You are on page 1of 54

Gloriosa BSL, Advogados, R.

Petio Inicial
(inclui Procurao Forense, Comprovativo de Pagamento de Taxa de Justia e 15 documentos)

Bruno Dias Bruno Giro Tnia Paiva Vasco Simes Vitria Rosa

Gloriosa BSL, Advogados, R.L


Tribunal Administrativo de Crculo de Lisboa
Campus de Justia Avenida D. Joo II, n1.08.01 - Edifcio G - 6piso, Parque das Naes, 1990-097 Lisboa

Exmo. Senhor Juiz de Direito do Tribunal Administrativo de Crculo de Lisboa

NO DAS ARCAS, com residncia na Rua da Prata, n59, 1149-027, Lisboa, portador do Carto de Cidado n01765123 vlido at 14/08/2016, contribuinte fiscal n 211068789, ao abrigo dos artigos 4/2,a),b) e f), 9/1, 46/2,a) e c), 47/1, 55/1,a) e 73/2, todos do CPTA, representado judicialmente por Bruno Dias, Bruno Giro, Tnia Paiva, Vasco Simes e Victria Rosa, todos advogados da Gloriosa BSL, Sociedade de Advogados, R.L, com sede na Avenida Joo Galhofo, n50, 3 Andar, vem propor:

ACO ADMINISTRATIVA ESPECIAL, de impugnao do regulamento animal domestico, ao abrigo do art.73 n 2 CPTA contra, MINISTRIO DA AGRICULTURA E DO MAR, com sede na Praa do Comrcio, 1149-010 Lisboa, nos termos do artigo 10/2 CPTA em coligao com: ACO ADMINISTRATIVA ESPECIAL, cumulao dos pedidos de impugnao de acto administrativo, datado de 09 de Novembro de 2013, ao abrigo do artigo 46/2,a) e pedido de condenao reparao dos danos resultantes da prtica do acto em 09 de Novembro 2013, ao abrigo do artigo 37/2,f); cumulao admissvel em virtude dos artigos 4/2,a),b) e f) e 47/1,todos do CPTA. Contra, CARRIS DE FERRO DE LISBOA, S.A, empresa de capitais integralmente pblicos, com sede na Rua 1Maio, 1300-472 Lisboa, nos termos do artigo 10/2 CPTA.

O que faz nos termos e com os fundamentos seguintes:

Gloriosa BSL, Advogados, R.L


I - OBJECTO DA ACO E PRESSUPOSTOS:

1 Constitui objecto da presente aco, a emisso por parte da Exma. Ministra da Agricultura e do Mar a 06 Novembro de 2013, do "Regulamento do Animal Domstico" que se junta (Documento Anexo 1) e se d por integralmente reproduzido, assim como os demais documentos referidos nesta petio inicial, e ainda o acto de impedimento de circulao nos transportes pblicos da frota da empresa Carris de Ferro de Lisboa.

2 O Autor tem legitimidade para impugnar o regulamento em causa, pois os efeitos deste (em relao limitao do nmero de animais domsticos por fraco autnoma em prdio urbano) produzem-se imediatamente na sua esfera jurdica, sem dependncia de um acto administrativo para ser aplicvel, e o autor lesado pela aplicao da norma, vindo assim, nos termos do artigo 73/2 CPTA pedir a declarao da ilegalidade da norma com efeitos circunscritos ao seu caso concreto; o Autor tem tambm legitimidade para impugnar o acto de impedimento de circulao no elctrico da frota da Carris, pois este acto lesou os seus direitos e interesses legalmente protegidos, artigo 55/1,a) CPTA. Quanto ao primeiro ru (Ministrio da Agricultura e Mar), este tem legitimidade passiva, em virtude da aco ter sido praticada pela Ministra do citado Ministrio (Ministra da Agricultura e Mar), aplicando-se assim o artigo 10/2 CPTA; quanto ao segundo ru (Carris de Ferro de Lisboa, S.A) o mesmo se poder dizer em relao ao preenchimento desta legitimidade passiva, em virtude do acto ter sido praticado por um funcionrio afecto mesma empresa, no mbito da sua actividade administrativa, por aplicao do artigo 1/5 da Lei 67/2007.

3 O tribunal administrativo de crculo de Lisboa competente em virtude dos artigos 4/1,a),b),c),d) e i) e pelo artigo 44/1, ambos do ETAF, ainda pela aplicao da regra geral em relao competncia territorial, por ser o tribunal da residncia habitual do autor, artigo 16 e 18 CPTA e pelo mapa anexo constante do DL 325/2003 de 29 de Dezembro.

4 A aco em causa assume a forma de aco administrativa especial, por aplicao do artigo 5 CPTA, pois apesar de nem todos os pedidos corresponderem forma especial, o artigo em causa, estatui que nestes casos, em que os pedidos assumam formas distintas de processo, se adoptar a forma de aco administrativa especial.

5 O regulamento da Ministra da Agricultura e do Mar foi publicado no dia 06 de Novembro de 2013, e tendo em conta o artigo 74 CPTA, a declarao de ilegalidade pode ser pedida a todo o tempo, pelo que est assim cumprido o respeito pelo prazo para interposio da aco; em relao impugnao do acto administrativo em causa, que foi praticado no dia 09 de

Gloriosa BSL, Advogados, R.L


Novembro de 2013, sabe-se que se o acto em causa for ferido de nulidade no existe sujeio a prazo (artigo 58/1 CPTA), e mesmo que o acto seja apenas anulvel, o prazo para impugnao do acto, segundo o artigo 58/2 CPTA, de 3 meses, pelo que em qualquer dos casos, o autor est dentro dos prazos para interposio destas aces.

II. INTRODUO

6 O autor, No das Arcas, titular de uma fraco autnoma num prdio urbano com 2 assoalhadas situada na Rua da Prata, n59, 1149-027, Lisboa, cuja propriedade adquiriu no ano de 1997.

7 Consigo vivem, em total harmonia, 4 macacos, 4 gatos, 4 ces, 4 periquitos, 4 araras, 4 hamsters, 4 tartarugas, 4 cobras de gua e 4 lagartos.

8 No dia 08 de Novembro de 2013, o autor tomou conhecimento do novo "Regulamento do Animal Domstico" emitido pela Ministra da Agricultura e do Mar.

9 No dia 09 Novembro de 2013, quando pretendia seguir viagem no elctrico pertencente frota da Carris de Ferro de Lisboa, como habitual, com os seus 4 ces, foi impedido de entrar na carruagem.

10 Por considerar que no s o referido regulamento padece de vrias ilegalidades, mas tambm de que o acto autoritrio que impediu o autor de seguir viagem com os seus animais no elctrico da Carris, tambm ele ilegal e foi tomado com base neste regulamento, vem deste modo impugnar-se tanto o regulamento como o acto administrativo, em cumulao objectiva, por haver conexo entre os pedidos, e demanda as duas entidades (Ministrio da Agricultura e Mar e Carris de Ferro de Lisboa, S.A.) em regime de coligao passiva, constante do artigo 12/1,b) CPTA, conforme os factos e as alegaes de direito constantes desta petio inicial.

Gloriosa BSL, Advogados, R.L


III. DOS FACTOS:

11 A 06 de Maio de 1997, o autor adquiriu a propriedade de uma fraco autnoma de um prdio urbano (3 andar D) sito na Rua da Prata, n59, Lisboa (junta-se presente petio inicial o contrato de compra e venda do mesmo, o documento anexo 2, e tambm a escritura pblica lavrada em relao a este contrato, anexo 3).

12 No momento da celebrao do contrato de compra e venda da referida fraco foi-lhe dado a conhecer o regulamento de condomnio (reproduzido no documento 4) em que a sua fraco se integra, regulamento no qual no era estabelecido qualquer limitao ao nmero de animais, desde que no houvesse perturbao ao bem-estar dos restantes condminos, designadamente em questes de sade pblica, tranquilidade, bem-estar e segurana.

13 No momento em que adquiriu a fraco o autor era proprietrio de quatro araras-azuis e quatro periquitos-australianos que levou consigo e que a partir desse momento passaram a coabitar na referida fraco.

14 No ano de 2003, o autor remodelou a sua fraco , de forma a ter um espao mais amplo para albergar os seus animais.

15 Estas obras, levadas a cabo pela Tijolos e Entulho, Lda, com quem o autor celebrou um contrato de empreitada, e que incluram o derrube de 4 paredes interiores da fraco, de forma a permitir a unio de assoalhadas, passando de uma fraco com 5 assoalhadas, para apenas 2, mais amplas, receberam um parecer tcnico positivo de um engenheiro, que atestou a segurana das mesmas para a integridade do prdio (parecer esse que est em anexo a esta petio inicial, documento 6). Os recibos destas obras esto no documento 5 desta petio.

16 As referidas obras, discutidas em Assembleia de Condomnio, foram nesta aprovadas tendo os restantes condminos pleno conhecimento de que se destinavam a possibilitar o alojamento de mais animais.

Gloriosa BSL, Advogados, R.L


17 A fraco autnoma, propriedade do autor, tem 210 (duzentos e dez) metros quadrados.

18 Ao autor foi dado uso exclusivo do sto do imvel (mais ser desenvolvido infra), atravs de autorizao da Assembleia de Condomnio (autorizao essa que consta do documento 7 desta petio).

19 Nesse foi-lhe entregue a chave desse mesmo sto, e no mesmo dia, o autor passou a utiliz-lo exclusivamente.

20 Na fraco autnoma (3Dto.) vivem quatro ces (um labrador-retriever, um pastor alemo, um beagle e um husky siberiano), quatro gatos (um ragdoll, um persa, um siams e um gato savannah), quatro periquitos-australianos, quatro araras-azuis, quatro hamsters-srios e quatro cobras de gua chinesas (Enhydris Chinensis).

21 No sto, bem iluminado e com todas as condies, coabitam em harmonia quatro macacos (Colobus), quatro lagartos (Varanus Acanthurus) e quatro tartarugas de ouvido-vermelho (trachemys scripta elegans).

22 O autor, antes da aquisio de tais animais, sempre se dirigiu Assembleia de Condminos, e nunca lhe foi negada a posse dos referidos animais na sua fraco autnoma (as actas das referidas reunies esto apensas petio inicial, no documento 9).

23 O autor possui vrios insectos em sua casa, nomeadamente moscas, mosquitos, melgas, pequenas aranhas, entre outros, de forma bem condicionada, em reservatrios prprios. Estes insectos apenas servem para alimentao de alguns dos seus animais, visto que fazem parte da alimentao dos mesmos, como so os casos das cobras e dos lagartos.

Gloriosa BSL, Advogados, R.L


24 Os lagartos e as cobras vivem em reservatrios prprios, designadamente em aqurios amplos.

25 Os hamsters e os periquitos vivem em gaiolas concebidas exclusivamente para os alojarem. Por vezes, porm, os hamsters andam livremente pela fraco visto serem de pequenas dimenses e no constiturem qualquer perigo para o autor ou para os seus vizinhos.

