You are on page 1of 6

UM TURBILHO DE COMPLEXIDADES Quando pensamos nas caractersticas das cidades atuais, nos vm mente a agitao e a correria dos grandes

s centros urbanos, uma rua muito movimentada onde se v filas imensas, de veculos presos no transito, uma vista area com muitos edifcios, a imagem de um complexo industrial coberto pela poluio, a lembrana de uma passeata de trabalhadores descontentes com as condies em que vivem. Dessas imagens podemos concluir que, para a maioria das pessoas, associa-se imediatamente "cidade", ou seja, a aglomerao de pessoas e construes num pequeno espao. Aprofundando-nos um pouco mais, percebemos que essas imagens intuitivas revelam tambm outros aspectos, como comportamento cultural, formas de ocupao do espao, sistemas de produo, conflitos sociais etc. Verificamos que a cidade muito mais que um simples conjunto de elementos visuais e palpveis (pessoas, construes), mas tambm um complexo conjunto de relaes que se estabelece entre esses elementos, compondo o nosso cotidiano. A vida na cidade": o sistema econmico-poltico, com seus mecanismos de troca e estrutura de poder; o comportamento sociocultural, na gerao e preservao do conhecimento. Quando procuramos entender a cidade, juntamente com o motivo de sua origem e como se organiza, levantamos a problemtica da cidade e nos encontramos diante de um campo do conhecimento humano muito complexo e controverso: o "urbanismo". Frequentemente as pessoas associam o urbanismo somente s intervenes concretas no espao das cidades, tais como a abertura de ruas, a construo de parques e praas, a organizao do trfego de veculos, o planejamento de um sistema de metrs etc. Porm, para toda interveno concreta do urbanismo, uma ampla anlise da cidade das relaes que nela se travam deve ser feita, envolvendo o conhecimento de todo o seu complexo funcionamento.

CIDADE: PASSADO, PRESENTE E FUTURO O termo "urbanismo deriva-se do latim - urbe = cidade - e, etimologicamente falando, o estudo ou compreenso da cidade. Cidade e urbe no foram sinnimas no mundo antigo: cidade era a aglomerao das famlias e tribos; a urbe era o local sagrado e de reunio, o santurio destes povos.

A definio clssica A definio inicial da palavra urbanismo est diretamente ligada ao contexto social e histrico da poca em que foi criada (fins do "sculo XIX e incio do sculo XX), quando as atenes se voltavam para o fenmeno das grandes transformaes das cidades europias. Uma grande massa populacional rural dirigia-se rumo as fbricas que surgiam nas antigas cidades, durante os sculos XVIII e XIX. Epidemias proliferavam sem controle, e as condies desumanas de trabalho nas fbricas no mediam horas nem respeitavam idade. O urbanismo, nos seus primrdios, cuidou de dar solues aos problemas originrios dos fluxos migratrios (campo-cidade) e da aglomerao nos grandes centros. A viso clssica do que seja o urbanismo reflete-se na definio adotada por alguns autores para os termos urbanizao, urbanismo e urbanificao. Para eles, o urbanismo uma tcnica de planejamento urbano que visa disciplinar o crescimento oriundo das migraes (urbanizao). A urbanificao consistiria na concretizao das medidas apontadas pelo urbanismo.

Um novo conceito O urbanismo o estudo das relaes entre determinada sociedade (cultura, tradio, poder, histria) e o espao que a abriga (ruas, construes, limitaes geogrficas), bem como das formas de sua organizao e interveno sobre elas com determinado objetivo.

