You are on page 1of 64

LEI N 3.

859, de 30 de Dezembro de 1993 Cdigo de Obras e Edificaes do Municpio de Governador Valadares

CAPTULO I DISPOSIES PRELIMINARES Art. 1 - Esta Lei institui o Cdigo de Obras e Edificaes do Municpio de Governador Valadares, estabelecendo normas que disciplinam a elaborao de projetos, a execuo de obras e suas instalaes, em seus aspectos tcnicos, estruturais e funcionais, nas zonas urbanas do territrio municipal, assim definidas na Lei Municipal do Permetro Urbano. Pargrafo nico As construes situadas na zona rural esto sujeitas ao disposto nesta Lei, ficando dispensadas da aprovao do projeto aquelas com rea at 100,00 m (cem metros quadrados). Art. 2 - Os casos omissos e no regulamentados sero objeto de consulta obrigatria ao rgo municipal competente instruda com os documentos exigidos, atendendo, no que couber, ao previsto nesta Lei, a fim de que a Prefeitura Municipal possa exarar parecer tcnico conclusivo. Art. 3 - Os projetos devero estar de acordo com esta Lei e com a legislao vigente sobre uso, ocupao e parcelamento do solo urbano. Pargrafo nico Nas edificaes j existentes sero permitidas obras de reforma, modificao e acrscimo, desde que atendidas as exigncias desta Lei e da legislao mencionada neste artigo. Art. 4 - Na elaborao de projetos e especificaes, bem como na execuo de obras e instalaes, devero ser observadas as normas vigentes da Associao Brasileira de Normas Tcnicas ABNT. Art. 5 - Todas as funes referentes aplicao das normas e imposies desta Lei sero exercidas pelos rgos da Prefeitura Municipal cuja competncia para tanto estiver definida em Lei, Regulamento ou Regimento. Pargrafo nico O exerccio das funes a que se refere este artigo no implica na responsabilidade da Prefeitura e de seus servidores pela elaborao de qualquer projeto ou clculo, nem pela execuo de qualquer obra ou instalao. Art. 6 - Os termos utilizados neste Cdigo encontram-se definidos no Anexo IV Glossrio, que faz parte integrante desta Lei.

Lei n 3.859, de 30/12/93.

Fl. 02

CAPTULO II DA HABITAO E RESPONSABILIDADE TCNICA

Art. 7 - Para efeito desta Lei, somente empresas e profissionais habilitados conforme legislao federal pertinente, desde que devidamente inscritos na Prefeitura, podero projetar, calcular, executar obras e assinar quaisquer documento ou especificaes a serem submetidos ao rgo municipal competente. Pargrafo nico O registro ser requerido autoridade municipal competente e o pedido acompanhado da prova de inscrio no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA MG) e demais documentos exigidos pela Prefeitura Municipal. Art. 8 - A responsabilidade de profissionais ou empresas perante a Prefeitura Municipal, comea na data da expedio do Alvar de Licena. Art. 9 - O profissional que desejar desistir da responsabilidade tcnica sobre as obras dever declar-lo em comunicao escrita Prefeitura Municipal que poder deferla, caso no seja constatada, aps vistoria, qualquer infrao a esta Lei ou legislao de uso, ocupao e parcelamento do solo urbano. Pargrafo 1 - Aceito o pedido, a Prefeitura intimar o proprietrio a substituir o responsvel pela execuo da obra, no prazo de 10 (dez) dias ficando a mesma suspensa at que se efetue a substituio. Pargrafo 2 - O responsvel tcnico que se isenta da responsabilidade pela obra e o que assume podero fazer uma s comunicao, desde que contenha a assinatura de ambos, o comprovante de anotao da nova responsabilidade tcnica de execuo no CREA MG e a assinatura do proprietrio.

CAPTULO III DA APRESENTAO DOS PROJETOS Art. 10 Com vistas elaborao do projeto arquitetnico, dever o profissional devidamente habilitado ou o proprietrio, solicitar Prefeitura as informaes bsicas sobre o imvel a ser edificada. Pargrafo nico Para a obteno das Informaes Bsicas, o interessado dever encaminhar requerimento Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenao Seplan, com indicao do uso pretendido para construo, acompanhado da escritura ou contrato de compra e venda e do comprovante de quitao de tributos municipais relativos ao imvel.

Lei n 3.859, de 30/12/93. Art. 11 Constaro das Informaes Bsicas a que se refere esta Seo:

Fl. 03

I a zona de uso onde est localizado o imvel, de acordo com a Lei Municipal de Uso e Ocupao do Solo Urbano; II os ndices urbansticos e demais parmetros relativos ao uso pretendido para construo de acordo com a Lei Municipal de Uso e Ocupao do Solo Urbano; III as dimenses do terreno, conferidas in loco, com indicao da localizao dos piquetes e da largura dos passeios; IV as notas de alinhamento e nivelamento: Pargrafo 1 - Os piquetes, mencionados no inciso III deste artigo, correspondem a marcos reais, implantados pela Prefeitura, e devero ser mantidos at o final das obras. Pargrafo 2 - As notas de alinhamento e nivelamento, mencionados no inciso IV deste artigo, sero fornecidas na forma de croquis contendo: a) a cota de greide do projeto da rua, tomada no ponto mdio da projeo da testada; b) as cotas de nvel dos vrtices da poligonal do terreno, tomadas em relao ao greide indicado no tem a; c) a ressalva pertinente quando o greide da rua estiver sujeito futura modificao.

Art. 12 A Prefeitura ter o prazo de 10 (dez) dias teis, contados a partir da data de protocolo do requerimento, para fornecimento das Informaes Bsicas, desde que devidamente instrudos com todos os elementos necessrios pelo interessado. Pargrafo nico As Informaes Bsicas, fornecidas pela Prefeitura, tero o prazo de validade de 180 (cento e oitenta) dias, contados a partir da data de sua expedio. Seo II Dos Projetos

Art. 13 O projeto completo da edificao, contendo os elementos necessrios para sua perfeita compreenso e execuo, deve incluir: I projeto arquitetnico;

Lei n 3.859, de 30/12/93. II projetos complementares: a) projeto estrutural; b) projeto de instalaes eltricas e telefonia quando couber; c) projeto de instalaes hidrulico-sanitrias quando couber; d) projeto de preveno e combate a incndios, quando couber; e) outros projetos especficos quando necessrio.

Fl. 04

Pargrafo 1 - A aprovao dos projetos complementares ser de responsabilidade das respectivas concessionrias, obedecidas as normas da ABNT e demais regulamentos tcnicos. Pargrafo 2 - A Prefeitura poder solicitar a qualquer tempo a apresentao dos projetos complementares, a fim de dirimir dvidas e possibilitar a emisso do certificado de aprovao do projeto arquitetnico. Art. 14 O projeto arquitetnico, bem como os projetos complementares quando requisitados pela Prefeitura, devero observar os seguintes critrios: I devem ser apresentados em 02 (duas) cpias heliogrficas, no mnimo, com dimenses, formatos e dobragens nos padres adotados pela ABNT; II devem trazer carimbo-cabealho padro em todas as folhas com informaes sobre o projeto;(*) III devem trazer, em todas as folhas, a data e as assinaturas do proprietrio e do autor do projeto. Art. 15 O projeto arquitetnico dever ser apresentado ao rgo competente da Prefeitura Municipal composto pelos seguintes elementos: I carimbo-cabealho contendo a relao das reas totais de cada unidade ou pavimento, rea total da edificao, rea do lote e taxa de ocupao; II planta de situao do lote, em escala 1:500 (um para quinhentos), com indicao de suas dimenses, distncias e nome dos logradouros mais prximos e indicao dos lotes vizinhos; III planta de locao em escala 1:200 (um para duzentos), indicando:

(*) Alterado pela Lei n 3.971, de 15 de Setembro de 1994.

Lei n 3.859, de 30/12/93.

Fl. 05

a) a projeo cotada da edificao ou das edificaes dentro do lote, figurando ainda rios, canais e outros elementos informativos; b) as dimenses do lote e as dimenses dos afastamentos da edificao em relao s divisas e outras edificaes porventura existentes; c) o nome dos logradouros contguos ao lote e a largura dos passeios; d) a orientao magntica. IV planta baixa de cada pavimento ou nvel da edificao, em escala 1:50 (um para cinquenta), indicando: a) as dimenses e reas exatas de todos os compartimentos, prismas de ventilao e iluminao e reas de estacionamento, bem como a indicao de sua finalidade; b) as dimenses de todas as projees, inclusive beirais; c) a espessura das paredes, que dever ter, no mnimo, 15 cm (quinze centmetros);(*) d) as dimenses das aberturas e vos; e) os traos indicativos dos cortes longitudinais e transversais, bem como a indicao de nveis; f) as dimenses externas da edificao; g) os muros de divisa, cotados;(**) h) os guarda-corpos das escadas, a numerao de todos os degraus das mesmas e o sentido de acesso;(***) V corte longitudinais e transversais em nmero suficiente ao perfeito entendimento do projeto, em escala 1:50 (um para cinquenta), seccionando preferencialmente escadas e compartimentos que possuam instalaes hidrulicas, alm de indicar: a) as alturas dos pavimentos, vos, aberturas e peitoris; b) as espessuras de lajes e pisos; c) os detalhes da cobertura; d) a cota dos pisos em relao ao ponto mdio da testada principal; e) as alturas totais da construo; f) os demais detalhes construtivos quando necessrio; g) a projeo do perfil original do terreno, sempre que este no for plano;(****) h) a amarrao com os limites do terreno, determinando a altura dos muros divisrios;(*****) (*), (**), (***), (****) e (*****) Alterados pela Lei n 3.971, de 15/09/94.

Lei n 3.859, de 30/12/93. i) as cotas dos beirais; (*)

Fl. 06

VI elevao da fachada frontal e demais fachadas voltadas para as vias pblicas, em escala 1:50 (um para cinquenta); VII elevao do tipo de fechamento do terreno com os logradouros pblicos, em escala 1:100 (um para cem), com indicao de suas alturas; VIII planta de cobertura, em escala 1:200 (um para duzentos), com indicao do sentido de escoamento das guas, localizao das calhas, tipo de inclinao da cobertura, caixa dgua, casa de mquinas e demais elementos. Pargrafo 1 - No caso de projetos envolvendo movimento de terra ser exigido corte esquemtico com indicao de taludes, arrimos e demais obras de construo. Pargrafo 2 - Os projetos para construo de grandes propores podero ser apresentados em escalas inferiores s exigidas neste artigo, devendo contudo ser consultado o rgo competente da Prefeitura e desde que seja integrado por legendas explicativas para conhecimento preciso do projeto e dos limites e acidentes do terreno. Art. 16 No caso de projetos de reforma, modificao, acrscimo ou reconstruo, devero ser observadas as seguintes convenes de cores: I cor natural da cpia heliogrfica para as partes existentes e a conservar; II cor amarela para as partes a serem demolidas; III cor vermelha para as partes a serem acrescidas. CAPTULO IV DO PROCESSO ADMINISTRATIVO Seo I Da Aprovao do Projeto Arquitetnico e Licena para Construo Art. 17 Nenhuma obra se far no Municpio sem a aprovao do projeto arquitetnico e a prvia licena da Prefeitura, observadas as disposies desta Lei. Art. 18 O processo para aprovao do projeto arquitetnico e da licena da Prefeitura Municipal, devero ser instrudos com os seguintes elementos: I requerimento assinado pelo proprietrio e pelo autor do projeto; (*) Alterado pela Lei n 3.971, de 15 de Setembro de 1994.

Lei n 3.859, de 30/12/93. II informaes bsicas, fornecidas pela Prefeitura;

Fl. 07

III Anotaes de Responsabilidade Tcnica ART do projeto arquitetnico, registrado no CREA MG; IV comprovante da inscrio do profissional responsvel pelo projeto na Prefeitura; V - comprovante do pagamento das taxas relativas ao processo de aprovao; VI projeto arquitetnico, apresentado de acordo com as disposies desta Lei; VII cpia de Registro de imveis que comprove a propriedade do imvel, ou cpia da promessa de compra e venda. Art. 19 O projeto, quando devidamente instrudo com os documentos necessrios ser analisado, e estando de acordo com o disposto nesta Lei e na legislao municipal pertinente ser aprovado pelo rgo competente, que ficar com uma cpia arquivada na Prefeitura e devolver as demais ao interessado. Art. 20 A Prefeitura Municipal ter o prazo mximo de 20 (vinte) dias teis, a contar da data de entrada do processo, para se pronunciar quanto ao projeto apresentado. Pargrafo 1 - Caso o projeto arquitetnico apresente erro ou descumprimento do disposto nesta Lei e na legislao pertinente, seu autor ser notificado para comparecer perante ao rgo competente para prestar esclarecimentos, efetuar as correes devidas e apresentar novas cpias heliogrficas do projeto para sua aprovao. Pargrafo 2 - O projeto mencionado no pargrafo anterior que no for corrigido e reapresentado ao rgo municipal competente dentro do prazo de 20 (vinte) dias, contados da data de notificao, ser indeferido e devolvido ao interessado com declarao de motivos. (*) Pargrafo 3 - A Prefeitura Municipal assegurado o prazo mximo de 20 (vinte) dias teis de prorrogao para apreciao do projeto corrigido e sua aprovao e licenciamento, quando for o caso, a contar da data de reapresentao, vedados o estabelecimento de novos prazos ou nova apreciao do mesmo processo. Pargrafo 4 - No ser permitida cpias heliogrficas do projeto com rasuras, sob pena de devoluo do mesmo. Art. 21 Quaisquer alteraes em projetos aprovados devero ser precedidas da elaborao de novo projeto, de acordo com o disposto nesta Lei e demais normas aplicveis, sob pena de ser cancelada a aprovao ou alvar quando j licenciado. (*) Alterado pela Lei n 3.971, de 15 de Setembro de 1994.

Lei n 3.859, de 30/12/93.

