You are on page 1of 1

Questo 96

Na modernidade, o corpo foi descoberto, despido e modelado pelos exerccios fsicos da moda. Novos espaos e prticas esportivas e de ginstica passaram a convocar as pessoas a modelarem seus corpos. Multiplicaram-se as academias de ginstica, as salas de musculao e o nmero de pessoas correndo pelas ruas.
SECRETARIA DA EDUCAO. Caderno do professor : educao fsica. So Paulo, 2008.

Diante do exposto, possvel perceber que houve um aumento da procura por A) exerccios fsicos aquticos (natao/hidroginstica), que so exerccios de baixo impacto, evitando o atrito (no prejudicando as articulaes), e que previnem o envelhecimento precoce e melhoram a qualidade de vida. B) mecanismos que permitem combinar alimentao e exerccio fsico, que permitem a aquisio e manuteno de nveis adequados de sade, sem a preocupao com padres de beleza institudos socialmente. C) programas saudveis de emagrecimento, que evitam os prejuzos causados na regulao metablica, funo imunolgica, integridade ssea e manuteno da capacidade funcional ao longo do envelhecimento. D) exerccios de relaxamento, reeducao postural e alongamentos, que permitem um melhor funcionamento do organismo como um todo, bem como uma dieta alimentar e hbitos saudveis com base em produtos naturais. E) dietas que preconizam a ingesto excessiva ou restrita de um ou mais macronutrientes (carboidratos, gorduras ou protenas), bem como exerccios que permitem um aumento de massa muscular e/ou modelar o corpo.

Resoluo
O pequeno fragmento do Caderno do professor, editado pela Secretaria da Educao, associa a busca por exerccios fsicos moda, que incentiva uma modelagem do corpo para melhor se prestar ao exibicionismo de uma poca em que o corpo foi descoberto, despido e modelado pelos exerccios fsicos. Tomando por base o conhecimento de mundo, pode-se inferir que esses ns no sejam compatveis com a promoo da sade, incentivando, ao contrrio, uma srie de condutas prejudiciais, tais como a adoo de dietas no balanceadas, a ingesto de suplementos nutricionais, de drogas e de hormnios. Exerccios exclusivamente focados no aumento da massa muscular e na modelagem do corpo tambm estariam includos nesse contexto. Apelando para essas ilaes e referncias culturais, pode-se sustentar a correo da alternativa E. Observao : Como os comentrios acima expostos evidenciam, a resoluo do exerccio exige o recurso a diversas informaes e pressupostos que de modo algum esto indiciados pelo texto-base, conduzindo o estudante a uma extrapolao que, alis, contraria explicitamente os termos do enunciado. A frase Diante do exposto, possvel perceber que... indica que a resoluo deveria basear-se nos dados constantes do texto. Resposta: E

You might also like