

Conhecimento e controle.


como um jogo de papis aberto e amplamente improvisado. Assim os indivduos pem no mundo aes dotadas de sentido para eles e encontram em seu caminho as aes dos outros e as significaes postas por estes. (FORQUIN, 1993. p.78)

Nessa perspectiva j possvel notar como a cosmoviso sobre a sociedade e o

indivduo sofre alteraes importantssimas, a vida social segundo os interacionistas um produto constantemente contestado uma negociao perptua entre os atores que portam interpretaes e definies constantemente divergentes, logo o interacionismo simblico um caminho no qual se constroem personalidades individuais e sociais. Na questo metodolgica passa-se a privilegiar pesquisas de campo, observaes de comportamentos, coletas de dados em contextos cotidianos e naturais. Busca-se realar o carter casual das normas e hbitos e a descrio da vida dos grupos e instituies, o problema sociolgico passa a entender menos sobre como o indivduo se torna desviante, para compreender melhor como o indivduo passa a ser categorizado, qual o trabalho simblico efetuado, como se constroem os labels sociais. (FORQUIN, 1993). A fenomenologia social busca uma concepo de homem como ator e no como produto social, enfatiza-se o carter subjetivo construdo, entendendo que o homem um conjunto de significaes produzidas e partilhadas em comunidade. A sociologia do conhecimento busca pelos saberes cotidianos, aqueles que se do na vida corrente entendendo que estes saberes se revelam relativos e so socialmente construdos, e o indivduo como parte do campo social integra sua experincia individual e constri sua identidade, no sendo simplesmente produto social, ele um construtor. Em sntese o que se buscava no campo da educao e certamente nas pesquisas de currculo era apreender as instituies como lugares de gesto e organizao do material cognitivo e simblico e no somente material humano, e entender por quais processos e bases se estabeleceu a distino entre sucesso e fracasso escolar, ou seja, Knowlegde and

Control, uma forma de saber como se d a questo do conhecimento e a questo do poder como controle social, se fazendo assim uma teoria eminentemente de valor crtico dos contedos cognitivos e culturais da educao. (FORQUIN, 1993. p.82/83)

Para a teoria do currculo a Nova Sociologia da Educao argumenta que a maneira como uma sociedade classifica, seleciona, distribui, transmite e avalia os conhecimentos destinados ao ensino reflete a distribuio de poder e assegura o controle social dos comportamentos individuais. Essa argumentao segundo Forquin:
Trata-se com efeito de fazer surgir o sistema complexo de relaes que pode existir, nas sociedades contemporneas, entre a estrutura dos saberes e o modo de funcionamento das transmisses escolares por um lado e o controle social que se exercem tanto no interior das instituies educativas quanto no nvel da sociedade global. (FORQUIN, 1993. p.85)

Sobre essas argumentaes apresentadas podemos considerar que esse movimento que aconteceu na Inglaterra se centralizou em uma base importante e diferente da base terica tradicional, ou seja, a nova sociologia da educao para a teoria crtica do currculo concentra-se em colocar as categorias sociais em questo desnaturalizando-as e revelando seu carter histrico, social e arbitrrio. Propondo o entendimento completamente pretensioso em que se do as relaes de poder na educao. J na Frana vamos destacar (brevemente) o trabalho de Bourdieu e o de Louis Althusser, para entendermos como as idias do pensamento crtico educacional transformam em uma crtica conhecida como sociologia crtico-reprodutivista. Para Saviani (2005),
A viso crtico-reprodutivista surge basicamente a partir das conseqncias do movimento de maio de 1968, a chamada tentativa de revoluo cultural dos jovens, que teve sua manifestao mais retumbante na Frana, mas espalhou-se por diversos pases, inclusive o Brasil. Esse movimento pretendia realizar a revoluo social pela revoluo cultural. (SAVIANI, 2005. p.65)

Os tericos reprodutivistas argumentam que existe um processo pelo qual as desigualdades sociais so perpetuadas, ao longo do tempo, as relaes de dominao entre vrios grupos sociais. Na teoria da educao argumenta-se que a educao tem um papel importante no processo de reproduo social, mas h tambm um processo de subordinao das culturas dominadas cultura dominante, assim entende-se que na escola ao tomar a cultura dominante como pressuposto de legitimidade do

conhecimento ela acaba por garantir reproduo de classe e posio subalterna ao grupo dominado da populao. (SILVA, 2000). Bourdieu (1998) no seu pensamento sobre reproduo cultural, afirma que:
Na realidade, cada famlia transmite a seus filhos, certo capital cultural e um sistema de valores implcitos e profundamente interiorizado, que contribui para definir, entre outras coisas, as atitudes face ao capital cultural e a instituio escolar. (NOGUEIRA e CATONI. 1998. p. 43)