Fl. 08

Pargrafo 1 - A aprovao das alteraes previstas neste artigo ser obtida mediante requerimento acompanhado do projeto modificativo e do alvar anteriormente expedido. Pargrafo 2 - Aceito o projeto modificativo, ser expedido novo alvar de licena. Art. 22 No ato da aprovao do projeto arquitetnico poder ser expedida a respectiva licena para construo. Pargrafo 1 - Quando o interessado, o proprietrio poder requisitar o carimbo de aprovao em outras cpias idnticas ao projeto aprovado pelo setor competente, devendo apresentar requerimento assinado juntamente com as cpias heliogrficas, com formatos e dobragens nos padres adotados pela ABNT. Pargrafo 2 - A Prefeitura ter o prazo mximo de 10 (dez) dias teis, a contar da data de entrada do processo, para providenciar o carimbo de aprovao das cpias. Art. 23 Para a concesso da licena de que trata o art. 18, so dispensados da apresentao dos documentos mencionados nos incisos III, IV e VI, os seguintes casos: a) construo de habitao de interesse social, assim entendidas as edificaes residenciais de apenas 01 (um) pavimento, com rea construda de at 70,00 m (setenta metros quadrados) e cmodo comercial de at 30,00 m (trinta metros quadrados), desde que obedeam as especificaes da Legislao Urbansticas Municipal ou o projeto padro, fornecido pela Prefeitura; (*) b) ampliao de at 20,00 m (vinte metros quadrados), no pavimento trreo de compartimento de uso residencial e comercial, desde que no contrarie a disposio da Legislao Municipal; c) construo de muros divisrios; d) demolio definitiva da edificao. Art. 24 O alvar de licena para execuo de obras ser concedido segundo modelos oficiais contendo todos os dados da obra bem como seu prazo de validade. Pargrafo 1 - A validade do alvar de licena ser de 18 (dezoito) meses, contados a partir da data de sua expedio.

(*) Alterado pela Lei n 3.971, de 15 de Setembro de 1994.

Lei n 3.859, de 30/12/93. Fl. 09 Pargrafo 2 - Decorrido o prazo de validade do alvar sem que a obra tenha sido concluda, a licena dever ser renovada por prazos sucessivos de 18 (dezoito) meses at sua concluso, salvo no caso de modificao deste Cdigo ou da legislao pertinente. Pargrafo 3 - Decorrido o prazo de validade do alvar sem que a construo tenha sido iniciada, cosidera-se- automaticamente revogada a licena. Pargrafo 4 - Os alvars de construo concedidos pela Prefeitura Municipal anteriormente data de publicao desta Lei, tero sua validade assegurada desde que as obras estejam sendo executadas de acordo com o projeto aprovado, podendo ser renovada por prazos sucessivos de 18 (dezoito) meses at sua concluso. Pargrafo 5 - A revalidao da licena mencionada no caput deste artigo s ser concedida caso os trabalhos de fundao estejam iniciados. Art. 25 No caso de modificao deste Lei ou da legislao urbanstica pertinente, s obras licenciadas e iniciadas ser assegurado o direito aos prazos e demais disposies definidas anteriormente modificao citada. Art. 26 Nenhuma demolio de edificao ou obra permanente de qualquer natureza poder ser feita sem prvio requerimento Prefeitura, que expedir a licena aps vistoria. Pargrafo 1 - Quando se tratar de demolio de edificao com mais de 02 (dois) pavimentos, dever o proprietrio apresentar profissional legalmente habilitado, responsvel pela execuo dos servios, que assinar o requerimento juntamente com o proprietrio. Pargrafo 2 - A licena para demolio ser expedida juntamente com a licena para construo, quando for o caso. Art. 27 O prazo mximo para concesso da licena para execuo de obras que no necessitam de projetos, ou cujos projetos j tenham sidos aprovados, de 15 (quinzes) dias teis, a contar da data de entrada do requerimento na Prefeitura. Pargrafo 1 - Concedida a licena, o interessado ter prazo de 30 (trinta) dias teis, contados da data de expedio, para retir-la, no se responsabilizando a Prefeitura pela sua guarda aps este perodo. Pargrafo 2 - Sero indeferidos, com declarao de motivos, os requerimentos de licena para a execuo de obras que no satisfizerem as exigncias desta Lei. Art. 28 Toda obra dever ser vistoriada pela Prefeitura Municipal de Governador Valadares, devendo o servidor municipal, incumbido desta atividade, ter garantido livre acesso ao local.

Lei n 3.859, de 30/12/93.

Fl. 10

Pargrafo nico Durante a construo da edificao devero ser mantidos na obra, com fcil acesso fiscalizao, os seguintes documentos: a) notas do alinhamento e nivelamento da construo devidamente assinadas pela autoridade competente; b) alvar de licena para construo e demolio; c) cpia do projeto aprovado, assinada pela autoridade competente e pelos profissionais responsveis. Art. 29 Uma vez concluda a edificao, total ou parcialmente, dever ser requerido o Alvar de Aprovao da Obra, correspondente ao uso pretendido. Pargrafo 1 - Tratando - se de obra em edificao de uso residencial, ser requerido Habite-se. Pargrafo 2 - Tratando - se de obra em edificao de uso comercial, ser requerida Ocupao. Pargrafo 3 - Uma obra considerada concluda quando tiver condies de habitabilidade, estando o funcionamento as instalaes hidro-sanitrias e eltricas. Art. 30 O pedido de aprovao da obra, assinado pelo interessado ou responsvel tcnico por sua execuo, dever ser feito aps sua concluso, acompanhado de cpia da Alvar de Licena para Construo e do comprovante de pagamento das taxas relativas ao processo. Pargrafo nico - No caso de reforma de edificao, cuja ocupao no tenha cessado no decorrer da obra, no ser necessria a expedio de novo certificado de aprovao, bastando a verificao, mediante vistoria do rgo competente da Prefeitura, de que foram cumpridas as disposies nesta Lei. Art. 31 - A concesso de Habite-se ou Ocupao da edificao dever ser antecedida de vistoria, realizada por tcnico da Prefeitura, aps que, se aceita, ser emitido o certificado correspondente. Pargrafo 1 - A aprovao da obra s ser concedida se atendidas as seguintes exigncias: a) quando cumpridos o projeto aprovado pela Prefeitura e demais exigncias desta Lei;

Lei n 3.859, de 30/12/93.

Fl. 11

b) quando a execuo das instalaes prediais tiverem sido aprovadas pelas reparties pblicas estaduais, municipais ou concessionrias de servios pblicos quando for o caso; c) quando o passeio do logradouro, correspondente testada do lote, tiver sido inteiramente construdo, reconstrudo ou reparado. Pargrafo 2 - Caso as exigncias acima no sejam cumpridas o proprietrio ser notificado e ter um prazo de 30 (trinta) dias teis para atend-las, podendo ser prorrogado a critrio do setor competente da Prefeitura. Pargrafo 3 - Vencido o prazo e caso as exigncias no tenham sido atendidas, a Prefeitura no emitir o Habite-se ou Ocupao. Art. 32 Antes de expedido o certificado no ser permitido a habitao, ocupao ou utilizao da edificao, sob pena de multa e demais cominaes legais. Pargrafo nico Ser permitida a instalao de mquinas, balces, armrios e prateleiras nos prdios destinados a estabelecimentos industriais e comerciais, sem que possam, entretanto, funcionar antes da concesso do documento de aprovao da obra. Art. 33 A vistoria e emisso do documento de aprovao da obra devero ser efetuadas no prazo mximo de 20 (vinte) dias teis, a contar da data do protocolo do requerimento, deduzidos os atrasos ocorridos por conta do interessado. Art. 34 Poder ser concedido Habite-se ou Ocupao parcial a uma edificao, nos seguintes casos: I quando se tratar de edificao composta de parte comercial e parte residencial, podendo cada uma das partes ser utilizada independentemente da outra; II quando se tratar de edificao residencial coletiva, sendo concedido Habite-se para a unidade residencial que esteja completamente concluda, bem como concludos os espaos e compartimentos de uso comum; III quando se tratar de mais de uma edificao, construda, no mesmo terreno, para aquelas que estiver totalmente concluda, bem como os acessos e as obras de urbanizao.

Lei n 3.859, de 30/12/93. Fl. 12 CAPITULO V DA EXECUO DE OBRAS Seo I Das Disposies Gerais Art. 35 A execuo das obras somente poder ser iniciada depois de aprovado o projeto arquitetnico, quando for o caso, e expedido o alvar de licena para a sua realizao. Pargrafo nico A obra ser considerada iniciada quando estiver com os alicerces iniciados. Art. 36 Sem prvio saneamento do solo nenhuma edificao poder ser construda sobre o terreno: I mido, pantanoso ou instvel; II misturado com substncia orgnicas ou txicas; III que tenha sido utilizado como depsito de lixo. Pargrafo nico Os trabalhos de saneamento devero ficar sob a responsabilidade de profissional legalmente habilitado e comprovados por meio de laudo tcnico a ser apresentado ao rgo competente da Prefeitura Municipal.(*) Seo II Do Canteiro de Obras, Tapumes e Andaimes Art. 37 A implantao do canteiro de obras, fora do local em que se realiza a edificao, somente ser permitida pela Prefeitura Municipal mediante exame das condies locais, dos fluxos de carga e descarga no horrio e dos inconvenientes ou prejuzos que venham causar aos transeuntes. Art. 38 Enquanto durarem os servios de construo, reforma ou demolio, o responsvel pela obra dever adotar as medidas necessrias proteo e segurana dos trabalhadores, dos transeuntes, das propriedades vizinhas e dos logradouros, observando o disposto neste Captulo, as normas aplicveis da ABNT e outras normas municipais. Art. 39 A movimentao dos materiais e equipamentos necessrios execuo de qualquer edificao ser feita dentro das divisas do espao areo do lote, definido por seus limites e pelos tapumes. (*) Alterado pela Lei n 3.971, de 15 de Setembro de 1994.

Lei n 3.859, de 30/12/93. Fl. 13 Art. 40 Os materiais descarregados fora do tapume devero ser removidos para o seu interior, dentro de 24 (vinte e quatro) horas, contados da descarga dos mesmos. Pargrafo nico Aps o prazo previsto e tendo a Prefeitura atuado o responsvel pela obra, ser permitido ao proprietrio, num prazo de 24 (vinte e quatro) horas, a retirada do material, findo o qual a Prefeitura poder recolh-lo. Art. 41 Nenhuma construo, reforma ou demolio poder ser executada no alinhamento predial, sem que seja obrigatoriamente protegida por tapumes, salvo quando se tratar da execuo de muros, grades ou de pintura e pequenos reparos na edificao. Pargrafo nico Os tapumes somente podero ser colocados aps expedio, pela Prefeitura Municipal, do Alvar de Construo ou da Licena de Demolio. Art. 42 Tapumes e andaimes no podero ocupar mais do que a metade da largura do passeio, sendo que, no mnimo, 0,80m (oitenta centmetros) sero mantidos livres para o fluxo de pedestres. Pargrafo 1 - A Prefeitura Municipal poder autorizar, por prazo determinado, ocupao superior fixada neste artigo, quando for tecnicamente comprovada sua necessidade, desde que sejam adotadas medidas de proteo para circulao de pedestres. Pargrafo 2 - Concludos os servios de fachadas, ou paralisada a obra por perodo superior a 30 (trinta dias), o tapume ser obrigatoriamente recuado para o alinhamento. Art. 43 Em todo permetro da construo da edificao, com mais de 02 (dois) pavimentos ou altura superior a 8,00 m (oito metros), ser obrigatrio a execuo de: a) plataforma de segurana a cada 6,00 m (seis metros) ou 02 (dois) pavimentos, nos termos da Legislao Federal; b) vedao externa de telas que a envolvam totalmente. Art. 44 Em caso algum, os tapumes e andaimes podero prejudicar a arborizao, iluminao pblica, a visibilidade de dsticos ou aparelhos de sinalizao de trnsito, o funcionamento de equipamentos ou instalaes de quaisquer servios de utilidade pblica.

Lei n 3.859, de 30/12/93. Fl. 14 Seo III Dos passeios e Vedaes Art. 45 Durante o perodo de construo, reforma ou demolio, o construtor manter o passeio, em frente obra, em boas condies de trnsito aos pedestres, efetuando todos os reparos que para esse fim se fizerem necessrios. Art. 46 A construo, reconstruo e conservao dos passeios e vedaes, em toda a extenso das testadas dos terrenos edificados ou no, compete aos seus proprietrios e so obrigatrios. Pargrafo 1 - A Prefeitura Municipal poder exigir, em qualquer poca, a construo, reparao ou reconstruo dos passeios e vedaes. Pargrafo 2 - A Prefeitura Municipal poder exigir dos proprietrios a construo de muros de arrimo e de proteo, sempre que o nvel do terreno for superior ou inferior ao logradouro pblico, ou quando houver desnvel entre os lotes, que possa ameaar a segurana pblica. Art. 47 Os terrenos no edificados, situados em vias pavimentadas, devero ser vedados com muros de alvenaria ou cercas vivas. Art. 48 Os proprietrios dos imveis que tenham frente para logradouros pblicos pavimentados, so obrigados a pavimentar e manter em bom estado os passeios, em frente de seus lotes. Pargrafo 1 - O piso do passeio dever ser de material resistente e antederrapante, obedecendo ao padro municipal vigente, quando houver; Pargrafo 2 - Os passeios devero obedecer o desnvel de 2% (dois por cento) no sentido da via pblica, para escoamento das guas pluviais. Art. 49 Ficam expressamente proibidas quaisquer construes sobre os passeios pblicos, bem como: I degraus ou rampas, para darem acesso s residncias, salvo casos especiais, a critrio do setor competente; II rampas ou variaes bruscas abaixo ou acima do nvel dos passeios, para darem acesso s reas de estacionamento de veculos no interior do lote; Art. 50 A altura mnima dos muros de divisa lateral e de fundos ser de 1,80 m (um metro e oitenta centmetros), tomando-se como referncia o nvel natural do terreno.

Lei n 3.859, de 30/12/93. Fl. 15 Art. 51 Ficar a cargo da Prefeitura a reconstruo ou conserto dos logradouros e passeios, no caso de alterao do nivelamento, deslizamento ou estragos, ocasionando por preposto do Municpio ou pela arborizao.

