You are on page 1of 17

RASCUNHO

01
Universidade Estadual do Piau

31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50

02 03

PROVA ESCRITA OBJETIVA


CONCURSO PBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE FLORIANO - 2011

CARGO: PROFESSOR CLASSE B NVEL I - GEOGRAFIA


DATA: 30/10/2011 HORRIO: 08h30min s 12h30min (horrio do Piau)

04 05 06
FOLHA DE ANOTAO DO GABARITO - ATENO: Esta parte somente dever ser destacada pelo fiscal da sala, aps o trmino da prova.

LEIA AS INSTRUES:
1.
Voc deve receber do fiscal o material abaixo: a) Este caderno com 50 questes objetivas sem repetio ou falha. b) Um CARTO-RESPOSTA destinado s respostas objetivas da prova. c) Para realizar sua prova, use apenas o material mencionado acima e em hiptese alguma, papis para rascunhos. Verifique se este material est completo, em ordem e se seus dados pessoais conferem com aqueles constantes do CARTO-RESPOSTA. Aps a conferncia, voc dever assinar seu nome completo, no espao prprio do CARTO-RESPOSTA utilizando caneta esferogrfica com tinta de cor preta ou azul. Escreva o seu nome nos espaos indicados na capa deste CADERNO DE QUESTES, observando as condies para tal (assinatura e letra de forma), bem como o preenchimento do campo reservado informao de seu nmero de inscrio. No CARTO-RESPOSTA, a marcao das letras correspondentes s respostas de sua opo, deve ser feita com o preenchimento de todo o espao do campo reservado para tal fim. Tenha muito cuidado com o CARTO-RESPOSTA, para no dobrar, amassar ou manchar, pois este personalizado e em hiptese alguma poder ser substitudo. Para cada uma das questes so apresentadas cinco alternativas classificadas com as letras (a), (b), (c), (d) e (e); somente uma responde adequadamente ao quesito proposto. Voc deve assinalar apenas uma alternativa para cada questo; a marcao em mais de uma alternativa anula a questo, mesmo que uma das respostas esteja correta; tambm sero nulas as marcaes rasuradas. As questes so identificadas pelo nmero que fica esquerda de seu enunciado. Os fiscais no esto autorizados a emitir opinio nem a prestar esclarecimentos sobre o contedo da Prova. Cabe nica e exclusivamente ao candidato interpretar e decidir a este respeito. Reserve os 30 (trinta) minutos finais do tempo de prova para marcar seu CARTO-RESPOSTA. Os rascunhos e as marcaes assinaladas no CADERNO DE QUESTES no sero levados em conta. Quando terminar sua Prova, assine a LISTA DE FREQUNCIA, entregue ao Fiscal o CADERNO DE QUESTES e o CARTO-RESPOSTA, que devero conter sua assinatura. O TEMPO DE DURAO PARA ESTA PROVA DE 4h. Por motivos de segurana, voc somente poder ausentar-se da sala de prova depois de decorrida 2h do seu incio. O rascunho ao lado no tem validade definitiva como marcao do CartoResposta, destina-se apenas conferncia do gabarito por parte do candidato.

07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

2. 3. 4.

5. 6. 7.

8. 9. 10. 11. 12. 13. 14.

N DE INSCRIO

____________________________________________________________
Assinatura

____________________________________________________________
Nome do Candidato (letra de forma)

www.pciconcursos.com.br

NCLEO DE CONCURSOS E PROMOO DE EVENTOS NUCEPE

N D E I N S C R I O
Prefeitura Municipal de Floriano Cargo: PROFESSOR - GEOGRAFIA

www.pciconcursos.com.br

QUESTES DE LNGUA PORTUGUESA


TEXTO I ( Para as questes de 01 a 06).

O problema do mundo sem bullying


01 Era coisa de criana. Colar chiclete na cadeira dos outros, fazer cueco no nerd da turma, rir

02 do cabelo cortado do colega. Mas agora brincadeiras como essas ganharam um nome srio: bullying. 03 E passaram a ser resolvidas por adultos: pais, mestres e at, em alguns casos, polcia. 04 O termo bullying significa a prtica de agredir algum fisicamente, verbalmente, at por

05 atitudes (como caretas). Mas tem sido usado como um alarme, um chamado para que adultos 06 interfiram no relacionamento de seus filhos e alunos. Uma nova linha de pesquisadores, no entanto, 07 vem defendendo que o bullying no necessariamente um problema para gente grande. Segundo eles, 08 as picuinhas entre crianas e adolescentes devem ser resolvidas pelos prprios envolvidos. Sem 09 adultos como juzes. 10 Esses especialistas no dizem que crianas devem trocar socos na sada da escola. Nem que

11 apanhar faz bem. Afirmam, sim, que disputar como um rito, pelo qual passamos no incio da vida 12 para saber enfrentar as encrencas maiores do futuro. Afinal, fazemos isso desde os tempos mais 13 remotos. [...] No passado, os homens disputavam comida para garantir a sobrevivncia. O conflito 14 definia quem ia perpetuar a espcie e quem ficaria para trs. Aqueles humanos mais agressivos em 15 termos de buscar as coisas e proteger seus recursos e parentes tinham mais chances de sobreviver e 16 reproduzir, afirma Monica. Enquanto os homens teriam aprendido a usar a fora fsica, as mulheres 17 desenvolveram habilidades mais sutis, como agresses verbais, fofocas e rumores. 18 Se antes essas tticas garantiam a sobrevivncia, hoje nos ajudam no convvio social. Quando

