You are on page 1of 7

HISTRIA DA GINSTICA ACROBTICA

A Ginstica Acrobtica um desporto bonito, dinmico e espectacular para homens e mulheres. O desporto desenvolve coragem, fora, coordenao, flexibilidade, habilidades de saltos, destreza, entre outros. Acrobatas em grupos de dois, trs e quatro executam rotinas com as cabeas, mos e ps dos seus parceiros. Ginstica Acrobtica (Desportos Acrobticos) o nome oficial do desporto, porm, ela frequentemente chamada de Acrobacia. E embora a Acrobacia fosse largamente desenvolvida no sculo VII devido a criao do circo, ela como um Desporto relativamente jovem. As primeiras competies mundiais datam de 1973, e faz parte do programa dos Jogos Mundiais. Os Jogos Mundiais so competies organizadas pelo Comit Olmpico Internacional um ano depois do Jogos Olmpicos de Vero, porm sem o mesmo impacto na mdia. O corpo administrativo internacional, Federao Internacional de Desportos Acrobticos (IFSA), foi fundado em 1973 e foi fundido na Federao Internacional de Ginstica (FIG) em 1998. Espera-se que esta fuso abra as portas aos Jogos Olmpicos para esta disciplina. Com natureza de trabalho em grupo, a acrobacia ensina os indivduos a cooperarem uns com os outros. 'Confie em seu parceiro' um imperativo e esta atitude conduz a uma avaliao das necessidades do outro. Quando os parceiros trabalham juntos durante algum tempo, eles passam a actuar efectivamente como uma equipe. At mesmo nos nveis dos novatos, uma srie de movimentos simples, executada em grupo, tem um maior efeito que os mesmos movimentos feitos por uma s pessoa. Ainda, dentro da rotina, h lugar para a expresso individual que valoriza infinitamente a composio. Os Desportos Acrobticos abrigam competidores de qualquer idade - em particular comum participantes 'aposentados' da Ginstica Artstica. Os ginastas acabam estendendo suas habilidades da ginstica artstica e sua vida competitiva, e transferem facilmente estas suas habilidades para os desportos acrobticos. Frequentemente, os atletas nestas condies sentem prazer em treinar e tambm acham fcil continuar participando em ambas as modalidades. Os atletas com idade entre 20 e 30 anos esto hoje competindo os Desportos Acrobticos internacionalmente. Nadia Comaneci se aposentou da Ginstica Artstica na adolescncia, enquanto a ginasta sovitica Svetlana Grzdova se mudou para a Acrobacia

depois de encerrada a carreira de ginasta. Ela e o seu marido se tornaram os campees mundiais depois uma dcada.

PROVAS Os Desportos Acrobticos tm cinco divises: par feminino, par masculino, par misto, trio feminino e quarteto masculino. As sries (rotinas) so executadas num tablado de 12x12 metros, semelhante ao de Ginstica Artstica. Os acrobatas em grupo devem executar trs sries. Uma de Equilbrio, uma Dinmica e outra Combinada. As sries dinmicas so mais activas e com elementos de lanamentos com voos do ginasta. As sries de equilbrio valorizam os exerccios estticos. Em nveis mais altos, a terceira srie uma combinao das duas sries anteriores. Todas as sries so executadas com msica e com coreografia. Isto ajuda enriquecer os movimentos corporais. REGRAS As competies de Ginstica Acrobtica acontecem em um tablado de 12x12 metros, como na Ginstica Artstica. Existem trs categorias: - Nvel 3 (Estreante); - Nvel 2 (Intermedirio); - Nvel 1 (Elite).

Categoria Estreante Nvel 3 1 Srie Obrigatria (esttico) Exigncias: Exerccios Individuais a) 01 Coreogrfico b) 01 tumbling c) 01 Equilbrio Tempo: 2m30s (dois minutos e trinta segundos) e 3s (trs segundos) cada pirmide. Obs. Usar o quadriltero do tablado. A msica no poder ter som vocal. Pares Femininos Idem ao Pares Masculinos. Trios Femininos Idem s Pares Masculinos. Quartetos Masculinos Obs. Os Quartetos no exigem elementos individuais no exerccio esttico. Os exerccios de Quartetos (estticos) so executados sem msica. Trs segundos no mximo cada pirmide, que podero ser executadas no mesmo local do tablado. Categoria Intermediria Nvel 2 1 . Srie Livre (combinado) a) - 3 exerccios de equilbrio (estticos) b) - 3 exerccios dinmicos Exerccios Individuais: Coreogrfico (1) Tumbling (1)

Equilbrio (1) Obs. Esta srie dever ser executada por: Par Masculino; Par Misto; Trio Feminino e Quarteto Masculino. Tempo: 2m30s (dois minutos e trinta segundos) para todos e cada movimento esttico (pirmide) dever ser mantido por 3s (trs segundos). Usar o quadriltero do tablado. As msicas no podero ter som vocal.

