You are on page 1of 39

Air Liquide Brasil Ltda HORUS Instrues de Uso 1.

. As informaes necessrias para que o usurio possa identificar o produto e seu contedo. a) Nome do fornecedor e seu endereo: b-) Origem do produto, nome do AIR LIQUIDE BRASIL LTDA fabricante e seu endereo: Av das Naes Unidas, 11541 19 andar Taema Parc de Haute Technologie CEP: 04578-000- So Paulo- SP - Brasil Rua Georges Besse n 6 CE 80 CNPJ: 00.331.788/0001-19 ANTONY CEDEX FRANA FR. c) o nome tcnico do produto: Ventilador Presso e Volume d) o nome e modelo comercial do produto: HORUS e) Responsvel Tcnico: Csar Satoshi Fukuda - Engenheiro Eletricista - CREA/SP 0641822319 Registro ANVISA n_______________ f) informaes grficas

g) descrio do princpio fsico e fundamentos da tecnologia do produto, aplicados para seu funcionamento e sua ao; O HORUS um ventilador de cuidados crticos, particularmente bem adaptado s necessidades de reanimao, cuidados intensivos e salas ps-operatrias. Responde s necessidades quer do recm-nascido, quer do adulto (VT de 20 ml a 1500 ml). composto de duas partes: um corpo principal reagrupando as funes pneumticas e eltricas, e um painel de controle articulado. O painel de controle de duas partes reagrupa as regulagens do respirador e a vigilncia do paciente. A gesto dos alarmes do paciente faz-se na zona de vigilncia do paciente. As consignaes de ventilao so acessveis pela parte regulagens do respirador. Esta ventilao pode fazer-se a partir de um volume corrente (volume de cada insuflao) de 20 ml a 1500 ml ou de uma presso de insuflao de 0 a 60 cmH2O de acordo com os diferentes modos de ventilao (VC-VAC, PC-PAC, VACI, VS-AI-PEEP, VAIV, VS-PPV, VS-PPV, VSAI+VT mini garantido na Ventilao Invasiva e VS-AI-PEEP-VNI, VC-VACVNI, PC-PAC-VNI e VAC-VNI na Ventilao No Invasiva). 1. Descrio do sistema pneumtico O misturador de gs composto de dois nveis de equilbrio das medidas de O2 e de Ar e de uma vlvula misturadora.

Air Liquide Brasil Ltda HORUS Instrues de Uso Esta de tipo "orifcios calibrados". O gerador de fluxo composto por uma vlvula proporcional e por um conjunto de regulagem de alimentao da vlvula que comandada por um microprocessador e obedece a um sinal de fluxo (sensor) ou de presso. Um sensor de fluxo com perda de carga, permite conservar a ventilao no caso de deteriorao do sensor inspiratrio. Antes do gerador de fluxo, uma capacidade tampo permite obter fluxos instantneos significativos (at 250 l/min.). A sada do gerador de fluxo est ligada a uma canalizao na qual circula a mistura gasosa insuflada. Esta canalizao comporta uma vlvula mecnica. Dois pressostatos controlam permanentemente a presena dos gases entrada do ventilador. O nebulizador alimentado sada do regulador. O circuito expiratrio composto de vlvula expiratria e do sensor de fluxo (de elemento aquecido) dos gases expirados. Os fluxos de gases expirados so medidos por este sensor cujo sinal tratado eletronicamente de forma a obter as informaes na espirometria. A vlvula expiratria comporta uma membrana comandada por presso, a qual obedece a um sensor de presso. A concentrao em O2 da mistura insuflada medida pelo sensor de FiO2. Um dispositivo de entrada de ar ambiente permite ao paciente respirar livremente em caso de necessidade. Este sistema de fornecimento de ar ao paciente pode ser acionado em caso de falha do aparelho ou de defeito do circuito de alimentao a gs ou em caso de corte de energia. 2. Descrio do sistema eletrnico O funcionamento do aparelho foi divido em duas grandes partes, sendo ambas comandadas por microprocessador. Estas duas grandes funes so: a gesto e o controle dos parmetros de ventilao. a vigilncia dos parmetros de ventilao. Os microprocessadores vigiam-se permanente e mutuamente e controlam tambm o bom funcionamento de cada componente da mquina. Caso se constatar uma anomalia, o sistema pe-se automaticamente numa configurao de segurana, tentando ao mesmo tempo permanecer prximo das condies de ventilao pedidas. O construtor previu a maioria dos casos de disfuno possveis do aparelho e estes so normalmente cobertos pelo sistema de vigilncia interno, todavia, recomenda-se, no caso de total dependncia do paciente, prever um dispositivo de auxlio como, por exemplo, um insuflador manual ( IM5, etc.). Descrio dos Componentes 1. Os visores A visualizao efetua-se por meio de duas telas de cristais lquidos. A tela da parte superior (1) transmite a vigilncia do paciente; composto por uma janela grfica (240 x 128 pontos) e por uma pgina de texto (16 linhas de 30 caracteres). O da parte inferior (2) transmite a parte ventilatria do paciente e comporta oito linhas de 40 caracteres permitindo a visualizao dos valores regulados. Cada tela apresenta mensagens ou instrues nos casos de alarmes ou procedimentos de testes. As telas so retro-iluminados, portanto aconselhamos ao usurio deixar aquecer alguns minutos os luzes de nons para um conforto visual timo.

Air Liquide Brasil Ltda HORUS Instrues de Uso 2. Os teclados A parte de vigilncia da ventilao inclui: As teclas serigrafadas (3), correspondem, cada uma delas, a uma categoria de ventilao: recm-nascido, peditrico, adulto, e ventilao no invasiva, com os indicadores luminosos associados. As teclas serigrafadas (4) correspondem s aes "continuao" e "retorno". Estas teclas permitem selecionar as diferentes telas de regulagem da ventilao do paciente. 6 teclas com funes variveis (5). Um boto de regulagem (6) que permite ajustar o valor previamente selecionado. O interruptor de colocao em modo "On / Stand-By" (7). A tecla de validao (8). A tecla de ventilao de segurana (9). A parte de vigilncia do paciente inclui: As teclas serigrafadas que permitem "imobilizar" a tela de visualizao (10) e inibir o alarme "inib. alarme (11). 1 indicador luminoso de alarme (12). 1 boto de regulagem (13). A tecla de validao (14). A tecla "escape" ou retorno tela de base (15). 3. As conexes do circuito de paciente Incluem: tomada para a vlvula expiratria (16). tomada para o sensor de fluxo expiratrio (17). bloco inspiratrio, a tomada de conexo ao circuito de paciente (18) e o parafuso de desmontagem (22) (ver manuteno). tomada de conexo de um nebulizador (19). tomada exterior de medida de presso (20). tomada externa de medio de fluxo / volume (21). boto de regulagem da FiO2 (23).

Air Liquide Brasil Ltda HORUS Instrues de Uso D. Face traseira A face traseira comporta os elementos seguintes: A juno de entrada de ar (tomada normalizada NF-S 90-116) (24). A juno de entrada de oxignio (tomada normalizada NF-S 90-116) (25). Os fusveis de proteo (2 no bloco de conexo do fio eltrico da rede). O conector do fio eltrico (IEC 3 pinos) (26) (em complacncia com a regulamentao local) (para outras tenses, queira consultar-nos). O interruptor principal de colocao sob tenso (ON / OFF) (27). Os conectores de comunicao RS232 (tomadas SUB D 9) (1 para o microprocessador associado ventilao (28a) e 1 para o microprocessador associado ao monitor (28b)). A tomada de transferncia de alarme (29) (intensidade mxima de sada: 250 mA, tenso mxima 24 V: Ver manual de manuteno para mais informaes). A tomada de sada analgica (0 - 10 V) de tipo BNC (30). A entrada de ar de arrefecimento do aparelho assim como o filtro anti-poeira (31). (A sada do arrefecimento est colocada por baixo do aparelho). a etiqueta do construtor (32).

h) relao das partes e acessrios destinados a integrar o produto, assim como de todos opcionais e materiais de consumo por ele utilizados. O Horus composto pelas seguintes partes: Descrio dos Componentes 1. Os visores A visualizao efetua-se por meio de duas telas de cristais lquidos. A tela da parte superior (1) transmite a vigilncia do paciente; composto por uma janela grfica (240 x 128 pontos) e por uma pgina de texto (16 linhas de 30 caracteres). O da parte inferior (2) transmite a parte ventilatria do paciente e comporta oito8 linhas de 40 caracteres permitindo a visualizao dos valores regulados. Cada tela transmite mensagens ou instrues nos casos de alarmes ou procedimentos de testes. As telas so retro-iluminados, por conseguinte aconselhamos ao usurio deixar aquecer uns minutos os nons para um conforto visual timo. 2. Os teclados A parte de vigilncia da ventilao inclui:

Air Liquide Brasil Ltda HORUS Instrues de Uso A cada uma das teclas serigrafadas (3), correspondem a uma categoria de ventilao: recmnascido, peditrico, adulto, e ventilao no invasiva, com os indicadores luminosos associados. As teclas serigrafadas (4) correspondem s aes "continuao" e "retorno". Estas teclas permitem selecionar as diferentes telas de regulagem da ventilao do paciente. 6 teclas com funes variveis (5). Um boto de regulagem (6) que permite ajustar o valor previamente selecionado. O interruptor de colocao em modo "On / Stand-By" (7). A tecla de validao (8). A tecla de ventilao de segurana (9). A parte de vigilncia do paciente inclui: As teclas serigrafadas que permitem "imobilizar" a tela de visualizao (10) e inibir o alarme "inib. alarme (11). 1 indicador luminoso de alarme (12). 1 boto de regulagem (13). A tecla de validao (14). A tecla "escape" ou retorno a tela de base (15). 3. As conexes do circuito de paciente Incluem: tomada para a vlvula expiratria (16). tomada para o sensor de fluxo expiratrio (17). bloco inspiratrio, a tomada de conexo ao circuito de paciente (18) e o parafuso de desmontagem (22). tomada de conexo de um nebulizador (19). tomada exterior de medida de presso (20). tomada externa de medio de fluxo / volume (21). boto de regulagem da FiO2 (23).

Air Liquide Brasil Ltda HORUS Instrues de Uso D. Face traseira A face traseira comporta os elementos seguintes: A juno de entrada de ar (tomada normalizada NF-S 90-116) (24). A juno de entrada de oxignio (tomada normalizada NF-S 90-116) (25). Os fusveis de proteo (2 no bloco de conexo do fio eltrico da rede). O conector do fio eltrico (IEC 3 pinos) (26) (em complacncia com a regulamentao local) (para outras tenses, queira consultar-nos). O interruptor principal de colocao sob tenso (ON / OFF) (27). Os conectores de comunicao RS232 (tomadas SUB D 9) (1 para o microprocessador associado ventilao (28a) e 1 para o microprocessador associado ao monitor (28b)). A tomada de transferncia de alarme (29) (intensidade mxima de sada: 250 mA, tenso mxima 24 V. A tomada de sada analgica (0 - 10 V) de tipo BNC (30). A entrada de ar de arrefecimento do aparelho assim como o filtro anti-poeira (31). (A sada do arrefecimento est colocada por baixo do aparelho). a etiqueta do construtor (32).

Acessrios de uso exclusivo do HORUS.

Circuito Paciente Horus 1, 5 m. VB095200

Sensor expiratrio Horus KY 318300

Sensor expiratrio Horus KY 442400

Clula de oxignio Horus YR 049700

Filtro bacteriolgico Horus KY 185200

Air Liquide Brasil Ltda HORUS Instrues de Uso i) relao dos materiais de apoio que acompanham o produto:
Manual de uso, filtro bacteriolgico, clula de Oxignio, sensores de fluxo inspiratrio e expiratrio, circuito paciente descartvel.

Acompanha o HORUS o seu Manual de Instrues de Uso j) especificaes e caractersticas tcnicas do produto Tenso: 100-240 V / 50-60 Hz / 75 VA Resistncia Ventile com uma bola pulmo de teste provido de uma resistncia com os seguintes ajustes: - modo: VC-VAC; - fluxo: CONSTANTE - Vt = 500 ml, PEEP = 5 cmH2O, SD = 0,5 l/min, fmini = 12 c/min, Ti/Ttot = 33 %, FiO2 = 60 %, clculo R/C = NO. Durao: um quarto de hora como mnimo. O HORUS compe-se de uma aplicao ( MDV ou Monitor de Ventilao) que se executa num PC conectado a HORUS mediante cabo de srie. Este PC est equipado com: Um processador de 5x86 a 133 MHz. 16 M de RAM. Um disco rgido de 2 G. Uma tela com uma definio de 640 x 480, equipada com uma placa tctil. Quatro portas seriais. A tela tctil permite utiliz-lo sem teclado nem mouse. Especificaes Tcnicas e Eltricas do HORUS FSICAS Dimenses totais Altura: 200 mm Largura: 430 mm Profundidade: 440 mm Peso: 14 kg (Verificar se a mesa/suporte pode suportar o peso do aparelho). Tenso: 100 - 240 V ~ Freqncia: 50 - 60 Hz Potncia (max.): 75 VA (0,4 A) Protees: 2 X 630 mAT 250 mA rpido (F2: adiamento alarme) Categoria eltrica: I Tipo de aparelho: B Modo de funcionamento: Servio contnuo Proteo de falta de tenso: Alarme sonoro contnuo Alimentao pneumtica Presso de alimentao do nebulizador: 150 kPa (1,5 bar). Medida de presso proximal: sensor 0 - 100 mbars (hPa). Medida de caudal proximal: sensor de presso diferencial 10 mbars (hPa). Temperatura de armazenamento: de -40 a + 70 0 C. Umidade relativa (utilizao): de 30 % a 75 %. Umidade relativa (armazenamento): de 10 % a 100 %. Presso atmosfrica (utilizao): de 700 a 1060 mbar (hPa).

