You are on page 1of 2

Questionrio 3 - Planejamento Estratgico Governamental

1 - Pesquise outras metodologias de elaborao e implementao do planejamento estratgico nas organizaes, e procure identificar e analisar os pontos comuns e divergentes com a metodologia apresentada nesta unidade. R: Planejamento estratgico um processo gerencial que possibilita ao executivo estabelecer o rumo a ser seguido pela empresa. Planejamento do futuro a longo prazo includo os principais objetivos globais, a determinao dos caminhos bsicos a usar na persecuo desses objetivos e os meios a empregar para conseguir os recursos necessrios. Metodologia do planejamento visa a organizao de todos os setores e procuram desenvolver melhor as suas atividades de forma que possam a cada dia otimizar o uso dos seus recursos.

2- Aplique os contedos da Metodologia de Planejamento de Situaes em uma situao problema tratada por voc atravs da Metodologia de Diagnstico de Situaes. R: Ator Social uma pessoa, grupo ou organizao que participa de algum jogo social que possui um projeto poltico, controla algum recurso relevante, tem acumula ou desacomoda foras no seu decorrer e possui portanto capacidade de produzir fatos capazes de viabilizar seu projeto. Todo ator social capaz de fazer presso para alcanar seus objetivos, acumular foras, gerando e mudando estratgias para converter um centro criativo de acumulao de poder. Diagnstico: explicar a realidade sobre a qual se quer aturar e mudar, foi, e tende ser. Formulao: verificar a viabilidade do projeto formulado e conceber a forma de execut-lo, possvel? Como fazer? Operao: agir sobre a realidade, fazer, implementar, monitorar, avaliar. Situao problema tratada por mim: aps longo perodo sem uma atividade acadmica, me propus a frequentar essa ps para um aprimoramento pessoal e intelectual.

3 - Voc poderia exemplificar cinco aes estratgicas sendo realizadas no Longo Prazo por secretarias do seu municpio? R: Poltica Projeto viva 2030- planejar os prximos 20 anos para uma melhor qualidade de vida da populao em todos os ramos da administrao. Poltica Urbanistica e Ambiental planejamento ecologicamento correto visando a preservao e a manuteno do meio ambiente itapetiningano. Poltica de Desenvolvimento Rural visa o apoio ao pequeno agricultor auxiliando-o na logstica de compra e venda e incentivando a agricultura familiar.

Poltica da Promoo e Desenvolvimento da Assistncia Social - atravs de iniciativa prpria e atravs de apoio federal e estadual dar a populao carente estrutura para um novo recomeo e incentivar a valorizao humana. Poltica de Acessibilidade garantir aos deficientes o direito constitucional de ir e vir com a garantia de livre acesso e sem barreiras nos rgos e vias pblicas.

You might also like