You are on page 1of 22

http://resek.loja2.com.

br/

NUTRIO
Existe uma grande diferena entre alimentao e nutrio. Alimentao a escolha, o preparo e a ingesto da comida; nutrio a utiliza-o dos alimentos pelo organismo. Para se ter boa sade, preciso alimentao adequada para nutrir nosso organismo e proporcionar tudo o que necessrio para garantir o seu bom funcionamento. Todos os seres vivos dependem da correta assimilao dos nutrientes que ingerem, assim como da adequada eliminao dos seus resduos. Por meio dos alimentos, podemos suprir o que o nosso organismo necessita, mas importante que estes alimentos sejam cultivados de forma natural sem agresses txicas, como pesticidas e agrotxicos

e sejam manipulados sem aromas artificiais, corantes sintticos, longo transporte etc.
Hoje, a maioria das pessoas se alimenta mal, comendo s pressas, com poucas pores de frutas e legumes frescos e dando preferncia para sanduches, frituras, produtos refinados e muito industrializados. Normalmente estes produtos no so nutritivos, ou perdem muito de seus nutrientes no processo de preparao.

Ao longo dos anos, com o progresso e a tecnologia, o homem ganhou muito em conforto, mas perdeu bastante em termos de alimentao saudvel. Hipcrates, o pai da medicina, j dizia na Antigidade: Que o teu alimento seja teu remdio e que teu remdio seja o teu alimento. E ensinava: Deixa no recipiente a droga, se puderes curar o paciente com alimento.

nutrio 3

O que um nutriente?
Nutriente qualquer substncia proveniente de um alimento, que proporciona energia e/ou contribui para o crescimento, o desenvolvimento e a manuteno da sade e da vida.

A finalidade da alimentao satisfazer as necessidades nutricionais do corpo, evitando que a carncia de nutrientes possa gerar desequilbrio no organismo e gerar sintomas e/ou doenas.
Dois pontos so importantes em qualquer dieta: quantidade e qualidade. Para o metabolismo dirio, precisamos de gua, vitaminas, minerais, gorduras, protenas, carboidratos e fibras.

O que so VITAMINAS?
So chamadas de vitaminas as substncias que, quando introduzidas no organismo, desempenham importante papel na manuteno da sade, no crescimento, na defesa e na nutrio. So essenciais sa-de e no so fabricadas pelo organismo. A maioria delas precisa ser ingerida diariamente, uma vez que so consumidas pelo organismo a cada 24 horas.
As principais vitaminas se dividem em hidrossolveis (solveis em H2O e absorvidas pelo intestino) e lipossolveis (solveis em gordura e absorvidas pelo intestino com ajuda de sais biliares produzidos pelo fgado). As vitaminas hidrossolveis, como a Vitamina C e as do complexo B, devem ser ingeridas diariamente, pois so pouco armazenadas no organismo. As lipossolveis podem ser armazenadas por perodos maiores no tecido adiposo e no fgado, e entre elas esto as vitaminas A, D, E e K.

nutrio 4

Vitamina A
Na natureza existe a forma de beta-caroteno ou pr-vitamina A que, no fgado, transforma-se em vitamina A. importantssima para o crescimento, para a boa formao da pele, das mucosas, dos ossos e dos dentes, alm de ser essencial para a viso por fazer parte da formao da retina e da adaptao escurido.
Esta vitamina tambm aumenta a imunidade e a resistncia contra agentes infecciosos, protege contra gripes e resfriados. Alm disso, ela protege contra a poluio e a formao de cncer, j que atua como antioxidante, retardando o processo do envelhecimento das clulas.

Sua falta ou insuficincia prejudica o crescimento, produz secura na pele, na conjuntiva e nas glndulas lacrimais; predispe a infeces e nefrites, m-formao fetal e alteraes nervosas. Outros sintomas da falta de vitamina A so alteraes na pele, acne, cegueira noturna, anormalidades sseas e perda de paladar.
As maiores fontes de vitamina A so: fgado, leo de fgado de bacalhau, peixes gordurosos, leite, ovos, vegetais folhosos verde-escuros, vegetais e frutas amarelo-alaranjados, como cenoura, abbora, pssego, ma e mamo.

