You are on page 1of 49

Confeco de Placas de Circuito Impresso

Passo-a-passo
1. Impresso do Circuito Impresso 2. Limpeza e cuidados com a PCI (placa de circuito impresso) 3. Transferncia da imagem para a PCI . Prepara!o do l"#uido para corroso do co$re da PCI %. Corroso da PCI &. Limpeza 'inal da PCI

()**+endif,**1. Impresso do Circuito Impresso .ma das partes mais cr"ticas deste processo/ e #ue sem d01ida definir2 a #ualidade final do seu tra$al3o/ ser2 a escol3a do papel ideal para a impresso do CI (circuito impresso)/ pois #uanto mais 2spera for a 2rea de impresso/ mais fal3a ter2 o desen3o #uando transpassado para a placa/ ento escol3a um papel $em liso/ no meu caso/ depois de tentar papel para transparncia/ papel para fotografia (gloss4)/ aca$ei o$tendo mel3or resultado com papel de eti#uetas. Papel de eti#uetas5 Isso mesmo/ o #ue fiz foi retirar todas as eti#uetas do papel e utilizar a#uela parte onde elas esta1am coladas (legal n65)/ saiu $em $arato. 7ste lado do papel 6 $em lisin3o/ e o$ti1e um tra$al3o muito $om usando ele. 8oc poder2 tentar com 12rios tipos de papel. 9 Impresso de1er2 essencialmente ser feita por uma impressora a L9:7;/ sem e<ce!o/ por tanto/ no se pode usar impressoras =ato de tinta/ ou outro tipo de impressora/ use laser. Obs: as impressoras de CD a base de tinta, imprimindo diretamente sobre a placa tambm no ser til, pois sua tinta base de gua, e nosso cido corrosivo (percloreto de ferro) tambm ser dilu do em gua, assim sendo sair todo !uando for corroer o cobre da placa" 9 imagem #ue de1er2 ser impressa est2 a$ai<o/ e =2 est2 no taman3o ideal para a impresso/ al6m de estar com as letras in1ertidas para #ue na transcri!o tudo fi#ue normalmente escrito.

()**+if

)1ml,**-

()**+endif,**7stando impresso o circuito/ 1amos precisar transpassar esta imagem para a placa/ antes disso/ 1oc de1er2 seguir algumas recomenda!>es de 3igieniza!o da placa/ para #ue o toner (o p? preto da impressora laser)/ possa aderir como re#uerido. 8e=a a$ai<o a foto do meu circuito impresso na fol3a de eti#uetas antes de ser transpassado @ placa.

()**+if

)1ml,**-

()**+endif,**2. Limpeza e cuidados com a PCI (Placa de Circuito Impresso) 9 placa de co$re #ue 1oc comprou/ de1er2 estar sem gordura na sua superf"cie/ pois a gordura faz com #ue a aderncia do co$re diminua/ assim sendo/ o toner pode no passar no papel para o co$re se isto acontecer. Para #ue sua placa fi#ue como de1e/ pegue uma pal3a de a!o de sua preferncia ($om$ril)/ e um detergente #ual#uer/ 12 a um tan#ue e la1e toda a sua superf"cie de co$re com a pal3a de a!o e o $om$ril/ lem$rando #ue pode*se =ogar 2gua sem pro$lemas/ la1e normalmente/ esfregando $astante o $om$ril/ e com for!a/ para #ue o co$re ten3a um aspecto $em uniforme e $ril3ante/ tente fazer mo1imentos sempre no mesmo sentido para dar o $ril3o final/ assim fica $em mais $onito. Aepois da la1agem/ se#ue muito $em ento a placa/ tomando sempre o de1ido cuidado de no encostar mais/ da#ui para frente/ na parte co$reada da placa/ se preferir/ recomendo o uso de uma lu1a cir0rgica/ a#uelas #ue dentista usa/ para e1itar pro$lemas de contato da pela com a superf"cie.