26 Para as araras, o autor construiu um espao especfico construdo em vidro, dentro de uma das suas assoalhadas para que estes animais possam voar e exercer todas as suas outras actividades com toda a liberdade possvel.

27 Os ces e gatos esto solta pela casa.

28 Os ces e gatos foram treinados numa escola especializada (Escola Bobi e Tareco, Lda.), de forma a aprenderem a no incomodar de forma alguma os restantes residentes do imvel. Designadamente, foram ensinados a respeitar as ordens do autor, e no produzirem qualquer rudo que possa causar incmodo aos restantes habitantes do condomnio. O documento 8 comprova a celebrao deste contrato com a referida escola.

29 Todos os gatos propriedade do autor foram esterilizados.

30 O sto foi totalmente insonorizado, atravs de obras levadas a cabo pelo autor com autorizao da assembleia de condomnio (documento 7), de forma evitar que qualquer rudo transparea para o exterior. As mesmas obras foram feitas relativamente fraco autnoma, com a mesma finalidade. O recibo referente a estas obras consta do documento 5 desta petio.

Gloriosa BSL, Advogados, R.L


31 O autor celebrou um contrato de prestao de servios, que consta do documento 10, com a Dra. rica Fontes, veterinria de reconhecida competncia, nos termos do qual esta ltima se obriga a deslocar fraco do autor de 3 (trs) em 3 (trs) meses de forma a examinar os animais, de forma a garantir a defesa da sade dos mesmos e de forma a evitar que alguma doena possa ser transmitida ao autor, a qualquer dos seus vizinhos ou a qualquer outra pessoa.

32 Nunca algum dos animais conseguiu fugir da fraco autnoma, jamais tendo constitudo algum perigo para os restantes vizinhos.

33 Que o autor tenha conhecimento, nunca houve qualquer reclamao de nenhum condmino na Assembleia de Condomnio ou qualquer outro local em relao sua pessoa ou aos seus animais.

34 Nunca a Polcia de Segurana Pblica foi chamada sua fraco por motivos de rudo produzido pelos animais ou por alguma questo de perigo para a sade pblica.

35 at habitual alguns dos seus vizinhos deslocarem-se sua fraco para ver os seus animais, mesmo por vezes acompanhados pelos seus filhos. Alguns deles referem-se mesmo ao autor como "um bom samaritano" e "um verdadeiro exemplo".

36 No dia 08 de Novembro de 2013, o autor tomou conhecimento do "Regulamento do animal domstico", emitido pela Ministra da Agricultura e do Mar, e que vem estabelecer limitaes ao nmero de animais por fraces autnomas em prdios urbanos, entre outras situaes, como o transporte de animais domsticos em transportes pblicos, regras de segurana e higiene a ter com os animais, etc.

37 O regulamento administrativo foi emitido pela Ministra da Agricultura e do Mar.

Gloriosa BSL, Advogados, R.L


38 A Portaria n 1226/2009 de 12 de Outubro, para a qual este Regulamento remete, estabelece limitaes e proibies deteno de certas espcies de animais.

39 Os macacos e os lagartos do autor, nicos que se enquadram neste diploma, esto devidamente registados no ICNB, IP, como comprova o documento 11.

40 Mais se acrescenta que os macacos, relativamente aos quais este diploma estabelece a proibio de deteno, foram adquiridos em 2005 (documento 12), previamente sua entrada em vigor.

41 No dia 09 de Novembro de 2013, o autor foi impedido de entrar no elctrico 28-E da frota da empresa Carris de Ferro de Lisboa (doravante Carris) com os seus quatro ces. O elctrico em causa transportava na altura apenas trs pessoas.

42 Nunca antes o autor tinha sido impedido de circular nestes transportes quando acompanhados dos seus animais.

43 Sempre que sai rua com os seus animais, o autor toma as medidas de segurana necessrias. Designadamente, faz-se acompanhar de uma trela especial que se divide em quatro e que lhe permite conduzir os seus quatro ces ao mesmo tempo; coloca tambm quatro aaimes nos seus animais, pois apesar de estes estarem devidamente treinados e serem pacficos, "mais vale prevenir do que remediar".

44 No dia em que lhe foi vedada a entrada no transporte referido, o autor tomou todas as precaues referidas no artigo anterior desta petio inicial.

Gloriosa BSL, Advogados, R.L


45 Quando lhe foi impedida a entrada no elctrico, o motorista disse-lhe "No, desculpa mas no te posso deixar entrar com esses animais". Quando questionado porque no poderia entrar com os seus ces, se antes sempre se deslocou com eles nesse mesmo elctrico, o condutor disse-lhe "Sim, mas agora saiu um novo regulamento que impede as pessoas que viajarem com eles. Ontem um dos meus bosses disse-me para vedar a toda a gente que entrasse com animais dentro do elctrico".

46 Dentro deste elctrico seguia, Jorge Jesus, amigo de longa data do autor.

47 Jorge Jesus tentou dissuadir o condutor para que este deixasse o autor entrar no elctrico com os animais, mas o mesmo foi peremptrio e impediu a entrada.

48 O autor tem passe vlido da Carris para o ms de Novembro. Passe este que lhe permite viajar em toda a linha do Metropolitano de Lisboa, e tambm na frota de autocarros, elctricos, ascensores e elevadores da empresa Carris (passe Carris/Metro/RLisboa).

49 O autor no dispe de outro qualquer meio de transporte para se deslocar dentro da cidade de Lisboa, pois no tem carta de conduo. Assim, a nica forma de se deslocar com os seus animais tem de ser feita atravs de transportes pblicos. O elctrico o seu meio de transporte predilecto, pois tem uma estao muito perto da sua casa e tambm porque abrange muitos dos locais para onde normalmente se desloca.

50 Qualquer restrio ao nmero de animais que pode deter consubstanciar para alm de uma perda a nvel pessoal, tambm perdas a nvel patrimonial, pois o autor utiliza alguns dos seus animais em espectculos.

10

Gloriosa BSL, Advogados, R.L


51 O autor tinha celebrado um contrato de prestao de servios (documento 13) que tinha como objecto a participao dos seus 4 (quatro) ces na festa de anos do filho do conhecido empresrio russo Dmitri Petrolovsky , festa esta que no poderia decorrer noutro dia, visto que estes tinham j marcada viagem para o Burkina Faso no dia 10 de Novembro de 2013.

52 Este contrato seria executado no dia 09 de Novembro de 2013, e seria executado na casa do empresrio sito na Graa, em Lisboa.

53 Este contrato tinha como pagamento o valor de 100000 (cem mil) euros.

54 Quando foi negada ao autor a viagem nos j referidos elctricos este deslocava-se para a casa de Dmitri Petrolovsky de forma a cumprir o contrato assinado.

55 O acto de impedimento que no permitiu a viagem no elctrico tornou impossvel o cumprimento do contrato celebrado, causando prejuzo ao autor.

IV. DO DIREITO:

56 Do entendimento do autor, "O Regulamento do Animal Domstico", publicado em DR 1 srie, n210 de 06 de Novembro de 2013, do Ministrio da Agricultura e do Mar, enferma de vrios vcios e ilegalidades que tornam o mesmo manifestamente invlido, e assim lesivo dos interesses legalmente protegidos do autor.

57 O mesmo seja dito do acto praticado pelos vrios motoristas da empresa de capitais exclusivamente pblicos, Carris de Ferro de Lisboa, S.A, que impediu o autor de seguir viagem com os seus 4 (quatro) ces, nos elctricos da mesma.

11

Gloriosa BSL, Advogados, R.L


"Regulamento do Animal Domstico" 58 No mbito do exerccio do poder administrativo dado Administrao o poder de elaborar regulamentos administrativos de forma a completar ou desenvolver os comandos genricos contidos na lei. Por isso, permitido Administrao e elaborao de normas jurdicas (gerais e abstratas) com fundamento na lei. Estamos assim a falar de regulamentos administrativos, previstos nos artigos 114 e seguintes do Cdigo de Procedimento Administrativo (CPA).

59 Sendo o Governo o rgo mximo da Administrao Pblica certo que este rgo dispe de poderes regulamentares (o mesmo garantido pela prpria Constituio da Repblica Portuguesa, CRP, no artigo 199,c)).

60 O Governo constitudo por vrios Ministrios, tambm com poderes regulamentares, que podem ser emitidos em relao a matrias pertencentes ao seu prprio ministrio (veja-se artigo 201/2,a) CRP).

61 Quando o regulamento emitido por um ministro em nome do seu ministrio e no em nome do Governo, estamos perante um despacho normativo (cfr., Diogo Freitas do Amaral, Curso de Direito Administrativo, II, 2011, pg. 215).

62 O referido regulamento tem eficcia externa, pois os seus efeitos jurdicos produzem-se no no interior da esfera jurdica da pessoa colectiva pblica de que emanam, mas sim na esfera jurdica dos particulares (no caso os proprietrios de fraces autnomas em prdios urbanos que tenham animais domsticos) (cfr., Diogo Freitas do Amaral, Curso de Direito Administrativo, II, 2011, pg. 189).

63 No Regulamento do Animal Domstico refere-se que este tem em vista legislao j existente neste rea. Assim, podemos concluir estar na regulamento administrativo de execuo, pois estes visam desenvolver disciplina jurdica constante de uma lei (cfr., Diogo Freitas do Amaral, Administrativo, II, 2011, pg.185). a densificao da presena de um ou aprofundar a Curso de Direito

12

Gloriosa BSL, Advogados, R.L


64 H que dizer em primeiro lugar que de acordo com o art. 204 CRP os tribunais no podem aplicar normas que inflijam o disposto no corpo da Constituio ou nos princpios nela consignados.

65 A relao a estes regulamentos, exige-se para a sua validade, que o mesmo indique expressamente que lei visa regulamentar (cfr., Diogo Freitas do Amaral, Curso de Direito Administrativo, II,2011, pg, 187). a prpria CRP, que no artigo 112/7 que o exige. Denota-se j aqui uma inconstitucionalidade formal deste regulamento, pois ele demasiado genrico em relao lei ou leis que visa completementar, e a CRP exige a referncia expressa.

66 Os regulamentos administrativos, devido posio que tm na hierarquia das fontes de direito tm vrios limites, entre eles os princpios gerais de direito, a Constituio, os princpios gerais de Direito Administrativo ou a lei (cfr., Diogo Freitas do Amaral, Curso de Direito Administrativo, II,2011, pp. 204 ss).

67 O artigo 1/2 do Regulamento do Animal Domstico exclui do mbito da sua aplicao, as espcies de animais de fauna selvagem, autctone e exticas, que so objecto de regulao especfica (tambm referenciados no artigo 5 do mesmo regulamento).

