You are on page 1of 4

Visite o nosso site A Teoria de Freud, desperta interesse do pblico em geral.

Aqui voc encontrar um resumo das principais teorias de Freud que marcaram a histria da Psicanlise. O inconsciente Diz Freud, no o subconsciente. Este aquele grau da conscincia como conscincia passiva e conscincia vivida no-reflexiva, podendo tomar-se plenamente consciente. O inconsciente, ao contrrio, jamais ser consciente diretamente, podendo ser captado apenas indiretamente e por meio de tcnicas especiais de interpretao desenvolvidas pela psicanlise. Atos falhos ou sintomticos Os chamados Atos sintomticos so para Freud evidncia da fora e individualismo do inconsciente: e sua manifestao comum nas pessoas sadias. Mostram a luta do consciente com o subconsciente (contedo evocvel) e o inconsciente (contedo no evocvel). So os lapsus linguae, popularmente ditos "traio da memria", ou mesmo convices enganosas e erros que podem ter consequncias graves. Motivao Para explicar o comportamento Freud desenvolve a teoria da motivao sexual (sobrevivncia da espcie) e do instinto de conservao (sobrevivncia individual). Mas todas as suas colocaes giram em torno do sexo. A fora que orienta o comportamento estaria no inconsciente e seria o instinto sexual. Fases do desenvolvimento sexual Freud contribuiu com uma teoria das fases do desenvolvimento do indivduo. Este passa por sucessivos tipos de carter: oral, anal e genital. Pode sofrer regresso de um dos dois ltimos a um ou outro dos dois anteriores, como pode sofrer fixao em qualquer das fases precoces. Essas fases se desenvolvero entre os primeiros meses de vida e os 5 ou 6 anos de idade, e esto ligadas ao desenvolvimento do Id: (1) Na fase oral, ou fase da libido oral, ou hedonismo bucal, o desejo e o prazer localizam-se primordialmente na boca e na ingesto de alimentos e o seio materno, a mamadeira, a chupeta, os dedos so objetos do prazer; (2) Na fase anal, ou fase da libido ou hedonismo anal, o desejo e o prazer localizam-se primordialmente nas excrees e fezes. Brincar com massas e com tintas, amassar barro ou argila, comer coisas cremosas, sujar-se so os objetos do prazer; (3)Na fase genital ou fase flica, ou fase da libido ou hedonismo genital, o desejo e o prazer localizam-se primordialmente nos rgos genitais e nas partes do corpo que excitam tais rgos. Nessa fase, para os meninos, a me o objeto do desejo e do prazer; para as meninas, o pai. Tipos de personalidade Aqueles que se detm em seu desenvolvimento emocional, e por algum motivo se fixam em qualquer uma das fases transitrias (Freud. 1908), constituem tipos e subtipos de personalidade nomeados segundo a fase correspondente de fixao.

O tipo que se detm na fase oral o Oral receptivo, pessoa dependente espera que tudo lhe seja dado sem qualquer reciprocidade; ou o Oral sadstico, o que se decide a empregar a fora e a astcia para conseguir o que deseja. Explorador e agressivo, no espera que algum lhe d voluntariamente qualquer coisa. O Anal sadstico impulsivamente avaro, e sua segurana reside no isolamento. So pessoas ordenadas e metdicas, parcimoniosas e obstinadas. O tipo genital a pessoa plenamente desenvolvida e equilibrada. Complexo de dipo Depois de ver nos seus clientes o funcionamento perfeito da estrutura tripartite da alma conforme a teoria de Plato, Freud volta cultura grega em busca de mais elementos fundamentais para a construo de sua prpria teoria. No centro do "Id", determinando toda a vida psquica, constatou o que chamou Complexo de dipo, isto , o desejo incestuoso pela me, e uma rivalidade com o pai. Segundo ele, esse o desejo fundamental que organiza a totalidade da vida psquica e determina o sentido de nossas vidas. Freud introduziu o conceito no seu Interpretao dos Sonos (1899). O termo deriva do heri grego dipo que, sem saber, matou seu pai e se casou com sua me. Freud atribui o complexo de dipo s crianas de idade entre 3 e 6 anos. Ele disse que o estgio geralmente terminava quando a criana se identificava com o parente do mesmo sexo e reprimia seus instintos sexuais. Se o relacionamento prvio com os pais fosse relativamente amvel e no traumtico, e se a atitude parental no fosse excessivamente proibitiva nem excessivamente estimulante, o estgio seria ultrapassado harmoniosamente. Em presena do trauma, no entanto, ocorre uma neurose infantil que um importante precursor de reaes similares na vida adulta. O Superego, o fator moral que domina a mente consciente do adulto, tambm tem sua parte no processo de gerar o complexo de dipo. Freud considerou a reao contra o complexo de dito a mais importante conquista social da mente humana. Psicanalistas posteriores consideram a descrio de Freud imprecisa, apesar de conter algumas verdades parciais. Mais em: Complexo de dipo dipo Rei - Mitologia Complexo de Eletra O complexo de Electra define-se como sendo uma atitude emocional que, segundo as doutrinas psicanalticas, todas as meninas tm para com a sua me; trata-se de uma atitude que implica uma identificao to completa com a me que a filha deseja, inconscientemente, elimin-la e possuir o pai. Freud referia-se a ele como Complexo de dipo Feminino, tendo Jung dado o nome "Complexo de Electra", baseando-se no mito de Eletra, filha de Agamemnon. Freud rejeitava o uso de tal termo por este enfatizar a analogia da atitude entre os dois sexos. O complexo de Electra , muitas vezes, includo no complexo de dipo, j que os princpios que se aplicam a ambos so muito semelhantes. Mais em:

Eletra - Mitologia Narcisismo Conta o mito que o jovem Narciso, belssimo, nunca tinha visto sua prpria imagem. Um dia, passeando por um bosque, encontrou um lago. Aproximou-se e viu nas guas um jovem de extraordinria beleza e pelo qual apaixonou-se perdidamente. Desejava que o jovem sasse das guas e viesse ao seu encontro, mas como ele parecia recusar-se a sair do lago, Narciso mergulhou nas guas, foi s profundezas procura do outro que fugia, morrendo afogado. Narciso morrera de amor por si mesmo, ou melhor, de amor por sua prpria imagem ou pela auto-imagem. O narcisismo o encantamento e a paixo que sentimos por nossa prpria imagem ou por ns mesmos, porque no conseguimos diferenciar um do outro. Como crtica humanidade em geral que se pode vislumbrar em Freud -narcisismo a bela imagem que os homens possuem de si mesmos, como seres ilusoriamente racionais e com a qual estiveram encantados durante sculos. Mais em: Narciso e Eco - Mitologia Perverso Porm, assim como a loucura a impossibilidade do Ego para realizar sua dupla funo (conciliao entre Id e Superego, e entre estes e a realidade), tambm a sublimao pode no ser alcanada e, em seu lugar, surgir uma perverso ou loucura social ou coletiva. O nazismo um exemplo de perverso, em vez de sublimao. A propaganda, que induz no leitor ou espectador desejos sexuais pela multiplicao das imagens de prazer, outro exemplo de perverso ou de incapacidade para a sublimao. Os sonhos: contedo manifesto e contedo latente (Significados conscientes e subconscientes) A vida psquica d sentido e colorao afetivo-sexual a todos os objetos e a todas as pessoas que nos rodeiam e entre os quais vivemos. As coisas e os outros so investidos por nosso inconsciente com cargas afetivas de libido. Assim, sem que saibamos por que, desejamos e amamos certas coisas e pessoas e odiamos e tememos outras. por esse motivo que certas coisas, certos sons, certas cores, certos animais, certas situaes nos enchem de pavor, enquanto outras nos trazem bem-estar, sem que saibamos o motivo. A origem das simpatias e antipatias, amores e dios, medos e prazeres desde a nossa mais tenra infncia, em geral nos primeiros meses e anos de nossa vida, quando se formaram as relaes afetivas fundamentais e o complexo de dipo. A dimenso imaginria de nossa vida psquica - substituies, sonhos, lapsos, atos falhos, prazer e desprazer, medo ou bem-estar com objetos e pessoas indica que os recursos inconscientes surgem na conscincia em dois nveis: o nvel do contedo manifesto (escada, mar e incndio, no sonho; a palavra esquecida e a pronunciada, no lapso; o p torcido ou objeto partido, no ato falho) e o nvel do contedo latente, que o contedo inconsciente verdadeiro e oculto (os desejos sexuais). Nossa vida normal se passa no plano de contedos manifestos e, portanto, no imaginrio. Somente uma anlise psquica e psicolgica desses contedos, por meio de tcnicas especiais

(trazidas pela psicanlise), nos permite decifrar o contedo latente que se dissimula sob o contedo manifesto

You might also like