ELTRICAS

PNEUMTICAS

MEIO AMBIENTE

Air Liquide Brasil Ltda HORUS Instrues de Uso Presso atmosfrica (armazenamento): de 500 a 1060 mbar (hPa). ndice de proteo: normal (sem proteo especfica). Conforme com os testes de derrame de 200 cm3 de gua sobre o aparelho. (EN 60 601 - 1) Temperatura de funcionamento: de +10 a + 400 C. 2. As condies especiais de armazenamento, conservao e/ou manipulao do produto. Armazenar em locais secos protegidos da umidade e a temperaturas extremas de armazenamento: Temperatura de armazenamento: de -40 a + 70 0 C. Umidade relativa (utilizao): de 30 % a 75 %. Umidade relativa (armazenamento): de 10 % a 100 %. Presso atmosfrica (utilizao): de 700 a 1060 mbar (hPa). Presso atmosfrica (armazenamento): de 500 a 1060 mbar (hPa). 3. As instrues para uso do produto: a) identificao e funo de cada controle, indicador, parte ou acessrio do produto. Descrio dos Componentes 1. Os visores A visualizao efetua-se por meio de duas telas de cristais lquidos. A tela da parte superior (1) transmite a vigilncia do paciente; composto por uma janela grfica (240 x 128 pontos) e por uma pgina de texto (16 linhas de 30 caracteres). O da parte inferior (2) transmite a parte ventilatria do paciente e comporta oito linhas de 40 caracteres permitindo a visualizao dos valores regulados. Cada tela transmite mensagens ou instrues nos casos de alarmes ou procedimentos de testes. As telas so retro-iluminadas, por conseguinte aconselhamos ao usurio deixar aquecer uns minutos os nons para um conforto visual timo. 2. Os teclados A parte de vigilncia da ventilao inclui: Cada uma das teclas serigrafadas (3), correspondem a uma categoria de ventilao: recmnascido, peditrico, adulto, e ventilao no invasiva, com os indicadores luminosos associados. As teclas serigrafadas (4) correspondem s aes "continuao" e "retorno". Estas teclas permitem selecionar as diferentes telas de regulagem da ventilao do paciente. 6 teclas com funes variveis (5). Um boto de regulagem (6) que permite ajustar o valor previamente selecionado. O interruptor de colocao em modo "On / Stand-By" (7). A tecla de validao (8). A tecla de ventilao de segurana (9). A parte de vigilncia do paciente inclui: As teclas serigrafadas que permitem "imobilizar" a tela de visualizao (10) e inibir o alarme "inib. alarme (11). 1 indicador luminoso de alarme (12). 1 boto de regulagem (13). A tecla de validao (14). A tecla "escape" ou retorno tela de base (15). 3. As conexes do circuito de paciente Incluem:

Air Liquide Brasil Ltda HORUS Instrues de Uso tomada para a vlvula expiratria (16). tomada para o sensor de fluxo expiratrio (17). bloco inspiratrio, a tomada de conexo ao circuito de paciente (18) e o parafuso de desmontagem (22). tomada de conexo de um nebulizador (19). tomada exterior de medida de presso (20). tomada externa de medio de fluxo / volume (21). boto de regulagem da FiO2 (23).

D. Face traseira A face traseira comporta os elementos seguintes: A juno de entrada de ar (tomada normalizada NF-S 90-116) (24). A juno de entrada de oxignio (tomada normalizada NF-S 90-116) (25). Os fusveis de proteo (2 no bloco de conexo do fio eltrico da rede). O conector do fio eltrico (IEC 3 pinos) (26) (em complacncia com a regulamentao local) (para outras tenses, queira consultar-nos). O interruptor principal de colocao sob tenso (ON / OFF) (27). Os conectores de comunicao RS232 (tomadas SUB D 9) (1 para o microprocessador associado ventilao (28a) e 1 para o microprocessador associado ao monitor (28b)). A tomada de transferncia de alarme (29) (intensidade mxima de sada: 250 mA, tenso mxima 24 V). A tomada de sada analgica (0 - 10 V) de tipo BNC (30). A entrada de ar de arrefecimento do aparelho assim como o filtro antipoeira (31). (A sada do arrefecimento est colocada por baixo do aparelho). a etiqueta do fabricante (32).

Air Liquide Brasil Ltda HORUS Instrues de Uso

b) a descrio dos procedimentos para seu uso e operao COLOCAO EM FUNCIONAMENTO 1. Montagem do conjunto circuito de paciente no HORUS Posicionar o filtro bacteriolgico na sada insuflao. Conectar o conjunto vlvula expiratria / sensor de fluxo ao ventilador. Para colocar a vlvula com o seu sensor, carregar no boto ao mesmo tempo que posiciona a vlvula no seu compartimento e trancar o sensor de fluxo empurrando-o para o fundo do seu compartimento. Ligar o circuito paciente ao ventilador (sem esquecer o filtro bacteriolgico) e o umidificador (se utilizado). 2. Conexes Com o estribo metlico, verificar o bloqueio do cordo eltrico no aparelho e proceder ento ligao deste na rede. Conectar as fontes de ar e de oxignio nas entradas correspondentes do painel traseiro. (Em caso de dvidas sobre a rede, aconselha-se a utilizao do FILTRABLOC). 3. Ligar o aparelho Colocar o aparelho sob tenso atravs do interruptor situado na face traseira. Em modo Stand-By, o menu da tela Ventilador ajuda o usurio a colocar o aparelho em funcionamento. A primeira fase refere-se aos testes e a segunda fase refere-se s pr-regulagens. Em caso de emergncia, o usurio pode, em qualquer momento, comutar o boto On/StandBy para On. Nesse caso, o ventilador arranca em modo VAC com regulagens padro (VT, f, PEEP e SDInspi) pr-definidas pelo usurio segundo a categoria ativa. OS TESTES AUTOMTICOS Os diferentes procedimentos de testes e calibraes permitem verificar a integralidade e o bom funcionamento dos componentes internos do HORUS. 1. Inicializaes Teste dos alarmes Quando colocado sob energia, os alarmes pem-se normalmente a tocar e os indicadores luminosos acendem-se de forma contnua. Por conseguinte, ligar o HORUS permite verificar o bom funcionamento dos alarmes sonoros e visuais. Teste do sistema de controle dos microprocessadores Quando colocado sob energia, este procedimento testa, automaticamente os circuitos. Se um dos circuitos apresentar avarias, o microprocessador bloqueia a mquina.

Air Liquide Brasil Ltda HORUS Instrues de Uso 2. Testes interativos Ao final das inicializaes, a tela de testes automticos aparece na parte inferior do aparelho. Neste momento pode-se lanar o procedimento pressionando a tecla "SIM". NOTA : O usurio pode omitir este tela, principalmente em caso de emergncia, colocando o HORUS em modo funcionamento. Os parmetros padro salvaguardados so ento carregados e a ventilao comea em modo "CMV-ACMV". Se o usurio assim o decidir, ele poder omitir este procedimento de testes interativos pressionando a tecla "NO". Este procedimento inclui as etapas seguintes: Calibrao do sensor de presso (zero). Purgar o circuito paciente. Calibrao dos sensores de fluxo (zero). Verificao dos sensores de fluxo (ganho). Calibrao da vlvula inspiratria. Pressurizao do circuito paciente. Controle da impermeabilidade do circuito e clculo da complacncia do circuito paciente (com a possibilidade de reinicializar o teste a partir desta etapa em caso de falha: fuga do circuito paciente, complacncia demasiado elevada,..). Calibrao da vlvula inspiratria. Teste de segurana interna (com emisso de um BIP sonoro). Teste e calibrao da clula FiO2. O teste em curso aparece visualizado na parte inferior da tela dedicado visualizao das mensagens. NOTA: O procedimento requer uma correta impermeabilidade do circuito (pea em Y obstruda) e a desconexo da tomada de parede de oxignio. O HORUS no autoriza a inicializao dos testes se esta tomada no estiver desligada. Se o modo funcionamento ("On") for selecionado durante esta fase, o ventilador inicia-se em fase de insuflao com as regulagens padro previamente definidas pelo usurio segundo a categoria ativa. O usurio pode, a qualquer momento, abandonar este procedimento pressionando a tecla "SAIR". O resultado dos testes ser ento "INTERROMPIDO". No final dos testes, o HORUS emite um BIP. A mensagem LIGAR NOVAMENTE O OXIGNIO visualizada de modo intermitente enquanto conexo de oxignio no estiver ligada. Em caso de falha do controle de impermeabilidade do circuito paciente, o usurio tem a possibilidade de reinicializar os testes a partir da etapa de pressurizao do circuito paciente pressionando a tecla REFAZER O TESTE FUGA. O mesmo se aplica se a complacncia medida do circuito paciente estiver fora do alcance autorizado pelo HORUS. Se o usurio no desejar reinicializar os testes de fugas, poder selecionar ABANDONAR O TESTE. Neste caso, o HORUS utilizar uma complacncia padro (0,35 ml/cmH2O). O resultado final dos testes interativos ser: INTERROMPIDO. No caso de uma fuga admissvel pelo HORUS, o usurio tambm tem a possibilidade de prosseguir os testes interativos abandonando o teste de fuga. Para isso, pressionar a tecla ACEITAR FUGA. Tambm aqui, o HORUS utilizar um valor de complacncia padro (0,35 ml/cmH2O). Para passar tela seguinte, responder NO pergunta DESEJA EFETUAR OS TESTES? Surge de seguida a tela NOVO PACIENTE.

Air Liquide Brasil Ltda HORUS Instrues de Uso PR-REGULAGENS 1. a tela NOVO PACIENTE Quando os testes interativos tm sido executados com xito ou ignorados, o HORUS pergunta ao usurio se trata de um novo paciente. No caso de uma resposta negativa, ("NO"), o modo de ventilao e os seus parmetros regulados antes da ltima colocao ficam ativos. Colocar o aparelho em modo "On" inicia a ventilao com os antigos parmetros. No caso de uma resposta positiva ("SIM"), ajustar os parmetros da ventilao de segurana. Nota: Em seguida, logo que o usurio selecionar o modo ventilao, o HORUS entrar neste modo com os parmetros padro personalizado. 2. Seleo da categoria de ventilao As categorias so: ADULTO, PEDITRICO, NEONATO. A categoria operacional localizada mediante indicador luminoso fixo sobre o teclado e claramente visualizada na tela de ventilao de segurana. A escolha da categoria determina as margens de regulagens para todos os parmetros de ventilao e os limites de alarme. Muda-se de categoria unicamente a partir da tela de ventilao de segurana (ver mais abaixo), quando o HORUS est em modo Stand-By. Tanto a categoria escolhida como os parmetros de ventilao de segurana so tomados em conta unicamente depois da ventilao. 3. A ventilao de segurana (BACKUP) Para um novo paciente, a ventilao de segurana deve ser regulada antes das regulagens do modo ventilatrio. Esta ventilao ativada nos quatro casos seguintes: Por em funcionamento imediato o HORUS: colocao sob tenso e boto (7) posta sobre "On". Esta operao preconizada em caso de emergncia. Se a tecla "EMERGNCIA" (9) pressionada durante um modo diferente do modo CMVACMV. Quando uma ausncia de atividade inspiratria durante mais de 15 s (modos espontneos) detectada. Quando Vexpi inferior a 2 L/min. (adulto); 1 L/min (peditrico) ou 0,5 L/min. (neonato). No caso da Ventilao No Invasiva, a vigilncia opera-se em V inspi. Cuidado: A tecla "EMERGNCIA" no est ativa quando o HORUS est em modo Stand-By. A ventilao de segurana um modo auxiliar controlado atravs de volume com uma freqncia e um volume corrente ajustvel. Mantm a PEEP e o limite de desencadeamento inspiratrio, regulados no modo atual, um Ti/Ttot de 33% e uma curva de fluxo quadrtico. colocao imediata em "On" ou se o usurio carregar sobre a tecla "EMERGNCIA", a ventilao de segurana permanecer ativa. Se um defeito detectado de ventilao minuto (inferior ao limite da categoria ou apnia), a ventilao de segurana ativa-se durante 5 ciclos respiratrios. O primeiro parmetro (Categoria) acende-se de maneira intermitente e pode ser alterado por seleo da nova categoria. Aps validao, o segundo parmetro (VC) acende-se de maneira intermitente e pode ser alterado por acionamento do boto de regulagens (6). Grava-se o valor por presso da tecla (VALID). O parmetro seguinte (f) acende-se intermitentemente aps validao do primeiro. O valor pode ento ser alterado por acionamento do boto de regulagens (6).

