You are on page 1of 8

MATERIAL

OPES Veja abaixo os tipos de parede sem funo estrutural (paredes de vedao)

Tijolo cermico macio sem funo estrutural


PRODUTO
Tijolo cermico macio para alvenaria sem funo estrutural (Tijolo cermico macio para alvenaria de vedao).
H

> > > > > > >

ALVENARIA DE TIJOLOS CERMICOS MACIOS ALVENARIA DE BLOCOS DE CONCRETO ALVENARIA DE BLOCOS CERMICOS PAREDES DE CHAPAS DE GESSO ACARTONADO (DRYWALL) ALVENARIA DE BLOCOS SLICO-CALCRIOS ALVENARIA DE BLOCOS DE CONCRETO CELULAR AUTOCLAVADOS ALVENARIA DE BLOCOS E TIJOLOS DE SOLOCIMENTO

DEFINIO
Conforme a NBR 7170 de junho de 1983, define-se o Tijolo cermico macio como tijolo que possui todas a faces de material cermico, podendo apresentar rebaixos de fabricao em uma das faixas de maior rea.
C L

PRODUO ANUAL ESTIMADA


Conforme informaes da Anicer (Associao Nacional da Indstria Cermica), anualmente so produzidos cerca de 200 milhes de tijolos cermicos macios no Pas, com a produo maior concentrada na regio Sul. Fonte: Anicer fevereiro/2007

TIPOS (NBR 7170/1983) Tijolos comuns


So de uso corrente, podem ser classificados em A, B e C, conforme sua resistncia compresso.

CHECK-LIST Verifique os itens a serem considerados no momento da especificao


Aspecto Caractersticas especficas do projeto Consumo Controle do servio Desempenho Dimenses e tolerncias Disponibilidade Forma de pagamento/ medio Interfaces alvenaria x estrutura Juntas de controle Massa da parede Modulao Preos (material e servio) Recebimento em obra e armazenamento Resistncia compresso

Tijolos especiais
So aqueles fabricados com formatos e especificaes acordados entre comprador e fabricante; nos itens no explicitados no acordo, prevalecem as condies que constam na NBR 7170/1983.

DIMENSES
Dimenses nominais dos tijolos cermicos macios
DIMENSES NOMINAIS (mm) COMPRIMENTO LARGURA ALTURA

190 190

90 90

57 90

CARACTERSTICAS TCNICAS (NBR 7170/1983) Resistncia compresso


Resistncia mnima compresso em relao categoria
CATEGORIA RESISTNCIA COMPRESSO (MPa)

A B C

1,5 2,5 4,0

Aspecto visual
A norma em questo recomenda que os tijolos no apresentem defeitos como trincas, quebras, superfcies irregulares, deformaes e desuniformidade na cor.

Tolerncias dimensionais
Tijolos comuns
A NBR 8041/1983 informa que as tolerncias dimensionais para tijolos comuns so de 3 mm para cada grandeza considerada: comprimento, largura e altura.

Tijolos especiais
A referida norma informa ainda que as tolerncias dimensionais para os tijolos especiais so determinadas por acordo entre fabricante e consumidor, podendo ser adotadas as mesmas recomendadas para os tijolos comuns. No h definio se devem ser consideradas as medidas individuais ou os valores mdios das medidas.

FORMA DE COMERCIALIZAO
A forma ideal de entrega com paletes protegidos. No momento da cotao de preos, o comprador deve informar o local da entrega do material, o formato e as dimenses dos tijolos cermicos macios, a aplicao em alvenaria de vedao, a classe de resistncia compresso e outras caractersticas particulares de projeto.

CONSUMO DE MATERIAL
O TCPO (Tabelas de Composies de Preos para Oramentos) 12 edio apresenta os seguintes valores de consumo de tijolos cermicos macios:

> O consumo mdio adotado nas composies do TCPO para tijolos cermicos macios, considerando-se perda de 10%, de 84 unidades/m, para as peas de dimenses de 5,7 cm de altura, 9 cm de largura e 19 cm de comprimento, para paredes com espessura de 9 cm; > O consumo mdio de argamassa mista de cimento, cal hidratada e areia sem peneirar, trao 1:2:8 de:
Dimenses do bloco (cm) Consumo de argamassa (m/m) 5,7 x 9 x 19 0,0250

> Consumo varivel apresentado nas rguas de produtividade do TCPO, em virtude da


maior ou menor racionalizao dos processos construtivos das empresas construtoras.

