You are on page 1of 6

www.viajuridica.com.br Profa.

Ktia Cristine Disciplina: Direito Previdencirio Prof: Katia Cristine Santos de Oliveira1 Esquema de aula - Ano referncia: !!"

A Contri#ui$%o dos Empre&adores So#re a 'ol(a de Salrio


1) *reve +ist,rico - 1../ Bismarck: os empregadores respondiam pelo custeio. - 10 / Lei Eloy Chaves (DL n. 4. !"# - 1e&isla$%o #rasileira consagrou a participa$%o tr&plice no custeio. - C2'*3.. 4art) 1056 76 8a9: a: antes da EC n); !30. ' constitui$%o de ()!! previu no seu te*to a possi+ilidade de co+ran$a de contri+ui$,es sociais- de .orma direta- dos empregadores e dos tra+alhadores- re.erindo/sesomente- 0 contri+ui$%o do empregador so+re a .olha de sal1rios. #: depois da EC n); !30. ' re.orma previdenci1ria alterou o 2uadro das contri+ui$,es sociais diretas 0 seguridade social- ampliando a co+ran$a das contri+ui$,es dos empregadores so+re a receitao .aturamento ou o lucro de 2ual2uer empresa ou entidade a ela e2uiparada. ) 'inanciamento da Se&uridade Social 3essaltar a opini%o do pro.. 4agner no sentido de 2ue n%o h1 solidariedade e sim uma vantagem indireta do empregador visto 2ue tem a prote$%o dos seus tra+alhadores- evitandoassim 2ue em caso de a.astamento do empregado por motivo de doen$a- este risco 2 atingiu seu empregado e ele .icou de.icit1rio no seu 2uadro de tra+alho- mas- ao mesmo tempo- .icou sem o 5nus de +ancar esse empregado a.astado. )1) <otas preliminares acerca da Solidariedade no custeio 6 Constituinte de ()!! criou o 7istema de 7eguridade 7ocial respons1vel pela prote$%o social dos atores sociais- previsto a partir do artigo ()4 da Lei 8aior. 'o .a9e/loesta+eleceu seu sustent1culo no primado do tra+alho e nos o+:etivos do +em estar e da :usti$a sociais- tal como prescreve o artigo (); da 8agna Carta. 'inda no <&tulo =>>> da Constitui$%o da 3ep?+lica- houve o esta+elecimento das regras constitucionais espec&.icas acerca do custeio da 7eguridade 7ocial no artigo ()@. Este
(

'dvogada- especialista em Direito Arocessual Aenal- 8estre e Doutoranda em Direito Arevidenci1rio pela ABCC7A- pro.essora da gradua$%o de Direito Arevidenci1rio e Constitucional- pro.essora da ADs/Eradua$%o da Fanese de Direito Arevidenci1rio.

www.viajuridica.com.br Profa. Ktia Cristine prevG- de .orma impl&cita- o custeio da seguridade social 2ue deve ser .inanciada por toda a sociedade- de .orma direta e indireta- com recursos or$ament1rios dos entes .ederativos (Bni%o- Estados- Distrito Federal e 8unic&pios#- inclusive com as contri+ui$,es sociais dos empregadores- tra+alhadores- receita de concurso de prognDstico e do importador (esta inserida pela EC n. 4"CH;#. 7er1 o+:eto de an1lise no prD*imo item a contri+ui$%o social para a 7eguridade 7ocial prevista no inciso >- al&nea a do art. ()@ da Lei das Leis. ) ) Conceito de empre&ador6 empresa ou entidade a ela equiparada (art. (@- Lei n. !."("C)(# 6 conceito de empregador encontra/se no art. (@ e seus incisos da Lei n. !."("C)(assim prescrevendo:
'rt. (@. Considera/se: > empresa a .irma individual ou sociedade 2ue assume o risco de atividade econ5mica ur+ana ou rural- com .ins lucrativos ou n%o- +em como os Drg%os e entidades da administra$%o p?+lica diretaindireta e .undacionalI >> empregador domJstico a pessoa ou .am&lia 2ue admite a seu servi$o- sem .inalidade lucrativaempregado domJstico. Aar1gra.o ?nico. E2uipara/se a empresa- para os e.eitos desta Lei- o contri+uinte individual em rela$%o a segurado 2ue lhe presta servi$o- +em como a cooperativa- a associa$%o ou entidade de 2ual2uer nature9a ou .inalidade- a miss%o diplom1tica e a reparti$%o consular de carreira estrangeiras.