CAPTULO VI DAS CONDIES GERAIS RELATIVAS S EDIFICAES Seo I Das Fundaes Art. 52 As fundaes sero executadas de modo que a carga sobre o solo no ultrapasse os limites, indicados nas especificaes da Associao Brasileira de Normas Tcnicas ABNT. Pargrafo nico As fundaes no podero invadir o leito da via pblica, devendo ser executadas de maneira que no prejudiquem os imveis vizinhos; sejam totalmente independentes e situados dentro dos limites do lote. Seo II Das Paredes, Pisos e Coberturas Art. 53 O Projeto e execuo de estruturas, pisos, paredes e coberturas das edificaes obedecero obedecero s normas da ABNT. Pargrafo 1 - Os materiais utilizados nas paredes, portas, janelas, pisos, coberturas e forros devero atender aos requisitos mnimos, exigidos pelas normas tcnicas oficiais, quanto a resistncia ao fogo e isolamento trmico e acstico. Pargrafo 2 - As paredes que separam unidades distintas, devero ter caractersticas de resistncia ao fogo e isolamento acstico, correspondente a uma parede de alvenaria de tijolos comuns de barro macio, revestida com argamassa e cal e areia, com espessura acabada de 0, 25m (vinte e cinco centmetros) e devero estender-se at o telhado. Art. 54 Os pisos que separam os andares de uma edificao de uso coletivo devero observar os ndices tcnicos de resistncia, correspondentes ao de uma laje de concreto armado, com espessura de 0,10m (dez centmetros), acabado na face superior com piso cimentado. Pargrafo 1 - Nas coberturas devero ser empregados materiais impermeveis, incombustveis e resistentes ao doas agentes atmosfricos. Pargrafo 2 - Quando construda em laje de concreto, a cobertura dever ser totalmente impermeabilizada.

Lei n 3.859, de 30/12/93. Seo III Da Iluminao e Ventilao Art. 55 Os compartimentos das edificaes so classificados em: I compartimento e permanncia prolongada; II compartimento de utilizao transitria; III compartimento de utilizao especial.

Fl. 16

Art. 56 So compartimentos de permanncia prolongada os locais de uso definido, destinados a permanncia por tempo longo e indeterminado, como: dormitrios, salas de estar, refeies, jogos, trabalho e estudo, lojas, escritrios, oficinas, indstrias, enfermarias, copas, cozinhas, refeitrios, locais de reunies, salo de festas e locais fechados para prtica de esportes. Art. 57 So compartimentos de utilizao transitria os locais de uso definido destinados a permanncia por tempo determinado como: vestbulos, halls, corredores, caixas de escada, instalaes sanitrias, vestirios, despensas e reas de servio residenciais, etc.. Art. 58 So compartimentos de utilizao especiais aqueles que, embora possam ser classificados conforme as utilizaes anteriores, apresentem caractersticas e condies peculiares, demandando iluminao e ventilao artificiais ou foradas, tais como: auditrios, anfiteatros, cinemas, teatros e salas de espetculos, museus e galerias de arte, estdios de gravao, rdios e televises, laboratrios fotogrficos, cinematogrficos e de som, centros cirrgicos e salas de raio X, salas de computadores, transformadores e telefonia, duchas e saunas, garagem no subsolo. Art. 59 Ressalvados os casos, previstos nesta Lei, todo compartimento dever ter pelo menos um vo aberto diretamente para um logradouro pblico, ou para reas livres. Art. 60 As dimenses mnimas dos vos de iluminao e ventilao obedecero ao disposto nos anexos II e III desta Lei. Art. 61 No sero exigidas aberturas em corredores de uso privativo de at 6 m (seis metros) de comprimento, corredores de uso coletivo de at 10m (dez metros) de comprimento, escadas de privativo e vestbulos de elevadores.

Lei n 3.859, de 30/12/93.

Fl . 17

Art. 62- Nos estabelecimentos comerciais em galerias e shopping centers, bem como naqueles, destinados a servios bancrios, sero toleradas iluminao artificial e ventilao forada. Art. 63 Nenhum vo ser considerado capaz de iluminar pontos do compartimento que dele distem mais de 02 (duas) vezes e 1,2 (meia) a extenso de seu p direito, exceto nos compartimentos, destinados ao comrcio, em que sero toleradas extenses de at 04 (quatro) vezes o p direito. Art. 64 Sero tolerados vos de iluminao e ventilao, voltados para reas cobertas, como profundidade de at 3m (trs metros), caso em que a distncia mxima de qualquer ponto de compartimento ser tomada projeo do beiral da rea coberta. Pargrafo nico A rea coberta, considerada, dever ser obrigatoriamente aberta na proporo de 1/6 (um sexto) de sua rea, somada s reas dos respectivos compartimentos para ela iluminados e ventilados. Art. 65 A iluminao e ventilao zenital sero permitidas em compartimentos de permanncia transitria, desde que a rea, destinada iluminao, seja de 1/6 (um sexto), e a destinada ventilao, ( um doze avos) da rea total do compartimento. Art. 66 Aos sanitrios e lavabos das edificaes sero permitidas iluminao artificial e ventilao indireta, ou forada. Pargrafo nico A ventilao indireta, por meio de forro falso, atravs de compartimento contguo, observar os seguintes requisitos: a) - altura livre igual, ou superior, a 0,40m (quarenta centmetros); b) - largura igual, ou superior, a 1m (um metro); c) - distncia mxima de 3 m (trs metros), exceto no caso de ser aberto nas 02 (duas) extremidades; d) - comunicar diretamente com o exterior; d) - ser protegida contra guas de chuvas e providas de tela no seu exterior. Art. 67 Nos compartimentos comerciais e de servio sero, permitidos painis divisrios com altura de at 2/3 (dois teros) de seu p direito, sem que sejam alterados os vos de iluminao e ventilao, prevista para a rea.

Lei n 3.859, de 30/12/93. Seo IV Das reas de Circulao Art. 68 Entende-se por espaos de circulao os seguintes: a) b) c) d) e) f) g) h) circulao de um mesmo nvel ou corredores; escadas; rampas; elevadores; escadas rolantes; portarias; vestbulos; sadas. Subseo I Dos Corredores, Escadas e Rampas

Fl. 18

Art. 69 Quando de uso privativo, os corredores, escadas e rampas tero largura mnima de 0,80 m (oitenta centmetros). Art. 70 Quando de uso coletivo, a largura dos corredores, escadas e rampas obedecer o seguinte: I circulao em um mesmo nvel, ou corredores: a) dimenses proporcionais ao clculo da populao do pavimento, conforme Captulo VII; b) larguras mnimas dos corredores, conforme seu uso, para escoamento de 100 (cem) pessoas por minuto, conforme tabela I, anexo I; c) caso a populao do pavimento seja superior a 100 (cem) pessoas, as larguras do corredor devero ser acrescidas de 0,10 m ( dez centmetros) a cada 10 pessoas excedentes, ou frao. II escadas e rampas: a) as escadas e rampas tero sua largura definida em funo da populao mdia por pavimento, dada pela equao: Pm = Pe/Np, onde Pm a populao mdia por pavimento; Pe a populao total da edificao e Np o nmero de pavimentos que se destinam a permanncia prolongada de pessoas; b) a largura das escadas e rampas ser dimensionada, considerando que a largura mnima, estabelecida pela tabela I, tem capacidade de escoamento para 70 (setenta) pessoas nas escadas e 85 (oitenta e cinco) pessoas nas rampas, sendo que para populaes acima desses valores devero ser acrescidos largura das escadas ou rampas 0,10 m (dez centmetros) a cada 10 (dez) pessoas excedentes ou frao. Art. 71 Em galerias de lojas, a largura mnima dos corredores dever ser de

Lei n 3.859, de 30/12/93.

Fl. 19

3,00 m (trs metros), quando houver lojas de ambos os lados, e de 1,80 m (um metro e oitenta centmetros), quando houver lojas de apenas um lado. Pargrafo 1 - Toda vez que o clculo da largura de uma escada ou rampa ultrapassar a largura mxima ou o raio mximo, conforme tabela, dever ser criada outra escada ou rampa. Pargrafo 2 - Ser permitido, para efeito de clculo da largura das circulaes de um mesmo nvel, que as edificaes de mesmo uso sejam subdivididas em partes, desde que o corredor que servir a cada parte tenha capacidade de escoar a populao do mesmo at a escada, rampa ou sada. Art. 72 As escadas e rampas de uso coletivo devero, ainda, obedecer o seguinte: I serem construdas de material incombustveis e terem o piso revestido de material no escorregadio; II serem dotadas de corrimo quando se elevarem mais de 1,00 m (um metro) sobre o nvel do piso; III os patamares no podero ter nenhuma de suas dimenses inferiores largura da respectiva escada ou rampa; IV nenhuma porta poder abrir sobre os degraus ou projeo de rampas dos patamares das escadas. Art. 73 Nas escadas ser permitido o mximo de 19 (dezenove) degraus sem patamar intermedirio. Art. 74 A declividade mxima permitida para as rampas de uso coletivo de 10% (dez por cento). Art. 75 Ser tolerado o uso de escadas helicoidais somente para uso privativo, sendo que a parte mais larga do piso de cada degrau dever ter no mnimo 0,30 m (trinta centmetros). Art. 76 Para qualquer escada, o dimensionamento dos degraus dever ser o seguinte: a) altura mxima espelho de 0,18 (dezoito centmetros); b) piso mnimo de 0,25 m (vinte e cinco centmetros). Pargrafo nico Nas escadas de uso coletivo, quando existirem degraus em leque, a parte mais estreita de seu piso dever ter no mnimo 0,10 (dez centmetros).

Lei n 3.859, de 30/12/93.

Fl. 20

Art. 77 Independentemente da existncia de outras escadas ou rampas de uso coletivo, as edificaes devero ser dotadas de escadas de segurana, tantas quantas forem necessrias, para escoar toda a populao calculada, observadas as exigncias desta Lei e dos requisitos de segurana, exigidos pela Corpo de Bombeiros. Art. 78 Sero exigidas escadas enclausuradas prova de fumaa em todas as edificaes com 05 (cinco) ou mais pavimentos, alm dos casos previstos pela Associao Brasileira de Normas Tcnicas ABNT. Art. 79 A escada enclausurada prova de fumaa dever servir a todos os pavimentos e atender, no que couber, s disposies contidas neste captulo, alm dos seguintes requisitos: I ser envolvida por paredes de 0,25 (vinte e cinco centmetros) de alvenaria ou 0,15 (quinze centmetros) de concreto, ou outro material comprovadamente resistente ao fogo durante 4 H (quatro horas); II dispor de porta contra-fogo leve, com largura mnima de 0,90 m (noventa centmetros), abrindo no sentido do movimento de sada, em todos os pavimentos; III no admitir nas caixas de escadas quaisquer bocas coletoras de lixo, caixas de incndios, porta de compartimentos ou de elevadores, chaves eltricas e outras instalaes estranhas finalidade exceto os pontos de iluminao; IV apresentar indicao clara de sada e do nmero de cada pavimento; V dispor de circuito de iluminao alimentados por conjunto autnomo. Subseo II Dos Acessos, Vestbulos e Portarias Art. 80 Nas edificaes de uso coletivo sero observadas as seguintes exigncias, relativas aos vestbulos dos pavimentos e espaos destinados portaria: I quando no dotados de elevadores, o pavimento trreo ter rea mnima de 6,00 m (seis metros quadrados) e dimetro de 2,00 m (dois metros), e nos demais pavimentos, rea mnima de 3,00 m (trs metros quadrados) e dimetro de 1,50 m (um metro e cinquenta centmetros); II no pavimento trreo tero rea igual ao dobro da soma da rea destinada caixa de elevadores e largura mnima de 2,00 m (dois metros), medida na linha perpendicular porta dos elevadores; nos demais pavimentos, tero rea igual soma da rea destinada caixa de elevadores que serve ao pavimento e largura mnima de 1,50 m (um metro e cinquenta centmetros), medida na linha perpendicular porta dos elevadores; III o espao dos vestbulos de acesso a elevadores no poder ser destinado a portaria. Art. 81 A distncia entre a circulao vertical e a sada da edificao, no pavimento trreo, no poder ultrapassar a 40,00 m (quarenta metros).

Lei n 3.859, de 30/12/93.

Fl. 21

Art. 82 Nas portarias, vestbulos e circulao das edificaes de uso coletivo no residencial, devero ser fixadas placas, informando as sadas e caixas de escada. Pargrafo nico A sinalizao dever conter a palavra sada e faixa indicando o sentido, em locais de reunio, tais placas devero ser iluminadas e colocadas, tambm, sobre as portas de sada. Art. 83 As portas de acesso aos compartimentos, com exceo daquelas destinadas a uso residencial e salas de escritrio, devero ter largura mnima de 1,20 m (um metro e vinte centmetros) para at cinquenta pessoas. Pargrafo 1 - Para escoamento de populao superior a 50 (cinquenta) pessoas, dever ser acrescido largura mnima 0,01 m (um centmetro) a cada 05 (cinco) pessoas ou frao. Pargrafo 2 - As portas de acesso s unidades residenciais, escritrios e salas devero ter dimenses mnimas de 0,80 m (oitenta centmetros) x 2,10 m (dois metros e dez centmetros). Pargrafo 3 - As dimenses mnimas para as demais portas so: a) banheiro 0,60 m (sessenta centmetros) x 2,10 m (dois metros e dez centmetros); b) demais compartimentos de uso residencial 0,70 m (setenta centmetros) x 2,10 m (dois metros e dez centmetros). Art. 84 As portas nas circulaes, sadas e compartimentos de uso coletivo devero abrir no sentido da sada. Subseo III Dos Elevadores e Escadas Rolantes Art. 85 O projeto, instalao e manuteno das escadas rolantes ser feito de acordo com as normas da ABNT. Art. 86 O maior percurso vertical, permitido sem a obrigatoriedade de instalao de elevadores, ser de 9,50 m (nove metros e cinquenta centmetros), independente da destinao dos pisos. Pargrafo 1 - No sero considerados, para efeito deste percurso, o pavimento til mais distante que for de uso exclusivo do penltimo, ou terrao de uso comum.

Lei n 3.859, de 30/12/93.

