You are on page 1of 2

O envelhecimento no ocorre igualmente em todo ser humano. Alguns apresentam maiores dificuldades neste processo.

Contudo, com o avanar da idade, todos necessitam de ateno e cuidados especficos para que isso ocorra de forma saudvel. Envelhecer no adoecer. fundamental oferecer orientaes aos idosos, suas famlias e sociedade como um todo sobre os cuidados que esta fase da vida requer. Todos precisam aprender a envelhecer com sade, com qualidade de vida. Buscando essa qualidade, a alimentao um ponto a ser acompanhado de perto. Mais do que uma necessidade, alimentar-se tambm um ato de socializao, que une pessoas, da amamentao aos jantares de negcios ou reunies em famlia, isso sem falar na satisfao do prazer de comer. So sensaes que no precisam ficar apenas na lembrana do idoso. Com algumas dicas possvel continuar a alimentao de forma adequada, reconhecer alteraes neste processo e procurar o tratamento adequado.

Se voc perceber que uma pessoa apresenta dificuldade ao engolir, sensao de algo parado na garganta, tosses ou engasgos freqentes causados por alimentos ou pela saliva, notar cansao, febre, rouquido ou restos de comida na boca aps a alimentao, cuidado!

Voc pode estar diante de uma

o nome pode ser estranho, mas o problema mais comum do que voc imagina. INFORME-SE!

CONSELHOS DE FONOAUDIOLOGIA

sem perder o sabor envelhecer com

Viver a vida

sade

O QUE DISFAGIA?
A disfagia uma alterao na deglutio, ou seja, no ato de engolir alimentos ou saliva. Pode ocorrer em diferentes fases da vida, especialmente em idosos, podendo trazer srias conseqncias sade. Na disfagia ocorre um desvio do alimento ou da saliva, obstruindo parcialmente ou completamente as vias respiratrias. Esse desvio pode ser facilitado tambm pelo envelhecimento natural de estruturas envolvidas na deglutio (lbios, lngua, bochechas, etc.). Alm do envelhecimento das estruturas, o acidente vascular enceflico (derrame), traumatismo craniano, doenas neurolgicas como Parkinson, Alzheimer, distrofias musculares e cncer de cabea e pescoo podem causar a disfagia. Pode ainda surgir devido a prteses dentrias mal adaptadas, refluxo gastroesofgico grave e aps longos perodos de entubao. necessrio o entendimento de que a disfagia alm de provocar problemas emocionais e isolamento social, causa problemas srios como desidratao, desnutrio e pneumonia, alm do risco de morte por asfixia.
FONTE DA IMAGEM: Schalch, F. Schluckstrungen und Facialislhmung. Gustav Fischer - Verlag, 1984.

COMO ORIENTAR
Durante a alimentao: Manter a postura ereta e confortvel, nunca comer deitado, salvo em caso de orientaes especficas; Comer sem pressa; Manter a prtese dentria bem adaptada; Caso necessrio oferea alimentos mais pastosos e lquidos mais grossos, pois o engasgo com alimento lquido o mais freqente.

O QUE FAZER AO PERCEBER SINTOMAS DE DISFAGIA


As alteraes da deglutio, devem ser diagnosticadas e tratadas conjuntamente por mdicos, enfermeiros, nutricionistas e, fundamentalmente, fonoaudilogos, que so os profissionais aptos ao trabalho especfico da funo.

- ATENO A disfagia no uma doena por si s, mas um sintoma de que alguma alterao pode estar ocorrendo, sendo imprescindvel a orientao e tratamento adequados.

A ateno e o auxlio a pessoas com dificuldades em engolir so muito importantes para diminuir as complicaes provocadas pela disfagia.

You might also like