Consumo de tijolos (un/m)


82 Mnimo 86 Mediana 111 Mximo

Consumo de argamassa (m/m)

0,022 Mnimo

0,043 Mediana

0,077 Mximo

Normas tcnicas diretamente relacionadas


NMERO DA NORMA DATA DA LTIMA ATUALIZAO DESCRIO DA NORMA TIPO DE NORMA

NBR 7170 NBR 8041 NBR 6460

jun/83 jun/83 jun/83

Tijolo macio cermico para alvenaria Tijolo macio cermico para alvenaria Forma e dimenses Tijolo macio cermico para alvenaria Verificao da resistncia compresso

Especificao Padronizao Mtodo de ensaio

PREOS UNITRIOS
Para fins de comercializao adota-se o milheiro.

Preo (R$):
TIPO DE TIJOLO LARGURA (mm) ALTURA (mm) COMPRIMENTO (mm) UN SP RJ MG DF SC BA

Para alvenaria de vedao

90

57

190

milheiro

163,90

390,00

196,67

182,50

215,48

136,33

Dados referenciais de material data-base janeiro/2007.

QUESTO AMBIENTAL

> Classificao do resduo: conforme resoluo Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) 307 de 5 de julho de 2002, os resduos de tijolos cermicos macios podem ser considerados de classe A, podendo ser reutilizados ou reciclados como agregados.
Nota: verifique se no houve incorporao de outro resduo ao processo original de produo dos tijolos.

> Destinao do resduo: esses resduos so destinados a aterros de resduos da construo civil ou a usinas de reciclagem como agregados.
ACEITAO E REJEIO (NBR 7170/1983)
A inspeo feita em local determinado pelo fabricante e o comprador, e verificando-se de forma completa os pontos preestabelecidos.

Inspeo geral
As exigncias referentes s caractersticas visuais so verificadas no lote inteiro.

Inspeo por medio direta


As exigncias referentes s caractersticas geomtricas so verificadas em lotes no superiores a 10 mil unidades.

Inspeo por ensaio


A resistncia compresso verificada por dupla amostragem, conforme a tabela 1. De acordo com a norma, os tijolos rejeitados durante a inspeo geral podem ser retirados do lote e substitudos pelo fornecedor. O lote pode ser aceito, quando da inspeo por medio direta, se a dimenso real encontrada atender s tolerncias dimensionais previstas. Na inspeo por ensaio, o lote pode ser aceito na 1 a ou 2 a amostragem, conforme indicado na tabela 2.

Tabela 1: Nmero de tijolos dos lotes e das amostras


TAMANHO DO LOTE AMOSTRA 1a 2a

1.000 a 3.000 3.001 a 35.000 35.001 a 500.000

8 13 20

8 13 20

Tabela 2: Nmero de aceitao e rejeio na inspeo por ensaio (resistncia compresso)


TAMANHO DO LOTE AMOSTRA 1a 2a UNIDADES DEFEITUOSAS 1a AMOSTRA No DE ACEITAO No DE REJEIO 1a + 2a AMOSTRA No DE ACEITAO No DE REJEIO

1.000 a 3.000 3.001 a 35.000 35.001 a 500.000

8 13 20

8 13 20

1 2 3

4 5 7

4 6 8

5 7 9

O lote aceito na 1 a amostragem, quando o nmero de peas defeituosas for inferior ou igual ao nmero de aceitao. Deve-se rejeitar o lote na 1 a amostragem, quando o nmero de peas defeituosas for igual ou superior ao nmero de rejeio. Faz-se a 2 a amostragem, quando o nmero de peas defeituosas for superior ao nmero de aceitao e inferior ao nmero de rejeio. O lote aceito na 2 a amostragem, quando a soma das peas defeituosas da 1 a e 2 a amostragem for inferior ou igual ao nmero de aceitao.

DESEMPENHO Resistncia ao fogo


A resistncia ao fogo para tijolos cermicos macios apresentada na tabela 3.

Propriedades trmicas
Conforme a NBR 15220-3/2005, as paredes de tijolos cermicos macios apresentam as propriedades indicadas na tabela 4.