Ou seja, para este autor a famlia seria de fato a primeira forma de contato do indivduo com a cultura, e inerente a cada famlia haveria um histrico composto por acmulo cultural. Assim determinados pais ao educarem seus filhos estariam depositando um saber cultural sobre o indivduo, isto acabaria por propiciar ao indivduo um acumulo de informaes, posturas, tica e principalmente vises de mundo, desta maneira para Bourdieu (1998) as crianas de classe baixa acabariam por desenvolver formas de agir e de conversar que estariam em desarmonia com os que imperam nas escolas. Esse pensamento de Bourdieu auxiliou assim o entendimento sobre a idia de fracasso e sucesso escolar baseando-se na compreenso de um conjunto maior de relaes sociais, bem como mostrou como a escola acabava por legitimar a reproduo cultural e social imputando a idia de habilidades e competncias no mau desempenho, logo a maioria das crianas que encontravam dificuldade em responder e repetir as atividades escolares eram aquelas que j vinham culturalmente limitadas de casa, as crianas da classe dominada. De maneira geral, os estudos de Bourdieu (1998) apontam que a valorizao e transmisso da cultura dominante nas escolas garantem sua hegemonia, e acabam por menosprezar a cultura e os costumes dos dominados criando e legitimando normas e regras sociais pr-estabelecidas. Sobre o currculo as idias de Bourdieu nos mostra, como a cultura dominante era espalhada e legtima no currculo escolar, o que acabava por dificultar o entendimento e a interpretao das crianas de classe dominada, levando-as, na maioria das vezes, a no completar seus estudos na escola e a serem completamente excludas.

Louis Althusser foi, nas dcadas de 60 e 70 do sculo passado, um dos responsveis pela incluso no campo do currculo da teoria marxista. Sendo assim, para Althusser, a sociedade sustentada por uma infra-estrutura onde as foras produtivas e as relaes de produo so reproduzidas. Para tanto necessrio saber que as foras de trabalho se desenvolvem sendo produzidas e reproduzidas pela mesma sociedade. Logo ao compreender a sociedade assim Althusser se questiona: como as condies sociais de produo se reproduzem na sociedade capitalista? Entre as respostas encontradas para resolver o problema acima, est anlise de Althusser sobre os aparelhos ideolgicos do estado (AIE), estes seriam instituies sociais que usam a ideologia e o convencimento na sociedade, no entanto, mesmo aceitando a diferena e as contradies, a ideologia da classe dominante que reina e reproduzida por estas instituies. (escola, famlia, igreja, meios de comunicao...). E na teoria Crtica em educao certamente a ideologia tem um lugar central para o debate. Para Moreira e Silva (2009) o ensaio de Althusser A Ideologia e os Aparelhos Ideolgicos de Estado (1985) marca naturalmente a preocupao com a questo da ideologia em educao. Para os autores: Aquele ensaio rompia com a noo liberal e tradicional da educao como desinteressadamente envolvida com a transmisso de conhecimento e lanava as bases para toda teorizao que seguiria (MOREIRA e SILVA, 2009. p.21). Althusser (1985) argumentava que a educao era um dos fundamentais aparelhos de transmisso de idias dominantes sobre o mundo e que com isso garantia a reproduo da estrutura social vigente, as escolas ento funcionariam como reprodutoras responsveis pela formao de trabalhadores submissos e obedientes da classe dominada enquanto a camada dominante se formava para chefia e liderana. A escola ainda:
Se encarregaria das crianas de todas as classes sociais desde o maternal, e desde o maternal ela lhes inculca, durante anos, precisamente durante aqueles em que a criana mais vulnervel, espremida entre aparelhos de Estado familiar e aparelhos de Estado escolar, os saberes contidos na ideologia dominante, o clculo, a histria natural, as cincias ou simplesmente ideologia dominante em estado puro moral, educao cvica e filosofia. (ALTHUSSER, 1985 p.79)

