You are on page 1of 28

INSTRUMENTO DE AVALIAO DOS CURSOS DE GRADUAO

Comisso Nacional de Avaliao da Educao Superior (CONAES) Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Ansio Teixeira (INEP) Diretoria de Avaliao da Educao Superior Coordenao-Geral de Avaliao dos Cursos de Graduao e Instituies de Ensino Superior

MINISTRIO DA EDUCAO
Comisso Nacional de Avaliao da Educao Superior Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Ansio Teixeira Diretoria de Avaliao da Educao Superior SISTEMA NACIONAL DE AVALIAO DA EDUCAO SUPERIOR

INSTRUMENTO DE AVALIAO DOS CURSOS DE GRADUAO

BRASLIA, SETEMBRO DE 2008

Sumrio

Apresentao................................................................................................................................... 7

1 Ao preliminar avaliao e preenchimento do instrumento .................................................. 9 2 Contextualiazao da IES e do Curso ..................................................................................... 10 3 Categorias avaliadas ............................................................................................................... 11

Anexos ........................................................................................................................................... 21

APRESENTAO

A compreenso da avaliao como um processo dinmico, que exige mediao pedaggica permanente, impe ao Ministrio da Educao a responsabilidade de rever periodicamente os seus instrumentos e procedimentos de avaliao, de modo a ajust-los aos diferentes contextos e situao que se apresentam no cenrio da educao superior e torn-los elementos balizadores da qualidade que se deseja para a graduao.

Em continuidade implementao dos instrumentos que permitiro operacionalizar o Sistema Nacional de Avaliao da Educao Superior (SINAES), criado pela Lei n 10.861, de 14 de abril de 2004, que institui a avaliao das instituies de educao superior, de curso e do desempenho dos estudantes, o Ministrio da Educao apresenta sociedade brasileira o novo Instrumento de Avaliao de Cursos de Graduao.

Elaborado de forma conjunta pela Comisso Nacional de Avaliao da Educao Superior (CONAES) e pela Diretoria e Avaliao da Educao Superior (DAES), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Ansio Teixeira (INEP), a sua formulao teve como referncia as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos, os princpios e diretrizes do SINAES e os padres de qualidade da educao superior.

O Instrumento de Avaliao de Cursos de Graduao ser utilizado pelos avaliadores nas modalidades presencial e a distncia. Nesse sentido, ele possui abrangncia e flexibilizao necessrias para assegurar uma avaliao fidedigna dos cursos, realar as especificidades que marcam cada um deles, e viabilizar a sua utilizao associada a indicadores diagnsticos que contribuiro para uma anlise mais substancial da realidade.

Com o novo Instrumento de Avaliao de Cursos de Graduao o INEP est apto a implementar esta etapa do processo avaliativo integrado do SINAES, assegurando a oferta de cursos de educao superior com qualidade acadmica e o compromisso social com o desenvolvimento do Pas.

Braslia, 19 de agosto de 2008.

Fernando Haddad Ministro da Educao

1 - Ao Preliminar Avaliao

Objetivo: Obter um perfil do curso fundamentado no CPC e em documentos da IES. a. Analisar a justificativa/providncias para o conceito preliminar de curso*.

Preenchimento do instrumento: 1. Observar, para cada indicador, o critrio referencial mnimo de qualidade* 2. Cotejar criteriosamente, para cada indicador, o respectivo referencial mnimo de qualidade com as informaes documentais e com as condies apresentadas in loco pelo curso; 3. Atribuir conceitos de 1 a 5, em ordem crescente de excelncia, exclusivamente a cada uma das trs dimenses avaliativas, nos quadros CONCEITO DA DIMENSO; 4. Levando-se em conta as anlises dos respectivos indicadores da dimenso, a atribuio dos conceitos deve ser feita da forma seguinte: Conceito 1 2 3 4 5 Descrio Quando os indicadores da dimenso avaliada configuram um quadro MUITO AQUM do que expressa o referencial mnimo de qualidade. Quando os indicadores da dimenso avaliada configuram um quadro AQUM do que expressa o referencial mnimo de qualidade. Quando os indicadores da dimenso avaliada configuram um quadro SIMILAR ao que expressa o referencial mnimo de qualidade. Quando os indicadores da dimenso avaliada configuram um quadro ALM do que expressa o referencial mnimo de qualidade. Quando os indicadores da dimenso avaliada configuram um quadro MUITO ALM do que expressa o referencial mnimo de qualidade.

