You are on page 1of 17

2 Fase da OAB - Prtica Forense Prof.

. Marcos Pagan APRESENTAO Este trabalho visa a oferecer aos candidatos aprovados segunda fase do Exame da OAB subsdios para a elaborao da pea prtica. A inteno a de que o material sirva de apoio s aulas prticas j que contm breves consideraes tericas sobre cada uma das peas possveis de serem solicitadas (com nfase quelas com maior probabilidade de incidncia), o que obviamente no dispensa o candidato do estudo mais aprofundado e do autotreinamento. A apostila apresenta ainda problemas prticos cuja soluo ser discutida durante o curso, sempre com especial ateno s tcnicas de argumentao e de redao e com olhos postos nos seguintes critrios oficialmente observados pela Banca Examinadora.

1. Adequao da pea ao problema apresentado Este item pretende avaliar a escolha da via processual eleita pelo candidato para a defesa do cliente em face do caso concreto. Nem sempre haver apenas um meio processual correto de se trazer a juzo a pretenso material: se duas opes forem possveis (p. ex., habeas corpus e R.O.C.), esperado que a Banca Examinadora aceite a ambas. No entanto, a escolha implicar, tambm, a considerao de elementos outros que devem ser do conhecimento do candidato e que dizem respeito viabilidade prtica do meio escolhido; e, via de regra, dever levar em conta os efeitos e a eficcia do meio processual escolhido no que tange privao da liberdade do cliente.

2. Raciocnio jurdico Alm da escolha adequada da pea processual o que j pode ser considerado como o primeiro item na avaliao do raciocnio do candidato , a correta apresentao das teses de defesa item de fundamental importncia na avaliao da prova. Alm de oferecer subsdios anlise do conhecimento jurdico do candidato, serve tambm demonstrao da sensibilidade e do jogo de cintura do futuro advogado quando em contato com o caso concreto j que o examinador estar atento preciso tcnica e criatividade na elaborao das teses jurdicas bem como adequao delas com a via processual eleita. 3. Fundamentao e sua consistncia No basta apenas a correta identificao das teses jurdicas combinada com a adequada escolha da via processual. O sucesso do trabalho do advogado na defesa do cliente depende da consistncia dos argumentos invocados, o que implica considerar a capacidade do candidato na apresentao de material de apoio s teses defendidas. O bom manejo dos Cdigos, o profundo conhecimento das normas jurdicas aplicveis, a capacidade de seleo de julgados, a eficiente consulta doutrina, o uso eficaz dos Easy PDF Creator is professional software to create PDF. If you wish to remove this line, buy it now.

2 Fase da OAB - Prtica Forense Prof. Marcos Pagan argumentos de reforo e a forma correta de redigir as citaes legais, doutrinrias e jurisprudenciais so recursos importantes ao advogado, e estaro sendo avaliados pelo examinador. 4. Capacidade de interpretao e exposio A principal atividade do operador do Direito contrapor a norma jurdica ao fato concreto, valorando-o de acordo com a concluso a que se pretende chegar. o instituto da subsuno: aplicao da norma abstrata ao caso concreto. Se h uma pretenso resistida posta em juzo (lide), isto significa, de ordinrio, que duas interpretaes distintas foram dadas ao fato ocorrido. A capacidade de interpretao mais favorvel para o advogado o ponto de partida para a defesa do cliente. Exige-se-lhe que extraia dos fatos e dos demais elementos de prova apresentados o fundamento ftico das teses jurdicas de defesa, expondo de forma convincente aquilo que for favorvel ao resultado pretendido. A clareza, o estilo e a fluncia do texto, bem como a seqncia lgica dos argumentos e a precisa concluso das teses apresentadas de capital importncia para a correta elaborao de toda boa pea processual.

5. Correo gramatical A palavra escrita o meio material de linguagem mais utilizado em Direito. O uso correto da lngua escrita culta, a par da preciso terminolgica, o principal item de avaliao no exame da OAB, embora de regra desprezado pelos candidatos. Se o texto contiver erros graves de gramtica, nem mesmo a obteno de nota mxima nos outros itens de avaliao poder compensar esta falha.

6. Tcnica profissional Neste item o examinador far a avaliao do conjunto dos itens anteriores, com especial ateno esttica da pea processual. O acerto no endereamento, a disposio do texto de acordo com a praxe forense, a elaborao correta dos pargrafos, a titulao das teses, a preciso tcnica na redao da qualificao, do relatrio, dos pedidos e dos requerimentos e os demais aspectos formais da pea, antes relegados a segundo plano, constituem tambm item autnomo de avaliao, a merecer especial ateno do candidato. REDAO FORENSE O texto argumentativo, predominante na prtica forense, obedece a uma lgica dialtica que se repete nas principais peas processuais. composto da introduo (tese), da fundamentao (anttese) e da concluso (sntese). Com um pouco mais de ateno possvel perceber que as peas processuais tambm seguem este padro, apresentando sempre, na essncia, a parte introdutria (endereamento, dados, saudao

Easy PDF Creator is professional software to create PDF. If you wish to remove this line, buy it now.