19 as crianas deixam o conforto do lar para frequentar o colgio, descobrem que nem sempre suas 20 vontades so atendidas. E que precisam negociar o tempo todo, como por um brinquedo ou por um 21 lugar para sentar. Sem passar por isso, ser mais difcil lidar com um desafeto no futuro, como um 22 chefe, o sndico do prdio ou aquele amigo a quem empresta dinheiro e ele nunca paga. (Texto de Fernando Bad e Bruno Garattoni Revista Superinteressante Seo Supernovas Editora Abril Edio 294 Agosto/2011 p. 22)

01. Segundo as ideias apresentadas no texto, o bullying: a) b) c) d) e) sempre existiu e sempre foi considerado uma preocupao de pais e mestres; por ser algo to srio, deve envolver a ajuda da polcia; benfico, para o amadurecimento dos jovens, de acordo com uma linha de pensamento de especialistas; mesmo que seja a manifestao de comportamentos violentos, prepara os jovens para se defender na sada da escola; positivo na medida em que os jovens tm a oportunidade de demonstrar o seu poder perante o outro.
Prefeitura Municipal de Floriano Cargo: PROFESSOR - GEOGRAFIA

www.pciconcursos.com.br

02. A partir do que dito no texto, CORRETO afirmar que: a) o bullying uma brincadeira que os jovens da atualidade tm demonstrado em sala de aula para fugir da realidade; b) todos os especialistas revelam a mesma linha de compreenso sobre o bullying e, em particular, entendem que os adultos no devem interferir; c) os jovens no tm maturidade para resolverem seus prprios problemas, por isso os pais devem fazer isso por eles; d) a agresso um comportamento necessrio ao homem, assim ele tem a oportunidade de mostrar sua fora fsica; e) os conflitos que se verificam no convvio social, entre os jovens, podem contribuir para que eles se preparem para enfrentar as adversidades no futuro, quando adultos. Considere os trechos abaixo, para responder questo 03.

1) Afirmam, sim, que disputar como um rito, pelo qual passamos no incio da vida para saber enfrentar as encrencas maiores do futuro. (l.11-12). 2) Se antes essas tticas garantiam a sobrevivncia, hoje nos ajudam no convvio social. (l. 18).

03. Nos trechos 01 e 02, as palavras e/ou expresses que marcam, semanticamente, oposio temporal, em cada um deles, so: a) b) c) d) e) incio da vida futuro / antes hoje; disputar futuro / antes garantiam; Afirmam incio da vida / garantiam hoje; incio da vida passamos / garantiam ajudam; Afirmam disputar / antes garantiam.

04. Nos trechos: ... o bullying no necessariamente um problema para gente grande. (l. 07) e Afirmam, sim, que disputar como um rito,... (l. 11), quanto s relaes semnticas que se verificam textualmente, CORRETO afirmar que: a) b) c) d) e) em ambos, as palavras destacadas podem ser retiradas sem prejuzo para o sentido desses trechos; somente a palavra necessariamente pode ser retirada sem prejuzo para a inteno de comunicao do texto; somente a palavra sim pode ser retirada sem prejuzo para a inteno de comunicao do texto; caso se retirem as palavras destacadas, a compreenso literal da mensagem no ser alterada profundamente, mas a inteno comunicativa ser prejudicada; a compreenso somente ser prejudicada se a palavra sim for retirada.
Prefeitura Municipal de Floriano Cargo: PROFESSOR - GEOGRAFIA

www.pciconcursos.com.br

05. Acerca da correspondncia entre o pronome destacado e o seu referente, assinale a opo CORRETA. a) b) c) d) e) brincadeiras como essas (l. 02) referente coisa (l. 01). Segundo eles, as picuinhas entre crianas e adolescentes... (l. 07-08) referente pesquisadores (l. 06). ... devem ser resolvidas pelos prprios envolvidos. (l. 08) referente picuinhas (l. 08). ... fazemos isso desde os tempos mais remotos. (l. 12-13) referente encrencas (l. 12). Se antes essas tticas garantiam a sobrevivncia... (l. 18) referente fora fsica , somente (l. 16).

Trecho para a questo 06. O conflito definia quem ia perpetuar a espcie e quem ficaria para trs. Aqueles humanos mais agressivos em termos de buscar as coisas e proteger seus recursos e parentes tinham mais chances de sobreviver e reproduzir, afirma Mnica. Enquanto os homens teriam aprendido a usar a fora fsica, as mulheres desenvolveram habilidades mais sutis, como agresses verbais, fofocas e rumores. (l. 13-17). 06. Assinale a opo INCORRETA quanto s ideias e estruturao lingustica desse trecho. a) b) c) d) e) Sugere-se, nesse trecho, que a competio entre os seres humanos sempre foi um trao caracterstico da espcie, mas, nem sempre, h vencido e vencedor. O segmento: O conflito definia quem ia perpetuar a espcie tem o seu correspondente de estrutura passiva: A perpetuao da espcie era definida pelo conflito. A correo gramatical estar igualmente mantida se substituirmos ia perpetuar por perpetuaria. Em: O conflito definia quem ia perpetuar a espcie e quem ficaria para trs., as duas ocorrncias da palavra quem equivalem a aquele que. A palavra mais em mais agressivos, mais chances e mais sutis, intensificam o sentido dessas palavras.