3. Transfer ncia da ima!em para a PCI


Bom/ ento agora temos em uma mo a imagem do circuito impressa em um papel $em liso e na outra mo a placa ce circuito impresso 1irgem $em limpin3a certo5 Pois $em/ c3egou a 3ora ento de passar a imagem do papel para a PCI. "ateriais necess#rios para essa transfer ncia$ 1 C 'erro de passar em temperatura $em alta

2 C uma toal3a de rosto ou $an3o normal C a fol3a com o la4out do circuito % C a placa $em limpa e sem a presen!a de gordura

()**+if )supportLists,** 7stenda a toal3a de rosto ou $an3o so$re uma superf"cie $em plana/ como uma mesa/ por e<emplo. ()**+endif,** Colo#ue a placa/ com a parte de co$re 1irada para cima/ so$re a toal3a.

:o$re a parte de co$re ento/ 1oc de1er2 cuidadosamente posicionar a fol3a com a parte impressa 1irada para $ai<o/ de forma #ue o toner da impressora laser fi#ue de frente para o co$re da placa. :e=a met?dico/ posicione as lin3as de forma #ue fi#uem $em =unto @ margem da placa/ posicionando a impresso totalmente dentro da placa/ se 1oc for dei<ar a placa todin3a do taman3o dela mesmo/ ento no se preocupe em racionalizar espa!o/ no meu caso/ eu colo#uei a imagem $em =unto @s $ordas/ pois assim pude cortas as parte da placa #ue no fariam falta e #ue dei<ariam o ga$inete onde colo#uei meu circuito muito apertado. DE/ a fol3a impressa agora de1er2 ficar $em #uietin3a ali/ para #ue #uando eu passar o ferro so$re as costas dela/ o toner no grude um pedacin3o a#ui e outro pedacin3o ali/ pela mo1imenta!o do papel/ se necess2rio prenda tudo com dure</ lem$rando #ue se 1oc no tomar cuidado e passar o ferro de passar so$re o dure< ele derreter2 e grudar2 no ferro/ dei<ando sua esposa ou me muito felizes com 1oc/ por isso no usei nada. Pronto/ agora 6 a 3ora FGH/ pegue o ferro #uente/ $em #uente/ e passe um mil3o e meia de 1ezes so$re o circuito/ passe de1agarzin3o da es#uerda pra direita/ depois in1erta a dire!o/ passe de cima para $ai<o/ de $ai<o para cima/ em c"rculos/ em forma de listras/ etc. 8oc de1er2 passar ferro ali sem d? mesmo/ se ficar algum pontin3o sem passar ou a#uecer o suficiente ali estar2 uma fal3a/ #ue 1oc precisar2 corrigir com a caneta depois. 7stipule um tempo/ 6 mais f2cil e menos ma!ante/ tipo/ ac3o #ue uns I minutos passando o ferro ali em cima =2 fica $em legal.

()**+if ()**+endif,**-

)1ml,**-

()**+if )supportLists,**-9gora/ com muita calma e muita ansiedade/ a #ual 1oc de1er2 controlar/ espere esfriar. Aemora mesmo/ dei<e estar fria a superf"cie do papel.()** +endif,**Aepois de resfriado/ com muita clame e lentido 12 le1antando o papel para #ue ele se desgrude da placa dei<ando o toner dele no co$re.

()**+if ()**+endif,**-

)1ml,**-

()**+if )supportLists,**-9" est2 seu circuito impresso so$re o co$re.()**+endif,**-

()**+if ()**+endif,**-

)1ml,**-

:e algo der errado e seu circuito ficar com muita fal3a/ limpe toda a placa no1amente com sua pal3a de a!o e tente no1amente/ prestando mais aten!o nos pontos onde 1oc possa ter cometido algum erro/ se no ti1er =eito/ tente outros tipos de papel para imprimir/ pois o #ue 1oc est2 utilizando pode no ser o mais ade#uado para isso. Du1i/ na 6poca #ue esta1a fazendo o meu/ dizer so$re papel trJnsfer/ ele 6 usado para passar imagens para camisetas com um processo similar/ no testei/ mas pode funcionar muito $em. K isso/ fa!a e refa!a at6 #ue 1oc fi#ue satisfeito com o grau de perfei!o da transcri!o #ue ten3a o$tido. Lem$rando #ue alguns erros d2 pra corrigir usando a caneta especial para circuito impresso/ encontrada tam$6m em #ual#uer lo=as para artigos de eletrLnica. Meu circuito/ no caso/ precisou de 12rias pinceladas de caneta para #ue ficasse de forma satisfat?ria/ o$ser1e se no 32 pontin3os de co$re no meio das tril3as de toner/ se 3ou1er/ cu$ra*os usando a caneta/ reto#ue tudo com caneta at6 #ue fi#ue $em pretin3o tudo/ sem fal3as.