)/) 'ol(a de salrio a: conceito restritivo S=': a +ase de c1lculo K.olha de sal1riosL n%o a+range os pagamentos e.etuados aos tra+alhadores avulsos- aut5nomos e empres1rios- mas somente aos tra+alhadores com v&nculo empregat&cio. #: conceito amplo >a&ner *alera considera .olha de sal1rio como Mo montante total da remunera$%o 2ue o empregador paga aos tra+alhadores 2ue lhe prestem servi$oN". /) 2e&ra-matri? de incidncia M@Animo irredutAvel deBnticoN (Aaulo de Barros Carvalho# /)1) Antecedente normativo a: critCrio material 4ver#o D complemento:: ter tra+alhadores remunerados. Aagar sal1rio ou demais rendimentos aos tra+alhadores 2ue lhe prestam servi$o. 6 critJrio 2uantitativo- muito em+ora este:a no conse2Oente- :1 est1 pro:etado no antecedentre.
"

*A1E2A- 4agner. Contribuies destinadas ao custeio da seguridade social- p. ((".

"

www.viajuridica.com.br Profa. Ktia Cristine '2ui- vale salientar 2ue n%o importa se tra+alhadores com ou sem v&nculo empregat&cio. 6 2ue importa J 2ue- numa determinada empresa- e*istem pessoas 2ue lhe prestam servi$o- se:a tam+Jm de nature9a ur+ano ou rural. Aor essa ra9%o J 2ue a lei esta+elece a inclus%o tanto dos tra+alhadores empregados- tra+alhadores avulsos e contri+uintes individuais. 8uito :1 se discutiu- inclusive com a considera$%o de 2ue a empresa somente dever1 contri+uir se- e somente se- tiver no seu 2uadro tra+alhadores empregados. 7egundo PJlia Lui9a Aierdon1: MAara o 7upremo <ri+unal Federal- a +ase de c1lculo M.olha de sal1riosN prevista no art. ()@- inciso >- ada Constitui$%o de ()!! n%o a+range os pagamentos e.etuados aos tra+alhadores avulsos- aut5nomos e empres1rios- mas somente aos tra+alhadores com v&nculo empregat&cio. Com isso- o re.erido tri+unal atri+uiu um sentido tJcnico tra+alhista 0 e*press%o M.olha de sal1rioN- en2uanto no Direito Arevidenci1rio o termo Msal1rioN J utili9ado num sentido mais amploN;.

#: critCrio espacial: territDrio nacional. c: critCrio temporal: mensal (art. ""- incisos > a >>> da Lei n. !."("C)(# ?ltimo dia de cada mGs (a contri+ui$%o so+re a .olha de sal1rios dever1 ser paga atJ o dia H" do mGs seguinte ao de sua competGncia#. /) ConseqEente normativo a: critCrio pessoal 6 critJrio pessoal est1 relacionado com os su:eitos da rela$%o :ur&dica tri+ut1ria. Como :1 J entendimento pac&.ico de 2ue as contri+ui$,es sociais para a seguridade social s%o tri+utos- ent%o podemos tratar como su:eitos de um liame tri+ut1rio. a)1: suFeito ativo capacidade para co+rar a contri+ui$%o social incidente so+re a .olha de sal1rios >Q77 (>nstituto Qacional do 7eguro 7ocial# art. ;; da Lei n. !."("C)(. Ca+e a2ui .a9er uma di.erencia$%o acerca da competGncia tri+ut1ria e a capacidade de .igurar no pDlo ativo da rela$%o contri+utiva. ' competGncia tri+ut1ria est1 relacionada com o Drg%o respons1vel pela institui$%o dos tri+utos- no caso- as contri+ui$,es sociais para a seguridade social. De acordo com a Constitui$%o de ()!!- no artigo ""- inciso RR>>>- com+inado com os artigos (4) e ()@compete privativamente 0 Bni%o legislar so+re seguridade social e- por conse2OGncia- editar contri+ui$,es sociais. De acordo com =elloso- 3ocha e Balta9ar-

P7E2DO<G- PJlia Lui9a. Contribuies para a seguridade social- p. S".

www.viajuridica.com.br Profa. Ktia Cristine


Mo titular da competGncia tri+ut1ria n%o se identi.ica necessariamente com o da capacidade tri+ut1ria ativa- tendo em vista 2ue esta pode ser delegada (art. S.- C<Q#. Aor isso- em+ora a competGncia para a institui$%o de contri+ui$,es para a seguridade social se:a da Bni%o- h1 certas contri+ui$,es 2ue tem o >Q77 por su:eito ativoN4.