Isolao acstica
Os valores de isolao sonora de paredes de tijolo cermico macio podem variar em torno de: - Rw de 42 dB para paredes de meio-tijolo; - Rw de 50 dB para paredes de um tijolo. Tais valores podem ser um pouco superiores dependendo do tipo e da espessura de revestimento de argamassa e da qualidade da execuo da parede.

VIDA TIL DO PROJETO


As alvenarias externas e internas, bem como seus componentes constituintes, devem manter sua funcionabilidade durante toda a vida til do projeto, desde que sejam respeitadas as condies de uso, conforme previsto em projeto, e submetidas a manutenes peridicas e conservao especificada pelos respectivos fornecedores. No caso de paredes expostas s intempries, devem ser limitados deslocamentos, fissuraes e falhas, inclusive nos seus revestimentos, como conseqncia da exposio ao calor e a resfriamentos peridicos. As manutenes preventivas e as de carter corretivo, que visam a no permitir o progresso de pequenas falhas que poderiam resultar em extensas patologias, devem ser realizadas de acordo com o Manual de Operao, Uso e Manuteno fornecido pelo incorporador e/ou construtora. O Projeto de Norma 02:136.01-001/1 de 10 de novembro de 2006, Edifcios habitacionais de at cinco pavimentos Desempenho, Parte 1: Requisitos gerais, Anexo E, indica o valor mnimo de 15 anos para a vida til de projeto de paredes de vedao. Ainda conforme a publicao acima mencionada, as alvenarias de vedao tm prazo de garantia mnimo de cinco anos no que diz respeito segurana e integridade.

Tabela 3: Resistncia ao fogo


PAREDE DE VEDAO DE TIJOLO CERMICO MACIO COMUM PAREDE ESPESSURA DO REVESTIMENTO (cm) ESPESSURA TOTAL DA PAREDE (cm) RESISTNCIA AO FOGO (horas)

Parede de meio-tijolo sem revestimento Parede de meio-tijolo com argamassa de revestimento Parede de um tijolo sem revestimento Parede de um tijolo com argamassa de revestimento

2,5 2,5

10 15 20 25

1 1/2 4 6 6

Fonte: Antonio Fernando Berto, artigo Resistncia ao fogo, publicado em Tecnologia de Edificaes, Editora PINI.

Tabela 4: Transmitncia trmica (U) e capacidade trmica (CT) para paredes de tijolos cermicos macios
PAREDE U w/(m.K) CT kJ/(m.K)

Meio-tijolo, revestida com argamassa de 2,5 cm de cada lado (espessura total da parede = 15,0 cm) Um tijolo, revestida com argamassa de 2,5 cm de cada lado (espessura total da parede = 27,0 cm)

3,13 2,25

255 445

SERVIO
ETAPAS DO SERVIO A execuo divide-se nas seguintes fases
> Locao da alvenaria > Locao e execuo da 1a e 2a fiadas > Elevao das paredes > Juntas de controle > Vergas e contravergas > Cintas de amarrao (eventualmente)

Alvenaria sem funo estrutural com tijolo cermico macio


DEFINIO
Execuo de alvenaria sem funo estrutural com tijolo cermico macio.

ESPECIFICAO DOS PRODUTOS


Blocos, argamassa de assentamento e telas metlicas de ligao ou ferros-cabelo.

DADOS DE PROJETO
Para atender s necessidades da produo, o projeto de alvenaria deve contemplar: > Plantas de locao da primeira e segunda fiadas. > Elevao (paginao) das paredes, contendo tijolos inteiros e cortados, singularidades, embutimento de instalaes e vos ou aberturas. > Caractersticas das juntas entre tijolos. > Detalhes tpicos de cintas, vergas e contravergas com respectivas armaduras. > Detalhes tpicos das interfaces entre alvenaria e estrutura. > Juntas de controle ou de movimentao. > Especificao do tijolo, da argamassa de assentamento e dos produtos responsveis pela interface alvenaria x estrutura.

INTERFACE ALVENARIA X PILAR


Em geral so empregados ferroscabelo, constitudos de barras de ao, ou telas metlicas fixadas com pinos ou parafusos. No caso de panos de alvenaria relativamente grandes ou consideravelmente deformveis, a colocao de ferroscabelo no conseguir impedir o destacamento das paredes junto aos pilares. Nesses casos, recomenda-se o uso de tela metlica na argamassa de revestimento ou o uso de selantes elastomricos nas juntas.