()**+if ()**+endif,**-

)1ml,**-

Lem$ro tam$6m #ue 6 poss"1el fazer o circuito todin3o a caneta/ s? #ue 6 um pou#uin3o mais dif"cil/ pra #uem for $om desen3ista/ mo*a*o$ra/ eu fico com a impresso mesmo.

%. Preparao do l&'uido para corroso do co(re da PCI 7ste processo consiste em mergul3ar sua placa de co$re dentro de uma solu!o de 2gua e percloreto de ferro/ #ue 6 um 2cido usado para este fim. D percloreto de ferro pode ser encontrado em di1ersas formas no mercado/ e<iste percloreto l"#uido/ #ue =2 1em dilu"do em 2gua/ em p? ou $arra/ #ue ainda de1ero ser dilu"dos em 2gua por 1oc. :empre leia o manual/ $ula/ #ue acompan3a o percloreto #ue 1oc comprou/ se for percloreto l"#uido/ 6 mais simples/ se for em p?/ ou $arra/ 1oc de1er2 consultar a #uantidade de percloreto a diluir em determinada #uantidade de 2gua.

()**+if )1ml,**-

()**+endif,**-

Ds pontos importantes a se sa$er soN sempre colo#ue o percloreto na 2gua/ nunca a 2gua no percloreto/ pois sua dissolu!o resulta em um processo #u"mico altamente e<ot6rmico/ isto 6/ li$era muito calor como resultado/ outro ponto 6/ #uanto mais percloreto por ml de 2gua mais r2pido ser2 o processo de corroso. :empre armazene ou manipule solu!>es ou o pr?prio percloreto em recipientes de pl2stico ou 1idro/ pois isto 6 um 2cido/ e tem o poder de corroer o metal. Oa min3a e<perincia eu utilizei um carrin3o de mo do meu fil3o Lucas.

()**+if )1ml,**-

()**+endif,**-

Lem$re*se de #ue o recipiente a ser utilizado de1e ser de taman3o suficiente pata ca$er a placa toda dentro/ tam$6m no de1e ser muito grande/ pois se for 1oc precisar2 de mais 2gua e percloreto para #ue possa su$mergir toda a placa. D processo de corroso 6 muito mais r2pido #uando a 2gua est2 a#uecida/ no disse a 1PP graus oE/ disse a#uecida/ tipo 2gua de c3u1eiro #uente. Para isso colo#ue a 2gua antes de dissol1er o percloreto/ em uma panela e a#ue!a/ lem$ro tam$6m #ue no 6 o$rigat?rio/ mas isso acelera o processo em uns 3PQ/ eu recomendo.

()**+if ()**+endif,**-

)1ml,**-

9p?s o a#uecimento/ colo#ue a 2gua no recipiente pl2stico ou de 1idro.

()**+if ()**+endif,**-

)1ml,**-

Misture ento o percloreto @ 2gua/ e mec3a at6 #ue este=a tudo $em dissol1ido.

()**+if

)1ml,**-()**+endif,**-

()**+if

)1ml,**-

()**+endif,**). Corroso da PCI Aepois de preparada a solu!o/ 6 3ora de colocar a placa dentro da solu!o/ simplesmente colo#ue*a 1irada com o co$re para cima/ para no 3a1er risco de #ue o fundo do recipiente ris#ue a pintura.

