You are on page 1of 23

1

PONTO 3 DO ESTABELECIMENTO EMPRESARIAL:

NOME

COMERCIAL,

NOME

DE

EMPRESA

OU

NOME

EMPRESARIAL:

nome

empresarial

compreende

firma

ou

denominao adotada para o exerccio da empresa; obedece aos princpios la veracidade e da novidade. Deve espelhar o nome dos empresrios ou o ramo da atividade explorada. v NA CONSTITUIO DA FIRMA OU RAZO SOCIAL ANOTAM-SE OS SEGUINTES SISTEMAS LEGISLTATIVOS: a) veracidade (ou autenticidade): a firma deve ser constituda sobre o patronmico (= sobrenome) do empresrio individual e, quando firma social, sobre o de scios que a compem. Qualquer alterao no nome civil importa na alterao do nome comercial. adotado no sistema brasileiro. b) sistema da liberdade plena: o comerciante individual ou as sociedades podem adotar o nome que bem desejarem (= sistemas britnico e norte-americano). c) sistema ecltico: originariamente, na constituio da empresa, so adotados os nomes segundo os padres de veracidade. Todavia, como a legi{lao alem admite que o nome integra a empresa,

havendo sucesso (causa mortis ou inter vivos ), pode ele ser utilizado pelo adquirente. A rigidez do princpio da veracidade a temperada pela possibilidade de que a firma continue a ser a mesma ainda que alienada. A rigidez s existe no momento da criao da firma. (sistemas germnico e suo). Obs1.: A proteo ao nome comercial decorre, nos termos do art. 61 do Decreto n. 1.800/96, automaticamente do arquivamento dos atos constitutivos de firma individual ou de sociedade (ou de suas alteraes contratuais). Obs2.: O arquivamento dos contrato e suas alteraes ficam circunscritos Junta Comercial do Estado, entretanto, pode o empresrio solicitar a extenso de tal ato a todo o pas, atravs do Departamento Nacional de Registros do Comrcio - DNRC (art. 1.166 do NCC).
Lei n. 10.406/2.002:

Art. 1.166. A inscrio do empresrio ou dos atos constitutivos das pessoas jurdicas, ou as respectivas averbaes, no registro prprio, asseguram o uso exclusivo do nome nos limites do respectivo Estado.

Pargrafo

nico. a

O todo

uso o

previsto territrio

neste

artigo, se

estender-se-

nacional,

registrado na forma da lei especial.

ESPCIES DE NOME COMERCIAL: a) FIRMA: tem como base o nome civil (do comerciante ou dos scios da sociedade empresria). a assinatura do empresrio. Pode ser: - firma individual ou empresa individual. - Firma social ou razo social = sociedade empresria. b) DENOMINAO: Tanto pode ter como base o nome civil quanto outra expresso lingstica (elemento fantasia). No a assinatura, pois o representante legal deve usar sua assinatura civil sobre o nome empresarial dela, escrito, impresso ou carimbado. Obs3.: Nos contratos sociais de sociedades comerciais que adotam firma, sempre h um espao reservado ao final para que o gerente (ou gerentes) assinem o nome empresarial (firma por quem de direito). FORMAO E REGISTRO DO NOME COMERCIAL: a) empresrio individual: somente pode adotar firma (inspirao em seu nome civil). Poder ou no abrevi-lo e agregar-lhe o ramo de atividades comerciais ao qual se dedica (art. 1.156 do Cdigo Civil Brasileiro de 2.002). b) sociedade em nome coletivo: somente pode adotar razo social (inspirao no nome civil de um, alguns ou de todos os scios). Acresce-se a expresso & Cia. Caso no conste o nome de todos os scios. Pode ainda ser acrescido o ramo do comrcio correspondente.