Fl.22

Pargrafo 2 - Nas edificaes com altura superior a 23,00 m (vinte e trs metros) haver, pelo menos, 02 (dois) elevadores de passageiros, de acordo com as normas estabelecidas na ABNT. Art. 87 O projeto e instalao dos elevadores devero ser executados de acordo com as normas da ABNT. Pargrafo nico O nmero e a capacidade dos elevadores sero dimensionados de acordo com a populao prevista para o edifcio e de acordo com a especificao do fabricante, podendo a memria de clculo ser requisitada pela Prefeitura. Art. 88 O uso de elevadores no dispensa o uso de escadas. Art. 89 O vestbulo de elevadores deve comunicar-se com a escada. Art. 90 Nos edifcios de uso pblico, os elevadores devero atingir todos os pavimentos inclusive garagens e subsolo. Art. 91 Os elevadores de carga devem atender as normas para elevadores de passageiros, no que lhes for aplicvel e com as adaptaes adequadas. Pargrafo nico O acesso aos elevadores de carga deve ser separado dos acessos dos elevadores de passageiros. Art. 92 O projeto, instalao e manuteno das escadas rolantes ser feito de acordo com as norma da ABNT. Art. 93 Os patamares da entrada e sada das escadas rolantes devero ter dimenses mnimas de 1,50 m (um metro e cinquenta centmetros), contados a partir do 1 e do ltimo degrau, respectivamente, e medido em linha perpendicular largura da escada. Seo V Das fachadas e Volumes Art. 94 Nos cruzamentos de vias pblicas, os muros e edificaes sero projetadas e executadas de modo a ter as paredes sobre o alinhamento, concordados por uma terceira parede, normal a bissetriz do ngulo, formado por elas, de comprimento mnimo de 2,50 m (dois metros e cinquenta centmetros). Pargrafo nico A superfcie de concordncia no ser necessria a partir da altura de 3,00 m (trs metros) do ponto mais alto do trecho do passeio a ela referente. Art. 95 Nas edificaes de uso residencial, ou parte residencial das edificaes de uso misto, sero admitidos corpos em balano, avanando sobre os afastamentos obrigatrios, destinados a varanda, quebra-sis ou elementos decorativos,

Lei n 3.859, de 30/12/93.

Fl. 23

obedecendo um afastamento mnimo das divisas frontal, lateral e fundos de 1,50 m (um metro e cinquenta centmetros), desde que: I para varandas, seu comprimento, medido perpendicularmente s fachadas, no exceda a 1/4 (um quarto) dos afastamentos mnimos obrigatrios; II para quebra-sis, ou elementos decorativos, seu comprimento, perpendicularmente s fachadas, no exceda a 0,50 m (cinquenta centmetros). medido

Pargrafo 1 - O afastamento mnimo das divisas ser medido a partir da face externa do corpo mais elevado da edificao. Pargrafo 2 - As reas dos corpos em balano no sero computadas apenas no ndice de ocupao. Seo VI Das reas Livres Art. 96 So considerados reas livres todas as superfcies horizontais sem construo, ao nvel do terreno ou de qualquer pavimento, para as quais se abram os vos de iluminao e ventilao dos compartimentos. Art. 97 As reas livres so classificadas em: I reas fechadas, aquelas cujo permetro formado por faces de edificao e por divisas laterais, ou de fundo do lote, e no se limitam com o logradouro pblico; II reas abertas, aquelas que se limitam com o logradouro pblico em, pelo menos, um dos seus lados. Pargrafo nico As reas de afastamento obrigatrio lateral e de fundos so consideradas abertas, para efeito desta Lei. Art. 98 As reas fechadas devero observar, ainda, o seguinte: I no podero existir, dentro de suas dimenses mnimas, salincia ou balano superior a 0,25 m (vinte e cinco centmetros); II sero providas de escoadouro para guas pluviais; III sero obrigatoriamente descobertas. Art. 99 Ser permitida a abertura de vos para as reas livres fechadas, desde que observadas as seguintes condies:

Lei n 3.859, de 30/12/93.

Fl. 24

I quando forem abertos vos pertencentes aos compartimentos de permanncia prolongada at 03 (trs) pavimentos a rea livre dever permitir a inscrio de um crculo de 2,00 m (dois metros) de dimetro e rea de 6,00 m (seis metros quadrados); II quando forem abertos vos pertencentes aos compartimentos de permanncia transitria at 03 (trs) pavimentos, a rea livre dever permitir a inscrio de um crculo de 1,50 m (um metro e cinquenta centmetros) de dimetro e rea mnima de 4,00 m (quatro metros); III para edificaes com mais de 03 (trs) pavimentos, as reas livres fechadas devero atender as frmulas: a) D = 2,00 + h/10 para usos residenciais, e rea mnima de 6,00 m (seis metros quadrados), onde h representa a distncia entre os pisos do 1 (primeiro) e do ltimo pavimento a ser iluminado por ela; b) D = 2,00 + h/8 quadrados); para usos comerciais, e rea mnima de 6,00 m (seis metros

IV quando a rea livre servir apenas a compartimentos sanitrios, este dever permitir a inscrio de um crculo de 1,00 m (um metro) de dimetro e possuir rea mnima de 1,50 m (um metro e cinquenta centmetros quadrados). Pargrafo nico As reas livres devero ser revestidas internamente e visitveis na base. Seo III Das reas de Estacionamento Art. 100 O nmero de vagas de estacionamento de veculos nas edificaes ser estabelecido atendendo-se ao seguinte: I Para edificao com uso residencial: a) no ser exigida vaga de estacionamento para a edificao que no ultrapassar 70,00 m (setenta metros quadrados) de rea construda privativa total por lote ou conjunto de lotes; b) ser exigida uma vaga de estacionamento, para cada unidade com rea construda privativa superior a 70,00 m (setenta metros quadrados) e inferior a 150,00 m (cento e cinquenta metros quadrados); c) sero exigida 02 (duas) vagas de estacionamento para cada unidade com rea construda privativa igual ou superior a 150,00 m (cento e cinquenta metros quadrados).

Lei n 3.859, de 30/12/93. II Para edificao com uso comercial ou de servio:

Fl. 25

a) no ser exigida vaga de estacionamento para edificao que no ultrapasse a 200,00 m (duzentos metros quadrados) de rea construda total por lote, ou conjunto de lotes; b) ser exigida uma vaga de estacionamento para cada 100,00 m (cem metros) de rea privativa total, para edificaes com rea construda superior a 200,00 m (duzentos metros quadrados). III Para edificao com uso industriais: a) para as industrias no localizadas na Zona Industrial (ZI), o nmero, assim como a dimenso, das vagas de estacionamento sero exigidos, conforme o tipo de industria. Art. 101 As reas de estacionamento ficam subdivididas em: I reas de estacionamento descoberto; II reas de estacionamento coberto, conformando abrigo; III reas de estacionamento coberto, conformando garagem. Art. 102 Para quaisquer dos tipos de reas de estacionamento, definidos no artigo anterior, devero ser cumpridas as seguintes exigncias, quanto aos acessos em geral: a) cruzaro os passeios e alinhamento, preferencialmente, em direo perpendicular; b) distaro, no mnimo, 6,00 m (seis metros) das esquinas e logradouros, medidos do eixo das rampas; c) tero as guias dos passeios rebaixados por meio de rampas, no podendo ultrapassar 0,50 m (cinquenta centmetros), no sentido da largura do passeio; d) as rampas de que trata a alnea anterior devero ficar contidas dentro dos limites, estabelecidos pela projeo das aberturas de acesso dos veculos aos lotes dotados de elementos que permitem o livre escoamento das guas pluviais das ruas; e) as rampas de acesso s reas de estacionamento devero ter inclinao mxima de 20% (vinte por cento), tomada no eixo, para os trechos em linha reta e, na parte interna mais desfavorvel, para os trechos em curva; f) tero, para cada sentido de trnsito, largura mnima de 3,00 m (trs metros), podendo ter 5,00 m (cinco metros) para mo dupla, quando em linha reta;

Lei n 3.859, de 30/12/93.

Fl. 26

g) tero, pelo menos, 6,00 m (seis metros) de raio, medidos na curva interna, quando forem em curva; h) sero adotados de alarme, quando forem situados nas zonas onde se concentram as atividades comerciais, de servios ou industriais, ou onde for intensa a circulao de pedestres; i) sero mantidos livres e desimpedidos. Art. 103 Dever ser demonstrada, graficamente, a viabilidade de acesso, movimentao, distribuio e localizao das reas de estacionamento, de acordo com as dimenses mnimas das vagas estabelecidas na tabela II, anexo I desta Lei, e observadas as normas federais, quando for o caso. Pargrafo 1 - As vagas para automveis e utilitrios, quando no limitadas por paredes laterais, podero ter a largura mnima de 2,50 m (dois metros e cinquenta metros). Pargrafo 2 - A localizao dos acessos nos passeios s ser permitida quando dela no resultar prejuzo para a arborizao pblica, exceto quando for possvel, a juzo da Prefeitura Municipal, a remoo das rvores para pequena distncia. Pargrafo 3 - As despesas e servios necessrios execuo do transplante, a que se refere o pargrafo anterior, correro por conta do interessado. Pargrafo 4 - As reas de estacionamento, quando pavimentadas, devero ser dotadas de torneiras e de ralos para escoamento das guas pluviais e de lavagem. Art. 104 Nas edificaes residenciais unifamiliares, os abrigos podero ser executados nas reas de recuo obrigatrio, observadas as seguintes condies: I no podero ter rea superior a 30,00 m (trinta metros quadrados); II no se prolongar por mais de 6,00 m (seis metros), junto s divisas laterais, quando nelas encostadas. Art. 105 Para as garagens, a que se refere o tem III do artigo 100, devero ser observadas as seguintes exigncias: I estrutura e paredes de vedao inteiramente incombustveis, caso haja outro pavimento na parte superior; II piso revestido de material resistente a solventes, impermevel e antiderrapante, com as mesmas caractersticas de uma camada de 0,10 m (dez centmetros) de concreto; paredes impermeveis e, as valas, devero ser ligadas rede de esgoto por ralo sifonado;

Lei n 3.859, de 30/12/93.

Fl. 27

III a parte destinada a veculos ser inteiramente separada das demais dependncias (administrao, depsitos, almoxarifados, etc), por meio de paredes construdas de material incombustvel; IV para acesso de veculos entre os pavimentos podero ser empregados elevadores ou rampas; V para iluminao e ventilao das garagens, ser permitido que os vos tenham 1/20 (um vinte avos) da rea do piso. Art. 106 A construo de garagens em subsolos ser permitida, podendo existir mais de um pavimento abaixo do piso. Pargrafo 1 - Quando se tratar de pavimento em subsolo, a Prefeitura poder requisitar, a seu juzo, os clculos que demonstrem a eficincia dos elementos de renovao de ar projetado. Pargrafo 2 - A Prefeitura interditar, total ou parcialmente, as garagens subterrneas, caso as instalaes de ar renovado ou condicionado, no funcionem de acordo com as exigncias tcnicas. Art. 107 Nos edifcios residenciais e de uso misto no ser permitido a existncia, no mesmo pavimento de garagem, e de compartimentos destinados a fins residenciais, admitindo-se, apenas, os espaos destinados a servios de administrao, lazer e manuteno da prpria garagem. Pargrafo nico Nos edifcios-garagem haver compartimento para vigilante, que satisfaa s condies exigidas nesta Lei, para compartimentos de permanncia prolongada, devendo esse compartimento ser dotado da sada externa ou escada que permita a retirada, em caso de incndio. Art. 108 Os edifcios-garagem devero obedecer, alm das prescries do artigo anterior, s exigncias para as reas de estacionamento, estabelecidas nesta Lei, bem como, s disposies aplicveis da Lei de Uso e Ocupao do Solo do Municpio. Seo VIII Das Construes Complementares Subseo I Das Prgolas Art. 109 As prgolas obedecero aos seguintes parmetros: I tero parte vazada, correspondente a 50% (cinquenta por cento), no mnimo, da rea de sua projeo horizontal;

Lei n 3.859, de 30/12/93.

Fl. 28

II o espaamento entre as nervuras dever ser, no mnimo de 0,15 m (quinze centmetros). Subseo II Das Portarias, Guaritas e Bilheterias Art. 110 As portarias, guaritas e bilheterias podero ser localizadas nas reas de afastamento obrigatrio, desde que: I tenham rea mxima correspondente a 1% (um por cento) da rea do lote e no exceda a 9,00 m (nove metros quadrados); II qualquer de suas dimenses no seja superior a 3,00 m (trs metros). Subseo III Dos Stos Art. 111 Os stos sujeitam-se s exigncias desta Lei, em funo da destinao dada aos seus compartimentos. Pargrafo nico Admite-se para stos, quando utilizado como compartimento de permanncias prolongada, um p-direito mnimo de 2,20 m (dois metros e vinte centmetros). Subseo IV Dos Subsolos e Dos Pores Art. 112 No caso de utilizao do subsolo e pores nas edificaes, dever ser observado: I quando sua utilizao for para garagens, lazer, despejo ou depsito, no ser computado como pavimento; II quando o subsolo for utilizado para compartimento de permanncia prolongada, desde que se atenda s condies mnimas necessrias para iluminao e ventilao, exigidas nesta Lei, ser computado como pavimento. Subseo V Das Piscinas e Caixa Dgua Art. 113 As caixas dgua enterradas e piscinas devero guardar afastamento mnimo de 0,50 (cinquenta centmetros), dos ndices de ocupao e aproveitamento.

Lei n 3.859, de 30/12/93.

Fl. 29

Art. 114 Quando elevadas, as caixas dgua devero obedecer aos afastamentos obrigatrios e no sero computadas no clculo dos ndices de ocupao e aproveitamento. Art. 115 O projeto e a execuo das caixas dgua e piscinas devero obedecer as normas da ABNT. CAPTULO VII DA LOTAO DAS EDIFICAES

Art. 116 Em edificaes de uso coletivo ser efetuado o clculo de lotao da rea construda e do uso da edificao, conforme os ndices, relacionados a seguir, e subdivididos em trs etapas: a) clculo da lotao dos compartimentos; b) clculo da lotao dos pavimentos; c) clculo da lotao da edificao. Art. 117 O clculo de lotao dever observar os seguintes ndices: I para uso residencial em apartamentos, 02 (duas) pessoas por dormitrio social e uma pessoa por dormitrio servial; II para uso comercial: a) lojas e centros comerciais: uma pessoa por 4,00 m (quatro metros quadrados) de rea de sala; b) restaurantes e similares: uma pessoa de 1,50 m (um metro e cinquenta decmetros quadrados) de salo de refeio; c) depsitos: uma pessoa por 10,00 m (dez metros quadrados); III para uso de servios: a) escritrios de uma nica entidade ou de repartio pblica: uma pessoa por 5,00 m (cinco metros quadrados) de sala; b) escritrios em geral e consultrios: uma pessoa por 7,00 m (sete metros quadrados) de sala; c) hotis, penses e similares: 1,30 pessoas por dormitrio;

Lei n 3.859, de 30/12/93. d) oficinas: uma pessoa por 10,00 m (dez metros quadrados); IV para uso industrial uma pessoa por 10,00 m (dez metros quadrados); V para uso institucional: a) hospitais, clnicas e similares: 1,5 pessoas por leito; b) escolas:

Fl. 30

1) salas de aula uma pessoa por 1,20 m (um metro e vinte decmetros quadrados) de sala de aula; 2) laboratrios uma pessoa por 4,00 m (quatro metros quadrados) de sala; 3) administrao uma pessoa por 7,00 m (sete metros quadrados) de sala; c) lugares de reunies esportivas, religiosas, culturais, recreativas e similares: 1) com assento fixo uma pessoa por 1,50 m (um metro e cinquenta decmetros quadrados); 2) sem assento fixo uma pessoa por 0,80 m (oitenta decmetros quadrados); d) parques de diverses: uma pessoa por 0,50 m (cinquenta decmetros quadrados). CAPTULO VIII DA CLASSIFICAO DAS EDIFICAES Seo I Das Edificaes Residenciais Art. 118 Cada unidade residencial, acima de 60,00 m (sessenta metros quadrados), dever ser dotada de, pelo menos, sala de estar, sala de refeies, dormitrio, cozinha, instalaes sanitrias e rea de servio, com dimenses mnimas estabelecidas nos Anexos II e III desta Lei. Pargrafo 1 - Os compartimentos podero ser conjugados, desde que a rea resultante seja igual soma correspondente rea mnima exigida para cada compartimento. Pargrafo 2 - No ser permitida a comunicao direta, atravs de porta ou janela, entre o banheiro e cozinha. Pargrafo 3 - A instalao sanitria dever comportar, pelo menos, pia, chuveiro e vaso sanitrio, observando as exigncias estabelecidas no Anexo III.