()**+if

)1ml,**-()**+endif,**-

()**+if

)1ml,**-

()**+endif,**-

9gora/ 1oc de1er2 ficar o$ser1ando o #ue acontece/ o processo de corroso/ se 1oc esti1er usando uma solu!o com $astante percloreto/ de1er2 le1ar cerca de 2P minutos/ podendo at6 #uadruplicar este tempo se 1oc #uiser economizar. Oeste tempo/ recomendo #ue 1oc no a$andone a placa ali/ e este=a sempre gerando ondin3as/ para #ue a camada dissol1ida de co$re/ #ue fica sempre depositada so$re a placa/ saia/ e 1oc ten3a uma solu!o mais forte de percloreto diretamente so$re o co$re. Muitas pessoas/ como eu/ se enganam/ pois/ #uando a solu!o come!a a corroer o co$re da placa/ a dei<a com uma cor $em mais clara e fosca/ dando a impresso de #ue o co$re =2 saiu/ por6m/ no se engane/ 1oc com certeza sa$er2 #uando o co$re esti1er todo remo1ido/ a placa fica igual sua parte de traz/ $em amarronzada/ no d2 pra se confundir. *. Limpeza +inal da PCI Aepois de ter feito toda a corroso/ 6 3ora de retirar a tinta da caneta e o toner/ #ue esto so$re as tril3as da sua placa/ pegue no1amente seu $om$ril e detergente e mande 1er/ sua placa estar2 linda e prontin3a para a montagem do amplificador.

()**+if

)1ml,**-()**+endif,**-

()**+if

)1ml,**-

()**+endif,**-

()**+if

)1ml,**-()**+endif,**-

()**+if

)1ml,**-

()**+endif,**-

Confeco de Placa de CI - Transfer ncia T,rmica


7scrito por ;o$erto R5nior

G2 12rias maneiras de uma placa de circuito impresso ser confeccionada/ e este tutorial a$orda um m6todo muito $om e $arato. 7ste consiste na transferncia t6rmica de tinta pl2stica para o lado co$reado da placa para circuitos. # priori/ pro1idencie uma placa com lado co(reado/ para imprimir o circuito e uma fol3a couc-, 12.! e imprima o la4out da placa em #uesto com impressora a laser/ com #ualidade m2<ima para despe=ar o m2<imo de tinta na sua superf"cie. ;ecorte o e<cesso de fol3a/ mas dei<e uma margem @ do desen3o da placa. 7is uma imagem #ue ilustra issoN

La1e a placa com sa$o em $arra/ 2gua e l de a!o (BomBril ou similares)N

'a!a mo1imentos sutis/ circulares e uniformes ao logo de toda a placaN

Para tirar o sa$o e a su=eira da placa/ use 2gua corrente forte (afaste a placa 1erticalmente da torneira para #ue a energia potencial gra1itacional fa!a seu tra$al3o/ e economize 2gua e din3eiro)). Tire suas mos su=as da placa) 9gora pon3a a superf"cie co$reada da placa so$re um papel toal3a do$rado ao meio (mel3ora a a$sor!o de 2gua) e pressione cada pontoN

9gora 1em a parte interessanteN a transferncia/ propriamente dita. 9 primeira atitude a tomar 6 fi<ar a fol3a com o la4out da PCI no lado co$reado da placa. .se algum tipo de esparadrapo/ mas #uanto mais fino mel3or. D da imagem no 6 fino/ mas tra$al3a muito $emN

.se a margem da fol3a para prender aos #uatro cantos com esparadrapoN

Bueno/ agora posicione a face da placa com papel para $ai<o so$re uma superf"cie plana de material resistente a altas temperaturas (ainda mel3or se a superf"cie refletir o calor de 1olta @ placa). 9 foto ilustra uma pedra de granito (o pano s? ser1e para a pedra no arran3ar a superf"cie de $ai<o)N

9 pr?<ima etapa 6 a#uecer $em a placa com um ferro de passar roupa. Ae1e 3a1er um modo mais pr2tico de fazer isso/ mas eu pressiono o ferro com a c3a1e na posio 2 (de trs n"1eis) so$re a placa durante 1. min corridos/ mas tran#Silamente pode ficar uns dois ou trs minutos menos. 7sta etapa 6 s? pra fi<ar $oa parte do toner (tinta pl2stica da impressora a laser) na placa/ preparando para a segunda etapa/ #ue 6 a transferncia em si. Oa foto a placa est2 so$ o ferroN