68 Assim, podemos excluir da aplicao deste regulamento, os quatro macacos, as quatro araras, as quatro tartarugas, as quatro cobras de gua, os quatro lagartos e o quatro periquitosaustralianos propriedade do autor. A Portaria n 1226/2009 de 12 de Outubro aplica-se a alguns dos animais detidos pelo autor. No entanto, vem estabelecer no artigo 4 que os detentores que, data da entrada em vigor da mesma (13 de Outubro de 2009, segundo o artigo 6 desta Portaria), detivessem legalmente alguns dos mencionados animais, poderiam mant-los, desde que procedam ao registo junto do ICNB (I.P), no prazo de 90 dias (que foi cumprida pelo autor, relativamente aos seus macacos), apenas no sendo possvel a aquisio de novos exemplares nem a reproduo daqueles registados (factos que no se verificaram). Ainda em relao a esta portaria o seu artigo 5 exige que os detentores das espcimes referidas no anexo II (entre as quais se incluem os lagartos possudos pelo autor), devem ser maiores de idade (o que o autor era nesse momento) e registar os espcimes detidos no ICNB, I.P, o que foi igualmente feito.

69 Sabemos que na ptica do nosso sistema jurdico e do nosso Cdigo Civil (CC) os animais so considerados coisas, propriedade das pessoas que os tm e que servem os seus interesses (202/1 CC).

13

Gloriosa BSL, Advogados, R.L

70 tambm sabido que o prdio urbano uma coisa imvel (204/1,a) CC), sendo entendido como qualquer edifcio incorporado no solo, com os terrenos que lhe sirvam de logradouro (204/2 CC) - conceito no qual facilmente se integra o prdio onde habita o autor, na Rua da Prata, n59.

71 normal os prdios urbanos, sobretudo nas grandes cidades, constiturem-se em regime de propriedade horizontal (prevista nos artigos 1414 e ss CC). Neste regime da propriedade horizontal, temos a coexistncia de partes comuns, 1421 CC, exercidas em regime de compropriedade pelos condminos (1420/1 CC), e de fraces autnomas de propriedade exclusiva do proprietrio da mesma (1420/1 CC).

72 Sendo os animais considerados comos coisas, eles so considerados como propriedade dos seus donos, e sendo o direito de propriedade um direito real de gozo, o proprietrio goza de modo pleno e exclusivo dos seus direitos de uso, fruio e disposio, dentro dos limites da lei e com observncia das restries por esta imposta, segundo o artigo 1305CC. Assim, so propriedade do autor, os seus quatro macacos, quatros ces, quatro gatos, 4 periquitos, quatro araras, quatro hamsters, quatro tartarugas, quatro cobras de gua e os quatro lagartos.

73 A nossa lei fundamental, CRP, prev no seu artigo 62 o direito fundamental propriedade privada.

74 Como todos os direitos fundamentais, o direito propriedade privada apenas pode ser limitado, restringido, nos casos expressamente previstos na constituio e tem de se limitar ao necessrio para salvaguardar outos direitos ou interesses constitucionalmente protegidos, como dispe o artigo 18/2 CRP (princpio da proporcionalidade, que abarca proporcionalidade, necessidade e adequao). Ainda o 18/3 CRP refere que as leis que restrinjam direitos, liberdades e garantias tm de revestir carcter geral e abstracto e no podem ter efeito retroactivo (ou seja, o regulamento em causa, mesmo no se discutindo para j a questo de saber se tal situao deveria ter sido regulada por lei ou bastaria regulamento, no poderia ter efeitos retroactivos, o mesmo dizer, que teriam de ser salvaguardados os direitos do autor, no que se refere nomeadamente ao nmero de animais que este poder ter na sua fraco autnoma) entendemos que um regulamento com tal contedo no dever atingir retroactivamente a situao do autor, apenas podendo dispor para o futuro, sob pena de inconstitucionalidade.

14

Gloriosa BSL, Advogados, R.L

75 Poderamos admitir ser possvel restringir o direito de propriedade dos seus animais se este estivesse com o seu exerccio a lesar, designadamente os direitos ou interesses constitucionalmente protegidos dos outros condminos, por exemplo, em termos de sade, segurana ou comodidade (situao que veramos como aceitvel em virtude do prprio instituto do abuso de direito, que tem previso legal no artigo 334CC). Porm, como foi demonstrado na matria de facto, essa situao no se verifica, e o autor tomou todas as medidas para que no se verifique (falamos do treino especfico dado aos animais, s obras realizadas no imvel ou contratao da mdica veterinria que cuida da sade dos animais).

76 Assim sendo o direito propriedade privada um direito fundamental, qualquer alterao no mesmo deve ser realizada atravs de lei da Assembleia da Repblica ou atravs de Decreto-Lei autorizado, conforme o disposto no artigo 165/1,b) CRP. Estabelecendo-se desta forma, nestas matrias, uma reserva de lei, a invaso desta matrias por regulamentos determina a inconstitucionalidade do mesmo. Considera-mos que tambm por esta situao o refiro regulamento inconstitucional, no se podendo aplicar ao autor.

77 Em relao fraco autnoma como j foi referido anteriormente a mesma propriedade exclusiva do autor (1420/1). Foi tambm concedido uso exclusivo, pela Assembleia de Condomnio, ao autor, do sto do prdio urbano onde se localiza a fraco autnoma, situao permitida em vista do artigo 1421/2,e) a contrario.

78 Como se pode constatar pelo Regulamento de Condomnio em que a fraco autnoma se inclui, no existe no mesmo uma limitao ao nmero de animais por fraco autnoma, desde que respeitados os cuidados devidos, designadamente em matrias de segurana, sade pblica e rudo (que so respeitados, como o demonstra a matria de facto, pelo autor) - so admissveis limitaes a esse exerccio de direitos, pelo que decorre do artigo 1422 e 1344 ss CC), no entanto todas estas limitaes foram respeitadas.

79 O artigo 1422/2,a) CC probe que os condminos prejudiquem com obras novas a segurana, a linha arquitectnica ou o arranjo esttico do edifcio, estabelecendo no entanto o nmero 3 do mesmo artigo, que essas obras so admitidas quando se obter uma prvia autorizao por parte da Assembleia de Condomnio (que foi obtida, como o demonstra o documento 7) com maioria representativa de dois teros do valor total do prdio.

15

Gloriosa BSL, Advogados, R.L

80 Verificando-se assim que o autor seguiu todos os trmites legais, e que tomou todas as medidas necessrias de forma a evitar que os restantes condminos fossem afectados pelos seus animais, no vemos como admissvel a limitao que imposta pelo artigo 4 do Regulamento dos Animais Domsticos, e consideramo-lo por vrias razes: no s porque esta norma em questo no tem em conta as caractersticas de cada animal, tomando todos por igual, nem tem em conta a forma como os donos tratam desses mesmos animais, probe tudo e todos, parece que ser admissvel uma pessoa com apenas um co e que o trata mal, do que uma pessoa, como o autor, que tendo quatro ces trata deles com todos os cuidados que merecem. E mais uma vez por limitarem o direito de propriedade no s do dono em relao aos seus animais como tambm ao exerccio da propriedade exclusiva em relao sua fraco autnoma, versando sobre o direito fundamental da propriedade privada deveria ter sido realizado por lei e no poderia ser retroactiva, no podendo afectar os direitos j adquiridos pelo autor antes da entrada em vigor do regulamento, deveria ter sido objecto de lei da Assembleia da Repblica e no atravs de regulamento ministerial, 18/2 e 3 e 165/1,b), ambos da CRP. Afigura-se tambm que, mesmo que assim no fosse, este regulamento contraria a legislao civil, visto que a fraco autnoma propriedade exclusiva do autor (1420/1 CC), e como a deteno destes animais permitido pelo regulamento do condomnio (admitido pelo artigo 1418/2,b CC), e foi aceite em assembleia de condomnio, possvel ao proprietrio utiliz-la da forma que entender, desde que no prejudique terceiros, o que no se verifica.

81 Considera-mos ainda que as matrias sobre as quais este regulamento incide no fazem parte da competncia do Ministrio da Agricultura e do Mar, conforme o disposto no artigo 17 do DL 119/2013 de 21 de Agosto, mas sim no mbito de competncias do Ministrio do Ambiente, Ordenamento do Territrio e Energia, conforme o mesmo Decreto-Lei. Assim, conclumos existe vcio de incompetncia, por violao do disposto da lei orgnica do Governo.

82 Tudo dito fica claro que este regulamento afecta claramente os direitos e interesses legalmente protegidos do autor, sendo ele efectivamente parte legtima do processo (visto que o regulamento se aplica a proprietrios de fraces autnomas em prdios urbanos que tenham consigo a viver animais para os efeitos do mesmo regulamento), 9/1 CPTA.

83 Sendo que a matria constante deste Regulamento se consubstancia numa verdadeira proibio deteno de animais nas fraces autnomas de prdios urbanos, situao paralela situao do autor. Este regulamento tem assim efeitos directos e imediatos sobre a esfera jurdica do autor, integrando-se assim no artigo 73/2 CPTA.

16

Gloriosa BSL, Advogados, R.L


84 O reu (Ministrio da Agricultura e do Mar) tambm se apresenta como parte legtima do lado passivo, pois foi dela que decorreu a emisso do regulamento administrativo lesante dos direitos do autor (10/1 e 2 CPTA).

85 Em relao ao objecto da impugnao de normas administrativas, estamos perante um verdadeiro regulamento administrativo, lesivo dos direitos subjectivos (direitos e interesses legalmente protegidos) do autor, 268/5 CRP e 73/2 CPTA.

86 O douto tribunal ter ainda a possibilidade de verificar a tempestividade da presente aco, na medida em que em matrias de declarao de ilegalidade de normas administrativas, no existe limite de tempo, podendo ser pedida a toda o tempo (artigo 74 CPTA).

87 Alm disso, esta uma violao desproporcional do Direito ao Ambiente consagrado no Art 66/1 CRP, considerando at o Deputado porta-voz do CDS-PP, Joo Almeida, esta medida como um "fascismo higinico" (documento 14).

88 Ainda neste sentido, vem o parecer da Professora Maria Joana Verde (documento 15) reforar a posio de que o Direito ao Ambiente est a ser claramente restringido sem qualquer fundamento jurdico que possa validar o mesmo regulamento.

89 Finalmente pode-se aferir que a finalidade deste regulamento apresentada no seu preambulo fica frustrada pelo seu resultado, j que se tem como fim "diminuir o elevado nmero de abandono de animais", o seu fim ser exatamente o oposto, j que levar a um grande aumento da taxa de abandono de animais. portanto um regulamento com finalidade diferente do seu resultado.

17

Gloriosa BSL, Advogados, R.L


Acto da Carris:

90 No exerccio do poder administrativo a administrao tambm muitas vezes chamada a resolver situaes especficas, problemas individuais, casos concretos. Nestes casos procede aplicao da lei e dos regulamentos s situaes da vida real, actividade esta que se consubstancia na prtica de actos administrativos (cfr., Diogo Freitas do Amaral, Curso de Direito Administrativo, II, 2011, pg. 174.).