c) Sociedade em comandita simples: admite somente o uso de firma onde conste o nome dos scios comanditados (os que tm responsabilidade social ilimitada). Como os scios comanditrios no podem fazer parte do nome, ser obrigatrio acrescer a partcula & Cia. Tambm admite-se acrescer o ramo de comrcio explorado pela sociedade. d) Sociedade de capital e indstria: exige razo social onde s conste o nome civil do scio capitalista acrescido da expresso & Cia. Se contar o nome do scio de indstria, este passar a ter a mesma responsabilidade que o scio capitalista. Tambm admite a referncia ao ramo de atividade (arts. 1.006 e 1.007 do NCC). e) Sociedade em conta de participao: tratando-se de sociedade oculta (existe apenas entre os scios), seu contrato no pode ser arquivado no Registro de Comrcio. Logo, no pode ter firma social, por expressa proibio legal (art. 1.162 do CCB/2.002). f) Sociedade por cotas de responsabilidade limitada: pode adotar firma ou denominao (art. 1.158 do CCB/02). Se adotar firma, ser formada pelo nome civil de um dos scios acrescido da expresso & Cia. No constando a ltima expresso (Ltda.), os scios-gerentes e q}em fizer o uso do nome empresarial podero ser responsabilizados ilimitadamente. Tambm pode contemplar o ramo de atividade. g) Sociedade annima: s pode adotar denominao (art. 3 da Lei n. 6.404/76), onde conste ou no o ramo de atividade. obrigatria a expresso sociedade annima ou S.A. no incio, meio ou fim de denominao, a expresso companhia ou Cia no incio ou no meio da denominao. h) Sociedade em comandita por aes: pode adotar firma ou denominao, desde que, contenha a expresso comandita por

aes, ou C.A. no incio, meio ou fim. facultativa a indicao do ramo de atividade. i) Microempresa ou empresa de pequeno porte: basta acrescer a locuo ME ou EPP, conforme o caso (vide art. 7 da Lei n. 9.841/99). ALTERAO DO NOME EMPRESARIAL: Pode ser voluntria (deliberao da maioria dos scios) ou obrigatria (vinculada). A alterao obrigatria se d conforme a espcie de nome comercial: I Se firma: a) retirada, excluso ou morte de scio cujo nome civil constava da firma social: enquanto no alterado o nome, o ex-scio, ou seu e{plio, continuar a responder pelas obrigaes sociais. b) Alterao na categoria de scio quanto sua responsabilidade pelas obrigaes sociais: scio comanditrio que passa a ser comanditado, scio de indstria que passa a ser scio de capital. At a alterao, o scio considerado na categoria anterior quanto s suas obrigaes. c) Alienao da firma: no direito brasileiro o empresrio individual ou a sociedade empresria podero alienar a firma na hiptese de alienao do estabelecimento comercial, por ato inter vivos ou mortis causa. O adquirente dever proceder alterao, podendo acrescer nova firma a expresso sucessor de...

Obs4.: A alienao da firma acessria alienao do estabelecimento. No h vedao legal a que a denominao seja alienada independentemente da venda do estabelecimento comercial. PROTEO DO NOME EMPRESARIAL: O titular de um nome empresarial tem direito exclusividade de uso, podendo impedir que outro emxresrio utilize nome empresarial idntico (homografia) ou semelhante na pronncia (homofonia), de tal forma que possa provocar confuso no comrcio. O direito protege dois interesses do empresrio em relao ao nome: a) a preservao da clientela; b) a preservao do crdito. O uso indevido do nome empresarial idntico ou semelhante pode trazer prejuzos que levam ao desvio de clientela (concorrncia desleal) ou abalo nos compromissos com credores (protesto de ttulos, pedidos de falncia ou de concordata em nome do usurpador). Em caso de identidade ou semelhana, o empresrio com registro mais antigo ter o direito de obrigar o outro a acrescer ao seu nome, distintivos suficientes, alterando-o totalmente se no houver outra forma de distingu-los com segurana.