Lei n 3.859, de 30/12/93.

Fl. 31

Art. 119 Alm das demais exigncias desta Lei, as edificaes residenciais coletivas horizontais e verticais obedecero ao seguinte: I tero rea de lazer comum, na proporo de 1,50 m (um metro e cinquenta centmetros quadrados)/ habitante, sempre que o nmero de unidades residenciais, por lote ou conjunto de lotes (condomnios), exceder a quatro, no podendo o seu dimensionamento ser feito por adio de reas parciais isoladas, ter rea mnima de 50,00 m (cinquenta metros quadrados) e dimetro mnimo de 4,00 m (quatro metros); II disporo de, no mnimo, uma vaga de garagem para cada unidade residencial; III dever ser dotada de depsito comum para coleta de lixo, banheiro e depsito de material de limpeza para os empregados do condomnio; IV disporo, em local adequado, de depsito comum para coleta e encaminhamento de lixo, sempre que o nmero de unidades residenciais for igual ou superior a 06 (seis). Pargrafo nico O nmero de habitantes ser calculado conforme previsto no artigo 116. Art. 120 Quando as unidades das edificaes residenciais coletivas horizontais, por sua disposio no terreno, exigirem acesso comum, este dever observar, ainda, os seguintes critrios: I quando os acessos se destinarem a passagem de veculos, os mesmos devero ser dimensionados de forma a comportar duas pistas de 3,00 m (trs metros) cada e passeios de 1,50 m (um metro e cinquenta centmetros) cada, observando o comprimento mximo de 75,00 m (setenta e cinco metros) e retorno com raio de 9,00 m (nove metros). II quando os acessos se destinarem, apenas, a passagem de pedestres, se houver unidades residenciais de ambos os lados, os acessos devero ter largura mnima de 6,00 m (seis metros); caso haja unidades de apenas um dos lados, a largura mnima ser de 3,00 m (trs metros), observando o comprimento mximo, em qualquer caso, de 75,00 m (setenta e cinco metros). III as reas dos acessos no sero consideradas no clculo das reas de estacionamento. Seo III Dos Estacionamentos de Hospedagem Art. 121 So considerados estabelecimentos de hospedagem as edificaes, destinadas a apart-hotis, hotis, penses, motis e similares, que se destinam residncia temporria, com prestao de servios.

Lei n 3.859, de 30/12/93.

Fl. 32

Art. 122 As edificaes, mencionadas no artigo anterior, devero dispor, pelo menos, de compartimentos, ambientes e locais para: I recepo ou espera; II dormitrios; III instalao sanitria para os hspedes; IV acesso e circulao de pessoas; V instalaes de servios; VI acesso e estacionamento de veculos; VII instalaes sanitrias e vestirios para empregados, separados por sexo; VIII estrada de servio independente da entrada de hspedes; IX local para depsito de lixo, no pavimento trreo. Pargrafo 1 - A partir de 03 (trs) pavimentos, ser obrigatrio a instalao de elevadores. Pargrafo 2 - Quando no houver instalao sanitria ligada ao quarto, este dever ter lavatrio com gua corrente. Pargrafo 3 - As edificaes destinadas a motis ficam dispensadas do disposto no inciso I, deste artigo. Pargrafo 4 - Devero ser observadas instalaes adequadas para o acesso a deficientes fsicos. Art. 123 Os apart-hotis e hotis devero conter, ainda, os seguintes compartimentos: I salas de estar coletivas, com rea mnima de 12,00 m (doze metros quadrados), acrescida de 0,25 m (vinte e cinco decmetros quadrados) por dormitrios, contados a partir do quinto dormitrio. Art. 124 Quando possurem atendimento para refeies, ou lavanderia, devero atender s seguintes exigncias:

I restaurante, com rea mnima de 17,00 m (dezessete metros quadrados), acrescido de 1,00 m (um metro quadrado) por dormitrio; Lei n 3.859, de 30/12/93. Fl. 33 II cozinha, com 1/5 (um quinto) da rea do restaurante; III copa, com rea mnima de 6,00 m (seis metros quadrados), separada da cozinha, acrescida de 0,15 m (quinze decmetros quadrados) por dormitrio. Art. 125 As lavanderias devero dispor de: I depsito de roupa servida.; II depsito de roupa limpa; III instalaes sanitrias. Seo III Das Edificaes Comerciais e de Servios Art. 126 Alm do estabelecido nos anexos II e III, das demais exigncias desta Lei e das normas federais sobre higiene e segurana do trabalho, as edificaes comerciais e de servio atendero aos seguintes requisitos: I as edificaes comerciais e de servios tero instalaes sanitrias privativas para cada unidade, ou comuns ao pavimento, neste ltimo caso, sero dimensionadas na proporo de um vaso sanitrio para cada 20 (vinte) pessoas, ou frao, calculada a lotao de acordo com previsto no artigo 116; II nenhum ponto da loja dever estar a mais de 30,00 m (trinta metros) de uma sada; III nas lojas com rea superior a 250,00 m (duzentos e cinquenta metros quadrados), as sadas devero ter largura mnima de 3,00 m (trs metros). Art. 127 As lojas com rea superior a 250,00 m (duzentos e cinquenta metros quadrados), destinadas instalao de mercados, supermercados, lojas de departamentos e de todas aquelas onde so formadas malhas de circulao, no poder ter a circulao, que conduz sada, largura inferior a 2,00 m (dois metros). Art. 128 Todas as lojas devero ter instalaes sanitrias privativas. Art. 129 Os bares, lanchonetes e congneres tero instalaes sanitrias independentes para usurios e separadas por sexo. Art. 130 Sero permitidos sobreloja, mezanino e jirau, de acordo com os seguintes padres:

I 2,30 m (dois metros e trinta centmetros) de p direito mnimo para a sobreloja, mezanino ou jirau, no se admitindo elemento estrutural abaixo desta dimenso; Lei n 3.859, de 30/12/93. Fl. 34 II 2,70 m (dois metros e setenta centmetros) de p direito mnimo da loja, embaixo da sobreloja, mezanino ou jirau, no admitindo elemento estrutural abaixo desta dimenso; III projeo mxima da sobreloja, mezanino ou jirau de 50% (cinquenta por cento) da rea da loja. Art. 131 As lojas situadas em conjuntos de lojas, galerias, centros comerciais, shopping centers, alm de atenderem s demais disposies desta Lei, devero: I ter rea mnima de 12,00 m (doze metros quadrados); II distar no mximo, 60,00 m (sessenta metros) da sada da circulao de uso comum; III dispor de instalaes sanitrias coletivas, separadas por sexo, observando o clculo de lotao do pavimento, na proporo de 01 (uma) para cada 30 (trinta) pessoas. Art. 132 Para edificaes especiais, como clubes, shopping centers e outras no previstas, sero fornecidas diretrizes especficas, pela Prefeitura, observadas as disposies desta Lei no que couber. Subseo II Dos Postos de Servios de Veculos Art. 133 So considerados postos de servios de veculos as edificaes, destinadas s atividades de abastecimento de combustvel, lavagem e lubrificao, em conjunto ou isoladamente, a qualquer uma dessas atividades. Art. 134 Os terrenos para instalao dos postos de servios, de que trata o artigo anterior, devero atender s condies seguintes: I ter rea mnima de 500,00 m (quinhentos metros quadrados); II possuir testada voltada para o logradouro pblico de, no mnimo, 25,00 m (vinte e cinco metros); III quando situados em esquina, possuiro pelo menos uma de suas testadas com o mnimo de 25,00 m (vinte e cinco metros); IV rebaixamento de meio-fios no mnimo em 50% (cinquenta por cento) do comprimento de cada testada.

Art. 135 Nas edificaes para postos de abastecimento do combustvel, sero observadas, alm das normas desta Seo, as da legislao federal, estadual e municipal, pertinentes e, especialmente a Lei de Uso e Ocupao do Solo. Lei n 3.859, de 30/12/93. Fl. 35

Art. 136 A limpeza, lavagem e lubrificao de veculos devem ser feitas em boxes isolados de modo a impedir que a sujeira e as guas servidas sejam levadas para o logradouro, ou neste se acumulem. Pargrafo nico As guas servidas sero conduzidas a caixa de reteno de leo, antes de serem lanadas na rede geral. Art. 137 Os tanques de combustvel devero guardar afastamentos mnimos de 5,00 m (cinco metros) do alinhamento e de 4,00 m (quatro metros) das divisas do terreno. Art. 138 A edificao dever contar com instalaes, ou construes, de tal natureza, que as propriedades vizinhas, ou logradouros pblicos, no sejam molestados pelos rudos, vapores, jatos e asperso de gua, ou leo, originados dos servios de lubrificao e lavagem. Art. 139 Os postos de servios devero, tambm, dispor de instalaes sanitrias, separadas por sexo. Art. 140 As bombas para abastecimento devero guardar 4,00 m (quatro metros) de distncia mnima do alinhamento dos logradouros pblicos. Pargrafo nico Quando situadas em vias arteriais, devero guardar 5,00 m (cinco metros) de distncia mnima do alinhamento do logradouro. Art. 141 Devero existir ralos com grades em todo o alinhamento, voltado para os passeios pblicos. Art. 142 Quanto aos acessos a postos de servio e de combustveis, devero ser observadas as seguintes exigncias: a) tero as guias dos passeios rebaixadas, por meio de rampas, no podendo ultrapassar 0,50 m (cinquenta centmetros) no sentido da largura do passeio; b) o eixo da rampa dever situar-se a uma distncia mnima de 6,00 m (seis metros) de largura, para cada rampa; c) o rebaixo do meio-fio ter no mximo 6,00 m (seis metros) de largura, para cada rampa;

d) haver, no mnimo, uma rampa de entrada e outra de sada, sendo que, em lotes de esquinas, a testada menor poder ter apenas um acesso; e) as rampas devero cruzar o meio-fio em direo perpendicular ao mesmo, podendo a direo do restante do acesso ser oblqua; Lei n 3.859, de 30/12/93. Fl. 36 f) a rea inteira do posto de servio de gasolina ser obrigatoriamente separada do passeio, por bloqueio fsico. Subseo III Das Oficinas Art. 143 As oficinas de reparo de veculos devero dispor de: I espao para recolhimento ou espera de todos os veculos, dentro do imvel; II quando possurem servios de pintura, estes devero ser executados em compartimentos prprios, para evitar disperso de emulso de tinta, solventes, ou outros produtos para fora do prprio compartimento de pintura. Seo IV Das Edificaes Industriais Art. 144 Alm das normas federais e estaduais, pertinentes, e das demais exigncias cabveis desta Lei, as edificaes industriais devero atender ao seguinte: I a rea mnima de iluminao e ventilao das edificaes ser de 1/5 (um quinto) e 1/10 (um dcimo), respectivamente, da rea do piso; II os elementos construtivos bsicos sero de material incombustvel; III disporo de instalaes sanitrias, vestirios e chuveiros, destinados a uso exclusivo dos empregados, na proporo de um para cada 15 (quinze) pessoas; IV quando houver depsitos de combustveis, estes sero instalados em locais apropriados, fora do prdio; V quando houver cmaras de refrigerao, compartimentos que requeiram rigorosamente assepsia, ou condies especiais de renovao de ar, temperatura e presso, o seu acesso dever ser atravs de ante-cmaras; VI quando possurem rea construda superior a 500,00 m (quinhentos metros quadrados), devero ter compartimentos de refeies, na proporo de 1,00 m (um metro quadrado) para cada 60,00 m (sessenta metros quadrados), ou frao, e ambulatrio, com rea mnima de 6,00 m (seis metros quadrados);

VII ter as instalaes geradoras de calor, localizadas em compartimentos especiais, distantes 1,00 m (um metro), pelo menos, das paredes dos prdios vizinhos e coberturas, isoladas termicamente.

Lei n 3.859, de 30/12/93.