91 Segundo o artigo 120 do Cdigo de Procedimento Administrativo (CPA) so actos administrativos as decises de rgos da administrao que ao abrigo de normas de direito pblico visem produzir efeitos jurdicos numa situao concreta e individual.

92 Consideramos que nesta situao existe um verdadeiro acto administrativo: o acto de impedir que o autor seguisse viagem com os seus animais no elctrico, uma clara deciso em relao a uma situao individual e concreta; os motoristas que negaram a entrada, representam a empresa Carris, e foi-lhes dada a instruo de, em virtude do disposto no Regulamento do Animal Domstico, impedissem a entrada de pessoas acompanhadas dos seus animais; a Carris uma empresa que adota a forma de sociedade annima, ou seja, pessoa colectiva de direito privado, mas responder pela responsabilidade como se fosse uma pessoa colectiva de direito pblico uma vez que o art. 1/5 da lei 67/2007assim o determina, porque atua no exerccio de prerrogativas de poder pblico

93 Como se demonstrou na matria de facto, a justificao sempre dada tanto pelo motorista da empresa que impediu que o autor viajasse com os seus animais nos elctricos da mesma, foi de que estava apenas a fazer cumprir o disposto pelo novo regulamento do animal domstico emitido pelo Ministrio da Agricultura e do Mar.

94 Desta forma e visto que a aplicao do disposto no regulamento se est a basear unicamente no regulamento citado, pois nunca antes havia sido negado transporte ao autor e aos seus animais, e visto que este regulamento sofre de vrias ilegalidades, como se demonstrou, mais no resta do que considerar que tambm o acto administrativo de impedimento da viagem do autor com os seus animais tambm ele invlido, por basear essa aplicao no dito regulamento - assim se o regulamento no qual o acto se baseia ilegal/inconstitucional, o acto tambm o ser.

18

Gloriosa BSL, Advogados, R.L


95 No entanto, mesmo que no se considera-se o regulamento em questo inconstitucional ou ilegal, o acto est a fazer uma aplicao errada do regulamento, por duas razes: em primeiro lugar, porque o regulamento apenas entra vigor no dia 1 Dezembro de 2013 (vide artigo 11 Regulamento do Animal Domstico), pelo que no poderia o acto basear-se num regulamento que ainda no est em vigor na nossa ordem jurdica; e em segundo lugar, porque o acto viola o disposto no artigo 7/2 do citado Regulamento. Este artigo prev que no pode ser negada a deslocao de animais domsticos em transportes pblicos quando os mesmo esto devidamente acompanhados, acondicionados e sujeitos a meios de conteno que no lhes permitam morder ou causar danos ou prejuzos a pessoas, outros animais ou bens - como se demonstrou o autor fazia-se acompanhar dos seus quatro ces atravs de uma trela que os controla aos quatro, e todos eles usavam aaimes de forma a no constiturem qualquer perigo para os outros passageiros, animais que estes tivessem consigo ou bens.

96 Podemos tambm referir que o referido acto viola directamente o artigo 7 da Lei de Proteco dos Animais, Lei 92/95, que segue em anexo, que dispe que salvo motivo atendvel, designadamente perigosidade, estado de sade ou higiene, os responsveis por transportes pblicos no podem negar o transporte de animais de companhia quando devidamente acompanhados e acondicionados.

97 Assim conclumos que o autor foi, em virtude do acto tomado, prejudicado nos seus direitos e interesses legalmente protegidos, sendo parte legtima na presente aco, 55/1,a) CPTA

98 Tambm a r tem legitimidade passiva, pois o acto lesante dos direitos e interesses protegidos do autor, foi praticado por seus representantes (motoristas) com as suas indicaes para prtica de actos de igual contedo - artigos 10/1 e 2 CPTA.

99 Em relao ao objecto da impugnao, visto estarmos, como se demonstrou, perante um verdadeiro acto administrativo com eficcia externa, e tendo este sido lesivo dos direitos do autor, critrio esse de maior importncia na impugnabilidade de actos administrativos, como descrito pelos artigos 268/4 CRP e 51/1 CPTA.

100 O douto tribunal pode ainda atestar do cumprimento do prazo para interposio da aco de impugnao, visto ter o acto sido praticado no dia 09 de Novembro de 2013, tendo sido esta aco proposta no dia 13 de Novembro de 2013, est cumprido o prazo de 3 meses exigido pelo artigo 58/2,b) CPTA.

19

Gloriosa BSL, Advogados, R.L

Do pedido de indemnizao:

101 Entende tambm o autor que se verifica, no caso, uma situao de responsabilidade civil extracontratual delitual por parte de uma pessoa colectiva integrada na administrao pblica, o que leva a que esta tenha de pagar uma indeminizao.

102 admissvel interposio de um pedido de indemnizao, pois a actividade em causa, praticada pelo motorista da Carris inscreve-se no mbito da jurisdio administrativa, pois foi praticado um acto administrativo, 37/1 e 2,f) CPTA - apesar desta seguir forma comum, todo o processo segue forma especial, pelo designado no artigo 5 CPTA.

103 Mesmo que o acto em causa j no pudesse ser impugnado, o tribunal podia reconhecer, a ttulo incidental, a ilegalidade desse acto para efeitos de responsabilidade civil da administrao, em virtude do disposto no artigo 38 CPTA.

104 Cabe dizer que aqui estamos perante um caso de responsabilidade civil subjetiva porque assenta na atuao ilcita e culposa do agente, ou seja que assenta na atuao antijurdica do agente.

105 Deste modo v-se que nos termos do art.483/1 e 8/1 e 7/1 da lei 67/2007 referente responsabilidade extracontratual do Estado e demais entidades pblicas, h Responsabilidade Civil Extracontratual quando se verifiquem cumulativamente os pressupostos: facto voluntrio, ilicitude, culpa, dano e nexo de causalidade entre o facto e o dano.

106 Desde logo quanto ao facto, vemos que claramente este existe porque a R procede a uma aco controlvel pelo sujeito que a pratica, neste caso a recusa de transporte ao Autor.

107 Quanto ilicitude do acto, parece ser claro pelo que ficou claro pelo que atrs ficou dito quanto ao acto administrativo praticado pela R. Assim vemos que a dita atuao do motorista viola o

20

Gloriosa BSL, Advogados, R.L


disposto na portaria 968/2009, nomeadamente o seu art. 2/1 al.a) e b); e na remota hiptese de se entender que o regulamento vlido viola os seus artigos 7/2 e art.11.

108 Preenchido que est o requisito da ilicitude v-se tambm que no existe no caso qualquer causa de excluso da mesma, pelo que fica aqui a ressalva quanto a essa situao.

109 Quanto ao terceiro requisito enumerado, a culpa, necessrio deixar aqui a nota de que se pode entender como culpa a censurabilidade relativa conduta do agente. Esta censurabilidade pode ser distinguida entre dolo, quando haja inteno de provocar o resultado, e negligncia, na situao em que o agente viola consciente ou inconscientemente os deveres de cuidado impostos por lei. Quanto esta ultima distino do dolo e negligncia, podemos encontrar a sua consagrao legal no corpo da lei 67/2007, nos seus arts. 7/1 e 8/1.

110 No caso parece haver um caso de culpa leve, ou seja negligncia, como mostra o preceito consagrado no art.7/1 da lei 67/2007 j que sendo funcionrio da Carris e tendo um cargo que define quem entra ou no no elctrico , o condutor tem o dever de conhecer a lei referente a essa situao, e nestas circunstncias h uma grave violao dos deveres de cuidado exigidos.

111 Tambm quanto a este ponto acrescenta-se que no existe nenhuma causa de excluso da culpa do agente.

112 Chega-se assim ao requisito dano. de extrema importncia densificar este pressuposto j que a base de clculo para a indeminizao que ser pedida.

113 Entende-se como dano a supresso de um bem juridicamente protegido (Direito das Obrigaes, Romano Martinez, pp. 110). No caso estamos perante um dano patrimonial na modalidade de lucro cessante pelo que mostra o art.564/1 CC. j que pressupes a no realizao de uma vantagem que ocorreria caso no houvesse a leso.

21

Gloriosa BSL, Advogados, R.L


114 Neste caso a vantagem seria receber os 100000 (cem mil) euros decorrentes do contrato de prestao de servio celebrado com o Sr. Dimitri Petrolovsky.

115 De igual modo existe no caso um nexo de causalidade entre o facto e o dano, preenchendo-se assim o ltimo requisito do art.483/1 do CC.

116 De acordo com o presente no art.563 CC e pelas palavras do Professor Romano Martinez, no nosso Direito vigora, quanto a este ponto, a teoria da causa adequada, e por isso, basta a quem tem o nus da prova, no caso o Autor, que segundo regras de normalidade e previsibilidade, o dano no seria causado pelo acto.

117 Pelo que decorre do caso, parece obvio que, no tendo sido este acto praticado pelo motorista da Carris, o dano no se teria produzido, j que era possvel ao Autor prestar o servio acima referido e por isso receber a sua contra prestao.

118 Assim, aco administrativa especial de impugnao de acto administrativo (46/2,a) CPTA) o autor cumula aco administrativa comum de responsabilidade civil por acto ilcito (36/2,f) CPTA), cumulao admissvel nos termos do artigo 4/2,f) do CPTA (de forma a que decorrente da anulao do acto decorra tambm a reconstituio da situao em que estaria o autor caso este no tivesse sido tomado) e, em regime de coligao demanda tambm o ministrio da Agricultura e Mar, em virtude do pedido de impugnao da norma regulamentar (Regulamento do Animal Domstico) emitido por este Ministrio na pessoa da Ministra do mesmo.

119 Desta forma pede-se ao tribunal que o tribunal declare a ilegalidade do referido regulamento e a sua desaplicao com efeitos restritos ao caso concreto e que anule o acto administrativo praticado pelos motoristas da empresa Carris, tomado em virtude de indicaes da empresa e baseado no citado regulamento, de forma a evitar que estas irregularidades e ilegalidades vrias, afectem ainda mais os direitos e interesses legalmente protegidos do autor. Faa-se desta forma justia, repondo a legalidade e tutelando os direitos da autora.

22

Gloriosa BSL, Advogados, R.L


Pedidos:

120 Nestes termos e nos demais de Direito que Vossa Excelncia doutamente suprir, pede ao tribunal que se digne a: a) - Declarar a ilegalidade do Regulamento do Animal Domstico emitido pela Ministra da Agricultura e do Mar, com efeitos circunscritos ao caso concreto, pedindo assim a sua desaplicao; b) - Anule os actos administrativos praticados pelo motorista da empresa Carris de Ferro de Lisboa, S.A; c) - Condene a R, Carris de Ferro de Lisboa, ao pagamento de uma indemnizao no valor de 100.000, a ttulo de indemnizao por actos ilcitos dos seus motoristas; d) - Condene a R nas custas do processo.

Junta: - Procurao forense; - Comprovativo do pagamento da taxa de justia; - 14 Documentos; - 1 Parecer.