5. Os conceitos atribudos a cada uma das dimenses devero ser descritos de forma contextualizada, abrangente, coerente e sinttica nos quadros CONSIDERAES SOBRE A DIMENSO; 6. Manter sempre a coerncia entre a anlise quantitativa e a anlise qualitativa; 7. Consultar o Glossrio sempre que se fizer necessrio. Termos ou expresses que constam do Glossrio esto indicadas com (*).

2. Contextualizao da IES e do Curso A contextualizao da IES deve conter as seguintes informaes: a) nome da Mantenedora; b) base legal da Mantenedora (endereo, razo social, registro no cartrio, atos legais); c) nome da IES; d) base legal da IES (endereo, atos legais e data da publicao no DOU); e) Perfil e Misso da IES; f) dados scio-econmicos da regio; g) breve histrico da IES (criao, trajetria, cursos oferecidos no mbito da graduao e da ps-graduao, atividades de extenso e linhas de pesquisa, se for o caso). CONTEXTUALIZAO DA IES:

A contextualizao do curso deve conter as seguintes informaes: a) nome do curso/habilitao; b) endereo do curso onde est sendo feita a avaliao in loco; c) ato legal de reconhecimento; d) modalidade do curso; e) nmero de vagas previstas no ato da criao e nmero atual (quando for o caso); f) turno(s) de funcionamento; g) dimenso das turmas tericas e prticas; h) breve histrico do curso: sua criao e trajetria. CONTEXTUALIZAO DO CURSO:

SNTESE DA AO PRELIMINAR AVALIAO (a)

10

3. Categorias avaliadas DIMENSO 1: ORGANIZAO DIDTICO PEDAGGICA Indicadores e Critrios Referenciais Mnimos de Qualidade do Curso: 1.1. Implementao das polticas institucionais constantes no PDI*, no mbito do curso. Conceito referencial mnimo de qualidade: Quando existe adequada articulao entre a gesto institucional e a gesto do curso; e as polticas institucionais para o curso, constantes no PDI*, esto adequadamente implementadas.

1.2. Funcionamento de instncia(s) coletiva(s) de deliberao e discusso de questes inerentes ao desenvolvimento e qualificao do curso. Conceito referencial mnimo de qualidade: Quando a(s) instncia(s) coletiva(s) de deliberao do curso prevista(s) nos documentos oficiais da instituio, e verificada(s) in loco, tm constituio e atribuies que lhe(s) conferem funcionamento, representatividade (inclusive dos discentes) e adequada importncia nas decises sobre assuntos acadmicos do curso. 1.3. Coerncia do PPC* e do currculo com as Diretrizes Curriculares Nacionais*. Conceito referencial mnimo de qualidade: Quando o PPC* apresenta contedos curriculares adequadamente definidos, atualizados e coerentes com os objetivos do curso, com o perfil do egresso e com o dimensionamento da carga horria, sendo complementados por atividades extraclasse; e quando h adequada coerncia do currculo com as Diretrizes Curriculares Nacionais* (quando estas existirem). 1.4. Coerncia entre o PPC* e o modelo de Educao a Distncia utilizado (indicador exclusivo para EAD). Conceito referencial mnimo de qualidade: Quando, nas aes e nos cronogramas que constam do PPC* e do plano de gesto em EAD, as mdias e os investimentos previstos na rea tecnolgica e de pessoal qualificado foram implantados e esto traduzidos em prticas adequadamente institucionalizadas e consolidadas. (Esta observao deve ser levada em considerao, principalmente, em relao aos plos). 1.5. Efetividade na utilizao dos mecanismos gerais de interao entre professores, alunos, tutores* e tecnologias (indicador exclusivo para EAD). Conceito referencial mnimo de qualidade: Quando a interao entre professores, tutores e alunos adequadamente realizada por meio de redes tecnolgicas de comunicao*, as quais esto coerentes com a proposta metodolgica de desenvolvimento do curso, em especial com o perfil do aluno atendido e com as estratgias utilizadas nos momentos de atividades presenciais previstas. H flexibilidade no atendimento ao aluno, oferecendo horrios ampliados e os plantes de atendimento foram adequadamente implantados em conformidade com o projeto original. 1.6. Adequao e atualizao das ementas, programas e bibliografias dos componentes curriculares, considerando o perfil do egresso.

