You are on page 1of 3

Actividade laboratorial 1.2.

Sntese do sulfato de tetraminocobre


(II) mono-hidratado
Neste trabalho, vais sintetizar cristais de um sal complexo, o sultafo de tetraminocobre (II) mono-hidratado (figura 1). O sal obtido a partir de uma reaco de sntese (reaco em que, a partir de duas ou mais substncias, se obtm a substncia pretendida), traduzida pela seguinte equao qumica:

FSICA E QUMICA A - 11 ANO

Figura 1

O sal obtido classifica-se como um sal complexo hidratado. O sal formado, solvel em gua, precipitado adicionando etanol, solvente que diminui a solubilidade do sal na gua. O rendimento da reaco calculado a partir da equao:

1. Material, equipamento e reagentes


MATERIAL Almofariz e pilo Vidro de relgio Esptula metlica Copo de precipitao de 100 mL Provetas de vidro de 10 mL (2) Vareta de vidro Polcia Balo de kitassato Funil de Buchner Papel de filtro Pina metlica (2) Copo de precipitao (para banho de gelo) Exsicador Pipeta de Pasteur Trompa de vazio EQUIPAMENTO Balana analtica ( 0,01 g) Estufa REAGENTES gua destilada Sulfato de cobre (II) penta-hidratado Amonaco a 25 % Etanol a 96%

2. Segurana
Substncia
Sulfato de cobre (II) penta-hidratado CuSO4.5H2O

Rtulos/Smbolo de perigo

Precaues

Amonaco a 25% NH3 (aq) Etanol a 96% Sulfato de tetraminocobre(II) mono-hidratado

3. Organigrama do procedimento experimental

5,0 mL H2O(l)

8,0 mL NH3(aq) 25%

0,020 mol CuSO4.5H2O(s)

Cu(NH3)4]2+ (aq) + SO42-(aq)

C2H5OH(l) 96%

[Cu(NH3)4]SO4.H2O(s) + fase lquida Banho de gelo + Filtrao + Lavagem + Secagem

[Cu(NH3)4]SO4.H2O(s)

4. Procedimento experimental
O sulfato de cobre (II) penta-hidratado um sal cuja solubilidade em gua de 320 g/dm 3. Como se apresenta sob a forma de cristais, conveniente ser reduzido a p antes de se efectuar a dissoluo em gua. 1. Utilizando uma balana analtica, pesa o equivalente a cerca de 6 g de sulfato de cobre (II) penta-hidratado. 2. Transfere o sal para um almofariz e tritura-o at ser reduzido a p. 3. Pesa, num copo de precipitao de 100 mL, a massa de sulfato de cobre (II) penta-hidratado correspondente a 0,020 mol. Regista o valor no quadro 1. 4. Dissolve a amostra em 5 mL de gua destilada. Regista, no quadro 1 o que observaste. 5. Mede, na hotte, 8 mL da soluo de amonaco a 25%. 6. Adiciona a soluo de amonaco ao contedo do copo de precipitao. Regista o que observaste no quadro 1. 7. Mede 8 mL de etanol a 96% e adiciona-o ao contedo do copo de precipitao, deixando-o escorrer pelas paredes com a ajuda de uma pipeta de Pasteur, muito lentamente. Regista o que observaste no quadro 1. 8. Aps o incio da formao dos sais, arrefece a soluo preparada num banho de gelo, durante cerca de 1 hora, para assegurar uma quantidade mxima de cristais. 9. Corta um papel de filtro que se ajuste ao funil de Buchner. Pesa-o e regista o valor no quadro 1. 10. Coloca o papel de filtro no balao de kitassato, e liga a trompa de vcuo. Humedece o papel de filtro com um pouco de etanol. 11. Transfere o sal obtido para o papel de filtro, lavando o copo de precipitao e o polcia com etanol, de forma a remover todo o sal para o papel de filtro. 12. Mantm a filtrao durante cerca de 10 minutos, de forma a secar os cristais. Regista o seu aspecto no quadro 1. 13. Para terminar a secagem de forma lenta, coloca os cristais obtidos num exsicador, durante uma semana. 14. Aps o perodo de secagem, pesa os cristais de sulfato de tetraminocobre (II) mono-hidratado. Regista o seu aspecto no quadro 1.

5. Registo de observaes e dados


ETAPA OBSERVAES

12

14

Material/Reagentes CuSO4.5H2O Papel de filtro

Massa/g

Papel de filtro + [Cu(NH3)4]SO4.H2O

You might also like