You are on page 1of 52

Panfleto 64

Planos de Atendimento s Emergncias em Instalaes de Cloro-lcalis, Hipoclorito de Sdio e Cloreto de Hidrognio


6 Edio Reviso 1 Outubro de 2008

Traduo e adaptao da Clorosur, autorizada pelo The Chlorine Institute, Inc. Disponvel no site: http://www.clorosur.org Documento original: Pamphlet 64 Emergency Response Plans For Chlor-Alkali, Sodium Hyplochlorite, and Hydrogen Chloride Facilities. Edition 6 Revision 1. October 2008.

NDICE
1. INTRODUO 1.1 ESCOPO 1.2 O PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE PRODUTO DO CHLORINE INSTITUTE 1.3 DEFINIES E ABREVIAES 1.4 DECLARAO 1.5 RECOMENDAO 1.6 APROVAO 1.7 REVISES 1.8 REPRODUO 2. PLANEJAMENTO ORGANIZACIONAL 2.1 INTRODUO 2.2 FINALIDADE DE UM PLANEJAMENTO DE ATENDIMENTO S EMERGNCIAS (PAE) 2.3 PAPEL DA GERNCIA NO DESENVOLVIMENTO DO PLANO DE ATENDIMENTO S EMERGNCIAS (PAE) 2.4 PLANEJAMENTO PARA DIFERENTES TIPOS DE EMERGNCIAS 2.5 EXTENSO DO CENRIO DA EMERGNCIA 2.6 PROCEDIMENTO PARA MANTER UM PAE ATUALIZADO 3. PLANEJAMENTO PARA LIDAR COM A EMERGNCIA 3.1 INTRODUO 3.2 EQUIPE DE ATENDIMENTO S EMERGNCIAS 3.3 COMUNICAO INTERNA 3.4 EQUIPAMENTOS DE ATENDIMENTO S EMERGNCIAS 3.5 MITIGAO PS-VAZAMENTO 3.6 EVACUAO, ABRIGO, CONTAGEM E RESGATE 3.7 PRIMEIROS SOCORROS E SERVIOS MDICOS 3.8 CONSIDERAES SOBRE UTILIDADES 3.9 ATENDIMENTO DE OUTRAS EMERGNCIAS QUE NO O VAZAMENTO DE PRODUTOS CLORO-LCALIS 3.10 NECESSIDADES APS O FINAL DA EMERGNCIA PARA RESTABELECER A SITUAO 3.11 VIOLAO SEGURANA (SECURITY) 4. PLANEJAMENTO PARA COORDENAO COM RGOS EXTERNOS 4.1 COORDENAO COM GRUPOS DE EMERGNCIA LOCAL, ESTADUAL E FEDERAL 4.2 PLANEJAMENTO PRVIO A UM INCIDENTE 4.3 CONTROLE DE EMERGNCIA DE EVENTO AMPLIADO 4.4 RGOS DE ATENDIMENTO S EMERGNCIAS 4.5 ASSISTNCIA MDICA 4.6 COMUNICAES 4.7 COMUNICAO COM A IMPRENSA E COM O PUBLICO EM GERAL 4.8 RELAES COM OS EMPREGADOS 4.9 EXIGNCIA DE RELATAR UMA OCORRNCIA DE VAZAMENTOS 5. REFERNCIAS 5.1 CDIGO DE REGULAMENTOS FEDERAIS 5.2 PUBLICAES DO INSTITUTO DO CLORO 5.3 OUTRAS REFERNCIAS 6. APNDICES 6.1 EXEMPLOS DE PLANO DE ATENDIMENTO EMERGNCIA 6.2 INFORMAES SOBRE ABRIGO NO LOCAL 6.3 PROCEDIMENTOS PARA CASO DE AMEAA DE BOMBA 6.4 LISTA DE VERIFICAO (CHECKLIST) 1 1 1 1 2 2 3 3 3 3 3 4 4 5 5

6 6 7 10 12 15 16 16 17 17 17 17 18 18 19 19 20 21 22 22 24 25 28 28 28 29 30 30 46 48 50

PLANOS DE ATENDIMENTO S EMERGNCIAS EM INSTALAES DE CLORO-LCALIS, HIPOCLORITO DE SDIO E CLORETO DE HIDROGNIO

1. 1.1

INTRODUO Escopo O propsito desta publicao fornecer ao usurio os princpios bsicos de um plano de atendimento s emergncias. Este plano seria para uso em caso de um vazamento acidental de cloro, hidrxido de potssio, hidrxido de sdio, hipoclorito de sdio, cloreto de hidrognio (referidos neste panfleto de forma genrica como produtos cloro-lcalis) ou em atendimento a uma violao segurana para minimizar o impacto. Esta publicao no inclui todas as exigncias federais, estaduais ou locais que podem ser aplicveis a um estabelecimento, nem abrange outras possveis emergncias que possam surgir em uma instalao tpica de clorolcalis. Os requisitos federais citados neste panfleto esto atualizados com o momento de sua publicao, mas os usurios deste panfleto devem reconhecer que elas esto sujeitas s mudanas.

1.2

O Programa de Gerenciamento de Produto do Instituto do Cloro O Instituto do Cloro, Inc. existe para dar sustentabilidade indstria cloro-lcalis e servir o pblico atravs do fomento de melhorias continuas dirigidas segurana, proteo da sade humana e meio ambiente, associadas produo, distribuio e uso do cloro, hidrxido de potssio, hidrxido de sdio e hipoclorito de sdio; e distribuio e uso do cloreto de hidrognio. Esta sustentabilidade estendida para proporcionar uma ateno continua segurana nas operaes e manuseio do cloro. Os associados do Instituto do Cloro esto comprometidos com a adoo das iniciativas de gerenciamento de produtos e de segurana do Instituto do Cloro incluindo panfletos, listas de verificao (checklists), e compartilhamento de informaes sobre incidentes, que podem ajudar os associados na realizao de melhorias mensurveis. Para maiores informaes sobre o programa de gerenciamento de produtos do Instituto, visite o website www.chlorineinstitute.org.

1.3

Definies e Abreviaes
CERCLA CFR CHLOREP Comprehensive Environmental Response, Compensation, and Liability Act Lei de Ampla Ao Ambiental, Compensao e Responsabilidade Code of Federal Regulations Cdigo de Leis Federais Chlorine Emergency Plan o Plano de Emergncia para o Cloro, administrado e coordenado nos Estados Unidos pelo Instituto do Cloro. Ele fornece um sistema organizado e efetivo para o atendimento de emergncias com cloro nos Estados Unidos e no Canad Associao Latino Americana da Indstria de Cloro e Derivados Environmental Protection Agency Agncia de Proteo Ambiental

CLOROSUR EPA

PANFLETO 64 EPCRA EPI FISPQ IDLH Emergency Planning and Community Right-to-Know Act Lei de Planejamento de Emergncia e do Direito de Saber da Comunidade Equipamento de Proteo Individual Ficha de Informao de Segurana de Produtos Qumicos Immediately Dangerous to Life or Health Um indicador utilizado para indicar uma concentrao instantaneamente perigosa para a vida ou sade Chlorine Institute Local Emergency Planning Committee Comit Local de Planejamento de Emergncia Occupational Safety and Health Administration rgo da Administrao da Segurana e da Sade Ocupacional Plano de Ao de Emergncia Um Plano de Ao de Emergncia apresenta a ao a ser tomada pelo produtor ou usurio, rgos governamentais, e o pblico em geral para minimizar o efeito de um vazamento de um produto cloro-lcalis O uso do termo neste panfleto representa os produtos cloro, hidrxido de sdio, hidrxido de potssio, hipoclorito de sdio, cloreto de hidrognio anidro e o cido clordrico. Process Safety Management) Gerenciamento de Segurana de Processo Risk Management Program Programa de Gesto de Riscos PGR

Instituto LEPC OSHA PAE

Produtos Cloro-lcalis

PSM RPM

1.4

Declarao As informaes nesta publicao foram obtidas de fontes consideradas confiveis. O Instituto do Cloro e seus associados, juntos e individualmente no garantem, e no assumem responsabilidade, em relao a qualquer uma das informaes aqui contidas. Alm disso, no se deve considerar que todos os procedimentos aceitveis estejam inclusos, ou que circunstncias especiais no venham a exigir procedimentos modificados ou adicionais. O usurio deve saber que mudanas tecnolgicas ou em regulamentaes podem exigir mudanas nas recomendaes aqui includas. Etapas apropriadas devem ser seguidas de modo a garantir que a informao seja atual quando usada. Estas recomendaes no devem ser confundidas com as exigncias federais, estaduais, municipais, ou de companhias de seguro, ou com cdigos de leis nacionais de segurana.

1.5

Recomendao recomendao do Instituto do Cloro que todos os produtores e usurios de produtos clorolcalis possuam um plano escrito de atendimento s emergncias (PAE) e que este plano seja comunicado comunidade local. O grau de complexidade do PAE depender do tamanho e do estabelecimento e sua proximidade a reas povoadas.

PLANOS DE ATENDIMENTO S EMERGNCIAS EM INSTALAES DE CLORO-LCALIS, HIPOCLORITO DE SDIO E CLORETO DE HIDROGNIO

1.6

Aprovao A Equipe de assuntos de segurana, sade, meio ambiente e security (proteo contra violaes segurana) aprovou a Reviso 1 da Sexta edio deste Panfleto em 28 de outubro de 2008.

1.7

Revises Sugestes em relao traduo desta traduo devem ser encaminhadas para a Clorosur. Sugestes para revises do documento original devem ser encaminhas Secretaria do Instituto do Cloro.

1.7.1 Revises Significativas na Presente Edio Ocorreram modificaes nas sees 2.4 e 2.5 em atendimento s recomendaes feitas pelo U.S. Chemical Safety Board (Estados Unidos). 1.8 Reproduo O contedo desta publicao no pode ser copiado, integral ou parcialmente, sem prvia autorizao da Clorosur. 2 2.1 PLANEJAMENTO ORGANIZACIONAL Introduo A necessidade de um Plano de Atendimento s Emergncias (PAE) torna-se evidente quando se pondera as propriedades perigosas dos produtos cloro-lcalis. A preveno de leses e impacto no meio ambiente local so consideraes fundamentais de um PAE. A existncia de pessoal treinado em todos estabelecimentos que manuseiam o cloro e o atendimento inicial na comunidade so elementos vitais de qualquer plano. Nos Estados Unidos a Lei de Planejamento de Emergncia e do Direito de Saber da Comunidade de 1986, contida na Parte 355 do Titulo 40 do Cdigo de Regulamentos Federais citado na Referncia 5.1.1 requer que todos os estabelecimentos que armazenam substncias extremamente perigosas em quantidade acima de um mnimo estabelecido, possuam um plano adequado para lidar com emergncias. A quantidade limite para produtos cloro-lcalis mostrada na Tabela 1. Tabela 1.
Produto Cloro Hidrxido de Sdio Hidrxido de Potssio Hipoclorito de Sdio Cloreto de Hidrognio (somente gs)

Quantidade de produtos cloro-lcalis a partir da qual requerido o Plano de Emergncia


Quantidade limite Libras Quilogramas 100 ~ 45 ------500 ~ 227

PANFLETO 64

Os regulamentos sobre Gerenciamento de Processos da OSHA (Parte 1910.119 do Ttulo 29 do CFR Referncia 5.1.2) e sobre Programa de Gerenciamento de Risco do EPA (Parte 68 do Ttulo 40 Referncia 5.1.1) tambm exigem que instalaes abrangidas por estes regulamentos possuam um Plano de Atendimento s Emergncias. O desenvolvimento de um plano de atendimento s emergncias (PAE) deve merecer a devida prioridade da gerncia para garantir que a responsabilidade de lidar de forma segura com emergncias possa ser satisfeita. fundamental para o sucesso de um PAE que todos os elementos delineados nesta publicao sejam inclusos. No entanto, o grau de detalhe depende do tamanho do estabelecimento e do potencial de exposio tanto do pessoal interno quanto do pblico em geral. Para a questo Quando comear o planejamento para emergncias? a resposta Antes que surja a necessidade. O Instituto do Cloro e a Clorosur recomendam que cada estabelecimento que manuseia cloro-lcalis possua um Plano de Atendimento s Emergncias para: (1) Proteger seus empregados, outras pessoas trabalhando no estabelecimento, a comunidade vizinha e o pblico em geral; e (2) Estar em conformidade com leis e regulamentos. O melhor momento para incorporar os elementos de um PAE compreensvel durante a etapa de projeto de novas instalaes ou modificaes realizadas na instalao. Os potenciais perigos do cloro no interior do estabelecimento e para o pblico em geral, e a percepo do perigo pelo pblico torna imperativo que um PAE esteja concludo antes da partida de uma nova unidade. 2.2 Finalidade de um Plano de Atendimento s Emergncias (PAE) A finalidade de um PAE prevenir ou reduzir danos, diminuir o impacto para o publico em geral, fornecer orientao ao pessoal que ter de lidar com as emergncias, e reduzir ao mnimo os danos em equipamentos. 2.3 Papel da Gerncia no Desenvolvimento de um Plano de Atendimento s Emergncias (PAE) A responsabilidade de desenvolvimento do PAE da gerncia do estabelecimento. Os pontos a serem considerados incluem: a. Garantir que o PAE satisfaz as necessidades do estabelecimento e exigncias legais; b. Fornecer recursos adequados para o desenvolvimento, uso efetivo, e manuteno do plano; c. Definir um cronograma para a concluso do plano; d. Estabelecer um programa de treinamento para a implementao; e. Assegurar que o PAE possa ser colocado em ao com o pessoal disponvel no estabelecimento durante perodos em que o nmero de pessoas envolvidas no atendimento esteja na menor quantidade; f. Assegurar que o PAE seja comunicado na forma apropriada aos rgos de governo (por ex., Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Agencia de Controle Ambiental).