O autor continua argumentando que a formao prossegue afim de (trans)formarem uma massa de crianas em operrios e camponeses, enquanto outra parte da juventude segue os estudos se encaminhando a cargos de mdios e pequenos quadros como funcionrios burgueses, mas a menor parte sendo esta a mais privilegiada se formam intelectuais de semi-empregos, agentes de explorao capitalista ou de represso, e outros polticos e administradores e profissionais da ideologia. Sobre o currculo este seria o instrumento que transmite e garante os princpios da ideologia dominante, ou seja, as disciplinas e contedos trabalhados nas escolas no passam de uma seleo interessada e articulada a conhecimentos e tcnicas a fim de garantir o domnio e a reproduo social. Pensar currculo e ideologia ento pensar sobre o poder poltico que essa pode ter nas escolas, ou seja, compreender como o conhecimento implantado no currculo escolar atua a fim de produzir identidades sociais e individuais, alm de apreender a quem esse conhecimento est servido e contra quem ele est agindo. Tambm no devemos nos esquecer de que as teorias crticas em relao ao currculo nos trazem a idia do currculo oculto, segundo Forquin (1993):
O currculo oculto designar estas coisas que se adquirem na escola (saberes, competncias, representaes, papeis e valores) sem jamais figurar nos programas oficiais ou explcitos seja porque elas realam uma programao ideolgica tanto mais imperiosa quanto mais ela oculta, seja porque elas escapam, ao contrrio, a todo controle institucional e cristalizamse como saberes intrnsecos ou zonas sombrias do currculo oficial. (FORQUIN. 1993, p.23)

Assim uma teorizao crtica em educao, segundo Silva (1992) deve ser capaz de teorizar sobre a reproduo e a mudana, a manuteno das estruturas e a possibilidade de modific-las, sobre o esttico e o dinmico. Para o autor:
Sem uma teoria da reproduo, estaremos cegos, agindo de forma errtica, e inconscientes sobre o que determina nossas aes. Sem uma teoria da reproduo, estaremos incapacitados, ignorantes de nosso papel numa dinmica social que estar se movimentando, produzindo ou reproduzindo, de qualquer forma. no cruzamento de ambas que reside promessa de uma teoria crtica em educao que no nos torne nem prisioneiros da ideologia da livre determinao, nem amarrados pela camisa-de-fora da idia de que somos apenas e inexoravelmente portadores das estruturas (SILVA, 1992. p.71)

Sobre as teorias crticas em educao, podemos sopesar que essas aparecem e ganham foras em um contexto social de conflitos e questionamentos, o que j evidencia seu carter social e histrico. No entanto, quando trazemos essas discusses para o campo do currculo vemos que elas nos ajudaram a criar uma nova forma de pensar a educao, suas possibilidades e suas implicaes sociais, a percepo de que as idias contidas no currculo no so neutras e desinteressadas, e que devem ser mostradas e reveladas atravs de estudo que valorizem o cotidiano e a vida real na escola, nos revela que devemos valorizar as contradies sociais e entender que os sujeitos so atores e no simplesmente produtos do meio social onde vivem, que h uma relao direta histrica e cultural entre o conhecimento e o controle das camadas subalternas e que existe uma reproduo social e cultural sendo legitimada pela escola e pelos conhecimentos tidos como indispensveis, alm de conceber uma viso crtica sobre os aparelhos sociais e as ideologias transmitidas por eles, ou seja, que o currculo um instrumento de poder social, cultural e historicamente construdo em uma luta constante entre sujeitos a fim de manterem o poder institudo. 1.5 As Teorias Ps-Crtica O movimento ps-moderno constri sua argumentao levando como considerao terica a transio entre a modernidade iniciada com o Renascimento e o Iluminismo e a ps-modernidade considerada como iniciada no sculo XX. Um sculo marcado por mudanas scio-culturais relevantes, um mundo (ocidental) onde a mulher ganha espao social, um mundo ps 1 e 2 grande guerra (1914 ...1945), um mundo onde se questiona as aspiraes totalizantes do pensamento filosfico-histrico e social moderno. Nesse contexto, o pensamento moderno que priorizava as grandes narrativas, vistas como vontade de domnio e controle questionado. Na perspectiva ps-moderna so questionadas as noes de razo e racionalidade. Duvida-se do progresso, nem sempre visto como algo desejvel e benigno. Critica-se o sujeito racional, livre, autnomo, centrado e soberano. Para o psmodernismo, o sujeito no o centro da ao social. Ele no pensa, fala e produz: ele pensado, falado e produzido. As idias de mudana de paradigmas ganham espao nos debates acadmicos, h intensa crtica aos padres considerados rgidos da

