You are on page 1of 3

REICH Gnio ou Louco?

Considerado gnio por alguns e louco por outros, o austraco Wilhelm Reich foi o maior revolucionrio da Psicologia deste sculo. Pioneiro da Revoluo e!ual, precursor dos movimentos ecol"gicos e da psi#uiatria $iosocial, Reich desenvolveu tam$m artefatos usados na cura do c%ncer e na diminuio dos efeitos negativos da energia nuclear.

Pouco se conhece sou$e o pensamento de W. Reich, por#ue no h muitas fontes de informao e suas teses so sonegadas nas universidades de psicologia e psi#uiatria. & #uem se refira a Reich por seus escritos freudianos' mar!istas, outros por seus te!tos psicanalticos, alm de seus escritos so$re (eus e o (ia$o.

(urante anos, vrios movimentos revolucionrios recuperaram parte de sua o$ra, so$retudo seus escritos s"cio'polticos, seguindo a tese de #ue no h revoluo social sem revoluo se!ual, entendendo por se!ualidade as rela)es afetivas, comunicantes, pessoais, etc. Reich reivindicou a funo da se!ualidade no como uma mera reali*ao do coito, mas como a fuso com o outro. + vivncia plena do amor e da se!ualidade era vista por ele como fator indispensvel para a satisfao emocional.

,odo o seu pensamento indica #ue preciso uma mudana radical nas rela)es humanas. +ssocia a separao de um $e$ do corpo da me na hora do parto com o assassinato de Cristo, com a psicose, com o fascismo e com a funo do orgasmo. + comple!idade de seu discurso algo #ue vai alm de sua poca.

+ sua mais importante contri$uio, #ue revolucionou toda a Psicologia, foi provar #ue a neurose produ*ida socialmente, instalando'se em todo o corpo e no apenas na mente das pessoas. - conceito de couraa neuro'muscular do carter mostra como a neurose se d atravs da estagnao da energia vital. .o livro /+ 0uno do -rgasmo/, Reich coloca #ue o orgasmo se!ual pleno e satisfat"rio o regulador $iol"gico da harmonia vital. 1ilitante socialista, despertou a ateno para o fato de #ue as neuroses eram provocadas pelo desvio da originalidade das pessoas, atravs de $lo#ueios 2 se!ualidade e 2 afetividade, portanto um fen3meno s"cio'poltico. + partir da, passou a dar um novo enfo#ue a Psicologia, centrado no indivduo, seu corpo e suas rela)es sociais.

Wilhelm Reich foi e!pulso da sociedade Psicanaltica por divergncias te"ricas e liga)es com a poltica4 e tam$m do Partido Comunista por suas den5ncias contra o autoritarismo reinante. Perseguido pelo na*ismo, ap"s percorrer vrios pases europeus, se instala nos 6stado 7nidos, onde passa a pes#uisar fen3menos climticos, cai!as de acumulao de org3nio, etc. 6m 89:;, Reich detido por se recusar a comparecer ao ,ri$unal para comprovar os efeitos teraputicos dos acumuladores. 7m ano ap"s sua priso, Reich morre na cadeia dei!ando um legado para as gera)es futuras #ue ainda surpreendem'se com sua originalidade e re$eldia.

,6 <- ' + Casa da -1+ ' P Rua (r.C%ndido 6spinheira, :=8 ' Perdi*es o Paulo ' P ' >rasil C6P? @:@@='@@@ ,elefone? :: 88 A;='B@=;

Casa da -1+ ' RCRua Durea, AA ' anta ,ere*a Rio de Eaneiro ' RE ' >rasil C6P?F@F=@'F8@

Casa da -1+ ' >& Rua Capit"lio, GA@ ' entre >onfim e anto +ndr >elo &ori*onte ' 1H ' >rasil ,elefones? <- P+7I-? J@KK 88L A;='B@=; RC- (6 E+.6CR-? J@KK F8L FF=';:BA

>6I- &-RCM-.,6? J@KK G8L FB:'G@A; C7RC,C>+? J@KK =8L G:F'AG=: 0I-RC+.NP-IC ? J@KK =AL FGF'8G;= P-R,- +I6HR6? J@KK :8L GGG'=F=:

Cartas para Ro$erto 0reire ou #uem deseOe se cadastrar na mala direta do >rancaleone e rece$er o Eornal da -1+, ,6 <- ' Pra*er e +nar#uia? C+CK+ P- ,+I B@:8G ' <- P+7I- ' C6P @:@8G'99@ ' >R+ CI

,e!to autori*ado para divulgao na >i$lioteca Pirtual por Eoo da 1ata >C>IC-,6C+ PCR,7+I

You might also like