PLANOS DE ATENDIMENTO S EMERGNCIAS EM INSTALAES DE CLORO-LCALIS, HIPOCLORITO DE SDIO E CLORETO DE HIDROGNIO

g. Fornecer um sistema que possa monitorar a convenincia e a efetividade do plano; o treinamento do plano; a utilizao do plano; e o encaminhamento de medidas para correes ou mudanas necessrias no plano. 2.4 Planejamento para Diferentes Tipos de Emergncias Uma vez que seria impraticvel ter um PAE individual para todo tipo de emergncia, importante que o PAE seja compreensvel. As seguintes causas potenciais de um vazamento de produto cloro-lcalis devem ser levadas em considerao: a. Falha humana ou de equipamento. Os eventos especficos ocorridos no passado devem ser considerados para a incluso no PAE do estabelecimento; por exemplo: 1 2 3 4 5 Falhas nos locais de carregamento e descarregamento de cloro e cloreto de hidrognio Superclorao de uma unidade de branqueamento Superclorao de um processo de absoro de cloro Falhas em tubulaes e equipamentos; e Incidentes de reao de produtos qumicos (incluindo incndios cloro-ferro, exploses cloro-hidrognio, e incndios cloro-titnio, misturas entre hipoclorito de sdio e cido clordrico).

b. Falta de utilidades, por exemplo: energia, vapor, gua, ar e nitrognio; c. Desastres naturais, por exemplo: furaces, tornados, enchentes, deslizamentos de terra e terremotos; d. Incidentes com cilindros de cloro e tanques de transporte de cloro e outros produtos clorolcalis em vias rodovirias, ferrovirias e fluviais; e. Acidentes com a tubulao de cloro dentro e fora do estabelecimento; f. Ameaa de bomba; g. Desordem civil; e h. Atos de Sabotagem. 2.5 Extenso do Cenrio da Emergncia No fcil predizer a extenso de uma emergncia, mas todo esforo deve ser feito para estimar o tamanho e o impacto de vazamentos que podem ser causados por diferentes tipos de potencial de emergncia nas instalaes. O alcance do atendimento pelo estabelecimento para as emergncias possveis deve ser pr-determinado. A utilizao de uma modelagem do potencial de vazamento de produtos qumicos recomendada. O Panfleto 74 do Instituto do Cloro (Referncia 5.2.8) fornece exemplos de quantidades tpicas de vazamentos de cloro e zonas de impacto. O PAE tambm deve se direcionar para os seguintes cenrios:

PANFLETO 64

a. rea interna de uma instalao de cloro-lcalis Controlvel pelo pessoal da unidade clorolcalis; b. rea interna do estabelecimento como um todo Controlvel pelo pessoal de todo o estabelecimento; c. rea interna do estabelecimento como um todo Exigindo auxilio externo para atendimento da emergncia (por ex., Corpo de Bombeiros e Salvamento, Defesa Civil); e d. rea externa ao estabelecimento Exigindo equipes externas de atendimento (por ex., Corpo de Bombeiros e Salvamento, Equipes de Planos de Auxilio Mutuo ou PAM, Defesa Civil). 2.6 Procedimentos para Manter um PAE Atualizado Manter o PAE atualizado, isto pronto para uso, exige uma ateno de alta prioridade. Cada estabelecimento deve considerar o seguinte: a. Reviso anual do PAE por pessoas competentes em atendimento s emergncias; b. Reviso do PAE sempre que a instalao for modificada; c. Atualizao do PAE sempre que ocorrer modificao em relao ao pessoal ou na organizao; d. Implementao das modificaes recomendadas como resultados de treinamentos simulados do PAE ou analises de casos de emergncias reais; e e. Treinamento peridico do pessoal associado com treinamento de reciclagens aps modificaes significativas do PAE. A atualizao do PAE pode ser facilitada pela atribuio de todas as responsabilidades no plano por titulo da funo e pela atualizao separada da lista de nomes e nmeros de telefones que sempre deve estar disponvel. 3 3.1 PLANEJAMENTO PARA LIDAR COM A EMERGNCIA Introduo O intuito desta seo apresentar os aspectos do atendimento s emergncias que devem ser planejados para eventos significativos de vazamentos de produtos cloro-lcalis. Estas informaes so separadas por categorias chaves: a. Pessoal de atendimento s emergncias: 1 2 3 4 Responsabilidades; Seleo; Treinamento; e Verificaes, treinamentos e exerccios simulados de aspectos crticos.

PLANOS DE ATENDIMENTO S EMERGNCIAS EM INSTALAES DE CLORO-LCALIS, HIPOCLORITO DE SDIO E CLORETO DE HIDROGNIO

b. Comando no incidente; c. Comunicao interna; d. Comunicaes externas; e. Equipamento de atendimento s emergncias; f. Mitigao dos impactos do ps-vazamento; g. Evacuao e/ou proteo em abrigo e contagem de pessoal; h. Primeiros socorros e servios mdicos; e i. Consideraes sobre utilidades. Alm disso, o estabelecimento deve ter procedimentos preparados para o atendimento s emergncias com outros produtos que no os produtos cloro-lcalis. 3.2 Equipe de Atendimento s Emergncias Esta seo se refere ao pessoal no interior da instalao cloro-lcalis ou do estabelecimento. Em relao comunidade e rgos externos, ver a Seo 4. 3.2.1 Responsabilidades As responsabilidades de cada membro da equipe de emergncia devem ser definidas de forma especifica, incluindo o seguinte: a. Os tipos de emergncia, as quais a equipe ir atender; b. O papel que esperado que cada membro desenvolva durante a emergncia (por ex., avaliao do derramamento, controle do vazamento, comunicaes, primeiros socorros, etc.); c. A quem cada membro da equipe de emergncia se reporta durante o evento de uma emergncia; d. Consideraes para aqueles que atendem situaes de emergncias (por ex., operador, supervisor, etc.); e e. Orientaes para comunicao, rotas de acesso, e acesso s instalaes. 3.2.2 Seleo A seleo do pessoal para a equipe de emergncia importante para o desenvolvimento do PAE no qual as capacidades e disponibilidade do pessoal estaro refletidas na execuo do plano.

PANFLETO 64

a. Considerar quem dever assumir as responsabilidades durante o dia, noite e fins de semana; b. Planejar substituio durante frias e ausncias; c. Considerar a utilizao de pessoal de outras reas de trabalho; d. Considerar as capacidades e limitaes de cada pessoa considerada para uma funo (por ex., uso de equipamento respiratrio, pessoal de resgate, desligamento de equipamentos de processo, etc.); 3.2.3 Treinamento a. A utilizao do Plano Escrito de Atendimento s Emergncias O PAE deve incluir uma clara definio de responsabilidades de cada funo. Alguns estabelecimentos consideram til incluir os seguintes itens como parte do Plano de Atendimento s Emergncias: 1. Uma lista de Sim e No para servir como um guia de consulta rpida; 2. Pequenos cartes ou folhetos listando as tarefas e informaes mais importantes; 3. Listas de verificao (checklists) de aes a serem tomadas; 4. Lista de nmeros de telefones de todas as pessoas e rgos a serem avisados; e 5. Acesso para pessoal habilitado em primeiros socorros e nos treinamentos de ressuscitao cardiopulmonar. b. A orientao e treinamento do pessoal devem ser partes do PAE e devem estar dirigidas para as seguintes importantes reas: 1. Atribuio de responsabilidades de treinamento; 2. Cronograma de treinamento, incluindo: data de inicio, nmero de sesses previstas e uma data de concluso; 3. Lista de todo o material necessrio instrumentos de auxilio em sala de treinamento, tais como cpias do PAE e listas de verificao (checklists), diagramas, dados sobre os produtos cloro-lcalis (por ex., as FISPQ), mapas claramente detalhados mostrando a localizao de produtos perigosos, equipamentos e segurana e de atendimento s emergncias, e pontos de encontro; 4. Treinamento anual de reciclagem do PAE, que tpico em estabelecimentos de produtos cloro-lcalis;

PLANOS DE ATENDIMENTO S EMERGNCIAS EM INSTALAES DE CLORO-LCALIS, HIPOCLORITO DE SDIO E CLORETO DE HIDROGNIO

5. Documentao de todo o treinamento, incluindo: uma lista de pessoas treinadas, datas de concluso do treinamento; produtos e assuntos cobertos; e meios para a verificao que o treinamento foi bem sucedido (por ex., resultados de testes orais e escritos, a documentao que o treinado demonstrou proficincia em relao informao apresentada); e 6. O treinamento deve ser realizado de acordo com requisitos de treinamento prescritos pelos regulamentos federal, estadual e local. Nos Estados Unidos a OSHA (Parte 1910.1201, Ttulo 29 do CFR Referncia 5.1.2) estabelece os requisitos para atendimento s emergncias. 3.2.4 Verificaes e Exerccios Simulados Duas maneiras para determinar a adequao de um programa de treinamento PAE so atravs da realizao de verificaes e a realizao de exerccios. As verificaes devem ser realizadas periodicamente com as diversas equipes de atendimento s emergncias para testar seus conhecimentos nas atribuies, comunicaes necessrias, e equipamentos; tambm devem ser realizadas verificaes peridicas em relao condio de pronto para uso do equipamento. Os exerccios simulados devem ser conduzidos para testar as reaes dos participantes e a efetividade na implementao do PAE, bem como testar o mecanismo vigente do plano. Existem trs tipos bsicos de exerccios simulados: o exerccio completo, o exerccio no estabelecimento, e o exerccio de mesa (table top). Certos aspectos devem ser levados em considerao para conduzir exerccios simulados completos pelo menos uma vez ao ano. Considerar a incluso do seguinte: a. O planejamento do exerccio envolvendo rgos externos de atendimento s emergncias, vizinho prximos da instalao, e a comunidade potencialmente afetada; b. Para obter um maior realismo no exerccio simulado obter o envolvimento dos rgos externos, do pessoal da gesto e do pessoal fora do expediente de trabalho na realizao do exerccio. Os exerccios simulados peridicos no estabelecimento devem simular diferentes eventos e envolver o maior nmero de grupos de pessoas possvel. Estes exerccios devem ser conduzidos de forma similar aos exerccios completos, exceto que, neste caso, os rgos externos de atendimento s emergncias e a comunidade no so envolvidos. Os exerccios simulados de mesa (table top) tambm devem ser realizados periodicamente para testar a habilidade das equipes de atendimento s emergncias, para avaliar um evento, comunicar efetivamente outras pessoas envolvidas com o atendimento s emergncias e atuar nos problemas encenados. Este tipo de exerccio habitualmente conduzido apenas com os supervisores ou pessoas chaves da equipe de atendimento de emergncia, tanto do estabelecimento quanto de rgos externos.

PANFLETO 64

10

No encerramento de qualquer tipo de exerccio simulado, uma analise critica deve ser feita para avaliar a efetividade do plano e apontar qualquer fraqueza, tanto no plano, como no treinamento, e na capacitao do pessoal. Ela deve ser dirigida para as trs partes principais do plano: a. Pessoas b. Procedimentos c. Equipamentos Um relatrio escrito do treinamento deve ser preparado. O PAE deve ser modificado e outras aes de melhorias devem ser organizadas como for necessrio. 3.3 Comunicao Interna O momento e a preciso das comunicaes so vitais para o desempenho eficaz quando de uma ocorrncia de atendimento emergncia. A considerao esquematizada a seguir deve ser levada em conta quando da determinao do fluxo de informaes. 3.3.1 Pessoal no Estabelecimento e Pessoal de Atendimento s Emergncias Este grupo inclui tanto as pessoas que esto diretamente envolvidas com a implementao do PAE como aquelas que podem ser afetadas pela emergncia. Para assegurar a comunicao apropriada deve existir um claro entendimento dos seguintes itens: a. O tipo de evento e a pessoa responsvel pelo inicio dos procedimentos de emergncia (por ex., operador supervisor, ou gerente da instalao); b. A pessoa responsvel pela coordenao geral (O coordenador da ao de emergncia), O pessoal de comando do atendimento (por ex., operador, supervisor, gerente da instalao) e/ou o oficial de rgo externo como o Comandante do Corpo de Bombeiros e Salvamento; c. Procedimentos para avisos e contedo da informao para as pessoas no estabelecimento (por ex., as informaes sobre magnitude e conseqncias do vazamento, condies climticas como a velocidade e direo do vento, temperatura e caracterizao (por ex., tempo claro, nublado, chuvoso, frio, etc.) e a seqncia dos eventos); e d. Procedimentos e ativao da comunicao para: 1. Servios externos de emergncia; 2. Pessoal de gerncia; e 3. Vizinhos prximos s instalaes e a comunidade, se necessrio (ver a Seo 4). 3.3.2 Pessoal da Superviso e Gerncia O PAE deve incluir comunicao apropriada para o pessoal de gerncia. Um procedimento comum ter uma nica pessoa com a responsabilidade de comunicar o pessoal de superviso e de gerncia. A utilizao de uma lista prioritria (quem deve ser comunicado primeiro) deve ser considerada.