Eeraldo 'tali+a- no mesmo liame- conceitua o su:eito ativo como o Mcredor da o+riga$%o tri+ut1ria. T a pessoa a 2uem a lei atri+ui a e*igi+ilidade do tri+utoN@. Qo 2ue tange a contri+ui$%o social do empregador incidente so+re a .olha de sal1riosin.ere/se 2ue o respons1vel pela arrecada$%o J o >Q77 >nstituto Qacional do 7eguro 7ocialde acordo com o artigo ;; da Lei n. !."("C)(.
M'o >nstituto Qacional do 7eguro 7ocial >Q77 compete arrecadar- .iscali9ar- lan$ar e normati9ar o recolhimento das contri+ui$,es sociais previstas nas al&neas a- b e c do par1gra.o ?nico do art. ((- +em como as contri+ui$,es incidentes a t&tulo de su+stitui$%oI e 0 7ecretaria de 3eceita Federal 73F compete arrecadar- .iscali9ar- lan$ar e normati9ar o recolhimento das contri+ui$,es sociais previstas nas al&neas d e e do par1gra.o ?nico do art. ((- ca+endo a am+os os Drg%os- na es.era de sua competGnciapromover a respectiva co+ran$a e aplicar as san$,es previstas legalmente.N

so+re a remunera$%o paga ou creditada aos segurados a seu servi$oI +# as dos empregadores domJsticosI c# as dos tra+alhadores- incidentes so+re o seu sal1rio de contri+ui$%o.
'rt. ((. (...# Aar1gra.o Unico. Constituem contri+ui$,es sociais: a# as das empresas- incidentes

>mportante .a9er men$%o- neste caso- 2ue houve em :ulho de "HH@ a edi$%o da 8edida ArovisDria n. "@! 2ue esta+elecia novas regras de 'dministra$%o <ri+ut1ria Federal. Qa sua reda$%o- .icou esta+elecido 2ue a 7ecretaria da 3eceita Federal seria- a partir dali- a respons1vel pela arrecada$%o das contri+ui$,es sociais previstas no par1gra.o ?nico- do art. (( da Lei n. !."("C)(. 6 o+:etivo era o de .acilitar a administra$%o das receitas da seguridade social e isso seria vi1vel por2ue concentrada nas m%os de um sD Drg%o. 'contece 2ue tal 8A n%o .oi convertida em lei no pra9o constitucional e- por esta ra9%o- perdeu sua validade como norma- visto 2ue ela somente tem .or$a de lei e- se n%o convertida- nada pode mais ser aplicado da sua disciplina apDs o escoamento do pra9o. Em ra9%o do descontentamento com re.erida situa$%o- visto 2ue o intuito era o de concentrar num sD Drg%o a capacidade para co+rar todas as contri+ui$,es sociais- e*iste- ho:eum pro:eto de lei em tramita$%o disciplinando a mesma matJria da medida provisDria acima mencionada. Aor en2uanto- continuamos com as prescri$,es legais mencionadas anteriormenteonde ca+e ao >Q77 >nstituto Qacional do 7eguro 7ocial a responsa+ilidade de co+rar e arrecadar as contri+ui$,es dos empregadores- empresas ou entidades a ela e2uiparadas na .orma prevista na lei. a) : suFeito passivo 4art) 156 1ei n); .) 1 301:
4

HE11OSO- 'ndrei Aitten. 36CV'- Daniel 8achado. B'L<'P'3- WosJ Aaulo Wunior. Comentrios lei do custeio da seguridade social- p. (H". @ A=A17*A- Eeraldo. Hiptese de incidncia tributria- p. S@.

www.viajuridica.com.br Profa. Ktia Cristine ' su:ei$%o passiva- segundo Aaulo de Barros Carvalho- est1 relacionada 0 ocorrGncia do .ato :ur&dico tri+ut1rio e capacidade para ser su:eito passivo de o+riga$,es tri+ut1rias. Qesse sentido- adu9 o autor: MJ a pessoa su:eito de direitos .&sica ou :ur&dica- privada ou p?+lica- de 2uem se e*ige o cumprimento da presta$%o: pecuni1ria- nos ne*os o+rigacionaisI e insuscet&vel de avalia$%o patrimonial- nas rela$,es 2ue veiculam meros deveres instrumentais ou .ormaisN . 6s su:eitos passivos da o+riga$%o tri+ut1ria das contri+ui$,es sociais s%o os seguintes: X empregador (art. (@- inciso >- Lei n. !."("C)(#I X empresa com ou sem .ins lucrativos (art. (@- inciso >>- Lei n. !."("C)(#I X entidade e2uiparada 0 empresa (par1gra.o ?nico do art. (@- Lei n. !."("C)(#: ME2uipara/se 0 empresa- para os e.eitos desta lei- o contri+uinte individual em rela$%o a segurado 2ue
lhe presta servi$o- +em como a cooperativa- a associa$%o ou entidade de 2ual2uer nature9a ou .inalidade- a miss%o diplom1tica e a reparti$%o consular de carreira estrangeiras N.