9gora 1ire a placa e tire os esparadrapos para passar o ferro diretamente so$re o papel. 8ire com muito cuidado (usando alguma ferramenta/ ou mesmo espere a placa esfriar)/ pois a placa aca$ou de ser a#uecida/ e a #ueimadura 1ai ser mais feia #ue tom$o de mo no $olso)

Passe o ferro so$re o papel/ pressionando em todos os pontos. Para os cantos da fol3a use o F$icoH do ferro. 8e=aN

7sse processo de1e ser e<ecutado at6 #ue o la4out da fol3a se=a 1is"1el por completoN

7sse desen3o #ue aparece na fol3a 6 o papel #ueimado onde tem tinta/ pois assim #ue a tinta fi<a na placa forma um rele1o/ e 6 =ustamente estas partes #ue ficam e<postas ao ferroT desse modo/ sofrem maior a!o do a#uecimento. Logo ap?s ter terminado a transferncia espere #ue a placa esfrie/ por 3. min. Isto ser1e para #ue a tinta se solidifi#ue por completo em contato @ placa. /ote 'ue os tempos de durao de cada etapa deste m,todo so arredondados para cima0 com a finalidade de !arantir o sucesso do tra(al-o. Passado o per"odo de repouso da placa/ prepare uma solu!o de 2gua e detergente l"#uido numa $acia e pon3a a placa de mol3o durante mais 3. min.N

:e #uiser #ue o $an3o da placa ten3a mais efeito/ mo1imente*a dentro da solu!o. 'eito isto/ retire o papel da placa sem medo (as tril3as e as il3as de tinta no sairo)/ pu<ando de um canto da fol3a. 82rias pe!as da fol3a ainda ficaro aderidas na placa. Para retir2*las use o FdedoH mesmo/ friccionando contra o papel. .tilize* se de outros recursos para um mel3or resultado. Oesse instante/ a placa de1e parecer assimN

:e 3ou1er fal3as no la$out/ como a placa da foto/ apli#ue tinta pl2stica (32 canetas 1endidas em lo=as de eletrLnica) ou tiras de esparadrapo. Praticamente #uase #ual#uer coisa pl2stica #ue se=a adesi1a funciona $em (procure usar materiais adesi1os ro$ustos). Ueralmente as lin3as muito finas no fi<am direito na placa/ mas isso 6 defeito da transferncia atra16s do ferro (no foi aplicado calor na#uela 2rea)/ nunca por causa da retirada do papel. 8e=a tam$6m #ue nas fotos anteriores 32 dois furos na placaT fa!a*os para passar uma lin3a #ue ser1ir2 de guia na fase de corroso. .sei uma mini*ret"fica (do tipo da ;otoMatic) com $roca 1mm para essa aplica!o. Prepare uma solu!o de corrosi1o (percloreto de ferro) em 2gua (despeje o percloreto de ferro na gua nessa ordem, nunca ao contrrio ). Oa em$alagem ou $ula do corrosi1o 6 informada a propor!o de cada componente. 9 solu!o de1e ser preparada em recipiente pl2stico ou de 1idro/ por raz>es ?$1ias. Passe uma lin3a (de algodo ou outro material anti*corrosi1o) pelos furos da placa e mergul3e*a na solu!o de 2gua e percloreto de ferro. D$ser1e as fotosN