PLANOS DE ATENDIMENTO S EMERGNCIAS EM INSTALAES DE CLORO-LCALIS, HIPOCLORITO DE SDIO E CLORETO DE HIDROGNIO

11

3.3.3 Centro de Operaes de Atendimento s Emergncias O centro de operaes serve como base na qual o comandante do incidente (ou o coordenador geral do atendimento emergncia) opera. O centro de operaes deve estar: livre de quaisquer efeitos do evento que possa comprometer a equipe de atendimento, ser facilmente acessvel e possuir bons meios de comunicao com todas as partes envolvidas. Alm disso, um local alternativo deve ser selecionado, para o caso do primeiro local estar inacessvel. 3.3.4 Equipamentos de Comunicao Em cada estabelecimento deve ser avaliada a necessidade de diferentes equipamentos de comunicao e sistemas de apoio. Estes equipamentos podem incluir: a. Sirenes ou buzinas para alertar pessoas dentro e fora do estabelecimento; b. Sistemas de cdigo de sirenes para indicar a natureza e local da emergncia; c. Sinalizao luminosa para melhor visualizao de advertncia; d. Sistemas de alerta manual ou automtico; e. O sistema telefnico PABX; f. Linhas de telefone independentes do PABX para evitar congestionamento no recebimento de ligaes; g. Linhas diretas de telefones de emergncia; h. Telefones mveis/celulares; i. Meios de paralisao, se necessrio, do sistema de telefone para recebimento de ligaes; j. Sistema automtico de envio de informaes; k. Rdios comunicadores de duas vias; l. Sistemas de intercomunicao ou de envio de mensagens pblicas; e m. Megafones. Deve existir um programa para inspecionar e testar todos os equipamentos de comunicao. 3.3.5 Comunicao de Encerramento da Ao de Emergncia O PAE deve especificar quem tem autoridade de encerrar a ao de emergncia para atividades ps-emergncia, e como esta comunicao deve ser feita.

PANFLETO 64

12

3.4

Equipamentos de Atendimento s Emergncias necessrio bem identificar, providenciar e manter os equipamentos de atendimento s emergncias. No PAE devem estar definidos estes equipamentos, onde se encontram, quem so os responsveis pelos equipamentos, treinamento no uso ou certificao requerida para uso do equipamento, e inspees e manuteno peridica do equipamento.

3.4.1 Equipamento de Proteo Individual em Emergncias O equipamento de proteo individual mais utilizado durante uma emergncia o equipamento de proteo respiratria e/ou a vestimenta protetora. A proteo respiratria deve ser fornecida para o pessoal do atendimento emergncia e outras pessoas no estabelecimento que precisam permanecer na rea atingida. Um vazamento de hidrxido de potssio ou de sdio requer um atendimento totalmente diferente do vazamento de cloro ou cloreto de hidrognio anidro. Em muitos casos de vazamento, o perigo inicial o contato direto do produto qumico com os olhos ou a pele. Equipamentos de proteo individual apropriado so necessrios para a proteo contra cada tipo de exposio. Em casos mais severos, envolvendo formao de neblinas de soluo de hidrxido de sdio ou de potssio, a proteo respiratria necessria. Um vazamento de hipoclorito de sdio requer um atendimento similar quele de vazamento de hidrxido de sdio ou de potssio, exceto quando a soluo entra em contato com produto cido. Se ocorrer o contato do hipoclorito com cido, o cloro gasoso ser emitido e o equipamento de proteo individual a ser utilizado deve proteger os olhos, a pele e o sistema respiratrio. A Referncia 5.2.6 fornece recomendaes fornece recomendaes especificas do Instituto do Cloro sobre EPI para o atendimento s emergncias envolvendo vazamentos de produtos cloro-lcalis. O Panfleto da Referncia 5.2.7 fornece informaes detalhadas de todos os aspectos de manuseio normal e em emergncia de solues de hipoclorito de sdio. Os seguintes equipamentos de proteo respiratria devem ser fornecidos se um incidente envolve o vazamento de cloro ou cloreto de hidrognio anidro: a. Equipamentos de proteo respiratria precisam ser utilizados at que a concentrao do gs vazado seja determinada como no requerendo o seu uso. Equipamentos autnomos de proteo respiratria (com ar fornecido) precisam ser utilizados se um indivduo tiver que permanecer em locais com elevadas concentraes de cloro ou cloreto de hidrognio. Estes tipos de protetores podem incluir: 1. Aparelho autnomo de respirao (mascara autnoma de presso positiva); e 2. Aparelho de respirao conectado a uma linha de ar respiratrio, possuindo uma pequena garrafa de ar para fuga. Se outros tipos de respiradores forem usados, (por ex., mascaras com filtros de gs) deve ser verificado que o indivduo no estar exposto a concentraes de cloro acima daquela concebida para o respirador.

PLANOS DE ATENDIMENTO S EMERGNCIAS EM INSTALAES DE CLORO-LCALIS, HIPOCLORITO DE SDIO E CLORETO DE HIDROGNIO

13

b. Protetores respiratrios (denominados mascaras de fuga) devem ser fornecidos ao pessoal que no participa do atendimento ao evento de vazamento de cloro, especialmente nas reas onde o cloro produzido, armazenado ou manuseado. Estes protetores respiratrios podem ser dos seguintes tipos: 1. Respirador de fuga tipo capuz com pequena alimentao por linha de ar comprimido; 2. Respirador ou mascara de fuga para proteo das vias respiratrias contra agentes qumicos tipo bico para por na boca e filtro de gs, aprovado para trabalhos em reas com cloro; e 3. Outros tipos de protetores respiratrios, tipo mascara de fuga aprovados. Todo pessoal que necessita utilizar equipamentos de proteo respiratria deve ser treinado e testado anualmente neste uso. Todos os protetores respiratrios, independentemente do tipo, devem ser inspecionados periodicamente, bem como antes e aps cada uso. Os equipamentos de proteo respiratria utilizados para atendimento s emergncias devem ser inspecionados mensalmente e aps cada uso. Equipamentos de proteo individual apropriada devem ser fornecidos e devem estar prontamente acessveis para todo o pessoal de atendimento s emergncias (Referncia 5.2.6). Os seguintes tipos de EPI devem ser considerados: a. Vestimentas para proteo do corpo contra produtos qumicos; b. Luvas de segurana contra agentes qumicos; c. Botas de segurana; d. culos de segurana para proteo contra respingos de produtos qumicos; e. Protetores faciais de segurana contra respingos de produtos qumicos; f. Capacetes de segurana; g. Capuz de segurana; e h. culos de segurana. 3.4.2 Ferramentas e Materiais As ferramentas e materiais disponibilizados para o pessoal do atendimento s emergncias devem estar disponveis em locais definidos. Pode incluir: a. Ferramentas manuais; b. Lanternas;

PANFLETO 64

14

c. Kits de emergncia (ferramentas e peas) para carretas e/ou cilindros grandes e pequenos de cloro, dependendo do que for manuseado no estabelecimento (Referncias 5.2.1; 5.2.2; 5.2.3 e 5.2.4); d. Monitor porttil de deteco de cloro e cloreto de hidrognio; e. Material para construo de dique de conteno ou materiais absorventes adequados para conteno ou limpeza de produto vazado; f. Equipamento para recuperar ou transferir lquidos derramados; e g. Produtos qumicos para a neutralizao de lquidos derramados. Uma lista completa e a localizao das ferramentas devem ser inclusas no PAE. Estas ferramentas devem ser inspecionadas periodicamente e o pessoal deve ser treinado no seu uso apropriado. 3.4.3 Ventilao e Isolamento de Edifcios preciso ateno aos passos a ser seguidos para reduzir o impacto que um vazamento pode ter para os ocupantes de um edifcio devido ao projeto e operao do sistema de ventilao. Isto inclui: a. A existncia de entradas de ar nos edifcios localizadas em posies elevadas; b. A possibilidade de fechamento de entradas de ar externo nos edifcios; c. A possibilidade de pressurizao das salas dos edifcios (para impedir a penetrao de ar contaminado); d. A possibilidade de fechamento de portas e janelas durante uma emergncia; e. A cincia aos ocupantes que trabalham no local de que o cloro bem mais pesado que o ar e tende a se acumular prximo ao cho e/ou a nveis mais baixos do edifcio. O cloreto de hidrognio apenas ligeiramente mais pesado que o ar, mas ele tambm pode se acumular nas partes baixas dos edifcios; f. O fornecimento de equipamentos de filtrao de ar para remover o cloro e/ou o cloreto de hidrognio da composio do ar; e g. A disponibilidade de monitores para cloro e/ou cloreto de hidrognio quando os ocupantes nas podem ser abrigados em caso de vazamento de cloro e/ou cloreto de hidrognio. 3.4.4 Indicao da Direo do Vento Indicadores de direo do vento montados em lugares estratgicos por todo o estabelecimento e visveis a todo o momento so altamente benficos para ajudar o pessoal agir em uma emergncia.

PLANOS DE ATENDIMENTO S EMERGNCIAS EM INSTALAES DE CLORO-LCALIS, HIPOCLORITO DE SDIO E CLORETO DE HIDROGNIO

15

3.4.5 Equipamento de Transporte Cada estabelecimento deve avaliar sua necessidade quanto a equipamentos de transporte em uma ao de emergncia. Considerar o transporte para propsitos de: a. Primeiros socorros; b. Controle e reparo do vazamento; c. Amostragem do ar; d. Evacuao; e e. Desvio de trfego. Estes usos devem ser coordenados com rgos locais de atendimento s emergncias para determinar o que eles iro fornecer e o que cada estabelecimento ir fornecer. Este equipamento deve ser mantido de modo a garantir sua operao confivel. 3.4.6 Amostragem de Ar e Modelagem da Extenso do Vazamento. Em casos de vazamento de cloro e/ou cloreto de hidrognio, ateno deve ser dada conduo de amostragem para determinar a concentrao no ar e/ou para a modelagem em computador que determine a extenso do vazamento. a. Monitores de amostragem portteis: Existem amostradores portteis e instrumentos de monitoramento que permitem a leitura direta da concentrao de cloro e/ou cloreto de hidrognio. b. Modelagem por computador: Existem programas (softwares) de computadores que possibilitam clculos e a modelagem efetiva das reas provavelmente afetadas durante o vazamento de cloro e/ou cloreto de hidrognio. c. Outros mtodos: A referncia 5.2.8 fornece informaes para estimar a rea afetada por um vazamento de cloro. Ateno deve ser dada instalao de aparelhos para o monitoramento continuo que possibilitam a rpida atuao com em relao concentrao anormal de cloro e/ou cloreto de hidrognio (ver Referncia 5.2.9). 3.5 Mitigao Ps-Vazamento A autorizao para ao corretiva e incluindo paralisao de equipamentos deve estar claramente definida de modo que uma ao imediata possa ser tomada quando necessrio. Procedimentos devem ser estabelecidos definindo os equipamentos que devem ser paralisados, como paralis-los, e como unidades podem ser isoladas. O pessoal deve conhecer as tcnicas que podem ser benficas em mitigar os efeitos de um vazamento de cloro. (ver Referncia 5.3.1).

PANFLETO 64

16

3.6

Evacuao, Abrigo, Contagem e Resgate Est alm do escopo desta publicao discutir se um estabelecimento deva usar evacuao ou abrigo como os primeiros meios de proteo do pessoal de um estabelecimento. Cada estabelecimento deve avaliar as vantagens e desvantagens de cada opo e decidir qual prefervel.

3.6.1 Evacuao o procedimento que deve ser desenvolvido para todo o pessoal do estabelecimento que precisa ser retirado do local durante uma emergncia. Conforme for apropriado, mascaras de fuga devem ser fornecidas a estas pessoas. Pontos especficos de encontro do pessoal devem ser pr-determinados prevendo locais alternativos destes pontos, de modo que todo pessoal tenha um lugar designado para ir, dependendo do local da emergncia e direo do vento. Todo pessoal no estabelecimento deve ser treinado nos procedimentos de evacuao incluindo o conceito de sada na direo transversal ao vento durante um vazamento. 3.6.2 Abrigo Procedimentos devem ser desenvolvidos para todo pessoal do estabelecimento que deva ser abrigado. As medidas de abrigo incluem fechamento de toda ventilao, portas, e janelas, e subseqente confinamento das pessoas durante o evento. (Ver Apndice 6.2 para maiores informaes sobre abrigos no local). 3.6.3 Contagem Deve existir um procedimento que conte todas as pessoas no estabelecimento no momento da emergncia. Este procedimento normalmente envolve o desenvolvimento de um controle de todos visitantes presentes no interior do estabelecimento no momento do evento e a designao de contagem de subordinados por pessoal designado. 3.6.4 Resgate Ateno deve ser dada ao desenvolvimento e treinamento de equipes de resgate. Estas equipes devem ser devidamente equipadas com equipamentos de comunicao confiveis. As equipes devem ser treinadas no uso dos equipamentos e para sempre trabalharem em pares de modo a poderem auxiliar um ao outro em situaes de dificuldade. Os empregados no devem entrar em uma atmosfera instantaneamente perigosa vida ou sade (IDLH) sem os apropriados equipamentos respiratrios (consultar Parte 1910.120, Ttulo 29 do CFR Referncia 5.1.2 e Referncia 5.2.6) e sem um apropriado treinamento para resgate com os equipamentos de apoio disponveis. 3.7 Primeiros Socorros e Servios Mdicos Procedimentos devem ser desenvolvidos para o devido tratamento de feridos incluindo tratamento no local ou em um local prprio para emergncia mdica (ver Referencia 5.2.5).

