You are on page 1of 7

A ORAO QUE ATRAI A ATENO DE DEUS

Por Edgar H. Lewellen

A Orao que Atrai a Ateno de Deus


Edgar H. Lewellen

Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar (...) eu perdoarei (...) e sararei a sua terra (2 Cr 7.14)

O Propsito e a Importncia da Orao Cameron V. Thompson, no seu livro The Master Secrets of Prayer (Os Principais Segredos da Orao), usou esta ilustrao: Uma pobre alma ingressou na escola de orao depois de chegar ao inferno. Pediu alvio para a sua agonia; foi rejeitada. Pediu que um mendigo advertisse os seus irmos; foi-lhe recusado. Dirigiu sua orao a Abrao, um homem; no conseguia localizar Deus. No ousou pedir para sair, pois entendia claramente que estava alm de qualquer esperana. Ele o homem que no orava na terra, no foi respondido no inferno e que continuar sofrendo, porque tentou aprender a orar tarde demais (Veja Lucas 16.19-31). Ao vermos a decadncia moral e o afastamento de Deus na sociedade e na igreja, nenhum cristo srio duvida da necessidade de um poderoso avivamento, vindo dos cus, que abalar a igreja atual at os seus alicerces. Isso trar uma purificao e uma outorga de poder que viraro as naes pelo avesso, de tal modo que o nosso modo de vida atual ser visto como totalmente inaceitvel diante de um Deus santo. Isso se torna cada vez mais urgente, tanto mais quanto vedes que o dia se aproxima (Hb 10.25; Ap 22.12). Torna-se imperativo, portanto, para a igreja de Jesus dobrar os seus joelhos em obedincia e orao. A cultura hoje est to embriagada com sexo e diverses obscenas, to orgulhosa de sua mente aberta e liberal que qualquer pensamento mais srio a respeito de Deus totalmente excludo. A.W. Tozer tinha razo quando disse: O mundo ocidental segue rindo e se divertindo, enquanto caminha diretamente para o inferno.

A Relao entre Orao e Avivamento Wesley Duewel, no seu livro Revival Fire (Fogo do Avivamento), diz: Na histria da Igreja, cada vez que veio um avivamento, primeiro houve um perodo prolongado de orao e busca da face de Deus por alguns dos seus filhos. por isso que queremos entender qual a orao que consegue obter a ateno de Deus. Sabemos que h uma relao ntima entre orao e obedincia. Podemos perguntar: O que mais importante? ou: O que vem antes, a obedincia ou a orao? Para isso, precisamos olhar na Escritura e ver o que Deus diz.

www.ruach.com.br

A ORAO QUE ATRAI A ATENO DE DEUS


Por Edgar H. Lewellen

O Trabalho de Deus: O Esprito Santo nos Atrai medida que Deus atrai o homem e se revela a ele, este tem a oportunidade de aceit-lo e segui-lo, o que resulta em perdo e salvao; ou rejeit-lo, com o resultado da eterna separao do seu amor (Mc 16.16). Aqueles que atenderem ao seu chamado encontraro perdo, alegria indescritvel e maravilhosa comunho com Cristo, seu Salvador. A bondade de Deus que te conduz ao arrependimento (Rm 2.4). Essa a razo para a cruz! (Veja tambm Jr 31.3; Jo 6.44; 12.32). Davi disse: Como suspira a cora pelas correntes das guas, assim, por ti, Deus, suspira a minha alma (Sl 42.1). Deus disse: Derramarei gua sobre o sedento, e torrentes sobre a terra seca (Is 44.3). Tambm: Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso corao (Jr 29.13).

Nosso Trabalho: Somente Nossa Obedincia Aceitvel a Deus A Escritura nos mostra claramente que o trabalho e a carga do Esprito Santo levarnos a Cristo, revelando assim seu amor, sua beleza e sua santidade. Isso resulta em ns duas coisas: seguirmos a ele bem de perto e obedecermos-lhe completamente, abandonando tudo nas nossas vidas que no vem dele (1 Sm 15.22; Ml 3.7; Jr 7.23; 2 Co 10.5).