TEXTO II (Para as questes de 07 a 10).

Temos de acelerar o passo (Trecho de entrevista concedida pelo matemtico brasileiro Jacob Palis Revista Veja )

01 Veja: Como tornar as aulas mais atraentes e eficazes? 02 Jacob: A experincia das melhores escolas, no Brasil e no exterior, mostra que uma boa aula 03 pressupe desafiar os estudantes o tempo todo, de modo que eles sejam expostos a problemas 04 cada vez mais complexos e estimulantes intelectualmente o avesso do decoreba. Apenas 05 num ambiente assim se abre o espao necessrio para a inventividade. O problema que 06 muita gente no Brasil ainda resiste a essas ideias. Dizem que os grandes desafios causam 07 presso sobre estudantes to jovens e aguam a competitividade. Mas por que se opor 08 competitividade no ambiente escolar? No faz sentido. Precisamos, repito, criar mecanismos 09 para rastrear os talentos precoces para as cincias e dar-lhes todas as oportunidades e
Prefeitura Municipal de Floriano Cargo: PROFESSOR - GEOGRAFIA

www.pciconcursos.com.br

10 incentivos, como ocorre, h mais de um sculo, no mundo desenvolvido. tarefa que 11 demanda persistncia, mas deve ser levada a cabo. Sem isso, um pas no tem como almejar 12 aparecer entre os melhores nos rankings de produo cientfica e de inovao. Estamos 13 falando de uma condio bsica para equacionar o dficit de crebros brasileiros voltados 14 para a pesquisa cientfica.
(Revista Veja, Editora Abril, edio 2217 ano 44 n 20, 18 de maio de 2011 (Pginas amarelas). Entrevista concedida s jornalistas Monica Weinberg e Roberta de Abreu Lima)

07. Das palavras de Jacob Palis, infere-se que ele considera que: a) b) c) d) e) no Brasil no h boas escolas; o decoreba no estimula, nem proporciona a inventividade; a competitividade entre os jovens s deve ser estimulada se no for nociva ao seu desenvolvimento intelectual; os talentos precoces manifestam-se sem interferncia de professor; o ambiente escolar imprprio para os desafios em virtude da presso que eles podem causar aos estudantes.

08. A relao sinttica que se estabelece entre resiste e a essas ideias (l. 06) a mesma que se verifica entre: a) b) c) d) e) se abre e o espao (l. 05); causam e presso (l. 06-07); aguam e a competitividade (l. 07); rastrear e os talentos precoces (l. 08); dar e lhes (l. 09).

09. Em: Precisamos, repito, criar mecanismos para rastrear os talentos precoces para as cincias ... (l. 08-09), a palavra destacada confere ao contexto o sentido de: a) b) c) d) e) interpelar; definir; procurar; perseguir; indagar.

Considere o excerto para responder questo 10. Dizem que os grandes desafios causam presso sobre estudantes to jovens e aguam a competitividade (l. 06-07) 10. Acerca da concordncia verbal, assinale a opo CORRETA. a) b) c) d) e) Dizem concorda com grandes desafios. Dizem concorda com presso. Dizem concorda com estudantes. causam concorda com estudantes. causam e aguam concordam com os grandes desafios.
Prefeitura Municipal de Floriano Cargo: PROFESSOR - GEOGRAFIA

www.pciconcursos.com.br

QUESTES DE DIDTICA

11. A Didtica uma disciplina pedaggica que estuda o ensino, o mtodo mais adequado para transmisso/assimilao de conhecimentos pelos alunos. Diante do enunciado, analise os itens abaixo e marque a alternativa que corresponde ao(s) item(ns) CORRETO(S). I. A Didtica investiga as condies e formas que vigoram no ensino e, ao mesmo tempo, os fatos reais (sociais, polticos, culturais psicossociais); II. O currculo expressa os contedos da instruo, no materiais de cada grave processo do ensino; III. A didtica uma disciplina independente que no necessita de outras disciplinas; IV. O ensino consiste no planejamento, organizao, direo e avaliao da atividade didtica; V. Todas as sentenas esto corretas. a) b) c) d) e) Somente I e II Somente I, II e IV Somente I e III Somente V e II Somente I

12. Para diferentes pesquisadores de Didtica, existem divergncias sobre o seu objeto de estudo. Para Candau (2008), objeto da Didtica: a) b) c) d) e) A aprendizagem O ensino e a pesquisa O processo ensino-aprendizagem O ensino e o planejamento A aula e seus desdobramentos

13. Na perspectiva de uma Didtica fundamental que assume a multidimensionalidade do processo de ensino aprendizagem, qual(s) a (s) dimenso(es) da Didtica: a) b) c) d) e) Ideolgica Humana, tcnica e poltica Tcnica Interacionista Ideolgica e poltica