DIRETRIZES PARA EXECUO DO SERVIO

> A elevao da alvenaria pode ocorrer aps a execuo da estrutura de pelo menos quatro pavimentos (livres de escoramentos). > O incio da alvenaria pode se dar do 4 o para o 1 o pavimento, sem que se faa a fixao da alvenaria viga. > Os procedimentos se repetem at que se tenha 50% de toda a alvenaria executada e a incorporao de toda a carga permanente possvel, como contrapisos. Nesse momento, podese iniciar a fixao desta estrutura. A alvenaria s ser fixada aps 14 dias de sua execuo. > No ltimo pavimento, a fixao da alvenaria estrutura poder ocorrer aps 30 dias da elevao da parede, desde que o telhado e o isolamento trmico j tenham sido executados. > Em paredes com mais de 10,00 m, dividir o vo com incluso de pilarete. > No caso de paredes com alturas superiores a 4,50 m, dividir o vo com a utilizao de cinta de concreto armado. Referncias: Diretrizes para o projeto de alvenarias de vedao, dissertao de mestrado de Margarete Maria de Arajo Silva, Epusp, So Paulo, 2003.
JUNTAS DE CONTROLE OU MOVIMENTAO
As distncias mximas entre juntas, apresentadas na tabela a seguir, consideram alvenarias com blocos cermicos assentados com juntas em amarrao, preenchidas horizontal e verticalmente com argamassa mista, revestidas com argamassa ou placas cermicas, impermeabilizadas, com altura inferior a 3 m. Esto sendo adotadas tais recomendaes para tijolos cermicos macios.

Juntas de controle
FONTES (REFERNCIAS) COMPRIMENTO OU DISTNCIA MXIMA ENTRE JUNTAS DE CONTROLE ( m) (m PAREDES INTERNAS SEM ABERTURA B 14 B<14 COM ABERTURA B 14 B<14 PAREDES EXTERNAS SEM ABERTURA B 14 B<14 COM ABERTURA B 14 B<14

A B C
Notas: b=largura do bloco (cm)

12 12

10 10

10 10

8 8

9 12 10

8 8 8

8 8 9

7 6 7

Exigindo juntas na estrutura, dever haver uma junta correspondente na alvenaria. No caso de estruturas metlicas, visando a minimizar o risco de movimentaes higrotrmicas diferenciadas entre alvenaria e ao, sugere-se que os valores da tabela Juntas de controle sejam reduzidos em 1 m.

Referncias: A Ercio Thomaz, artigo Como Construir Alvenarias de Vedao, publicado na revista Tchne no 15. B Diretrizes para elaborao do Projeto para a produo de alvenarias, 2000, disciplina Tecnologia da Construo de Edifcios I, Epusp, apud Margarete Maria de Arajo Silva, Diretrizes para o projeto de alvenarias de vedao, dissertao de mestrado, Epusp, So Paulo, 2003. C Slvio B. Melhado et al., in: Diretrizes para elaborao do projeto de alvenaria de vedao, pg. 24, apud Alberto Casado Lordsleem Jnior, Execuo e inspeo de alvenaria racionalizada, 2000, pg. 80.

VERGAS E CONTRAVERGAS
De acordo com a NBR 8545/1984, as vergas e contravergas devem ter altura igual ou superior a 10 cm e devem ultrapassar o vo em, pelo menos, 20 cm de cada lado. Quando os vos forem prximos e de mesma altura recomendada uma nica verga contnua sobre eles. A verga ou contraverga deve ser calculada como viga quando o vo for maior que 2,40 m. Pode ser utilizado concreto ou tijolo armado (argamassa de assentamento de cimento e areia e duas fiadas ou mais com barras de ao).

