You are on page 1of 11

M U LT I M D I A

Fontes de memria e o conceito de escrita videogrfica: a propsito da fatura do texto videogrfico Milton Guran em trs tempos (LABHOI, 2010)*
Ana Maria Mauad**

O trabalho histrico com fontes de memria coloca ao historiador um desafio: operar ao mesmo tempo com uma fonte que tambm objeto de anlise. A fotografia, por exemplo, quando integrada s temticas histricas, implica a redefinio das etapas heursticas da pesquisa, orientando o trabalho de sistematizao dos dados de forma a recuperar os caminhos pelos quais a imagem foi produzida, ganhou circulao e foi recebida e apropriada por diferentes grupos sociais. Cada tipo de fotografia possui um circuito social distinto associado, em grande medida, agncia que a produziu. Tal caracterstica determina os demais textos, que interagem com a fotografia no processo contnuo de produo de sentido social. Por outro lado, a prpria narrativa histrica orientada pelo uso de fontes orais, quer como fonte de dados, ou como objeto de estudo (ou como os dois ao mesmo tempo), transforma-se, inserindo no seu discurso elementos do processo de rememorao.

Este texto se insere no projeto de pesquisa Imagens contemporneas, com financiamento do CNPq, bolsa de produtividade 2008-2011 e apoiado pela Faperj com uma bolsa de apoio tcnico (2007-2010), e pelo Edital Humanidades (2008-2010). Agradeo especialmente o apoio de Milton Guran, objeto de estudo e importante interlocutor de uma escrita da histria com imagens.

** Professora associada do Departamento de Histria da Universidade Federal Fluminense (UFF), pesquisadora do Laboratrio de Histria Oral e Imagem da UFF (LABHOI) e do CNPq.

142

MAUAD, Ana Maria. Fontes de memria e o conceito de escrita videogrfica: a propsito da fatura...

Nesse sentido, o uso de fontes orais e visuais na produo do texto histrico impe ao historiador um outro desafio que, aos poucos, vai sendo enfrentado: o uso de outras linguagens para compor uma nova narrativa histrica que d conta da dimenso intertextual estabelecida entre palavras e imagens. O objetivo deste texto refletir sobre tais questes com base no trabalho que o Laboratrio de Histria Oral e Imagem da Universidade Federal Fluminense (LABHOI/UFF) desenvolve desde 1982, quando foi criado pelas historiadoras Ismnia Lima Martins e Eullia Lobo. Para tanto, proponho uma abordagem que se inicia com consideraes sobre a relao entre prtica historiadora e prtica social, e na sequncia apresenta a fatura do texto videogrfico Milton Guran em trs tempos, realizado em parceria com a cineasta Tarsila Pimentel.

I
O marco historiogrfico que se constitui pela noo de histria do tempo presente incorpora os temas colocados na pauta da contemporaneidade como objetos de reflexo, dentre os quais se destacam: a crise dos espaos legtimos de representao, a mundializao da cultura, a fragmentao dos sujeitos sociais, a redefinio dos espaos sociais de legitimao do poltico, as polticas de identidade e de memria, entre outros que devem ser adensados a partir de uma reflexo sobre as suas dinmicas temporais de durao, ruptura e distanciamento. No bojo da construo das dinmicas temporais que definem a tessitura histrica do tempo presente, destaca-se a histria da produo da memria social por diferentes agentes histricos que tiveram um papel significativo na elaborao dos quadros culturais de uma poca, como uma das peas-chave para a estruturao do projeto de histria que demarcam as pesquisas realizadas no mbito do LABHOI. A emergncia do tema da memria se deu, no Brasil, em compasso com o processo de redemocratizao da sociedade brasileira, associada s dimenses da memria dever e da necessidade de no esquecer. Esse fenmeno no se limita ao Brasil, e, no caso do Cone Sul, ao menos mais dois processos histricos evidenciam um movimento no mesmo sentido, o caso argentino e o caso chileno. O que aproxima o estudo da memria nesses trs pases, sem dvida, foram os perodos autoritrios e a forma como a sociedade civil