A identidade ou semelhana entre os nomes est no ncleo do nome empresarial, e no nos elementos identificadores do tipo societrio, do ramo do comrcio ou nas partculas gerais do nome. Ncleo do nome empresarial : a parte do nome empresarial que no se pode abstrair sem desnatur-lo, sem perder de vista aquele comerciante que se pretende identificar. Exemplos: - Esmeralda Comrcio e Indstria Ltda. - Gois Comrcio e Indstria Ltda. - Companhia exportadora e Importadora Goiana . CONCEITO DE ESTABELECIMENTO EMPRESARIAL: o mesmo que fundo de comrcio (= fundo de empresa = estabelecimento comercial). Trata-se da base fsica da empresa, um instrumento da atividade empresarial.
A Lei n. 10.406/2.002 define-o como: Art. 1.142. Considera-se estabelecimento todo complexo de bens organizado, para o exerccio da empresa, por empresrio, ou por sociedade empresria.

ORIGEM: Encontramos referncia legislativa no direito francs, em meados de 1.872, quando se tributou a transferncia onerosa da propriedade do fundo de comrcio ou de clientela.

NATUREZA JURDICA: Para alguns autores o tema ainda no foi esclarecido. Uma corrente de doutrinadores, todavia, sustenta tratar-se de uma universalidade de direito(universitas iuris). Para outros, consiste em uma universalidade de fato (universitas facti ), um conjunto de bens que se mantm unidos, destinados a um fim especfico, por vontade e determinao de seu proprietrio. So exemplos clssicos a biblioteca e o rebanho de gado. Assim, ainda que formado por bens materiais, apresenta-se como um bem imaterial. Para alguns o fundo de comrcio em ltima anlise traduz-se na prpria clientela, como bem imaterial que realmente . Para outros, trata-se de propriedade incorprea, caracterizada pelo interesse da clientela em face de um determinado estabelecimento comercial. Somente existe enquanto h a explorao da organizao montada pelo empresrio. O jurista Ripert classificou o fundo de comrcio como sendo o direito a uma clientela. Para Rubens Requio, o estabelecimento comercial um bem mvel, incorpreo, constitudo de um complexo de bens que no se fundem, mas mantm unitariamente sua individualidade prpria. Transcende mera soma dos diversos bens que o compe, consistindo num sobrevalor (= mais-valia) que acresce o valor individual atribudo a cada um dos bens que o perfaz.

ELEMENTOS DO FUNDO DE COMRCIO: Na boa doutrina de Fran Martins, constituem elementos do fundo de comrcio: I Incorpreos: a) a propriedade comercial (direito ao local onde est sediado o estabelecimento empresarial); b) o nome comercial: firma ou denominao; c) os acessrios do nome comercial (= ttulo do estabelecimento e as expresses ou sinais de propaganda); d) a propriedade industrial (= os privilgios de inveno, modelos de utilidade e dos desenhos, e modelos industriais, direitos de uso de marcas de indstria e comrcio); e) a propriedade imaterial: o aviamento (reputao e crdito do comerciante ou boa qualidade e variedade de seus produtos). II Corpreos: a) os bens mveis (= vitrinas, equipamentos, balco, mercadorias, etc.); b) os bens imveis. Conclui-se que para o autor Fran Martins, o fundo de comrcio consiste numa universalidade de fato. VOCABULRIO:

10

AVIAMENTO expressa derivada do italiano (= avviamento ) para designar o sobrevalor nascido da atividade organizacional do empresrio (= fundo de comrcio = fundo de empresa). CLIENTELA assim se diz para a soma de clientes que pertencem banca de um advogado, ao consultrio de um mdico ou que costuma comprar ou de se servir em um estabelecimento comercial. A CLIENTELA, no sentido de freguesia, faz parte do fundo de comrcio do estabelecimento comercial. E, por sua maior ou menor valia, se considera a importncia do fundo de comrcio , que recebe dela um pondervel fora econmica.
De Plcido e Silva, Vocabulrio Jurdico, Forense, 23 ed., p. 299.
grifo nosso

ESTABELECIMENTO COMERCIAL o conjunto de bens reunidos pelo empresrio para a explorao de sua atividade econmica. A proteo jurdica do estabelecimento empresarial visa preservao do investimento realizado na organizao da empresa.
Fbio Ulhoa Coelho, Curso de Direito Comercial, Saraiva, 7 ed., vol. 1, p. 97