14. A que tipo de escola se enquadra a Didtica que oferece menos ateno aos conhecimentos sistematizados, valorizando mais o processo da aprendizagem e os meios que possibilitam o desenvolvimento das capacidades e habilidades intelectuais dos alunos? a) b) c) d) e) Tradicional Tecnicista Escolanovista Crtica Moderna
Prefeitura Municipal de Floriano Cargo: PROFESSOR - GEOGRAFIA

www.pciconcursos.com.br

15. De acordo com Libneo (1992) o planejamento escolar uma tarefa docente que inclui a previso das atividades didticas em termos de uma organizao e coordenao em face dos objetivos propostos. Ento, com base no enunciado, quais as modalidades de planejamento? a) b) c) d) e) Plano didtico e plano estratgico Plano escolar e plano de aula Plano da escola, plano de ensino e plano de aula Plano pedaggico e plano de ensino Todas as alternativas esto corretas

16. De acordo com Silva (2008), utilizando a idia central de Apple quanto ao currculo que expressa: entender as formas complexas em que as tenses e contradies sociais, econmicas e polticas so medidas nas prticas concretas dos educadores (Apple, 1982:1), as dimenses de currculos so: a) b) c) d) e) dimenso normativa; dimenso tica; dimenso real dimenso prescritiva; dimenso real; dimenso do currculo oculto dimenso prescritiva; dimenso do currculo oculto; dimenso real dimenso normativa; dimenso do currculo oculto; dimenso real todas as alternativas esto corretas

17. Analisando como se institui uma poltica curricular, podemos evidenciar que o currculo se compe pela construo de ________________ e de _______________ culturais. Assinale a opo que preenche CORRETAMENTE as lacunas do enunciado. a) b) c) d) e) Metas - prescries Significados - metas Normas - prescries Significados - valores Valores - normas

18. De acordo com Libneo (1992) a avaliao escolar cumpre trs funes na sua operacionalizao. Essas funes so: a) b) c) d) e) pedaggica didtica, de diagnstico e de controle pedaggico didtico, de formao e somativa somativa, qualitativa e seletiva diagnstica, somativa e de controle de controle, somativa e formativa

19. A avaliao escolar deve ser um processo contnuo que deve ocorrer nos mais diferentes momentos do trabalho docente, tendo por principais instrumentos de avaliao: a) b) c) d) e) observao e questionrio questionrio e entrevista entrevista e dirio de bordo observao e entrevista questionrio e entrevista

Prefeitura Municipal de Floriano Cargo: PROFESSOR - GEOGRAFIA

www.pciconcursos.com.br

20. O planejamento tem carter processual. Nesse sentido, o projeto politico-curricular avaliado ao longo do ano letivo para verificar se as aes esto correspondendo ao que foi previsto, adotando medidas como: a) b) c) d) e) verificar se as metas precisam ser alteradas em funo de fatos inesperados corrigir desvios tomar novas decises replanejamento das aes todas as alternativas esto corretas

QUESTES DE FUNDAMENTOS LEGAIS E TERICOS DA EDUCAO


21. A Constituio de 1988, especificamente, nos Arts. 205 a 214, oferece respaldo legal Educao, a comear pelo art. 205, que apresenta as linhas mestres para os fins da educao, que so: a) b) c) d) e) Qualificao tecnolgica, preparo para o exerccio da cidadania e educao ambiental; Pleno desenvolvimento da pessoa e preparo para o exerccio pleno da cidadania social; Pleno desenvolvimento da pessoa, preparo para o exerccio pleno da cidadania e qualificao para o trabalho; Preparo para o exerccio pleno da cidadania, qualificao para o trabalho e qualificao tecnolgica; Pleno desenvolvimento pessoal, profissional e social e capacitao tecnolgica.

22. O Art. 34, inciso VII, estabelece os percentuais das transferncias oramentrias da Unio para os Estados e destes para os Municpios e o Distrito Federal, que corresponde a: a) b) c) d) e) 35% 25% 50% 60% 15%

23. Assinale as principais caractersticas da Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional LDBEN/96. a) b) c) d) e) Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extenso e genrica em suas proposies. Respeito autonomia acadmica e dissociabilidade entre ensino, pesquisa e extenso. Liberdade, flexibilidade e autonomia. Autonomia, inflexibilidade e normativa. Flexibilidade, democrtica, genrica em suas proposies.

24. De acordo com Libneo, (1992): As tendncias pedaggicas so classificadas em dois grupos: de cunho liberal Pedagogia Tradicional, Pedagogia Renovada e Tecnicista Educacional e as de cunho progressista que so: a) b) c) d) e) Pedagogia Libertadora; Pedagogia crtica Pedagogia Libertadora; Pedagogia crtico-social dos contedos Pedagogia Libertadora; Pedagogia renovada Pedagogia crtico-social dos contedos; Pedagogia tecnicista Pedagogia Libertria; Pedagogia Libertadora
Prefeitura Municipal de Floriano Cargo: PROFESSOR - GEOGRAFIA

www.pciconcursos.com.br

25. Para a gesto democrtica das verbas destinadas educao, como expe Brzezinski (2003), h necessidade de substituir o autoritarismo, o clientelismo e os desvios, pelas formas que seguem: I. II. III. IV. a) b) c) d) e) Racionalidade e planejamento no uso do recurso. Acompanhamento fiscal da sociedade. Autoritarismo no gerenciamento das verbas. Valorizao da autonomia da escola. As alternativas I, II e IV esto corretas Somente a alternativa III est correta Somente a alternativa IV est correta Somente a alternativa II est correta Todas as alternativas esto corretas