Histria Oral, v. 13, n. 1, p. 141-151, jan.-jun. 2010

143

se relaciona com eles. No vou aprofundar esse estudo, mas o que quero ressaltar o fato de que tanto no Brasil quanto na Argentina, mas com menos nfase no Chile, as instituies universitrias assumem para si a tarefa de organizar esse processo de rememorao historicamente atravs do recurso histria oral.1 Basta acompanharmos os relatos nos encontros nacionais e internacionais de histria oral para nos darmos conta de como as cincias sociais sulamericanas, ao longo dos anos 1990, encamparam a memria como tema de estudo. No caso da histria, esse processo se d de forma original e variada, alimentando-se em grande medida das experincias provenientes de campos sociais muito diferenciados. Estes campos englobam desde a histria poltica, atravs dos relatos dos representantes das elites no poder, incorporando as tendncias mais radicais da histria que vem de baixo, associadas aos movimentos baseados em comunidade como history workshops na Inglaterra e public history, nos Estados Unidos e demais pases de lngua inglesa; nesses casos as iniciativas de histria oral partiram de iniciativas de agentes do poder poltico ou do movimento social. No entanto, a forma como o campo da histria oral organizado no Cone Sul, notadamente no Brasil, no tem paralelo nos pases norte-americanos e europeus. Ressalta-se que no caso brasileiro as pesquisas universitrias e os projetos institucionais desenvolvidos no mbito acadmico tomaram a memria social como objeto de estudo. Nos casos sul-americanos, voltados para a produo de uma narrativa sobre a histria do tempo presente, inacessvel pelos arquivos do poder, e para as propostas radicais associadas a uma histria dos que fizeram, mas no escreveram, a histria, a prtica historiadora se confunde com a prtica social. Isso porque se redefine o estatuto de objetividade cientfica atravs da produo de uma autoridade compartilhada entre sujeito e objeto do conhecimento, por dividirem e vivenciarem a mesma condio de sujeitos da experincia histrica. O que de fato se prope nessa perspectiva de estudo que a prtica historiadora se alie prtica social na produo de um conhecimento compartilhado e reconhecido como vlido pelos sujeitos histricos.

1 A bibliografia sobre o tema extensa e variada; recomendo para uma viso de conjunto que se consultem os anais dos encontros de Histria Oral da Associao Brasileira de Histria Oral, bem como dos encontros internacionais da International Oral History Association.

144

MAUAD, Ana Maria. Fontes de memria e o conceito de escrita videogrfica: a propsito da fatura...

Nesse registro de histria, importante ressaltar, ningum d voz ao aos que no tm voz, no h resgate de memria, pois o que se produz um novo tipo de conhecimento que supera o passado. Supera, no sentido de suspender, elevar a lembrana da experincia emprica vivida pelos seus agentes a uma nova forma de relato que a contm, processada e construda luz de uma problemtica de estudo. Dentro dessa perspectiva se inscrevem os trabalhos desenvolvidos no LABHOI, por enfatizarem tanto a histria da memria de grupos sociais ou de indivduos como a lgica da produo e circulao das fontes visuais, orais e/ou escritas que se organizam para a produo do conhecimento histrico. Esse objetivo geral implementado pelos pesquisadores do ncleo, ao se debruarem em suas pesquisas sobre as mltiplas dimenses temporais da histria na sua relao com a memria social. Os projetos desenvolvidos no mbito do LABHOI, alm de compartilharem desse princpio terico geral, se orientam segundo princpios metodolgicos adequados guarda, sistematizao, disponibilizao e anlise dos dados de pesquisa com fontes visuais e orais, utilizando-se para tanto do conceito de intertextualidade. Tal princpio orienta-se tanto por uma dimenso hermenutica responsvel pela ampliao do universo da interpretao histrica quanto pela dimenso de prtica social, sujeita a disputas e conflitos, prprios aos trabalhos de memria. No primeiro caso, a noo de intertextualidade implica a concepo de que a textualidade (produo textual como produo de sentido) de um perodo composta por diferentes tipos de textos que se condicionam entre si. Logo um texto s pode ser lido luz de outros. No entanto, no se trata de uma justaposio de textos, mas fundamentalmente da tentativa de recuperar a substncia significativa que fornece sentido ao entramado de imagens e palavras. Na sua segunda dimenso, o conceito de intertextualidade compreende os textos histricos como campos de significao, resultantes de prticas sociais de produo sgnica, envolvendo um processo contnuo de disputa pelos sentidos socialmente aceitos como vlidos. Portanto h que se considerar a lgica do relacionamento intertextual como sendo pautada pelas condies histricas dos sujeitos sociais produtores de textos/discursos. Assim, disputa e conflito social inscrevem-se na produo, circulao, consumo e, portanto, interpretao crtica dos textos sociais.