Valor da Causa: 130.001 (centro e trinta mil e um cntimos), sendo que h cumulao de pedido, correspondendo ao valor pedido de indemnizao pelo autor empresa Carris de Ferro de Lisboa, S.A e pelo pedido de declarao de ilegalidade do regulamento (artigos 32/1, 32/7 34/1 e 2 CPTA; artigo 6/4 ETAF e 24/1 LOFTJ). Forma de Processo: a presente aco segue, nos termos dos artigos 5, 37 e 46, forma administrativa especial - artigos 78 e seguinte CPTA.

Requer-se a citao dos rus, na pessoa da Senhora Ministra da Agricultura e Mar e do Senhor Administrador da Carris de Ferro de Lisboa, S.A, para contestarem, querendo, seguindo-se os demais termos.

No so conhecidos contra-interessados.

23

Gloriosa BSL, Advogados, R.L


Pedem deferimento. Os advogados, Bruno Dias Bruno Giro Tnia Paiva Vasco Simes Vitria Rosa

Prova: 1) Testemunhal a) Benedita da Cruz, domiclio na Rua da Prata, n 59, 3A, 1149-027 Lisboa. b) rica Fontes, veterinria, domiclio na Rua Joo das Regras, n6, 2E, 1099-077 Lisboa. c) Jorge Jesus, treinador, domiclio na Rua do Rei Artur, n74, 3A, 1111-025, Lisboa d) Asdrbal Bonifcio, treinador de animais, domiclio profissional sediado na Rua do Canuto, Lote 4, 3454-987, Algs.

24

Gloriosa BSL, Advogados, R.L


Procurao Forense

No das Arcas, portador do Carto de Cidado n001765123, emitido em 15/08/2010, com residncia habitual na Rua da Prata, n 59, 3Direito, 1149-027, Lisboa, constitui como seus bastantes procuradores os Advogados Dr. Bruno Dias, com cdula profissional nmero 132658 e contribuinte fiscal nmero 325654123, Dr. Bruno Giro, com cdula profissional nmero 236458 e contribuinte fiscal nmero 236985647, Dra. Tnia Paiva, com cdula profissional n 326549 e contribuinte fiscal nmero 326598741, Dr. Vasco Simes, com cdula profissional nmero 452364 e contribuinte fiscal nmero 235698510 e Dra. Vitria Rosa, com cdula profissional nmero 568975 e contribuinte fiscal nmero 231526478, todos da Gloriosa BSL, Sociedade de Advogados, R.L., com escritrio na Avenida Joo Galhofo n50, 3 Andar, a quem confere os mais amplos poderes forenses gerais, bem como os poderes especiais para confessar, desistir e transigir do pedido ou da instncia, e ainda os poderes de representao junto de quaisquer instituies, organismos ou entidades pblicas, nacionais ou da Unio Europeia.

No Moiss das Arcas

25

Gloriosa BSL, Advogados, R.L


Comprovativo do pagamento da Taxa de Justia:

26

Gloriosa BSL, Advogados, R.L


Lista de Documentos Anexos N 1. Regulamento do Animal Domstico, publicado em Dirio da Repblica, 1 srie, n210 de 06 Novembro de 2013 Pgs. 28 a 33 2. Contrato de compra e venda da fraco autnoma celebrado entre antigo proprietrio e possuidor e o autor Pg.34 e 35 3. Escritura pblica do contrato de compra e venda Pg. 36 4. Regulamento de Condomnio do prdio urbano sito na Rua da prata (parte referente s disposies sobre a posse de animais nas fraces) Pg 37 5. Facturas das obras feitas na fraco do autor e no sto Pg 38 6. Parecer do Engenheiro Jos Hipcrates Pg 39 7. Deliberao da Assembleia de Condminos que confere uso exclusivo do sto do imvel ao autor e obras realizadas na fraco do autor. Pgs. 40 a 42 8. Contrato de prestao de servios com a Escola de animais Pgs. 43 e 44 9. Autorizao para o autor ter os animais no seu domiclio Pg 45 10. Contrato de Prestao de Servios com a veterinria rica Fontes Pgs. 46 e 47 11. Registo dos animais exticos Pg 48 12. Factura da compra de animais Pg. 49 13. Contrato de prestao de servio com Dmitri Petrolovsky Pg. 50 e 51 14. Noticia Pg.52 15. Parecer Jurdico Pg. 53

27

Gloriosa BSL, Advogados, R.L


Dirio da Repblica 1. Srie N. 210 - 06 de novembro de 2013-11-06 MINISTRIO DA AGRICULTURA E DO MAR

Regulamento do Animal Domstico

Prembulo O atual panorama nacional, exige do XIX Governo Constitucional, a adoo de medidas de regulao da deteno de animais domsticos. Assim sendo, o Ministrio da Agricultura considerou da maior relevncia a criao do presente regulamento com vista a densificar a legislao j existente. Estas medidas tm como finalidade diminuir o elevado nmero de abandono de animais, bem como, zelar pelo seu bem-estar e evitar consequncias nefastas para a sade e segurana das pessoas. Neste sentido, pretende-se promover o planeamento de deteno de animais de forma responsvel, tendo em conta a situao econmica e social e a disponibilidade dos detentores para manter os seus animais num ambiente em que se possam desenvolver de forma saudvel.

Artigo 1. Animal Domstico

1. 1.

So animais domsticos para efeitos do presente diploma, quaisquer

espcies vivas no vegetais, que so detidas ou destinadas a ser detidas por um homem, coabitando com ele no seu lar, para seu entretenimento e companhia. 2. 2. Excluem-se do mbito de aplicao, as espcies de fauna selvagem, autctone e exticas e os seus descendentes criados em cativeiro, bem como os touros de lide, que so objeto de regulao especfica.

28

Gloriosa BSL, Advogados, R.L

Artigo 2. Identificao e Registo na Base de Dados

Todos os ces e gatos devem ser identificados e registados, entre os 3 e os 6 meses de idade.

Artigo 3. Princpios Bsicos para o Bem-Estar do Animal

1. 1. 2. 2. 3. 3.

As condies de deteno e alojamento dos animais devem assegurar o Devem ser asseguradas boas condies de higiene no seu lar, de forma a Os animais devem ter gua e alimento em quantidades suficientes e

bem-estar do animal. assegurar o seu conforto. adaptados sua espcie e idade, por forma a garantir um bom estado de sade e a satisfazer as suas necessidades. 4. 4. proibida a violncia contra animais, considerando-se como tal todos os atos que, sem necessidade, infligem a morte, o sofrimento, abuso ou leses a um animal.

Artigo 4. Nmero Mximo de Animais por Frao Autnoma

1. 1. 2. 2.

Nas fraes autnomas de prdios urbanos e moradias sem logradouro, 2 - Nos prdios urbanos em zona urbana, com logradouro de uso

por cada 100 m, podem ser alojados 2 animais. exclusivo e nos prdios rsticos e mistos, por cada 100 m, podem ser alojados 4 animais.

Artigo 5. Proibio e Deteno de Animais

A Portaria N. 1226/2009, de 12 de outubro estabelece a lista de espcies de cujos espcimes vivos, bem como dos hbridos deles resultantes, proibida a deteno.

29

Gloriosa BSL, Advogados, R.L

Artigo 6. Deteno, Manuteno e Higiene

O presente artigo consagra as condies necessrias para a deteno, manuteno e higiene dos animais domsticos: 1. 1. Os pequenos roedores e coelhos devem ser colocados em caixas cujas

medidas devem obedecer aos parmetros mnimos adequados espcie, previstos em portaria do membro do Governo responsvel pela rea da agricultura. 2. 2. O alojamento de ces e gatos deve obedecer s dimenses mnimas, tendo em conta as grandes diferenas de tamanho e a fraca relao entre o tamanho e peso das diferentes raas de ces e gatos. a) A manuteno de ces e gatos em gaiolas no pode ser superior a 15 dias,

contados a partir da data de entrada no alojamento. b) Os ces e gatos confinados em gaiolas devem poder fazer exerccio pelo

menos duas vezes por dia. No caso dos ces, deve ser feito em recinto exterior, coberto ou descoberto, com superfcies de exerccio suficientemente grandes para permitir que os animais se movimentem livremente e com materiais para seu entretenimento. c) Os ces com pele saudvel devem ser restringidos a dois ou trs banhos

anuais seguido de secagem e escovagem da pelagem. Os gatos saudveis no precisam de banho, visto ser uma espcie muito cuidadosa com a sua higiene. d) Os ces e os gatos esto sujeitos ao plano de vacinao elaborado

anualmente pela Ordem dos Mdicos Veterinrios. 1. 3. As dimenses para o alojamento de aves devem obedecer aos parmetros

mnimos adequados espcie, os quais so previstos em portaria do membro do Governo responsvel pela rea da agricultura. a) As gaiolas devem estar equipadas com poleiros cujo dimetro esteja

adaptado s espcies. b) As aves devem ter a possibilidade de tomar banhos de areia ou de gua

consoante as suas necessidades. 1. 4. As dimenses dos alojamentos de rpteis devem obedecer aos parmetros

mnimos adequados espcie, os quais so fixados por despacho do diretor-geral de Alimentao e Veterinria. 2. 5. Os anfbios devem ser colocados em recipientes, sendo que as dimenses mnimas do seu alojamento so estabelecidas em portaria do membro do Governo responsvel pela rea da agricultura.

30

Gloriosa BSL, Advogados, R.L

3. 6.

Os aqurios de peixes de gua doce devem dispor de uma capacidade de,

pelo menos, 45 litros, correspondente a 2 litros ou a 3 litros de gua por 10 cm de peixe, sendo que no mximo podem existir 90 peixes de 2,5 cm em 45 litros de gua. Se por ventura, estivermos perante peixes de gua salgada desejvel que os aqurios tenham uma capacidade de pelo menos 200 litros, correspondente a 20 litros ou a 30 litros de gua por 10 cm de peixe, sendo que no mximo podem existir 10 peixes de 10 cm em 200 litros de gua.

Artigo 7. Transporte

1. 1.

O transporte de animais deve ser efetuado em veculos e contentores

apropriados espcie e ao nmero de animais a transportar, nomeadamente em termos de espao, oxigenao, temperatura, segurana e fornecimento de gua, de modo a salvaguardar a proteo dos mesmos, bem como a segurana de pessoas e outros animais. 2. 2. Sem prejuzo do disposto no nmero anterior, a deslocao de animais domsticos, em transportes pblicos no pode ser recusada, desde que os mesmos sejam devidamente acompanhados, acondicionados e sujeitos a meios de conteno que no lhes permitam morder ou causar danos ou prejuzos a pessoas, outros animais ou bens.

Artigo 8. Alimentao

1. 1.