TREPASSE DO ESTABELECIMENTO SOB A GIDE DO NOVO CDIGO CIVIL BRASILEIRO: O art. 1.143 da Lei n. 10.406/2.002, admite-o, mas falta de outros bens para garantia do passivo do alienante, sua eficcia condicionar-se- ao pagamento de todos os credores, ou do

11

consentimento destes, de modo expresso ou tcito, em trinta dias, a partir de sua notificao (vide art. 1.145 do NCC). Oportuno realar, tambm, dois outros aspectos: a) A responsabilidade do adquirente pelo pagamento de dbitos anteriores ao trespasse (art. 1.146 do NCC). b) A impossibilidade de o alienante fazer concorrncia ao adquirente durante cinco anos, contados da transferncia, presumida (art. 1.147 do NCC).
A Lei n. 10.406/2.002 dispe:

Art. 1.143. Pode o estabelecimento ser objeto unitrio de direitos e de negcios jurdicos, translativos ou constitutivos, que sejam compatveis com a sua natureza.

Art. 1.144. O contrato que tenha por objeto a alienao, o usufruto s ou arrendamento efeitos quanto do a

estabelecimento,

produzir

terceiros depois de averbado margem da inscrio do empresrio, ou da sociedade empresria, no Registro Pblico de Empresas Mercantis, e de publicado na imprensa oficial.

Art. 1.145. Se ao alienante no restarem bens suficientes para solver o seu passivo, a eficcia da alienao do estabelecimento depende do pagamento de todos os credores, ou do consentimento destes, de

12

modo expresso ou tcito, em 30 (trinta) dias a partir de sua notificao.

Art. 1.146. O adquirente do estabelecimento responde pelo pagamento dos dbitos anteriores

transferncia, desde que regularmente contabilizados, continuando o devedor primitivo solidariamente

obrigado pelo prazo de 1 (um) ano, a partir, quanto aos crditos vencidos, da publicao, e, quanto aos outros, da data do vencimento.

Art. 1.147. No havendo autorizao expressa, o alienante do estabelecimento no pode fazer

concorrncia ao adquirente, nos 5 (cinco) anos subsequentes transferncia.

Pargrafo nico. No caso de arrendamento ou usufruto do estabelecimento, a proibio prevista neste artigo persistir durante o prazo do contrato.

LOCAO EMPRESARIAL: Os requisitos para o exerccio da renovao

compulsria do Contrato de Locao esto mencionados no art. 51 da Lei n. 8.245/91 que dispe sobre as locaes de imveis urbanos e os procedimentos a elas pertinentes. No sendo possvel o acordo dos interessados (locador e locatrio) quanto a renovao do Contrato de Locao destinado a fins comerciais e industriais e/ou daquele que tiver como

13

objeto locao destinada a imveis para sociedades civis de fins lucrativos regularmente constituda, a lei prev a renovao judicial dos contratos de locao, desde que satisfeitos os seguintes requisitos (art. 51, incisos I, II, III e art. 71, II da Lei n. 8.245/91). So os requisitos: a) tenham sido celebrados por escrito e por prazo determinado; b) o prazo, do contrato a renovar, seja de cinco anos, pelo menos, admitida (antigamente pela jurisprudncia, atualmente pela Lei n. 8.245/91 em seu art. 51, inciso II) a sucesso ininterrupta de contratos que abranjam esse perodo; c) o ramo de atividade explorado pelo locatrio, no imvel, seja o mesmo, pelo perodo mnimo ininterrupto de trs anos; d) haja o locatrio cumprido rigorosamente o contrato em curso, em todas as suas clusulas e condies. A renovao judicial se processa atravs da Ao Renovatria, instituda pelo Decreto n. 24.150, de 1934, e hoje regulada pelos arts. 71 a 75 da Lei n. 8.245/91 e pelas disposies expressas no Cdigo de Processo Civil. H que se considerar ainda que o locador poder se valer da exceo de retomada argumentando o seguinte: a) que ir realizar reforma estrutural no imvel; b) que necessita do imvel objeto da locao para uso prprio ou transferncia de fundo de comrcio seu ou de familiares;