11

Conceito referencial mnimo de qualidade: Quando as ementas, os programas e a bibliografia indicada das disciplinas / unidades curriculares* esto adequadamente atualizados e coerentes com o perfil do egresso. 1.7. Adequao dos recursos materiais especficos do curso (laboratrios e instalaes especficas, equipamentos e materiais) com a proposta curricular. Conceito referencial mnimo de qualidade: Quando os laboratrios, instalaes especficas, equipamentos e materiais necessrios realizao das atividades acadmicas do curso esto implantados e em funcionamento, em quantidade e qualidade adequadamente coerentes e compatveis com a proposta curricular. 1.8. Coerncia dos procedimentos de ensino- aprendizagem com a concepo do curso. Conceito referencial mnimo de qualidade: Quando os procedimentos, a metodologia de ensino e os processos de avaliao implementados esto adequadamente coerentes com a concepo do curso e refletem adequadamente o compromisso com a interdisciplinaridade*, com o desenvolvimento do esprito cientfico e com a formao de sujeitos autnomos e cidados. 1.9. Atividades acadmicas articuladas formao: a) prtica profissional e/ou estgio (NSA*); b) trabalho de concluso de curso (TCC*) (NSA*); c) atividades complementares e estratgias de flexibilizao curricular. Conceito referencial mnimo de qualidade: Quando existem mecanismos institucionalizados de acompanhamento e cumprimento das atividades de prtica profissional e/ou estgio, funcionando adequadamente; mecanismos adequadamente coerentes e efetivos de acompanhamento e de cumprimento do trabalho de concluso de curso; e quando os mecanismos de acompanhamento e de cumprimento das atividades complementares, previstos no PPC* e efetivamente implantados, so adequadamente coerentes. 1.10. Aes implementadas em funo dos processos de auto-avaliao e de avaliao externa (ENADE e outros). Conceito referencial mnimo de qualidade: Quando foram adequadamente implementadas aes acadmico-administrativas, em decorrncia dos relatrios produzidos pela auto-avaliao e pela avaliao externa (ENADE* e outros). CONSIDERAES SOBRE A DIMENSO 1

CONCEITO DA DIMENSO 1

12

DIMENSO 2: CORPO DOCENTE, CORPO DISCENTE E CORPO TCNICO-ADMINISTRATIVO

Indicadores e Critrios Referenciais Mnimos de Qualidade do Curso:

2.1. Formao acadmica, experincia e dedicao do coordenador administrao e conduo do curso. Conceito referencial mnimo de qualidade: Quando o coordenador possui graduao e titulao acadmica obtida em programas de ps-graduao stricto sensu na rea do curso; experincia de magistrio superior de cinco (5) anos; de gesto acadmica de dois (2) anos e dedica, pelo menos, 20 horas semanais conduo do curso. Conceito referencial mnimo de qualidade Medicina: Quando o coordenador possui graduao em Medicina, doutorado na mesma rea e experincia de magistrio superior e de gesto acadmica de, no mnimo, dois (2) anos. Conceito referencial mnimo de qualidade Direito: Quando o coordenador possui graduao em Direito, doutorado na mesma rea e experincia de magistrio superior e de gesto acadmica de, pelo menos, dois (2) anos.

2.2. Caracterizao (tempo de dedicao e de permanncia sem interrupo), composio e titulao do Ncleo Docente Estruturante (NDE*). Conceito referencial mnimo de qualidade: Quando todos os professores que constituem o NDE* possuem titulao acadmica obtida em programas de ps-graduao stricto sensu e, destes, 50% tm ttulo de Doutor e 40% atuam ininterruptamente no curso desde o ltimo ato regulatrio. Conceito referencial mnimo de qualidade Medicina: Quando todos os professores que constituem o NDE* possuem titulao acadmica obtida em programas de ps-graduao stricto sensu e, destes, 50% tm ttulo de Doutor, 60% tm graduao em Medicina e 40% atuam ininterruptamente no curso desde o ltimo ato regulatrio. Conceito referencial mnimo de qualidade Direito: Quando todos os professores que constituem o NDE* possuem titulao acadmica obtida em programas de ps-graduao stricto sensu e, destes, 50% tm ttulo de Doutor, 60% tm graduao em Direito e 40% atuam ininterruptamente no curso desde o ltimo ato regulatrio.