2 Fase da OAB - Prtica Forense Prof. Marcos Pagan e identificao das partes e da pea), a intermediria (composta pela exposio das razes e dos fundamentos do pedido) e a final (pedido, requerimentos, data e assinatura). Na rea cvel, o artigo 282 do Cdigo de Processo Civil estabelece os requisitos da petio inicial que, em suma, correspondem qualificao (introduo), exposio da causa de pedir (desenvolvimento) e ao pedido (concluso). A sentena cvel, por sua vez, dever conter o relatrio, a fundamentao e o dispositivo (art. 458 do CPC). Na rea penal, o artigo 41 do CPP prev os requisitos da denncia (qualificao, exposio legal e ftica e pedido), e o artigo 381 prescreve os elementos da sentena criminal (que podem ser reduzidos a relatrio, fundamentao e dispositivo completo). lcito afirmar, portanto, que o padro dialtico deve, com as devidas adaptaes, ser observado em todas as principais peas processuais. Seja nas alegaes finais, seja em recurso de apelao, seja em uma reviso criminal, seja em um pedido de habeas corpus, ser sempre identificvel um esqueleto bsico constitudo de uma parte introdutria (destinada apresentao das principais informaes do ato processual), de uma parte intermediria (destinada exposio das razes de fundamentao) e de uma parte final (destinada concluso: pedido, opinio ou comando judicial). O examinador estar atento a cada uma destas partes, no apenas quanto ao contedo, mas tambm no que tange aos aspectos formais. A avaliao recair sobre a capacidade de organizao do raciocnio, sobre a clareza na exposio dos argumentos, sobre a preciso e o conhecimento tcnicos dos assuntos abordados e, claro, tambm sobre a qualidade da redao sob os enfoques gramatical e jurdico (v. infra, APRESENTAO, item 5). O mais importante, porm alm, claro, do acerto da pea e da competncia , o modo como sero expostos e defendidos os argumentos jurdicos que serviro de fundamento ao pedido final (ou seja, concluso), devendo ser observadas as tcnicas de organizao e de elaborao dos textos dissertativos em geral, com as adaptaes referentes pea respectiva e ao caso concreto apresentado. Emprestando algumas tcnicas do mtodo cartesiano, possvel estabelecer um ROTEIRO para a elaborao dos textos dissertativos em geral (e da pea processual em especfico), dividindo-o em QUATRO ETAPAS: 1. pesquisa: definio da via processual adequada; levantamento de subsdios tcnicos, legais, jurisprudenciais e doutrinrios; 2. seleo e organizao: corte dos elementos de informao no relevantes, organizando o material restante de forma encadeada e logicamente ordenada; 3. elaborao: com base na seqncia predeterminada do material selecionado, inicia-se a redao do texto; 4. reviso: correo de equvocos gramaticais ou formais.

A tcnica descrita se aplica no s aos textos dissertativos puros, mas a todas as peas processuais (inclusive respostas a questes objetivas do exame). Uma boa referncia das tcnicas mencionadas so os artigos jurdico-doutrinrios publicados em revistas especializadas. Caso haja uma srie muito extensa de teses ou de pedidos, Easy PDF Creator is professional software to create PDF. If you wish to remove this line, buy it now.

2 Fase da OAB - Prtica Forense Prof. Marcos Pagan recomenda-se, a bem da clareza, a diviso em tpicos, valendo-se do recurso da titulao articulada. Embora seja uma questo de estilo pessoal, esta tcnica auxilia na organizao do texto. Quanto aos aspectos redacionais, algumas observaes (mais bem enfatizadas em aula), so desde logo necessrias. A formulao do raciocnio deve sempre atender a uma ordem lgica, cuja seqncia deve ser predifinida. A redao do pargrafo deve obedecer ao critrio lgico-dimensional: mnimo de cinco e mximo de oito linhas. A orao contm uma idia; o pargrafo demonstra um raciocnio. preciso saber exatamente o que se vai dizer no pargrafo antes de iniciar-lhe a elaborao. No devem ser redigidos pargrafos muito curtos nem muito longos. Esta a chave para um bom texto. Cuidado com a repetio demasiada de termos ou de expresses. Para evitar isso, procure sinnimos compatveis. No tente demonstrar aquilo que no sabe: a melhor redao aquela feita com simplicidade, sem abuso do latim (CPC 156) ou de termos rebuscados, mas sempre com observncia da tcnica jurdica. Em Direito, para cada conceito ou instituto h um termo jurdico consagrado pela doutrina e apropriado para a redao forense. Portanto, seja preciso, objetivo e no faa divagaes desnecessrias. Prefira a terceira pessoa do singular e cuidado com o uso indiscriminado do gerndio. Mas o advogado deve demonstrar segurana. Seja firme: para expor ou defender um argumento, no preciso pedir licena (data venia, s.m.j.). Assim, fuja do achismo (o uso de expresses do tipo entendo que passa a impresso de arrogncia e de insegurana). Para reforar ou respaldar uma afirmao conveniente, sempre que possvel, indicar o fundamento legal da assertiva ou da concluso apresentada, respeitando a ordem de importncia das normas: lei; decreto; portaria etc. E para no comprometer a fluncia, o dispositivo legal deve ser mencionado dentro de parnteses (p. ex.: art. 331 do CPC), sem necessidade, em regra, de reproduzir o texto de lei; Em vez disto, comente-o. ITENS DAS PEAS PROCESSUAIS (os essenciais esto grafados em maisculas) 1. ENDEREAMENTO: indicao do rgo judicial ou da autoridade; 2. dados do processo: esta parte poder ser dispensada; 3. saudao: apenas se a pea for dirigida a rgo colegiado; 4. IDENTIFICAO: qualificao das partes e identificao da pea; 5. relatrio: apenas se j houver atos processuais anteriores; 6. FUNDAMENTAO: preliminar, mrito, tese principal e subsidiria; 7. PEDIDO: principal, subsidirio e requerimentos; 8. DATA E ASSINATURA: com meno ao nmero da OAB cf. art. 14 do EOAB. ORTOGRAFIA (expresses e termos jurdicos) ademais - a expresso constitui estrangeirismo (o termo vem do espanhol adems); substituaa por demais disso Easy PDF Creator is professional software to create PDF. If you wish to remove this line, buy it now.