A alimentao dos animais domsticos deve obedecer a um programa de

alimentao bem definido, de valor nutritivo adequado e distribudo em quantidade suficiente para satisfazer as necessidades alimentares das espcies e dos indivduos, de acordo com a fase de evoluo fisiolgica em que se encontram, nomeadamente idade, sexo, fmeas prenhes ou em fase de lactao. 2. 2. As refeies devem ainda ser variadas, sendo distribudas segundo a rotina que mais se adequar espcie e de forma a manter, tanto quanto possvel, aspetos do seu comportamento alimentar natural. 3. 3. Os animais devem dispor de gua potvel e sem qualquer restrio, salvo por razes mdico-veterinrias.

31

Gloriosa BSL, Advogados, R.L

Artigo 9. Caminhadas na Via Pblica para Ces

1. 1.

Tendo-se como provado que as caminhadas permitem controlar o peso,

aumentar a massa muscular, prevenir problemas nas articulaes, controlar o ndice glicmico, ter um bom preparo fsico e cardiopulmonar, alm de estimular e apurar a audio e o olfacto, estabelece-se o dever de os detentores de ces procederem a tais caminhadas pelo menos duas vezes por dia. 2. 2. Sem prejuzo do disposto no nmero anterior, a quantidade de tempo despendido na caminhada varia de acordo com a raa, idade, tamanho e condies de sade, devendo ser avaliada por um veterinrio. 3. 3. 4. 4. Todos os ces e gatos que circulem na via pblica devem usar coleira ou O detentor deve-se sempre fazer acompanhar de materiais necessrios peitoral, os quais devem incluir o contacto do detentor. para proceder colecta dos dejectos que os ces possam deixar na via pblica.

Artigo 10. Animais Potencialmente Perigosos

1. 1.

Qualquer animal que, devido s caractersticas da espcie,

comportamento agressivo, tamanho ou potncia da mandbula, possa causar leso ou morte a pessoas ou outros animais , para todos os efeitos, considerado potencialmente perigoso. 2. 2. O detentor de animal potencialmente perigoso, fica obrigado a manter medidas de segurana reforadas, nomeadamente nos alojamentos, os quais no podem permitir a fuga dos animais e devem acautelar de forma eficaz a segurana de pessoas, outros animais e bens. 3. 3. 4. 4. O detentor fica obrigado fixao no alojamento, em local visvel, de placa Sempre que o detentor necessite de circular na via pblica ou em lugares de aviso da presena e perigosidade do animal. pblicos com animais potencialmente perigosos, deve faz-lo com meios de conteno adequados espcie e raa, nomeadamente caixas, jaulas, gaiolas ou aaime funcional.

32

Gloriosa BSL, Advogados, R.L

Artigo 11. Entrada em Vigor

O presente regulamento entra em vigor no 1. dia do ms seguinte ao da sua publicao. A Ministra da Agricultura e do Mar, Andreia Sofia da Silva Almeida, em 01 de novembro de 2013.

33

Gloriosa BSL, Advogados, R.L

Contrato de Compra e Venda:

Entre: Primeiro Outorgante: Carlos Tacuara Cardozo, natural de Beja, portador de bilhete de identidade n 1254658442, emitido em 17/04/1975, pelo S.I.C de Beja, contribuinte fiscal n 139568740, casado sob o regime de separao de bens, com Carla Vanessa Cardozo, residentes na Rua da Prata, n59, 1149-027, Lisboa, ora em diante designados por Vendedor Segundo Outorgante: No Moiss das Arcas, natural de Faro, portador do bilhete de identidade n 235658974, emitido em 29/06/1985, pelo S.I.C de Faro, contribuinte fiscal n 134265102, solteiro, residente na Rua Defensores de Chaves, n15, 1049-046, Lisboa, ora em diante designado por Comprador celebrado de boa f o presente contrato de compra e venda que se reger pelo constante das clusulas seguintes, que ambos aceitam e reciprocamente se obrigam a cumprir: Clusula Primeira: O VENDEDOR dono e legtimo possuidor da fraco autnoma, destinada a habitao, designada pela letra "D", a que corresponde o 3andar Dto., do prdio urbano, em regime de propriedade horizontal, sito Rua da Prata, n59, freguesia de So Nicolau e concelho de Lisboa, inscrito na respectiva matriz predial urbana daquela freguesia sob o artigo 25, descrito na Conservatria do Registo Predial de Lisboa, sob a ficha n 1452, da respectiva freguesia, com licena de utilizao n 135469. Clusula Segunda: Pelo presente contrato, o VENDEDOR vende ao COMPRADOR, livre de quaisquer nus ou encargos data da escritura, o bem descrito na clusula precedente, no estado em que encontra conhecido do COMPRADOR Clusula Terceira: Em complemento do que fica expresso na clusula anterior que quando ali se diz "no estado em que se encontra", fica claro, e o COMPRADOR est ciente, considerando-se devidamente informado, que tal bem, j anteriormente utilizado por terceiros, poder padecer de deficincias cuja existncia, neste momento, as partes desconhecem, mas cuja eventualidade foi tida em conta na determinao do preo. ficando vedado ao COMPRADOR, ou a quem este venha indicar, caso as mesmas se manifestem nos prazos previstos no artigo 916 do Cdigo Civil, imputar ao VENDEDOR qualquer das obrigaes previstas nos artigos 913 a 921 do mesmo diploma legal. Clusula Quarta: O preo convencionado para venda de 120000$ (cento e vinte mil contos) e foi pago a pronto, tendo o VENDEDOR recebido do COMPRADOR o dinheiro no momento da celebrao deste contrato. Clusula Quinta: O COMPRADOR compromete-se ao pagamento da respectiva SISA referente a esta transmisso onerosa, no prazo previsto na lei.

34

Gloriosa BSL, Advogados, R.L

Clusula Sexta: So da conta do COMPRADOR, ou de quem este venha a indicar, todas as restantes despesas e encargos com a transmisso do bem objecto deste contrato, nomeadamente, registos, escritura e toda a documentao necessria formalizao da mesma, que sejam da sua responsabilidade. Clusula Stima: O COMPRADOR obriga-se a liquidar todas as despesas de condomnio ordinrias que se venam em data posterior escritura de compra e venda. O COMPRADOR assume ainda todas as despesas de condomnio extraordinrias, cujo vencimento se verifique aps a escritura de compra e venda, ainda que aprovadas em data anterior quele acto. Clusula Oitava: O COMPRADOR, tomou conhecimento da situao registral e fiscal da fraco autnoma objecto do presente contrato, assumindo todas as consequncias decorrentes das divergncias que, no sendo directamente imputveis ao VENDEDOR, subsistam ou possam vir a revelar-se entre: a) A rea e a composio efectiva da fraco e a rea e a composio constantes do registo na respectiva Conservatria e/ou da matriz; b) A permilagem que figura no ttulo constitutivo da propriedade horizontal e a que resultaria da rea efectiva da fraco. Previamente assinatura do presente contrato, o COMPRADOR, inteirou-se do estado de conservao da fraco e das partes comuns do respectivo prdio. Clusula Nona: No omisso aplicar-se-o as disposies reguladoras do contrato de compra e venda do Cdigo Civil. Clusula Dcima: Os contratantes estipulam o Foro da Comarca de Lisboa como nico competente para dirimir qualquer litgio emergente da interpretao, validade, aplicao ou cumprimento do presenta contrato. Feito em duplicado, ambos de igual fora, em Lisboa, aos 06 de Maio de 1997. Imposto de selo no valor de 2000$ (dois mil escudos), liquidado nesta data. O VENDEDOR: Carlos Tacuara Cardoso

O COMPRADOR

35

Gloriosa BSL, Advogados, R.L


No Moiss das Arcas

MUNICPIO DE LISBOA ESCRITURA PBLICA DE COMPRA E VENDA

No dia 10 ms Maio de mil novecentos e noventa e sete, perante mim Ricardo Deixa Andar Pires, Notrio Licenciado na cidade de Lisboa, compareceram como outorgantes: PRIMEIRO: CARLOS TACUARA CARDOZO, NIF: 139568740, casado, portador de bilhete n 1254658442, emitido em 17/04/1975, pelo S.I.C de Beja, vlido at 16/04/2008, residente na Rua da Prata, n59 Lisboa, que outorga na qualidade de VENDEDOR e SEGUNDO: No Moiss das Arcas, NIF: 134265102, solteiro, portador de bilhete de identidade 235658974, emitido em 29/06/1985, pelo S.I.C de Faro, vlido at 28/06/2010, residente na Rua Defensores de Chaves, n15, Lisboa, que outorga na qualidade de COMPRADOR

E pelo VENDEDOR, foi dito que:

Pela presente escritura, e nos termos do contrato de compra e venda em anexo com a mesma, pelo preo de 120000$ (cento e vinte mil contos) vende ao COMPRADOR, livre de quaisquer nus ou encargos, a seguinte fraco autnoma: 1. Fraco autnoma de prdio urbano, sito na Rua da Prata, n59, 3 andar direito, freguesia de So Nicolau e concelho de Lisboa, com rea total de 210 metros quadrados, descrito na Conservatria do Registo Predial de Lisboa sob o nmero 1452, da respectiva freguesia, com licena de utilizao n 135469 E pelo COMPRADOR foi pago a pronto o preo, acordado pelas partes, que consta do contrato assinado por ambos, e por ns atestado. Eu, Ricardo Deixa Andar Pires, notrio autorizado, confiro que tudo est conforme legalidade, subscrevo e assino a presente escritura pblica.

36

Gloriosa BSL, Advogados, R.L

Regulamento do Condomnio: 1 Objecto do Regulamento:


1. O presente regulamento aplicvel nas relaes entre os condminos do prdio situado na Rua da Prata, n 59, que foi constitudo em propriedade horizontal e tem por fim estabelecer os direitos e deveres dos condminos e a competncia dos rgos administrativos do prdio. 2. Alm dos condminos, tambm os familiares, inquilinos, ou qualquer pessoa que resida no prdio deve cumprir as regras deste regulamento. 3. Em tudo quanto este regulamento seja omisso aplicar-se-o, aplicar-se-o as regras constante dos Artigos 1414 a 1438-A do Ttulo II, do Livro III do Cdigo Civil sobre a Propriedade Horizontal e demais legislao avulsa em vigor. (...)

6 Animais nas fraces autnomas:

1. permitida a posse e manuteno de animais no interior das fraces autnomas do prdio. 2. Esta posse no deve prejudicar o normal uso das restantes fraces por parte dos seus proprietrios, nomeadamente deve ser garantida a no propagao de doenas, cheiro ou emisso de rudos. (...)