QUESTES DE CONHECIMENTOS ESPECFICOS

26. A evoluo das estruturas econmico-sociais provoca o desenvolvimento da supraestrutura cultural e com isto a maneira de explicar as relaes entre a sociedade e a natureza afetada, alterando tambm o conceito e a idia que se faz de geografia. Assim, INCORRETO afirmar acerca da concepo de Geografia nos diferentes contextos scio espaciais: a) b) c) Na Pr-histria, na Antiguidade e na Idade Mdia, a geografia era utilizada especialmente para desenhar roteiros percorridos, indicar recursos e analisar os astros. No contexto da modernidade, na sistematizao da geografia enquanto cincia aparece muito ligada a explicaes de fenmenos fsicos e comprometida com interesses polticos. No contexto atual, de modo geral a geografia se dedica aos estudos das relaes entre sociedade e natureza, ou melhor, de que forma a sociedade organiza seu espao, com o objetivo de explorar seus recursos naturais. No desenvolvimento da geografia moderna o objeto passa de mera descrio explicao e a geografia adquire carter de cincia e, ao trabalhar com fenmenos fsicos e humanos, justifica a idia de cincia de sntese. A geografia atravessa uma crise de paradigma por no conseguir levar adiante seus propsitos de cincia da natureza.

d)

e)

27. Marque a alternativa que expressa corretamente a concepo de espao geogrfico na perspectiva da Geografia Crtica. a) b) c) d) e) O espao como organizao socioeconmica palco das representaes simblicas. O espao vital para o homem, e atravs da poltica se torna um territrio. O espao considerado sob duas formas que so mutuamente excludentes: uma plancie isotrpica e outra representao material. O espao organizado pelo homem que desempenha um papel na sociedade, condicionandoa e compartilhando do complexo processo de existncia e produo social. O espao vivido considera os sentimentos e as ideias de um grupo ou povo, a partir de suas experincias.
Prefeitura Municipal de Floriano Cargo: PROFESSOR - GEOGRAFIA

10

www.pciconcursos.com.br

28. A geografia ensinada representa um dos maiores desafios do professor e a prtica docente requer um professor interessado em desenvolver uma proposta que possibilite o conhecimento da totalidade espacial. Nesse sentido, pode-se afirmar que, para ensinar Geografia, necessrio: a) Trabalhar o temrio geogrfico a partir dos diferentes lugares, com nfase a descrio dos diferentes territrios e paisagens. b) Trazer a sociedade como sujeita do seu tempo, espacializando historicamente as relaes polticas, econmicas e sociais. c) Trazer a dimenso da totalidade do espao, resgatando sua lgica de produo social, atravs das relaes de trabalho, incorporando a relao sociedade natureza. d) Trabalhar a concepo de meio fsico como possibilidade de anlise dos condicionantes da natureza, numa dimenso scio espacial. e) Trazer conhecimento que permita um aprofundamento nos conflitos do cotidiano, pautado nos problemas ambientais, considerando que esta dimenso permite entender o sistema natural. 29. Sendo o espao geogrfico um conjunto indissocivel de sistemas de objetos e sistemas de aes, sua definio varia com as pocas, isto , com a natureza dos objetos e a natureza das aes presentes em cada momento histrico (SANTOS, 1997). Acerca do espao geogrfico e da sucesso de tempos CORRETO afirmar: a) b) c) d) e) Os objetos que constituem o espao so intencionalmente frutos da cincia e da tecnologia. Numa ordem espacial atual os objetos se apresentam somente como naturais. Os objetos modernos somente so encontrados em subespaos, ou seja, num subsistema. Os elementos naturais constituem objetos da ao racional, para uma maior produtividade. Os objetos modernos e a incidncia de aes esto em toda parte.

30. O conceito de Regio muito trabalhado na Geografia, apresentando diversos domnios. Dentre as aplicabilidades desse conceito CORRETO afirmar: I. Regio na perspectiva de localizao e de extenso territorial. II. Regio como diversidade scio-cultural. III. Regio como limite territorial e definio de fronteira. IV. Regio como meio geogrfico. V. Regio como poltica territorial e como unidade administrativa.

a) b) c) d) e)

Somente I correta Somente I, IV e V esto corretas Somente I e V so corretas Somente II correta Somente V correta

Prefeitura Municipal de Floriano Cargo: PROFESSOR - GEOGRAFIA

11

www.pciconcursos.com.br

31. Na anlise espacial, ao aprofundarmos a concepo de territrio e rede, algumas caractersticas devem ser levadas em considerao nos processos de territorializao e desterritorializao. Marque a alternativa que apresenta somente caractersticas da desterrritorializao considerando as dimenses sociais, espaciais, noes correlatas, tendncias gerais e principais dilemas. a) b) c) d) e) Economia poltica, fronteira e diferena. Paisagem, limite e fronteira, instabilidade. Paisagem, no lugar, alteridade e instabilidade. Economia poltica, rede, no lugar, homogeneizao e instabilidade. Poltica cultural, territrio, lugar, identidade, segregao scio-espacial.