2 Fase da OAB - Prtica Forense Prof. Marcos Pagan a partir de - sempre sem crase no a partir (tambm errado o uso ser realizada e outras semelhantes) assassinato - outro estrangeirismo (galicismo). O correto assassnio; no entanto, mesmo assassnio no termo tcnico; prefira a expresso utilizada pela lei e pela doutrina: homicdio (art. 121 do CP) medida que: = proporo que (conjuno proporcional; idia de continuidade); na medida em que: = uma vez que (conjuno causal) aforismo (e no aforisma): = mxima anexo/apenso - so adjetivos; logo, variam e concordam com o substantivo (obs.: em anexo ou em apenso so invariveis); entre as opes, d preferncia aos termos apensado/anexado, que tambm so adjetivos e devem concordar acerca: = sobre (preposio); h cerca de: = faz mais ou menos (em geral, a expresso utilizada para demarcao de tempo passado: conheo o ru h cerca de 10 anos); a cerca de: = a mais ou menos (em geral, a expresso utilizada para demarcao de espao; a vtima esta a cerca de 10 metros do local dos fatos); a cerca: = a divisria (substantivo feminino) adentrar - evite, pois a expresso faz parte da linguagem policial; mas se for us-la, saiba que um verbo transitivo direto (adentrar o mrito, e no no mrito) a fim de: = com a finalidade de (no se confunde com afim = semelhante) a fls.; s fls.; fl.: = a tantas folhas do incio dos autos; prefira a primeira forma s demais (nunca use as fls.). Dentro dos parnteses, a expresso, em geral, sinnimo de pgina, e desta forma deve ser utilizada (fl. 36; fls. 35/36), salvo quando se referir ao incio dos autos: (o laudo est a fls. 35). aluguel/aluguer ambos os termos esto corretos; plural: aluguis/alugueres (sem acento, como mulheres) atravs - o termo sempre poder ser substitudo, com vantagem, pelas seguintes expresses: por intermdio de; mediante; por ou por meio de. Nunca use atravs de seu advogado; substitua por por intermdio de seu advogado cota/quota - ambas as formas so corretas, assim como catorze ou quatorze. Mas cuidado, s use cinqenta (com trema), e nunca cincoenta correcional - e no correicional (o art. 96, inc. I, letra b da CF/88 apresenta grafia incorreta) coliso: = choque (com s); coalizo: = unio (com z). Aproveitando: paralisao (com s, e no com z)

Easy PDF Creator is professional software to create PDF. If you wish to remove this line, buy it now.

2 Fase da OAB - Prtica Forense Prof. Marcos Pagan competente mandado - a expresso competente no tem nenhuma funo no texto (todo mandado deve ser, por definio, competente) criminar: = imputar um crime a; considerar crime conduta antes tida por atpica; descriminar: = absolver, inocentar (ateno: discriminar significa relacionar) criminalizar: = tipificar uma conduta antes tida por atpica; descriminalizar: = pela lgica, significaria tornar atpica conduta descrita como crime, mas a expresso no existe na lngua erudita pois ainda no consta dos dicionrios de menor (o ru de menor) - erro grave; use: o ru menor de idade denunciao da lide - esta a expresso correta para esta espcie de interveno de terceiros; mas quem denuncia, denuncia a lide (sem crase) despercebido: = sem que ningum perceba; desapercebido: = carente. Em geral, no sentido correto, s se usa a primeira expresso desprovido - e no improvido (este ltimo termo, embora muito utilizado, no existe) dispendioso: = caro, vultoso (mas, despender = gastar) delinqir/argir/freqente/conseqncia - nestes casos, o trema obrigatrio (Lei 5.765/71 - reforma ortogrfica); ateno para as flexes: o ru argi em contestao; averige (imperativo) distinguir/extinguir/inquirir - nestes casos, no h trema e a letra u no deve ser pronunciada; averiguar: sem trema (erro grave) em vez de/ao invs de - a primeira forma mais ampla e de uso irrestrito; a segunda s deve ser utilizada se contiver idia de contrariedade; a primeira serve como coringa (similitude com em que/onde; o primeiro coringa) enquanto que/embora que - o que destas expresses no tem funo alguma elemento - no pode ser usado como sinnimo de indivduo (linguagem policial) estadia/estada - a primeira expresso s deve ser usada para coisas e animais; a segunda, esta sim, usada corretamente para pessoas em sede de (em sede de mandado de segurana) - evite; use em matria ou simplesmente em elidir: = suprimir, eliminar (de eliso fiscal); ilidir: = refutar, destruir (ilidir os argumentos contrrios)

Easy PDF Creator is professional software to create PDF. If you wish to remove this line, buy it now.