Histria Oral, v. 13, n. 1, p. 141-151, jan.-jun. 2010

145

II
Neste ponto, introduzo os princpios que orientam a prtica metodolgica desenvolvida pelo LABHOI para a composio de um texto historiogrfico que inclua, na sua fatura, a relao entre palavras e imagens. Em primeiro lugar, h que se precisar como essa relao se fundamenta no trabalho de pesquisa histrica. Assim, as fontes orais e visuais fotogrficas, flmicas e pictricas tomadas como fontes de memria, associam-se aos processos de rememorao que criam narrativas sobre um determinado tempo e espao passados. Nesse caso, a diferenciao do circuito de produo da fonte de memria estabelecida pelo tipo de seu arquivamento. No caso da fonte oral, ela resultante de uma situao de entrevista onde pesquisador e entrevistado vivenciam um processo de construo de memrias mediante a uma negociao. Nessa negociao competem alguns aspectos que considero importante serem apontados: a competncia do pesquisador que se apresenta como detentor de um saber consolidado e especfico; a competncia do entrevistado que detm o conhecimento da experincia vivida. A forma como essa situao se resolve na produo da fonte histrica est associada a um contrato social que define o espao social da universidade como legitimadora da experincia histrica por um lado, e por outro, que reconhece a legitimidade da prtica social como conhecimento histrico. S a crena na legitimidade social dessas instncias possibilitar a produo de um conhecimento intersubjetivo. Alguns elementos desse contrato merecem ser ressaltados: 1) Escuta: esse aspecto lida com a competncia do entrevistador na situao da entrevista e a forma como opera com a noo de autoridade compartilhada (Frisch, 1990). 2) Argumentos e memrias: esse ponto compreende que todo o processo de rememorao envolve necessariamente a construo de argumentos, que definem sentido histria contada. 3) Narrativas: esse aspecto envolve os dois anteriores, pois nele que se define a relao entre a escrita da histria, ou a narrativa historiogrfica, de competncia do entrevistador/historiador, e a construo da memria social, atravs da narrativa biogrfica, da competncia do entrevistado.

146

MAUAD, Ana Maria. Fontes de memria e o conceito de escrita videogrfica: a propsito da fatura...