9#ui foi usado um pote pl2stico de sor1ete so$re uma $acia/ a mesma da#uela foto da placa em solu!o de 2gua e detergente l"#uido/ com 2gua #uente (para apressar o processo). Muito cuidado para no a#uecer demais a 2gua de forma a deformar ou mesmo fundir o recipiente (note 'ue a #!ua 'uente fica no recipiente azul0 no na soluo do corrosi1o). 9#uela parte da placa da foto em cor tom de Jm$ar 6 o resto do co$re #ue ainda no reagiu com o corrosi1o. 7sta etapa no tem um tempo determinado/ mas estima*se apro<imadamente 1) min. para um corrosi1o no1o para esta dimenso de placa. 'a!a todo o processo com luvas cirrgicas/ as luvas de lte%/ so encontradas em farm2cias por menos de dois r6is e tem em alguns taman3os diferentes. Oo dei<e o corrosi1o entrar em contato com a pele/ o$=etos ou roupasT o corrosi1o manc3a/ e nos casos de metais e su$stJncias com propriedades #u"micas semel3antes @#ueles o percloreto de ferro reage (corr?i).Aepois de corro"da/ la1e a placa com 2gua e o sa$o em $arra e com a l de a!o. Oo force muito para no tirar o toner da placa. 7le 1ai ser1ir para proteger o co$re da tril3as e il3as ao cortar e perfurar a placa.

9gora 1em a parte #ue realmente frustra/ pois se de1e ter uma ferramenta espec"fica para a realiza!o desta tarefaN uma furadeira. 7sta etapa resume*se a fazer as fura!>es no centro das il3as (ponto de co$re onde 1ai uma perna do componente eletrLnico) e serrar a placa para tirar o e<cesso das laterais. D toner 6 $om a#ui $asicamente por#ue 6 ine1it21el #ue a furadeira e a serra no escapem e arran3em o co$re. 7nto/ se isso acontecer/ o toner sai e no arran3a o co$re/ a menos #ue o golpe se=a forte e desastroso o $astante para isso. 9s fotos a seguir mostram as 0ltimas etapas feitas/ mas atente a um detal3eN na 6poca #ue fiz esta placa/ tirei o toner antes de perfurar e cortar a placa/ mas no fa!a isso/ tire*o

depois.

#ntes do corte e da perfura&o

'laca cortada e perfurada K aconsel321el tirar as re$ar$as da placa com uma li<a #ue 1em =unto @ mini* ret"fica. 7ste tutorial fica fal3o em mostrar como cortar a placa. Por mais Fpar"1el #ue incres!aH no 1i outro =eito de fazer isso mais facilmente e com maior preciso do #ue com serra * como usar uma guil3otina/ por e<emplo. Dutro m6todo $om de fazer 6 usar furadeira para cortar a placa/ se=a usando um disco de corte ou fazendo uma tril3a de furos com $roca. Oeste/ faz*se uma esca1a!o de uma lin3a na placa com um cani1ete/ estilete ou outro o$=eto cortante (com a finalidade de criar uma lin(a guia para a $roca)/ com o au<"lio de uma r6gua/ onde se dese=ar cortar. Aepois se fura essa lin3a com a furadeira a inter1alos curtos e regulares de espa!o/ depois se destaca a placa. D ruim deste m6todo 6 #ue ficam Fdenti!>esH na placa/ #ue so dif"ceis de corrigir se no ti1er uma ferramenta ade#uada. Por este moti1o/ aconsel3o usar uma serra mesmoT ela mac3uca a mo e o processo le1a mais tempo/ mas tem*se mais seguran!a com isto. D 0ltimo est2gio da confec!o 6 aplicar algum produto anti*o<idante na superf"cie da placa. G2 1ernizes e outros produtos para isso/ mas fiz min3a pr?pria misturaN dilu" p) de breu (em agropecu2rias 1m em forma de pedras amareladas) em lcool et lico (2lcool comercial). :e no ti1er como triturar a pedra de $reu/ dei<e dentro do 2lcool por algum tempo (tal1ez dias)) e espere a sua dissolu!o completa. Oo usei propor!o na misturaN

:im/ parece mesmo com urina. Mas no 6. 9pli#ue o $reu em 2lcool na superf"cie da placa/ em seguida passe num s? sentido um peda!o de pano (camiseta de algodo/ tecido de len!ol) ou uma tol3a papel at6 a solu!o ficar uniforme so$re a superf"cie. 9 solu!o protege o metal do contato com o ar/ e1itando a o<ida!o/ mas #uando for soldar/ ele funde/ a=udando na fi<a!o da solda.