14

c) que recebeu uma proposta melhor de um terceiro (neste caso, o locatrio ter direito a uma indenizao a ser paga, solidariamente, pelo locador e terceiro futuro locatrio). O TTULO DO ESTABELECIMENTO: I CONCEITO: Consiste na designao pela qual a empresa conhecida do pblico. o nome de fantasia (exemplo: Casas da Lavoura, Ponto Frio Bonzo, etc.) ou termo de expresso relativa s atividades comerciais do estabelecimento (exemplo: Livraria e Papelaria Dinmica) ou mesmo da firma ou denominao do estabelecimento, o que d para confundir com o nome comercial (exemplo: Pinauto S/A). II REGISTRO DO TTULO: Tendo em vista no existir Lei especfica a

regulamentar o assunto em questo, a defesa contra usurpaes pode ser realizada luz do art. 186 do NCC e segundo os preceitos penais relativos concorrncia desleal (Lei n. 9.279/96). III CESSO E TRANSFERNCIA DO TTULO DO

ESTABELECIMENTO: admissvel por boa parte dos doutrinadores brasileiro, mesmo no ocorrendo a venda (= alienao) do estabelecimento comercial. Se so bens imateriais, so legitimamente

15

negociveis

em

destacado

do

estabelecimento,

vale

dizer,

individualizadamente. DO REGISTRO DE EMPRESA E DOS LIVROS CONTBEIS: I - DA OBRIGAO DO REGISTRO DAS CONTAS: HISTRICO:
Tendo em vista ser impossvel memria humana armazenar a diversidade de dados e fatos cotidianos, desde a Antigidade adotou-se o costume de registrar tais informaes. Sabe-se que a Arqueologia revelou, nas runas de templos da Babilnia, tbuas de escrita, onde os sacerdotes registravam as quantidades de cereais, cujos depsitos pblicos estavam sob sua guarda. J em Roma, ao pater familias (= chefe da famlia) cabia o dever de registrar em livros prprios os negcios de sua atividade econmica e domstica, usando dois livros: o adversaria, que recebia diariamente o lanamento sumrio das operaes efetuadas, e o codex accepti et expensi, os quais, ao fim de cada ms, acolhiam, com o histrico respectivo, os assentos que eram ali diligentemente lavrados.

cedio que na Idade Mdia nenhuma lei, a princpio, impunha a obrigao de o comerciante manter livros comerciais, embora os costumes os exigissem pela necessidade do registro em proveito de seu dono. At o sculo XIII prevaleceu o estilo rudimentar do sistema de escriturao dos livros em partidas simples, efetuada no Dirio ou Jornal, em que cada operao figura uma s vez, ou na coluna do deve, ou na do haver, com o nome das respectivas pessoas. Devese, segundo os historiadores, a Frei Luca Paciolo, no sculo XV, a inveno do sistema de partidas dobradas, segundo o qual o registro de cada operao obriga a um duplo lanamento, a dbito de uma pessoa e a crdito de outra, pela vantagem que oferece ao dono da empresa ou do estabelecimento de conhecer dia a dia a

16

situao real do seu patrimnio, em face das ~ariaes por que vai este passando, como explica Valverde.

Na Itlia forma revelados os arquivos do comerciante Datini, dos fins do sculo XIV, nos quais figura sua escrita lanada pelo sistema de partidas dobradas, introduzida s mais tarde na Alemanha. Paul Re hme confirma que wm livro hamburgs da segunda metade do sculo XVI pouco se diferencia dos livros medievais, mas s no final desse sculo comea a generalizar-se o sistema de partidas dobradas.

J na Frana, a|ravs do Code de Savary (1673), tornou-se obrigatria a contabilidade mercantil, em livros determinados pela lei. Depois disso, os cdigos que lhe sucederam passaram, tambo, em outros pases a exigir praxe idntica para todos os comerciantes.

O Cdkgo Comercial de 1850, criou os Tribunais do Comrcio, rgos cuja funo desdobrava-se tanto no gxerccio da jurisdio tocante a matria comercial (= resolvendo os conflitos que envolviam comerciantes ou queles que versavam sobre a prtica de atos do comrcio), como tambm exerciam funes administrativas de natureza registrria. Os referidos Tribunais eram chamados de Junta Comercial; era perante eles que os comerciantes de~iam realizar sua matrcula, bem como realizar o depsito dos documgntos exigidos por Lei.