Nosso Meio de Comunicao com Ele A Orao Ele nos atrai. Ns desejamos segui-lo em completa obedincia. Queremos conhecer aquele que nos amou e nos libertou do pecado. Nosso maior desejo, agora, estar na sua presena e ter comunho com ele. Isso orao. Observe: Samuel, quando ainda menino, orou assim no templo: Fala, Senhor, porque o teu servo ouve (1 Sm 3.9-10; veja tambm Hb 4.16 e Fp 4.6). Nota: O exerccio ou o ato de orar significa estiver acompanhado de um esprito submisso e obediente. muito pouco se no

Como nos Aproximamos de Deus? Se o meu povo (...) se humilhar e orar... (2 Cr 7.14) Em humildade. Em Lucas 18.14, lemos que aquele que se exalta ser humilhado, mas o que se humilha ser exaltado. Uma pessoa orgulhosa v somente a si mesma, a seus feitos e a suas conquistas, e isso a torna cega para as suas falhas e pecados. Um homem

www.ruach.com.br

A ORAO QUE ATRAI A ATENO DE DEUS


Por Edgar H. Lewellen

humilde v a si mesmo como Deus o v e no fica feliz com o que v, o que o fora a se voltar para Cristo (Lucas 18.13 ; 1 Pe 5.5).

Cuidado com os Bloqueios Nas Escrituras, Deus afirma que ouve as oraes dos seus filhos somente se as mos deles estiverem limpas e os coraes puros (Sl 66.18; 24.3-5; Is 1.15). Acredita-se em geral que o Deus de amor sempre tem o seu ouvido aberto para os clamores dos seus filhos. No entanto, atravs de todas as Escrituras Deus diz o contrrio. O primeiro captulo de Isaas, do incio ao fim, trata com essa situao. Muitos dos filhos de Deus andavam pelos seus prprios caminhos, confiando na sua relao com Jeov como um carto de crdito vlido para receber bnos do Senhor vontade. No pareciam compreender que eram descritos por Deus como um povo carregado de iniquidade, com uma cabea toda doente, tendo contuses e chagas inflamadas desde a planta do p at cabea (Is 1.4-6). Deus rejeitou seus sacrifcios e sua adorao por serem hipcritas e disse: Quando estendeis as vossas mos em orao, escondo de vs os meus olhos; sim, quando multiplicais as vossas oraes, no as ouo... (Is 1.15). Entretanto, mesmo diante desse tipo de evidente frieza, desobedincia e rejeio dos seus apelos, Deus lhes disse: ...ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornaro brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornaro como a l. Se quiserdes, e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra (Is 1.1819). Os cristos hoje em dia esto iludidos quando pensam que, enquanto estiverem orando e praticando as formas exteriores de adorao, eles tm o direito de ir para Deus com suas necessidades, grandes ou pequenas, e que Deus tem a obrigao de ouvir e atend-los. Contudo, ele diz muito claramente que se houver pecado no meu corao o Senhor no me ouvir (Sl 66.18). Ele ouvir, sim, os clamores daqueles que realmente querem voltar para ele (Ml 3.7) e que esto determinados a andar com ele de ora em diante. Somente o nosso Deus poderia ser to amoroso, paciente e pronto a perdoar. Leia as suas palavras em Osias 14.4: Eu curarei a infidelidade deles e os amarei de todo o meu corao, pois a minha ira desviou-se deles (NVI).

Que Lugar Tem a Orao em Relao ao Avivamento? Leonard Ravenhill, no seu livro Revival Praying (Orando Para Avivamento), faz uma pergunta que precisa ser respondida hoje. Estamos ns, os que ainda temos as brasas vivas no nosso altar, nos comparando com os altares apagados das igrejas vizinhas, ao invs de avaliar o ardor de orao dos santos de geraes passadas? O mundo alardeia o seu