2 Fase da OAB - Prtica Forense Prof. Marcos Pagan em que pese a: = no obstante, a despeito de. A expresso invarivel ( errado o uso de em que pesem os argumentos; o correto em que pese aos argumentos) quando - no se deve iniciar definio de conceito com este cacoete verbal etc - em concurso, deve ser evitado. Pela lgica, seria desnecessria a vrgula antes e o ponto depois do termo pois no mais abreviao (j foi aportuguesado); mas o Formulrio Ortogrfico (norma oficial que define o idioma), recomenda a vrgula antes o ponto depois. Em prova de gramtica, use esta ltima forma este aqui; esse a; aquele ali face a (errado); o correto em face de fluir: = transcorrer (o prazo); fruir: = dispor, gozar gratuito/fortuito/circuito/intuito - assim, e no com o acento agudo no i haja vista - : e no haja visto (erro grave) implicar - no sentido de trazer como conseqncia verbo transitivo direto (p. ex.: a prova do crime implica condenao); a preposio em no deve ser usada importar - no sentido de atingir certo preo, exige o em; no sentido de ter como resultado, transitivo direto e dispensa, pois, a preposio inexistir - no est no dicionrio (inexistncia est); inocorre - est no dicionrio inobstante - no existe nesta forma (use: no obstante ou nada obstante) infligir: = aplicar castigo; infringir: = transgredir hfen - so grafadas sem hfen, entre outras, as seguintes expresses: prequestionamento, extracontratual, contramo, contraf, contrafil, supracitado, retromencionado, infraconstitucional, antenupcial, sublocao, subitem, substabelecimento, subproduto, autotutela, autodefesa, antijuridicidade, antifurto, arquidiocese, arquiinimigo, precondio, predefinido, preexistente, preordenado, preestabelecido, predisposto, prejulgamento, preconcebido, plurissubjetivo, unissubjetivo, minirreforma, coobrigao, coligao, correlativo, coirmo, contracautela; com hfen: contra-indicao, contra-regra, infra-estrutura, supra-renal, ultra-som, ultra-elevado, auto-retrato, auto-afirmao, extra-hospitalar, extra-oficial, extraatividade (cuidado: extraordinrio no tem hfen), ultra-atividade, ante-sala, anti-higinico, anti-sptico, ante-histrico, co-autoria, co-herdeiro, co-ru, subsdio, sub-base, sub-rogao jri - com acento agudo no u (paroxtona terminada em i) stricto sensu/lato sensu/contrario sensu Easy PDF Creator is professional software to create PDF. If you wish to remove this line, buy it now.

2 Fase da OAB - Prtica Forense Prof. Marcos Pagan liquidar/liquidao - facultativo o uso do trema; portanto, corretas as expresses liqidar e liqidao mandado - decorre do verbo mandare; mandato - tem origem na expresso manum datum = aperto de mos (os romanos acreditavam que o dedo anular possua um nervo que ia direto ao corao; este seria, pois, um sinal de fidelidade) m-f/boa-f - no Cdigo Civil esto grafadas com hfen; no dicionrio, sem (prefira o uso com hfen) mesmo - no pode ser usado como pronome: est errada a construo ao tomar o elevador, veja se o mesmo est com a porta aberta; em geral o termo pode ser retirado da frase sem prejuzo algum ou substitudo pelo pronome pessoal meritssimo: = cheio de mrito (na cota de apresentao de peas processuais em que lhe foi aberta vista, use: MM Juiz; no texto corrente, se houver referncia funo, e no ao cargo, use: juiz, juzo - em minsculas) micha (e no mixa): = chave falsa; gazua nada a ver - e no nada haver (erro grave); em rigor, o correto nada que ver no sentido de - procure evitar esta expresso; tente substitu-la simplesmente por para (solicito as providncias de V. Exa. para a intimao da testemunha, e no no sentido de ser a testemunha intimada) necropsia - e no necrpsia (mas cuidado: autpsia tem acento) na Rua/ Rua - os gramticos indicam como correta a primeira forma; Rua Tal, n tal - a vrgula substitui a palavra casa (Rua Pari, 25) posto que/eis que - as expresses no devem ser usadas na funo de conjuno causal, mas concessiva; assim, devem ser usadas como sinnimo de ainda que, e no de visto que(o CPC usou o termo corretamente - v. art. 1.046, 2) por isso (separado); portanto (a conjuno grafada assim); de repente (e no derrepente); sequer (e no siquer) posto que/eis que - as expresses no devem ser usadas na funo de conjuno causal, mas concessiva; assim, devem ser usadas como sinnimo de ainda que, e no de visto que(o CPC usou o termo corretamente - v. art. 1.046, 2) posto isto/isto posto - nas oraes reduzidas de particpio e gerndio, o sujeito e o objeto (isto) vm pospostos ao verbo (posto); ao final do texto, quando for iniciar a concluso ou o pedido, use posto isso, nesta ordem

Easy PDF Creator is professional software to create PDF. If you wish to remove this line, buy it now.