2.3. Titulao e experincia do corpo docente e efetiva dedicao ao curso. Conceito referencial mnimo de qualidade: Quando, pelo menos, 50% dos docentes do curso tm titulao obtida em programas de psgraduao stricto sensu - sendo que, dentre estes, 40% so doutores e 20% so contratados em tempo integral - e os titulados tm, pelo menos, quatro (4) anos de experincia acadmica no ensino superior (considerar apenas as horas destinadas para as atividades da Mantida qual pertence o curso).

13

Conceito referencial mnimo de qualidade Medicina: Quando, pelo menos, 60% dos docentes do curso tm titulao obtida em programas de psgraduao stricto sensu - sendo que, dentre estes, 50% so doutores e 20% so contratados em tempo integral e os titulados tm, pelo menos, quatro (4) anos de experincia acadmica no ensino superior (considerar apenas as horas destinadas para as atividades da Mantida qual pertence o curso). Conceito referencial mnimo de qualidade Direito: Quando pelo menos 60% dos docentes do curso tm titulao obtida em programas de psgraduao stricto sensu - sendo que, dentre estes, 50% so doutores e 20% so contratados em tempo integral e os titulados tm, pelo menos, quatro (4) anos de experincia acadmica no ensino superior (considerar apenas as horas destinadas para as atividades da Mantida qual pertence o curso).

2.4. Produo de material didtico ou cientfico* do corpo docente. Conceito referencial mnimo de qualidade: Quando 60% dos docentes do curso produziram material didtico ou cientfico* nos ltimos trs (03) anos, correspondendo essa produo, em mdia, a trs (3) materiais por docente.

2.5. Adequao da formao e experincia profissional do corpo tcnico e administrativo. Conceito referencial mnimo de qualidade: Quando 60% dos integrantes do corpo tcnico e administrativo tm formao adequada s funes desempenhadas no mbito do curso e possuem experincia profissional de, pelo menos, dois(2) anos.

2.6. Adequao, formao e experincia dos docentes em relao modalidade de EAD* (indicador exclusivo para EAD*). Conceito referencial mnimo de qualidade: Quando as polticas de capacitao especficas para EAD foram adequadamente estabelecidas e implementadas, envolvendo os docentes e, ainda, a formao e a experincia dos docentes, na rea especfica, os habilitam adequadamente para o desenvolvimento de suas atividades.

2.7. Adequao, formao e experincia dos tutores (indicador exclusivo para EAD). Conceito referencial mnimo de qualidade: Quando as polticas de capacitao especficas para EAD foram adequadamente estabelecidas e implementadas, envolvendo os tutores e, ainda, a formao e a experincia dos tutores, na rea especfica, os habilitam adequadamente para o desenvolvimento de suas atividades.

2.8. Caracterizao (tempo de dedicao e de permanncia sem interrupo) do corpo de tutores (indicador exclusivo para EAD) Conceito referencial mnimo de qualidade: Quando pelo menos 30% do corpo de tutores dedica, pelo menos, 20 horas ao curso e 40% atua ininterruptamente no curso desde o ltimo ato autorizativo.

14

CONSIDERAES SOBRE A DIMENSO 2

CONCEITO DA DIMENSO 2

15

DIMENSO 3: INSTALAES FSICAS

Indicadores e Critrios Referenciais Mnimos de Qualidade do Curso:

3.1. Espaos fsicos utilizados no desenvolvimento do curso. Conceito referencial mnimo de qualidade: Quando os espaos fsicos utilizados no desenvolvimento do curso atendem adequadamente aos requisitos de quantidade, dimenso, mobilirio, equipamentos, iluminao, limpeza, acstica, ventilao, segurana, conservao e comodidade necessrios s atividades que a se desenvolvem. 3.2. Tipologia e quantidade de ambientes/laboratrios de acordo com a proposta do curso. Conceito referencial mnimo de qualidade: Quando os ambientes e os laboratrios esto equipados de acordo com o especificado no PPC*, funcionam segundo a finalidade a que se destinam e correspondem adequadamente aos objetivos, diretrizes e finalidades consignados na proposta do curso. 3.3. Livros Bibliografia Bsica. Conceito referencial mnimo de qualidade: Quando a bibliografia bsica atende aos programas de todas as disciplinas / unidades curriculares* do curso, na proporo de um exemplar para oito (8) alunos previstos para cada turma, referentes aos ttulos indicados na bibliografia bsica (mnimo de trs (3) ttulos), e est atualizada e tombada no patrimnio da IES. 3.4. Livros Bibliografia Complementar. Conceito referencial mnimo de qualidade: Quando a bibliografia complementar atende adequadamente s indicaes bibliogrficas complementares referidas nos programas das disciplinas / unidades curriculares*. 3.5. Peridicos, bases de dados especficas, revistas e acervo em multimdia. Conceito referencial mnimo de qualidade: Quando existem: assinaturas de peridicos especializados, indexados e correntes, sob a forma impressa ou informatizada; bases de dados especficas (revistas e acervo em multimdia), que atendem adequadamente aos programas de todos os componentes curriculares e demanda do conjunto dos alunos matriculados no curso. 3.6. Formas de acesso dos alunos de cursos a distncia bibliografia bsica, complementar e a peridicos (indicador exclusivo para EAD*). Conceito referencial mnimo de qualidade: Quando a poltica de acesso dos alunos bsica, complementar e a peridicos (impressos ou virtuais), foi implementada e atende adequadamente s necessidades do corpo discente.

16

3.7. Instalaes para equipe de tutores e professores (indicador exclusivo para EAD). Conceito referencial mnimo de qualidade: Quando as instalaes administrativas, salas de aula, tutoria, auditrios, sala de conferncia e instalaes sanitrias para a equipe de tutores e de professores, atendem adequadamente aos requisitos de dimenso, limpeza, iluminao, acstica, ventilao, conservao e comodidade, e foram completamente equipados segundo a finalidade a que se destinam.

CONSIDERAES SOBRE A DIMENSO 3

CONCEITO DA DIMENSO 3

17

REQUISITOS LEGAIS Estes itens so essencialmente regulatrios e, por isso, no fazem parte do clculo do conceito da avaliao. Os avaliadores apenas faro o registro do cumprimento ou no do dispositivo legal por parte da Instituio para que o Ministrio da Educao, de posse dessa informao, possa tomar as decises cabveis. Tratando-se de disposies legais, esses itens so de atendimento obrigatrio. Indicador Coerncia dos contedos curriculares com as Diretrizes Curriculares Nacionais DCN 1 e com o Catlogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia Critrio de anlise O currculo apresenta plena coerncia com as Diretrizes Curriculares Nacionais, para o caso de bacharelados e licenciaturas? O currculo e carga horria ministrada esto de acordo com o Catlogo, para o caso dos cursos superiores de tecnologia? Est prevista, na matriz curricular, e com carga horria adequada, a oferta de estgio supervisionado, com seu respectivo regulamento? Sim No NSA

2 Estgio supervisionado.

a) O PPC prev a insero de Libras na estrutura curricular do curso, como disciplina obrigatria, quando se tratar de curso de licenciatura ou curso de Disciplina optativa / obrigatria fonoaudiologia? 3 de Libras* (Dec. 5.626/2005) b) Ou O PPC prev a insero de Libras na estrutura curricular do curso, como disciplina optativa, quando se tratar dos demais cursos superiores? Condies de acesso para pessoas com deficincia e/ou A instituio apresenta condies mobilidade reduzida. (Dec. adequadas de acesso para pessoas com 4 5.296/2004, com prazo para deficincia e/ou mobilidade reduzida? implantao das condies at dezembro de 2008). Trabalho de Concluso de Curso (Parecer CNE/CES 5 211/2004 e Resoluo CNE/CES 09/2004) H previso de Trabalho de Concluso de Curso, desenvolvido individualmente, com contedo fixado e regulamentao contendo critrios, procedimentos e mecanismos de avaliao e diretrizes tcnicas relacionadas sua elaborao? O curso possui Ncleo Docente Estruturante NDE, responsvel pela formulao do projeto pedaggico do curso, sua implementao e desenvolvimento, com titulao em nvel de ps-graduao stricto sensu, e contrato de trabalho que assegure preferencialmente dedicao plena ao curso e experincia docente?