32. A sociedade moderna, desde seus primrdios nos sculos XV e XVI, emergiu num profundo contexto de mudanas. O desenvolvimento da indstria no sculo XVIII agravou as transformaes no mundo capitalista, resultando na reorganizao do espao e do tempo. Em relao a espao e tempo a alternativa INCORRETA : a) Espao e tempo, entendidos como elementos interligados e indissociveis, no so dados ou dimenses a priori, cuja realidade pode ser estabelecida pela sociedade. b) c) d) O tempo uma dinmica do social e seu movimento no sentido de transformaes. A reorganizao do espao necessariamente ocorre num lapso de tempo. Espao e tempo so indissociveis porque no h movimento ou mudana que no ocorra num determinado lugar. e) A sociedade no apenas est no espao, mas ela tambm espao, constri, (re)organiza, (re)produz constantemente seu espao (ou espaos). 33. O mundo e os lugares sempre foram e so objeto da Cartografia (MARTINELLI, 1995). Considerando ento a representao dos espaos pode-se afirmar que esta: a) b) c) d) e) Apresenta primordialmente os aspectos naturais do ambiente. Envolve escala, projeo e sistema simblico. So realizadas somente atravs de imagens de satlite e fotografias em papel. No se configuram como representaes cartogrficas, os mapas, globos e maquetes. Oferecem informaes sobre o mundo sempre com neutralidade.

34. Pensando na Cartografia como uma cincia que contribui significativamente para a Geografia, pode-se afirmar que as representaes cartogrficas so concebidas sob diversos enfoques. Entre eles evidencia-se: a) b) c) d) e) O estruturalista e o semiolgico. O sistmico e o funcionalista. O materialista e o neutro. O estruturalista e o cientfico O funcionalista e o estruturalista.

Prefeitura Municipal de Floriano Cargo: PROFESSOR - GEOGRAFIA

12

www.pciconcursos.com.br

35. Sobre Rede Geogrfica assinale a alternativa CORRETA. a) b) c) Corresponde s linhas de referncia sobre a superfcie do globo terrestre que tem como finalidade permitir a localizao de um ponto qualquer sobre esta. Os meridianos e os paralelos dividem a Terra em dois hemisfrios respectivamente: norte e sul e ocidental e oriental. Os paralelos so linhas dispostas no sentido norte-sul, correspondendo semicrculos se observados dos plos e os meridianos correspondem a circunferncias de crculo mximo, dispostos como linhas no sentido leste-oeste. Alguns paralelos recebem nomes especiais devido sua importncia para a localidade por onde passam. A diferena entre um meridiano superior e um meridiano inferior sempre de 90.

d) e)

36. No mundo de hoje, com o desenvolvimento da rede internacional de computadores (INTERNET), as distncias esto virtualmente cada vez menores e o tempo praticamente simultneo. Entretanto, visando facilitar a comunicao, o transporte e o comrcio, foram estabelecidos convencionalmente a partir da rede geogrfica, os fusos horrios, fundamentais para que estas relaes se estabeleam. Sobre estes INCORRETO afirmar: a) b) c) Cada fuso corresponde a uma hora, delimitado pelo espao de 15 graus. Sempre ser mais cedo em todo lugar que estiver a oeste de outro, e ao contrrio ser sempre mais tarde em todo lugar que se encontrar a leste de outro. O sistema de fusos horrios foi estabelecido no Brasil atravs do decreto de 1913 que determinou o Meridiano de Greenwich como fundamental para as relaes contratuais internacionais e comerciais em todo o territrio do pas. A Lei Federal n 11.662 de 2008 modificou o fuso horrio do Brasil de quatro para trs determinando que o terceiro fuso, corresponderia a menos quatro horas de Greenwich, incluindo os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Rondnia, Roraima e Acre. As linhas imaginrias dos meridianos que separam os fusos so limites prticos, cujo traado no pode ser alterado em funo de prejuzos aos interesses polticos e econmicos dos pases sobre os quais decorrem.

d)

e)

37. As Redes Geogrficas representam uma das questes que constituem pauta na tentativa de se trazer uma discusso atual de organizao espacial, no qual as grandes corporaes multifacetadas e multilocalizadas e o crescente fluxo de informaes requerem uma anlise a partir das dimenses organizacional, temporal e espacial. A propsito destas dimenses CORRETO afirmar: I. II. III. IV. V. a) b) c) d) e) Na Dimenso organizacional deve-se levar em considerao os agentes sociais, origem, natureza dos fluxos, funo, finalidade, existncia, construo, formalizao e organicidade. Na Dimenso temporal deve-se considerar durao, existncia e conexo. Na Dimenso espacial deve-se considerar a escala, forma espacial e conexo. Na Dimenso organizacional deve-se considerar origem, natureza dos fluxos, funo e finalidade. Na Dimenso espacial deve-se considerar velocidade dos fluxos, forma espacial e matrias primas. Somente I correta I e III so corretas Somente IV correta II e V so corretas Todas esto corretas
Prefeitura Municipal de Floriano Cargo: PROFESSOR - GEOGRAFIA

13

www.pciconcursos.com.br

38. As questes relacionadas ao meio ambiente ganharam projeo nos ltimos quarenta anos em virtude da crise ambiental planetria pela qual passa a sociedade. s cincias que se dedicam aos estudos da natureza cabe trazer as explicaes necessrias ao entendimento dessa crise. Assim, sobre esta, INCORRETO afirmar: a) b) c) d) e) fruto do consumismo da sociedade atual que tem ultrapassado a capacidade do ambiente de absorver os impactos de sua utilizao; fruto da sociedade industrial e de consumo provocando aumento na poluio e degradao dos recursos naturais; Foi intensificada pela globalizao, permitindo uma significativa mudana nos padres de desenvolvimento tecnolgico; resultado do aumento descomunal da populao que no consegue acompanhar a modernizao tecnolgica; Foi gerada pela presso sobre os recursos naturais e pela intensidade de utilizao destes pelas sociedades.