OBRIGAES

COMUNS

TODOS

OS

EMPRESRIOS

COMERCIAIS:
O Cdigo Comercial, no art. 10, e o Decreto-lei n. 486, de 3 de maro de 1969, estabeleciam as regras genricas para a escriturao contbil. O Cdigo Civil, nos arts. 1.179 e segs., passo a regular, em parte, a matria, principiando por dispor: O empresrio e a sociedade empresria so obrigados a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou no, com base na escriturao uniforme de seus livros, em correspondncia com a

17

documentao respectiva, e a levantar anualmente o balano patrimonial e o resultado econmico.

H exceo para o pequeno empresrio, que ficar dispensado das obrigaes enunciadas (art. 1.179, 2). A microempresa e a empresa de pequeno porte, cuja organizao est regida por leis especiais (Lei n. 8.864/94 e Lei n. 9.137/96), esto dispensadas de elaborar escriturao comercial, substituda por Livro Caixa e Livro de Inventrio, alm de guarda de documentos que correspondem ao movimento registrado nos livros citados. A regra do art. 1.179 , 2, pela sistemtica do Cdigo Civil, est dirigida ao empresrio, definido nos arts. 966 e 968 (ou seja, antiga firma individual ou empresa individual) e ao empresrio rural. E o empresrio deve ser de pequeno porte, cujos contornos o Cdigo no determina. A dispensa de escriturao, nos termos do Cdigo, fica restrita ao pequeno empresrio. No alcana a microempresa e a empresa de pequeno porte, mas esta tm regras prprias, regidas por leis especiais, no revogadas pelo novo Cdigo Civil.

O empresrio e a sociedade empresria, portanto, nos termos do disposto no novo Cdigo Civil, so obrigados:

1 A seguir uma ordem uniforme de contabilidade e escriturao, e a ter os livros para esse fim necessrios; 2 A autenticar no Registro Pblico de Empresas Mercantis todos os livros e fichas, cujo registro for expressamente exigido pelo Cdigo, antes de postos em uso (art. 1.181); 3 A conservar em boa guarda toda a escriturao, correspondncia e mais papis pertencentes ao giro de seu comrcio, enquanto no prescreverem as aes que lhe possam ser relativas (art. 1.194); 4 A elaborar anualmente um balano patrimonial e de resultado econmico, com o primeiro devendo exprimir, com fidelidade e clareza, a situao real da empresa e, atendidas as peculiaridades desta e as disposies de leis especiais, indicar, distintamente, o ativo e o passivo (art. 1.188), bem como o balano de resultado

18

econmico, ou demonstrao da conta de lucros e perdas, que acompanhar o balano patrimonial e dele constaro crdito e dbito, na forma da lei especial (art. 1.189).

CONTABILIDADE:
A contabilidade mercantil , pelos seus tcnicos,

considerada uma cincia. Cincia ou arte imprescindvel a para a empresa a qual, segundo o grau de sua organizao, tem necessidade de um especializado e competente corpo de contabilistas.

O autor brasileiro, Prof. Hermann Jr., autoridade nesse assunto, ensina que, a contabilidade, como cincia autnoma, tem por objeto o estudo do patrimnio aziendal sob o ponto de vista esttico e dinmico. Serve-se da escriturao como para demonstrar as variaes patrimoniais.

A propsito da distino dos conceitos de contabilidade e de escriturao, comumente confundidos como expresses sinnimas, o Prof. Waldemar Ferreira apresenta essa elucidativa distino: Contabilidade o sistema de contas representativas do manejo patrimonial. Ala-se, ao parecer de muitos, e principalmente de seus tratadistas, categoria de cincia.