Air Liquide Brasil Ltda HORUS Instrues de Uso Aps validao, o VC e a freqncia so carregados nos parmetros de ventilao de segurana. A colocao em modo "FUNCIONAMENTO" do aparelho neste estado inicia a ventilao com este VC e esta freqncia. Nota: Ao selecionar a ventilao de segurana com a tecla "EMERGNCIA" durante um modo ativo, torna-se funcional logo validao dos dois parmetros VC e f. Nota: A funo nebulizao fica inativa durante a ventilao de segurana. Aps validao da ventilao de segurana, a tela que permite a escolha do modo aparece. Esta tela chamada SELECIONAR MODO (1) vem acompanhado de outra tela SELECIONAR MODO (2). Com estas telas, o usurio pode escolher entre todos os modos de ventilao disponveis no HORUS. Nota: A colocao em modo "On" do ventilador antes de validar as regulagens do modo lana a ventilao no modo CMV-ACMV com os ltimos parmetros previamente gravados pelo usurio. 4. Seleo de um modo de ventilao Depois de ter respondido "SIM" tela NOVO PACIENTE, e validado os parmetros da ventilao de segurana, visualiza-se no HORUS a tela SELECIONAR MODO (1), apresentando todos os modos disponveis. Pressionar a tecla que corresponde ao modo requerido. A tela dos parmetros que corresponde ao modo selecionado aparece visualizada depois. Observaes: - A tecla "SAIR" no est ativa quando o usurio chega a esta tela pela primeira vez. O HORUS fica espera da validao de pelo menos um modo. - Os modos de ventilao no autorizados (ver procedimento em anexo) no aparecem nesta tela. 5. Passagem para Ventilao No Invasiva (VNI) A utilizao do HORUS em VNI permite otimizar o funcionamento do aparelho para ventilar um paciente no entubado (mscara facial ou nasal). A particularidade desta configurao tem por objetivo melhorar a eficcia da VNI, tendo em conta as exigncias desta tcnica: fugas inerentes mscara, alarmes, limites de desencadeamento inspiratrio e expiratrio, regulagem da PEEP. O HORUS prope dois mtodos para passar em VNI: Colocao em funcionamento da VNI quando da ligao do HORUS (ligao corrente, novo paciente) Aps ter efetuado (ou no) os testes interativos, a tela SELECIONAR MODE (1) visualizado. Selecionar OUTROS para visualizar SELECIONAR MODE na tela (2). Os modos de ventilao que o HORUS prope em VNI so visualizados (VS-AI-PEEP-VNI, VC-VAC-VNI, PC-PACVNI e VACI-VNI). Observaes: - O termo VNI aparece no sentido inverso por baixo do nome do modo de ventilao e o indicador luminoso acender-se- logo que o HORUS esteja configurado em VNI. - Em compensao, quando de uma utilizao em configurao padro (Ventilao Invasiva), apenas o nome do modo visualizado na tela (VNI desaparece). Mudana de configurao no decurso da utilizao Passagem da Ventilao Invasiva para a VNI (mesmo paciente, aps desentubao): Esta situao pode ocorrer quando um paciente necessita de uma assistncia de ventilao depois de ter sido desentubado e se deseja evitar uma reentubao. O perodo ps desentubao uma situao de risco para o paciente por causa da ocorrncia de problemas de ventilao (edema agudo do pulmo, dispnias da laringe, etc.), onde a incidncia

Air Liquide Brasil Ltda HORUS Instrues de Uso da reentubao poder ser significativa (10 a 20%). O recurso VNI em algumas situaes (perodo de ps desentubao difcil) poderia diminuir a incidncia do nmero de reentubaes. Logo que a tela SUMRIO (1) ou a primeira tela de regulagem de um modo (PC-PAC) (1), por exemplo) visualizado, e se pressionar a tecla " " , o HORUS passa para o modo VNI. O modo de ventilao proposto o modo VS-AI-PEEP VNI (o modo mais utilizado em VNI). O HORUS inicia a ventilao neste mesmo modo depois de validados todos os parmetros. Para mudar o modo de ventilao, visualizar SELECIONAR MODO (2) na tela e selecionar o novo modo desejado (VC-VAC-VNI, PC-PAC-VNI ou VACIVNI). A tela do modo selecionado visualizada. Regular e validar todos os parmetros para que este novo modo seja tomado em conta. Voltar da configurao V.N.I. para a configurao de Ventilao Invasiva: No caso de uma reentubao, necessrio passar novamente configurao em ventilao padro. Para isso, visualizar SELECIONAR MODO (1) na tela, o HORUS ir ento propor os modos de ventilao para ventilao invasiva (VC-VAC, PC-PAC, VS-AI-PEEP, VSPPV, VACI, VAIV e VS-AI-VTmini). Selecionar um modo de ventilao proposto pelo HORUS. Validar todos os parmetros para que este seja tomado em conta pelo HORUS. Observao: Uma vez selecionado e validado o novo modo de Ventilao invasiva, a mensagem VNI desaparece da tela. Resumindo, para passar para V.N.I.: - Visualizar a tela SELECIONAR MODO (1) e selecionar OUTROS para visualizar a tela SELECIONAR MODO (2). Os modos propostos pelo HORUS em V.N.I. so visualizados. ou ". O HORUS prope o modo VS-AIPEEP- VNI. Validar todos os - Pressionar a tecla " parmetros desse modo para que este seja considerado. REGULAGEM DOS PARMETROS DE VENTILAO 1. As telas RESUMO s vezes vrias telas so necessrias para ajustar todos os parmetros de um modo de ventilao. Em seguida sero localizados por um ndice (1), (2), etc. Por exemplo: RESUMO, tela 2==> RESUMO (2). Para voltar tela RESUMO (1) a partir das outras telas, pressionar a tecla "Retorno" colocada na parte superior esquerda da tela. Todas as regulagens descritas a seguir iniciar-se-o nestas telas. Nota: A partir da tela RESUMO (2), o usurio pode, com a tecla "PRXIMO",chamar a tela RESUMO (3) (unicamente com o HORUS no modo Stand-By) no qual aparece o valor do contador horrio (durao cumulada durante a qual o HORUS esteve em funcionamento desde a sua fabricao) e a verso do software HORUS com a tecla "verso ventilador". 2. Pr regulagens de um novo modo de ventilao Quando se seleciona um modo, deve-se validar obrigatoriamente um por um todos os parmetros deste modo (o modo CMV-ACMV utilizado no exemplo). O procedimento de validao faz-se parmetro por parmetro para cada tela (no importa a ordem de regulagem). Quando aparece a tela de regulagem do modo de ventilao, o primeiro parmetro acende-se intermitentemente (por exemplo, VC). Pode-se alterar o valor indicado acionando o boto de regulagem (6). Quando o valor requerido aparece visualizado, a ao de pressionar a tecla (VALID) implica a memorizao deste valor e a colocao automtica do cursor no parmetro seguinte (luz intermitente em vdeo inverso).

Air Liquide Brasil Ltda HORUS Instrues de Uso O mesmo pode ser alterado da mesma maneira. A sua validao torna o terceiro parmetro ativo para alterao/ validao. Aps regulagem/validao de todos os parmetros desta primeira tela, a segunda tela (junto) aparece para regulagem/validao dos parmetros. Ao final da regulagem/validao de todos os parmetros, o modo completo acende-se intermitentemente e tem de ser validado. Esta ltima validao permite uma pr-regulagem precisa e segura antes da ativao do novo modo. Se necessrio, o usurio pode ajustar todos os parmetros das duas telas e depois validar o modo todo carregando na tecla "VALIDA TODO". Todos os parmetros se acendem intermitentemente, e o fato de pressionar a tecla VALID faz com que todas as regulagens fiquem gravadas. Colocar o HORUS no modo "On". Nota: Para evitar ocorrncia de qualquer disparo repentino de alarmes (Pmax, etc.), aconselhamos claramente a pr o aparelho no modo Stand-By,antes de desligar o paciente (para o lavar, etc.). 3. Regulagem dos parmetros do modo de ventilao ativa Pressionar a tecla "Regulagens modo". A tela dos parmetros do modo ativo aparece (CMVACMV (1). Os parmetros aparecem todos visualizados na tela). Para alterar um ou vrios parmetros, pressionar a tecla que corresponde ao parmetro que se quer alterar. Este comea a acender-se de maneira intermitente, bem como a tecla VALID. Ajustar o parmetro ao valor requerido girando o boto de regulagem (que aparece em vdeo inverso). Carregar em VALID. O ventilador toma a regulagem em conta, a visualizao aparece clara. 4. Alterao do modo de ventilao A partir da tela RESUMO (1), aps presso na tecla OUTROS MODOS, aparece a tela SELECIONAR MODO (1) apresentando todos os modos disponveis do HORUS. Pressionar a tecla que corresponde ao modo requerido. Aparece ento a tela de parmetros deste modo. 5. Tomada em conta das aspiraes Princpio A aspirao endotraqueal de um paciente um procedimento adotado em reanimao. Faz-se graas a um sistema exterior completo (regulador de vcuo, tubulao e recipiente de excrees) e requer normalmente a desconexo do ventilador. Pode provocar alguns efeitos indesejveis para o paciente ventilado (dessaturao, etc.). Tomar em conta as aspiraes do HORUS permite ao usurio no desligar o paciente e aspirar atravs da pea em Y. Este modo ASPIRAO dura dois minutos que o usurio pode aumentar ou diminuir. Estes dois minutos so separados por duas fases: a primeira dura 1 minuto e 50 seg. e a segunda dura 10 segundos. Durante a primeira fase, um BIPE longo emitido (cada 4 seg.), e durante a segunda fase, um BIPE curto emitido (freqncia 0,2s.). Se o usurio carrega novamente na tecla ASPIRAO durante o primeiro perodo (BIPE comprido), o ciclo de aspirao pra e o modo ativo continua. Se o mesmo carrega na tecla ASPIRAO durante o segundo perodo (BIPE curto), inicia-se novamente um novo ciclo de aspirao de dois minutos. Alarmes Durante a aspirao, os alarmes sonoros so automaticamente inibidos, mas as mensagens de alarmes continuam a aparecer (exceto o alarme VCmax completamente inibido). Ao Durante a aspirao, a ventilao alterada da seguinte maneira:

Air Liquide Brasil Ltda HORUS Instrues de Uso - Conservao da FIO2 regulada. - Supresso do nvel de PEEP. - Supresso do trigger (gatilho) inspiratrio. - Fase inspiratria, segundo modo regulado. - Fase expiratria regulada em presso (vlvula a pedido). O aparelho cria um fluxo para conservar o circuito de paciente presso atmosfrica. 6. Nebulizao A partir da tela SUMRIO (1), pressionar a tecla NEBULIZAO. Os parmetros a serem regulados na tela de nebulizao so: - a durao da sesso de nebulizao (em minutos), - a periodicidade de cada sesso (em horas), - o fluxo de mistura gasosa que passa pelo nebulizador (em l/min). Para regular cada parmetro, selecion-lo pressionando a tecla correspondente, ajust-lo com ajuda do boto de regulagem (6), e de seguida valid-lo. Para iniciar uma sesso, pressionar a tecla ATIVAR. Esta visualizada de forma intermitente; depois, validar. A sesso est lanada e visualiza-se o modo DESATIVAR. Para interromp-la, ou inibi-la, pressionar a tecla DESATIVAR e validar. A sesso pra e o modo ATIVAR visualizado. A presso de alimentao do nebulizador de 1,5 bars e o fluxo que passa pelo nebulizador fornecido pela Air Liquide de 8,5 L/min. Durante os ciclos volumtricos, o volume total mantido constante diminuindo o fluxo de insuflao. O valor visualizado de VT inspirado tem em conta esse fluxo (FLUXO NEBU) regulado na tela de nebulizao. No modo regulado em presso, o fluxo do nebulizador poderia ultrapassar os limites da presso. O limite de desencadeamento expiratrio (SD. EXP.) deveria ser aumentado para ter em conta esse fluxo (se necessrio). Nota : Colocar um filtro (idntico ao j colocado na sada "insuflao" do aparelho) entre o tubo espiralado do ramo expiratrio e a vlvula expiratria (o sifo pode ser retirado e substitudo pela tampa prevista para o efeito). Os depsitos lquidos no sensor da vlvula expiratria fragilizam o elemento aquecido. A seqncia de nebulizao sincronizada com a fase inspiratria do HORUS. Se o fluxo pretendido pelo usurio for inferior quele regulado na tela de nebulizao, s o ramo nebulizador do circuito paciente dar origem ventilao. Neste caso, uma mensagem de informao "DEBITO NEBULIZADOR > DEBITO AJUSTADO" aparece na tela antes da validao do nebulizador e durante todo o perodo da sua ao. As regulagens de VC inspirado e os alarmes permanecem funcionais. A nebulizao inibida durante uma fase de ventilao de segurana. A nebulizao unicamente acessvel na categoria ADULTO. Antes de validar a funo nebulizador, importante verificar corretamente as suas conexes e vedao. 7. Visualizao e/ou alterao dos parmetros de ventilao de backup (durante a ventilao) Durante a ventilao, a partir da tela RESUMO (1), pressionar a tecla "Ventilao de segurana". Aparece ento a tela dos parmetros de ventilao de segurana. Um alarme visual e sonoro, tanto como uma mensagem VENTILAO DE SEGURANA permite avisar o pessoal de viglia. A partir desta tela, pode-se regular uma freqncia e um VC diferentes da ventilao em curso para a ventilao de segurana.