9 seguir est2 o te<to posto originalmente no site *andmades/ #ue ser1e como uma s"ntese do processo. VVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVV VVVVVVVVVVVVVVVV Handmaker 2e$pro(lemas com as transferencia333 * +,-+.-,++/ 01:11D m6todo #ue funciona muito $em 6 esseN prende o la4out da placa impresso no papel couc-, 12. (de pouca espessura funciona mel3or) com esparadrapo antialer! nico (esparadrapo da#ueles $em finin3os) nas #uatro laterais da fol3a. Dei%a a placa virada pra bai%o (lado em #ue o papel couc36 est2 fi<ado) sobre uma superf cie bem plana e #ue no se deforme #uando aplicada uma alta temperatura (uso uma pedra de granito $ranco). :? ento agora usa um ferro de passar roupa com temperatura no n&1el 2 (se o ferro ti1er 3 n"1eis/ como o BlacEWAecEer). Pressione o ferro so(re a placa durante dez minutos/ na mesma posi!o ou no. Oo precisa pressionar muito/ o o$=eti1o dessa etapa 6 fundir o toner * tinta pl2stica * #ue 1ai entrar em contato com o co$re. Oisso/ nem todo o toner fica preso na placa/ geralmente/ ento agora 1em a etapa dois. 2ira a placa com a superf cie do papel pra cima e come!a a passar o $ico/ as laterais e toda a 2rea do ferro (ainda ligado) so$re o papel todo/ direto/ sem frescura. 9ssim/ !uando todas as tril(as forem vis veis (ou se=a/ #uando o papel parecer transparente)/ significa #ue o toner foi transferido. Aei<a esfriar por meia -ora/ tempo pro toner solidificar $em/ em contato ao co$re. Xltimo passoN prepara uma (acia com #!ua e deter!ente/ mergul3e a placa e a dei<e assim por mais meia -ora pra 2gua com detergente agir na essncia do papel. Aepois desse tempo/ pode tirar o papel sem medo/ #ue nen3uma tril3a sai.

:e sair/ foi por#ue tu no transferiu o toner com o ferro/ o erro foi na etapa anterior. Inclusi1e #uando tu tirar o papel/ 1ai notar #ue nem todo papel sai/ s? umas camadin3as/ depois 6 s? passar o dedo mesmo pra tirar o papel #ue fica mais fi<ado na placa e toner.
4 5nterior Pr67imo 8

Confeco de placa de CI Transpar ncia


7scrito por Caio Batista 'igueirLa

7 ai pessoal) Aepois de pes#uisar por 12rios m6todos da confec!o da placa de CI/ desco$ri a transferncia t6rmica utilizando a transparncia (6 a#uela mesma usada em data* s3oY) por isso estou a#ui fazendo um pe#ueno Tutorial de como fazer essa transferncia) Zue por sinal comigo nunca deu errado/ e sempre ?timos resultados a transferncia 6 completa e 6 rara as 1ezes #ue precisa retocar a placa com a caneta de retro*pro=etor) Mas ento 1amos ao #ue interessa/ ao FT.TD;I9LH)

Materiais necess2rios para confec!o da placaN

1.

9m La:out de um circuito

1. +ol-as de Transpar ncia 1. Placa de +enolite 1. +erro de fazer placas (tam(,m con-ecido como ferro de passar
roupas ;<)

1. Percloreto de +erro 1. 2ecipiente de pl#stico

Bom ac3o #ue so s? esses) Ge3e 1amos l2) Primeiro de tudo 1oc imprime seu la4out em uma fol3a de sulfite normal (com

impressora =ato de tinta mesmo)/ 1ai at6 a papelaria mais pr?<ima e pede para eles tirarem uma <6ro< do seu circuito em uma transparncia) 7u normalmente compro a transparncia e le1o pra eles tirarem <6ro<...(mas fa!o isso s? pra pagar mais $arato na <6ro< 3a3a3a) mas 1oc pode le1ar s? o seu circuito no sulfite e pedir pra #ue eles tirem <6ro< na transparncia) Aepois recorte o circuito da transparncia) Aei<ando sempre uma $orda de uns P/%cm Aepois pegue a placa de fenolite e corte com uma serrin3a)