As leis brasileiras no exigem forma especial de contabilidade. O Cdigo Civil, como as leis anteriores que regiam a matria, no estabelece qualquer mtodo de contabilizao das contas da empresa. H liberdade de moldar a contabilidade feio da empresa (art. 1.179, 1). Mas algumas regras gerais devem ser observadas. Os livros escolhidos devero ser autenticados pelo Registro Pblico de Empresas Mercantis (art. 1.181). O art. 1.183 determina que a escriturao ser feita em idioma e moeda corrente nacionais e em forma contbil, por ordem cronolgica de dia, ms e ano, sem intervalos em branco nem entrelinhas ou rasuras.

19

Dispe, no art. 1.180, que indispensvel o Dirio, que pode ser substitudo por fichas no caso de escriturao mecanizada ou eletrnica. Neste caso, o empresrio ou sociedade empresria poder substituir o Diri o pelo livro Balancetes Dirios e Balanos, com as mesmas formalidades extrnsecas exigidas para aquele (art. 1.185).

No art. 1.186 o Cdigo indica o contedo do livro Balancetes Dirios e Balanos. Determina tambm que a escriturao ficar sob a responsabilidade de contabilista legalmente habilitado, salvo se nenhum houver na localidade (art. 1.182). Mas ressalva a responsabilidade do gerente. No Dirio sero lanadas com individualizao, com clareza e caracterizao do documento respectivo, dia a dia, por escrita direta ou reproduo, todas as operaes relativas ao exerccio da empresa. Admite-se a utilizao de cdigos de nmeros ou de abreviaturas, desde que constem de livro prprio, regularmente autenticado (vide art. 1.183, pargrafo nico).

Admite-se a escriturao resumida do Dirio, com totais que no excedam o perodo de trinta dias, relativamente a contas cujas operaes sejam numerosas, ou realizadas fora da sede do estabelecimento, desde que utilizados livros auxiliares autmnticados, conservando-se os documentos que permitam a verificao dos lanamentos (art. 1.184, 1).

NO Dirio sero lanados o balano patrimonial e o de resultado econmico, documentos que sero assinados pelo empresrio ou sociedade empresria, e por tcnico em Cincias Contbeis habilitado. Mesmo que se utilize o sistema de fichas, os balanos devem ser lanados em livro apropriado (art. 1.180, pargrafo nico). O balano patrimonial dever exprimir, com fidelidade e clareza, a situao real da empresa, e, atendidas as peculiaridades desta, bem como as disposies das leis especiais, indicar o ativo e o passivo (arts. 1.184, 2, e 1.188). O balano do resultado econmico, ou demonstrao da conta de lucros e perdas, acompanhar o balano patrimonial e dele constaro crdito e dbito (art. 1.189).

20

II - DOS LIVROS COMERCIAIS: Livros Obrigatrios Comuns:


O Cdigo Comercial exigiu dois livros obrigatrios: O Dirio e o Copiador de Cartas. Este ltimo foi abolido pelo Decreto-Lei n. 486, de 3/3/1.969. Deve-se acrescer o livro de Registro de Duplicatas, medida que se adote o regime da Lei n. 5.474/68 (art. 19), que reformulou em bases mercantis, e no fiscais, a duplicata de fatura.

O Decreto-lei n. 305, de 28/2/1.967, dispondo sobre a legalizao dos livros de escriturao das operaes mercantis, determinou no art. 1 que so obrigatrios para qualquer comerciante com firma em nome individual e para as sociedades mercantis em geral os livros Dirio e Copiador (este extinto), alm dos que forem exigidos por lei especial .

Livros Obrigatrios Especiais:


O Decreto-lei n. 305, alterado pelo Decreto-lei n. 486, de 3/3/1969, manteve, como tambm o fez o Cdigo Civil, o livro Dirio, de uso obrigatrio, acrescendo os que j haviam sido institudos pela Lei das Sociedades por Aes. Assim, qualquer empresrio, seja de que tipo for a atividade que escolher, h de ter forosamente o aludido livro. Ocorre, no entanto, que alm desses livros, a lei acresce-lhe a obrigao de ter outros livros essenciais , conforme a natureza da atividade a que se dedicar.