Air Liquide Brasil Ltda HORUS Instrues de Uso Nesta tela, s a freqncia e o VC so alterveis porque a ventilao de segurana utiliza o modo CMV-ACMV, mantm os ajustes do PEEP e do limite de desencadeamento inspiratrio, um Ti/Ttot igual a 33%, uma curva de fluxo quadrtico . Se o HORUS estiver no modo StandBy, pode-se, a partir desta tela, escolher uma outra categoria de ventilao. 8. Seleo de um ciclo especfico Pausa inspiratria A partir da tela RESUMO (1), pressionar a tecla "ciclos especficos". De seguida, pressionar a tecla "PAUSA INSP.". Depois de concluda a fase inspiratria e pressionado a tecla, o HORUS marca uma pausa inspiratria enquanto a tecla for pressionada (pausa limitada a 5s para alm do tempo inspiratrio). No momento em que se solta a tecla "pausa inspiratria, o HORUS calcula a Pplateau (valor visualizado na tela de vigilncia do paciente com tela "Medidas" e memorizado nas tendncias). Expirao prolongada A partir da tela RESUMO (1), pressionar a tecla "Ciclos especficos". Em seguida pressionar a tecla "Expirao prolongada". O HORUS prolonga ento a fase expiratria do ciclo em curso durante a ao de presso na tecla (2 minutos mximo) e, por conseguinte atrasa a inspirao do ciclo seguinte. De 4 em 4 segundos emitido um sinal sonoro durante a fase de expirao prolongada. Pausa expiratria A partir da tela RESUMO (1), pressionar a tecla "Ciclos especficos". Em seguida pressionar a tecla "Pausa expiratria. Logo que acaba a fase expiratria que segue a ao de presso da tecla, o HORUS marca uma pausa inspiratria durante todo o perodo de presso da tecla (pausa limitada a 12s.). Logo que se solta a tecla "Pausa expiratria", o HORUS calcula o auto PEEP do paciente (valor visualizado na tela de vigilncia do paciente com tela "Medidas" e memorizado nas tendncias). Clculo da complacncia esttica /resistncia esttica do paciente (unicamente em modo CMV-ACMV) A partir da tela RESUMO (1), pressionar a tecla "Ciclos especficos". A seguir pressionar a tecla "C.estat/R.estat". No ciclo seguinte, o HORUS marca uma pausa teleexpiratria de 2 segundos, gera depois uma curva de fluxo quadrtico, marca uma pausa teleinspiratria de 5 segundos e calcula a resistncia e a complacncia esttica segundo as frmulas seguintes: Resistncia: R = (DP1 / DD) Complacncia: C = (DV / DP2) com respectivamente: DP1 : Ppico - Pplateau DD : Fluxo medido durante esta insuflao DP2 : Pplateau - AutoPEEP DV : Volume de gs insuflado ao paciente. Nota: Os valores de complacncia, de resistncia esttica do paciente, de presso do prato e do autoPEEP aparecem visualizadas na tela de vigilncia do paciente com tela "Medidas" e memorizados nas tendncias. Seguidamente, o HORUS efetua automaticamente e, a cada insuflao, uma compensao em complacncia do circuito paciente. O HORUS tambm efetua automaticamente esta medida a cada 4 minutos em CMV-ACMV com autorizao do usurio (MEDIDA RC st.: SIM). Estes valores aparecem na tela de "Medidas" e so memorizados nas tendncias. 9. Os testes interativos A partir da tela RESUMO (2), quando a ventilao est em modo Stand-By, o HORUS permite lanar os testes interativos.

Air Liquide Brasil Ltda HORUS Instrues de Uso Pressionar a tecla TESTES e a tela REALIZAR TESTES aparecer. 10. Visualizao do contador horrio Quando o HORUS est em modo Stand-By, a partir da tela RESUMO (2), pressionar a tecla PROXIMO. A tela RESUMO (3) aparecer. Nesta tela, o contador horrio aparece no centro. 11. Lanamento manual da ventilao de backup Se a ventilao est em curso, pressionar a tecla "EMERGNCIA". A tela de ventilao de segurana aparece. Se os parmetros visualizados convm, validar duas vezes (tecla VALID). Caso contrrio, ajustar cada parmetro e validar. Quando os dois parmetros esto validados, a ventilao de segurana est ativa. Se o HORUS est fora de tenso, pressionar o boto O/I situado na face traseira do aparelho. Em seguida, colocar o seletor (7) na posio "On". O HORUS inicia ento o arranque da ventilao de segurana. 12. Tela de colocao em modo Stand-By Esta tela comunica ao usurio que se acaba de colocar a mquina no modo Stand-By. Um alarme sonoro e uma mensagem de alarme aparece na tela. O HORUS pede, desta maneira a confirmao da entrada em Stand-By do ventilador. Logo que a tecla de validao pressionada ou o interruptor On/Stand-By novamente posto sobre "On", o alarme sonoro cessa e a mensagem desaparece da tela. Nota: Enquanto o aparelho estiver em modo Stand-By, a mensagem HORUS EM STANDBY permanece visualizada no modo vdeo inverso de maneira intermitente. 13. Descrio dos modos de ventilao 13.1. Ventilao auxiliada controlada (CMVACMV): Princpio No caso de uma ventilao controlada, as caractersticas do ciclo respiratrio so inteiramente determinadas pelo ventilador sem interveno possvel do paciente. O controle da ventilao faz-se com a conservao de um determinado limite da presso nas vias areas durante a fase inspiratria. Para uma ventilao auxiliada controlada, o paciente quem provoca os ciclos respiratrios, mas s a freqncia determinada pelas suas inspiraes sabendo que a ventilao assegura uma freqncia mnima. O tempo inspiratrio permanece constante. Parmetros para regular Alm da FiO2, os parmetros a regular reagrupam-se em 2 telas de regulagens. Com: . VC volume corrente traduzido em ml. . f : freqncia respiratria (mnima) em cpm. . PEEP : Presso positiva de fim de expirao em cmH2O. . Limite de desencadeamento inspiratrio em V.N.I. (0,1 a 5 cmH2O ou 0,1 a 5 l/min com e sem PEEP respectivamente). . Ti/Ttot : Relao do tempo inspiratrio sobre o tempo total de ciclo em %. Fluxo : forma de fluxo insuflado ao paciente: quadratica, decrescente ou senoidal. O fluxo mximo fornecido pela mquina aparece visualizado nesta tela. . Intervalo de tempo em % de Ti. Nota: Se Ti/Ttot > 50 % (relao invertida), uma mensagem clara (com um BIPE a cada ciclo) aparece na ltima linha para informar desta regulagem. Se V (produto de VT por f) for inferior ao limite de ventilao de segurana para cada categoria (2L/min., 1 L/min. e 0,5 L/min.), a mensagem "Ventilao minuto demasiado fraca" aparece. A funo "SUSPIRO" s est disponvel com os modos CMV-ACMV e PCMV-APCMV. A freqncia suspiro regulvel na segunda tela de cada modo (N suspiros cada D ciclos). Da

Air Liquide Brasil Ltda HORUS Instrues de Uso mesma maneira, para regular a amplitude do suspiro, o parmetro VCsuspiro est na segunda tela de cada modo, em ml para o modo CMV-ACMV (ex. : VCsuspiro = 1,5VC). Se o paciente solicita inspirao (no caso de regulagens mal adaptadas ao paciente), o HORUS d uma ajuda inspiratria (4 cmH2O para a categoria ADULTO, e 1 cmH2O para a categoria PEDIATRICO e NEONATO) com uma mensagem de alarme INSPIRAO > SOLICITAO - AUMENTAR FLUXO. Alarmes para regular Pmax.: Disparo do alarme aps 3 ultrapassagens sucessivas e um BIPE aps cada ultrapassagem. Vexp min e Vexp max. fmax, fmin. O2min, O2max. VC Insp.min. Parmetros medidos Ve (l/min.): Valor obtido a partir de um fluxo instantneo, medido pelo sensor expiratrio e mdia feita sobre 4 ciclos. VC (ml): atualizado a cada ciclo. f (cpm): Medida do tempo separando dois incios de insuflao - mquina e mdia - feita sobre 4 ciclos (aproximao: um decimal). Ppico, PEEP e Pmdio. Ti/Ttot. FiO2 (%). Cestat, Restat, AutoPEEP e Pplateau: automaticamente cada 4 minutos em CMV-ACMV com autorizao do usurio (MEDIDA Rcestat: SIM) (se uma chamada paciente for detectada durante a pausa tele-inspiratria permitindo a medida, a medida abandonada e a medida anterior conservada na memria). A medida manual fica possvel em CMV-ACMV. Indicaes teraputicas O modo CMV (limite de deteco inspiratrio regulado a 5 para um paciente sedado) est indicado em todas as ventilaes supletivas e na maioria das indicaes usuais de prteses ventilatrias. Mas a adaptabilidade limitada deste modo fonte de incomodo: tosse ou oposio. O modo CMV-ACMV indicado quando as necessidades ventilatrias so variveis e quando a CMV (com ou sem PEEP) no permite uma boa adaptao ao respirador. Todavia, podem existir riscos de hiperventilao por exagero do pedido do paciente ou hipoventilao se o esforo pedido para desencadear demasiadamente forte ou impossvel. Estes so principalmente vigiados pela parte monitor do HORUS graas aos alarmes fmax, Vexp max e Vexp min. 13.2. Ventilao auxiliada controlada em presso (PCMV-APCMV): Princpio No caso de uma ventilao controlada em presso, as caractersticas do ciclo de ventilao so inteiramente determinadas pelo ventilador. O controle da ventilao faz-se com a conservao de um determinado limite da presso nas vias areas durante a fase inspiratria. Para uma ventilao auxiliada controlada em presso, o paciente quem desencadeia os ciclos respiratrios controlados em presso cuja freqncia determinada por ele. O ventilador assegura uma freqncia mnima e o tempo inspiratrio permanece constante. Parmetros para regular Alm da FiO2, os parmetros a regular reagrupam-se em 2 telas de regulagens. Com: . P. Insp. : presso de insuflao em cmH2O. . f : freqncia respiratria (mnima em caso de PCMVAPCMV) em cpm. . PEEP : Presso positiva de fim de expirao em cmH2O.

Air Liquide Brasil Ltda HORUS Instrues de Uso . Limite de desencadeamento inspiratrio (0,5 a 5 cmH2O ou 0,5 a 5 l/min. com e sem PEEP respectivamente). . Limite de desencadeamento inspiratrio em V.N.I (0,1 a 5 cmH2O ou 0,1 a 5 l/min. com e sem PEEP respectivamente). . Ti/Ttot : Relao do tempo inspiratrio sobre o tempo total de ciclo em %. . Slope: inclinao da presso inspiratria em cmH2O /s. Nota: Uma regulagem de uma relao I/E invertida (Ti/Ttot > 50%) provoca a visualizao de uma mensagem com um breve sinal sonoro. Para evitar qualquer desencadeamento inoportuno de alarmes (Pmax, etc.), aconselhamos a colocar o aparelho no modo Stand-By antes de desligar o paciente (para o lavar, etc.). A funo SUSPIRO s est disponvel nos modos CMVACMV e PCMV-APCMV. Ajusta-se a freqncia na segunda tela junto de cada modo (N suspiro em cada D ciclos). Da mesma maneira, para ajustar a amplitude do suspiro, o parmetro Plsuspiro ajusta-se na segunda tela, em cmH2O para o modo PCMV-APCMV (ex.: P suspiro = 1,4 P. Insp.). Parmetros medidos Semelhante ao CMV-ACMV, exceto Cestat/Resta, Pplateau e AutoPEEP. Alarmes para regular Semelhante ao CMV-ACMV, e com VC max. Indicaes teraputicas Sendo a presso controlada em certas condies, existe menos risco de pico de presso. Este modo principalmente indicado nos casos de riscos de barotraumatismo e, em geral, de qualquer pneumopatia de inalao. Encontramos para o PCMV-APCMV, os mesmos inconvenientes que para o CMV-ACMV: pouca adaptabilidade s necessidades e fonte de incomodo. A tosse ou a oposio podem principiar uma hipoventilao vigiada principalmente pelos alarmes VCinsp.min. e Vexp. min. O modo PCMV-APCMV indicado no princpio da desabituao para uma maior adaptabilidade ao ventilador. Os riscos de hipoventilao por inadaptao ao esforo pedido ou obstruo das vias areas superiores so particularmente vigiadas pelos alarmes fmax, VCinsp.min e Vexp min. Os riscos de uma hiperinsuflao so vigiados pelo alarme Vexp max, e alm disso, VCmax permite um controle eficaz do volume insuflado gerado pelo aparelho. 13.3. Ventilao auxiliada controlada intermitente (SIMV) Princpio: uma ventilao que associa uma ventilao auxiliada controlada obrigatria e uma ventilao espontnea do paciente entre os ciclos auxiliados controlados. Parmetros para regular VC (o volume corrente) e TI (o tempo inspiratrio) determinam as caractersticas dos ciclos auxiliados controlados intermitentes. Alm disso, . fSIMV determina a freqncia dos ciclos impostos. . AI, a inclinao do auxiliar inspiratrio, o limite expiratrio e o Tempo inspiratrio mximo (Timax) determinam o auxlio inspiratrio dos ciclos espontneos. . A PEEP, a FiO2, o limite de desencadeamento so comuns aos dois tipos de ciclos. Parmetros medidos e Alarmes para regular Semelhante ao CMV-ACMV (com mais o VCmax ), exceto para os parmetros Cestat/Restat, Pplateau e AutoPEEP que no so medidos. Funcionamento O tempo composto por ciclos SIMV, tendo cada ciclo uma durao de 1/fSIMV. Cada incio de ciclo SIMV constitui uma fase de desencadeamento pelo paciente de um ciclo mquina (CMV-ACMV). O resto do ciclo SIMV uma fase de ventilao espontnea (VS) com ajuda.