No caso da fonte visual, h que se estabelecer uma diferenciao: quando a fonte produzida na pesquisa de campo, filmagens e fotografias que sero posteriormente relacionadas situao das entrevistas num texto prprio; ou quando a fonte visual proveniente de um arquivo privado ou pblico, e passa a integrar a pesquisa como fonte para o estudo dos comportamentos e representaes sociais relativas s memrias de grupos sociais. No primeiro caso, o produto resultante da pesquisa definir os usos e funes da imagem produzida; j no segundo, compete entender o circuito social da imagem analisada em termos de produo, circulao, consumo e seu agenciamento pela prpria memria arquivstica ou dos seus prprios produtores e guardies. Essa diferenciao orienta a forma como as fontes visuais interagem com as fontes orais nos diferentes trabalhos do LABHOI. Caberia aqui uma breve avaliao do uso comprobatrio, ilustrativo, hermenutico, ou ainda, iconolgico ou semitico das imagens visuais nos textos histricos, mas vou poupar o leitor dessa digresso. O que importa de fato para essa apresentao indicar que a base da interao entre palavras e imagens no trabalho do LABHOI a concepo de texto videogrfico. Um termo em grande medida criado para sairmos dos debates sobre documentrio cinematogrfico, e valorizarmos a necessidade de divulgar o trabalho acadmico num suporte alternativo ao papel e com uma linguagem atualizada, bem como termos um produto que possa ser retornado ao entrevistado como resultado de um trabalho de produo de sentido (dentro dos protocolos da produo de fontes orais est previsto oferecer ao entrevistado uma forma de objetivao do tempo cedido na entrevista). O uso das fontes visuais pictrica, flmica e fotogrfica pelo LABHOI integra hoje o que, em nossas discusses, denominamos de a escrita videogrfica. A escrita videogrfica como resultado da pesquisa histrica implica a elaborao de um novo tipo de texto histrico que considere na sua produo a natureza do tipo de enunciao da fonte trabalhada. Assim, as fontes orais, visuais e sonoras para serem objeto de reflexo historiogrfica e comporem o texto histrico devem ter sua substncia de expresso preservada. As estratgias de elaborao dessa nova modalidade de escrita da histria contam com a ampliao do dilogo entre conhecimento histrico e produo audiovisual, atravs do trabalho em pareceria de historiadores e profissionais de cinema. Um trabalho no qual cada um colabora com o seu conhecimento e experincia numa produo coletiva que congrega as competncias individuais.

Histria Oral, v. 13, n. 1, p. 141-151, jan.-jun. 2010

147

Nesse sentido, o LABHOI vem investindo na elaborao de diferentes modalidades de produtos em vdeo que podem ser diferenciados em quatro tipos: 1) Escrita direta e interativa: a filmagem possui um roteiro estabelecido a partir de uma pesquisa acadmica que no se baseou em fontes orais. O roteiro feito com base na pesquisa histrica trazendo para a atualidade aspectos dessa pesquisa que ainda encontram-se como vestgios do passado. 2) Escrita intertextual: nessa modalidade o roteiro se baseia na estrutura da entrevista, organizada segundo o problema levantado pela pesquisa. A narrativa composta por falas coordenadas retiradas de vrias entrevistas; a essa polifonia so associadas imagens fixas operadas no programa de edio para ganharem movimento. Cada sequencia flmica composta por um conjunto de falas associadas a um conjunto de imagens que so apresentadas em movimento, garantindo o efeito flmico. 3) Escrita intertextual ampliada: utiliza-se dos recursos do documentrio cinematogrfico interpolando imagens fixas filmadas, cenas filmadas em eventos ao vivo, cenas de entrevistas filmadas. Compe a narrativa videogrfica a msica incidental, a trilha sonora, a leitura de depoimentos e a fala dos entrevistados. 4) Escrita videoclipe: sob inspirao da cultura dos videoclipes. Nesse caso especfico, uma msica da poca serve de base para a composio de um texto breve de cerca de nove minutos, no qual as imagens fotogrficas, dinamizadas por efeitos visuais, so associadas ao ritmo da msica e intercaladas ou no com depoimentos sobre o acontecimento ou o tema em questo. Em todos os casos o que distingue a forma de escrita videogrfica : o uso de ilha de edio digital, a transcrio digital das fontes orais e visuais, a forma de insero do registro oral, o tempo da narrativa flmica associado ao problema histrico tratado (processo, acontecimento, rememorao, etc.), e, por fim, a trama de palavras e imagens na construo do texto historiogrfico. Portanto, cria-se, com a escrita videogrfica, uma proposta de produzir conhecimento histrico, que envolve a articulao de diferentes substncias significantes: visuais, verbais, sonoras, na busca de uma trama histrica que

148

MAUAD, Ana Maria. Fontes de memria e o conceito de escrita videogrfica: a propsito da fatura...