Classificaremos tais livros como Livros Obrigatrios Especiais, contrapondo-os aos livros obrigatrios que so comuns a todos os empresrios. So dessa espcie o livro de Entrada e Sada de Mercadorias, dos Armazns Gerais (Dec. n. 1.102, de 1903, art. 7); o livro de Balancetes Dirios e Balanos, dos estabelecimentos bancrios (Lei n. 4.843, de 19/11/1.965); o livro de Registro de

21

Despacho Martimo e de Registro de Engajamentos de Cargas, dos Corretores de Navios; e outros adequados atividade de Corretores de Mercadorias, de Leiloeiros, de Tradutor Pblico e Intrprete Comercial, de Trapicheiro, de Administrador de Armazm de Depsito.

Livros Facultativos:
Alm dos livros declarados obrigatrios e, por isso, essenciais pela vontade da lei, outros existem que ela faculta ao empresrio instituir em sua contabilidade. So os chamados livros auxiliares ou facultativos.

Esses livros no so, porm, desconhecidos pela lei. O art. 5 do Decreto-lei n. 305 assegura a qualquer comerciante, em nome individual, ou sociedade, solicitar a legalizao de livros no obrigatrios, os quais passaro assim a integrar o acervo da contabilidade da empresa, e a fazer prova subsidiria a favor de seu proprietrio. So dessa natureza os livros Razo, Caixa, ContasCorrentes, Obrigaes a Pagar e Obrigaes a Receber.

Livros Fiscais:
O Decreto n. 3000, de 26/3/1.999, no art. 260, exige das pessoas jurdicas, alm dos livros de contabilidade previstos em leis e regulamentos, mais os seguintes: a) o livro de Registro de Inventrio, das matrias-primas, das mercadorias ou produtos manufaturados existentes na poca do balano; b) o livro de Registro de Compras, os quais devem ser registrados e autenticados nas Juntas Comerciais; c) a apurao do lucro real; d) o registro permanente de estoque para as pessoas jurdicas com atividade de venda de imveis; e e) a movimentao de combustveis. O livro de Registro de Compras pode ser substitudo pelo livro de Registro de Entradas, modelo 1, de que trata o Sistema Nacional de Informaes EconmicoFiscais.

22

Os livros de escriturao do IPI e do ICM so exigidos pelo Sistema Nacional Integrado de Informaes Econmico-Fiscais, convnio firmado entre o Ministrio da Fazenda e os Secretrios da Fazenda ou de Finanas dos Estados e do Distrito Federal, com o objeto de obteno e permuta de informaes de natureza econmica e fiscal entre os signatrios e simplificao do cumprimento das obrigaes por parte dos contribuintes.

A escriturao deve seguir a ordem estabelecida na escriturao comercial, no podendo por igual conter emendas ou rasuras ou ficar em atraso por mais de cinco anos. Devem obrigatoriamente permanecer no respectivo

estabelecimento, dele sendo retirados somente quando forem levados repartio fiscal (art. 270 do Dec. n. 87.981/82).

Os empresrios que mantiveram mais de um estabelecimento, seja filial, sucursal, agncia, depsito, fbrica ou outro qualquer, so obrigados a manter em cada um deles escriturao em livros fiscais distintos, vedada a sua centralizao.

Os Municpios, por sua vez, para controle e fiscalizao do tributo de sua competncia ISS exigem livros especiais que so institudos em leis municipais.

A Lei n. 9.317/96 criou o Sistema Integrado de Pagamento de Impostos e Contribuies SIMPLES pelo qual podem optar aquelas pequenas unidades empresariais. O art. 7, 1, da referida Lei estatui que a microempresa e a empresa de pequeno porte ficam dispensadas de escriturao comercial desde que mantenham, em boa ordem e guarda e enquanto no decorrido o prazo decadencial e no prescritas eventuais aes que lhes sejam pertinentes: a) Livro caixa, no qual dever estar escriturada toda sua movimentao financeira, inclusive bancria; b) Livro de Registro de Inventrio, no qual devero constar registrados os estoques existentes no trmino de cada ano-calendrio. Devero estar arquivados os documentos que servirem de suporte para a escriturao dos livros referidos.

23

Continuaro sendo cumpridas as obrigaes acessrias previstas nas legislaes do trabalho e previdenciria. 000o000

You might also like