URBANISMO: ESPAO E SOCIEDADE Em toda relao causa-efeito, pressupe-se a existncia distinta de um elemento origem (causa) e de um elemento resultante (efeito). Diversos aspectos do espao e da sociedade como a economia, a poltica, a tecnologia, a cultura, a geografia e o clima contribuem simultaneamente, numa "rede" de influncias, para o resultado final. Espaos e sociedades: formas de relao Espaos que se alteram e sociedades que se mantm imutveis, espaos semelhantes e sociedades completamente diferentes e infinitas outras combinaes nos levam concluso de que no h uma situao estabelecida, com um nico e definido espao urbano para uma nica e definida sociedade que o ocupa ou ocupar. O urbanismo como instrumento indispensvel de anlise e, principalmente, de atuao nas cidades s se desenvolve por meio das "formas" como se estabelecem as relaes. Estas podem ser classificadas em: Funcionais; Sensitivas; Imaginativas. Lembrando que estas nunca ocorrem isoladas, sempre de forma conjunta. A classificao, aparentemente simples, uma forma de entender a relao entre espao e sociedade, como primeiro passo para o entendimento dos fatores formadores da cidade. As sociedades possuem estruturas diferentes e usam seus espaos de acordo com suas necessidades, em relaes funcionais muito caractersticas. Para os significados de cada espao, h uma diversidade ampla de interpretaes, de sociedade para sociedade, determinando relaes imaginativas nem sempre muito claras, o mesmo ocorrendo com as relaes sensitivas. . Essa "ordem", ou esse "cdigo", existe e determina silenciosamente os princpios essenciais que regem o comportamento da civilizao. Decifrando o cdigo, as cidades atuais, bem como o urbanismo, sero mais fceis de compreender. Para tanto, tem-se que remontar o cenrio histrico dos ltimos trs sculos. Neles o mundo sofreu as mais profundas alteraes de todos os tempos, dando origem civilizao que espalhou cidades por todo o planeta: a civilizao industrial.

O URBANISMO MODERNO E A CIVILIZAO INDUSTRIAL Para compreender o urbanismo, deve-se analisar e comparar os perodos histricos abaixo de forma muito abrangente, para que despontem as diferenas essenciais entre cada poca ou civilizao. Pode-se classificar a histria em perodos: Clssico; Medieval; Renascentista; Moderno; Numa viso mais geral, sobressaem trs grandes perodos com caractersticas determinantes da sociedade: A civilizao agrcola;

A civilizao industrial (moderna); A civilizao da informao;

A civilizao agrcola caracteriza-se pela relao direta do homem com a natureza e atividades predominantemente agrrias. A pequena demanda de energia suprida por fontes renovveis, a maior parte da populao vive dispersa pelas terras que cultiva e supre sua subsistncia com a prpria produo. O poder est relacionado posse de terras. A civilizao industrial caracteriza-se pelo domnio da natureza pelo homem, que a transforma em seu benefcio. Para isso, toda sociedade funciona como a linha de montagem de uma grande fbrica: h uma populao que fornece a mo-de-obra e que demanda energia (no mais renovvel) e bens, movimentando as fbricas, numa sociedade onde o poder est associado ao controle dos mecanismos de produo. Vive-se hoje a transio entre a civilizao industrial e a informacional. A isto se deve o aspecto catico do mundo atual. A civilizao informacional ainda no est totalmente estabelecida, mas h indcios do que poder vir a ser esta sociedade, procurando e utilizando suas diferenas, reaproximando produtor e consumidor, tendendo desconcentrao, descentralizao e convvio harmonioso com a natureza. A informao adquire papel fundamental e ser o instrumento de poder da nova civilizao.

A cidade atravs dos tempos Na civilizao agrcola, a cidade abriga pequena parcela da populao, cuja maior parte vive no campo. Apesar disso, j desempenha de centro das relaes de troca. As preocupaes na sua conformao esto ligadas principalmente aos aspectos de defesa: proteo dos moradores, do fogo de uma tribo, do territrio e suas riquezas. A cidade da civilizao industrial abriga a maior parte da populao e um grande nmero de novas atividades. A preocupao bsica se torna acomodar todo o contingente populacional, transportando trabalhadores e produtos para as fbricas, mercados e para as habitaes. Com a revoluo Industrial, foram descobertas novas tcnicas e fontes de energia, alm de novos conceitos de produo e consumo, que geraram uma nova civilizao, onde a forma de pensar do homem e sua viso do mundo se mostram radicalmente diferentes das do homem medieval. Na emergente civilizao informacional e mais precisamente no perodo de transio que atravessamos, as trocas fsicas comeam a ser fortemente substitudas por simples trocas de informao, o que determina o carter de maior disperso nas cidades; assim, as concentraes populacionais, de energia e de poder nas cidades no mais sero uma necessidade, e a preocupao bsica recair sobre a adaptao dos espaos para abrigar esta nova sociedade.