39. Ambiente, ecossistema e paisagem no senso comum so sinnimos. No entanto, estes conceitos so distintos, quando se aplicam ao entendimento de natureza. Assinale a afirmativa CORRETA que expressa o conceito de Meio Ambiente e Recurso Natural na perspectiva geogrfica. a) b) c) a Paisagem modificada pelo homem; So os recursos livres nas paisagens o ar, gua, o sol e vida silvestre. Compreende um sistema natural comandado por fluxos de energia; Conjunto de riquezas minerais e orgnicas. o ambiente cuja natureza historicamente transformada pela cultura; Conjunto de riquezas minerais, animais, vegetais e energticas e constituem o patrimnio de uma regio, pais, ou continente. So os arredores onde se processa a vida humana e podem ser modificados; So os meios teis vida material dos homens. Conjunto sistmico onde tudo depende de tudo; So os bens fornecidos pela natureza e no se reproduzem ou se recuperam.

d) e)

40. A grande maioria das sociedades vive em regies que se industrializaram, se mecanizaram, ou seja, passou pelo processo de modernizao. Entretanto, o desenvolvimento tecnolgico no acompanhou o aumento da sociedade de consumo, que se aglomerou nos centros urbanos, ampliando essa sociedade. Consequentemente, alguns conflitos so vivenciados cotidianamente em diferentes sociedades, tanto nas de economia desenvolvida como nos pases subdesenvolvidos. Leia as afirmativas: I. II. Nos pases de economia desenvolvida e de crescimento industrial harmnico, tem se acompanhado a reduo do crescimento demogrfico. Nos pases cujas transformaes da indstria so recentes, e a importao de tecnologias e de Capital se deu pela presena de empresas transnacionais se agravam as condies da populao por vivenciarem problemas de ordem ambiental e social. A entrada de capital estrangeiro nas economias subdesenvolvidas afetou a dinmica das cidades, que sofreram um crescimento demogrfico repentino, gerando desemprego e subemprego, aumentando os marginalizados, formando populaes social e economicamente pobres.
Prefeitura Municipal de Floriano Cargo: PROFESSOR - GEOGRAFIA

III.

14

www.pciconcursos.com.br

a) b) c) d) e)

Todas as afirmativas esto corretas. Todas as afirmativas esto erradas. Somente I correta. Somente III correta. Apenas II errada

41. o lugar que oferece ao movimento do mundo a possibilidade de sua realizao eficaz (SANTOS, 1997). Considerando as assertivas referentes relao espao global e local CORRETO afirmar: I. O Mundo um conjunto de possibilidades cuja efetivao depende dos lugares. II. O territrio a grande mediao entre a escala mundo e o lugar. III. O Mundo depende das virtualidades do lugar, ou seja, na sua funcionalidade. a) b) c) d) e) Todas as assertivas esto corretas Somente II correta I e III esto corretas Somente I correta Todas as assertivas esto incorretas

42. O desenvolvimento do capitalismo e a produo do espao no podem ser compreendidos sem as ligaes com o Estado. Sobre o Estado Capitalista e a acumulao primitiva no neoliberalismo, CORRETO afirmar: a) b) c) d) e) A infraestrutura passa a ser criada para atender somente s demandas de Estado, ficando os interesses empresariais em nvel de planejamento. O estabelecimento de fronteiras e legislaes protecionistas, moeda unitria, responsvel pelo acumulo de capital. A ao estatal em prol da economia capitalista favoreceu as relaes com as bases locais, em detrimento das relaes internacionais. O Estado impe sanes s economias locais de ordem econmica no favorecendo ao capital internacional. A fixao de uma poltica alfandegria comum e a proteo de fronteiras uma ao estatal que no favorece as relaes sociais.

43. A disputa de poder no mundo ps-guerra fria favoreceu a organizao de megablocos ou blocos regionais, e as ideias que permitiram essa organizao esto ligadas a questo de competio ou cooperao econmica, ou seja, a geoeconomia substituindo a geopoltica, que se desenvolveu at a guerra fria. Leia as afirmativas que se referem aos blocos regionais e indique a alternativa CORRETA. I. A formao de mercados regionais nos continentes provocou uma nova ordem geopoltica mundial. II. Os mercados regionais configuram uma nova regionalizao geoeconmica no espao mundial. III. No processo da globalizao os mercados regionais pretensamente fechados foram relativizados. IV. Os mercados regionais so a forma de retardar o desenvolvimento da globalizao. a) b) c) d) e) Todas esto corretas Todas esto erradas Somente IV errada Somente I errada Somente IV correta

Prefeitura Municipal de Floriano Cargo: PROFESSOR - GEOGRAFIA

15

www.pciconcursos.com.br

44. A industrializao da agricultura revela que o capitalismo contraditoriamente unifica a relao proprietrios de terra e indstria agrcola, fazendo com que ele produza exclusivamente para a indstria. Sobre essa relao INCORRETO afirmar: a) b) c) d) e) O desenvolvimento da agricultura articulada com a indstria exclui o campesinato. O desenvolvimento capitalista no campo revela a territorializao do capital monopolista. O capitalista/proprietrio de terra acumula simultaneamente o lucro da atividade industrial e agrcola. O capital, ao se territorializar no campo, redefine a produo camponesa. O capitalista da indstria e o proprietrio de terras formam um s capital.