NDE - Ncleo Docente Estruturante

18

Relato global da categoria de anlise pelos avaliadores. Disposies legais

CONSIDERAES FINAIS DA COMISSO DE AVALIADORES

CONCEITO FINAL (calculado automaticamente pelo sistema)

19

20

ANEXOS

21

22

TABELA DE PESOS QUADRO DOS PESOS DAS DIMENSES DIMENSO 1 - ORGANIZAO DIDTICO-PEDAGGICA 2 - CORPO SOCIAL 3 - INSTALAES FSICAS QUANTIDADE DE INDICADORES 10 8 7 PESOS 40 35 25

23

GLOSSRIO PARA RECONHECIMENTO E RENOVAO DE RECONHECIMENTO DE CURSOS DE GRADUAO Conjunto de contedos (grupos temticos comuns) que compem os diferentes campos do saber. o conceito atribudo preliminarmente ao curso em processo de renovao de reconhecimento, gerado a partir de informaes do Censo de Educao Superior, dos resultados do ENADE e do cadastro prprio do INEP. (Portaria n 40/2007, art 35). Caso o conceito preliminar seja maior ou igual a 3 poder ser dispensada a avaliao in loco. So normas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Educao que asseguram a flexibilidade, a criatividade e a responsabilidade das IES na elaborao dos Projetos Pedaggicos de seus cursos. As DCNs tm origem na LDB e constituem referenciais para as IES na organizao de seus programas de formao, permitindo flexibilidade e priorizao de reas de conhecimento na construo dos currculos plenos, possibilitando definir mltiplos perfis profissionais e privilegiando as competncias e habilidades a serem desenvolvidas (Parecer CNE/CES 67/2003). Os currculos dos cursos devem apresentar coerncia com as DCNs no que tange flexibilidade, interdisciplinaridade e articulao teoria e prtica, assim como aos contedos obrigatrios, distribuio da carga horria entre os ncleos de formao geral/bsica e profissional, s atividades complementares e s atividades desenvolvidas no campo profissional. Parte especfica do contedo curricular necessria para a formao acadmica. O regime de trabalho docente em tempo integral compreende a prestao de 40 horas semanais de trabalho, na mesma instituio, nele reservado o tempo de, pelo menos, 20 horas semanais para estudos, pesquisa, trabalhos de extenso, planejamento e avaliao (Dec. 5.773/2006, Art.69). Observao: Nas IES, nas quais, por acordo coletivo de trabalho, o tempo integral tem um total de horas semanais diferente de 40, esse total deve ser considerado, desde que, pelo menos, 50% dessa carga horria seja para estudos, pesquisa, extenso, planejamento e avaliao. Docentes contratados com doze (12) ou mais horas semanais de trabalho, na mesma instituio, nelas, reservados, pelo menos, 25% do tempo para estudos, gesto, extenso, planejamento, avaliao e orientao de alunos. Docentes contratados pela instituio, exclusivamente, para ministrar horas-aula, independentemente da carga horria contratada, ou que no se enquadrem nos outros regimes de trabalho definidos neste glossrio.

