You are on page 1of 17

Prof. fabio_furukawa@hotmail.

com

2 Semestre 2010
Aula 1 Apresentao da Matria Segurana Lgica e Fsica de Redes
Prof. Fbio Furukawa
fabio_furukawa@hotmail.com http://fabiofurukawa.wordpress.com/unip/

Prof. fabio_furukawa@hotmail.com

Apresentao Pessoal: http://fabiofurukawa.wordpress.com/sobre/

Prof. fabio_furukawa@hotmail.com

Trabalhos e Provas:
1. A mdia de todos os trabalhos valer de 0 a 2 pontos que somaro a nota da prova. 2. P1 e P2 valer at 8 pontos cada (+ nota do trabalho) 3. Para a nota P1 = mdia dos trabalhos at P1 + nota da P1 4. Para a nota P2 = mdia dos trabalhos aps P1 at P2 + nota da P2 5. Tanto a P1 quanto a P2 valer no mximo at 8 pontos cada. 6. As notas sero lanadas at no mximo a data estipulada no calendrio Unip 2010.

Prof. fabio_furukawa@hotmail.com

Trabalhos e Provas:
7. Provas devem ser escritas a caneta (no ser aceito provas a lpis) 8. (prova ou trabalho) Se a caligrafia no compreendida pelo professor, a questo ser considerada com nota zero. 9. O aluno que entrar em sala de aula no dia da prova, no poder devolver a prova e optar pela Substitutiva 10.O aluno tem direito a uma prova substitutiva no semestre podendo ser usada para repor caso perca a P1 ou a P2 (no vlido a substitutiva para pontos referente aos trabalhos) 11.Sero permitidas o ingresso para a prova somente at o primeiro aluno entregar sua prova. 12.Prova sem consulta 13.Mdia final: NP1 x 4 + NP2 x 4 + PIM x 2 10
4

Prof. fabio_furukawa@hotmail.com

Faltas:
1. Conforme diretriz da universidade no haver abono de faltas (consulte o manual do aluno para maiores informaes) 2. Sero atualizadas mensalmente as possveis faltas dos alunos 3. Sero feitas duas chamadas por noite de aula uma na primeira aula (s 20:00) e outra no final da aula (s 22:30) 4. O intervalo ser de estipulado conforme andamento da aula, o aluno que demorar mais que o tempo estipulado para voltar do intervalo ter falta referente ao segundo perodo de aula.

Prof. fabio_furukawa@hotmail.com

Horas complementares:
1. O Aluno deve completar 320 horas complementares conforme exigncia da universidade (imposta pelo MEC) 2. Alunos que possuem conhecimento avanados em Segurana Fsica e Lgica e que desejem suportar o professor na preparao de material e nas atividades de laboratrio , ter um relatrio preparado e aprovado pelo professor que servir para horas complementares. (o relatrio constar a quantidade exata de horas de suporte empreendidas pelo aluno)

Prof. fabio_furukawa@hotmail.com

Nivelamento
1. A Unip dispe do sistema de nivelamento para alunos que desejem testar ou participar do programa que atende as disciplinas de portugus e matemtica, disponveis no site:
http://www.unip.br/nivelamento/

Prof. fabio_furukawa@hotmail.com

Cursos e Seminrios Complementares


1. Verificar na secretaria e nos quadros de aviso da universidade os cursos extras disponibilizados pela Unip entre outros de acordo com a disponibilidade de cada unidade o aluno poder obter cursos de oratria (auxilia na apresentao do PIM e atividades comerciais), ingls, entre outros.

Prof. fabio_furukawa@hotmail.com

Referencias Recomendada pelo lder da matria

Prof. fabio_furukawa@hotmail.com

Referencias Bibliogrficas Prof. Furukawa

www.cisco.com www.microsoft.com http://www.abnt.org.br (Norma 17799 gratuita, porm h necessidade de


inscrio e usar o visualizador da ABNT)

Tanto a bibliografia recomendada pelo lder da matria, quando a recomendada pelo professor Furukawa, cobrem toda necessidade do curso, porm o professor Furukawa, estar usando o material indicado por uma questo de ter entendido (avaliao pessoal) que o contedo est mais detalhado e mais didtico.