Air Liquide Brasil Ltda HORUS Instrues de Uso Um ciclo mquina desencadeado nas condies seguintes: Se o paciente efetua uma chamada superior ao limite de desencadeamento. Se o final do ciclo anterior, determinado por fSIMV intervm sem chamada efetiva do paciente. NOTA: A fase espontnea inicia-se aps o fim da insuflao de um ciclo mquina. Durante esta fase espontnea, um ciclo espontneo desencadeado se o paciente faz uma chamada. Durante o ciclo espontneo, o tempo expiratrio TE ser pelo menos igual ao tempo inspiratrio TI (salvo se o paciente reiniciar um ciclo durante a fase expiratria). A insuflao de um ciclo espontneo acaba-se quando: - o fluxo inferior ao limite expiratrio estabelecido, ou o perodo de insuflao atinge o Timax mquina (3s para adulto, 2s para peditrico, e 1s para neonato), ou supresso de 0,5 cmH2O no circuito de paciente com relao presso de insuflao. Indicaes teraputicas Desabituao da ventilao mecnica. A SIMV indicada nos casos de insuficincias respiratrias crnicas. Este modo conserva uma boa adaptabilidade graas ajuda inspiratria disponvel nas fases espontneas. Permite repartir o trabalho entre a mquina e o paciente. Em caso de freqncias excessivamente baixas, a segurana pode no ser satisfatria. O que explica a importncia de regular alarmes mais adaptados ao paciente e principalmente Vexp min. 13.4. Ventilao espontnea com ajuda inspiratria e PEEP (PS-PEEP): Princpio Uma presso de suporte (PS) mantida acima do nvel do PEEP no circuito de paciente a cada esforo inspiratrio do paciente. 400 ms aps ter atingido a presso ajustada (categorias ADULTO e PEDIATRICO) ou 150 ms (categoria NEONATO), a transferncia em fase expiratria pode ser desencadeada caso o fluxo se torne inferior ao limite expiratrio estabelecido, por um esforo expiratrio do paciente (presso inspiratria que aumente em 0,5 cmH2O), ou por alcance da durao mxima de insuflao regulada (Timax). Em caso de ausncia de esforo inspiratrio, a mquina garante a freqncia mnima regulada. A expirao passiva com ou sem PEEP. Parmetros para regular Alm da FiO2, os parmetros para regular reagrupam-se em duas telas de regulagens. Com: . PS: Ajuda inspiratria em cmH2O. . PEEP : Presso positiva de fim de expirao em cmH2O. . Limite de desencadeamento inspiratrio (0,5 a 5 cmH2O ou 0,5 a 5 l/min.). - f : freqncia respiratria mnima em cpm. . Timax: o tempo inspiratrio mximo em s. . SLOPE: inclinao da subida em presso em cmH2O/s. . EXP. TRIG: o limite de desencadeamento expiratrio em l/min. Parmetros medidos V (l/min.), VC (ml), f (cpm), FiO2 (%), PEEP, Ppico, Ti/Ttot. NOTA: As caractersticas do desencadeamento inspiratrio so as mesmas que com o modo CMV-ACMV. Alarmes para regular Semelhante ao CMV-ACMV: Pmax, Pmin, Vexp min, Vexp max., fmax, O2min, O2max, VCInsp.min, e VC insp.max. Indicaes teraputicas

Air Liquide Brasil Ltda HORUS Instrues de Uso O modo PS com ajuda (PS-PEEP) um modo de ventilao parcial. A ajuda um auxilio mecnico dos msculos ventilatrios. Este modo indicado no caso de reeducao ventilatria ps-operatria ou de insuficincia respiratria crnica e em cinesiterapia. O modo VS com PEEP indicado no caso de hipoxemia. Permite um recrutamento alveolar mximo, na ausncia de fatiga ventilatria ou hipercapneia. A combinao da ajuda e da PEEP permite numerosas indicaes de desabituaes. Para resumir, este modo indicado em qualquer circunstncia sempre que se pensa poder evitar a ventilao controlada. Uma resistncia nas vias areas superiores ou no circuito paciente pode tornar ineficaz a ventilao. A vigilncia faz-se principalmente com os alarmes fmax, e sobre tudo Vexp min e Vexp max. Os alarmes VCmin e VCmax permitem um controle do volume real insuflado quando Vmin e Vmax permitem um controle a posterior da ventilao minuto expirada. Se a ventilao minuto expirada Ve se tornar inferior a 2 l/min. para um adulto (1 l/min. para peditrico e 0,5 l/min. para neonato) durante 20 segundos, ou se detectar apneia (ausncia de inspirao durante mais de 15 s) a ventilao de segurana desencadeia-se. 13.5. Ventilao espontnea com ajuda inspiratria varivel (MRV): Princpio A freqncia respiratria do paciente conservada constante por ajuste automtico do nvel de ajuda inspiratria. Os critrios de desencadeamento expiratrios so os mesmos que no modo PS-PEEP. Parmetros para regular Como para PS-PEEP com o objetivo em freqncia respiratria. A regulagem PS determina o nvel de ajuda aplicada no incio ou quando o seu valor alterado de pelo menos 1 cmH2O. A PEEP, a FiO2 e a ajuda inspiratria mxima (PSmax). Alarmes para regular Como para PS-PEEP com uma regulagem adicional (PSmax). Parmetros medidos Como para CMV-ACMV exceto Cestat/Restat, Pplateau e AutoPEEP Funcionamento O valor da freqncia objetivo ajustada representa o valor de referncia para a escravizao. A este valor da freqncia objetivo estabelece-se uma margem fixa de 3 cpm. A cada ciclo, a mquina compara o objetivo freqncia e a freqncia mdia dos 4 ltimos ciclos. Se esta freqncia sai da margem para valores superiores, o nvel de ajuda aumentado em 1 cm de H2O. Se esta freqncia sair da margem para valores inferiores, o nvel de ajuda reduzido em 1 cm de H2O. Se esta freqncia fica dentro da margem, o nvel de ajuda no muda. NOTA: As alteraes de ajuda s se fazem aps 4 ciclos consecutivos fora da margem de freqncias ( 3 cpm). O nvel de ajuda no pode ultrapassar o ajuste PSmax. Quando PSmax atingido, um alarme desencadeia-se. Aconselha-se regular a freqncia objetivo em entre 20 e 25 cpm. Indicaes teraputicas A indicao principal para mesmame do paciente. A ventilao parcial efetuada com ajuda inspiratria encarrega-se do trabalho que o paciente no pode assegurar sem risco de fatiga.

Air Liquide Brasil Ltda HORUS Instrues de Uso Mas o pedido do paciente varia segundo numerosos parmetros. Podemos mencionar estados infecciosos, uma degradao ou pelo contrrio, uma melhora das constantes mecnicas toracopulmonares, etc. As contra-indicaes so as arritmias, sedao ou perturbaes do centro respiratrio. A vigilncia faz-se principalmente com os alarmes fmax, Vexp min, Vexp max; tambm deve-se tomar em conta a regulagem de PSmax. 13.6. Ventilao espontnea com presso positiva varivel (APRV): Princpio Modo idntico ao modo PS-PEEP, com a possibilidade de poder tambm variar o nvel de PEEP entre 2 valores regulveis segundo a periodicidade regulada pelo usurio. Parmetros para regular Como para VS e com: PEEP baixa Nmero de ciclos com PEEP inf. Nmero total de ciclos. Alarmes para regular Como para PS-PEEP. Parmetros medidos Como para PS-PEEP. Indicaes teraputicas O objetivo deste modo criar uma ventilao alveolar suplementar com relao a um modo PSPEEP por abandono peridico da PEEP e tambm limitar os riscos de barotraumatismo (diminuio do pico de presso inspiratrio). Quanto mais freqentes so os abandonos de PEEP, maior a importncia do auxlio ventilatrio. A presso de suporte (PS) deve ser suficiente para vencer as resistncias da intubao (uns cmH2O). A APRV est indicada nos casos seguintes: deficincia muscular de tipo ps-operatrio ou quadraplegia ou do sistema torcico ou outro. depresso respiratria de origem central aps administrao de substncias base de morfina ou benzodiazepinas, se a atividade inspiratria espontnea se mantiver com um nvel suficiente de forma a permitir um desencadeamento. respirao paradoxal. todas as indicaes da PS-PEEP (hipoxia). As contra-indicaes deste modo so as da PEEP, os casos das broncopneumopatias crnicas, asma ou pneumopatia unilateral. Se a ventilao minuto expirada V e se tornar inferior a 2 l/min para um adulto (1 l/min para peditrico e 0,5 l/min para neonato). Ou se h deteco de apneia (falta de expirao durante mais de 15s), desencadeia-se a ventilao de segurana durante 5 ciclos. Nota: Como todos os modos de ventilao espontnea com auxlio parcial, a vigilncia dos alarmes fmax., Vexp min e Vexp max muito importante. 13.7. Ventilao espontnea com ajuda inspiratria e VC garantido (VAPSV): Princpio Uma presso positiva constante (PS) conservada por cima do nvel da PEEP no circuito de paciente para cada esforo inspiratrio do paciente. 400ms depois de ter alcanado a presso ajustada , e depois de ter insuflado pelo menos VCmin, a transferncia em fase expiratria pode-se desencadear quer se o fluxo se tornar inferior ao limite expiratrio estabelecido, quer por esforo expiratrio do paciente (presso inspiratria aumentando de 0,5 cmH2O), quer por alcance da durao mxima de insuflao regulada (determinada pela regulagem Timax). Em caso de ausncia de esforo inspiratrio, a mquina assegura a freqncia mnima regulada.

Air Liquide Brasil Ltda HORUS Instrues de Uso A expirao passiva (para o paciente) com ou sem PEEP. Durante todo o ciclo inspiratrio, o HORUS mede a todo instante o volume corrente (VC) insuflado com o volume calculado gerado por um fluxo contnuo durante o final do ciclo inspiratrio (determinado pela regulagem de Timax). A partir do momento em que a soma (volume medido + volume calculado) igual ao VC mnimo regulado pelo usurio, o HORUS gera um fluxo para o tempo restante definido pela regulagem Timax. Por conseguinte, garante-se um VC mnimo ao paciente. De resto, cada ciclo espontneo pode ser em parte controlado (quando o HORUS deve garantir um VC mnimo). Nota: Se no se pode atingir o VCmin, o HORUS gera uma mensagem VCinsp < Consignao com um BIPE sonoro (fluxo inferior ao necessrio para assegurar o VCmin, como por exemplo, uma Presso de Suporte fraca com relao ao VCmin elevado). Regular o VCmin no como um objetivo, mas como uma segurana (ex.: metade do VC normalmente inspirado). Parmetros para regular Presso de Suporte (PS) em cmH2O, a PEEP (em cmH2O), o limite de desencadeamento inspiratrio e o seu valor, a freqncia mnima (fmin), o Timax, a inclinao (SLOPE) de subida de presso, o VC mnimo e o limite de desencadeamento expiratrio. Nota: Para evitar qualquer desencadeamento inoportuno de alarmes (Pmax, etc.), aconselhamos a colocar o aparelho no modo Stand-By antes de desligar do paciente (para o lavar, etc.). Parmetros medidos Idem ao modo PS-PEEP. Alarmes para regular Idem ao modo PS-PEEP. Indicaes teraputicas As indicaes teraputicas so idnticas s do modo P.S.PEEP. 14. A ventilao No Invasiva (V.N.I.) Em meio hospitalar, a V.N.I. tem por objetivo evitar a intubao assegurando ao paciente uma ventilao por intermdio de uma mscara (nasal ou facial). Trata-se de uma tcnica no invasiva que cuida das insuficincias respiratrias agudas de causas mltiplas (I.R.A.). A sua utilizao permite reduzir consideravelmente o nmero de intubaes ao solucionar alguns tipos de I.R.A. (descompensao aguda de insuficincias respiratrias crnicas, insuficincias cardacas, pneumopatia infecciosas, etc.). Alm disso, a V.N.I. pode revelar-se til imediatamente aps uma fibroscopia brnquica para lavagem broncoalveolar mal tolerada. Os modos de ventilao apresentados pelo HORUS configurados em VNI, so: PS-PEEP-VNI, CMV-ACMV-VNI, PCMV-APCMV-VNI e SIMV-VNI. Estes modos encontram-se descritos anteriormente. A VNI muitas vezes utilizada com ventiladores de reanimao tradicionais. H limites para esta tcnica. A eficcia da VNI poder ser limitada por fugas por vezes inevitveis e por sistemas de desencadeamento inadaptados. O HORUS possui uma configurao que oferece regulagens e um funcionamento especficos VNI, permitindo melhorar a sua eficcia. Assim, cada vez que seleciona um modo em Ventilao No Invasiva, o HORUS prope regulagens adaptadas ventilao em curso: Seleo da VNI em modo CMV-ACMV ou em modo PCMV-APCMV: - Se a presso de insuflao (PI) no modo anterior esteve regulada a mais de 40 cmH2O, o HORUS apresenta como padro a regulagem de PI mximo (limitada a 40 cmH2O). - Se a PEEP no modo anterior esteve regulada a mais de 15 cmH2O, o HORUS ventila com o PEEP mximo (limitada a 15 cmH2O).

