You are on page 1of 10

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE GOIS

RELATRIO AULA 11 CORPOS EM QUEDA LIVRE: MEDIDA DA ACELERAO DA GRAVIDADE LOCAL

PAULO HENRIQUE DA CUNHA SEVERO Tuma: C05/3

GOINIA 2013

PAULO HENRIQUE DA CUNHA SEVERO

RELATRIO AULA 11 CORPOS EM QUEDA LIVRE: MEDIDA DA ACELERAO DA GRAVIDADE LOCAL

Relatrio da aula 11, da Matria MAF2201-Fsica Geral e Experimental I, Curso Superior de Engenharia Civil, Pontifcia Universidade Catlica de Gois.

Professor: Laylla Silva Ramalho

GOINIA 2013

SUMRIO

12345678-

INTRODUO OBJETIVO MATERIAIS UTILIZADOS PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS RESULTADOS CONCLUSO ANEXOS BIBLIOGRAFIA

INTRODUO Em Fsica, queda livre o movimento resultante unicamente da acelerao provocada pela gravidade. O estudo de queda livre vem desde 300 a.C. com o filsofo grego Aristteles. Esse afirmava que se duas pedras, uma mais pesada do que a outra fossem abandonadas da mesma altura, a mais pesada atingiria o solo mais rapidamente. A afirmao de Aristteles foi aceita como verdadeira durante vrios sculos. Somente por volta do sculo XVII que um fsico italiano chamado Galileu Galilei contestou essa afirmao. Considerado o pai da experimentao, Galileu acreditava que s se podia fazer afirmaes referentes aos comportamentos da natureza mediante a realizao de experimentos. Ao realizar um experimento bem simples Galileu percebeu que a afirmao de Aristteles no se verificava na prtica. O que ele fez foi abandonar, da mesma altura, duas esferas de pesos diferentes, e acabou por comprovar que ambas atingiam o solo no mesmo instante. Aps a realizao de outros experimentos de queda de corpos, Galileu percebeu que os corpos atingiam o solo em diferentes instantes. Observando o fato dessa diferena de instantes de tempo de queda, ele lanou a hiptese de que o ar tinha a ao retardadora do movimento. Anos mais tarde foi comprovada experimentalmente a hiptese de Galileu. Ao abandonar da mesma altura dois corpos, de massas diferentes e livres da resistncia do ar (vcuo) possvel observar que o tempo de queda igual para ambos. As equaes que definem a queda livre so v=gt e existir a resistncia do ar. , quando no

OBJETIVO Determinar a acelerao da gravidade local e deduzir a lei de queda livre fazendo uso do papel log-log na construo do grfico.

MATERIAIS UTILIZADOS 1234Trena Esfera de plstico Cronmetro digital Papel log-log

PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS 1- Determinao direta do valor de g usando cronmetro digital e trena Neste experimento, foi medida com a trena uma altura de 1,80 metros. Partindo dessa altura, uma esfera de plstico foi abandonada e com um cronmetro digital foi medido o tempo gasto para a esfera atingir o cho. O procedimento foi repetido cerca de 20 vezes, onde apenas os 10 ltimos foram considerados.

2- Deduo experimental da equao da queda livre Neste experimento, foram medidas as alturas h=2,0m, h=1,6m, h=1,4m e h=1,2m com a trena. Nessas alturas a esfera foi abandonada cerca de 10 vezes, onde foram consideradas apenas 5 e os tempos foram medidos. Foram obtidas as mdias dos tempos. J com a mdia dos tempos e a altura, foi construdo o grfico hxt em escala log-log.

RESULTADOS 1- Determinao direta do valor de g usando cronmetro digital e trena Tempo(s): 0,63 0,62 0,68 0,61 = 9,67

0,56

0,59

0,57

0,54

0,51

0,70

0,75

2- Deduo experimental da equao de queda livre Grandeza h(m) 2,0 1,8 1,6 1,4 1,2 a=1,4 Tempo(s) 0,69 0,61 0,55 0,54 0,51 k=2,1

CONCLUSO Para a realizao do experimento de queda livre, preciso ter ateno redobrada, devido diferena de tempo entre o abandono da esfera e o incio da contagem de tempo, e o encontro da mesma com o cho e o fim da contagem de tempo. Devido s diferenas de tempo preciso repetir os procedimentos diversas vezes para se obter mdias mais precisas. Os erros poderiam ser corrigidos se houvesse o instrumento apropriado, em que fosse abandonada eletronicamente e no vcuo.

BIBLIOGRAFIA Wikipdia Queda Livre Acesso em 11/2013; Brasil escola Lanamento vertical e queda livre Acesso em 11/2013;

You might also like