You are on page 1of 3

A UTOPIA PS-METAFSICA DE RICHARD RORTY A ESPERANA SEM FUNDAMENTO EM QUESTO (registrado na PRPPG sob o nmero 3042/2011) Prof. Dr.

. Ricardo Arajo
1 RESUMO Seguindo uma via aberta por Nietzsche, parte da tradio filosfica das ltimas dcadas tem estado ligada crtica, cada vez mais totalizante, da Metafsica. Deixou-se progressivamente de tratar esta ltima como uma disciplina da Filosofia, para tom-la como o nome de um modo de pensar, identificvel pela adoo de posturas tericas como essencialismo, representacionalismo e fundacionalismo. Segundo Richard Rorty, o entrelaamento de tais posturas produziu uma forma de vida que, paradoxalmente, condena sua prpria e constitutiva contingncia por crer [...] que existe um modo como as coisas realmente so [...], independentemente de quaisquer necessidades e interesses humanos meramente contingentes. Em contraste, Rorty cunhou o tipo ironista, [...] o tipo de pessoa que enfrenta a contingncia de suas convices e seus desejos mais centrais algum suficientemente historicista e nominalista para abandonar a idia de que essas convices e esses desejos centrais remontam a algo fora do alcance do tempo e do acaso. Neste sentido, o termo ironista evoca o crescente nmero de pessoas que vem deixando de acreditar que suas convices mais importantes possuem razes e/ou finalidades transcendentes sua prpria comunidade. Alm do historicismo e do nominalismo, Rorty costumava listar antiessencialismo, anti-representacionalismo e antifundacionalismo como

caractersticas do ironista. Assim, enquanto articulao dessas diversas posies tericas, o termo se mostra adequado para designar um pensamento que se pode chamar de ps-metafsico. Partindo da, Rorty elaborou uma apologia da utopia liberal de Stuart Mill, atualizada como o desejo de construo de um mundo em que nada permanece sagrado, exceto a liberdade para levar a vida de acordo com suas prprias luzes [...]. A questo deste projeto refere-se possibilidade de conciliao entre a universalidade metafsica tpica das utopias, contida aqui no termo mundo, e o etnocentrismo contingente evocado pela expresso suas prprias luzes. Como contraponto s tentativas conciliatrias de Rorty, sero utilizadas as crticas de Clifford Geertz, para quem os defensores do liberalismo, utpico ou no, deveriam entend-lo no como uma viso a partir de lugar nenhum, mas a partir de um lugar especial, de um tipo de experincia poltica ocidental.

2 OBJETIVOS O objetivo geral do projeto a discusso a respeito da possibilidade de utopias psmetafsicas, tomando-se como objeto a apologia da utopia liberal proposta por Rorty. Os objetivos especficos so listados abaixo, sem que a ordem de sua apario signifique necessariamente uma hierarquia. a Definir o significado do termo Metafsica na obra de Rorty. b Elaborar o carter ps-metafsico ou ironista da filosofia rortiana a partir da articulao, em torno da noo de contingncia, de cinco posies tericas sustentadas por ele, a saber, nominalismo, historicismo, antiessencialismo, anti-representacionalismo e antifundacionalismo. c Compreender a discusso entre Geertz e Rorty a respeito do etnocentrismo, incluindo-se as noes de antietnocentrismo, do primeiro, e de antiantietnocentrismo, do segundo. d Caracterizar a utopia liberal de Rorty como uma esperana sem fundamento, isto , como assumidamente contingente ou ps-metafsica. e Avaliar a consistncia terica de sua apologia desta utopia, luz das crticas de Geertz.

3 - RESULTADOS ESPERADOS Segundo Rorty, Quando os intelectuais humanistas buscam um financiamento ou subsdio, eles precisam preencher formulrios sobre os objetivos e mtodos de seus ditos projetos de pesquisa, mas tudo que eles realmente querem ler mais um monte de livros, na esperana de tornarem-se um tipo diferente de pessoa. primeira vista, este parece um discurso dissolvente e pessimista, tpico daquela que Harold Bloom denominou A escola do ressentimento. Ele tambm parece apropriado ao tipo de pensamento antiterico e antiliberal que se costuma denominar como ps-moderno. Todavia, seria um equvoco associar Rorty a qualquer uma destas tendncias, ocasionalmente sobrepostas, seja pelo carter propositivo e utpico de sua obra, que o afasta da primeira, seja pela sua valorizao da argumentao e dos valores liberais, que o separam da segunda. A pertinente questo que aquela anlise rortiana traz tona a dificuldade de subsumir a leitura e a interpretao de textos, habitualmente voltadas para a autoconstruo intelectual dos intrpretes, ao conceito cientfico de pesquisa, usualmente orientada para a produo de informaes relevantes para o controle tecnolgico dos fenmenos pesquisados.

No obstante, possvel enumerar os resultados esperados pelo projeto, como se faz abaixo, ao conceb-los como orientados, primordialmente, para a transformao do prprio autor e, subsidiariamente, para a construo de uma literatura secundria utilizvel como suporte, provocao ou pretexto, por leitores em busca de sua prpria autoconstruo. 1 Fomento da discusso terica de uma utopia viva, em vez de pensada como uma categoria relativa apenas ao passado. 2 Estabelecimento da compreenso rortiana da Metafsica. 3 Obteno de uma construo terica do pensamento ps-metafsico rortiano, em torno da noo de contingncia, capaz de diferenci-lo tanto da escola do ressentimento como do pensamento psmoderno. 4 Apropriao filosfica da noo de etnocentrismo e das noes derivadas de antietnocentrismo e antiantietnocentrismo. 5 Dissociao entre Metafsica e utopia, atravs da aproximao entre a segunda e o pensamento ps-metafsico. 6 Caracterizao crtica dos aspectos persuasivos e das inconsistncias tericas da apologia rortiana da utopia liberal.

You might also like