37

Gloriosa BSL, Advogados, R.L

Factura relativa s obras na fraco do autor e no sto

Dinheiro Cheque Crdito Outros

Factura n. Tijolos e Entulho, Lda. Rua dos Divs, N 3, Rs do Cho, 8950-211 Amadora, Contribuinte 503476435 CS- 6486.89 Tel. 219340110 CRC 47474 Amadora

23476

FACTURA
Cliente Nome Endereo Cd. Postal Telefone N. Contrib. Qtd. 4 2 No Moiss das Arcas Rua da Prata,n59,3D 1149-027 Localidade 966666666 Fax 211068789 Vrios Data 15/04/2003 Encomenda n. Rep FOB

Lisboa 966666666

Descrio Derrube de parede Insonorizao de espao

Preo unitrio 1 500,00 10 000,00

TOTAL 6 000,00 20 000,00

Subtotal Envio Taxa(s) de juro Pagamento Comentrios Nome CC # Validade Seleccionar um TOTAL

26 000,00

26 000,00

38

Gloriosa BSL, Advogados, R.L

Parecer Tcnico

1 Perante as obras efetuadas no apartamento 3D na (morada), declaro que estas obras no afetam de forma prejudicial o referido prdio nem o prprio apartamento. 2 Estas obras apenas isolam todo e qualquer ruido de forma a proteger os restantes moradores do prdio, visto que o condmino No Moiss das Arcas tem vrios animais que podem causar algum incomodo a nvel sonoro aos outros condminos do prdio. 3 As obras de derrube das 4 paredes interiores, no sendo nenhuma delas, uma parede mestra, no iro resultar em nenhum risco para a segurana ou para a estrutura do mesmo imovel. 4 Sendo assim, declaro que as referidas obras, tanto do apartamento 3D como no sto no prejudicam o prdio, como disse, protegem os residentes deste imvel de algum rudo emitido pelos animais.

Este , salvo melhor, o meu parecer. Jos Hipcrates

39

Gloriosa BSL, Advogados, R.L

ACTA N. 25

No dia 25 de Fevereiro, pelas 16 horas, reuniu a assembleia de condminos do condomnio sito na Rua da Prata n.59 , freguesia de So Nicolau, concelho de Lisboa, para deliberar sobre os assuntos seguintes:

1 Permisso para No Moiss das Arcas fazer obras no seu apartamento de forma a alojar animais domsticos; 2 Atribuir uso exclusivo a No Moiss das Arcas ao sto deste prdio.

A Assembleia foi regularmente convocada pelo Admistrador por carta registada com aviso de recepo / aviso convocatrio com recepo registada por todos os condminos no livro de protocolo do condomnio.

Estiveram presentes (ou representados) os seguintes condminos:

Jos Ribeiro de Almeida proprietrio da frao R/C A., representando 1/16 do capital total do edifcio, que se junta presente acta.

Maria dos Anjos Ferreira proprietria da frao R/C B, representando 1/16 do capital total do edifcio, que se junta presente acta.

Armnio Alves proprietrio da frao R/C C, representando 1/16 do capital total do edifcio, que se junta presente acta.

Manuel da Silva dos Anjos proprietrio da frao R/C D, representando 1/16 do capital total do edifcio, que se junta presente acta.

40

Gloriosa BSL, Advogados, R.L Tiago Augusto proprietrio da frao 1andar A, representando 1/16 do capital total do edifcio, que se junta presente acta.

Ana Benvinda Branco proprietria da frao 1andar B, representando 1/16 do capital total do edifcio, que se junta presente acta.

Leonel Simes proprietrio da frao 1 andar C, representando 1/16 do capital total do edifcio, que se junta presente acta.

Ricardo Gonalves proprietrio da frao 1 andar D, representando 1/16 do capital total do edifcio, que se junta presente acta.

Bianca Silva proprietrio da frao 2andar A, representando 1/16 do capital total do edifcio, que se junta presente acta.

Ana Helena da Conceio proprietria da frao 2andar B , representando 1/16 do capital total do edifcio, que se junta presente acta.

Joo Rui Ventura proprietrio da frao 2andar C, representando 1/16 do capital total do edifcio, que se junta presente acta. Maria de Ftima Gaspar proprietria da frao 2andar D, representando 1/16 do capital total do edifcio, que se junta presente acta.

Benedita da Cruz proprietria da frao 3andar A, representando 1/16 do capital total do edifcio, que se junta presente acta.

Flvio Eugnio proprietrio da frao 3andar B, representando 1/16 do capital total do edifcio, que se junta presente acta.

Mrio Marques proprietrio da frao 3andar C, representando 1/16 do capital total do edifcio, que se junta presente acta.

No Moiss das Arcas proprietrio da frao 3andar D, representando 1/16 do capital total do edifcio, que se junta presente acta. 41

Gloriosa BSL, Advogados, R.L Os condminos presentes representam 100% do valor total do edifcio, o que permite deliberar sobre os assuntos constantes da ordem de trabalhos.

Exerceu funes de presidente da assembleia o condmino Manuel da Silva dos Anjos.

Relativamente aos assuntos indicados na ordem de trabalhos, os condminos apresentaram as seguintes propostas, respectivamente: 1 Maria dos Anjos Ferreira props que se colocasse umas escadas mvel de dez lances que dar acesso ao sto. 2 Leonel Simes props que se colocasse varias embalagens pelo prdio (pelo menos uma por cada andar) de lcool desinfetante em gel. As propostas acima referidas foram acolhidas com as seguintes votaes: Votos favorveis: 16 Votos contra: 0 Abstenes: 0 Relativamente ordem de trabalhos, foram aprovadas (por unanimidade) as seguintes deliberaes: Permisso para No Moiss das Arcas fazer obras no seu apartamento de forma a alojar animais domsticos; Atribuir acesso exclusivo a No Moiss das Arcas ao sto deste prdio, acesso este que ser feito diretamente do seu apartamento.

Nada mais havendo a tratar, encerraram-se os trabalhos da assembleia, lavrando-se a presente ata que, aps lida e aprovada por unanimidade, vai ser assinada por mim, na qualidade de presidente desta assembleia e pelos condminos presentes. (Lisboa, 25 Fevereiro de 2003)

O presidente da assembleia de condminos realizada no dia 25/02/2003

Manuel da Silva dos Anjos

(uma cpia da presente acta ser distribuda a todos os condminos). 42

Gloriosa BSL, Advogados, R.L

CONTRATO DE PRESTAO DE SERVIO


CONTRATANTE: No Moiss das Arcas, portugus, solteiro, animador de eventos, Carto de cidado n01765123, residente e domiciliado na rua da Prata n59 3Dto, CP: 1149-027 Lisboa, Portugal.

CONTRATADO: Escola de Animais Bobi e Tareco, Lda, sediada na Rua do Canuto, Lote 4, CP 3454-987, Algs, Lisboa, Portugal As partes acima identificadas tm, entre si, justo e acertado o presente Contrato de Prestao de Servios, que se reger pelas clusulas seguintes e pelas condies de preo, forma e termo de pagamento descritas no presente. DO OBJETO DO CONTRATO Clusula 1. objeto do presente contrato a prestao de treino e domesticao de quatro ces e quatro gatos. OBRIGAES DO CONTRATANTE Clusula 2. O CONTRATANTE dever fornecer ao CONTRATADO todas as informaes necessrias realizao do seu servio. Clusula 3. O CONTRATANTE dever efetuar o pagamento na forma e condies estabelecidas na clusula 6. OBRIGAES DO CONTRATADO Clusula 4. dever do CONTRATADO domesticar e incutir nos animais os hbitos de obedincia, higiene, realizao de habilidades vrias e quaisquer outras competncias que, pela sua experincia e conhecimento, considere necessrias. Clusula 5. O CONTRATADO dever fornecer Nota Fiscal de Servios, referente aos pagamentos efetuados pelo CONTRATANTE DO PREO E DAS CONDIES DE PAGAMENTO. Clusula 6. O presente servio ser remunerado pela quantia de 5000 (cinco mil) Euros, referente aos servios efetivamente prestados, devendo ser pago em dinheiro ou cheque, ou outra forma de pagamento em que ocorra a prvia concordncia de ambas as partes.

DO INADIMPLEMENTO, DO DESCUMPRIMENTO E DA MULTA Clusula 7.

43

Gloriosa BSL, Advogados, R.L


Em caso de inadimplemento por parte do CONTRATANTE quanto ao pagamento do servio prestado, dever incidir sobre o valor do presente instrumento, multa pecuniria de 2%, juros de mora de 1% ao ms e correo monetria. Pargrafo nico. Em caso de cobrana judicial, devem ser acrescidas custas processuais e 20% de honorrios advocatrios.

Clusula 8. No caso de no haver o cumprimento de qualquer uma das clusulas, exceto a 6,do presente instrumento, a parte que no cumpriu dever pagar uma multa de 10% do valor do contrato para a outra parte. DA RESCISO IMOTIVADA Clusula 9. Poder o presente instrumento ser rescindido por qualquer uma das partes, em qualquer momento, sem que haja qualquer tipo de motivo relevante, no obstante a outra parte dever ser avisada previamente por escrito, no prazo de 30 dias.

Clusula 10. Caso o CONTRATANTE j tenha realizado o pagamento pelo servio, e mesmo assim, requisite a resciso imotivada do presente contrato, ter o valor da quantia paga devolvido, deduzindo-se 2% de taxas administrativas. Clusula 11. Caso seja o CONTRATADO quem requeira a resciso imotivada, dever devolver a quantia que se refere aos servios por ele no prestados ao CONTRATANTE, acrescentado de 2%de taxas administrativas. DO PRAZO Clusula 12. O CONTRATADO assume o compromisso de realizar integralmente, ou alcanar resultados satisfatrios, no prazo de seis meses.

DAS CONDIES GERAIS Clusula 13. Fica compactuado entre as partes a total inexistncia de vnculo trabalhista entre as partes contratantes, excluindo as obrigaes previdencirias e os encargos sociais, no havendo entre CONTRATADO e CONTRATANTE qualquer tipo de relao de subordinao. Clusula 14. Salvo com a expressa autorizao do CONTRATANTE, no pode o CONTRATADO transferir ou subcontratar os servios previstos neste instrumento, sob o risco de recorrer a resciso imediata. Clusula 15. Este contrato dever ser registrado no Cartrio de Registro de Ttulos e Documentos. DO FORO Clusula 16. Para dirimir quaisquer controvrsias oriundas do presente contrato, as partes elegem o foro da comarca de Lisboa; Por estarem assim justos e contratados, firmam o presente instrumento, em duas vias de igual teor.

44

Gloriosa BSL, Advogados, R.L

Lisboa , 15 de Janeiro de 2005. Contratante

Contratado (treinador)

DECLARAO DE AUTORIZAO

Em virtude do artigo 6 do Regulamento de Condomnio do imvel constitudo em propriedade horizontal sito na Rua da Prata, n 59 e de acordo, e com a votao da Assembleia de Condminos realizada no dia 20/08/1997, declara-se por este meio que No Moiss das Arcas, titular da fraco autnoma do 3D, fica autorizado a ter animais no seu apartamento desde que respeite as normas de higiene e segurana.

Manuel da Silva dos Anjos (presidente da assembleia dos condminos)

45

Gloriosa BSL, Advogados, R.L

CONTRATO DE PRESTAO DE SERVIO CONTRATANTE: No Moiss das Arcas, portugus, solteiro, animador de eventos, Carto de cidado n01765123, residente e domiciliado na rua da Prata n59 3Dto, CP: 1149-027 Lisboa, Portugal.