modernidade (masculino, heterossexual, branco e cristo), busca-se romper a lgica positivista, tecnocrtica e racionalista, na tentativa de dar voz aos subalternos e excludos de um sistema totalizante e padronizado. Sobre as teorias educacionais ps-crticas, comearemos pela idia que argumenta sobre o multiculturalismo. Candau (2008) argumenta que a problemtica multicultural nos coloca de modo privilegiado diante de sujeitos histricos que foram massacrados, mas souberam resistir e continuam hoje afirmando suas identidades (negros, mulheres, homossexuais) e lutando por seus direitos de cidadania plena na nossa sociedade, enfrentando relaes de poder de subordinao e excluso. Segundo a autora o multiculturalismo no simplesmente como um dado da realidade ele mais uma maneira de atuar, intervir e transformar a dinmica social (CANDAU e MOREIRA, 2008. p.20). O multiculturalismo ao se firmar entende que as sociedades contemporneas devem ser percebidas como multiculturais, afinal nos espaos sociais percebemos uma pluralidade decorrente da prpria dinmica social, ou seja, existem diferenas expressas nas classes, etnias, cultura, religio, sexualidade e no podemos ignorar este fato. Porm, segundo Candau (2008), existem inmeras abordagens crtico, sobre o

multiculturalismo

(conservador,

liberal,

celebratrio,

emancipador,

revolucionrio). Mas a autora busca distinguir duas abordagens, que segundo ela so fundamentais para tratar as questes suscitadas pelo multiculturalismo. Uma, seria a abordagem descritiva e, a outra propositiva. A descritiva afirma ser o multiculturalismo uma caracterstica das sociedades atuais, vivemos em sociedades multiculturais (CANDAU e MOREIRA, 2008. p.19). No entanto as configuraes multiculturais dependem de cada contexto histrico, poltico e sociocultural, considerando as diferenas entre as naes, pases e continentes. Enfatizando assim a descrio e a compreenso das construes multiculturais de cada contexto especfico. A perspectiva propositiva entende o multiculturalismo no simplesmente como um dado da realidade, mas como uma maneira de atuar, de intervir, de transformar a dinmica social (CANDAU e MOREIRA, 2008. p.20). Esta perspectiva

trata-se de um projeto poltico-social, buscando trabalhar as relaes culturais em cada espao social e arquitetar polticas pblicas em prol da democratizao. Ainda a autora destaca trs abordagens que considera fundamental para essa perspectiva propositiva. A primeira abordagem assimilacionista, parte da seguinte tese: vivemos numa sociedade multicultural, no sentido descritivo, no h igualdade de oportunidade para todos, seu projeto visa favorecer todos e busca incorporar os excludos cultura hegemnica. No entanto no se mexe na matriz social, universaliza-se a escolarizao sem colocar em questo o carter monocultural e hegemnico da dinmica, tanto no que se refere aos contedos curriculares, quanto s relaes entre atores, em outras palavras simplesmente se inclui os sujeitos, muitas vezes como carter compensatrio, e assimilando-os cultura hegemnica. A segunda abordagem a diferencialista, esta parte do principio que quando se enfatiza a assimilao termina-se por negar a diferena e por silenci-la. Prope-se o reconhecimento das diferenas garantindo espaos para expressar com liberdade, coletivamente. Enfatiza-se o acesso a direitos sociais e econmicos, privilegiando a formao de comunidades culturais homogenias com sua prpria organizao. Para a autora na prtica essa perspectiva acaba favorecendo um apartheid sociocultural (CANDAU e MOREIRA, 2008. p. 21). Candau ainda afirma serem essas duas vertentes as mais presentes nas sociedades atuais. No entanto ela entende existir uma terceira alternativa:
Que propem um multiculturalismo aberto e interativo, que acentua a interculturalidade por consider-la mais adequada para a construo de sociedades democrticas, pluralistas e inclusivas, que articulem polticas de igualdade com polticas de identidade (CANDAU e MOREIRA, 2008. p.22).