Aepois de cortada/ la1e $em a placa utilizando um $om$ril (ou o lado mais 2spero

de uma espon=a) com detergente depois se#ue)

Pronto depois de lavada e recortada a placa devera fica mais ou menos assim:

Posicione a transferncia na placa de modo #ue o lado impresso fi#ue encostado no lado aco$reado do fenoliteN

Prenda as laterais da transparncia com dure< na placa deste modo

Aepois de tudo isso feito) 8amos preparar o lugar onde 1amos transferir a placa) 7u usei um $an#uin3o de madeira e forrei com um pano para #ue no estrague o $anco

Colo#ue depois colo#ue a placa em cima com o lado aco$reado 1irado para cima cu$ra com um pano e pon3a o ferro por cima. 9s camadas 1o ficar assimN -----+erro---------Pano---------Placa---------Pano-----

Pronto agora pressione o ferro na placa (sem for!ar muito tomando sempre muito cuidado para no estragar a placa)

Oo meu caso eu usei a temperatura do ferro #uase no m2<imo/ mas isso 1ai 1ariar $astante de acordo com a potncia do ferro) Por isso eu sempre 1ou dando uma le1antada no pano com cuidado para 1er se tem alguma coisa de errado com a placa ($ol3as ou coisas do tipo)

Aei<e o ferro na placa por um tempo de mais ou menos uns 1% minutos/ depois com cuidado retire o pano de cima e dei<e a placa esfriando naturalmente) Aepois #ue a placa esfriar 6 a 3ora de tirar a transparncia) Tire o dure< com cuidado depois pegue uma das pontas e 12 le1antando sempre com B9:T9OT7 C.IA9AD e calma)) (lem$re*se do 1el3o ditado a pressa 6 inimiga da perfei!o)

Pronto depois de retirada transparncia a placa deve ficar assim:

9gora 6 a to esperada 3ora) Gora de corroer) Ge3e .tilizandouma $roca $em finin3a ou um furador de placa fa!a um furo no canto e amarre uma lin3a para #ue fi#ue mais f2cil de mergul3ar a placa no percloreto conforme a foto a seguir

Colo#ue o percloreto de ferro no recipiente pl2stico (pode ser a#ueles de sor1ete mesmo) e mergul3e a placa/ se por acaso o percloreto =2 foi utilizado outras 1ezes para acelerar o processo 1oc pode dei<a*lo dentro de uma $acia com 2gua #uente (no muito)

Aei<e a placa por cerca de 1% minutos no percloreto (sempre dando uma ol3adin3a para 1er como a placa esta reagindo)

Aepois #ue ela esti1er corro"da retire do percloreto e =ogue 2gua nela para tirar o e<cesso do percloreto #ue ficou nela. Aepois disso 6 a 3ora de tirara a tinta da placa) Para isso 1oc pode usar um algodo com Tinner ou o $om$ril (eu utilizei um cotonete mergul3ado no tinner )

Aepois de toda a tinta retirada) Passe um 1erniz na placa para proteger as tril3as (eu costumo usar um 1erniz em spra4 na primeira camada espal3o com um pincel e depois # secar dou uma segunda demo sem passar o pincel)

Pronto... espere secar depois 6 s? furar usando um furador de placa ou uma furadeira com uma $roca $em finin3a (geralmente uso uma $roca de 1mm/ mas nesse caso do tu$e screamer usei uma $roca feita por mim mesmo de agul3a/ 3e3e/ por#ue os terminais eram $em pe#uenos)

Aepois de furada e en1ernizada) :ua placa esta prontin3a para soldar os seus componentes) 7 ter a mel3or sensa!o/ #ue 6 a de escutar o som de um pedal foi por 1oc) Bom pessoal 6 isso) Urande a$ra!o e at6 o pr?<imo Tutorial Caio Batista 'igueirLa (ze$edeu)

You might also like