rea

CPC-Conceito preliminar de curso

DCN-Diretrizes Curriculares Nacionais

Disciplina / Unidade Curricular

Docente em tempo integral

Docente em tempo parcial

Docente horista

24

Doutorado

Segundo nvel da ps-graduao stricto sensu. Tem por fim proporcionar formao cientfica ou cultural ampla e aprofundada, desenvolvendo a capacidade de pesquisa e exigindo defesa de tese em determinada rea de concentrao que represente trabalho de pesquisa com real contribuio para o conhecimento do tema. Confere diploma de doutor. Nos processos de avaliao, somente sero considerados os ttulos de doutorado, obtidos em Programas de Ps-Graduao Stricto Sensu, reconhecidos pela CAPES, ou ttulos revalidados por universidades brasileiras. Processo de ensino-aprendizagem organizado de forma que professores e alunos, mesmo separados fisicamente, se comuniquem por meio de tecnologias de informao e comunicao. Esta separao pode aplicar-se a todo processo de aprendizagem ou apenas a certos estgios, devendo tambm envolver estudos presenciais. A educao a distncia implica em novos papis para alunos e professores, novas atitudes e enfoques metodolgicos. Tpicos ou unidades de contedo programtico de uma disciplina ou atividade integrante do currculo de um curso. O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), que integra o Sistema Nacional de Avaliao da Educao Superior (SINAES), tem o objetivo de aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduao em relao aos contedos programticos, suas habilidades e competncias. O ENADE realizado por amostragem e a participao no Exame constar no histrico escolar do estudante ou, quando for o caso, sua dispensa pelo MEC. Curso em rea especfica do conhecimento com durao mnima de 360 horas (no computando o tempo de estudo individual ou em grupo sem assistncia docente, nem o destinado elaborao do trabalho de concluso de curso) e o prazo mnimo de seis meses. Pode incluir ou no o enfoque pedaggico. Confere certificado (Cf. Resoluo CNE/CES n 01/2007). Um determinado indicador pode receber conceito NSA No se Aplica quando no diz respeito ao curso em avaliao. Entidade, pblica ou privada, que oferece cursos de graduao (bacharelados, licenciaturas e cursos superiores de tecnologia), tambm podendo ofertar cursos de ps-graduao e de extenso. uma estratgia de abordagem e tratamento do conhecimento em que duas ou mais disciplinas/unidades curriculares ofertadas simultaneamente estabelecem relaes de anlise e interpretao de contedos com o fim de propiciar condies de apropriao, pelo discente, de um conhecimento mais abrangente e contextualizado.

EAD - Educao a Distncia

Ementas

ENADE

Especializao (Psgraduao lato sensu)

Indicador NSA

IES - Instituio de Ensino Superior

Interdisciplinaridade

25

LIBRAS (Lei n 10.436/05)

Libras a sigla da Lngua Brasileira de Sinais. As lnguas de sinais tm estruturas gramaticais prprias e so utilizadas pelas comunidades surdas. Primeiro nvel da ps-graduao Stricto Sensu. Exige dissertao em determinada rea de concentrao e confere diploma de mestre. Nos processos de avaliao, somente sero considerados os ttulos de mestrado obtidos em Programas de Ps-Graduao Stricto Sensu, reconhecidos pela CAPES, ou ttulos revalidados por universidades brasileiras. Mestrado dirigido formao profissional, com estrutura curricular clara e consistentemente vinculada sua especificidade, articulando o ensino com a aplicao profissional, de forma diferenciada e flexvel, admitido o regime de dedicao parcial. Exige apresentao de trabalho final sob a forma de dissertao, projeto, estudo de casos, performance, produo artstica, desenvolvimento de instrumentos, equipamentos, prottipos, entre outros, de acordo com a natureza da rea e os fins do curso. Confere diploma. Nos processos de avaliao, somente sero considerados os ttulos de mestrado obtidos e Programas de Ps-Graduao Stricto Sensu, reconhecidos pela CAPES, ou ttulos revalidados por universidades brasileiras. Conjunto de professores composto por 30% do corpo docente, de elevada formao e titulao, contratados em tempo integral e parcial, que respondem mais diretamente pela criao, implantao e consolidao do Projeto Pedaggico do Curso. Produes especializadas, ordenadas por ndice, conforme regra especfica. o instrumento de planejamento e gesto que considera a identidade da IES, no que diz respeito sua filosofia de trabalho, misso a que se prope, s estratgias para atingir suas metas e objetivos, sua estrutura organizacional, ao Projeto Pedaggico Institucional com as diretrizes pedaggicas que orientam suas aes e as atividades acadmicas e cientficas que desenvolve ou que pretende desenvolver. Abrangendo um perodo de cinco anos, dever contemplar ainda o cronograma e a metodologia de implementao dos objetivos, metas e aes da IES, observando a coerncia e a articulao entre as diversas aes, a manuteno de padres de qualidade; o perfil do corpo docente; a oferta de cursos de graduao, ps-graduao, presenciais e/ou a distncia; a descrio da infra-estrutura fsica e instalaes acadmicas, com nfase na biblioteca e laboratrios, e o demonstrativo de capacidade e sustentabilidade financeiras. (Decreto n 5.773/06) um espao fsico para a execuo descentralizada de algumas das funes didtico-administrativas de cursos a distncia.