A abordagem intercultural concebe as culturas como um continuo processo de elaborao, construo e reconstruo, logo ela no fixa as pessoas em padres culturais engessados, outra caracterstica desta abordagem que nas sociedades em que vivemos os processos de hibridizao cultural so to intensos e mobilizadores da construo de identidades abertas, em construo permanente supondo em teoria o fato de nenhuma cultura ser pura. Ou seja, h questo de poder historicamente embutida na discriminao

de determinados grupos sociais. O projeto seria o reconhecimento do outro, o dilogo entre os diferentes sendo que as diferenas sejam dialeticamente includas. Para o currculo, segundo a autora, importante reconhecermos nossas identidades culturais, identificar nossas representaes do que constitui o outro, conceber a prtica pedaggica como um processo de negociao cultural, evidenciar a construo histrico e social dos contedos e conceber a escola como um espao de crtica e produo cultural. (CANDAU e MOREIRA, 2008). Outra expectativa de construo terica na estrutura ps-crtica em educao so os estudos de gnero, estes mostram que as linhas do poder na sociedade esto estruturadas no apenas pelo vis econmico, mas tambm pelo patriarcado. Argumentando ainda, que o mundo social fez-se de acordo com os interesses e as formas masculinas de pensamento, e o conhecimento de que existe uma profunda desigualdade dividindo homens e mulheres, estendendo-se a educao e ao currculo, Carvalho (2008) argumenta que gnero no sinnimo de mulher, mas inclui homens e tambm os smbolos ligados pelo senso comum a feminilidade e masculinidade (CANDAU e MOREIRA, 2008. p.90). Segundo esta autora os estudos de gnero podem abrir vrios debates sobre a questo educacional, entre elas a discusso sobre dificuldade, disciplina e at mesmo desempenho escolar. Para Louro (2003) o feminismo ampliou seu debate quando as discusses percebem que homens e mulheres no se constituem apenas em gnero, mas em classe, etnia, sexualidade, nacionalidade, religiosidade eles so de certa forma constitudos de varias identidades, conseqentemente, a concepo de uma condio masculina dominante e de uma condio feminina dominada s pode ser compreendida como uma simplificao (COSTA, 2003. p.86) No campo do currculo, a idia aceita que o currculo torna-se muito alm que meros reflexos de condies sociais. So gestos, ocultamento ou mesmo falta de referncias das relaes de hierarquia existentes, que acabam por naturalizar certas condutas e esteretipos aceitos como normais. Logo essa tendncia em buscar perceber os smbolos e a construo social, sobre as relaes de gnero, influenciou o

entendimento do currculo escolar como um dos responsveis pela manuteno, sem negar o seu poder se subverso, desta ordem. Tambm se faz necessrio referenciarmos a narrativa tnico-racial que ganha espao nas produes ps-criticas em educao, estas teorias focalizam a dinmica da raa e da etnia e se concentram em questes de acesso e excluso. Argumenta-se que a identidade tnica e racial est estreitamente ligada s relaes de poder que opem o homem branco europeu s populaes dos pases por ele colonizados. Logo como argumenta Meyer (2003) os conceitos de raa e etnia devem ser tratados a partir de processos de conquista e subjugao e entender que esses processos esto impregnados de interesses e intenes, com isso institui formas de incluso, excluso, subordinao e explorao. (COSTA, 2003. p.86). Para o currculo esta abordagem nos permite desmistificar o tamanho e o peso de algumas instncias sociais e entender sobre as desigualdades localizadas entre negao, diferenciao e excluso entre pessoas e grupos etnicamente distintos. De maneira geral devemos compreender que as teorias ps-crticas levantam, ampliam e por vezes modificam os debates gerados pela tendncia crtica, no entanto no devemos conceb-las como idnticas, ou iguais, elas partem de instancias tericas distintas, sendo elas as teorias: ps-estruturalista 6 , ps-colonialistas 7 , o prprio psmodernismo como j foi colocado; o mais importante seria entender que nas teorias crticas o poder est concentrado nas relaes econmicas, j nas ps-criticas esta permeado por toda uma rede social, levando em conta o carter subjetivo, que segundo essas teorias so inerentes ao que constitui o social. Com isso as teorias ps-criticas mostram que o conhecimento est sujeito a significao sem com isso deixar de depender das relaes de poder.