PLANOS DE ATENDIMENTO S EMERGNCIAS EM INSTALAES DE CLORO-LCALIS, HIPOCLORITO DE SDIO E CLORETO DE HIDROGNIO

17

3.8

Consideraes sobre Utilidades Uma avaliao deve ser feita para determinar o impacto que uma perda nas utilidades teria no funcionamento do plano de atendimento s emergncias. Ateno deve ser dada aos seguintes itens: a. Existncia de alternativas de fornecimento de energia tal como um gerador no local; b. Iluminao de emergncia automtica (lmpadas com alimentao eltrica independente para casos de falta de energia da fonte principal) para reas principais, tais como escadas, passagem de portas, localizao de equipamentos de segurana, e o centro de operaes de atendimento de emergncias; c. Disponibilidade de chuveiros de emergncia e lavatrios para olhos; d. Impacto que uma perda de ar de regulao de instrumentos teria em um equipamento de controle de processo; e e. Disponibilidade de equipamento de absoro e/ou neutralizao de cloro e/ou cloreto de hidrognio (scrubbing) durante uma interrupo de fornecimento de energia, ar ou gua.

3.9

Atendimento de outras emergncias que no o vazamentos de produtos cloro-lcalis O estabelecimento deve ter procedimentos definidos para lidar com emergncias que possam ocorrer e que no sejam vazamentos de produtos cloro-lcalis. Algumas destas causas incluem o clima (enchente, tornado, furaco, queda de raio, tempestade), um terremoto, um vulco em erupo, uma ameaa de bomba, uma perturbao civil, uma violao segurana (security), um incndio, um vazamento de produto qumico que no seja produto cloro-lcalis, uma exploso, ou acidentes com vitimas no estabelecimento. O Apndice 6.3 fornece como exemplo, uma ao de emergncia devido a uma ameaa de bomba.

3.10

Necessidades Aps o Final da Emergncia Para Restabelecer a Situao Deve existir um plano escrito no que se refere s necessidades da comunidade e do estabelecimento, aps o final da emergncia. Os pontos a seguir devem ser considerados na preparao do plano.

3.10.1 Comunidade a. A necessidade de avaliao mdica do pessoal que atuou na emergncia; b. A necessidade de identificar danos e condies inseguras que exigem ateno ou isolamento; c. A necessidade de documentar nveis de exposio e contaminao;

PANFLETO 64

18

d. A necessidade de julgar a efetividade da organizao e das aes tomadas nos momentos iniciais da emergncia; e e. A necessidade de julgar a efetividade das aes tomadas no cenrio e do equipamento de atendimento s emergncias. 3.10.2 Estabelecimento (Planta) a. Determinar responsabilidades para a reunio de informaes a serem utilizadas na analise e avaliao no ps-acidente. b. Verificar que os contratados utilizados para limpeza e reparao esto devidamente treinados (consultar a Parte 1910.120 do Ttulo 20 do CFR - Referencia 5.1.2). c. Caracterizar e destinar apropriadamente qualquer resduo (gua, EPI, etc.) gerado durante o atendimento emergncia e subseqente limpeza. 3.11 Violao Segurana (Security) Desde o evento de 11 de setembro de 2001, os Estados Unidos tornou-se mais precavido da necessidade de prevenir a ocorrncia violaes segurana (security). As Referncias 5.2.12 e 5.3.2 fornecem guias sobre medidas que os estabelecimentos podem tomar para prevenir-se contra violaes segurana (security). Se h uma violao segurana por terroristas, alm do potencial causado pelo vazamento de um produto qumico ou danos s propriedades pelos produtos contaminantes, os empregados precisam ser preparados e precaver-se que suas vidas podem estar em risco devido violncia praticada pelos terroristas. O estabelecimento deve ter um plano para acompanhar casos de uma violao segurana (security) por grupo terrorista ou outros marginais. 4. 4.1 PLANEJAMENTO PARA COORDENAO COM RGOS EXTERNOS Coordenao com Grupos de Emergncia Local, Estadual ou Federal Nos Estados Unidos, todos rgos do governo federal, estadual e municipal so obrigados a satisfazer exigncias do estatuto da EPCRA (ver Parte 355 do Ttulo 40 do Cdigo de Regulamentao Referncia 5.1.1). O objetivo ter um elevado nvel de preparao para lidar com incidentes envolvendo produtos extremamente perigosos. Por exemplo, o EPCRA estabelece o mecanismo para a criao de Comits de planejamento de emergncias locais (Local Emergency Planning Committees LEPC). Muitos aspectos do atendimento s emergncias, especialmente a interao direta com o pblico, devem ser feitos por diversos rgos locais, tais como corpo de bombeiros, defesa civil, policia, servio de sade, e guarda costeira. Em conseqncia, o planejamento prvio necessrio. Em alguns casos em que a ao rpida necessria, o estabelecimento pode ser a responsvel em lidar diretamente com o pblico para assegurar sua segurana. Alm do EPCRA acima citado, os estabelecimentos nos Estados Unidos devem atender os regulamentos relacionados aos Programas de Gerenciamento de Riscos do EPA e de Segurana e Sade Ocupacional da OSHA. O Programa de Gerenciamento de Risco (Parte 68 do Titulo 40 do CFR Referncia 5.1.1) inclui requisitos sobre a preveno de incidentes e planejamento de atendimento s emergncias. Os regulados da OSHA (ver Referncia 5.1.2)

PLANOS DE ATENDIMENTO S EMERGNCIAS EM INSTALAES DE CLORO-LCALIS, HIPOCLORITO DE SDIO E CLORETO DE HIDROGNIO

19

prescrevem itens como planos de atendimento emergncia (Parte 1910.119 do Titulo 29 do CFR), gerenciamento de segurana de processos (Process Safety Management PSM), operaes com resduos perigosos e o atendimento de emergncias (Parte 1910.1200 do Ttulo 29 do CFR); proteo respiratria (parte 1910.134 do Titulo 29 do CFR); servios mdicos e primeiros socorros (Parte 1910.151 do Ttulo 29 do CFR); e comunicaes de perigo (Parte 1910.1200, Ttulo 29 da CFR). As quantidades limites para produtos cloro-lcalis (que obrigam a utilizao dos regulamentos citados) so mostradas na Tabela 2.
Quantidades limites de produtos cloro-lcalis nos regulamentos de Gerenciamento de Segurana de Processo (PSM) e Programa de Gerenciamento de Riscos (RPM) que obrigam emprego dos regulamentos acima citados.
Quantidade PSM Produto Qumico Cloro Hidrxido de Sdio Hidrxido de Potssio Hipoclorito de Sdio Cloreto de Hidrognio cido Clordrico (100% HCl) Quilogramas ~ 680 ---2.268 2.268 Libras 1.500 ---5.000 5.000 Quantidade RPM Quilogramas 1.134 ---2.268 2.268 Libras 2.500 ---5.000 5.000

Tabela 2.

4.2.

Planejamento Prvio a um Incidente Contato Inicial: Um bom contato inicial com o propsito de planejamento do atendimento emergncia o Comit Local de Planejamento de Emergncia. Caso no exista um comit, iniciar a organizao de um como for apropriado. Realizar uma reviso no PAE do estabelecimento com o comit e aproveitar a oportunidade para integrar o PAE do estabelecimento ao Plano de Atendimento de Contingncia da comunidade. Treinamento: Identificar e implementar treinamentos do pessoal dos rgos externos, como for apropriado. O pessoal de planejamento e de atendimento precisa estar familiarizado com as instalaes e operaes do estabelecimento. Isto pode ser necessrio devido a equipamentos especficos que existem no estabelecimento. Exerccios simulados: Considerar a conduo de exerccios simulados uma vez por ano, envolvendo rgos externos de ao de emergncia, estabelecimentos industriais vizinhos e a comunidade potencialmente afetada no planejamento. Coordenao Industrial: Quando existirem diversas companhias industriais em uma nica rea, considerar a associao de cada PAE de estabelecimentos com o PAE da comunidade. Neste processo, os planos de atendimento emergncia do conjunto de empresas, dos rgos oficiais e do PAE da comunidade podem ser mais efetivos.

4.3

Controle de Emergncia de Evento Ampliado Para os propsitos desta seo, emergncia ampliada definida como qualquer condio que est alm da capacidade do estabelecimento em controlar e poderia se estender alm dos limites da fbrica, desta maneira impactando a comunidade ao redor. Considerar:

PANFLETO 64

20

a. O controle dentro dos limites da fbrica geralmente feito pelo pessoal do estabelecimento. Uma exceo poderia ser o combate a incndio, uma vez que a maioria dos estabelecimentos possui capacidade limitada para combate a incndio. b. O controle fora dos limites do estabelecimento geralmente feito por rgos locais. 4.4 rgos de Atendimento s Emergncias Os rgos locais geralmente possuem capacidade e recursos para lidar com emergncias. Como parte do plano de atendimento s emergncias do estabelecimento, deve ser considerada o seguinte:
a.

O alerta de emergncia para os rgos e o posicionamento de prontido. A solicitao de ajuda a estes rgos deve ocorrer antes que uma situao simples se transforme em um evento de emergncia ampliado.

b. A incluso de brigadas de emergncias nos turnos de trabalho de suas plantas. Os itens podem incluir: um exame do plano de emergncia do estabelecimento, equipamentos de atendimento s emergncias e capacitao efetiva das plantas. A organizao dos equipamentos e edifcios (layout) tambm deve ser examinada. 4.4.1 Controle de Trfego O controle de trfego uma parte importante do atendimento emergncia e envolve o trabalho com a polcia na limitao de acesso a certas reas e a deciso de bloqueio em rodovias e rotas alternativas. Em alguns casos pode ser necessrio que o pessoal do estabelecimento providencie a sinalizao no trfego ou o seu desvio at a chegada da policia. O plano deve cobrir as seguintes reas: a. A pr-designao de bloqueios em rodovias e rotas alternativas; b. A designao de um indivduo para trabalhar com a polcia durante uma emergncia; c. O fornecimento de dados de monitoramento da velocidade do vento, direo e outras condies climticas e o fornecimento das informaes necessrias para o pessoal de controle de trfego; d. A manuteno da entrada livre para o estabelecimento; e. A manuteno de cruzamentos com estradas de ferro livres; f. O fornecimento de equipamentos de necessrios (por exemplo, roupas reflexivas, luzes ou sinalizadores de alerta) para funcionrios que atuem na orientao do trfego; e g. A designao de rotas alternativas para funcionrios em caso de congestionamento de trafego; devem ser considerado ou uso de cartes de identificao para a equipe de emergncia.

PLANOS DE ATENDIMENTO S EMERGNCIAS EM INSTALAES DE CLORO-LCALIS, HIPOCLORITO DE SDIO E CLORETO DE HIDROGNIO

21

4.4.2 Aviso, Evacuao e Abrigo A necessidade de avisos, evacuaes, abrigos no local surge rapidamente em uma emergncia. Um plano de evacuao e/ou abrigo deve ser desenvolvido com autoridades locais antes que ocorra um acidente. As autoridades locais conhecem a populao, as melhores rotas de virtual evacuao. Elas tambm possuem o poder de obrigar a evacuao nestes casos. a. Considerar todas as direes do vento, no somente a situao prevalecente. b. Planejar as rotas e o controle de trafego para as evacuaes. c. O abrigo no local requer aviso rpido e medidas de proteo. Planejar mtodos de aviso fornecer treinamento aos envolvidos. d. Ateno especial deve ser dada para populaes sensveis como pessoas idosas, escolas, hospitais, etc. Uma vez determinado que um evento possua potencial para tornar-se uma emergncia ampliada, deve ser avaliado o seu impacto na comunidade e a necessidade de evacuar ou abrigar pessoas no local que possam ser potencialmente atingidas. a. Deve ser utilizado algum meio para decidir a necessidade de evacuao ou abrigo, incluindo a amostragem de ar e estimativa da disperso (Ver Seo 3.4.6). b. Deve ser dada ateno quanto possibilidade de mudanas na direo do vento. c. A evacuao ou o abrigo habitualmente melhor gerenciado pela autoridade e deve ser realizada com rapidez. 4.4.3 Outros Contatos Externos Os estabelecimentos devem fornecer informaes queles que delas precisem. Por exemplo: empresas vizinhas, a guarda costeira (quando uma fbrica estiver localizada numa via navegvel) e as ferrovias. Quando do desenvolvimento de planos detalhados, estas organizaes devem ser envolvidas. 4.5 Assistncia Mdica O estabelecimento deve estar preparado para fornecer assistncia mdica conforme necessrio. a. A assistncia pode vir de mdicos do prprio estabelecimento, funcionrios treinados em primeiros socorros e ressuscitao cardiopulmonar, servio de salvamento do corpo de bombeiros, defesa civil, policia, paramdicos, mdicos e hospitais do local. b. Manter contatos com grupos de mdicos e fornecer informao sobre tratamento para inalao de cloro, incluindo cpia da Ficha de Informao de Segurana de Produtos Qumicos (FISFQ);

PANFLETO 64

22

c. Manter no estabelecimento um nmero apropriado de pessoas treinadas em primeiros socorros e ressuscitao cardiopulmonar. As FISPQ especficas dos produtos cloro-lcalis devem ser consultadas sobre os primeiros socorros e assistncia mdica para pessoas expostas a estes produtos. Tambm devem ser fornecidas informaes de atualizao ao pessoal mdico envolvido em tratamento de emergncias. As referncias 5.2.5 e 5.2.10 fornecem informaes adicionais com relao a pessoas expostas ao cloro. 4.6 Comunicaes As comunicaes internas e externas so crticas durante uma emergncia. Os procedimentos devem fixar um posto central para a comunicao com rgos externos (com um local alternativo designado). A atualizao continua sobre a situao da emergncia importante. Mtodos e dispositivos tpicos de comunicao so exemplificados a seguir: a. Linha direta com a polcia, corpo de bombeiros, defesa civil e comits de planejamento de emergncia local, se for o caso; b. Sistemas de sirene alerta interno ao estabelecimento e para a comunidade; c. Estaes de rdio; d. Sistemas portteis de comunicao por rdio; e. Sistemas automticos de telefonia; e f. Lista com nmeros de telefones de chamadas de emergncia. 4.7 Comunicao com a Imprensa e com o Pblico em Geral Esta seo fornece orientaes para a comunicao com a imprensa e com o pblico em geral. 4.7.1 Comunicao com a Imprensa Para assegurar o fornecimento de informao atualizada e precisa fornecida para a imprensa e subseqentemente ao pblico, via imprensa, as seguintes prticas so sugeridas: Antes de uma emergncia: a. Preparar a imprensa com informao atualizada disponvel sobre produtos cloro-lcalis. b. Desenvolver um modelo ou exemplo de comunicado imprensa. c. Definir o local para a atividade da imprensa. d. Treinar pessoas para lidar com a imprensa. e. Desenvolver um trabalho de relacionamento com a imprensa local.