Air Liquide Brasil Ltda HORUS Instrues de Uso Seleo da VNI em modo PS-AI ou em modo SIMV: - Se a ajuda inspiratria (AI) no modo anterior esteve regulada a mais de 25 cmH2O, o HORUS ventila com de PS mximo (limitada a 25 cmH2O). - Se a PEEP no modo anterior esteve regulada a mais de 15 cmH2O, o HORUS ventila com o PEEP mximo (limitada a 15 cmH2O). - O HORUS apresenta uma regulagem de Fmini a 15 c/min., Timaxi a 1,5 seg. E um Limite de Fluxo Expiratrio a 10 L/min. na categoria ADULTO. - O HORUS prope uma regulagem de Fmini a 20 c/min., Timaxi a 1 seg. e um Limite de Fluxo Expiratrio a 10 L/min. na categoria CRIANA. - O HORUS prope uma regulagem de Fmini a 40 c/min., Timaxi a 0,5 L/min. na categoria RECM NASCIDO. Alm disso, quando se d a transio para o modo VNI, a tela de configurao dos alarmes visualizado na tela de vigilncia do paciente. Um limite de alarme VCmaxi proposto a 3000 ml (todas as categorias de ventilao), um limite VCmini proposto a 150 ml (ADULTO), 20 ml (CRIANA) e 10 ml (RECM-NASCIDO). Por fim, proposto um limite de Vemini a 2 L/min. (ADULTO), 1,5 L/min. (CRIANA) e 0,5 L/min. (RECM-NASCIDO). Observaes: O valor mximo regulvel do limite VTmaxi passa para 5000 ml em V.N.I. (em vez de 3000 em V.I.) devido s possveis fugas a nvel da mscara. Um indicador (Vi-Ve/ Vi), em %, indicado na tela de tendncias permite visualizar a evoluo do desvio do tempo. Pode ser visualizado permanentemente na pgina das MEDIDAS desde que o HORUS funcione em V.N.I. O usurio dever ter um cuidado especial em relao monitorizao dos volumes em V.N.I. Com efeito, na seqncia de fugas (por vezes inevitveis) inerentes mscara, os volumes expirados medidos podero ser sensivelmente diferentes dos regulados. 4. As advertncias e/ou precaues a serem adotadas com o uso do produto. Armazenamento e Transporte Armazenar e transportar em locais secos protegidos da umidade e a temperaturas extremas de armazenamento Temperatura de armazenamento: de -40 a + 70 0 C. Umidade relativa (utilizao): de 30 % a 75 %. Umidade relativa (armazenamento): de 10 % a 100 %. Presso atmosfrica (utilizao): de 700 a 1060 mbar (hPa). Presso atmosfrica (armazenamento): de 500 a 1060 mbar (hPa). Instrues gerais de segurana Devem-se respeitar certas precaues para garantir um mximo de segurana: Utilizao de oxignio. Nenhuma fonte incandescente nas imediaes. Nenhum corpo gorduroso. Precaues em caso de fuga de Oxignio: - No fume. - Evite chamas e fontes de chispas. - Fechamento a chave da fonte de oxignio. - Ventile a fundo a sala enquanto dure a fuga e como mnimo 20 minutos depois. - Troque sua prpria roupa.

Air Liquide Brasil Ltda HORUS Instrues de Uso Limpeza do Aparelho No utilize ps abrasivos, lcool, acetona nem outros solventes. Utilizao e Manuteno de Aparelho - Em complacncia com a norma NFC74010: O fabricante, os tcnicos encarregados da montagem e a instalao e o importador s aceitam responsabilidades por segurana, confiabilidade e caractersticas tcnicas de um aparelho se: - a montagem, as extenses, os ajustes, as modificaes ou as reparaes foram efetuados por pessoal autorizado por eles, - a instalao eltrica do local correspondente cumpre com as normas CEI, - o aparelho for utilizado de acordo com suas instrues. - os materiais utilizados para a manuteno peridica por um tcnico no cumprem os requisitos do fabricante. - No abrir o aparelho quando estiver acoplado rede. - Este ventilador pulmonar no deve ser utilizado com agentes anestsicos nem com produtos inflamveis. - No utilize circuito paciente sem tubos antiestticos ou condutores de eletricidade. - No utilize solvente (de tipo ter, por exemplo) para lavar o paciente. - o funcionamento deste aparelho pode ser afetado se utilizar em seu meio aparelhos de diatermia, de eletrocirurgia de alta freqncia, desfibriladores, aparelhos de terapia de onda curta ou telefones mveis celulares. Este aparelho cumpre a norma europia EN 60 601-1-2 relativas s interferncias eletromagnticas dos aparelhos mdicos eletrnicos, mas seu funcionamento pode ser afetado por interferncias que superem os nveis estabelecidos por esta norma (interferncias transitrias, de rdio de alto nvel, etc.). Para evitar interferncias eletromagnticas: mantenha o equipamento distante das fontes eletromagnticas (meio aparelhos de diatermia, de eletrocirurgia de alta freqncia, desfibriladores, aparelhos de terapia de onda curta ou telefones mveis celulares). Para evitar interferncias eltricas externas e descargas eletrostticas verificar a Alimentao Eltrica: Comprove que a tenso da tomada da rede eltrica a ser utilizada corresponde s caractersticas eltricas do aparelho (indicadas na chapa do fabricante na parte posterior). Para evitar a acumulao de fontes trmicas de ignio: Assegurar uma livre circulao de ar salvaguardando as entradas de ar situadas na parte de trs do aparelho que devem estar livres de qualquer obstculo O desempenho previsto nos Requisitos Gerais da regulamentao da ANVISA que dispe sobre os Requisitos Essenciais de Segurana e Eficcia de Produtos Mdicos, bem como quaisquer eventuais efeitos secundrios indesejveis; Todos os requisitos essenciais de segurana esto avaliados no RAQCE n 267. Manuteno Manuteno Preventiva REVISO 2500 H Controles Abrir o compartimento para retirar as sujeiras - verificar as conexes - verificar os tubos

Air Liquide Brasil Ltda HORUS Instrues de Uso - verificar as pilhas/baterias Efetue os controles associados (cf. protocolo de controles e ajustes). Durao padro: 1 h 30 REVISO 5000 H Abrir o compartimento para retirar as sujeiras - verificar as conexes - verificar os tubos - verificar as pilhas Manutenes preventivas: Instalao dos seguintes componentes (*cf. protocolo de controles e ajustes)/ *KB013500 KIT 5000H *KY318300 SENSOR ELEMENTO AQUECIDO INSPIRATRIO 1 *KY432900 FILTRO VLVULA INSPIRATRIA 1 *KY432800 FILTRO REFRIGERAO INTERNA X 12 1 *BM052100 Conectores de AR / OXIGNIO 2 *YJ041500 O-Ring 18X2 (PARA SENSOR elemento aquecido expiratrio ) 2 *YJ062000 O-Ring5X2 (PARA Conector de PRESSO da VLVULA EXPIRATRIA) 1 KY460300 MEMBRANA da VLVULA EXPIRATRIA 2 Se necessrio, trocar a vlvula anti-retrocesso da vlvula expiratria (KY427100) Nota: Entre cada duas manutenes de 5000 h, o usurio deve encarregar-se de trocar os seguintes componentes: - filtros de refrigerao interna: troca mensal; - membrana da vlvula expiratria e junta 18x2 para sensor de expirometria expiratria: a juzo do usurio. Controles Realize todas as provas (cf. protocolo de controles e ajustes). Durao padro: 2 h 30. REVISO 20000 H Abrir o compartimento para retirar as sujeiras - verificar as conexes - verificar os tubos - verificar as pilhas Manutenes preventivas Troca dos seguintes componentes (cf. protocolo de controles e ajustes) KB013700 *KIT 20.000horas KY318300 SENSOR elemento aquecido inspiratrio 1 KY097000 valvulas ANTIRRETROCESO das ENTRADAS AR / OXIGNIO 2 KY429500 REDUTOR presso1 KY340500 EQUaLIzADOR 1 KY430900 EV SEGURANA 1 KY432900 FILTRO VLVULA INSPIRATRIA 1 KY430300 FILTRO ENTRADAS AR / OXIGNIO 5 MICRAS (LOTE DE 2) 1 KY432800 FILTRO REFRIGERAO INTERNA X 12 1*BM052100 Conectores PARA AR / OXIGNIO 2 YJ041500 O-Ring 18X2 (PARA SENSOR elemento aquecido EXPIRATRIO) 2

Air Liquide Brasil Ltda HORUS Instrues de Uso YJ062000 O-Ring 5X2 (PARA conector de PRESSO da VLVULA EXPIRATRIA) 1 KY460300 MEMBRANA da VLVULA EXPIRATRIA 2 Controles Realize todos os testes (cf. protocolo de controles e ajustes). Durao padro: 5 h. Manuteno Corretiva O seguinte quadro enumera todas os alarmes tcnicos programadas em HORUS. Quadro: Lista de alarmes tcnicos
MENSAGEM EXPIRAO BLOQUEADA

Critrio de ativao Se a voltagem de comando da vlvula de controle proporcional expiratria for superior ao valor ajustado ou se este valor ajustado for superior a 0,976 V. Contatos se abrem com o ar ambiente e com as chaves de presso do oxignio Deteco de uma presso Pmonitor superior a 90 cmH2O.

Falha ALIMENTAO AR e O2

Critrio de desativao Se a voltagem de comando da vlvula de controle proporcional expiratria for menor do que o valor ajustado e se este valor ajustado, por si s for menor do que a 0,976 V. Contato se abre com o ar ou com a chave de presso do oxignio. Pmonitor inferior ao limite PMX. Mude para o modo PARADA (STOP)

Causas possveis No ativao da etapa de comando da vlvula

Conseqncias na Ventilao Parada de VENTILAO A segurana do Paciente est assegurada

Alimentao ar e oxignio defeituoso, conectores. Problemas pneumticos em sentido Geral Corte no fornecimento de energia das eletrovlvulas afim de garantir a segurana do paciente. Nenhuma

PRESSO EXCESSIVA

FALHA NO PAINEL FRONTAL DO VENTILADOR SOLICITAO COLOCAO EM ESPERA MQUINA

Deteco incorreta de uma indicao no painel frontal do ventilador. A chave de AGUARDE/VENT ILAO (STANDBY/VENTILATIO N) detecta AGUARDE (STAND-BY) durante o processo de ventilao.

Deteco correta de uma indicao no painel frontal do ventilador. Validao pelo usurio ou deteco da VENTILAO (VENTILATION) pela chave AGUARDE/VENT ILAO (STANDBY/VENTILATIO N) durante o processo de ventilao.

Conexes, falha do componente.

Conexes, falha do componente.

Nenhuma

Air Liquide Brasil Ltda HORUS Instrues de Uso


MONITOR, FALHA NO PAINEL FRONTAL

Deteco incorreta da de uma indicao no painel frontal do monitor.

Deteco correta de uma indicao no painel frontal do monitor.

Conexes, falha do componente.

Nenhuma

TENSO 5V ou DEFEITO NA MEDIO DO CIRCUITO SISTEMA DE SEGURANA DO VENTILADOR NO FUNCIONA

Tenso VCC superior a 5,25 V. Ventilador no detectou perda de fornecimento da eletrovlvula durante o teste.

Tenso VCC inferior a 5,25 V. Ventilador detectou perda de fornecimento da eletrovlvula durante o teste.

Alimentao, circuito de medio

Nenhuma

SISTEMA DE SEGURANA DO MONITOR NO FUNCIONA

FALHA NA VLVULA EXPIRATRIA

SENSOR ESPIR INSPIRATRIO F.S.

SENSOR ESPIR EXPIRATRIA F.S.

SISTEMA DE MEDIO DE ESPIROMETRIA INSPIRATORIA F.S.