Termo cunhado para nomear uma serie de teoria que ampliam e modificam os pressupostos das analises estruturalista. A teorizao ps-estruturalista mantm a nfase estruturalista nos processos lingsticos e discursivos, mas tambm desloca a preocupao estruturalista com estruturas e processos fixos e rgidos de significao. A teorizao ps-estruturalista, o processo de significao incerto, indeterminado e instvel. So autores referencia desta teorizao, Michael Foucalt, Derrida e Deleuze. 7 Movimento terico que tem como objetivo analisar o complexo das relaes de poder entre as diferentes naes que compem a herana econmica, poltica e cultural europias. Concentrando em analises de literatura metropolitana a fim de examinar as relaes de poder envolvidas no processo de construo das alteridades de diferentes povos colonizados. (SILVA, Tomas Tadeu da. Teoria cultural e educao: um vocabulrio crtico. Belo Horizonte: Autntica, 2000)

1.6 Os Professores e suas representaes sobre o currculo.

Aps expormos uma configurao terica sobre o currculo, sobre como ele foi pensando, analisado e criticado entendemos que no existe uma definio nica e homogenia que conceitue e identifique o currculo, h muitos debates, discusses e uma infinidade de possibilidades de compreend-lo e conceitu-lo. Contudo entendemos que o currculo no pode ser pensado fora de sua constituio histrica, ele no um documento inocente de transmisso de conhecimento, alm de no ser possvel encarlo de modo ingnuo e no problemtico. O currculo o conhecimento organizado para ser transmitido nas instituies educacionais implicado em produes e relaes sociais de poder no interior da escola e da sociedade. O currculo uma arena poltica que envolve ideologia, cultura e poder (MOREIRA e SILVA, 2009). Deste modo, com o objetivo especfico de entender e debater a concepo dos professores sobre o currculo, e perceber desta forma a representao que o currculo tem para esses profissionais da educao, desenvolvemos entrevistas com professores de Histria do Ensino Mdio em escolas: (pblica e privada) da cidade de Janaba. Foram pesquisadas duas escolas, uma pblica estadual e uma privada ambas localizadas na regio central da cidade de Janaba 8 . A maioria dos alunos atendidos reside na rea urbana da cidade, e esto em uma escala social entre baixa e mdia na pblica e media alta na privada. O ambiente fsico das escolas diferente, a escola pblica possui prdio prprio pouco equipado (TV, DVD, Data Show (quebrado), Sala de Informtica), os aparelhos disponveis muitas vezes so disputados entre os professores. As salas de aula possuem cadeiras adequadas e novas, as paredes das salas em geral esto pinchadas de canetas, canetinhas coloridas e corretivo de cor branca,

Janaba uma cidade do Norte de Minas.Atualmente o municpio possui 52 unidades de ensino, sendo assim distribudos: 10 CEMEI Centro Municipal de Educao Infantil, distribudos entre a sede (urbano) e os distritos (rural). 42 escolas das quais 10 distribudas nos distritos/zonas rurais do municpio e 32 na zona urbana. So 19 escolas estaduais entre urbana e rural, 05 da rede particular e 28 municipais, sendo 01 de educao Especial, 10 CEMEI 17 escolas municipais entre urbanas e rurais. O municpio oferta para ensino mdio 12 escolas 09 na rede pblica estadual e 03 na rede particular. http://www.janaubamg.com.br

geralmente se encontram frases de efeito falando sobre, amor, sexualidade, amizades, coisas do cotidiano. A escola privada tambm possui prdio prprio, salas arejadas, aparelhos de DVD, data-show, sala com computadores, cadeiras adequadas, as paredes pintadas e poucas pichaes, quando aparecem num canto, ou vemos um nome ou coisas escritas como nomes de alunos e algumas frases feitas sobre amizades, amor etc. Sobre as professoras, a professora (privada) formada em Histria, trabalha a mais de cinco anos com o ensino fundamental e mdio, atualmente exerce cargos em escolas pblicas e privadas da cidade, ela foi entrevistada na escola no dia vinte e trs de novembro de dois mil e dez. J a professora (pblica) formada em Cincias Sociais com especializao na rea de Histria, trabalha a mais de 15 anos com ensino fundamental e mdio atualmente exerce cargo apenas em escola pblica, foi entrevistada em sua casa no dia vinte e cinco de novembro de dois mil e dez. Lanamos mo da entrevista como instrumento de coleta de dados para pesquisa Woods (1998) nos afirma que:
El nico modo de descubrir lo que son las visiones de ls distintas personas y de recorger informacin sobre determinados acontecimientos (...) ls entrevistas deben usarse em conjunin com otros mtodos, y que ls entrevistas etnogrficas por si mismas tienen um caractr bastante especial, algo afn a La observacin participante. (WOODS, 1998. P.77)