2 Fase da OAB - Prtica Forense Prof. Marcos Pagan proceder - exige a preposio a (procedeu anlise ... ) prova testemunhal - o uso no plural (provas testemunhais) inadequado qualquer - o termo no pode ser usado em frases negativas: no h nenhum (e no qualquer) motivo para isto questo (no se pronuncia o u) - a expresso no masculina; logo, no h quest, nem situa (erros graves); que trata-se (errado) use que se trata (o que partcula atrativa) reiterar/reivindicar - e no reinvindicar remisso: = perdo (do verbo remitir); remio: = resgate (do verbo remir) rescindir: = desfazer contrato; o gnero do qual so espcies resoluo (pelo descumprimento do contrato) e resilio (pela vontade unilateral das partes) reouve - pretrito do verbo reaver (a vtima reouve o carro roubado) subtraiu - sem acento: o ru subtraiu a bicicleta seje - s existe a expresso seja: espero que a notcia seja divulgada (seje constitui erro grave); segui-lo/parti-lo - sem acento; tra-lo - com acento sendo que - em geral, a expresso poder ser substituda, com vantagem, por ponto e vrgula, favorecendo a fluncia verbal sic: significa assim; o termo tem conotao pejorativa e o uso deve ser moderado se no: em caso negativo, caso contrrio; seno: = exceto, salvo sumarissimo - com dois is (srio tambm gera serissimo) to-somente - com hfen entre as expresses trata-se de - e nunca tratam-se de pois o verbo transitivo indireto e a partcula se no pronome apassivador, mas ndice de indeterminao do sujeito verossmil/inverossmil (CPC 273) - e no inverossmel; plural: (in)verossmeis vista (s partes, ao M.P.) - sempre no singular viger - e no vigir

Easy PDF Creator is professional software to create PDF. If you wish to remove this line, buy it now.

2 Fase da OAB - Prtica Forense Prof. Marcos Pagan visar - no sentido de ter em vista, transitivo indireto e exige a preposio a xrox - a expresso j est aportuguesada e exige acento; porm, prefira fotocpia ou cpia reprogrfica COMPETNCIA Para a maior eficincia da tutela judicial, a jurisdio que una e indivisvel por natureza , foi distribuda entre os diversos rgos jurisdicionais com base em critrios definidos na lei processual e nas normas de organizao judiciria (v. PARTE IV ADENDOS p. 110). Com base nas informaes tericas ora expostas e vista das particularidades do caso concreto, o candidato dever redigir o endereamento (v. PARTE I p. 16). A matria , pois, fundamental para a aprovao j que a Banca Examinadora avaliar o correto endereamento das peas processuais; eventual equvoco pode comprometer toda o restante da prova. O territrio nacional foi dividido em pores de territrio menores, denominadas comarcas. Estas comarcas podem ainda conter foros regionais (como na capital), ou foros distritais (como h no interior do Estado). Foro, em rigor, significa territrio, pode ser utilizada, como sinnimo de juzo. No que toca competncia da Justia Federal, o territrio foi dividido em Regies (cada Estado-membro uma Seo). Para a denominao de juzo (similar comarca na J. Estadual), usa-se a expresso Subseo Judiciria. Denominaes dos cargos dos rgos judicirios: JUSTIA ESTADUAL DE PRIMEIRA INSTNCIA Juiz Substituto Juiz de Direito (se j vitalcio) JUSTIA ESTADUAL DE SEGUNDA INSTNCIA Desembargador (TJ) JUSTIA FEDERAL DE PRIMEIRA INSTNCIA Juiz Federal Substituto Juiz Federal (se j vitalcio) JUSTIA FEDERAL DE SEGUNDA INSTNCIA Desembargador Federal (TRF) TRIBUNAIS SUPERIORES Ministro do STF/STJ/TST/TSM/TSE ENDEREAMENTO O endereamento a meno pessoa que representa o rgo jurisdicional competente para o processamento da pea processual respectiva. Em verdade, a referncia deveria ser ao juzo, mas a prtica forense consagrou a meno pessoa que o representa. O endereamento feito na parte superior da primeira pgina da pea processual, sempre em letras maisculas, sem pontuao alguma (vrgula, hfen, dois pontos ou ponto final), sem grifos ou abreviaes. No se deve, no endereamento, usar as expresses EGRGIO, COLENDO etc. Apenas se menciona o rgo jurisdicional representado por aquele magistrado. Easy PDF Creator is professional software to create PDF. If you wish to remove this line, buy it now.