FORMA DE PRESTAO DO SERVIO (Garantias)


Quando o processo de execuo conduzido diretamente pela empresa construtora, com mo-de-obra prpria ou terceirizada, contratando tambm o projeto de produo e especificando os materiais, normalmente a responsabilidade tcnica compartilhada com a empresa projetista. Nessa situao, a empresa construtora define e gerencia os fornecedores de mo-de-obra, o processo de produo, o controle da qualidade dos servios e a administrao dos materiais (especificao, negociao, compra e perdas). Por outro lado, quando a empresa construtora contrata outra empresa especializada, que comercializa o pacote de servio, pode incluir no contrato o fornecimento de materiais (blocos, argamassa, acessrios) e mo-de-obra para o servio de alvenaria, alm da: > Definio do sistema a ser adotado, incluindo especificao de materiais, equipamentos e mtodos construtivos para a execuo dos servios > Administrao dos materiais fornecidos, com levantamentos quantitativos, elaborao de pedidos, recebimento e controle das perdas > Projeto de produo com planta de 1 a fiada e elevaes das paredes > Equipamentos de execuo, carrinhos de transporte e EPIs > Gesto dos servios, com elaborao de cronogramas detalhados, planejamento do canteiro e proposio de solues logsticas para o servio A mo-de-obra para execuo da alvenaria deve contemplar tambm transporte horizontal e vertical dos materiais, dosagem dos materiais para argamassa e confeco das vergas e contravergas, alm da alvenaria propriamente dita. Na contratao de empresas especializadas pode ser exigida a ART (Anotao de Responsabilidade Tcnica) para os servios executados, incluindo o fornecimento de materiais. Pode ser feita reteno, em geral de 5%, de cada medio, a ser paga posteriormente,

Norma tcnica diretamente relacionada


NMERO DA NORMA DATA DA LTIMA ATUALIZAO DESCRIO DA NORMA TIPO DE NORMA

NBR 8545

jul/84

Execuo de alvenaria sem funo estrutural de tijolos e blocos cermicos

Procedimento

RELAO DE EPIs UTILIZADOS

> Bota de segurana com bico de ao > Capacete de segurana > Cinto de segurana com trava-quedas (preso em cabo de ao ou corda de segurana auxiliar) > Luva de proteo (vinlica, de raspa) > culos de segurana > Protetor auricular

normalmente 90 dias aps a concluso de todos os servios contratados. O valor poder ser usado para eventuais correes de falhas verificadas ou at mesmo para alguma despesa administrativa no paga e de responsabilidade do empreiteiro, como impostos, encargos sociais e possveis causas trabalhistas. Em qualquer dos casos importante que a construtora aplique a sua metodologia de controle na aceitao dos servios, antes de efetuar a liberao do pagamento. Muitas construtoras j dispem de fichas de verificao de servios, incluindo os itens a serem conferidos, ferramentas de verificao e tolerncias, como: > Desvios ou tolerncias para marcao, prumo, nvel e alinhamento > Desvios de espessura, incluindo revestimento > Acabamento de juntas no caso de alvenaria aparente > Verificao do preenchimento das juntas entre blocos > Verificao de vergas e contravergas > Verificao dimensional do posicionamento de singularidades como tomadas, interruptores, papeleiras etc.

FORMA DE PAGAMENTO
Em geral, os pagamentos ou medies so feitos considerando-se a quantidade de servio concludo por rea de alvenaria. Dependendo do caso, a medio pode ser feita considerando-se a rea de alvenaria executada no andar ou no meio-andar, em funo das dimenses da obra e quantidades de servio. As medies normalmente so feitas quinzenalmente, uma no incio do ms (em torno do dia 5) e outra no final do ms (em torno do dia 20). No caso de empresa que comercializa o pacote de servio, incluindo fornecimento de materiais e mo-de-obra, a contratao feita normalmente em regime de preos unitrios. As medies so feitas quinzenalmente e o pagamento segundo as quantidades de servio executado no perodo, conforme os critrios de medio definidos na contratao.

FERRAMENTAS E EQUIPAMENTOS NECESSRIOS PARA A EXECUO DO SERVIO

> Gambiarra para iluminao > Andaime metlico ou de madeira > Betoneira ou argamassadeira > Brocha ou trincha > Caixa ou caixote para argamassa (argamassadeira manual) > Carrinho de mo ou gerica > Colher de pedreiro > Desempenadeira de ao dentada > Escada de sete degraus > Escantilho > Esquadros de 45 e 90 > Fio de prumo > Gabarito para vo de porta (opcional) > Lpis de carpinteiro e giz de cera > Linha de nilon > Nvel de bolha > Nvel de mangueira > Nvel laser (opcional) > Rgua de alumnio de 2 m > Rolo de espuma > Trena metlica de 3, 5 e 20 m
PROCEDIMENTOS DE SEGURANA
O livro NR-18 Manual de Aplicao, de abril de 1999, escrito por Jos Carlos de Arruda Sampaio e publicado pela Editora PINI, caracteriza o trabalho de alvenaria como um servio de cuidados simples no que diz respeito ao uso de ferramentas. O incio dos servios de assentamento dos blocos deve ocorrer aps a instalao de