CONTRATADO: Dra. rica Fontes, portuguesa, casada, mdica veterinria com cdula profissional n 30007, residente na rua Joo das Regras, n6, 2E CP: 1099-077 Lisboa, Portugal. As partes acima identificadas tm, entre si, justo e acertado o presente Contrato de Prestao de Servios, que se reger pelas clusulas seguintes e pelas condies de preo, forma e termo de pagamento descritas no presente. DO OBJETO DO CONTRATO Clusula 1. objeto do presente contrato a prestao de servios veterinrios aos seguintes animais: 4 ces, 4 gatos, 4 macacos e 4 hamsters, 4 periquitos, 4 araras, 4 tartarugas, 4 cobras de gua e 4 lagartos. OBRIGAES DO CONTRATANTE Clusula 2. O CONTRATANTE dever fornecer ao CONTRATADO todas as informaes necessrias realizao do seu servio. Clusula 3. O CONTRATANTE dever efetuar o pagamento na forma e condies estabelecidas na clusula 6. OBRIGAES DO CONTRATADO Clusula 4. dever do CONTRATADO fornecer ao contratante toda a informao sobre a sade dos animais supracitados. Clusula 5.O CONTRATADO dever fornecer Nota Fiscal de Servios, referente aos pagamentos efetuados pelo CONTRATANTE DO PREO E DAS CONDIES DE PAGAMENTO. Clusula 6. O presente servio ser remunerado pela quantia de 1600 (mil e seiscentos) Euros, referente aos servios efetivamente prestados, devendo ser pago em dinheiro ou cheque, ou outra forma de pagamento em que ocorra a prvia concordncia de ambas as partes.

DO INADIMPLEMENTO, DO DESCUMPRIMENTO E DA MULTA Clusula 7.

46

Gloriosa BSL, Advogados, R.L


Em caso de inadimplemento por parte do CONTRATANTE quanto ao pagamento do servio prestado, dever incidir sobre o valor do presente instrumento, multa pecuniria de 2%, juros de mora de 1% ao ms e correo monetria. Pargrafo nico. Em caso de cobrana judicial, devem ser acrescidas custas processuais e20% de honorrios advocatrios.

Clusula 8. No caso de no haver o cumprimento de qualquer uma das clusulas, exceto a 6,do presente instrumento, a parte que no cumpriu dever pagar uma multa de 10% do valor do contrato para a outra parte. DA RESCISO IMOTIVADA Clusula 9. Poder o presente instrumento ser rescindido por qualquer uma das partes, em qualquer momento, sem que haja qualquer tipo de motivo relevante, no obstante a outra parte dever ser avisada previamente por escrito, no prazo de 30 dias.

Clusula 10. Caso o CONTRATANTE j tenha realizado o pagamento pelo servio, e mesmo assim, requisite a resciso imotivada do presente contrato, ter o valor da quantia paga devolvido, deduzindo-se 2% de taxas administrativas. Clusula 11. Caso seja o CONTRATADO quem requeira a resciso imotivada, dever devolver a quantia que se refere aos servios por ele no prestados ao CONTRATANTE, acrescentado de 2%de taxas administrativas. DO PRAZO Clusula 12. O CONTRATADO assume o compromisso de realizar o servio dentro do prazo de 3 a 3 meses, de acordo com a forma estabelecida no presente contrato.

DAS CONDIES GERAIS Clusula 13. Fica compactuado entre as partes a total inexistncia de vnculo trabalhista entre as partes contratantes, excluindo as obrigaes previdencirias e os encargos sociais, no havendo entre CONTRATADO e CONTRATANTE qualquer tipo de relao de subordinao. Clusula 14. Salvo com a expressa autorizao do CONTRATANTE, no pode o CONTRATADO transferir ou subcontratar os servios previstos neste instrumento, sob o risco de recorrer a resciso imediata. Clusula 15. Este contrato dever ser registrado no Cartrio de Registro de Ttulos e Documentos. DO FORO Clusula 16. Para dirimir quaisquer controvrsias oriundas do presente contrato, as partes elegem o foro da comarca de Lisboa; Por estarem assim justos e contratados, firmam o presente instrumento, em duas vias de igual teor.

47

Gloriosa BSL, Advogados, R.L

Lisboa , 23 de Janeiro de 2005. Contratante Contratado

48

Gloriosa BSL, Advogados, R.L

(no foi possvel inserir o documento, portanto vai ser disponibilizado no e-mail de sub-turma, bem como a data referente a este documento no a apresentada mas sim 5/12/2009)

49

Gloriosa BSL, Advogados, R.L Factura da compra de animais


Dinheiro Cheque Crdito Outros Factura n. Quatro patas.LDA Rua Antero de Quental, n4 Patameiras CP: 2675-481 Odivelas Contribuinte 503476010 CS- 5486.89 Tel. 219340000 CRC 16088 Odivelas 304562

FACTURA
Cliente Nome Endereo Cd. Postal Telefone N. Contrib. Qtd. 4 4 4 4 No das Arcas Rua da Prata,n59,3D 1149-027 Localidade 966666666 Fax 211068789 Vrios Data 10/01/2005 Encomenda n. Rep FOB

Lisboa 966666666

Descrio Ces Gatos Hamsters Macacos

Preo unitrio 500,00 250,00 100,00 400,00

TOTAL 2 000,00 1 000,00 400,00 1 600,00

Subtotal Envio Taxa(s) de juro Pagamento Comentrios Nome CC # Validade Seleccionar um TOTAL

5 000,00 200,00

5 200,00

50

Gloriosa BSL, Advogados, R.L CONTRATO DE PRESTAO DE SERVIO CONTRATANTE: Dmitri Petrolovsky, de nacionalidade Russa, casado, empresrio, portador de ttulo de residncia nPO4568O1P, residente na Rua do Damasceno Monteiro, Graa, Lisboa, Portugal. CONTRATADO: No Moiss das Arcas, portugus, solteiro, animador de eventos, Carto de cidado n01765123, residente e domiciliado na rua da Prata n59 3Dto, CP: 1149-027 Lisboa, Portugal. As partes acima identificadas tm, entre si, justo e acertado o presente Contrato de Prestao de Servios, que se reger pelas clusulas seguintes e pelas condies de preo, forma e termo de pagamento descritas no presente. DO OBJETO DO CONTRATO Clusula 1. objeto do presente contrato a prestao de servio de animao de aniversrio do filho do CONTRATANTE com a atuao dos animais do CONTRATADO. OBRIGAES DO CONTRATANTE Clusula 2. O CONTRATANTE dever fornecer ao CONTRATADO todas as condies necessrias realizao do seu servio. Clusula 3. O CONTRATANTE dever efetuar o pagamento na data do evento. OBRIGAES DO CONTRATADO Clusula 4. O CONTRATADO dever fornecer Nota Fiscal de Servios, referente aos pagamentos efetuados pelo CONTRATANTE DO PREO E DAS CONDIES DE PAGAMENTO. Clusula 5. O presente servio ser remunerado pela quantia de 100 000 (cem mil) Euros, referente aos servios que o CONTRATADO ir prestar, devendo ser pago em dinheiro ou cheque, ou outra forma de pagamento em que ocorra a prvia concordncia de ambas as partes. Clusula 6 A prestao ser realizada obrigatoriamente, sem possibilidade de conveno de nova data, no dia 9 de Novembro de 2013. DA RESCISO IMOTIVADA Clusula 7. Poder o presente instrumento ser rescindido por qualquer uma das partes at data do pagamento pelo CONTRATANTE. 51

Gloriosa BSL, Advogados, R.L

Clusula 8. Caso o CONTRATANTE j tenha realizado o pagamento pelo servio, e mesmo assim, requisite a resciso imotivada do presente contrato, ter o valor da quantia paga devolvido, deduzindo-se 2% de taxas administrativas. Clusula 9. Caso seja o CONTRATADO quem requeira a resciso imotivada, dever devolver a quantia que se refere aos servios por ele no prestados ao CONTRATANTE, acrescentado de 2%de taxas administrativas. DAS CONDIES GERAIS Clusula 10. Fica compactuado entre as partes a total inexistncia de vnculo trabalhista entre as partes contratantes, excluindo as obrigaes previdencirias e os encargos sociais, no havendo entre CONTRATADO e CONTRATANTE qualquer tipo de relao de subordinao. Clusula 11. Salvo com a expressa autorizao do CONTRATANTE, no pode o CONTRATADO transferir ou subcontratar os servios previstos neste instrumento, sob o risco de recorrer a resciso imediata. Clusula 12. Este contrato dever ser registrado no Cartrio de Registro de Ttulos e Documentos. DO FORO Clusula 13. Para dirimir quaisquer controvrsias oriundas do presente contrato, as partes elegem o foro da comarca de lisboa; Por estarem assim justos e contratados, firmam o presente instrumento, em duas vias de igual teor. Lisboa , 01 de Novembro de 2013.

Contratante

Contratado

52

Gloriosa BSL, Advogados, R.L


Notcia

53

Gloriosa BSL, Advogados, R.L Parecer Jurdico 1 com bom grado que venho emitir este parecer favorvel questo apresentada pela Gloriosa B.S.L, sociedade de advogados, R.L., quanto questo da defesa do Direito ao Ambiente previsto na Constituio da Republica Portuguesa. 2 De acordo com as posies j anteriormente apresentadas por mim, venho referir que o Direito ao Ambiente consagrado no art.66 n1 da CRP merece uma maior aplicao do que a letra do preceito constitucional parece querer dar. 3 Assim defendo que todos os cidados tm direito e o dever a preservar e defender a sua dignidade ambiental. Este meu conceito, introduzido numa conferncia sobre a paz e a floresta pacifica que decorreu na Jamaica, remete para a situao em que o sujeito tem o direito a sua prpria necessidade de contacto com a natureza, quer na forma de flora ou fauna. 4 Mais tarde em Amesterdo, na conferncia sobre a legalizao dos benefcios ambientais referi que o Direito ao Ambiente materialmente d liberdade ao sujeito para criar os laos com a Natureza que quiser, no podendo essa liberdade ser restringida pelo seu Estado sem dar justificao forte o suficiente para tal. 5 Deste modo venho realar a minha posio acrescentando que o Direito ao Ambiente, como qualquer outro, deve ser exercido nos termos gerais de Direito, e portanto, no pode prejudicar a esfera jurdica de qualquer sujeito sem ter uma causa de justificao que o permita. 6 Contudo, analisando o caso, v-se claramente que as condies criadas pelo Sr. No Moiss das Arcas permitem que este exera de forma plena o seu direito ao Ambiente sem pr em causa qualquer direito alheio, no havendo por isso nenhuma razo jurdica para que se faa esta restrio possibilidade de deter animais na frao autnoma. Maria Joana Paz Verde Professora Doutora da Faculdade de Direito da Universidade de Harvard

54

You might also like