You are on page 1of 22

Deflexo de Vigas e Eixos

Prof. Karl Peter Burr

Deflexo em Vigas e Eixos - Objetivos

Mtodos para determinar a deflexo e inclinao em pontos especficos de vigas e eixos. Mtodos analticos: Integrao direta; Superposio;

Linha Elstica
Diagrama de deflexo do eixo longitudinal que passa pelo centroide de cada rea da seo transversal da viga denominada linha elstica.

Efeito dos apoios: Articulao e apoio simples: limita deslocamento mas no rotao. Engastamento: limita deslocamento e rotao.

Linha Elstica
Conhecido o momento fletor (diagrama), ser mais facil construir a linha elstica.

Relao Momento Curvatura


Relao entre o momento fletor M e o raio de curvatura da viga.

v deslocamento do centroide da rea da seo transversal do elemento (+ p/ cima).

Relao Momento Curvatura


Relao entre o momento fletor M e o raio de curvatura da viga.

raio de curvatura de um ponto especfico da curva elstica (1/ a prpria curvatura). M momento fletor interno da viga no ponto em que deve ser determinado. E mdulo de elasticidade. I momento de inrcia da viga clculado em torno do eixo neutro. Nota: EI rigidez a flexo.

Inclinao e Deslocamento pelo Mtodo da Integrao Direta


A linha elstica da viga expressa matematicamente como v = v(x). Vamos representar a curvatura (1/) em termos de v e de x. Vetor tangente ; Comprimento de arco l(x); Curvatura (1/).

curvatura (1/) em termos de v e de x

Inclinao e Deslocamento pelo Mtodo da Integrao Direta


A linha elstica da viga expressa matematicamente como v = v(x). Vamos representar a curvatura (1/) em termos de v e de x. curvatura (1/) em termos de v e de x

Inclinao e Deslocamento pelo Mtodo da Integrao Direta


Equao da linha elstica da viga.

Hiptese simplificadora: dv/dx << 1.

Se diferenciarmos cada lado da equao em relao a x e subtituirmos V = dM/dx, obtemos:

Inclinao e Deslocamento pelo Mtodo da Integrao Direta


Se diferenciarmos novamente e utilizando w(x) = dV/dx, teremos:

Quando a rigidez flexural constante ao longo do comprimento da viga:

Inclinao e Deslocamento pelo Mtodo da Integrao Direta


Conveno de sinais e coordenadas: Deflexo positiva v para cima; Eixo x orientado para a direita (esquerda) -> ngulo de inclinao positivo no sentido anti-horrio (horrio); Como dv/dx << 1, = tg = dv/dx -> = dv/dx.

Inclinao e Deslocamento pelo Mtodo da Integrao Direta


Condies de contorno: Equao para linha elstica em termos da carga distribuida w(x) uma equao diferencial de 4a ordem -> 4 condies de contorno; Equao para linha elstica em termos da fora cortante V(x) uma equao diferencial de 3a ordem -> 3 condies de contorno; Equao para linha elstica em termos do momento fletor M(x) uma equao diferencial de 2a ordem -> 2 condies de contorno.

Exerccio
A viga em balano mostrada na figura abaixo esta submetida a uma carga vertical P na extremidade. Determinar a equao da linha elstica. EI uma constante.

Exerccio
A viga simplesmente apoiada mostrada na figura abaixo suporta um carregamento triangular distribudo. Determinar sua deflexo mxima. Considerar EI constante.

Exerccio
A viga simplesmente apoiada mostrada na figura abaixo esta submetida a uma fora concentrada P. Determinar o seu deslocamento mximo. Considerar EI constante.

Exerccio
A viga mostrada na figura abaixo esta submetida a uma fora concentrada P na extremidade. Determinar o deslocamento em C. Considerar EI constante.

Mtodo da Superposio
A equao diferencial EId4v/dx4 = -w(x) satisfaz os dois requisitos necessrios para a aplicao do princpio da superposio de efeitos: 1) A carga w(x) relaciona-se linearmente deflexo v(x); 2) A carga no altera significativamente a geometria original da viga ou do eixo. Seja v1(x) a deflexo de uma carga e v2(x) a deflexo de outra carga. A deflexo total para ambas as cargas atuando juntas a soma algbrica v1(x)+v2(x).

Mtodo da Superposio
Exemplo: Determinar o deslocamento no ponto C e a inclinao no apoio A da viga mostrada abaixo. Considerar EI constante.

Vigas e Eixos Estaticamente Indeterminados


Uma viga ou eixo classificado de estaticamente indeterminado se o nmero de reaes desconhecidas excede o nmero de equaes de equilbrio disponneis.

As reaes de apoio na viga ou no eixo que no so necessrias para mant-los em equilbrio so chamados redundantes.

Vigas e Eixos Estaticamente Indeterminados

Roteiro: 1. Especificar todas as reaes de apoio (redundantes inclusive); 2. Obter o momento fletor em funo de uma ou mais reaes de apoio; 3. Obter a equao para a linha elstica; 4. Condies de contorno p/ a linha elstica determinam as constantes de integrao e uma ou mais reaes de apoio que aparecem na expresso para o momento fletor; 5. Restante das reaes de apoio determinadas pelas equaes de equilbrio.

Exerccio
A viga mostrada na figura abaixo esta submetida ao carregamento distribuido. Determinar as reaes em A considerando EI constante.

Exerccio
A viga mostrada na figura abaixo esta engastada em ambas as extremidades e sujeita a carregamento distribuido uniforme mostrado. Determinar as reaes nos apoios desprezando o efeito da carga axial. Considerar EI constante.

You might also like