protees em todas as aberturas de pisos, paredes e fachadas, evitando, dessa forma, a queda de pessoas ou materiais. Nas bordas das lajes ou nas aberturas de piso necessria a instalao de protees coletivas como guarda-corpos, plataformas etc. Tambm importante que os operrios utilizem sempre cintos de segurana. O uso de EPIs faz-se necessrio quando da execuo de servios como: > Aplicao de chapisco: utilizao de culos de segurana > Preparo da argamassa e assentamento dos blocos: uso de luvas impermeveis > Trabalhos em alturas superiores a 2,00 m: necessrio o uso do cinturo de segurana tipo pra-quedista No que diz respeito ao armazenamento de materiais, dever ser feito de forma a no obstruir as passagens e acessos. Quando do iamento dos blocos, poder ser feito por gruas ou guinchos, no caso de materiais paletizados, ou por meio de elevadores de materiais. Em qualquer situao, a carga mxima suportada pelo equipamento tem de ser respeitada, alm de serem tomadas todas as cautelas necessrias para que no haja quedas de materiais. Alm dos j citados, outros equipamentos de proteo coletiva necessrios execuo do servio so os seguintes: > Bandejas primrias e secundrias > Cancelas para bloqueio de circulao > Tela de proteo para fachadas > Telas de proteo do andar

GUA E ENERGIA
No comum a apropriao do consumo de gua e energia eltrica. Entretanto, importante a verificao do perfil de consumo para cada obra ou servio, do ponto de vista da sustentabilidade da construo.

CONTROLE E ACEITAO DO SERVIO


Referncias e tolerncias
FATOR REFERNCIA VALOR ESPECIFICADO TOLERNCIAS

Alinhamento referente ao eixo de locao Espessura das juntas horizontal e vertical Alinhamento vertical da parede (prumo) Planeza Nvel de alvenaria P-direito Irregularidade superficial abrupta Desvio de esquadro Abertura de vos (horizontal e vertical) Posicionamento dos vos (horizontal e vertical) Comprimento de vergas e contravergas Altura de vergas e contravergas

Qualihab/CDHU NBR 8545/84 Qualihab/CDHU NBR 8545/84 Qualihab/CDHU Qualihab/CDHU Qualihab/CDHU Qualihab/CDHU Qualihab/CDHU Qualihab/CDHU NBR 8545/84 NBR 8545/84

Projeto executivo 10 mm Projeto executivo 5 mm Projeto executivo Projeto executivo 20 cm de cada lado do vo 10 cm

5 mm/rgua de 2 m Mximo de 10 mm em relao ao comprimento total da parede - 3 mm, + 5 mm (Qualihab/CDHU) 2 mm/m em relao altura, no mximo de 5 cm, verificao nas fachadas 15 mm/pavimento 5 mm/rgua de 2 m (tolerncia Qualihab/CDHU) Mximo de 15 mm entre paredes do mesmo pavimento 25 mm 5 mm no mximo/rgua de 20 cm Mximo de 15 mm no comprimento total das paredes do ambiente - 0, + 20 mm 20 mm - 20 mm, +0 (tolerncia Qualihab/CDHU, em relao ao comprimento de projeto) - 20 mm, +0 (tolerncia Qualihab/CDHU, em relao altura de projeto)

PREOS MDIOS DO SERVIO


Preos de mo-de-obra (R$)
DESCRIO DO SERVIO UN EQUIPE TERCEIRIZADA (R$) EQUIPE PRPRIA (R$)

Alvenaria sem funo estrutural com tijolo cermico macio, 5,7 cm x 9 cm x 19 cm

m2

12,00

13,20

Dados referenciais para So Paulo, data-base janeiro/2007. Taxa de leis sociais para equipe prpria de 126,68%.

Apoio de Engenharia: Fernando Benigno da Silva

You might also like