PLANOS DE ATENDIMENTO S EMERGNCIAS EM INSTALAES DE CLORO-LCALIS, HIPOCLORITO DE SDIO E CLORETO DE HIDROGNIO

23

Durante uma emergncia: a. Acompanhar representantes da imprensa ao local previamente estabelecido como rea de imprensa. b. Manter uma pessoa treinada junto aos representantes da imprensa. c. Fornecer informaes, ou um comunicado preparado to logo seja possvel. d. Fornecer imprensa atualizaes peridicas e acompanhar a evoluo do evento at sua concluso. e. Estar preparado para lidar com pedidos de fotografias e filmagens. Aps uma emergncia: a. Informar que a emergncia terminou. b. Fornecer fatos sobre quaisquer danos, impactos comunidade, e as causas (se conhecidas) em uma entrevista e/ou atravs de um comunicado de imprensa (press release). Estar preparado para as seguintes questes: 1. Que medidas e mtodos de preveno o estabelecimento tem aplicado no local? 2. Qual o histrico de acidentes no estabelecimento? 3. O estabelecimento possui equipamento para detectar um vazamento? 4. Que tipo de equipamento de atendimento de emergncia o estabelecimento e a comunidade possuem? 5. Que tipo de treinamento disponibilizado para os empregados em relao como lidar com emergncias? 6. Que rotas so utilizadas pelo estabelecimento para receber e transportar produtos perigosos? 7. H exigncias para o estabelecimento relatar o evento em funo de regulamentos governamentais vigentes? Se sim, ento o que foi relatado e quando? c. Fornecer informaes sobre meios de novos contatos para acompanhamento aps concluso da investigao. d. Acompanhar representantes da imprensa at a sada do estabelecimento. 4.7.2 Comunicao com o Pblico em Geral A imprensa geralmente ir fornecer informaes ao pblico. importante disponibilizar informaes corretas e concisas com rapidez para a imprensa.

PANFLETO 64

24

a. Considerar estaes de rdio e televiso para fornecer pronta informao sobre a emergncia. b. Comunicar-se com os empregados para que eles saibam o que dizer aos amigos e vizinhos. c. Considerar a comunicao sobre a evoluo da emergncia atravs dos seguintes veculos: 1. Reunies com o pblico; 2. Mala direta; e 3. Imprensa local (jornal, rdio, ou televiso). 4.8 Relaes com os Empregados Empregados feridos precisam passar por tratamento mdico apropriado de imediato. Suas famlias devem ser avisadas de sua condio rapidamente e fazendo o possvel para que seja antes da divulgao das notcias pela imprensa. Ateno deve tambm ser dada s famlias dos funcionrios no feridos uma vez que as notcias espalharo preocupao por toda a comunidade. 4.8.1 Famlias de Feridos Considerar o seguinte em relao aos familiares dos feridos: a. Designar uma pessoa da empresa para avis-las imediatamente; b. Estar preparado para dar assistncia s famlias com necessidade de transporte; e c. Estar preparado para fornecer aos empregados e para suas famlias assistncia psicolgica e material. 4.8.2 Outras medidas Para outras pessoas considerar o seguinte: a. Desenvolvimento de um procedimento para controlar chamadas telefnicas. Exemplos: 1. Controle de todas as ligaes de sada e limitaes das ligaes de entrada. 2. Considerar a utilizao de nmeros de telefone classificada de uso somente em caso de emergncia a ser fornecido a empregados chaves e grupos de emergncia. b. Aviso s indstrias vizinhas; e c. Informao para todos os empregados sobre o que aconteceu e as medidas corretivas tomadas aps o incidente.

PLANOS DE ATENDIMENTO S EMERGNCIAS EM INSTALAES DE CLORO-LCALIS, HIPOCLORITO DE SDIO E CLORETO DE HIDROGNIO

25

4.9

Exigncia de relatar uma ocorrncia de vazamento Nos Estados Unidos, os produtos do setor (cloro, hidrxido de sdio, hidrxido de potssio, hipoclorito de sdio, cloreto de hidrognio gasoso e cido clordrico) constam da lista de substncias perigosas da CERCLA que exigem relato de vazamentos para as autoridades quando a quantidade superior a um valor estabelecido (conforme consta na Parte 302 do Ttulo 40 do CFR). A Lei dos Estados Unidos exige o aviso imediato de vazamentos iguais ou que excedem a quantidade limite estabelecida. Ver tabela abaixo.
Produto Qumico Cloro Hidrxido de Potssio Hidrxido de Sdio Hipoclorito de Sdio Cloreto de Hidrognio cido Clordrico ((relatado em 100% HCl) Quantidade que exige o aviso Quilogramas Libras ~ 4,5 10 ~ 454 1.000 ~ 454 1.000 ~ 45,4 100 ~ 2268 5.000 ~ 2268 5.000

Caso ocorra um vazamento, em quantidade igual ou superior quelas acima citadas, nos Estados Unidos, os seguintes rgos precisam ser avisados: a. Centro de Ao Nacional (National Response Center); b. Comisso Estadual de Ao de Emergncia (State Emergency Response Comission); e c. Comit Local de Planejamento de Emergncia (Local Emergency Planning Committee). Alm disso, as leis estaduais e locais podem exigir que os rgos ambientais competentes estaduais e locais sejam comunicados. Mesmo considerando que as leis e regulamentaes no exigem notificao direta da empresa para a Guarda Costeira, diversas empresas tm considerado que mutuamente benfico notificar diretamente a Guarda Costeira sobre vazamentos que podem afetar o uso de um canal navegvel. Em muitos casos, por convenincia, o aviso inicial pode ser fornecido por telefone. Na seqncia um relatrio escrito tambm exigido. sugerido que as seguintes informaes sejam dadas no relato por telefone: a. Nome da empresa envolvida; b. Nome do informante; c. Localizao do estabelecimento;

PANFLETO 64

26

d. Produto qumico que vazou (informar que o produto est na Lista de Substncias Extremamente Txicas); e. Data, hora e durao do vazamento; f. Quantidade estimada do vazamento; g. Informao se o vazamento continua ou se foi interrompido; h. Os meios para o qual o produto foi liberado (ar, gua, e/ou solo); i. Qualquer conhecimento ou antecipao sobre os riscos agudos ou crnicos associados com a emergncia e, quando for apropriado, aviso sobre cuidados mdicos a pessoas expostas. (a informao sobre dados de perigos sade e primeiros socorros da Ficha de Informaes de Segurana de Produtos Qumicos FISPQ publicada pode ser utilizada.); j. Precaues apropriadas a serem tomadas em conseqncia do vazamento, incluindo evacuao ou abrigo; k. Velocidade e direo do vento; e l. Nome e nmero de telefone da pessoa a ser contatada para obteno de mais informaes. Se algum rgo avisado possui responsabilidade e/ou capacitao no atendimento da emergncia, ele tambm deve ser informado sobre qualquer assistncia que seja necessria. (Ver seo 4.3). Um relato escrito de acompanhamento da emergncia exigido to logo que seja possvel aps o aviso de um vazamento que se enquadra na situao anteriormente citada. Este documento deve: a. Confirmar e atualizar informaes verbais fornecidas anteriormente; b. Relatar sobre as aes tomadas para atender e conter o vazamento; c. Relatar sobre qualquer conhecimento ou antecipao de riscos agudos ou crnicos sade associados com o vazamento; e d. Quando for apropriado, fornecer informaes sobre cuidados mdicos prestados s pessoas expostas. Tambm sugerido, mas no exigido, que o relatrio final liste as causas e as aes corretivas, com um cronograma, se for apropriado. Se o relatrio for enviado por correio, recomendado que seja de uma forma registrada, com uma confirmao de recebimento. 4.9.1 Exigncias de Relatrios Federais Em certos casos exigida a preparao de relatrios anuais sobre vazamentos de substncias perigosas, conforme requerido no na Parte 372 do Titulo 40 do CFR (ver Referncia 5.1.1), alm do relato para: o Centro de Ao Nacional (National Response Center), a Comisso

PLANOS DE ATENDIMENTO S EMERGNCIAS EM INSTALAES DE CLORO-LCALIS, HIPOCLORITO DE SDIO E CLORETO DE HIDROGNIO

27

Estadual de Ao de Emergncia (State Emergency Response Comission) e o Comit Local de Planejamento de Emergncia (Local Emergency Planning Committee). 4.9.2 Exigncias de Relatrios Estaduais Estas exigncias variam de estado para estado, mas usualmente incluem: a. Comisso Estadual de Ao de Emergncia (State Emergency Response Comission). Uma notificao imediata requerida. b. Departamento Estadual de Meio Ambiente (State Environmental Department) ou rgo ambiental responsvel. Este pode ser mais de um rgo. Os limites de tempo para o envio de informaes variam, e c. Polcia Estadual. Os limites de tempo para o envio de informaes variam. 4.9.3 Exigncias de Relatrios Locais Estas exigncias variam consideravelmente dependendo da exata localizao, mas usualmente incluem: a. Comit Local de Planejamento de Emergncia (Local Emergency Planning Committee). A notificao imediata requerida. b. Grupos de liderana da cidade. Os limites de tempo para o envio de informaes variam. c. Policial local. Os limites de tempo para o envio de informaes variam. d. Corpo de Bombeiros local. Os limites de tempo para o envio de informaes variam. e. Servio de Sade local. Os limites de tempo para o envio de informaes variam.

PANFLETO 64

28

5. 5.1 5.1.1 5.1.2 5.2 5.2.1 5.2.2 5.2.3 5.2.4 5.2.5 5.2.6 5.2.7 5.2.8

REFERNCIAS Cdigo de Regulamentos Federais / (Code of Federal Regulations CFR) Title 40, Various Parts / (Ttulo 40, Diversas Partes). Title 29. Part 1910. Various Sections. (Occupational Safety and Health Standards). / (Ttulo 29, Parte 1910, Diversas Sees (Segurana e Sade Ocupacional)). Publicaes do Instituto do Cloro / (Chlorine Institute Publications) Instruction Booklet: Chlorine Institute Emergency Kit A for 100-lb. and 150-lb. Chlorine Cylinders, ed. 10; IB/A; The Chlorine Institute, Inc.; Arlington, VA, 2003. Instruction Booklet: Chlorine Institute Emergency Kit B for Chlorine Ton Containers, ed. 9; IB/B; The Chlorine Institute, Inc.; Arlington, VA, 2006. Instruction Booklet: Chlorine Institute Emergency Kit C for Chlorine Tank Cars and Tank Trucks, ed. 8; IB/C; The Chlorine Institute, Inc.; Arlington, VA, 2006. Instruction Booklet: CI Recovery Vessel for 100-lb. and 150-lb. Chlorine Cylinders, ed. 1; IB/RV; The Chlorine Institute, Inc.; Arlington, VA, 1992. First Aid, Medical Management Surveillance and Occupational Hygiene Monitoring Practices for Chlorine, ed. 7; Pamphlet 63; The Chlorine Institute, Inc.; Arlington, VA, 2003. Personal Protective Equipment for Chlorine and Sodium Hydroxide, ed. 4; Pamphlet 65; The Chlorine Institute, Inc.; Arlington, VA, 2007. Sodium Hypochorite Manual, ed. 2, ver. 1; Pamphet 96; The Chlorine Institute Inc.; Arlington, VA, 2006. Guidance On Complying With EPA Requirements Under The Clean Air Act By Estimating The Area Affected By A Chlorine Release, ed. 4, ver. 1; Pamphet 74; The Chlorine Institute Inc.; Arlington, VA, 2006. Atmospheric Monitoring Equipment for Chlorine. Ed. 7; Pamphlet 73; The Chlorine Institute, Inc.; Arlington, VA, 2003.

5.2.9

5.2.10 Health Effects from Short-term Chlorine Exposure; Video. H-Video; The Chlorine Institute, Inc.; Arlington, VA, 2006. 5.2.11 Guidance Document; Risk Management Plans for Hydrogen Chloride, ed. 1; Pamphlet 161; The Chlorine Institute, Inc.; Arlington, VA, 1998. 5.2.12 Site Security Guidance for Chlorine Facilities; The Chlorine Institute, Inc.;
http://cl2.files.cms-plus.com/SiteSecurityGuidanceForChlorineFacilites.pdf.