2 Fase da OAB - Prtica Forense Prof. Marcos Pagan um item importante de avaliao porque o examinador ir aferir o acerto da regra de competncia pelo correto endereamento feito pelo candidato. Embora seja a regra, nem sempre o endereamento ser dirigido a um nico rgo judicial. Por vezes a pea processada por um rgo em instncia inferior ao qual caber o exame de admissibilidade e dos aspectos formais da pea processual, mas ser apreciada por outro, em instncia superior. Alis, h, na prtica forense penal, peas que s vezes no so dirigidas ao rgo judicial, mas a outro sem jurisdio, como o caso da carta testemunhvel ou da representao criminal feita autoridade policial. So, porm, hipteses excepcionais. O endereamento depender da pea que estiver sendo elaborada e da competncia para o conhecimento, processamento e julgamento da petio ou do recurso. Se a vara for cumulativa, no se faz meno competncia criminal. Se houver competncia especializada mas ainda no houver, pela distribuio, a definio da vara correspondente, pode-se enderear a pea ao juiz de uma das varas criminais da comarca, ou se deixar um espao no lugar do numeral respectivo. Em segundo grau a distribuio cabe ao Presidente do Tribunal. Acaso a pea seja apresentada aps a distribuio, endereada, em regra, ao magistradopresidente da Cmara ou ao relator. Na prtica forense o endereamento no oferece grandes dificuldades no que tange ao aspecto formal, embora sejam comuns os erros nas peties e nos recursos, falha que pode ser debitada ao desconhecimento da teoria relativa competncia criminal e s regras processuais de distribuio respectivas.

PRIMEIRA INSTNCIA DA JUSTIA FEDERAL DA CAPITAL

EXCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ FEDERAL DA VIGSIMA VARA DA SUBSEO JUDICIRIA (da cidade especfica) (para os crimes de competncia da Justia Federal, na capital)

SEGUNDA INSTNCIA DA JUSTIA FEDERAL EXCELENTSSIMO SENHOR DESEMBARGADOR-PRESIDENTE DO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA TERCEIRA REGIO (se ainda no houve distribuio) EXCELENTSSIMO SENHOR DESEMBARGADOR-PRESIDENTE DA TERCEIRA CMARA DO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA TERCEIRA REGIO (se j houve distribuio e ao desembargador-presidente caber apreciar o requerimento)

Easy PDF Creator is professional software to create PDF. If you wish to remove this line, buy it now.

2 Fase da OAB - Prtica Forense Prof. Marcos Pagan PRIMEIRA INSTNCIA DA JUSTIA ESTADUAL DA CAPITAL EXCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA __ VARA CRIMINAL DA COMARCA DA CAPITAL (aps a distribuio, cumpre ao funcionrio do distribuidor completar a lacuna), ou EXCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DE UMA DAS VARAS CRIMINAIS DA COMARCA DA CAPITAL

EXCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VIGSIMA VARA CRIMINAL DA COMARCA DA CAPITAL (prefira escrever por extenso o numeral da vara) EXCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DO I TRIBUNAL DO JRI DA COMARCA DA CAPITAL (se na fase do sumrio da culpa) EXCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ-PRESIDENTE DO I TRIBUNAL DO JRI DA COMARCA DA CAPITAL (fase do plenrio)

SEGUNDA INSTNCIA DA JUSTIA ESTADUAL - TJ

EXCELENTSSIMO SENHOR DESEMBARGADOR-PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DE ..... (se ainda no houve distribuio) EXCELENTSSIMO SENHOR DESEMBARGADOR-PRESIDENTE DA TERCEIRA CMARA CRIMINAL DO TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DE .... (se j houve distribuio e ao desembargador-presidente da cmara couber apreciar o requerimento)

TRIBUNAIS SUPERIORES EXCELENTSSIMO FEDERAL SENHOR MINISTRO-PRESIDENTE DO SUPREMO TRIBUNAL

EXCELENTSSIMO SENHOR MINISTRO-PRESIDENTE DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIA Easy PDF Creator is professional software to create PDF. If you wish to remove this line, buy it now.

2 Fase da OAB - Prtica Forense Prof. Marcos Pagan SAUDAO Em peas que sero conhecidas e julgadas por rgo colegiado (p. ex.: apelao, RESE), costuma-se utilizar saudao a cada um dos rgos que iro oportunamente se manifestar. Na maioria dos casos a Procuradoria de Justia rgo do Ministrio Pblico que, por intermdio dos respectivos procuradores de justia, atua em segunda instncia tambm se pronuncia. No RESE, h juzo de retratao e as razes so dirigidas tambm ao juiz de primeiro grau, razo pela qual tambm este rgo dever ser mencionado na saudao. Somente aos rgos colegiados poder ser utilizada a expresso Egrgio. Na redao, poder-se- optar pela ordem de manifestao ou pela ordem de praxe, sempre em maisculas, sem abreviao nem pontuao e, de preferncia, na forma centralizada. Pela ordem de manifestao: MM JUIZ (s se houver juzo de retratao- p. ex.: RESE) PRECLARA PROCURADORIA DE JUSTIA COLENDA CMARA EGRGIO TRIBUNAL Ou, pela ordem de praxe: EGRGIO TRIBUNAL COLENDA CMARA PRECLARA PROCURADORIA DE JUSTIA DEFINIO DA PEA PROCESSUAL Concomitantemente definio do rgo competente para a apreciao da tutela jurisdicional a ser postulada, cumpre que se decida qual a via processual mais adequada satisfao deste direito. Com efeito, o enunciado do problema apresentado trar importantes elementos de informao nem sempre de forma explcita a fim de que o candidato, com apoio na teoria processual, defina a pea processual mais eficiente para a soluo do caso e o encaminhamento da pretenso em juzo. Bem de ver-se, antes de tudo, que por vezes h mais de uma via processual apropriada veiculao da pretenso material. Como em regra lida-se com a liberdade das pessoas, o habeas corpus pode ser utilizado como meio principal, acessrio ou subsidirio da pretenso. Mas importante lembrar que esta via processual, embora eficaz pela urgncia e pela celeridade que a caracterizam, possui limitaes tanto em relao ao objeto quanto no que tange produo de provas, como adiante se ver. Para efeito de Exame da Ordem, tenha-se claro que, em havendo outro meio processual to eficiente, deve ser preferido em detrimento do habeas corpus. Easy PDF Creator is professional software to create PDF. If you wish to remove this line, buy it now.