Circuito de controle de fornecimento das eletrovlvulas do Ventilador apresenta defeito. Monitor no Monitor detectou Circuito de detectou perda de perda de controle de fornecimento da fornecimento da fornecimento das eletro-vlvula eletro-vlvula eletro-vlvulas do durante o teste. durante o teste. Monitor apresenta defeito. Se PEEP > 0, e a Variao de Defeito no presso na Presso na circuito da membrana no for membrana durante vlvula de detectada. a ventilao. controle proporcional expi, defeito na medida da membrana de presso, membrana perfurada. Medida da tenso Medida da tenso Elemento do elemento do elemento aquecido aquecido inferior aquecido superior rompido, circuito a 0,307 V. a 0,307 V. de medida de espirometria ou de controle defeituosos. Medida da tenso Medida da tenso Elemento do elemento do elemento aquecido cortado, aquecido inferior a aquecido superior a circuito de 0,307 V. 0,307 V. comando ou de medio de espirometria defeituosos. Medida da tenso Medida da tenso Curto circuito do do elemento do elemento elemento aquecido superior a aquecido inferior a aquecido, circuito 5 V. 5 V. de comando ou de

Nenhuma

Nenhuma

Ventilao sem PEEP.

Ventilao com sensor perda de presso

No h medio do fluxo expiratrio.

Ventilao com sensor de perda de presso

Air Liquide Brasil Ltda HORUS Instrues de Uso medida de espirometria defeituosos. Curto circuito do elemento aquecido, circuito de comando ou de medida de espirometria defeituosos. Bateria do ventilador defeituosa, circuito de apoio (backup)/salva copia defeituoso, RAM defeituosa. Bateria do ventilador defeituosa, circuito de segurana defeituoso, RAM defeituosa. Bateria do ventilador defeituosa, circuito de segurana defeituoso, RAM defeituosa. Alimentao de oxignio defeituosa; problemas com conexes, chave de presso defeituosa. Primeira conexo da mquina aps fabricao, falha EEPROM aps retirada da bateria back-up do ventilador .

SISTEMA DE MEDIO DE ESPIROMETRIA EXPIRATRIA F.S.

Medida da tenso do elemento aquecido inferior a 5 V.

Medida da tenso do elemento aquecido inferior a 5 V.

No h medio da espirometria expiratria.

PERDA DOS AJUSTES ATUAIS

Incoerncia dos Ajustes atuais dados armazenados gravados em modo na RAM . VCVAC.

Ventilao com os parmetros padro.

PERDA DOS AJUSTES DE VENTILAO DE SEGURANA

Incoerncia dos Gravao dos dados armazenados ajustes em curso em na RAM. modo VCVAC.

Ventilao com os parmetros padro, se a ventilao de segurana for ativada. Limites padro de alarme

PERDA DOS AJUSTES DE ALARME

Incoerncia dos Limites do Alarme dados armazenados copiados. na RAM.

FALHA ALIMENTAO O2

Contato em aberto na chave presso de oxignio.

Contato na chave presso do oxignio, ativado.

Ventilao mudada para AR.

EXECUTAR CALIBRAES DE MANUTENO (V)

Aps perda dos dados da RAM, impossibilidade de recuperar os coeficientes do sensor de presso do ventilador ou compensaes, ou calibrao do sensor de perda de presso, usando seus Back-ups (apoios) do

Quando a manuteno for feita e quando a maquina estiver desligada

Ventilao com coeficientes padro e alterao na preciso das medidas.

Air Liquide Brasil Ltda HORUS Instrues de Uso EPROM . Aps perda dos dados da RAM, impossibilidade de recuperar os coeficientes do sensor de presso do ventilador ou compensaes, usando seus Backups (apoios) do EPROM . Tecla pressionada durante a ventilao

EXECUTAR CALIBRAES MANUTENO (M)

Quando a manuteno for feita e quando a maquina estiver desligada

Primeira conexo da mquina aps fabricao, falha EEPROM aps retirada da bateria back-uo do ventilador .

Ventilao com coeficientes padro e alterao na preciso das medidas.

FALHA DA TECLA INTERNA

Perda dos dados da RAM para os coeficientes dos sensores de presso do ventilador ou compensaes, ou calibraes do sensor de perda de presso , ou do sensor de medio de fluxo inspi , ou para zerar a vlvula JOUCO , ou FALHA dos testes interativos. FALHA DA Contato na chave ALIMENTAO DO de presso de Ar, AR desativado.
EXECUTAR AS TESTES INTERATIVOS COMPLETOS RECEPO DOS DADOS DO VENTILADOR DEFEITUOSA RECEPO DO MONITOR DEFEITUOSA FALHA DE TENSO DE REFERENCIA MONITOR

No h indcios de que a tecla esteja sendo pressionada durante a ventilao Quando os testes interativos foram executados

Conexes ou falha associada eletrnica Pilha do ventilador F.S., corrupo dos dados guardados. em RAM.

Nenhuma

Ventilao com coeficientes padro e alterao na preciso das medidas.

Contato da chave de presso de Ar, ativado. Recepo de dados da placa intermediria, corretos. Recepo de dados placa intermediria, corretos. Medida da tenso de referencia entre 9.694 V e 10.295 V. Quando 12 V estiver entre 11.282 V e 12.722 V.

Recepo de dados da placa intermediria, incorretos Recepo de dados placa intermediria, incorretos Medida da tenso de referencia < 9.694 V ou > 10.295 V. Medida da tenso 12 V < 11.282 V ou > 12.722 V.

Alimentao ar defeituosa, conexes, chave de presso. Problema no ventilador ou no monitor UART

Ventilao com Oxignio.

ALIMENTAO 12V DEFEITUOSA

Ativao do limite do disparo espi no funciona. Problema no Ativao do ventilador ou no limite do monitor UART. disparo espi no funciona. FALHA da tenso Medidas do de referncia ou monitor no sistema de errneas medio do monitor. FALHA da Medidas do alimentao 12 V monitor ou no sistema de errneas.

Air Liquide Brasil Ltda HORUS Instrues de Uso medio da corrente do monitor. FALHA da alimentao 24 V ou no sistema de medio da corrente domonitor. FALHA do ventilador ou da alimentao 24 V ou conexes defeituosas. FALHA no alarme ventilador ou dos componentes eletrnicos associados. FALHA do alarme do monitor ou dos componentes eletrnicos associados. Bateria do ventilador ou corrupo externa dos dados.

ALIMENTAO 24V DEFEITUOSA

Medida da tenso 24 V < 20.405 V ou > 27,604 V.

Quando 24 V estiver entre 20.405 V e 27,604 V.

O Ventilador pode parar se houver falha no fornecimento de energia Nenhuma

FALHA DE REFRIGERAO INTERNA

Velocidade de rotao do ventilador insuficiente. Deteco de corrente do alarme incoerente com o comando.

Velocidade de rotao do ventilador suficiente. Deteco de corrente do alarme coerente com o comando.

FALHA NA DETECO DO ALARME DO VENTILADOR

Nenhuma

FALHA NA DETECO DO ALARME DO MONITOR PERDA DOS AJUSTES PERSONALIZADOS

Deteco de corrente do alarme, incoerente com o comando.

Deteco de corrente do alarme, coerente com o comando.

Nenhuma

Deteco de dados armazenados em RAM,incoerentes.

Ajustes personalizados, salvados.

FALHA DA CHAVE ESPERA/VENTILA O

Chave ou componentes eletrnicos defeituosos. PERDA DA Corrupo da Nenhuma CONFIGURAO RAM ou FALHA HOSPITALAR eeprom. CLULA O2 F.S Clula usada ou Nenhuma Tenso de clula falha eletrnica FiO2 fora dos limites. associada. TROCAR AS Tenso de bateria Tenso da bateria Bateria do Nenhuma BATERIAS fora dos limites. dentro dos limites. ventilador descarregada ou falha eletrnica associada. O seguinte quadro contm as mensagens que aparecem, sobretudo durante as provas interativas. Quadro: Alarmes tcnicos da prova interativa MENSSAGEM ERRO NO CAUSA Desenvolvimento das seqncias da CONSEQUENCIA Reiniciar testes

Deteco da posio da chave Espera/Ventilao , incoerente. Deteco de dados, incoerentes.

Deteco da posio da Chave Espera/Ventilao, coerente. configurao hospitalar, salva (copiada). Tenso de clula FiO2 no limite.

Parmetros padro se no estiver em ventilao de segurana. Nenhuma

Air Liquide Brasil Ltda HORUS Instrues de Uso SEQUENCIAMIENTO DOS TESTES DEFEITO NO CIRCUITO DE MEDIDA ESPIROTRIA INSPI. prova incorreto do ponto de vista lgico. Ganho da etapa de comando do circuito de espirometria do ventilador fora de limites. Defeito no sensor ou componentes eletrnicos defeituosos. Ganho da etapa de comando do circuito de espirometria; monitor fora de limites. Sensor ou componentes eletrnicos defeituosos. Impossibilidade de ajustar a ganho da etapa de espirometria inspiratria no prazo estipulado de um minuto. Sensorr ou componentes eletrnicos defeituosos. Zero Sensor fora de limites ou presso aplicada no sensor em manuteno fora de intervalo ou ganho calculado da etapa fora de limites. Problema no sensor ou componentes eletrnicos associados. Zero sensor fora de limites ou Presso aplicada no sensor em manuteno fora de intervalo ou ganho calculado da etapa fora de limites. Problema no sensor ou componentes eletrnicos associados. Zero sensor fora de limites ou Presso aplicada ao sensor em manuteno fora de intervalo ou ganho calculado da etapa fora de limites. Problema no sensor ou componentes eletrnicos associados. Zero sensor fora de limites.Problema no sensor ou componentes eletrnicos associados. Zero sensor fora de limites. Problema no sensor ou componentes eletrnicos associados. Zero sensor fora de limites. Problema no sensor ou componentes eletrnicos associados. Presso aplicada no sensor em presso aplicada ao sensor durante a manuteno fora de intervalo ou ganho calculado da etapa fora de limites. Problema no sensor ou componentes eletrnicos associados.

Espirometria inspiratria errnea

DEFEITO NO CIRCUITO DE MEDIDA ESPIROTRIA EXPI.

Espirometria expiratria errnea

IMPOSSVEL CALIBRAR O SENSOR DE ESPIROMETRIA INSPI

Espirometria inspiratria errnea

FALHA NA MEDIDA DE P ENTRADA

Ganho padro, medida de Presso errnea

FALHA NA MEDIDA P EXPI

Ganho padro, medida de Presso errnea

FALHA NA MEDIDA DE INSPI.

Ganho padro, medida de Presso errnea,

FALHA NA MEDIDA P MONITOR FALHA NA MEDIDA P EXTERNA FALHA NA MEDIDA DE EXTERNA FALHA NA TRANSMISSO DO GANHO Pmonitor

Ganho padro, medida de Presso errnea Ganho padro, medida de Presso errnea Ganho padro, medida de Presso errnea Ganho padro, medida de Presso errnea

Air Liquide Brasil Ltda HORUS Instrues de Uso FALHA NA TRANSMISSO GANHO P EXTERNO Pexterno Presso aplicada no sensor em manuteno fora de intervalo ou ganho calculado da etapa fora de limites. Problema no sensor ou componentes eletrnicos associados. Perda de Presso superior a 10 cmH2O por menos de 2,5 segundos na prova de estanqueidade de gs. Problema pneumtico. Primeiro aumento de Presso no CIRCUITO PACIENTE impossvel quando no h tampa ou fuga considervel.Problema pneumtico. Segundo aumento de Presso do CIRCUITO PACIENTE impossvel para clculo da complacncia durante a fase de aumento linear. Problema pneumtico. Clculo do coeficiente de complacncia demasiado elevado. Problema pneumtico. Ganho padro, medida de Presso errnea

FUGA NO CIRCUITO DE PACIENTE

PRIMEIRO AUMENTO DE PRESSO IMPOSSVEL

SEGUNDO AUMENTO DE PRESSO IMPOSSVEL

COMPLACNCIA DO CIRCUITO PACIENTE MUITO ELEVADA

COMPLACNCIA DO CIRCUITO DE PACIENTE MUITO BAIXA

Clculo do coeficiente de complacncia demasiado baixo. Problema pneumtico.

VAZAMENTO NA ELETRO-VLVULA DE SEGURANA VAZAMENTO PROPORCIONAL DA VLVULA INSPIRATORIA SEGURANA DO MONITOR INOPERANTE

Vazamento das eletro vlvulas de segurana superior a 1 litro por minuto. Vazamento proporcional das eletro vlvulas JOUCOMATIC superior a 1 litro por minuto. Impossibilidade para o ventilador de inibir o comando das eletro vlvulas em Pmax. Problema eletrnico.