10

Prof. fabio_furukawa@hotmail.com

Unidade Curricular: SEGURANA LGICA E FSICA DE REDES Carga Horria: 120 horas Objetivo Capacitar o aluno a planejar, gerenciar e implementar tcnicas de gesto de risco. Integrar as vises tcnicas e de negcios atravs do uso de metodologias. Apresentar os principais aspectos da segurana da informao sob o ponto de vista metodolgico, de forma gradativa e a construir o conceito de ambiente seguro a partir da necessidade de cada rede (empresa) especfica. Apresentar as principais ferramentas de software e hardware orientadas segurana das redes na medida em que elas se tornarem necessrias com o transcorrer do curso. Aplicar os conhecimentos e tecnologias existentes para evitar interferncia na operao e nos dados armazenado em uma rede. Definir plano de contingncia para situaes de emergncia.
11

Prof. fabio_furukawa@hotmail.com

Ementa do Curso Segurana Fsica e Lgica Ementa Conceito de ameaas, vulnerabilidades, risco, impacto, contingncia e processos de negcios dentro da ptica da Segurana da Informao. Conceito das propriedades da informao. Conceito do ciclo de vida da informao. Anlise das principais ameaas e vulnerabilidades a que esto sujeitas as redes. Definio das barreiras metodolgicas de segurana e determinao do uso de tecnologias e equipamentos associados a cada uma destas barreiras. Exposio da Norma ABNT NBR ISO/IEC 17799 (ISO/IEC NBR srie 27000), seus controles essenciais e prticas de segurana da informao. Ameaas fsicas a uma rede. Redundncia, Firewall. Plano de Contingncia.

12

Prof. fabio_furukawa@hotmail.com

Contedo Programtico Importncia da Segurana da Informao Informao ativo valioso Dependncia da informao Ameaas Vulnerabilidades Risco Impacto Contingncia Processos de Negcio Propriedades da Informao Confidencialidade (Criptografia) Integridade Disponibilidade Autenticidade Legalidade

13

Prof. fabio_furukawa@hotmail.com

Contedo Programtico Ciclo de vida da Informao Manuseio Armazenamento Transporte Descarte Estudo de casos Barreiras metodolgicas de segurana Desencorajar Cmeras visveis (CFTV), alarmes e treinamento Dificultar Dispositivos de autenticao para acesso fsico Discriminar Identificar e gerir os acessos Detectar Sinalizao de situaes de risco (ex.: antivrus e IDS) Deter Aes administrativas, punitivas e bloqueios Diagnosticar Anlise de risco orientado ao negcio e direcionado para
a primeira barreira.
14

Prof. fabio_furukawa@hotmail.com

Contedo Programtico Segurana lgica Criptografia; Protocolos seguros; IPSEC; SSL; Firewall. Principais tipos de ataques a redes e como evit-los Segurana de acesso: Senhas; Fragilidades e como corrigi-las; Controle de acesso fsico; Dispositivos biomtricos; Controle de acesso lgico; Deteco de intruso; Histricos de acessos e auditoria; Protocolos de autenticao;

15

Prof. fabio_furukawa@hotmail.com

Contedo Programtico Norma ABNT NBR ISO/IEC 17799 Controles bsicos de segurana ponto de vista legal Prticas para a segurana da informao Documento da poltica de segurana da informao; Atribuio de responsabilidades para a segurana da informao; Conscientizao, educao e treinamento em segurana da informao. Processamento correto nas aplicaes; Gesto de vulnerabilidades tcnicas; Gesto da continuidade do negcio; Gesto de incidentes de segurana da informao e melhorias.

16

Prof. fabio_furukawa@hotmail.com

Contedo Programtico Segurana fsica infra-estrutura de segurana Rede eltrica; Rede de dados; Servidores, Backbone de redes; Acessos; Incndio; Riscos nas redes sem foi; Redundncia; Plano de contingncia; Simulao de riscos.

17

You might also like