Fl. 37

Art. 145 As edificaes, destinadas a indstrias e comrcio de produtos alimentcios, atendero ainda, s exigncias do rgo encarregado da sade pblica e as que se seguem: I os compartimentos de manipulao de produtos alimentcios e de sua confeco devero ter: a) paredes revestidas at o teto com material liso, resistente e impermevel; b) pisos revestidos de material antiderrapante, resistente e impermevel, em cor clara, com caimento suficiente para o perfeito escoamento das guas; c) os encontros de paredes entre si, com o teto e com o piso, em cantos arredondados; d) a cada 100,00 m (cem metros quadrados) de piso, um ralo e uma torneira para lavaes. II os forros das edificaes de que trata este artigo devero distar no mnimo 1,00 m (um metro) do teto; III os vos de acesso, iluminao e ventilao dos compartimentos, destinados tanto manipulao e preparao, como guarda de produtos alimentcios, devero ser protegidos contra a penetrao de insetos e outros animais. Art. 146 As edificaes, destinadas a instalaes de indstrias, ou depsitos de inflamveis ou explosivos, atendero, ainda, ao seguinte: I mantero uma distncia adequada segurana das edificaes, destinadas administrao central e residncia de funcionrios e de outras edificaes prximas, observando-se o mnimo de 8,00 m (oito metros) entre os pavilhes, destinados a depsito, de 4,00 m (quatro metros), em relao s divisas ou outras edificaes, e de 5,00 m (cinco metros), em relao aos alinhamentos; II todos os elementos construtivos sero de material incombustvel; III sero dotados de equipamentos contra incndios, de acordo com as normas das autoridades competentes; IV os compartimentos destinados a instalaes sanitrias, vestirios e refeitrios, devero ser separados dos locais de trabalho e armazenagem de matria-prima;

V as edificaes de trabalho e depsitos sero separadas, no podendo ficar umas sobre as outras, ainda que se trate de tanque subterrneo, ou armazenagem de matria-prima, ou produtos; Lei n 3.859, de 30/12/93. Fl. 38

VI para as edificaes de que se trata este artigo, a Prefeitura poder impor outras condies que julgar necessrias segurana das propriedades vizinhas. Pargrafo nico Os depsitos de inflamveis e explosivos atendero, alm das disposies desta Seo, s normas federais e estaduais aplicveis e legislao municipal sobre o uso do solo. Seo V Dos Estabelecimentos de Sade e Ensino Art. 147 As edificaes, destinadas a instalaes de assistncia mdicohospitalar, alm das exigncias desta Lei, devero respeitar as normas federais e estaduais especficas. Art. 148 So consideradas como estabelecimento de ensino as edificaes, destinadas a escolas, salas de aula, trabalhos e leitura, laboratrios escolares, bibliotecas e similares, sujeitando-se s disposies desta Seo e s demais exigncias deste Captulo a ela aplicveis, sem prejuzo do disposto na legislao municipal sobre o uso do solo. Art. 149 As edificaes destinadas a estabelecimentos de ensino tero, no mximo, 03 (trs) pavimentos, quando construdas sem elevadores. Art. 150 As reas de acesso e circulao devero, sem prejuzo das normas, relativas segurana, previstas neste cdigo, atender s seguintes condies: I os vos de entrada e sada sero dimensionados, de acordo com o clculo da lotao das edificaes e tero largura mnima de 1,50 m (um metro e cinquenta centmetros); II os espaos de acesso e circulao de pessoas, tais como, vestbulos, corredores e passagens de uso comum, ou coletivo, tero largura mnima de 1,50 m (um metro cinquenta centmetros), quando houver salas apenas de um lado; e de 2,50 m (dois metros e cinquenta centmetros), quando houver salas de ambos de lados; III as escadas de uso comum ou coletivo tero largura mnima igual s larguras dos seus acessos, degraus com largura de 0,30 m (trinta centmetros) e altura mxima de 0,17 m (dezessete centmetros), no podendo apresentar trechos em leque; IV as rampas de uso comum ou coletivo tero largura mnima igual s larguras dos seus acessos e declividade mxima de 8% (oito por cento);

V sero obrigatoriamente obedecidas as condies mnimas em favor dos deficientes fsicos, estabelecidas pelo artigo 159 desta Lei.

Lei n 3.859, de 30/12/93.

Fl. 39

Art. 151 As edificaes devero dispor de instalaes sanitrias para uso dos alunos e dos empregados, devidamente separadas por sexo, na proporo de um para cada grupo de 40 (quarenta) pessoas. Art. 152 As salas de aula no podero ter comprimento superior a 02 (duas) vezes a largura. Art. 153 Os vos devero ser protegidos por dispositivos que corrijam o excesso de iluminao. Art. 154 A distncia de qualquer sala de aula, trabalho, leitura, esporte ou recreao, at instalao sanitria mais prxima, no dever ser superior a 60,00 m (sessenta metros). Seo VI Dos Estabelecimentos de Diverso Art. 155 As edificaes destinadas instalao de estabelecimentos de diverses, alm das demais exigncias desta Lei, atendero, ainda, s seguintes: I os materiais combustveis somente sero usados em esquadrias, lambris, corrimo, divises de frisas e camarotes, at a altura mxima de 1,50 m (um metro e cinquenta centmetros); II a circulao e corredores no podero ter degraus, instalaes de mostrurios, balces, mveis, correntes, biombos e similares que lhes reduzam a largura mnima e que possam representar obstculos para o trnsito de pessoas, ao longo de todo o percurso; III as pequenas diferenas de nvel, existentes nas circulaes, devero ser vencidas por meio de rampas, no podendo ser intercalados degraus nas passagens e corredores; IV as lotaes, em funo do nmero de participantes, ou espectadores, sero calculadas do seguinte modo: a) se os assentos forem fixos no pavimento ser computada a lotao completa da sala; b) se os assentos forem livres adotar-se- a estimativa de duas pessoas por metro quadrado, consideradas as reas livres, destinadas permanncia do pblico; V nas platias, salas de espetculos e de projees em geral, ser observado o seguinte:

a) a inclinao mnima do piso de 3% (trs por cento); b) cadeiras, com largura mnima de 0,45 m (quarenta e cinco centmetros), preferencialmente, de braos; Lei n 3.859, de 30/12/93. Fl. 40 c) os recintos sero subdivididos em setores por passagens longitudinais e transversais, sendo que, cada setor, ter lotao mxima de 200 (duzentos) lugares; d) cada fila do setor no conter mais que 15 (quinze) cadeiras e, quando, contguas s paredes, as filas no podero ter mais de 08 (oito) lugares; e) o espao entre as filas ter no mnimo 1,20 m (um metro e vinte centmetros); as colunas tero no mximo 15 (quinze) cadeiras, permitindo que o espectador no percorra mais de 08 (oito) cadeiras at a circulao, entre os setores; f) os projetos apresentaro, com diagramas explicativos, os detalhes da execuo das platias e balces, indicando, ainda, a visibilidade por meio de ngulos inferiores a 30 (trinta graus); V as circulaes e corredores de uso pblico devero obedecer o seguinte: a) as circulaes principais, que servem a diversos setores, devero ter largura mnima de 1,20 m (um metro e vinte centmetros), e as secundrias, 1,00 m (um metro). Quando a lotao exceder a 150 (cento e cinquenta) pessoas, devero ser acrescidos s circulaes 0,10 m (dez centmetros) por lugares excedentes; b) as circulaes longitudinais podero ter declividade de at 12% (doze por cento), sendo que, para declividade superiores, tero degraus da mesma largura; c) as circulaes de sada tero largura mnima de 3,00 m (trs metros) para at 200 (duzentas) pessoas e, acima desta lotao, sero acrescidas de 1,00 m (um metro) para cada 200 (duzentas) pessoas, ou frao; d) se a medida de comprimento da circulao de sada, a que se refere a alnea anterior, exceder a 50,00 m (cinquenta metros), excedentes, corresponder um acrscimo de 0,50 m (cinquenta centmetros) na largura da passagem; VII as porta de sada tero: a) vo livre mnimo de 2,00 m (dois metros) at 100 (cem) pessoas, com acrscimo de 0,50 m (cinquenta centmetros) para cada 100 (cem) pessoas, ou frao; b) as portas que do acesso ao recinto devero ficar distanciadas, pelo menos, 3,00 m (trs) da respectiva entrada, quando esta se situar no alinhamento dos logradouros;

VIII as escadas de acesso platia, a balces, camarotes e galerias tero: a) largura mnima de 2,00 m (dois metros) at 100 (cem) pessoas, acrescidas de 0,50 m (cinquenta centmetros) para cada 100 (cem) pessoas, considerada a lotao completa do estabelecimento; Lei n 3.859, de 30/12/93. Fl. 41 b) lances retos, com o mximo de 16 (dezesseis) degraus, intercalados de patamares de comprimento mnimo de 1,20 m (um metro e vinte centmetros); c) degraus, com altura mxima de 0,16 m (dezesseis centmetros) e largura mnima de 0,30 m (trinta centmetros); d) escadas independentes das que ligam os diferentes pisos, para acesso das galerias, ao piso imediatamente abaixo; IX as instalaes sanitrias sero separadas por sexo, na proporo mnima de 02 (dois) vasos e 02 (dois) mictrios para 50 (cinquenta) homens; e 03 (trs) vasos para cada 50 (cinquenta) mulheres, ou frao, destinando-se, nos conjuntos para mulheres, um compartimento para toalete e nos de homens, um compartimento para mictrios; X a distncia do percurso de qualquer ponto a uma instalao sanitria, para uso pblico, no poder ser superior a 50,00 m (cinquenta metros); XI a renovao de ar obrigatria, sendo o ar injetado, ou insuflado, previamente filtrado, no penetrando por ponto que diste horizontal e verticalmente menos de 10,00 m (dez metros) do ponto onde feita a exausto do ar viciado; XII proibida a comunicao, internamente, entre estabelecimento de diverso e prdios vizinhos; XIII sero adotadas medidas que evitem o rudo pertubador do sossego da vizinhana, nos estabelecimentos de diverso de carter permanente. Pargrafo nico A Prefeitura poder exigir a instalao de ar condicionado, segundo as prescries da Associao Brasileira de Normas Tcnicas ABNT e obedecidas as caractersticas tcnicas do projeto especfico. Art. 156 As edificaes, destinadas ao funcionamento de cinemas, alm das exigncias, contidas no artigo anterior, atendero, ainda, s seguintes: I cabines de projeo tero dimenses internas mnimas de 2,00 m (dois metros) x 2,00 (dois metros) e sero construdas inteiramente de material incombustvel; II quando o acesso cabine de projeo for por escada, esta ser de material incombustvel, dotada de corrimo e situada em local que no dificulte a passagem do pblico;

III a cabine de projeo dever ser dotada de equipamento de circulao de ar; IV a tela de projeo ficar distante, no mnimo, 4,00 m (quatro metros), em linha horizontal, da primeira fila de espetculos; Lei n 3.859, de 30/12/93. Fl. 42

V as sadas dos sales de projeo ficaro desembaraadas, durante os perodos de projeo. Art. 157 As edificaes, destinadas ao funcionamento de teatros, alm do disposto no artigo 154, quando aplicvel, atendero, ainda, as seguintes exigncias: I haver perfeita separao entre a platia e as partes destinadas aos artistas, s permitindo as ligaes indispensveis ao servio, sendo estas comunicaes, bem como a boca de cena, feitas de material incombustvel; II os artistas tero acesso fcil e direto da via pblica s dependncias a eles destinadas; III os depsitos, destinados a materiais de decorao, mveis, cenrios, guarda-roupas e outros pertences, situados em cmodos independentes do teatro, devem ser construdos de material incombustvel, sendo os seus vos guarnecidos de fecho, tambm, de material incombustvel; IV em hiptese alguma podero, os depsitos referidos no tem anterior, situar-se debaixo do palco; V admite-se que o piso do palco seja de madeira somente nas partes removveis, devendo, as partes fixas, serem de concreto armado. Art. 158 As edificaes de uso pblico, alm das demais disposies desta Lei que lhes forem aplicveis, devero, ainda obedecer s seguintes condies, em favor dos deficientes fsicos: I apresentar rampas de acesso ao prdio, com declividade mxima de 8% (oito por cento), com piso antiderrapante e corrimo na altura de 0,75 (setenta e cinco centmetros); II na impossibilidade de construo de rampas, a portaria dever ser no mesmo nvel da calada; III quando da existncia de elevadores, estes devero ter dimenses mnimas de 1,10 m (um metro e dez centmetros) x 1,40 m (um metro e quarenta centmetros); IV os elevadores devero atingir todos os pavimentos, inclusive garagem e subsolos; V todas as portas devero ter largura mnima de 0,90 m (noventa centmetros);

VI os corredores e rampas devero ter largura mnima de 1,50 m (um metro e cinquenta centmetros); VII a altura mxima dos interruptores, campainhas e painis de elevadores ser de 0,80 m (oitenta centmetros); Lei n 3.859, de 30/12/93. Fl. 43 VIII em pelo menos, um gabinete sanitrio de cada banheiro masculino e feminino devero ser obedecidas as seguintes condies: a) dimenses mnimas de 1,40 m (um metro e quarenta centmetros) x 1,85 m (um metro e oitenta e cinco centmetros); b) o eixo do vaso sanitrio dever ficar a uma distncia de 0,45 m (quarenta e cinco centmetros) de uma das paredes laterais; c) as portas no podero abrir para dentro dos gabinetes sanitrios e tero no mnimo 0,90 m (noventa centmetros) de largura; d) a parede lateral mais prxima ao vaso sanitrio, bem como, o lado interno da porta devero ser dotados de alas de apoio, a uma altura de 0,80 m (oitenta centmetros); e) os demais equipamentos no podero ficar a alturas superiores a 1,00 m (um metro); f) a circulao til de acesso cabine ter largura mnima de 1,60 m (um metro e sessenta centmetros). Seo VII Das Edificaes Mistas Art. 159 Nas edificaes mistas, para cada tipo de uso, devero ser atendidas as exigncias a elas relativas, especificadas nesta Lei. Art. 160 Nas edificaes mistas coletivas, onde houver a destinao residencial, sero, observadas as seguintes condies: I os pavimentos, destinados ao uso residencial, sero agrupados continuamente; II no pavimento de acesso e ao nvel de cada piso, os vestbulos, halls e circulao horizontais e verticais, relativas a cada uso ou tipo, sero independentemente entre si.

CAPTULO IX DA FISCALIZAO E DAS PENALIDADES

Seo I

Da Notificao Preliminar Art. 161 Verificando-se a infrao a esta Lei, ser expedida contra o infrator notificao preliminar para que, no prazo mximo de 60 (sessenta) dias, regularize a situao. Lei n 3.859, de 30/12/93. Fl. 44 Pargrafo nico O prazo para regularizao da situao ser arbitrado, pela autoridade competente, no alto da notificao, respeitando o limite neste artigo. Art. 162 A notificao preliminar ser feita em formulrio oficial da Prefeitura, em 02 (duas) vias, e dever conter assinatura do notificante, bem como, todas as indicaes e especificaes, devidamente preenchidas. Pargrafo 1 - Uma das vias ser entregue ao notificado, mediante recibo, e outra ao rgo competente; Pargrafo 2 - No caso de recusa, ou incapacidade do notificado em receber a notificao, o notificante far meno dessa circunstncia, devendo o fato ser testemunhado por duas pessoas capazes, nos termos da Legislao Civil. Pargrafo 3 - A recusa do recebimento que ser declarada pela autoridade fiscal no favorece o infrator, nem o prejudica. Art. 163 No caber notificao preliminar, devendo o infrator ser imediatamente autuado, quando se tratar de obra que ameace a segurana dos operrios e do pblico em geral. Art. 164 Esgotado o prazo arbitrado, na forma do disposto no artigo 160, sem que o infrator tenha regularizado a situao perante a repartio competente, lavrar-se- auto de infrao. Seo II Do Auto de Infrao Art. 165 Auto de Infrao o instrumento no qual lavrada a descrio de ocorrncia que, por sua natureza, caracterstica e demais aspectos peculiares, denote que a pessoa fsica ou jurdica contra a qual lavrado, tenha infringido, ou tentado infringir, dispositivos da legislao de obras do Municpio. Art. 166 O Auto de Infrao ser lavrado em formulrio oficial da Prefeitura, em 02 (duas) vias, e dever conter a assinatura do autuante, bem como, todas as indicaes e especificaes devidamente preenchidas. Pargrafo 1 - Uma das vias ser entregue ao autuado, mediante recibo, e outra ao rgo competente.