2 Fase da OAB - Prtica Forense Prof. Marcos Pagan As peas processuais cujo uso mais corrente e, por tal motivo, costumam ser mais solicitadas nos exames, sero estudadas com maior profundidade em aula. Mas desde logo podem ser agrupadas e classificadas de acordo com algumas peculiaridades prprias relacionadas to-somente prtica forense. Conhecer estas caractersticas, as semelhanas entre elas, os respectivos efeitos e as aplicaes mais usuais pode ser til na definio da pea processual. Antes disto, uma observao se faz necessria: o critrio de classificao no atende a conceitos tcnico-doutrinrios porquanto tenha por objetivo tosomente auxiliar na definio da via processual adequada veiculao da pretenso material. Com o registro desta ressalva, pode-se dizer que possuem caractersticas de ao penal (assim entendidas porque, via de regra, haver uma relao jurdica processual nova ou autnoma) as seguintes peas: habeas corpus; reviso criminal e mandado de segurana. So requerimentos simples, em geral incidentais a uma relao jurdica j estabelecida: pedido de relaxamento de priso em flagrante; pedido de revogao de custdia cautelar; pedido de liberdade provisria; pedido de livramento condicional, progresso de regime prisional ou de reabilitao penal; defesa prvia; protesto por novo jri; contralibelo; alegaes finais. Podem ser classificados na categoria de recursos: apelao no juzo comum; apelao no JECRIM; recurso em sentido estrito (RESE); agravo em execuo; correio parcial; carta testemunhvel. Na categoria de embargos: de declarao; infringentes ou de nulidade. E, por fim, h os recursos que sero endereados aos rgos superiores, cuja redao possui peculiaridades especficas: recurso ordinrio constitucional (STJ/STF); recurso extraordinrio; recurso especial. evidente que esta lista no esgota todas as peas processuais, mas abarca as principais. Em aula sero explicados e enfatizados os pontos em comum das peas mencionadas com base na presente classificao. Ainda como suporte para a definio da pea processual conveniente observar que o enunciado, via de regra e esta ressalva importante porque poder haver induo do examinador para confundir e testar o candidato , por vezes menciona, expressa ou implicitamente, alguma ocorrncia processual relevante que direciona e facilita a escolha. Se o ltimo ato processual foi a apelao da acusao, h GRANDE CHANCE de a pea ser contra-razes; se j houve sentena sem trnsito em julgado, apelao; se com o trnsito, reviso criminal ou habeas corpus; se o processo est na fase de execuo, agravo; se j foram apresentadas alegaes finais pela acusao, alegaes finais da defesa. TESES Depois da definio da pea processual e da competncia para a apreciao da pretenso de Direito Material, passa-se a outra de igual importncia: a escolha das teses de defesa. Como se viu na apresentao (v. infra, 1), um dos itens de avaliao da prova escrita refere-se ao raciocnio do candidato. Logo, a correta apresentao e o regular desenvolvimento das teses de defesa questo decisiva para a aprovao no exame. O

Easy PDF Creator is professional software to create PDF. If you wish to remove this line, buy it now.

2 Fase da OAB - Prtica Forense Prof. Marcos Pagan candidato dever demonstrar criatividade e preciso tcnica na elaborao das teses jurdicas, adequando-as via processual eleita. A tese jurdica, em rigor, ser sempre baseada na m-aplicao da lei penal ou processual (no caso do Exame da Ordem, ao enfoque da defesa) e depende, por evidente, do caso concreto apresentado e do Direito Processual e Material aplicvel espcie. A violao destas normas gera ilegalidade que, no primeiro caso (regras do devido processo legal), dever ser argida em preliminar ao mrito (ou como nico fundamento do recurso); no segundo (regras do Direito Penal), na parte referente ao mrito da pea processual (quando for possvel tal separao). A exposio das teses dever observar a ordem apropriada de enumerao vista das particularidades do caso concreto, sem prejuzo de que, neste contexto, sejam aduzidas teses subsidirias como as relativas aplicao e ao regime de cumprimento da pena privativa. A redao de cada tese dever conter, se possvel, algo sobre a lei (reforada por citao doutrinria), sobre o fato ou o caso concreto (reforados por citao de jurisprudncia) seguidos pela concluso: a conseqncia jurdica da ilegalidade depender do caso concreto, mas poder ensejar o relaxamento da priso em flagrante decorrente de ilegalidade material ou formal na lavratura do auto (ou mesmo de excesso de prazo), a revogao da priso cautelar, a concesso de liberdade provisria, o trancamento do inqurito policial ou da ao penal, a declarao da extino da punibilidade etc. O assunto ser exaustivamente discutido e estudado em aula com nfase s tcnicas de argumentao e de redao forense. 1. Nulidade do processo ou de ato processual Para que o Estado possa impor as pretenses punitiva ou executria, devese valer do instrumento processual adequado para tanto. O devido processo legal est garantido constitucionalmente (art. 5 , inc. LV da CF/88) e inclui, dentre outros princpios, o da ampla defesa, o do contraditrio (conhecimento e oportunidade de oitiva), o do juiz natural e imparcial, o do duplo grau de jurisdio, o da fundamentao das decises e outros destes todos decorrentes. Sempre que houver desrespeito ao devido processo legal em especial violao ao rito processual , haver nulidade que poder comprometer um ou diversos atos processuais, ou at mesmo o ato administrativo (como a instaurao do IP). As nulidades esto previstas no artigo 564 do Cdigo de Processo Penal. Os artigos seguintes dispem sobre os princpios que norteiam a matria, sobre a extenso dos efeitos declarados e sobre as providncias que devem ser observadas. O Supremo Tribunal Federal editou diversas smulas que confirmam o entendimento doutrinrio segundo o qual, se da violao ao rito procedimental ou da inobservncia da forma dos atos respectivos resultar prejuzo demonstrado ordem pblica ou parte, haver nulidade do processo (STF 155, 156, 160, 206, 351, 352, 361, 366, 431, 523 e 564). E mais: de acordo com o disposto no artigo 573 do Cdigo de Processo Penal, a