PLANOS DE ATENDIMENTO S EMERGNCIAS EM INSTALAES DE CLORO-LCALIS, HIPOCLORITO DE SDIO E CLORETO DE HIDROGNIO

29

5.3 5.3.1

Outras Referncias Prugh, R.W.; Johnson, R.W. Guidelines for Vapor Release Mitigation; Center for Chemical Process Safety of the American Institute of Chemical Engineers: New York, NY, 1988. (Nota: Este livro atualmente est fora de impresso, mas habitualmente ele pode ser encontrado na Web em condies de utilizao). Site Security Guidelines for the U.S.Chemical Industry: Americam Chemistry Council, Chlorine Institute, and Synthetic Organica Chemical Manufactures Association,
http://www.chlorineinstitute.org/Files/PDFs/SecurityguidanceACC1.pdf

5.3.2

PANFLETO 64

30

6. 6.1

APNDICES Exemplo de Plano de Atendimento Emergncia

6.1.1 Informaes sobre a empresa A ABC Companhia Qumica um estabelecimento fictcio de embalagem e distribuio de cloro localizada em Citiville, em um Estado qualquer. Esta empresa de embalagem e distribuio adquire o cloro em vages de trem de 90 toneladas e embala o produto em cilindros grandes. A ABC Companhia Qumica possui quatro empresas no meio-oeste americano. A seguir algumas informaes relevantes relativas ao estabelecimento de Citiville: a. Quadro de Funcionrios (Organograma anexo) 1. Um Gerente. 2. Dois Supervisores. 3. Um Auxiliar Interno. 4. Dez operadores. b. Funcionamento 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. Embalagem de cloro em dois turnos de oito horas dirias segunda sexta (7:00 h s 23:00 h). Possui dois sistemas de chuveiros de emergncia e lava-olhos de segurana. Possui enfermaria para primeiros socorros equipada para administrar oxignio. Possui dois funcionrios, em cada turno, qualificados para administrar primeiros socorros. Quando a fbrica no est em funcionamento, permanece trancada e protegida por uma cerca industrial de tela de arame. No possui suprimento eltrico de emergncia. Possui iluminao emergencial acionada por bateria. Est localizada em um pequeno parque industrial com trs vizinhos. O horrio de funcionamento de dois deles de segunda a sexta-feira, das 7:00 h s 17:00 h.

10. O terceiro vizinho funciona 24 horas por dia de segunda a sexta-feira. 11. Existe um bairro residencial com aproximadamente 50 casas localizado a oitocentos metros ao nordeste da empresa. 12. Possui cinco conjuntos autnomos de respirao (mascaras autnomas) com cinco tubos cilindros de ar para reposio nas reas designadas de acordo com o mapa localizado na sala do auxiliar interno.

PLANOS DE ATENDIMENTO S EMERGNCIAS EM INSTALAES DE CLORO-LCALIS, HIPOCLORITO DE SDIO E CLORETO DE HIDROGNIO

31

13. Existem disponveis os seguintes equipamentos de emergncia e proteo: a. Kit C; b. Um Kit B; c. Ferramentas diversas; e d. Lanternas, luvas de borracha, culos de proteo e capacetes para todos funcionrios. 14. O estabelecimento est localizado em um municpio com aproximadamente 200.000 moradores.

PANFLETO 64

32

Organograma do Estabelecimento de Citiville

Gerente da Planta

Supervisor do dia

Supervisor da noite

Auxiliar

Operador A

Operador A

Operador B

Operador B

Operador C

Operador C

Operador D

Operador D

Operador E

Operador E

PLANOS DE ATENDIMENTO S EMERGNCIAS EM INSTALAES DE CLORO-LCALIS, HIPOCLORITO DE SDIO E CLORETO DE HIDROGNIO

33

PLANO DE ATENDIMENTO S EMERGNCIAS


ABC Companhia Qumica Estabelecimento de Citiville Este modelo apresentado como um guia para auxiliar as empresas no desenvolvimento e manuteno de um Plano de Atendimento s Emergncias (PAE). Neste modelo considera-se que os estabelecimentos possuem um mecanismo de comunicao interna e externa, pr-determinado bem como a freqncia de treinamento. Cada estabelecimento, porm poder elaborar um plano de ao diferente e ainda assim permanecer coerente com as recomendaes desta publicao.

Exemplo de Plano de Atendimento s Emergncias

ltima reviso deste plano: 10 de janeiro de 2011

PANFLETO 64

34

Lista Telefnica Funcionrios da Empresa Cargo Nome Gerente da Fbrica John Smith Supervisor Turno Diurno Wilma Reynolds Supervisor Turno Vespertino Dave Jacobs Auxiliar Interno Tammy Edwards Operadores Turno Diurno A Tom Miles B Mike James C Mary Roberts D Brian McNicoll E Bill Daniel Operadores Turno Noturno A Mike Rizzo B Pat Garza C Sandy Davies D Donald Hines E Roger Suggs Funcionrios Corporativos da Empresa ABC Cargo Nome Presidente Michael Roberts Vice Presidente Sancha Roso Contatos nos rgos Externos Comit Nacional de Aes de Emergncia Comit Local de Aes de Emergncia Comit Estadual de Aes de Emergncia rgo Regional de Controle da Poluio Polcia Estadual Delegado do Municpio Corpo de Bombeiros Distrital de Citiville Outros Contatos CHEMTREC/CHLOREP (REVER) Hospital da Comunidade de Citiville Fbricas Vizinhas Manufatura Sandy Vidros Alliance FabricantesConfiana Tel. Residencial 555-1122 555-5579 555-1729 555-7526 555-6217 555-9874 555-8645 555-6823 555-6186 555-1495 555-9845 555-3796 555-5671 555-6718 Tel. Residencial 1-606-555-1211 1-606-555-1817 1-800-424-8802 555-2211 1-217-555-5512 1-617-555-8800 911 911 911 1-800-424-9300 555-3600 555-6700 555-4388 555-6111 Tel. Comercial 1-606-555-1100 1-606-555-1100 Pager 555-7894 555-7895 555-7896

Exemplo de Plano de Atendimento s Emergncias

ltima reviso deste plano: 10 de janeiro de 2011

PLANOS DE ATENDIMENTO S EMERGNCIAS EM INSTALAES DE CLORO-LCALIS, HIPOCLORITO DE SDIO E CLORETO DE HIDROGNIO

35

PLANTA DE CITIVILLE 1. OBJETIVO O objetivo do Plano de Atendimento s Emergncias (PAE) o de atender de forma efetiva os casos de vazamento de cloro ou hidrxido de sdio para minimizar ferimentos bem como reduzir o impacto na comunidade, amenizar o prejuzo da empresa e fornecer orientao ao pessoal do plano de atendimento s emergncias. 2. TIPOS DE EMERGNCIA a. Vazamento de Cloro No caso de uma falha humana ou mecnica, as provveis origens para o vazamento de cloro so: 1. Veculos rodovirios com tanques de transporte de cloro; 2. Descarregamento de caminhes-tanque e linhas de transferncia; ou 3. Um cilindro de cloro. b. Vazamento de hidrxido de sdio 1. Veculos rodovirios com tanques de hidrxido de sdio; 2. Descarregamento de tanques dos veculos de transporte e linhas de transferncia; ou 3. Tanque de armazenamento de hidrxido de sdio e tubulaes associadas. Nesta empresa, a falha de qualquer utilidade (gua, ar, eletricidade, etc.), no aumentar a probabilidade de vazamento de cloro ou hidrxido de sdio. 3. ESCOPO O escopo deste plano inclui: a. Um vazamento de cloro ou hidrxido de sdio contido dentro dos limites do estabelecimento, que so controlveis pelo pessoal e equipamentos do estabelecimento. b. Um vazamento de cloro afetando, ou com o potencial de afetar a rea vizinha ao estabelecimento. Este tipo de vazamento poder exigir ajuda externa. Uma emergncia causada por vazamento de hidrxido de sdio deve estar dentro da capacidade de atendimento do estabelecimento. A principal preocupao deve ser a preveno da exposio de pessoas da equipe de atendimento emergncia em relao ao contato direto com o hidrxido de sdio e a preveno ou reduo dos impactos de vazamento no meio ambiente, em qualquer fluxo de gua receptor. Exemplo de Plano de Atendimento s Emergncias ltima reviso deste plano: 10 de janeiro de 2011

PANFLETO 64

36

4. PLANEJAMENTO PARA AS SITUAES DE EMERGNCIA Responsabilidade: O Gerente do estabelecimento definitivamente responsvel pela a implementao do plano. Ele responsvel por manter o plano atualizado e assegurar que todos os empregados esto treinados de forma apropriada.
Atividade O alerta para o plano de atendimento emergncia Coordenao geral Comunicao interna Comunicao externa Primeiros-Socorros/Resgate Atendimento telefnico Aviso aos rgos Reparo de emergncia Contagem de empregados Contagem de visitantes Responsvel Turno Diurno Qualquer empregado Supervisor Supervisor Supervisor Operadores B & C Auxiliar interno Supervisor em servio Operadores D & E Operador B Auxiliar interno Turno Noturno Qualquer empregado Supervisor Supervisor Supervisor Operadores B & C Qualquer funcionrio disponvel Supervisor em servio Operadores D & E Operador B No aplicvel Outros Horrios Ligar para Supervisor de planto Ligar para Supervisor de planto Ligar para Supervisor de planto Ligar para Supervisor de planto Ligar para Supervisor de planto Ligar para Supervisor de planto Supervisor de planto Conforme designado No aplicvel No aplicvel

4.1 Alarme O PAE iniciado por qualquer empregado acionando um dos alarmes do atendimento s emergncias. Existem quatro botes de alarme estrategicamente localizados pela fbrica, sendo que ambos ressoam dois tipos de alarme eletrnico. Este sistema de alarme ir funcionar e soar por aproximadamente cinco minutos se acionado durante a falta de energia.

Exemplo de Plano de Atendimento s Emergncias

ltima reviso deste plano: 10 de janeiro de 2011

PLANOS DE ATENDIMENTO S EMERGNCIAS EM INSTALAES DE CLORO-LCALIS, HIPOCLORITO DE SDIO E CLORETO DE HIDROGNIO

37

4.2 Pontos de Encontro Ponto de encontro principal Escritrio do Auxiliar Interno Ponto de encontro alternativo Porto dos Fundos Assim que o alarme soar, cada empregado interrompe as suas tarefas de forma segura, e se dirige ao Ponto de encontro principal (Escritrio do Auxiliar Interno). Se estiver inacessvel, o empregado deve dirigir-se ao Ponto de encontro alternativo (Porto dos Fundos) e o escritrio dever ficar fechado. Como parte da interrupo segura das tarefas, qualquer ventilador em funcionamento no armazm deve ser desligado. Cada empregado deve estar alerta a qualquer vazamento de cloro e observar a direo do vento (olhando para a biruta no telhado do armazm). O empregado deve caminhar no sentido transversal ao vento ou permanecer em local que no receba vento proveniente do local do vazamento. O Auxiliar Interno ser responsvel pela contagem de visitantes atravs do registro mantido no escritrio. O Operador B ser responsvel pela contagem dos funcionrios. Na ausncia do Operador B, o Operador C assumir esta funo. Caso a contagem acuse a falta de algum empregado ou visitante, o Supervisor dever ser informado imediatamente. Na ausncia do Supervisor, o Operador A ser informado. 4.3. Coordenao Geral do Atendimento Emergncia O Supervisor substituto o coordenador responsvel pela ao de emergncia geral. As responsabilidades incluem: a. Determinar a necessidade de um grupo de resgate. O grupo de resgate formado pelos Operadores B e C, tendo o Operador A como apoio. A poltica desta empresa de promover a certificao desses funcionrios no Programa de Primeiros Socorros da Cruz Vermelha. Os membros do grupo de resgate devem portar equipamentos autnomos de respirao antes de penetrar na rea atingida. b. Determinar a necessidade de um grupo emergencial de reparos. O grupo emergencial de reparos formado pelos Operadores D e E, tendo o Operador A como apoio. c. Determinar a necessidade de aviso e/ou auxlio externo. Como coordenador geral do atendimento emergncia, o supervisor substituto est autorizado a avisar diretamente ou atravs de um representante, os vizinhos e/ou rgos apropriados. Isto pode incluir o Corpo de Bombeiros, a Delegacia, o Comit de Planejamento Emergencial Local, as empresas vizinhas, os habitantes da comunidade e qualquer outra pessoa que possa auxiliar na emergncia ou possa ser atingido por ela. Exemplo de Plano de Atendimento s Emergncias ltima reviso deste plano: 10 de janeiro de 2011

PANFLETO 64

38

d. Entrar em contato, de forma adicional, com outros empregados do estabelecimento para auxiliar no plano de ao. O gerente do estabelecimento e o supervisor encarregado de desligamento de equipamentos devem ser contatados o mais breve possvel para auxiliar no atendimento. Se no houver resposta no telefone residencial, ligar no nmero do celular. Esta pessoa tambm pode auxiliar nos contatos com qualquer outro empregado alm dos supervisores. e. O Operador A designado a dar apoio ao Supervisor do turno e , na ausncia do supervisor, atuar como responsvel na realizao de todas as tarefas que caberia a ele. 4.4. Recebimento de Ligaes Telefnicas Durante o turno diurno, o telefone ser atendido pelo Auxiliar Interno. Durante o turno noturno, este ser atendido por qualquer empregado disponvel. Os contatos da imprensa devem ser encaminhados para o Coordenador do Atendimento Emergncia. Se este no estiver disponvel, anote o nome da pessoa, empresa e nmero de telefone. As pessoas designadas em atender ao telefone no so autorizadas a discutir o incidente com a imprensa ou qualquer outra pessoa, exceto pessoas envolvidas com o atendimento da emergncia. Simplesmente devero afirmar Ns tivemos uma emergncia. Estamos trabalhando nisso agora (ou j foi solucionado). Uma pessoa deste estabelecimento retornar a ligao assim que possvel se voc informar seu nome, empresa e nmero de telefone. No estou autorizado a dar informaes. A pessoa que atender ao telefone pode fornecer o seu nome, se necessrio. 4.5 Procedimentos fora do horrio de expediente normal do estabelecimento O estabelecimento no mantm expediente de trabalho entre 23 e 7 h, feriados ou fins-desemana. Faz parte da poltica do estabelecimento ter todos os veculos rodovirios com tanques de cloro e os cilindros desconectados e protegidos nestes perodos. Fora do horrio de expediente, todos os portes e entradas do prdio devem estar fechados e trancados. O Supervisor de planto deve inspecionar a empresa uma vez por dia durante fins-de-semana e feriados. Ele est autorizado a iniciar o Plano de Atendimento s Emergncias durante estes perodos. Se o Supervisor de planto receber uma ligao de um vizinho informando algum problema na empresa, ele tem autorizao de iniciar o Plano de Ao de Emergncia. O supervisor de planto utilizar seu prprio discernimento quanto deciso de solicitar ajuda adicional. Em nenhuma ocorrncia ele dever entrar na rea onde h vazamento de cloro, a no ser que outro empregado esteja com ele e ambos usando a proteo respiratria adequada.