O autor afirma ainda que as entrevistas giram entorno de trs pressupostos bsicos a confiana, a curiosidade e a naturalidade. Sobre o primeiro o autor coloca que a qualidade da confiana esta em pensar a que tipo de pessoa o sujeito entrevistado estaria disposto a confiar alguns de seus segredos mais ntimos, como por exemplo, falar sobre as dificuldades com o trabalho, sobre os problemas da instituio, ou sobre o professor a falar de seus alunos. Em segundo lugar vem curiosidade, esta seria a vontade de buscar saber sobre a opinio das pessoas entrevistadas, sobre seus hbitos e costumes, descobrir sobre seus sentimentos, essa seria a fora motivadora. E para um melhor trabalho o autor sugere que o investigador se apodere e domine as mltiplas dificuldades que se possam apresentar na preparao da pesquisa. Ainda segundo Woods:


A veces es imposible descubrir los pensamentos de los informantes, porque estn mal formulados en la mente del entrevistado y h de ser explorados conjuntamente em uma indagacion mutua. As veces solo son parcialmente prentados em el estilo del primer estadio o del segundo, y entonces el investigador debe apelar al tacto e discrecin para detectar si es oportuno presionar em busca de mayor informacin. (WOODS, 1998. P.79).

E por ltimo a naturalidade, segundo Woods necessrio no interferir, deixar o entrevistado a vontade para falar, deve saber observar, pois o pesquisador poder com isso ir ao interior do entrevistado e, tambm necessrio evitar a conduo das perguntas para facilitar com isso as expresses e opinies, desta forma descobrir o que se esconde na mente do entrevistado. O autor argumenta ainda que para que o trabalho das entrevistas possa acontecer em vrios ambientes, em qualquer momento e durante um largo perodo de tempo, abarcando as salas dos professores quando se tratar de assuntos imediatos como uma avaliao, ou uma situao cotidiana e tambm podem ser entrevistas organizadas previamente com um carter mais formal (WOODS, 1998. P.77). Sobre essa perspectiva acreditamos ser necessrio esclarecer que houve registro tanto de conversas informais, quanto entrevista organizada, e neste momento do trabalho estamos nos referindo a essas entrevistas semi-estruturadas, com horrio e local marcado. Ainda sobre a entrevista como instrumento de investigao Martnez (1998) nos afirma que a entrevista um instrumento tcnico e tiene gran sintona epistemolgica com este enfoque y tambien com su teoria metodolgica. Esta entrevista adopta la forma de um dialogo coloquial o entrevista semiestruturada. 9 (MARTNES, 1998. p.65) Ainda segundo Martnez (1998) a conduo tcnica da entrevista pode sugerir algumas precaues a serem tomadas, como por exemplo: escolher um local apropriado e que facilite uma atmosfera agradvel para um dilogo profundo, ser uma entrevista flexvel e no diretiva, o entrevistador deve saber ouvir atentamente sem expressar muitas tendncias sobre o que fala o entrevistado, ou seja, evitar motivaes e intenes conflitativas ou defensivas deve-se ser natural, deixar o entrevistado livre para falar. (MARTNES, 1998. p.66-67).

esta abordagem epistemolgica tem uma grande sintonia sua teoria metodolgica. Esta entrevista tem a forma de um dilogo coloquial ou entrevista semi-estruturada.

Esclarecidas as orientaes tericas da metodologia, expomos agora o produto das entrevistas, a fim de compreendemos como os professores entendem o currculo escolar. Quando perguntamos a professora (escola privada) o que voc entende por currculo escolar? Ela respondeu:
Bom, entendo muito pouco desta rea a. Mas o que me vem cabea quando se fala em currculo escolar aquele programa que planejado, para ser dado e aplicado durante o ano. S que acredito que quem faz esse trabalho de organizao do currculo escolar esteja pensando no grupo que ele vai abranger, os contedos que ele vai ter que dar, na carga horria de cada aula, no funcionamento geral do educandrio e do processo da escola. E acredito que esse currculo escolar inclusive muito rico na questo dos projetos, no adianta s contedo? A questo da nova escola. Tem que ter projetos, levar para aluno a condio de mostrar outras habilidades, alm da habilidade da escrita e da fala. Afinal, tem aluno que muito bom para escrever, j tem aluno que bom para falar, tem outro que muito bom na criatividade, ento a escola tem que ser esse ambiente, que d ao aluno a oportunidade de mostrar as habilidades que ele tem. Porque nem todo mundo tem as mesmas habilidades e competncias. Temos que trabalhar o mximo possvel para que ele desenvolva todas elas, mas sempre h aluno que tem mais habilidades do que outro. Ento currculo escolar, inclusive em alguns lugares eu acredito que o currculo escolar est muito pobre, porque no d essa oportunidade para os alunos que no tem s os saberes das letras tem outras facilidades alm do saber das letras.