Easy PDF Creator is professional software to create PDF. If you wish to remove this line, buy it now.

2 Fase da OAB - Prtica Forense Prof. Marcos Pagan conseqncia da nulidade reconhecida judicialmente gera no apenas a necessidade de refazimento do ato mal praticado (caput), mas tambm, pela teoria dos frutos envenenados, dos atos subseqentes que dele decorreram ( 1 ). O juiz dever determinar qual o alcance da nulidade ( 2). Logo, parte interessada caber fundamentar a razo da nulidade pretendida e mencionar, no pedido, a extenso dos respectivos efeitos, fazendo-o no momento processual adequado (arts. 570/571 do CPP). 2. Ausncia de interesse processual (falta de justa causa) Para que o Estado-acusao possa, por meio de ao penal ou executria, provocar o Estado-juiz a fim de obter a tutela jurisdicional (a pretenso punitiva ou executria), devem estar presentes, como no cvel, as condies da ao. A par da legitimidade, o interesse de agir tambm h de estar presente. No Processo Penal este interesse est representado pela justa causa para a persecuo penal. O fato deve ser tpico e no acobertado por excludente de antijuridicidade. O agente deve ser culpvel e o fato punvel. Se certa a materialidade objetiva do fato, contra o acusado devero existir indcios de autoria. 3. Ilegalidade de Direito Material O artigo 107 do Cdigo Penal discrimina as hipteses de extino da punibilidade. Se a punibilidade do agente estiver extinta j no incio da persecuo penal (instaurao do IP ou oferecimento de denncia ou de queixa-crime), faltar justa causa ao estatal. No entanto, se j instaurado o inqurito policial ou se j iniciada a ao penal, e por fato superveniente vier a punibilidade ser extinta (p. ex., decurso do prazo prescricional), cessa o direito do Estado pretenso punitiva ou executria. A manuteno de atos relacionados s referidas pretenses constitui ilegalidade flagrante que poder ser bloqueada pelo meio processual adequado para tanto, em geral o habeas corpus. A conseqncia processual da extino da punibilidade, portanto, ser a cessao do direito do Estado na persecuo ou na execuo penal. E, dependendo do fato extintivo, do momento e da via processual eleita para a cessao da ilegalidade, o pedido correspondente ser um ou outro, conforme se ver. O excesso de prazo para a custdia cautelar freqente ilegalidade utilizada como tese de defesa (CPP 648). A manuteno de priso processual quando possvel a liberdade provisria (art. 310, p. n. do CPP), idem. Outra ilegalidade bastante comum o que atecnicamente se costumou denominar abuso de autoridade. Em rigor, abuso de autoridade haver nas condutas descritas na lei respectiva (Lei 4.898/65). No importa quem tenha praticado a ilegalidade, seja material, seja processual, seja meramente formal. O desrespeito a qualquer prescrio normativa gera ilegalidade ou nulidade passvel de ser corrigida ou bloqueada pelo Poder Judicirio (art. 5, inc. XXXV da CF/88).

Easy PDF Creator is professional software to create PDF. If you wish to remove this line, buy it now.

2 Fase da OAB - Prtica Forense Prof. Marcos Pagan O ato ilegal poder ocorrer por ofensa incolumidade fsica do indivduo (art. 5, inc. III da CF/88), ao livre exerccio de culto religioso (VII), inviolabilidade de domiclio (XI), ao sigilo de correspondncia (XII), liberdade de conscincia e de crena, aos direitos e garantias legais assegurados ao exerccio profissional (XIII), liberdade de associao (XVII), ao direito de reunio (XVI), dentre outros. A responsabilidade civil e penal do agente que cometeu abuso de autoridade ser apurada de acordo com as disposies da lei citada. E, para tanto, aquele que foi vtima do abuso dever valer-se dos meios recursais prprios.

Easy PDF Creator is professional software to create PDF. If you wish to remove this line, buy it now.

You might also like