You are on page 1of 3

http://www.brasil.gov.

br/sobre/economia/investimentos/tesouro-direto-tire-suas-duvidas

Tesouro Direto: tire suas dvidas


1. Como investir no Tesouro Direto? Cadastre-se em uma das Instituies Financeiras (ou Agentes de Custdia) habilitadas a operar no Programa. Aps o cadastro, o novo cliente receber uma senha por e-mail, que permite comprar e venderttulos pblicos pela internet. A taxa cobrada pela financeira livremente pactuada com o investidor. Entre as opes de investimento esto os ttulos prefixados* (LTN e NTN-F), em que o investidor sabe exatamente o valor bruto que vai receber no dia do vencimento do ttulo. Os ttulos ps-fixados* (LFT, NTN-B e NTN-B Principal) possuem rentabilidade vinculada a um indexador (Selic ou IPCA) e, neste caso, o valor recebido depender da variao desses ndices. possvel ainda receber a remunerao do investimento de uma vez s, na data de vencimento do ttulo (no caso da LTN, LFT e NTN-B principal) ou semestralmente (NTN-F e NTN-B). Consulte o site do Tesouro Direto para eleger o tipo de ttulo mais adequado ao seu perfil e acesse o curso virtual para mais informaes. 2. Preciso aplicar todos os meses? Quais so os limites mnimos e mximos? No obrigatrio, mas, se preferir, possvel realizar quantas compras quiser em um mesmo ms, desde que sejam respeitados os limites: - limite mnimo de compra por investidor: frao de 0,1 ttulo (barrado em R$30, se for o caso). - limite mximo de compra por investidor: R$ 1 milho por ms. Na modalidade Agendamentos, o investidor pode fazer compras peridicas programando as datas, se desejar. 3. Qual ser a minha remunerao? Preciso carregar o investimento por um perodo mnimo? A remunerao de cada ttulo dada pela taxa de COMPRA (a.a.), que representa a rentabilidade bruta (sem deduzir impostos e taxas) que o investidor receber caso mantenha o ttulo at a data de vencimento. No caso da NTN-B e da NTN-B principal, necessrio somar a variao da inflao (IPCA), j que esses ttulos so remunerados tambm por esse ndice, alm da taxa estipulada. J a LFT tem rentabilidade diria vinculada taxa de juros bsica da economia (taxa Selic). No site do programa possvel fazer uma simulao de rendimento. Todas as quartas-feiras, o Tesouro Nacional recompra ttulos j vendidos pelo Tesouro Direto. O investidor poder acessar o site das 9 horas da manh de quarta-feira at s 5 horas da manh de quinta-feira para vender seus ttulos para o Tesouro Nacional pelo preo indicado. Na modalidade Agendamentos, o investidor tem a opo de agendar antecipadamente a quarta-feira que deseja vender os seus ttulos. Caso o investidor venda os ttulos de sua carteira antecipadamente, o Tesouro Nacional

pagar o valor de mercado pelo ttulo. Dessa forma, o investidor poder obter rentabilidade superior ou inferior acordada no momento da compra. E se o investidor "carregar" os ttulos de sua carteira at a data de vencimento, receber a rentabilidade bruta acordada no momento da compra. A taxa bruta de venda dos ttulos encontrada na coluna Taxa (a.a.)/VENDA. 4. Quais so os custos envolvidos?

Taxa da Instituio Financeira (Agente de Custdia): livremente pactuada com o investidor consulte o ranking das taxas cobradas. Cobrada no ato da compra dos ttulos, essa taxa anual incide sobre o valor da transao (preo unitrio dos ttulos vezes a quantidade adquirida), para o primeiro ano de aplicao: D+2+365 dias (D o dia da compra). A taxa no ser devolvida se o ttulo for vendido antes de um ano. Passado o primeiro ano, as taxas passam a ser acumuladas diariamente e, por isso, so proporcionais ao perodo em que o investidor mantiver os ttulos em carteira. Taxas da BM&FBovespa: h a Taxa de Negociao de 0,10% sobre o valor da operao (cobrada no momento da compra) e a Taxa de custdia, de 0,30% a.a., referente aos servios de guarda dos ttulos e s informaes e movimentaes dos saldos. Imposto sobre Operaes Financeiras (IOF): cobrado com alquotas regressivas, para resgate da aplicao em menos de 30 dias. . Imposto de Renda (IR): a cobrana regressiva: - 22,5%, em aplicaes com prazo de at 180 dias; - 20%, em aplicaes com prazo de 181 dias at 360 dias; - 17,5%, em aplicaes com prazo de 361 dias at 720 dias; - 15%, em aplicaes com prazo acima de 720 dias. O recolhimento dos impostos responsabilidade da Instituio Financeira (Agente de Custdia). H incidncia de impostos sobre os rendimentos financeiros recebidos na venda antecipada, no pagamento de cupom de juros (IOF no incide sobre os cupons de juros, somente o IR) e no vencimento dos ttulos. Quando a venda de determinada quantidade antecipada, o Sistema do Tesouro Direto seleciona aquela adquirida na data mais antiga, para privilegiar a rentabilidade do investidor. Para mais detalhes, acesse a pgina de tributao do Tesouro Direto. Para mais informaes sobre as dedues de impostos, contate sua Instituio Financeira (Agente de Custdia). 5. Investir no Tesouro Direto seguro? Sim, os ttulos pblicos so os ativos de menor risco da economia de um Pas e so 100% garantidos pelo Tesouro Nacional. O Brasil possui excelente reputao de emissor: seus ttulos so considerados Grau de Investimento (seguro para receber investimentos) pelas trs maiores agncias de classificao de risco do mundo Sobre o risco da Instituio Financeira (Agente de Custdia), ressaltamos que os ttulos adquiridos no Tesouro Direto ficam registrados no nome do investidor, sempre sob responsabilidade de um banco ou corretora (Agente de Custdia). Caso a Instituio Financeira decrete falncia, os ttulos permanecem com o investidor. Neste caso extremo, o investidor poder contratar outra Instituio Financeira (Agente de Custdia).

Demais dvidas podem ser solucionadas no site do Programa Tesouro Direto ou por meio do e-mail: tesourodireto@fazenda.gov.br * Conhea os ttulos prefixados e ps-fixados: LTN (Letras do Tesouro Nacional) a categoria de ttulos prefixados sem pagamentos de cupons intermedirios. Sua rentabilidade definida no momento da compra (prefixada). LFT (Letras Financeiras do Tesouro) Rentabilidade ps-fixada. Diferentemente da LTN, o investidor que opta por esse ttulo s saber o valor de seu rendimento na data de vencimento. NTN-B (Notas do Tesouro Nacional srie B) a categoria de ttulos atrelados a ndices de preos cuja atualizao pela variao do IPCA ndice de Preos ao Consumidor Amplo calculado e divulgado pelo IBGE, o mesmo que pauta as metas de inflao do governo. NTN-B Principal A principal diferena entre a nota da srie B Principal para a NTN-B a formao de preos mais simplificada. Como no h o cupom semestral, a metodologia de clculo mais simples para o investidor. NTN-F (Notas do Tesouro Nacional srie F) a categoria de prefixados com pagamentos de cupons intermedirios (semestrais). Possui rentabilidade prefixada, assim como a LTN. Mas, como a NTN-B, quem aplica neste ttulo recebe um cupom por semestre, o que possibilita aumento de liquidez e oportunidade de reinvestimento.

Fonte: Tesouro Direto

You might also like