1 . Srie de Equilbrio (estticos) Deve incluir 6 elementos de pares de equilbrio. Um mnimo de 3 elementos de equilbrio dever ser mantidos estticos durante 2 segundos cada. 1 (uma) vertical com subida directa a brao ou brao estendido. 1 (uma) vertical com braos estendidos. 1 (uma) vertical em que haja transio de fora do base ou do volante. Em qualquer das 3 (trs) torres deve haver uma troca de posio do base (parado, sentado, espacate e etc.). Elementos Individuais: Equilbrios (1) devem ser mantidos durante 2 segundos para ter valor. Flexibilidade (1) Tumbling (variado) 2 . Srie Dinmica Deve incluir elementos dinmicos em fase de voo: Do parceiro para parceiro (apanhado). Do solo para parceiro (apanhado). Do parceiro para o solo com pirueta de 360 graus ou mais (desmonte).

Do parceiro aps breve contacto para o solo (desmonte). Do solo aps breve contacto com o parceiro para o solo novamente (elemento dinmico puro). 3 . Srie Combinada Devem ser executados um mnimo de 6 elementos, 3 dos quais devem ser de equilbrio estticos e 3 devem ser dinmicos. Os equilbrios estticos devem ser separados ou executados em transio desde que cada posio seja mantida durante 2 segundos. Um dos elementos dinmicos requeridos deve ser apanhado em fase de vo (dinmico puro). Elementos Individuais: Equilbrio (flexibilidade, etc.) Tumbling Obs. Elementos coreogrficos podem ser utilizados para crdito adicional. Srie Equilbrio (esttico) Uma (1) pirmide na coluna com o volante em vertical a brao (parada com o brao do base flexionado). Duas (2) pirmides livres. Elementos Individuais: Igual ao dos pares. Srie Dinmica Igual ao dos pares. ELEMENTOS INDIVIDUAIS: Igual ao dos pares. Srie Combinada Igual ao dos pares. ELEMENTOS INDIVIDUAIS: Igual ao dos pares.

Tempo de durao das sries igual a 2m30s. Obs. O primeiro movimento executado por um ou mais competidores considerado o incio do exerccio. Os exerccios de duplas e trios so executados com acompanhamento musical sem som vocal. Importante: No "Nvel Elite" sero somados as notas dos 3 esquemas (Esttico, Dinmico e Combinado). As Entidades devero enviar para a Comisso Organizadora os diagramas da competio 15 dias antes do Congresso Tcnico. O Presidente do Comit Tcnico o responsvel. Equipamentos de Competio Competidores podem participar com ou sem sapatilhas. Jias como: brincos, colares, pulseiras e adornos decorativos so proibidos. Roupas e acessrios soltos so proibidas como equipamento de competio, por razes de segurana. Mulheres competem com collant; cabelos longos devem ser fixados. Homens competem de cala ou shorts (collant). Obs. O rbitro chefe de competio responsvel por avisar aos ginastas quando o seu equipamento violar o cdigo, antes da sua apresentao, seguida de penalizao de acordo com o cdigo IFSA, devem ser aplicados. Os competidores de pares de grupos devem usar equipamentos idnticos ou complementares. Usar o quadriltero de tablado, excepto nos exerccios de quartetos. Avaliao dos exerccios 1 Dificuldade 2 Composio 3 Execuo (incluindo recepes) 4 Impresso Geral (incluindo coreografia, execuo artstica msica)

5 Tempo (durao) 6 Tempo de manuteno dos equilbrios (exerccios estticos e combinados) Ser levado em conta a realidade brasileira, mas sempre seguindo o cdigo de pontuao de IFSA. Arbitragem Deveremos contar com 6 rbitros, mais auxiliares. Diagrama As Entidades devero enviar os diagramas (ilustrao dos exerccios) 15 dias antes da competio para o comit organizador para ajudar no clculo das notas. A nota de um exerccio definida por aquilo que executado e consta no diagrama.

You might also like