Pargrafo 2 - As omisses, ou incorrees do auto de infrao, no acarretaro sua nulidade, quando no processo constatarem elementos suficientes para a determinao da infrao e do infrator.

Lei n 3.859, de 30/12/93.

Fl. 45

Pargrafo 3 - No caso de recusa, ou incapacidade de assinatura pelo autuado, o autuante far meno dessa circunstncia no auto, devendo o fato ser testemunhado por duas pessoas capazes, nos termos da Legislao Civil.

CAPTULO X DAS PENALIDADES Seo I Das Multas Art. 167 A multa ser imposta pela Prefeitura, vista do Auto de Infrao, lavrado por fiscal, que registrar a ocorrncia. Art. 168 A graduao das multas far-se-, tendo em vistas: I a qualidade da infrao; II suas circunstncias; III os antecedentes do infrator. Art. 169 A penalidade pecuniria ser judicialmente executada se, esgotadas as medidas administrativas, previstas nesta Lei, o infrator se recusar a satisfaz-las no prazo legal. Art. 170 As multas, previstas neste cdigo, sero calculadas com base em mltiplos inteiros da Unidade Fiscal do Municpio UFM. Art. 171 A aplicao da multa poder ter lugar em qualquer poca, durante ou depois de constatada a infrao. Art. 172 A multa ser cobrada, judicialmente, se o infrator se recusar a pagla no prazo legal. Pargrafo 1 - A multa no paga no prazo legal ser inscrita em dvida ativa. Pargrafo 2 - Os infratores que estiverem em dbito, relativo multa no paga, no podero receber quaisquer quantias, ou crditos, que tiverem com a Prefeitura,

participar de licitaes, celebrar contratos, ou termos de qualquer natureza, ou transacional, a qualquer ttulo, com a Administrao Municipal. Art. 173 Na reincidncia, as multas cabveis sero aplicadas em dobro.

Lei n 3.859, de 30/12/93.

Fl. 46

Pargrafo nico Reincidentes aquele que violar preceito desta Lei por cuja infrao j tiver sido autuado e multado. Art. 174 Pelas infraes s disposies deste cdigo, sero aplicadas ao projetista, ao proprietrio e ao responsvel tcnico pela obra, conforme caso, as seguintes sanes: I falseamento de medidas, cotas e demais indicaes do projeto: multa ao projetista de 01 a 1.000 (uma a mil) UFM; II viciamento de projeto aprovado, introduzido-lhe alteraes de qualquer espcie: multa ao proprietrio de 01 a 1.000 (uma a mil) UFM; III execuo da obra sem licena, ou com inobservncia das condies do alvar: multa ao proprietrio de 01 a 1.000 (uma a mil) UFM; multa ao responsvel tcnico de 01 a 1.000 (uma a mil) UFM e embargo da obra; IV a no observncia das notas do alinhamento e nivelamento: multa ao proprietrio e ao responsvel tcnico de 01 a 1.000 (uma a mil) UFM embargo e demolio; V execuo de obra em desacordo com o projeto aprovado, ou com alterao dos elementos geomtricos assenciais: multa ao construtor, ao responsvel tcnico e ao proprietrio de 01 a 1.000 (uma a mil) UFM, embargo e demolio; (*) VI falta de projeto e dos documentos exigidos no local da obra: multa ao responsvel tcnico de 01 a 1.000 (uma a mil) UFM; VII inobservncia das prescries sobre andaimes, ou tapumes: multa ao responsvel tcnico de 01 a 1.000 (uma a mil) UFM e embargo da obra; VIII colocao de material no passeio, ou na via pblica: multa ao responsvel tcnico e ao proprietrio de 01 a 1.000 (uma a mil) UFM; IX ocupao da edificao para a qual no tenha sido concedido o habite-se: multa ao proprietrio de 01 a 1.000 (uma a mil) UFM e interdio da edificao; X incio de obra sem que por ela se responsabilize profissional legalmente habilitado, quando indispensvel: multa ao proprietrio de 01 a 1.000 (uma a mil) UFM e embargo da obra;

XI construo ou instalao executadas de maneira a por risco sua segurana ou a de pessoas: multa ao responsvel tcnico de 01 a 1.000 (uma a mil) UFM, embargo e demolio; (*) Alterado pela Lei n 3.971, de 15 de Setembro de 1994. Lei n 3.859, de 30/12/93.

Fl. 47

XII ameaa segurana pblica ou ao prprio pessoal empregado nos servios: multa ao responsvel tcnico de 01 a 1.000 (uma a mil) UFM, embargo e demolio; XIII ameaa segurana ou estabilidade da obra em execuo: multa ao responsvel tcnico de 01 a 1.000 (uma a mil) UFM, embargo e demolio; XIV inobservncia das prescries constantes deste cdigo no tocante mudana de responsvel tcnico pela obra: multa ao proprietrio de 01 a 1.000 (uma a mil) UFM e embargo da obra; XV no atendimento intimao para a construo de vedaes e passeios: multa ao proprietrio de 01 a 1.000 (uma a mil) UFM. Art. 175 As infraes ao disposto neste Cdigo, para as quais no haja cominao especial de sano, ser imposta de 01 (uma) UFM. Art. 176 Imposta a multa, ser o infrator convidado a efetuar o seu recolhimento amigvel, dentro de 10 (dez) dias, findos os quais, se no houver atendimento, instaurar-se- o processo administrativo e posterior cobrana judicial. Seo II Do Embargo da Obra Art. 177 - O embargo de obras, ou instalaes, aplicvel nos seguintes casos: I execuo de obra ou instalaes sem o Alvar de Licena, nos casos em que este for exigido; II inobservncia de qualquer prescrio essencial do Alvar de Licena; III desobedincia ao projeto aprovado; IV omisso, ou inobservncia, da nota de alinhamento e nivelamento; V incio da obra sem que por ela se responsabilize profissional legalmente habilitado, quando indispensvel; VI quando a construo, ou instalao, estiver sendo executada de maneira a sujeitar a risco a segurana da construo, ou instalao;

VII ameaa segurana do pessoal empregado na obra, dos transeuntes e das propriedades vizinhas; VIII ameaa segurana e estabilidade das obras em execuo; Lei n 3.859, de 30/12/93. Fl. 48

IX inobservncia das prescries, constantes desta Lei, no tocante mudana de construtor responsvel pela obra. Art. 178 Ocorrendo alguma das hipteses do artigo anterior e esgotado o prazo arbitrado na forma do disposto no artigo 160 (cento e sessenta), sem que o infrator tenha regularizado a situao perante o setor competente, o encarregado da fiscalizao, depois de lavrado o auto de infrao para imposio da multa, lavrar o auto de embargo da obra, na qual far constar as providncias que exige para que a obra possa continuar. Art. 179 O auto ser apresentado ao infrator para assinatura, devendo, no caso de recusa ou de no ser encontrado o infrator, ser publicado em resumo no expediente da Prefeitura. Art. 180 Constatada a resistncia ao embargo da obra, dever o encarregado da fiscalizao requisitar fora policial, requerendo a imediata abertura de inqurito policial para apurao de responsabilidade do infrator, pelo crime de desobedincia, previsto no Cdigo Penal, bem como, para as medidas judiciais cabveis. Pargrafo nico Para os efeitos desta Lei, considera-se resistncia ao embargo a continuao dos trabalhos no imvel, sem a adoo das providncias exigidas na intimao. Art. 181 O embargo s ser levantado depois de cumpridas as exigncias constantes de auto e efetuado o pagamento da multa e emolumentos devidos. Seo III Da Interdio Art. 182 - O prdio, ou quaisquer de suas dependncias, poder ser interditado. Art. 183 Uma edificao, ou quaisquer de suas dependncias, poder ser interditada, a qualquer tempo, quando oferecer perigo de carter pblico, ou demonstrar condies precrias de salubridade, nos termos exigidos por esta Lei. Art. 184 A interdio ser imposta pela Prefeitura, aps vistoria efetuada por tcnico habilitado, especialmente, designado para este fim. Art. 185 A Prefeitura tomar providncias cabveis, caso no seja atendida a interdio.

Lei n 3.859, de 30/12/93. Seo IV Da Demolio

Fl. 49

Art. 186 A demolio total, ou parcial, de edificao ser imposta nos seguintes casos: I quando a obra for clandestina, entendendo-se por tal aquela executada sem Alvar de Licenciamento da Construo; II quando oferecer risco iminente de carter pblico e o proprietrio no tomar as providncias que forem determinadas para a sua segurana. Art. 187 A demolio no ser imposta, no caso do inciso I do artigo anterior, se o proprietrio, submetendo a construo vistoria tcnica da Prefeitura, demonstrar que: I a obra preenche as exigncias mnimas estabelecidas por lei; II que, embora no as preenchendo, poder sofrer modificaes que satisfaam as exigncias desta Lei e que ele tem condies de realiz-las. Pargrafo nico Na hiptese do artigo, aps a verificao da planta da construo, ou do projeto das modificaes, ser expedido pela Prefeitura o respectivo alvar, mediante pagamento prvio da multa e emolumentos devidos. Art. 188 A demolio ser precedida de vistoria, realizada por Comisso Tcnica da Prefeitura, integrada por um engenheiro e dois servidores da Prefeitura, preferencialmente fiscais, correndo o processo da seguinte forma: I nomeada a comisso, designar ela dia e hora para a vistoria, fazendo intimar pessoalmente, ou por edital, o proprietrio para assist-la, com o prazo de 10 (dez) dias, quando no for encontrado pelo rgo competente da Prefeitura; II no comparecendo o proprietrio, ou seu representante, a comisso far rpido exame da construo e se verificar que a vistoria pode ser adiada mandar fazer nova intimao ao proprietrio; III no podendo haver adiamento, ou se o proprietrio no atender segunda intimao, a comisso dar o seu laudo dentro de 03 (trs) dias, devendo constar do mesmo o que for encontrado, as correes necessrias para se evitar a demolio e o prazo; salvo caso de

urgncia, esse prazo no poder ser inferior a 03 (trs) dias, nem superior a 90 (noventa) dias;

Lei n 3.859, de 30/12/93.

Fl.50

IV do laudo, dar-se- cpia ao proprietrio, se possvel, e aos moradores do prdio, se for encontrado, ou recusar a receb-los, sero publicadas em resumo, no expediente da Prefeitura; V a cpia do laudo e a intimao ao proprietrio sero entregues mediante recibo e, se ele no for encontrado, ou recusar a receb-los, sero publicadas em resumo, no expediente da Prefeitura; VI no caso de runa iminente, a vistoria ser feita logo, dispensando-se a presena do proprietrio, se no puder ser encontrado de pronto. Art. 189 Intimado o proprietrio do resultado da vistoria, seguir-se- o processo administrativo, passando-se ao procedimento judicial, visando a demolio, se no forem cumpridas as decises de laudo. CAPTULO XI DISPOSIES FINAIS E TRANSITRIAS Art. 190 A remunerao de qualquer edificao, situada na zona urbana do Municpio, em vias ou logradouros pblicos, ser estabelecida pela Prefeitura Municipal, em conformidade com decreto a ser por ela expedido e com as demais normas municipais aplicveis matria. Art. 191 As edificaes, comprovadamente existentes no Municpio at a data da publicao desta Lei, cuja construo, reforma ou ampliao tenha sido executada, clandestinamente, ou em desacordo com as normas ento vigentes, podero ser regularizadas por seus proprietrios, ou ocupantes, na forma do artigo seguinte. (*) Art. 192 - Os interessados devero requerer a regularizao at o dia 30 de novembro de 1994, a contar da data de vigncia desta Lei, de acordo com os seguintes procedimentos:(**) I edificaes residenciais unifamiliares, com rea construda at 60,00 m (sessenta metros quadrados) e edificaes comerciais com rea construda at 30,00 m (trinta metros quadrados), no precisaro apresentar projeto, devendo requerer Prefeitura Municipal o Habite-se ou aprovao da obra, que ser concedido mediante vistoria in loco realizada pela Prefeitura.

II edificaes residenciais uni-familiares acima de 60,00 m (sessenta metros quadrados) de rea construda e edificaes comerciais com rea construda acima de 30,00 m (trinta metros quadrados) devero apresentar projeto completo, juntamente com o pedido de Habite-se ou Alvar de Ocupao, ao setor competente da Prefeitura Municipal, que vistoriar e aprovar a edificao existente, aps pagamento da sano pecuniria. (*) e (**) Alterados pela Lei n 3.971, de 15 de Setembro de 1994. Lei n 3.859, de 30/12/93. Fl. 51

III edificaes em execuo clandestinamente, ou em desacordo com as normas ento vigentes, devero apresentar projeto completo ao setor competente da Prefeitura Municipal que aprovar, aps vistoria, e expedir alvar de construo com validade de 24 (vinte e quatro) meses para sua concluso, aps o pagamento da sano pecuniria. Art. 193 A sano pecuniria a que se referem os incisos II e III do artigo anterior ser calculada da seguinte forma: I a cobrana ser feita por metro quadrado de rea construda irregular; II o valor do metro quadrado de rea construda ser calculado com base na UFM (Unidade Fiscal do Municpio) sendo: a) 0,05 UFM - 70,00 m at 150,00 m; b) 0,10 UFM - acima de 150,00 m at 500,00 m; c) 0,15 UFM - acima de 500,00 m; III a sano pecuniria poder ser dividida para pagamento em 03 (trs) parcelas, mediante requerimento do interessado, sendo a atualizao das cotas realizada com base na UFM. Art. 194 As multas relativas s obras irregulares, conforme o artigo 191, j aplicadas e recolhidas aos cofres pblicos pelos contribuintes, devero, no ato da regularizao das respectivas obras, ser corrigidas e deduzidas do valor da sano pecuniria prevista para sua efetiva regularizao. Art. 195 Os casos omissos e as dvidas sucitadas na aplicao desta Lei sero resolvidos pela Comisso de Desenvolvimento Urbano, considerados os despachos dos dirigentes dos rgos competentes. Art. 196 O Prefeito expedir os decretos, portarias, circulares, ordens de servios e outros atos administrativos que se fizerem necessrios fiel observncia das disposies desta Lei.