#: critCrio quantitativo 6 critJrio 2uantitativo ir1 tra$ar os limites de valores patrimoniais da contri+ui$%o do empregador so+re a .olha de sal1rios. Aaulo de Barros Carvalho preleciona 2ue Mo grupo de not&cias in.ormativas 2ue o intJrprete o+tJm da leitura atenta dos te*tos legais- e 2ue lhe
.a9 poss&vel precisar- com seguran$a- a e*ata 2uantia devida a t&tulo de tri+uto- J a2uilo 2ue chamamos de critJrio 2uantitativo do conse2Oente das normas :ur&dicasNS.

#)1: #ase de clculo ' +ase de c1lculo das contri+ui$,es sociais do empregador- empresa ou entidade a ela e2uiparada so+re a .olha de sal1rio J o valor desta- a remunera$%o paga ou creditada aos segurados a seu servi$o e o valor +ruto da nota .iscal ou .atura da presta$%o de servi$o. #) : alAquota (art. ""- Lei n. !."("C)(# ' al&2uota- tam+Jm componente do conse2Oente normativo da hipDtese de incidGnciaest1 relacionada 0s percentagens prescritas na lei 2ue incidir%o so+re a +ase de c1lculo com o o+:etivo de 2uanti.icar o tri+uto a ser co+rado- no caso- contri+ui$%o social so+re a .olha de sal1rio. ' Lei n. !."("C)(- no seu artigo "" e incisos- prescreve as al&2uotas relativas 0 contri+ui$%o prevista no inciso >- al&nea a do artigo ()@- da Carta Cidad%. 3e.erido dispositivo assim prevG: X "HY .olha salarial
S

CA2HA1+O- Aaulo de Barros. Curso de direito tributrio- p. ;H4. CA2HA1+O- Aaulo de Barros. Curso de direito tributrio- p. ;"!.

www.viajuridica.com.br Profa. Ktia Cristine / acrJscimos de (Y- "Y e ;Y / riscos am+ientais do tra+alho ('rt. ""- inciso >>- Lei n. !."("C)(#I / acrJscimo de "-@Y / institui$,es .inanceiras (art. ""- Z (.- Lei n. !."("C)(# X "HY / remunera$%o paga ou creditada a 2ual2uer t&tulo (contri+uintes individuais# X (@Y / so+re o valor +ruto da nota .iscal ou .atura da presta$%o de servi$os

*i#lio&rafia: A=A17*A6 Eeraldo. Hiptese de incidncia tributria. 7%o Aaulo: 8alheiros- ())". *A1E2A- 4agner. Contribuies destinadas ao custeio da seguridade social. 3evista de Direito <ri+ut1rio- n. 4). IIIIIIIII) Contribuies sociais. 3evista de Direito <ri+ut1rio- n. H. IIIIIIIII) A seguridade social na Constituio de !"". 7%o Aaulo: 3evista dos <ri+unais()!). *A1E2A- 4agner. 8B77>- Cristiane 8i9iara. #ireito pre$idencirio. ". ed. 7%o Aaulo: 8Jtodo- "HH@. CA2HA1+O- Aaulo de Barros. Curso de direito tributrio. 7%o Aaulo: 7araiva- "HH@. JO<KA1HES- >onas DJda. #ireito pre$idencirio. 7%o Aaulo: 7araiva- "HH@. +O2HA=+- 8iguel Wunior. #ireito pre$idencirio. @. ed. 7%o Aaulo: [uartier Latin- "HH@. @E1O- WosJ Eduardo 7oares. Contribuies sociais no sistema tributrio. ". ed. 7%o Aaulo: 8alheiros Editores- ()) . P7E2DO<G- PJlia Lui9a. Contribuies para a seguridade social. 7%o Aaulo: Ltr- "HH;. HE11OSO- 'ndrei Aitten. 36CV'- Daniel 8achado da. B'L<'P'3- WosJ Aaulo Wunior. Coment1rios 0 lei do custeio da seguridade social. Aorto 'legre: Livraria do 'dvogado- "HH@.

You might also like