Exemplo de Plano de Atendimento s Emergncias

ltima reviso deste plano: 10 de janeiro de 2011

PLANOS DE ATENDIMENTO S EMERGNCIAS EM INSTALAES DE CLORO-LCALIS, HIPOCLORITO DE SDIO E CLORETO DE HIDROGNIO

39

4.6

Auxilio Externo O Coordenador Geral do Atendimento Emergncia ir ao encontro e se reunir, ou designar outra pessoa para se dirigir ao porto principal e acompanhar o grupo de auxilio externo solicitado pelo Coordenador para ajudar no atendimento. Se o porto principal no estiver acessvel, a reunio com o grupo de auxilio dever ocorrer na rua, em local apropriado que esteja protegido de vento proveniente do local do vazamento.

4.7.

Perguntas da Imprensa Os contatos e perguntas da imprensa devem ser conduzidos, se o momento permitir, pelo Coordenador do Atendimento Emergncia ou outro Supervisor. Os representantes da imprensa devem permanecer no escritrio do Auxiliar Interno, se acessvel. Durante a emergncia, apenas empregados ou participantes do grupo de auxlio esto, em principio, autorizados a entrar na empresa. Nenhuma outra pessoa poder entrar sem autorizao prvia. Se houver tempo hbil devem ser fornecidas imprensa informaes sobre o produto qumico (por ex., a Ficha de Informaes de Segurana de Produtos Qumicos - FISPQ - do cloro). Quando os fatos e a causa sobre o incidente forem conhecidos, estes devem ser fornecidos para a imprensa. QUALQUER PESSOA DISCUTINDO O INCIDENTE COM A IMPRENSA, NO DEVER FAZER ESPECULAES SOBRE A CAUSA DO INCIDENTE. A CAUSA S DEVER SER INFORMADA SE CONHECIDA. SE A CAUSA NO FOR CONHECIDA, ENTO AVISE A IMPRENSA QUE O CASO EST SOB INVESTIGAO. NORMALMENTE A QUANTIDADE DE CLORO LIBERADA DURANTE UM VAZAMENTO DESCONHECIDA AT QUE UMA INVESTIGAO MINUCIOSA SEJA COMPLETADA. SE ESTE FOR O CASO, ENTO AVISE A IMPRENSA. Quando estiver relacionando-se com a imprensa, lembre-se de agir de modo honesto, atencioso, direto e interessado. No faa especulaes. No fornea comentrios sigilosos (tambm chamadas informaes em off).

4.8.

Abrigo ou Evacuao A empresa realiza um trabalho estreitamente ligado ao Comit Local de Ao de Emergncia, mas mesmo assim muito difcil tomar uma deciso quanto a evacuar ou abrigar pessoas da comunidade atingidas. Geralmente para ns, um vazamento significante de cloro demora em mdia de 30 a 40 minutos para ser contido. Em principio, o abrigo de pessoas a alternativa mais utilizada durante uma emergncia. Embora seja improvvel que neste estabelecimento ocorra um vazamento de cloro cuja evacuao seja necessria, deve-se estar preparado para esta eventualidade. Se por antecipao for possvel prever que um vazamento de cloro no poder ser contido ou que ser de grande quantidade, a opo de evacuao dever ser utilizada.

Exemplo de Plano de Atendimento s Emergncias

ltima reviso deste plano: 10 de janeiro de 2011

PANFLETO 64

40

4.8.1 Residncias Notifique o Corpo de Bombeiros e sugira que seja implementada a ao de abrigo das pessoas nas residncias prximas at uma distncia de aproximadamente 800 metros. De acordo com discusses prvias com o Comit Local de Ao de Emergncia, o Corpo de Bombeiros tomar as decises necessrias conforme o plano de abrigo previamente definido. Os moradores sero solicitados a fechar as janelas e vedar o sistema de ventilao e estarem preparados para novas instrues. 4.8.2 Estabelecimentos Vizinhos As trs empresas vizinhas devem ser diretamente informadas no caso de serem atingidas ou se existir potencial de serem atingidas. Estas empresas possuem planos de emergncia prestabelecidos que foram discutidos previamente com a gerncia de nossa empresa. 4.8.3 Responsabilidades Estas aes so de responsabilidade do Coordenador Geral do Plano de Emergncia. (Referncia 4.3). Ele poder optar por delegar algumas ou todas as aes ao Operador A. 4.9 Assistncia Externa e PR-QUMICA No sendo possvel conter o vazamento de cloro em tanque de um veiculo rodovirio ou em cilindro de cloro, contate o fornecedor de cloro localizado na lista de telefones no escritrio do Auxiliar Interno. Se a ajuda no for possvel, contate o PR-QUMICA pelo telefone n. 080011-8270 (24 horas discagem gratuita. O problema deve ser descrito para se obter a ajuda necessria. Certifique-se de fornecer seu nome, nmero de telefone, nome da empresa, endereo e outras informaes necessrias. O Coordenador do Plano de Emergncia far esses contatos. 4.10 Tratamento de vitimas na Emergncia Como parte do plano de atendimento, a ABC Qumica tem forneceu uma pr-autorizao ao Hospital da Comunidade de Citiville para o tratamento de qualquer pessoa que apresentar suposta inalao a cloro (ou gs irritante) dentro de um raio de 3 km da empresa. Informaes mdicas sobre inalao de cloro j foram previamente fornecidas ao hospital. Qualquer empregado ferido por ter inalado cloro deve ser encaminhado ao hospital. Qualquer empregado com queimadura qumica devido a contato dos olhos, face ou outra parte do corpo com o hidrxido de sdio, deve ser encaminhado ao hospital. Na medida do possvel, o empregado deve ser acompanhado por outra pessoa do estabelecimento. O aviso famlia deve ser feito o mais breve possvel pelo Supervisor de acordo com o plano citado no Manual do Empregado.

Exemplo de Plano de Atendimento s Emergncias

ltima reviso deste plano: 10 de janeiro de 2011

PLANOS DE ATENDIMENTO S EMERGNCIAS EM INSTALAES DE CLORO-LCALIS, HIPOCLORITO DE SDIO E CLORETO DE HIDROGNIO

41

4.11 Final da condio de emergncia O Coordenador Geral do Atendimento Emergncia deve anunciar o final da condio de emergncia quando as condies de emergncia forem extintas. Este aviso deve ser dado a todos os empregados do estabelecimento verbalmente, vizinhos atingidos, e se for o caso, o pessoal da imprensa. 4.12 Aes imediatas ps-emergncia Um plano escrito mantido no escritrio do gerente para aes ps-emergncia. Este plano trata das comunicaes e atividades que devem ser implementadas aps o final da emergncia. Este plano revisado a cada dois anos pelo gerente do estabelecimento, junto com dois supervisores. 5. PROCEDIMENTOS PARA AMEAA DE BOMBA A maior parte das ameaas de bomba recebida via telefone e muitas so trotes. Todavia muito importante que todas sejam tratadas com seriedade. mais importante ainda que a pessoa que atenda a ligao se empenhe em conseguir o maior nmero de informaes possvel. O formulrio para ameaas de bomba afixado ao lado do telefone deve ser completado em qualquer circunstncia. (Anexo 1). O procedimento descrito na Figura 1 deve ser seguido. Ameaa de bomba recebida via correspondncia deve ser aceita como verdadeira. Pode haver tempo suficiente para a avaliao do procedimento a ser tomado, dependendo do contedo da carta. Os empregados devem seguir o formulrio de precauo afixado acima da maquina do correio antes de abrir a correspondncia. 6. VIOLAO SEGURANA (SECURITY) Este estabelecimento implementou inmeras medidas para se prevenir contra uma violao segurana. Estas medidas so discutidas no plano de security (Aes contra violao segurana) do estabelecimento. Em evento de uma violao segurana, o pessoal pode tomar uma deciso quanto aos motivos dessa violao no estabelecimento. Devido s medidas tomadas, bem pouco provvel que uma violao segurana possa ocorrer sem um plano bem idealizado e executado por grupos terroristas. Em cada evento possvel, a polcia deve ser chamada para lidar com a situao. Se os perpetradores so terroristas, eles podem desejar infligir o mximo de destruio, o mais rapidamente possvel. Em cada situao, vidas estaro em risco. Qualquer pessoa deve tentar socorro externo pelo telefone 911 se isto no oferecer um risco adicional para si mesma.

Exemplo de Plano de Atendimento s Emergncias

ltima reviso deste plano: 10 de janeiro de 2011

PANFLETO 64

42

7. PROCEDIMENTOS PARA AMEAA DE MAU TEMPO Para a maior parte de condies severas do tempo (por ex., furaco, frio intenso), h avisos amplos, e um plano prximo de ser ajustado que deve ser decidido no tempo. No caso de aviso de um tornado ou de um tornado em vista, todas as operaes com cloro devem ser interrompidas pelas vlvulas de fechamento automtico rpido. Os empregados devem buscar, de imediato, o abrigo na sala de conferncia. 8. AVISO PARA OS RGOS EXTERNOS DE CONTROLE O contato com os rgos Externos de Controle deve ser feito atravs do supervisor designado da empresa. 8.1 Notificao Verbal A lei exige que este estabelecimento comunique imediatamente qualquer vazamento de cloro igual ou maior que 4,5 quilos ou de hidrxido de sdio, igual ou superior a 453 quilos, para os seguintes rgos: 1. Centro de Atendimento Nacional (National Response Center); 2. Comit Local de Planejamento de Emergncia (Local Emergency Planning Committee); e 3. Comisso Estadual de Planejamento de Emergncia ( State Planning Comission). As informaes devem incluir o seguinte: 1. O Produto qumico que vazou: o cloro ou hidrxido de sdio; 2. A informao obrigatria de que o cloro ou o hidrxido de sdio consta na Lista das Substncias Extremamente Perigosas; 3. Quantidade estimada que vazou. Se no estiver seguro, informar apenas, para o cloro que foram 4,5 kg ou mais, e para o hidrxido de sdio, que foram 453 kg ou mais. 4. Tempo e durao do vazamento; 5. O meio para o qual o produto foi liberado (ar, gua, solo); 6. Informaes mdicas sobre o produto vazado. Alerte que planos preestabelecidos foram organizados junto com o Comit Local de Ao de Emergncia e junto com o Hospital da Comunidade de Citiville. 7. Informaes sobre o plano de evacuao se necessrio; 8. Nome e nmero de telefone da pessoa a ser contatada para mais informaes. Exemplo de Plano de Atendimento s Emergncias ltima reviso deste plano: 10 de janeiro de 2011

PLANOS DE ATENDIMENTO S EMERGNCIAS EM INSTALAES DE CLORO-LCALIS, HIPOCLORITO DE SDIO E CLORETO DE HIDROGNIO

43

O AVISO PARA OS RGOS DEVE SER FEITO IMEDIATAMENTE APS A OCORRNCIA DO VAZAMENTO. 8.2 Relatrio Escrito Assim que for possvel aps o vazamento, um relatrio por escrito deve ser fornecido aos rgos responsveis conforme o Manual de Procedimento da ABC Qumica. 8.3 Contatos com Outros rgos Ambientais A poltica deste estabelecimento afirma que, aps a notificao obrigatria a certos rgos obrigatrios, tambm a Agncia Regional de Controle de Poluio dever tambm ser comunicada na forma apropriada. 8.4 Notificao para o rgo de Segurana e Medicina no Trabalho Na ocorrncia de uma fatalidade ou mltiplas internaes hospitalares, o rgo de Segurana e Medicina no Trabalho deve ser contatado dentro de 24 horas de acordo com regulamentos especficos. Esta notificao deve ser realizada de acordo com o Manual de Procedimentos da ABC Qumica. 9. TREINAMENTO Todo o pessoal do estabelecimento deve participar dos treinamentos de reciclagem de conhecimento e exerccios simulados realizados no segundo trimestre de cada ano, de acordo com o plano anual de treinamento da empresa. 10. EXERCCIOS SIMULADOS Os exerccios simulados sero conduzidos da seguinte forma: Interno: um por trimestre Externo: um por ano (realizado no terceiro trimestre) Para maior abrangncia possvel, os exerccios simulados externos devem incluir a participao de representantes da Defesa Civil, Comit Local de Planejamento de Emergncias, Corpo de Bombeiros do Distrito de Citiville, e Policia. Os estabelecimentos industriais vizinhos, o Hospital da Comunidade de Citiville, e outros grupos externos envolvidos tambm devem convidados a participar.