www.ruach.com.br

A ORAO QUE ATRAI A ATENO DE DEUS


Por Edgar H. Lewellen

poder atmico, alguns cultos se vangloriam do seu poder satnico, mas onde esto aqueles que buscam o poder do Esprito Santo? Com frequncia, substitumos a orao por excessivas atividades religiosas, quando Deus deseja gravar dentro de ns o aquietai-vos e sabei que eu sou Deus (Sl 46.10). Algum disse que quando Deus pretende exercer grande misericrdia sobre o seu povo, a primeira coisa que faz lev-lo orao. Somente quando alguns dentre o povo de Deus se dispem a orar at que Deus quebre o casulo da zona de conforto do homem que podemos esperar uma visitao do trono de Deus. Isso pode levar dias, ou at meses, mas a promessa de Deus ser cumprida: Derramarei gua sobre o sedento, e torrentes sobre a terra seca (Is 44.3). Brian Edwards disse: Os homens que Deus usou em avivamentos sempre tiveram um elevado conceito de Deus e foram hipersensveis ao pecado, muito antes do avivamento comear. Provavelmente, a nossa falta de orao hoje, juntamente com a ausncia de santidade nas vidas dos lderes cristos, tem convencido a Deus de que no estamos muito srios quando pedimos que nos mande um avivamento.

Orao nas Hbridas Duncan Campbell [evangelista no avivamento das Hbridas em 1949] relatou os acontecimentos nos dias que antecederam o avivamento: Era a reunio semanal de orao. Tinha havido uma intensa oposio ao Evangelho no vilarejo e, embora muitos tivessem vindo de outros locais para participarem das reunies, havia pouqussimos da prpria localidade. Um lder da igreja sugeriu que fossem orar, e umas trinta pessoas se dirigiram para a casa de um fazendeiro simpatizante. A orao era difcil, mas, l pela meia-noite, Duncan voltou-se para o ferreiro local que at ento estivera calado e lhe disse: Sinto que chegou a hora de voc orar. O homem orou por cerca de meia hora, porque em avivamentos o tempo no levado em conta, e finalmente encerrou sua orao com um desafio ousado: Deus, tu no sabes que a tua honra est em jogo? Tu prometeste derramar torrentes em terra seca, mas isso no est acontecendo. Por um momento, houve uma pausa, mas em seguida, ele concluiu: Deus, a tua honra est em jogo, e eu te desafio a cumprir os teus compromissos de aliana. Naquele momento, lembra Duncan Campbell, toda aquela casa de pedra tremeu como uma folha. Um dos presbteros achou que era um terremoto, mas Duncan se lembrou de Atos 4.31: Tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos...Duncan Campbell ministrou a bno, e eles saram da casa. Eram duas horas da madrugada, mas todo o vilarejo estava aceso, incendiado por Deus. Homens e mulheres carregavam cadeiras e perguntavam se havia lugar para eles na igreja!

www.ruach.com.br

A ORAO QUE ATRAI A ATENO DE DEUS


Por Edgar H. Lewellen

(De Revival, A People Saturated With God, de Brian Edwards Avivamento, Um Povo Saturado por Deus). Pergunta: Ser que temos uma base em orao para poder desafiar Deus dessa maneira?

Pode Algum Orar pelo Avivamento? A resposta sim! Entretanto, a pergunta deveria ser: Quem pode mover Deus para que envie o avivamento? No Salmo 24.3-5, o salmista pergunta: Quem subir ao monte do Senhor? Quem h de permanecer no seu santo lugar? O que limpo de mos e puro de corao aquele que est totalmente entregue a ele. Ou seja, quem est qualificado para orar aquele que perscrutou o seu corao diante de Deus, recebeu purificao e agora est apto a chamar a presena do Esprito de Deus sobre o seu povo. No versculo cinco, ele afirma que tal pessoa ser ouvida e receber a bno do Senhor. Isso se refere ao poder do Esprito Santo. a bno, no uma bno. Aqui o nosso relacionamento pessoal com Deus assume uma importncia primordial. Deus ouve as oraes daqueles que tm um relacionamento com ele por meio do sangue e no esto em divergncia com um irmo ou uma irm em Cristo. Divergncia sempre causar um bloqueio na nossa orao (Mt 5.23-24). Algum disse: Coraes manchados que comandam mos manchadas no podem utilizar os recursos de Deus. A pergunta : O nosso relacionamento com Deus pra valer? Estamos prontos a pagar o preo do avivamento? Sabemos que a orao dispendiosa e exigente. Em outras palavras, requer perseverana. Implica negar-se a si mesmo morrer todos os dias, voluntariamente.