se alargue, multiplique e se identifique com seus sujeitos sociais, no passado e no presente.2 O trabalho Milton Guran em trs tempos inscreve-se na segunda modalidade de texto videogrfico, e foi resultado de uma parceria com a cineasta Tarsila Pimentel e de compartilhamento de experincias e conhecimento com Milton Guran, entre 2009 e 2010. O roteiro bsico do texto videogrfico foi montado com base em trs entrevistas realizadas no mbito do projeto de pesquisa Imagens contemporneas: prtica fotogrfica e os sentidos da histria na imprensa ilustrada (1930-1970), j tratadas como fontes de pesquisa e depositadas nos arquivos do LABHOI,3 e mais uma entrevista em 2009, cujo roteiro se apoiava justamente nos trs tempos da trajetria do fotgrafo, a saber: seu engajamento com o movimento das agncias independentes, atuantes durante o processo de redemocratizao da sociedade brasileira, no final dos anos 1970; sua atuao entre o final dos anos 1970 e meados da dcada de 1980, quando a questo indgena se define como questo nacional presente na Constituinte de 1988; e, por fim, como antroplogo em pesquisa de campo na frica, para o estudo dos retornados ao Benin, os aguds. Essa ltima entrevista serviu de base para a elaborao do artigo Milton Guran, a fotografia em trs tempos (Mauad, 2009), publicado em 2009. Assim, foi esse texto publicado que acabou por atuar como base narrativa para a montagem da sequncia visual. O projeto visual inicial para dar corpo tentativa de transmitir uma trajetria de vida, em trs tempos diferenciados construdos com recortes de entrevistas realizadas num tempo presente, foi pensado da seguinte forma: imagens recentes de Milton Guran, em close, falando a uma plateia, posicionadas de um lado da tela, suprimindo o udio original e sobre elas aplicada parcialmente opacidade. Parte da tela negra revelava, em fade, as fotografias do tempo que o udio demarcava. A tela apresentava em quase todos os momentos o criador e a criatura, que ora se confundiam atravs de fuses e controles da opacidade das imagens. Entretanto, depois de ter sido apresentado este material audiovisual a Milton Guran, a concepo visual foi alterada. Na
2 Para uma perspectiva completa dessa tipologia, acessar: www.historia.uff.br/labhoi. 3 Financiado pelo CNPq com bolsa de produtividade 2005-2008. As entrevistas realizadas no mbito desse projeto foram tratadas segundo os protocolos de arquivamento adotados pelo LABHOI, que incluem: duplicao do udio na base de dados sonoros; composio da ficha-sumrio com o resumo da entrevista, acompanhada da identificao do entrevistado, equipe de entrevistadores, local, data e durao da entrevista; e transcrio completa do udio.

Histria Oral, v. 13, n. 1, p. 141-151, jan.-jun. 2010

149

sua avaliao, Guran destacou que os movimentos de cmera, bem como os enquadramentos e as opacidades aplicadas em algumas fotografias, no permitiam a sua apreenso integral pelo expectador, comprometendo a leitura visual da imagem criada por ele. Em face dessa crtica, buscamos uma resposta questo colocada por Guran, no somente o sujeito-agente das memrias, mas o autor das imagens que detonaram o processo de rememorao. Assim decidiu-se por se manter a integridade total das fotografias que compunham a srie visual, e delimitamos um tempo mdio em que elas permaneceriam estticas, em sua primeira apario, garantindo com isso o momento de contemplao pelo expectador. A imagem de Milton Guran que aparecia em todo o vdeo, ora em primeiro e ora em segundo plano, foi suprimida. Dois trechos de udio correspondentes a duas fotografias, O retorno de Arraes e Mes militante na luta pela anistia (Tempo 1 534 a 750), antes selecionados para possveis extras, foram incorporados narrativa do primeiro bloco; o comentrio da fotografia do soldado na Esplanada dos Ministrios foi trocado por outro, e, para cada tempo, mais trs fotografias foram adicionadas ao incio de seus respectivos blocos. Em resumo, na edio final, o texto videogrfico Milton Guran em trs tempos apresenta uma introduo com imagens recolhidas aleatoriamente de Milton Guran em uma palestra sobrepostas a um trecho curto de udio, seguida de seus respectivos trs tempos divididos em trs blocos como originalmente se apresentam no texto publicado. Apoia-se numa srie visual composta por fotografias com enquadramento no centro da tela, por tempo inicial mdio de cinco segundos, durao na qual a imagem esttica pode ser devidamente contemplada na sua integridade original. Movimentos foram adicionados edio das imagens procurando demonstrar detalhes e enfatizar com comentrios do udio. Nenhum efeito de correo de cor, ajuste de brilho, etc. foi aplicado nas fotografias. O udio foi editado mantendo-se os trechos que preservaram o sentido original da construo do pensamento, evidenciado no processo de entrevista com Guran. A ttulo de concluso, vale indicar que as condies para a produo do texto videogrfico so variadas. Em primeiro lugar, variam de acordo com as modalidades de parceria que se estabelece entre os profissionais de cinema e os historiadores acadmicos. Nesse campo, se coloca a questo da disputa pelo sentido produzido no mbito de uma competncia elaborada na construo da linguagem flmica, por um lado, e da tradio do texto historiogrfico, por outro. O resultado desse embate, em geral, a produo de um texto