Realizar o teste novamente, se no INTERROMPA e Padronize a complacncia Realizar o teste novamente, se no INTERROMPA e Padronize a complacncia Realizar o teste novamente, se no INTERROMPA e Padronize a complacncia Realizar o teste novamente, se no INTERROMPA e Padronize a complacncia Realizar o teste novamente, se no INTERROMPA e Padronize a complacncia Testes falharam, risco de alto fluxo inspi Testes falharam, risco de alto fluxo inspi

SEGURANA DO VENTILADOR INOPERANTE

VAZAMENTO DO CIRCUITO, PROVA DE VLVULA IMPOSSVEL DISCORDANCIA DOS

Como uma segunda FALHA, risco de baurotraumatismo, se no houver reao do ventilador Impossibilidade para o ventilador Como uma segunda inibir o comando das eletro vlvulas. FALHA, risco de Problema eletrnico. baurotraumatismo, se no houver reao do monitor Impossibilidade de alcanar a Vazamento no circuito Presso mnima de vlvula, isto 45 ou a vlvula em cmH2O. Problema pneumtico. ventilao sob forte Presso Medida do fluxo de referencia no Ganho padro (1) em

Air Liquide Brasil Ltda HORUS Instrues de Uso SENSORES DE ESPIROMETRIA OXIGNIO DESCONECTADO FALHA ALIMENTAO DE AR SENSOR ESPIRO EXPIRATORIA F.S. sensor de perda de presso, fora de limites ou ganho de fluxo fora de limites Tentativa de efetuar os Testes interativos com a alimentao de O2 conectada. Alimentao de AR defeituosa. elementos quentes

Sem efeito direto

Elemento aquecido expiratrio defeituoso. Fio cortado ou problema pneumtico. Tenso de clula FiO2 fora de limites CLULA O2 F.S. ou impossibilidade de calibrao durante um tempo mximo de um minuto impossvel. Problema eletrnico. FLUXO DE INSULFLAO Fluxo de referencia insuficiente. Presso insuficiente no circuito que INSUFICIENTE no permite administrar 50 l/min ou problema da vlvula proporcional inspi ou de seu comando ou Problema pneumtico. FLUXO DE INSULFLAO Fluxo de referencia excessivo. Presso excessiva no circuito EXCESSIVO acarretando um fluxo de referencia excessivo ou problema na vlvula proporcional inspi ou de seu comando ou Problema pneumtico. Calibrao do elemento aquecido ESPIROMETRIA inspiratrio por fluxos de referencia INSPIRATORIA F.S. fora de intervalo. Problema no Sensor ou pneumtico. Calibrao do elemento aquecido ESPIROMETRIA expiratrio por fluxo de referencia EXPIRATORIA F.S. fora de intervalo. Problema no sensor ou pneumtico. A pea Y est completamente BLOQUEIO DA PEA 'Y'. tampada (bloqueada) ou h um grande vazamento no circuito. .

Testes falharam, fazlos novamente Calibrao do sensor expiratrio impossvel

_________________

______________

Calibrao incorreta da espirometria

Calibrao incorreta da espirometria

Calibrao incorreta da espirometria

Realizar novamente o teste.

O seguinte quadro enumera alguns das falhas para as quais no existe mensagem de alarme especfico. No obstante, estas falhas se manifestem indiretamente mediante sintomas durante as provas interativas e durante a ventilao. OBS: os textos que aparecem entre aspas indicam as mensagens que se visualizam nas telas de HORUS. Resultado dos Testes Efeitos sobre a ventilao interativos "Sensor Espiro Ventilao correta Expiratria F.S." e/ou "Sensor Espiro Causa possvel 2,0 bares < Presso alimentao AR < 2,2 bares

Air Liquide Brasil Ltda HORUS Instrues de Uso Inspiratria F.S." "Fluxo de insulflao No h ventilao ("Vt inspi < Vt insuficiente" mini" e "FALHA da vlvula expiratria") "Fluxo de insulflao No h ventilao ("Vt inspi < Vt insuficiente" mini") "Fluxo de insulflao No h ventilao e insuficiente" RESET(inicializao) continuo do subconjunto VENTILADOR "Fluxo de insulflao No h ventilao e RESET insuficiente" (inicializao) repetitivo do subconjunto VENTILADOR "Desconectar "Alimentao AR defeituosa" O2/Conectar AR" FiO2 = 100 % se P O2 > P ar FiO2 = 21 % se P ar > P O2 "FALHA medida inspi" Ventilao normal "Primeiro aumento de Presso impossvel" "Primeiro aumento de Presso impossvel"

EV Segurana: desconexo

EV Inspiratria: desconexo Presso de mistura excessiva (>2,4 bares) Chave de presso da mistura: desconexo Chave de presso desconexo do AR:

"Primeiro aumento de Presso impossvel" "Espirometria expiratria F.S." "Erro de seqncia dos Testes" "Calibrao do Sensor Espiro Insp. impossvel" Possibilidade de FALHA do teste interativo: "Fluxo de insuflao insuficiente" "Primeiro aumento de "Alimentao de O2 defeituosa" FiO2 Presso impossvel" = 100 % se P O2 > P ar FiO2 = 21 % se P ar > P O2 "Espirometria Visualizao da Presso perdida expiratria F.S." "Erro na seqncia dos Ventilao sem PEEP, "FALHA na Testes" vlvula expiratria" "Calibrao do Sensor Ventilao com o sensor de perda de Espiro Insp. carga e o disparo inspiratrio do impossvel" backup em Presso Possibilidade de Possibilidade de uma Presso FALHA do teste inspiratria insuficiente ou de um interativo: "Fluxo de volume peridico insuficiente

Sensor de Presso inspi: desconexo pneumtica No h ventilao ("DESCONEXO EV proporcional expiratria: PACIENTE" e "FALHA na vlvula desconexo expiratria") Ventilao com fluxo controlado: sem Sensor de Presso P entrada: perturbao da ventilao; Ventilao desconexo. com Presso controlada: ventilao perturbada, mas Pmx sempre operacional. Ventilao com fuga na vlvula Vlvula expiratria: montagem expiratria incorreta Vt espi em monitor < Vt inspi Tampa de gua: montagem incorreta Ventilao sem PEEP, "FALHA na P espi: desconexo vlvula expiratria" Ventilao utilizando o sensor de Sensor de elemento aquecido perda de presso e do gatilho da inspiratrio F.S. presso de back-up inspiratria Possibilidade de uma Presso Presso de mistura insuficiente inspiratria insuficiente ou de um de 1,5 bares. volume peridico insuficiente Chave de presso desconectada P monitor: desconexo P espi: desconexo Sensor de elemento aquecido inspiratrio F.S. Presso de mistura insuficiente de 1,5 bares de O2:

Air Liquide Brasil Ltda HORUS Instrues de Uso insuflao insuficiente" Correto

Correto Correto

Correto Correto

"Alimentao O2 defeituosa" FiO2 = 100 % se P O2 > P ar FiO2 = 21 % se P ar > P O2 Visualizao da Presso perdida No h ventilao ("Vt inspi < Vt mini" e "DESCONEXO PACIENTE" e "FALHA vlvula expiratria") em caso de falta de alimentao gasosa PEEP alterada no inicio da expirao PEEP alterada no inicio da expirao

Chave de presso de desconexo P monitor: desconexo EV tira: desconexo

O2:

EV purga espi.: desconexo Purga espi: obstruda

Presso de mistura excessiva (> 2,4 bares) Em caso de dvida sobre a presso real na sada do redutor, um manmetro deve ser montado antes da vlvula inspiratria, com um conector T igual Posteriormente, ajustar um pequeno fluxo de ventilao (< 10 l/min) em modo VC - VAC, com a finalidade de limitar a perda presso entre a sada do redutor e o ponto de medio.

NOTA: em caso de RESET permanente do ventilador, devido a uma presso de mistura excessiva, no se poder medir a presso j que a vlvula de segurana estar fechada. Ento, necessrio diminuir o ajuste do redutor (desenroscando-o) para que a vlvula de segurana se abra novamente. Em caso de fuga no circuito de paciente Visualize a curva de presso durante a fase Teste de vazamento do CIRCUITO DE PACIENTE do teste interativo: - o valor desta presso deve situar-se em torno de 40 cmH2O; - este valor deve ser constante. Controle preciso do redutor Pode indicar a presena de uma fuga. Esta fuga pode situar-se entre: - a vlvula inspiratria; - a vlvula expiratria. Devem comprovar-se os seguintes pontos: - fechamento da membrana da vlvula expiratria durante a prova de fugas: => se esta membrana no est corretamente fechada, deve-se aos seguintes motivos: uma membrana perfurada ou mal montada, um problema de EV espi, uma fuga no nvel da junta 5x2 da vlvula expiratria; - clula FiO2: assegure-se do bom estado da junta; - sensor de fluxo de elemento aquecido inspiratrio: assegure-se do bom estado das juntas; - sensor de perda de presso inspiratrio: - Est o sensor corretamente acoplado a seu suporte? - Est corretamente colocado a conexo entre dito sensor e a vlvula inspiratria? - Esto os tubos de conexo dos sensores bem apertados ?

Air Liquide Brasil Ltda HORUS Instrues de Uso - vlvula 95 mbares: pressione sob a vlvula e reinicie o teste; se teste tiver sucesso, a fuga se localiza na vlvula. Ausncia de imagem numa das duas telas Com a finalidade de localizar o problema, pode-se acoplar o cabo fita(chato) MONITOR conexo do VENTILADOR e vice-versa. Se a tela em questo segue sem mostrar imagens enquanto a segunda tela segue funcionando, o problema pode dever-se ao cabo fita ou a suas conexes, ou do visor. Protocolos de Controles e Ajustes necessrio fechar completamente o aparelho que vai revisar antes de efetuar os ltimos controles gerais de funcionamento. Observaes preliminares: o resultado de todos esses testes deve constar na ficha prevista para isso: => Ficha de colocao em servio depois da operao de manuteno tipo 2500 h => Ficha de colocao em servio depois da operao de manuteno de todo tipo. Antes de efetuar estes testes, convm: - verificar que as presses de alimentao AR e O2 se encontram no intervalo admissvel: entre 2,8 e 6 bares; Com o intuito de efetuar ajustes e controles, pode-se pr o HORUS em funcionamento e ter acesso ao mesmo tempo ao interior da mquina. Para isso, proceda da seguinte maneira: Desconecte o cabo da rede. Abra a cobertura da caixa principal e desconecte os dois cabos fitas que conectam o carto do micro e o carto do console ATENO: Estes cabos fitas so, por razes de compatibilidade eletromagntica, bem mais curtos. conveniente levantar delicadamente a cobertura para no desconectar os cabos. Cuidado tambm com ferrita que uma pea frgil. Coloque o conjunto "tampa+ console" numa superfcie plana perto da caixa principal. Se esta ltima est orientada na horizontal, pode-se utilizar o acessrio JA013200 previsto para colocar o conjunto "coberta + escrivaninha" num dos trilhos de HORUS. Instale os 2 cabos de fita de extenso para manuteno (JA013300). Embora equipados com conectores providos de chaves cabos de fita de extenso para manuteno devem ser colocados corretamente, sem cruzar os fios. Informaes relativas aos riscos de interferncia recproca decorrentes da presena do produto mdico em investigaes ou tratamentos especficos; O funcionamento deste aparelho pode ser afetado se utilizar, nas suas proximidades, aparelhos de diatermia, de eletrocirurgia de alta freqncia, desfibriladores, aparelhos de terapia de onda curta ou telefones celulares. Este aparelho cumpre a norma europia EN 60 601-1-2 relativa s interferncias eletromagnticas dos aparelhos mdicos eletrnicos, mas seu funcionamento pode ser afetado por interferncias que superem os nveis estabelecidos por esta norma (interferncias transitrias, de rdio de alto nvel, etc..).

Garantia
A Air Liquide garante o Equipamento contra qualquer defeito de material e/ou fabricao, em condies normais de utilizao, durante um perodo de um ano a contar da data de compra mencionada na cpia da fatura. Durante este perodo de garantia, a Air Liquide reparar (ou, de sua opo, substituir), a seu encargo, quaisquer equipamentos que se apresentem com defeito. A Air Liquide no se responsabilizar pela substituio de um equipamento danificado por

Air Liquide Brasil Ltda HORUS Instrues de Uso acidente, abuso ou m aplicao. A aplicao da presente garantia no poder priv-lo dos seus direitos relativos garantia legal contra defeitos ocultos, at onde aplicvel. A garantia, para ser aplicada, implica a restituio ao vendedor, no s dos manuais de utilizao e toda a documentao. Assistncia tcnica A manuteno preventiva dos aparelhos deve ser realizada respeitando as prescries do fabricante definidas no manual de manuteno e suas eventuais atualizaes. As operaes devem ser realizadas por tcnicos que tenham recebido a correspondente formao. Utilize apenas peas originais. Se solicitado, a AIR LIQUIDE coloca disposio do cliente os esquemas dos circuitos, as listas de componentes, as descries tcnicas ou qualquer outra informao til ao pessoal tcnico devidamente preparado para reparar as partes do aparelho designadas pela AIR LIQUIDE como sendo reparveis. A manuteno corretiva deste aparelho deve ser feita somente por tcnico autorizado pela AIR LIQUIDE BRASIL LTDA. AIR LIQUIDE BRASIL LTDA Av das Naes Unidas, 11541 19 andar CEP: 04578-000- So Paulo- SP - Brasil CNPJ: 00.331.788/0001-19 SAC (11) 5509-8300

______________________ Csar Satoshi Fukuda Responsvel Tcnico Engenheiro Eletricista CREA/SP 0641822319

_______________________ Walter Pilo Representante Legal

You might also like