A vitria do mundo industrial Dois grupos so claramente identificveis: Os conservadores, que vem na indstria o grande mal da poca e almejam um retorno aos buclicos tempos da civilizao agrcola; Os progressistas, que vem na indstria a possibilidade de concretizao da libertao do homem pelo domnio da natureza. Para eles, a cidade deve ser reformulada tanto quanto seja necessrio para adaptar-se ao novssimo ritmo das fbricas. Os conservadores so atropelados pela histria, pois se opem a uma fora imensamente maior do que podem imaginar: o processo industrial j em curso. Os progressistas sistematizam suas idias, dando origem aos princpios do moderno urbanismo, que aponta possveis caminhos para a cidade industrial.

Disciplinando o saber e a sociedade A cidade vista pelo prisma cientfico-industrial necessita de ajustes para funcionar a todo vapor. So criadas instituies para ordenar o comportamento social. O controle social no feito apenas pela polcia, mas por vrias instituies que buscam disciplinar a sociedade. Com isso consegue destilar da "famlia tradicional", a "famlia nuclear" que, com uma estrutura bsica. Disciplinando o espao O plano urbanstico o conjunto das medidas integradas para resolver os problemas das cidades, englobando o traado das ruas, sistemas de gua e esgoto, as reas verdes, a localizao das instituies (fbricas, hospitais, servios etc.). A sntese modernista Sintetizando o esprito da nova civilizao, transforma-o em um conjunto de idias que apontava solues para o caos oriundo do desenvolvimento-desordenado da era da mquina. A cidade-mquina A cidade deve funcionar com a lgica da mquina: eficincia, racionalidade, preciso, sincronismo. Essa idia tambm aparece nas orientaes da "Carta de Atenas", que apresenta a cidade dividida em quatro funes bsicas: Trabalhar, Recrear, Habitar e Circular. O homem industrial No pensamento do urbanismo moderno estava em formao um "novo homem", totalmente adaptado realidade industrial. Para este "homem-tipo" foi concebida a "nova cidade", a "cidade moderna". O urbanismo multidisciplinar A cidade no se resumia somente a questes tcnicas, o arquiteto precisava da ajuda de outros profissionais para compreender a cidade e nela intervir. Deveria fazer parte de uma equipe de socilogos, gegrafos, economistas, antroplogos, sanitaristas, administradores etc. A cidade deveria ser analisada segundo essas reas.

A CRTICA AO URBANISMO MODERNO Pode-se afirmar com certeza que o urbanismo moderno respondeu perfeitamente s necessidades da sociedade industrial. O que poucos perceberam que comeavam a desaparecer os princpios que sustentavam a era da indstria e, conseqentemente, o urbanismo moderno. Nos anos 5O instala-se um caos aparente. No entanto esse caos no anuncia o fim do mundo, mas o despertar de uma nova civilizao, caracterizando um perodo de transio que estava estabelecido pelo cdigo industrial.