Art. 197 Os agentes, ou servidores pblicos, que descumprirem as obrigaes, previstas nesta Lei, sero responsabilizados penal, civil e administrativamente. Art. 198 Ficam fazendo parte integrante desta Lei os seguintes anexos: I Tabela I e II Anexo I; II Condies dos Compartimentos de Utilizao Prolongada Anexo II; Lei n 3.859, de 30/12/93. III Condies dos Compartimentos de Utilizao Transitria Anexo III; IV Glossrio Anexo IV; Art. 199 Fica revogada a Lei n 3.156, de 30 de Dezembro de 1988 e demais disposies em contrrio. Art. 200 Esta Lei entra em vigor na data de sua publicao. Fl. 52

Prefeitura Municipal de Governador Valadares, 30 de Dezembro de 1993.

PAULO FERNANDO SOARES DE OLIVEIRA Prefeito Municipal

DNIS MARCOS SIMES Secretrio Municipal de Governo

JONICY DE BARROS RAMOS Secretrio Municipal de Planejamento e Coordenao

Lei n 3.859, de 30/12/93.

Fl. 53

ANEXO I _______________________________________________________________________ REAS DE ACESSO E CIRCULAO DE QUE TRATAM OS ARTIGOS 70, 71 e 72. TABELA I ______________________________________________________________________ Largura Mnima para Largura Mxima para Raio Mximo ITENS Corredores, Escadas Escadas e Rampas de de Acesso s e Rampas, em metros Segurana, em metros rampas, escadas ou sadas (medindo de qualquer ponto do pavimento soleira da escada,em metros Edificaes Residenciais. Edificaes de Uso Comercial, Servio, Industrial e Misto sem Residncia. Edificaes pblicas ou de reunies de pessoas.

1,20

3,00

35,00

1,20

3,00

30,00

1,50

3,00

30,00

_________________________________________________________________________ REAS DE ESTACIONAMENTO DE QUE TRATAM OS ARTIGOS 99, 102, 103 e 104 TABELA II _________________________________________________________________________ VECUL0 COMPRIMENTO (m) LARGURA (m) P-DIREITO (m) Automveis e

Utilitrios Caminhes at 6 (seis) toneladas nibus

4,50

3,00

2,20

8,00 12,00

3,00 3,20

3,20 3,50

Lei n 3.859, de 30/12/93.

Fl. 54 ANEXO II CONDIES DOS COMPARTIMENTOS DE UTILIZAO PROLONGADA

EXIGNCIAS MNIMAS DE QUE TRATAM OS ARTIGOS 95, 97 e 98. _________________________________________________________________________ Compar- rea do Menor P Vos (m) Acaba- Obs: timentos Piso Dimenso Direito Ilumina-/Ventila- mento (m) (m) (m) o o Sala de Estar (*) 1/12 A

08

2,40

2,65

1/6 A

Dormitrio/ Salas de Trabalho e Estudo 06

2,20

2,65

1/6 A

1/12 A

Nas unidades residenciais, dever haver pelo menos, um dormitrio com rea mnima de 9,00 m.

Refeies, Copas e Cozinhas 04

1,50

2,40

1/6 A

1/12 A Piso e parede impermeveis 1/12 A

Nas unidades redenciais, as paredes sero impermeveis at a altura mnima de 1,50 m.

Lojas Salas para o exerccio

09

2,00

2,65

1/6 A

profissional

02

2,40

2,65

1/6 A

1/12 A

Lei n 3.859, de 30/12/93.

Caso seja dotada de ante-sala, mnima poder ser de 8,00 m. Estas exigncias se aplicam s salas que integram os Fl. 55 os conjuntos adm. internos a quaisquer entidade.

(*) Alterado pela Lei n 3.971, de 15 de Setembro de 1994.

ANEXO II

1 A = rea do piso do compartimento. 2 A Prefeitura poder exigir, a seu critrio, a comprovao da viabilidade de funcionamento dos compartimentos, atravs da representao de Lay-Out. 3 Para compartimento com teto inclinado, o p-direito, no cento do compartimento, no poder ser inferior ao exigido nesta tabela, sendo que, no ponto mais baixo do compartimento, o p-direito mnimo ser de 2,20m. 4 Para efeito de clculo dos vos de iluminao e ventilao, no sero considerados os vos com rea inferior a 0,0060 m (sessenta centmetros quadrados), ou com uma das dimenses inferior a 0,30 m (trinta centmetros). 5 Nos compartimentos das edificaes comerciais, com rea superior a 75,00 m, o pdireito mnimo ser de 3,50 m, atendidas as condies de iluminao e ventilao. 6 A rea exigida para ventilao e iluminao, quando os compartimentos forem conjugados, dever ser pelo menos igual soma das reas mnimas para cada compartimento isolado. (*)

(*) Alterado pela Lei n 3.971, de 15 de Setembro de 1994. Lei n 3.859, 30/12/93. ANEXO III CONDIES DOS COMPARTIMENTOS DE UTILIZAO TRANSITRIA EXIGENCIAS MNIMAS DE QUE TRATAM OS ARTIGOS 98, 117 e 118. ______________________________________________________________________ Compar- rea do timentos Piso (m) reas de Servio/ Lavanderia 2,25 Depsitos/Despensas/ Rouparias Sobreloja Menor Dimenso (m) P Vo Direito Ilumina-/ Ventila(m) o o Acabamento Piso e parede impermeveis Obs. Fl. 56

1,50

2,40

1/8 A

1/16 A

2,20

2,40

1/8 A

1/16 A

A rea da sobreloja no poder exceder a 50% da rea do piso da loja.

Depsitos/ Almoxarifados

2,40

1/8 A

1/16 A

Quando houver permannncia de pessoas,

Lei n 3.859, de 30/12/93. Ante Salas Vestbulos/ Halls Corredores Escadas

devero atender aos requisitos mnimos das edificaes comerciais Fl. 57

04

1,80

2,40

2,20

2,20

1/10 A

1/20 A

1/10 A

1/20 A

Altura mnima livre de 2,00 m.

Instalaes Sanitrias

0,80 (por pea) (*)

0,90

2,40

1/8 A

1/16 A

Piso impermevel. Parede impermevel at 1,80m de altura.

As peas podero ser separadas por paredes de altura mxima de 2,00 m. Em conjuntos de aparelhos da mesma espcie, a circulao mnima de acesso a esses ser de 1,20 m.

1 A = rea do piso do compartimento. 2 A Prefeitura poder exigir, a seu critrio, a comprovao da viabilidade de funcionamento dos compartimentos, atravs da representao de Lay-Out.

(*) Alterado pela Lei n 3.971, de 15 de Setembro de 1994. Lei n 3.859, de 30/12/93.

Fl. 58

3 Para compartimentos com teto inclinado, o p-direito, no centro do compartimento, no poder ser inferior ao exigido nesta tabela, sendo que, no ponto mais baixo do compartimento, o p-direito mnimo ser de 2,20 m. 4 Para efeito de clculo dos vos de iluminao e ventilao, no sero considerados os vos com rea inferior a 0,0060 m (sessenta centmetros quadrados), ou com uma das dimenses inferior a 0,30 m (trinta centmetros). 5 Nos compartimentos das edificaes comerciais, com rea superior a 75,00 m, o pdireito mnimo ser de 3,50 m, atendidas as condies de iluminao e ventilao. 6 A rea exigida para ventilao e iluminao, quando os compartimentos forem conjugados, dever ser pelo menos igual soma das reas mnimas para cada compartimento isolado. (**)

(**) Alterado pela Lei n 3.971, de 15 de Setembro de 1994. Lei n 3.859, de 30/12/93. Fl. 59

ANEXO IV GLOSSRIO

Associao Brasileira de Normas Tcnica ABNT ACESSO Em Arquitetura, significa o modo pelo qual se chega a um lugar, ou se passa de um local a outro. Por exemplo: do exterior para o interior, ou de um pavimento para o seguinte. Em Planejamento Urbano, a via de comunicao, atravs da qual um ncleo urbano se liga a outro. ACRSCIMO Aumento da rea construda, quer horizontal, quer no vertical, formando novos compartimentos, ou ampliando os j existentes, feitos aps a concluso da obra. O mesmo que ampliao. AFASTAMENTO a menor distncia entre duas edificaes, ou entre uma edificao e as linhas divisrias, do lote onde ela se situa. O afastamento frontal, lateral ou de fundos, quando essas linhas divisrias forem, respectivamente, a testada, os lados ou os fundos do lote. ALINHAMENTO Linha que demarca o limite entre o lote e o logradouro pblico. ALTURA DE UM COMPARTIMENTO, OU DE UM PAVIMENTO a distncia vertical entre o piso e o teto desse compartimento, ou desse pavimento. O mesmo que p-direito. ALTURA DE UMA EDIFICAO

a distncia vertical, medida entre o piso do pavimento trreo e o teto, do ltimo pavimento da edificao.

Lei n 3.859, de 30/12/93. ALVAR

Fl. 60

o instrumento de licena administrativa para a realizao de qualquer obra, ou exerccio de uma atividade. ANDAIME Estrutura provisria, constituindo plataforma elevada, destinada a sustentar operrios e materiais, durante a execuo das obras. ANDAR O mesmo que pavimento. APROVAO DO PROJETO Ato administrativo que precede a expedio de alvar. APROVAO DA OBRA Ato administrativo que corresponde autorizao da Prefeitura para a ocupao de edificao. REA CONSTRUDA Soma das reas de construo da edificao, medidas externamente. REA LIVRE reas livres de carter permanente, com vegetao, destinada recreao e lazer. BALANO Avano de parte superior da construo sobre o plano do pavimento inferior. CIRCULAO Designao genrica dos espaos necessrios movimentao de pessoas de um compartimento para outro, ou de um pavimento para outro.

COBERTURA o conjunto de elementos que cobrem o ltimo teto de uma edificao.

Lei n 3.859, de 30/12/93. CONSERTO DE UMA EDIFICAO

Fl. 61

um conjunto de pequenas obras de manuteno que no modificam, nem substituem a compartimentao e elementos construtivos essenciais da edificao, tais como: pisos, paredes, tetos, cobertura, esquadrias, escadas e outros. DECLIVIDADE A relao percentual entre a diferena das cotas altimtricas de dois pontos e a sua distncia horizontal. DIVISA Linha que separa o lote de propriedade confinantes. EDCULA Construo isolada de edifcio principal, sem firmar unidade de habitao independente. EDIFICAES a construo destinada a abrigar qualquer atividade. EDIFICAES GEMINADAS So aquelas que apresentam uma ou mais paredes comuns entre si e estejam dentro do mesmo lote, ou em lotes vizinhos. EDIFICAES MISTA aquela que abriga usos diferentes. EMBARGO Ato administrativo que determina a interrupo, ou paralisao, de uma obra por motivos de descumprimento legal, ou regulamentar. EQUIPAMENTOS URBANOS

Os equipamentos urbanos pblicos de abastecimento de gua, servio de esgoto, energia eltrica, coletas de guas pluviais, rede telefnica e gs canalizado. ESTACIONAMENTO Espao coberto, ou no, destinado guarda de veculos. Lei n 3.859, de 30/12/93.

Fl. 62

FACHADA Elevao das partes externas de uma construo. FAIXA NON AEDIFICANDI rea de terreno onde no ser permitida qualquer construo. FACHADA FRONTAL Fachada do edifcio voltada para via pblica. Se o edifcio estiver em lote de esquina, fachada frontal aquela para a qual est voltado o acesso principal da edificao. FRENTE OU TESTADA DE LOTE Divisa do lote que coincide com o alinhamento do logradouro pblico. FUNDO DO LOTE Divisa constituda de uma ou mais faces em situao oposta, ou no, contgua a testada. HABITE SE Denominao comum da autorizao especial, dada pela autoridade competente, para a utilizao de uma edificao. NDICE DE APROVEITAMENTO A relao entre a soma das reas constitudas sobre um terreno e a rea desse terreno. NDICE DE OCUPAO Relao entre a rea da projeo horizontal da edificao e a rea do lote. LICENA a autorizao, dada pela autoridade competente, para execuo de obras, instalaes, localizao de uso e exerccio de atividade permitidas.

LOGRADOURO PBLICO toda a parte da superfcie do municpio, destinada ao trnsito pblico, oficialmente reconhecida e designada por uma denominao. Lei n 3.859, de 30/12/93. Fl. 63

LOTE Parcela autnoma de um loteamento, ou desmembramento, cuja testada adjacente a logradouro pblico reconhecido. MARQUISE Laje saliente na fachada dos edifcios, destinada proteo. MEMORIAL DESCRITIVO Documento escrito que acompanha os desenhos de um projeto de urbanizao, de arquitetura, de assentamento de mquinas, ou de uma instalao, no qual so explicitados e justificados os critrios adotados, as solues, os detalhes esclarecedores, a interpretao geral dos planos, seu funcionamento, ou operao de dispositivos de uma mquina, ou equipamento. NIVELAMENTO Regularizao do terreno por desaterro das partes altas e enchimento das partes baixas. Determinao das diversas cotas e, consequentemente, das altitudes de linha traada no terreno. PASSEIO Parte da via de circulao, destinada ao trnsito de pedestres. PATAMAR Superfcie intermediria entre dois lances de escadas. PAVIMENTO o conjunto de reas cobertas, ou descobertas em uma edificao, situadas entre o plano de um piso e do teto, imediatamente superior. PAVIMENTO TRREO

aquele cujo piso se situe a, no mximo, 1,50 m (um metro e cinquenta centmetros) abaixo, ou acima, do nvel do ponto mdio da testada do terreno.

Lei n 3.859, de 30/12/93. P DIREITO

Fl. 64

Distncia vertical entre o piso e o teto de um compartimento, ou entre o piso e a face inferior do frachal, quando no existir o teto. PERFIL DE UM TERRENO Representao grfica da interseo de um plano vertical e o terreno. SOTO Compartimento situado entre o teto e o ltimo pavimento e o telhado de uma edificao. SUBSOLO todo pavimento, cuja cobertura esteja cotada e no mximo 1,50 m (um metro e cinquenta centmetros) acima do ponto mdio da testada principal do terreno.

You might also like