Exemplo de Plano de Atendimento s Emergncias

ltima reviso deste plano: 10 de janeiro de 2011

PANFLETO 64

44

ANEXO 1 AMEAA DE BOMBA VIA TELEFONE ESQUEMA DE AO Horrio da ligao recebida _____________ Horrio do Encerramento da Ligao _____________ Palavras exatas da pessoa que fez a ligao ________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ Perguntas a serem feitas: 1. Quando a bomba ir explodir? _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ 2. Com franqueza, onde est a bomba neste momento? _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ 3. Qual o tipo da bomba? _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ 4. Com o que ela se parece? _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ 5. Por que voc colocou a bomba? _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ Pessoa (recebendo) (monitorando) a ligao___________________________________________ Departamento _______________________ Nmero de Telefone __________________________ Endereo Residencial _____________________________________________________________ Telefone Residencial _____________________________________________________________ Data __________________________________________________________________________ Exemplo de Plano de Atendimento s Emergncias ltima reviso deste plano: 10 de janeiro de 2011

PLANOS DE ATENDIMENTO S EMERGNCIAS EM INSTALAES DE CLORO-LCALIS, HIPOCLORITO DE SDIO E CLORETO DE HIDROGNIO

45

FIGURA 1 PROCEDIMENTO EM CASO DE AMEAA DE BOMBA Ligao com Ameaa de Bomba

A pessoa que atende ao telefone completa o formulrio enquanto tenta manter a pessoa na linha. Faz perguntas para completar o formulrio

Avisa o Supervisor, o qual precisa ter uma posio se a chamada realizada uma verdadeira ameaa de bomba ou um caso em que isto no pode ser determinado.

Ameaa verdadeira Interromper o funcionamento do estabelecimento e evacuao do pessoal Chamar o esquadro antibombas Se houver tempo hbil, procurar a bomba

Ameaa desconhecida Decidir o que fazer caso a caso. Informar os empregados

Exemplo de Plano de Atendimento s Emergncias

ltima reviso deste plano: 10 de janeiro de 2011

PANFLETO 64

46

6.2

Informaes sobre Abrigo no Local No evento de uma emergncia envolvendo vazamento de cloro, as autoridades locais precisam decidir rapidamente quais as aes de atuao de emergncia tomar. A deciso para Abrigar no Local ou Evacuar deve ser tomada com base em diversos fatores. Devido complexidade do processo de tomada de deciso bem como a singularidade de cada local este apndice no fornece uma recomendao geral. As autoridades locais possuem as seguintes alternativas: 1. Evacuar o pblico para local seguro onde a concentrao do vazamento txico no oferece impacto sade humana; 2. Recomendar o abrigo no local do pblico na rea afetada. As decises relacionadas a vazamentos de cloro nos estabelecimentos de produtores ou usurios devem ser planejadas levando em conta os seguintes fatores: 1. O tamanho e a durao do vazamento. 2. A qualidade dos locais de abrigo. 3. O conhecimento requerido das pessoas individualmente sobre o abrigo no local. 4. O tempo disponvel para adotar a medida. 5. A habilidade disponvel para adotar a medida. Os estabelecimentos precisam trabalhar com os rgos de atendimento de emergncia no desenvolvimento de planos de atendimento de emergncia. Uma breve discusso destes cinco fatores oferecida para auxiliar no processo de planejamento. 1. O tamanho e durao do vazamento A Referncia 5.2.8 fornece orientaes sobre o impacto e durao de piores cenrios e cenrios de vazamentos que tem maior possibilidade de ocorrer. Em geral, no incidente continuo por mais tempo, o abrigo no local pode ser menos efetivo. A concentrao no interior do edifcio uma funo da concentrao externa e a relao (razo) de infiltrao no edifcio. A instabilidade na direo do vento pode permitir a maior durao do abrigo no local, mas isto no pode ser considerado na fase de planejamento. 2. A qualidade dos locais de abrigo A qualidade dos locais de abrigo depende da relao (razo) de infiltrao do ar (seja ele forado ou natural). Isto bastante varivel. Geralmente os edifcios industriais ou habitacionais podem ter uma relao de troca de ar entre uma a quatro vezes por hora. Isto pode ser facilmente prognosticado. Em climas frios, as casas habitualmente so construdas com vedaes para reduzir os custos de aquecimento. Entretanto, visto que condicionadores de ar geralmente no so instalados, as janelas so mantidas abertas no vero para resfriar a casa.

PLANOS DE ATENDIMENTO S EMERGNCIAS EM INSTALAES DE CLORO-LCALIS, HIPOCLORITO DE SDIO E CLORETO DE HIDROGNIO

47

Isto tambm ocorre no momento em que as pessoas esto dormindo nas residncias. Com a aviso prvio, a qualidade do abrigo pode ser bastante melhorada. Uma busca na Web sobre Abrigo no Local traz diversos documentos governamentais, sem fins lucrativos e comerciais sobre planejamento de Abrigo no Local. Eles discutem como selecionar e preparar uma sala para reduzir a relao (razo) de infiltrao. Na seqncia h um exemplo da American Red Cross (Cruz Vermelha Americana) http://www.redcross.org/services/disasters/beprepared/shelteringplace.pdf 3. O conhecimento requerido das pessoas individualmente sobre abrigo no local O conhecimento essencial para um efetivo abrigo no local. As pessoas abrigadas precisam saber como reduzir a infiltrao do ar no seu abrigo. Elas tambm precisam dispor de uma comunicao efetiva com as autoridades de modo que elas possam reconhecer o momento em que o perigo passou possibilitando sua sada do abrigo. A concentrao no interior do abrigo uma funo da concentrao externa e a relao (razo) da infiltrao. Durante o incidente a concentrao dentro do abrigo pode aumentar at se igualar concentrao externa. (passando bastante tempo) Uma vez que o incidente passou, a concentrao dos gases txicos no interior do abrigo pode iniciar a reduo, mas esta reduo pode ser limitada pela relao de infiltrao do ar. A boa comunicao permite a notificar as pessoas em locais de abrigo quando for melhor abandonar o local. Realizar um exerccio de treinamento local para a pratica do abrigo no local um excelente meio para melhorar o conhecimento da comunidade. O endereo a seguir possibilita acesso rede de troca de informaes nos EUA do Local Emergency Planning Committee ou LEPC (Comit de Planejamento de Emergncia nos Estados Unidos). http://www.lepcinforexchange.com/vid-dvd 4. O tempo disponvel para adotar a medida O pblico precisa de tempo suficiente para a evacuao at uma rea segura, antes que a nuvem txica chegue a rea a ser evacuada. Entretanto, pouco freqente o aviso com tempo destes eventos. A equipe de emergncia pode decidir por uma estratgia de abrigo no local para conduzir estes incidentes e uma estratgia de evacuao para aqueles em que h meios suplementares. 5. A Habilidade das pessoas para a evacuao segura As evacuaes podem levar a acidentes, congestionamento de transito, e falta de local de abrigo quando o vento trazendo ar contaminado chega durante a evacuao. O plano de evacuao precisa considerar estes fatores, bem como o congestionamento na rea.

PANFLETO 64

48

6.3

PROCEDIMENTOS PARA CASOS DE AMEAA DE BOMBA

6.3.1 Introduo Esta seo sugere procedimentos a serem seguidos no caso do recebimento de uma ameaa de bomba. As empresas devem examinar este procedimento e modifica-lo como for apropriado s suas necessidades. Embora a maioria das experincias mostra que este tipo de ameaa trote, qualquer ameaa de bomba dever ser tratada como se fosse real at que se prove o contrrio. Devido seriedade de uma ameaa de bomba, este procedimento dever ser includo no PAE junto com procedimentos para outros tipos de emergncia listadas na Seo 2.4. A partir do recebimento da ameaa de bomba, o Coordenador do Atendimento Emergncia dever ser avisado. 6.3.2 O recebimento de uma Ligao de Ameaa de Bomba A pessoa que recebe a ligao dever se empenhar para conseguir o mximo de informao possvel de quem estiver ligando. No incio da conversa, uma tentativa de rastrear a ligao dever ser feita por algum que entre em contato com a companhia telefnica atravs de outro aparelho e reportar a situao: Aqui __________ da empresa __________ situada a __________ e nmero de telefone __________. Ns estamos recebendo uma ligao de ameaa de bomba. Por favor, tente rastrear esta ligao. Aguardarei na linha se necessrio. Um registro dever ser providenciado e considerado de qualquer de ameaa de bomba recebida. 6.3.3 O recebimento de uma Carta de Ameaa de Bomba O empregado designado para a abertura de correspondncia deve estar alerta sobre pacotes suspeitos. Cartas-bombas no so comuns nos Estados Unidos, mas estes empregados devem estar cientes que estes dispositivos existem e podem ser de tamanho bem pequeno. 6.3.4 Possveis Procedimentos de Ao e Consideraes a. Incio do Plano de Atendimento s Emergncias; b. Evacuao total ou parcial, ou no-evacuao da rea afetada ou do estabelecimento; c. Providncias que podem ser tomadas para minimizar o efeito da exploso. Essas providncias incluem a retirada de material explosivo ou inflamvel, o reposicionamento de caminhestanque, e/ou a interrupo parcial ou total do processo; d. Se o tempo de detonao estiver definido, srias medidas devem ser tomadas para a evacuao dos funcionrios; e e. Incio das buscas pelo esquadro de bombas.

PLANOS DE ATENDIMENTO S EMERGNCIAS EM INSTALAES DE CLORO-LCALIS, HIPOCLORITO DE SDIO E CLORETO DE HIDROGNIO

49

Um estabelecimento dever decidir antecipadamente o grau de discrio que ser dado ao esquadro de bombas. Quando os procedimentos no forem criteriosos, (por exemplo, interrupo obrigatria e/ou evacuao em certas ocasies), os procedimentos devero ser documentados. As prioridades da inspeo para a bomba incluem: a. reas com pessoal (sala de controle, escritrios). b. Produo e armazenamento de cloro; e c. Linhas de utilidades e centrais (Central de controle de energia, transformadores, linhas de energia, estao de tratamento de gua, outros).

PANFLETO 64

50

6.4 LISTA DE VERIFICAO (CHECKLIST) Esta lista de verificao (checklist) tem o propsito de enfatizar os principais pontos para aquele que tenha lido e entendido este documento. Assinalar alternativas desta lista, sem o entendimento dos tpicos relatados pode conduzir a concluses inapropriadas. Assinale com ( ) como apropriado nas questes abaixo:
Sim No NA Questes 1. H um PAE abrangendo diferentes situaes de emergncia? 2. O estabelecimento possui um procedimento para manter o PAE atualizado? 3. Esto definidas as responsabilidades para cada membro das equipes de atendimento s emergncias especificas 4. So realizados treinamentos peridicos especficos para os membros das equipes de emergncia? 5. So realizados verificaes e exerccios simulados? 6. O plano especifica quais so os responsveis por tarefas especificas, tais como: o acionamento inicial do PAE, a coordenao da implementao do PAE, e a realizao dos avisos/notificaes? 7. H um Centro de Operaes principal e um alternativo, bem especificado? 8. O PAE dotado dos equipamentos de comunicao necessrios? 9. O PAE designa quem deve e como deve comunicar o final da situao de emergncia? 10. O PAE dispe dos equipamentos de emergncia necessrios? 11. O PAE trata de aes de mitigao necessrias ps-evento? 12. O PAE trata da evacuao ou abrigo no local, contagem do pessoal e aes de resgate? 13. O PAE trata de aes de primeiros socorros e necessidades de servios mdicos? 14. O PAE trata das necessidades de utilidades na emergncia? (energia eltrica, luz, gua, etc.). 15. O PAE trata de outras aes que no vazamentos de cloro? 16. 16. O PAE inclui orientaes para a finalizao da emergncia? 17. O estabelecimento desenvolveu orientaes relacionadas segurana empresarial? (security) 18. O estabelecimento coordenou de forma apropriada o seu PAE, com rgos externos? 19. O estabelecimento definiu procedimentos apropriados para comunicao com o publico em geral e com a imprensa? 20. O estabelecimento definiu procedimentos para comunicao com empregados e suas famlias, em caso de emergncia? 21. O estabelecimento definiu procedimentos para as comunicaes exigidas com os vrios rgos externos? Referncia (2.5) (2.6) (3.2.1) (3.2.3) 3.2.4 (3.3.1) (3.3.3) (3.3.4) (3.3.5) (3.4) (3.5) (3.6) (3.7) (3.8) (3.9) (3.10) (3.11) (4.1-4.5) (4.7) (4.8) (4.9)

You might also like