Apocalipse O homem-tipo d lugar ao indivduo, que busca a diferenciao e a personalizao em vez da massificao; o transporte fsico comea a ser sobrepujado pelo transporte de informaes; a energia concentrada e em grande quantidade substituda gradativamente por fontes renovveis, dispersas e em sintonia com a ecologia. O urbanismo est diante do maior desafio desde sua implantao. No incio do sculo pelo menos se sabia que o futuro era o mundo industrial; depois disso o urbanismo se v sem direo. E agora? Nas ultimas dcadas surgiram abordagens que diversificavam as discusses sobre urbanismo moderno. Essas correntes podem ser enquadradas dentro das formas de relaes entre espao e sociedade. A semitica enfatiza a relao imaginativa; A proximista, a sensitiva; A anlise sinttica, a funcional, com pitadas da sensitiva; O urbanismo liberal deixa todas as relaes acomodarem-se livremente num verdadeiro desurbanismo; O impasse Diante de todas essas correntes o urbanismo a um impasse. A incapacidade de compreender as rpidas transformaes que se processavam, aliada inadequao da teoria urbanstica industrial levaram os urbanistas a repensarem completamente o que vinha sendo aplicado. Projetos tericos foram elaborados por vrios arquitetos para mostrar que caminhos poderiam ser tomados. Todos, porm, em vez de apontar novos carrinhos, imaginaram um futuro ainda mais industrial - a sociedade super-industrial, que, hoje sabemos, nunca vai existir, pelo menos, no agora. As cidades no param Apesar de esse impasse destruir as grandes certezas dos urbanistas modernos, novas e mais complexas questes no cotidiano das cidades exigiam, a todo instante, intervenes urbansticas. Urbanismo amarrado Inserido no impasse da transio, o profissional urbanista se sente desprovido das ferramentas necessrias para enfrentar a nova dinmica das cidades, O urbanismo moderno criou, em sua fase de consolidao, um corpo metodolgico e jurdico-legislativo que amarrou todo o sistema de planejamento aos antigos moldes industriais; com efeito, captao de recursos, definio de prioridades, gesto da infra-estrutura urbana, relaes de propriedades, tudo faz parte de um corpo moroso e burocrtico que enfatiza questes distantes das prioridades da cidade atual. A tarefa principal da nossa gerao, que tomar as decises que nos levaro a um novo destino, muito diferente do imaginado pela utopia industrial. Mas como ser esse futuro? Onde ele est se formando? POR UM NOVO URBANISMO: A CIDADE DO FUTURO Na tentativa de preencher antecipadamente as pginas do futuro, apontam as mais variadas imagens da cidade que est para vir. Sofisticando o presente No importa se a cidade flutua, se seus transportes so areos ou se suas paredes so metlicas ou de grama, quando ainda o espao e a sociedade so os mesmos que hoje conhecemos. Mudam-se formas,

introduz-se alta tecnologia, mas ainda existem indstrias, o trabalho nos escritrios, o transporte de massas, a famlia nuclear, padronizao e homogeneizao social e espacial. Se realmente queremos entender o urbanismo do futuro, temos de lembrar que o urbanismo a relao espao x sociedade. S nos desprendendo dos princpios estabelecidos pelo cdigo industrial e formulando hipteses de novas relaes espao x sociedade, em consonncia com a realidade futura, nos aproximaremos realmente do urbanismo do futuro. A ruptura com o mundo industrial Vivemos num doloroso processo de transio, que nos conduzir a uma nova civilizao. Essa civilizao ter um perfil definido por um novo cdigo, onde predominar a individualizao, a dessincronizao, a produo qualitativa, a disperso fsica racional, a disperso energtica e a disseminao da informao e do poder. Tudo na verdade informao: o que vemos, ouvimos, lemos etc., e isso sempre existiu. No futuro, porm, a intensa troca de grandes quantidades de informaes em curtssimos espaos de tempo tornar essa incrvel dana de impulsos eletromagnticos o aspecto determinante da sociedade da informao. O urbanismo a relao espao x sociedade. Sinais do futuro Todo o "modo de pensar industrial" se estruturou na crena da racionalidade das coisas, justificadas pela anlise cientfica, essencialmente quantitativa - desta forma, a estatstica subsidia todo o urbanismo moderna. As teorias do caos e das catstrofes (que faz a anlise do mundo de forma qualitativa) O urbanismo biolgico (que une a informtica com a gentica) A disperso total (disperso populacional, pois a informao mais importante que o contato) O urbanismo liberal (sem controle do estado, fluindo naturalmente) O urbanismo do futuro estar, ento, centrado na relao espao x sociedade da informao. A cidade informacional A cidade informacional no ocupar espaos fsicos e sim uma rede de comunicao invisvel, as pessoas ainda ocuparo um "lugar", e dessa forma determinaro algum tipo de relao espao x sociedade. Mesmo que diversas redes de comunicao formem vrias cidades informacionais, sempre haver a dimenso fsica, uma cidade ou a organizao espacial que vier a substitu-la. . O destino em nossas mos Infinitas so as possibilidades de combinao de todas as tendncias verificadas atualmente, pois est em gestao o futuro. Combinando diariamente a tecnologia, a poltica, o comportamento social; definiremos o perfil do da sociedade do futuro. A civilizao industrial vive seus ltimos momentos Cabe-nos distinguir do caos aparente as atitudes que realmente so descompromissadas com o saber moderno (industrial). As naes ditas subdesenvolvidas, ao contrrio do que se pensa, esto aptas e mais prximas de concretizar a nova sociedade. No precisamos e no devemos trilhar o mesmo caminho dos pases desenvolvidos.

You might also like