Deus Responder Nossas Oraes? Como filhos de Deus, podemos escolher entre orar eficazmente e apresentar desculpas. Frequentemente, escolhemos a sada humana e mais simples, oferecendo desculpas por nosso fracasso em tocar em Deus. Por exemplo, porque estamos cansados. No tivemos tempo para orar. Apontamos para a frieza ou os problemas na nossa famlia e igreja, ou para a poca em que vivemos como motivos da nossa falta de orao. At mesmo alguns pastores e missionrios so ousados a ponto de pr a culpa em Deus, dizendo que j que Deus soberano, no deve ter chegado a sua hora de descer do cu com fogo. Ser que no porque o nosso armrio est vazio? Porque a frieza tomou conta de ns? Ser que o pecado embotou a nossa sensibilidade voz de Deus? Temos tantos deuses deste mundo que no h mais tempo nem energia. Se abrigarmos na nossa vida algo que sabemos ser pecado, isso definitivamente nos impedir de orarmos a Deus (Sl 66.18). Isaas disse ao povo de Deus: Mas as vossas iniquidades fazem separao entre vs e o

www.ruach.com.br

A ORAO QUE ATRAI A ATENO DE DEUS


Por Edgar H. Lewellen

vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vs, para que vos no oua (Is 59.2). Se Elias estivesse aqui, ele bradaria: At quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor Deus, segui-o; se Baal, segui-o (1 Rs 18.21). Deus diz para todos aqueles que esto famintos por ver o fogo de Deus descer sobre a sua igreja hoje: Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso corao (Jr 19.13). No Evangelho de Mateus, Cristo diz: Pedi, e dar-se-vos-... (7.7). Paulo nos diz que tudo vosso (1 Co 3.21).

Orao Desesperada Quando realmente queremos que Deus venha, descobrimos que verdadeira orao trabalho. Satans dedicar todos os seus esforos no sentido de impedir-nos de tocar o trono de Deus. H um preo a pagar um preo, talvez, de longas horas, noites sem dormir, sondagens do corao e, possivelmente, de faxinas da nossa casa interior (Sl 66.18). Orao significa negar a si mesmo e, talvez, colocar de lado as coisas das quais gostamos ou que gostaramos de fazer, a fim de dar a Deus tempo para implantar a carga do seu Esprito nos nossos coraes. nesse ponto que comeamos a desfrutar da vitria medida que comeamos a obedecer plenamente aos toques interiores do Esprito, deixando o Esprito Santo tomar o controle. Agora, o nosso Pai ouvir as nossas oraes. No o que o presbtero no avivamento das Hbridas quis dizer quando exclamou: Amigos, muita falsidade ficar esperando e orando, esperando e orando, se os nossos coraes no esto em dia com Deus? Duncan Campbell afirmava que desejar o avivamento uma coisa; expectativa confiante de que nosso desejo ser atendido outra! Deus frequentemente leva o seu povo ao ponto de desespero antes que ele envie o avivamento; somente ento que eles aprendem que sem mim nada podeis fazer (Joo 15.5). Que Deus nos d pessoas desesperadas!

Concluso Deus est buscando uma pessoa e um povo que sejam srios, sedentos e desesperados por uma poderosa visitao divina sobre ns. 1. Ele exige que as mos e os coraes de tais pessoas sejam limpos diante de Deus e diante dos homens (Sl 24.1-5). 2. Uma vez que as condies estabelecidas em 2 Crnicas 7.14 sejam atingidas, Deus procura aqueles que vo orar, esperar e confiantemente aguardar que Deus cumpra a sua promessa.

www.ruach.com.br

A ORAO QUE ATRAI A ATENO DE DEUS


Por Edgar H. Lewellen

Acreditamos que Deus cumprir a sua promessa de voltar-se para ns, se ns nos tivermos voltado a ele total e incondicionalmente? (Ml 3.7). A resposta Sim, ele ser fiel sua promessa! Deus est mais ansioso para vir ao seu povo num maravilhoso avivamento de purificao e visitao divina do que o seu povo est para se entregar totalmente a ele! Se realmente queremos ver Deus descer com fogo purificador sobre ns e sobre todo o seu povo, ser que estamos prontos a nos gastar por muito tempo diariamente em orao? Lembremo-nos de que Deus nos pediu para nos humilharmos diante dele e orarmos. Ento Deus ouvir do cu (2 Cr 7.14). De Revival Gods Proven Method of Awakening His Church (Avivamento Mtodo Provado de Deus para o Despertamento da Sua Igreja), de Edgar H Lewellen.

www.ruach.com.br

You might also like