Mestrado

Mestrado Profissional

NDE - Ncleo Docente Estruturante

Peridicos especializados, indexados e correntes

PDI - Plano de Desenvolvimento Institucional

Plo de apoio presencial

26

Produo de material didtico ou cientfico

Considerar como produo de material didtico ou cientfico: apostilas, livros, captulos de livros, artigos em peridicos especializados, textos completos em anais de eventos, resumos publicados em anais de eventos, propriedade intelectual depositada ou registrada, produes tcnicas relevantes, marcas, patentes, produes artsticas e culturais. o documento orientador de um curso que traduz as polticas acadmicas institucionais. Entre outros elementos, composto pelos conhecimentos e saberes necessrios formao das competncias estabelecidas a partir do perfil do egresso; estrutura e contedo curricular; ementrio; bibliografia bsica e complementar; estratgias de ensino; docentes; recursos materiais; laboratrios e infra-estrutura de apoio ao pleno funcionamento do curso. Redes Internet, intranet, fruns, salas de conversao, videoconferncia, materiais didticos especficos para EAD, plataformas virtuais de ensino-aprendizagem, 0800, utilizados de modo a favorecer os trabalhos colaborativos. o conceito de referncia para a condio mnima aceitvel de um determinado indicador. Para anlise dos indicadores, quando os critrios forem numricos, sugere-se considerar como muito alm do referencial mnimo de qualidade o percentual aproximadamente 50% maior que os valores citados no texto do critrio. Considerar como alm do referencial mnimo de qualidade o percentual aproximadamente 25% maior que os valores citados no referido texto. No indicador 3.3, a lgica inversa (uma menor relao alunos/exemplar indica uma situao melhor). Importante: estes percentuais so apenas balizadores para a Comisso de Avaliao, que poder considerar outros percentuais mais adequados a cada caso. Refere-se exclusivamente aos cursos de ps-graduao de mestrado e doutorado.

PPC - Projeto Pedaggico de Curso

Redes tecnolgicas de comunicao

Referencial mnimo de qualidade do indicador

Stricto Sensu

27

Tutor

Atua junto aos estudantes sob estrita orientao e superviso da equipe de docentes, principalmente como mediador pedaggico e facilitador nos processos de ensino-aprendizagem. necessria (deve possuir) formao em nvel superior, preferencialmente na rea do curso onde atuar. H duas categorias de tutores, em funo do local de atuao, bem como das atribuies nos processos de mediao pedaggica, cujas denominaes no implicam a determinao de um modelo pedaggico especfico, pois servem apenas para referenciar seu local de atuao, podendo inclusive variar conforme diferentes modelos de cursos a distncia: Tutor a distncia quando o seu local de atuao a sede da instituio ofertante, isto , fica a distncia dos estudantes. Atua em contato mais prximo com aos docentes, em disciplina especfica, com as seguintes atribuies: orientao de estudantes em seus estudos relativos disciplina especfica, esclarecimento de dvidas especficas e, em geral, auxilia nas atividades de avaliao. No tocante rede de comunicao interativa, responsvel pela promoo de espaos de construo coletiva de conhecimento, com as atividades de fruns de discusso, encontros virtuais, atividades culturais, videoconferncias, salas de conversao (chat), correios eletrnicos, mediao por telefone (0800), entre outros. Acompanha a freqncia e a participao dos alunos nas diversas atividades, bem como seleciona material de apoio e sustentao terica aos contedos. Tambm fazem parte de suas atribuies conduzir processos avaliativos de ensino-aprendizagem, alm de participar dos trabalhos de planejamento e redirecionamento do projeto pedaggico do curso junto aos docentes. Tutor presencial quando seu principal local de atuao no plo de apoio presencial, junto aos estudantes. Atende os estudantes no plo, especialmente no desenvolvimento das atividades acadmicas, fomentando o hbito da pesquisa, esclarecendo dvidas em relao a contedos especficos, notadamente quanto ao uso das tecnologias de comunicao e informao disponveis. Auxilia nos momentos presenciais obrigatrios, tais como avaliaes, aulas prticas em laboratrios e apresentao de trabalhos, atividades coletivas ou individuais, dentre outras. O tutor presencial deve ser capacitado para lidar com as especificidades da educao a distncia em sintonia com o projeto pedaggico do curso, do material didtico e do contedo especfico das disciplinas. Deve manter-se em comunicao permanente com os tutores a distncia, com os docentes e com a equipe pedaggica do curso. O tutor tambm pode receber outras denominaes: professortutor, orientador acadmico, tutor-orientador, monitor acadmico, animador, etc.

28

You might also like