Sobre a fala da professora podemos perceber que o currculo visto como o programa planejado para ser aplicado, sendo assim, podemos inferir que o currculo percebido de forma tcnica, racionalizada e organizada e que o professor esta isento da responsabilidade de planej-lo, afinal, segundo a entrevistada, ela se afasta deste processo de planejamento e organizao do currculo, quando nos coloca que quem faz esse trabalho (...), ou seja, o currculo percebido de cima para baixo, como uma cartilha elaborada a ser posta em prtica, e como j colocamos nas teorias do currculo, essa percepo se aproxima a pretendida pelos tericos do currculo tradicional (contedo, carga horria, funcionamento geral, processo da escola). Outro ponto interessante quando ela se remete aos projetos, entendendo esses como enriquecedor do currculo, desta forma percebemos que a entrevistada se preocupa com questes alm do contedo, no entanto se esses projetos so do currculo, logo so projetos planejados e elaborados por outros sujeitos, e no o professor. A entrevistada tambm demonstra uma preocupao em relao aos alunos e a funo da escola, quando ela afirma que a escola deve proporcionar oportunidade aos alunos de se

mostrarem, mas ela no se afasta do estereotipo escolar legitimado hoje em dia no nosso pas, o das habilidades e competncias tidas como obrigatrias para os alunos, debateremos esse assunto melhor no prximo captulo. A segunda professora (escola pblica) em relao 1 questo responde:
O nome j diz, o currculo, aquele, um histrico de uma vida escolar. E a gente trabalha o processo histrico social, o econmico e esse currculo escolar todo um processo de vida de um aluno, de diversas metodologias, com diversas disciplinas a serem estudadas.(escola pblica)

Sobre essa argumentao, vemos que a professora se apega ao termo supostamente por sua origem etimolgica, o nome j diz, mas depois ela argumenta ser um histrico de uma vida, ou seja, um documento que contem informaes sobre o indivduo e o trabalho que gera esse currculo e o fato do professor trabalhar a disciplina a fim de preparar esse aluno no que ela denomina processo de vida, ou seja, o documento garantir ao indivduo a prova de que ele estudou e cursou a educao bsica. Tambm percebemos a influncia tradicional nessa perspectiva, quando Dewey afirmava que o currculo deveria garantir aos estudantes aprender com suas experincias, sendo assim o currculo referencia o processo de aprendizagem. Com isso j podemos considerar que em ambas as escolas os professores tem representaes ligadas base tradicional do currculo e sua configurao, agora pretendemos verificar como as escolas e os professores propem-pensam a configurao do currculo escolar e o contedo escolar que ser posto em prtica na sala de aula.
REFERNCIAS ALTHUSSER, Louis. Aparelhos ideolgicos de Estado. 2. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1985. BOURDIEU, Pierre . O Poder Simblico 2.ed. Rio de Janeiro, ed. Bertrand Brasil 1998. FORQUIN, Jean-Claude. Escola e cultura: as bases sociais e epistemolgicas do conhecimento escolar. 1993. FONSECA, Selva Guimares. Caminhos da Histria Ensinada. So Paulo: Edusp, 2001. GOODSON, I. Currculo: teoria e histria. Petrpolis: Vozes. 1995 LDKE, M.; ANDR, E. D. A. de. Pesquisa em educao: abordagens qualitativas. So Paulo: EPU, 1986.

MAGALHES, Marcelo de Souza. Apontamentos para pensar o ensino de Histria hoje: reformas curriculares, Ensino Mdio e formao do professor. MOREIRA, Antnio Flvio; CANDAU, Vera Maria (Org.). Multiculturalismo: diferenas culturais e prticas pedaggicas. Petrpolis: Vozes, 2008. MOREIRA, A. F. B. e SILVA, T. T. (Orgs.). Currculo, cultura e sociedade. So Paulo: Cortez, 1994. MONTEIRO, Maria. Professores de historia: entre saberes e prticas. Rio de Janeiro: Mauad-x, 2007. NEVES, Lcia Maria Wanderley (Org.). A nova pedagogia da hegemonia: estratgias docapitalparaeducaroconsenso.SoPaulo:Xam,2005.

You might also like