150

MAUAD, Ana Maria. Fontes de memria e o conceito de escrita videogrfica: a propsito da fatura...

criativo onde as competncias de cada campo interagem na busca de uma nova forma de comunicar o sentido histrico. Em segundo lugar, variam de acordo com as condies nas quais a construo da autoridade compartilhada se estabelece. Na experincia com Milton Guran ressalta-se o fato de que estamos tratando de um profissional que molda visualmente a sua forma de compreender e fornecer sentido ao mundo sensvel. Da a necessidade de incorporarmos o seu olhar forma como ele narrou a sua trajetria. Temos, portanto, a produo tanto de uma nova forma de comunicar os resultados da pesquisa histrica, apoiada nos recursos das novas tecnologias; como, tambm, de exercitar um tipo de operao histrica, associada s novas demandas epistemolgica do tempo presente, nas quais os lugares, os sujeitos e os discursos se redefinem na elaborao de uma nova escritura da histria um neologismo, talvez, mas que permite associar linguagem de vdeo historiografia, para um pblico cada vez mais variado e ampliado. Ver o vdeo Milton Guran em trs tempos: Parte 1 http://www.youtube.com/watch?v=T2bup15Nz4w Parte 2 http://www.youtube.com/watch?v=lYE2wK9YmTY

Referncias
FRISCH, M. A shared authority: essays on the craft and meaning of oral and public history. New York: State University of New York Press, 1990. MAUAD, A. M. Milton Guran, a fotografia em trs tempos. Studium, n. 28, Inverno 2009. Disponvel em: <http://www.studium.iar.unicamp.br/28/01.html>. Acesso em: 10 nov. 2010.
Resumo: O artigo aborda os usos das fontes orais e visuais, compreendidas como fontes de memria, na produo do conhecimento histrico, atribuindo-lhe uma dimenso intertextual. Introduz o conceito de escrita videogrfica, como base metodolgica para a produo de textos histricos que considerem o cruzamento entre palavras e imagens. Finalmente, apresenta como exemplo dessa estratgia metodolgica, a fatura do texto videogrfico Milton Guran em trs tempos (LABHOI, 2010, 24min). Palavras-chave: fontes orais, fontes visuais, memria, metodologia histrica.

Histria Oral, v. 13, n. 1, p. 141-151, jan.-jun. 2010

151

Sources of Memory and the concept of videographic writing: considerations about the videographic text Milton Guran em trs tempos (LABHOI, 2010) Abstract: The article deals with the uses of oral and visual sources, understood as sources of memory, for the production of historical knowledge, assigning it an intertextual dimension. It also introduces the concept of videographic writing, as a methodological basis for the production of historical texts, which considers the crossing between words and images. Finally, it presents as an example of this methodological strategy, the making off the videographic text Milton Guran em trs tempos (LABHOI, 2010, 24min). Keywords: oral sources, visual sources, memory, historical methodology.

Recebido em 12/12/2010 Aprovado em 10/01/2011

You might also like