45. Sobre as propostas de entendimento dos condicionantes da natureza do Brasil mais usuais, podese afirmar que: a) b) c) d) e) Refere-se concepo e classificao do Relevo de Ross (1990) por apresentar com preciso as diferentes paisagens brasileiras. Refere-se classificao Climtica de Kppen (1905) por trazer as temperaturas e umidades correspondentes faixa tropical e temperada. Corresponde distribuio Biogeogrfica a partir da fitogeografia proposta por Fernandes (1991) que apresenta a riqueza da nossa flora. Corresponde aos Domnios morfoclimticos, por apresentar as combinaes de fatos geomorfolgicos, climticos, hidrolgicos, pedolgicos e botnicos em escala regional. Refere-se aos diferentes estudos sobre a Fauna e Flora brasileira que classificam nossos biomas, a partir da definio de Unidades de conservao para a proteo da Biodiversidade.

46. Os estudos da Geografia Agrria no Brasil se apresentam em dois tipos: o estudo de reas especficas, em diferentes escalas, e os estudos sobre cultivos e criaes (FERREIRA, 2002). A respeito dos estudos rurais no Brasil CORRETO afirmar: I. II. III. Os conceitos de modernizao da agricultura e desenvolvimento rural passaram a enriquecer os estudos geogrficos a partir da dcada de 1970 e 1980. Os estudos agrrios da dcada de 1940 mostram uma realidade do territrio brasileiro, cuja principal economia era a agricultura. Na dcada de 1990 a unidade familiar de produo ganhou destaque e marcou os estudos agrrios no Brasil. Somente I correta I, II, III so corretas Somente III correta II e III so incorretas I, II e III so incorretas

a) b) c) d) e)

47. A estrutura fundiria brasileira deve ser analisada considerando-se o processo de colonizao a partir do latifndio e do modelo agroexportador. Nessa perspectiva, CORRETO afirmar as regies, no Brasil, que apresentam maior concentrao de terras so: a) b) c) d) e) Nordeste e Centro-oeste Nordeste e Norte Norte, Nordeste e Centro-oeste Norte e Centro-oeste Norte

Prefeitura Municipal de Floriano Cargo: PROFESSOR - GEOGRAFIA

16

www.pciconcursos.com.br

48. Considerando a reorganizao produtiva do territrio brasileiro, Santos (2001) explica que ampliase a descentralizao industrial, despontam belts modernos e novos fronts na agricultura e especializaes comerciais e de servios se desenvolvem em pores do pas que apenas no perodo atual puderam acolher vetores da modernidade. A partir dessas consideraes CORRETO afirmar: a) b) c) d) e) Torna-se mais densa a diviso territorial do espao brasileiro. H um aprofundamento das discrepncias regionais agravando concentrao tecnolgica. Fortalece a regio concentrada sudeste e sul. Segmenta o territrio para fins de mercado internacional. Cada ponto do territrio modernizado apresenta uma nova diviso territorial remodelando as regies.

49. Em relao s condies ambientais do espao piauiense prevalecem, na paisagem, domnios nos quais a interao entre o clima e a vegetao se sobressai. Marque a alternativa que apresenta CORRETAMENTE essa relao. a) b) c) d) e) Tropical mido e vegetao de mata de cocal Tropical semi-rido e vegetao de cerrado Tropical semi-rido e vegetao de caatinga Tropical sub-mido e vegetao de caatinga Tropical sub-mido e vegetao de mangue

50. Sobre as questes atuais do espao piauiense no que se refere s atividades produtivas, predomina a dinmica focada principalmente numa tendncia. Sobre essa tendncia, CORRETO afirmar: a) b) c) O caju e o mel so produtos tpicos da pequena produo rural piauiense no atingindo mercado de exportao. A cultura da mamona na regio semi-rida visando a produo do Biodiesel incrementou o PIB do Estado, e promoveu a insero de mo de obra, evitando o xodo rural. A carcinicultura no litoral piauiense expressou nos anos de 2000 a 2002 um acrscimo nas exportaes elevando os ndices de produtividade por tonelada, entretanto no superou os indicadores da produo agrcola bsica da regio. A insero da soja na regio do cerrado demandou a ocupao de grandes extenses de terra, e atraiu a instalao de unidades produtivas de grande porte, alm de um grande conjunto de insumos desde mo-de-obra, maquinrios especializados e ampliao de vias de escoamento da produo. A ovinocaprinocultura piauiense supera os demais Estados do Nordeste brasileiro em cabeas, ou seja, o rebanho o maior do Brasil, perdendo apenas para a regio sul.

d)

e)

Prefeitura Municipal de Floriano Cargo: PROFESSOR - GEOGRAFIA

17

www.pciconcursos.com.br

You might also like