Complexo vitamnico B
As vitaminas do complexo B ajudam a manter a sade dos nervos, msculos, ossos, pele, olhos, cabelos, fgado e aparelho gastrintestinal. As vitaminas do complexo B esto tambm envolvidas com a produo de energia e podem ser teis em casos de depresso e doenas neurolgicas. Embora faam parte de um mesmo grupo, analisare-mos separadamente as vitaminas B1, B2, B3, B5, B6, B9 e B12.
B1 Tiamina: atua no metabolismo dos carboidratos e gorduras,

sendo essencial para a liberao de energia. Participa da sntese

nutrio 5

dos genes (DNA) e na transmisso de impulsos nervosos. Por estar associada sade do sistema nervoso e do crebro, importante para melhorar a capacidade de aprendizado. necessria para a tonicidade normal dos intestinos, estmago e corao.

absorvida no intestino, acumula-se no fgado e no corao. Encontra-se tambm no crebro e nos rins. Sua deficincia pode ocasionar problemas no sistema nervoso, confuso mental, fraqueza muscular, taquicardia, suores noturnos, irritabilidade, ansiedade, agitao, sonolncia e reduo da memria. O uso de antibiticos, sulfa e contraceptivos orais diminui seus nveis no organismo.
Fontes de vitamina B1: carne de porco magra, germe de trigo, fgado, gema de ovo, amendoim, peixes, leguminosas, legumes, gros integrais, frutos do mar, levedo de cerveja e cevada. B2 Riboflavina: melhora o funcionamento das reaes do orga-nismo, participando do metabolismo dos carboidratos e lipdeos (gordura) e ativando a vitamina B6 e cido flico. importante para a preveno de doenas cardiovasculares.

Seu aproveitamento alterado pela exposio luz, antibiticos e lcool. A deficincia da riboflavina leva a dores generalizadas, tontura, pele seca, problemas visuais, fotofobia, lngua vermelha e dolorosa. Alm disso, sua falta pode interferir no metabolismo do ferro, reduzindo sua absoro e ocasionando anemia.
Fontes de vitamina B2: leite de vaca e derivados, vsceras, soja assada, carnes magras, ovos e vegetais folhosos.
B3 Niacina: a vitamina B3 necessria para o aproveitamento de

carboidratos, lipdeos e protenas. Ajuda na reduo do colesterol e auxilia na produo dos cidos do estmago, responsveis pela digesto.

nutrio 6

Sua deficincia pode causar erupes e inflamaes cutneas, artrite, m digesto, aumento do colesterol e depresso.
Fontes de vitamina B3: carne bovina magra, aves, peixes, leite de vaca, ovos, amendoim, castanhas e levedo de cerveja. Para preservar o nutriente, deve-se assar ou refogar os alimentos.
B5 cido Pantotnico: essencial para o metabolismo celular, est envolvido na liberao de energia de carboidratos e na degradao dos cidos graxos. Atua na sntese de cidos graxos, hormnios e no funcionamento de clulas imunolgicas.

A deficincia rara. Os principais sintomas so: irritabilidade, fadiga, desequilbrio dos hormnios sexuais, dor muscular e distrbios do sono.
Fontes de vitamina B5: gema de ovo, rim, fgado, leveduras salmo, brcolis e carnes magras.
B6 Piridoxina: importante no metabolismo de carboidratos e

aminocidos. Regula a ao dos hormnios, auxilia na utilizao de vitaminas e atua na sntese de neurotransmissores. Promove a for-mao das hemcias. Combate a arteriosclerose e reduz os sintomas da tenso pr-menstrual. Sua deficincia afeta o sistema nervoso e causa irritabilidade, der-matite seborrica, eczema, anemia e convulses. Antidepressivos, estrognios e contraceptivos orais podem aumentar a necessidade desta vitamina.
Fontes de vitamina B6: levedo, germe de trigo, carne de porco, fgado, cereais integrais, legumes, batatas, banana e aveia.
B9 Folacina ou cido Flico: participa da sntese de material

gentico e do metabolismo. necessria para a formao e matu-rao das hemcias e dos leuccitos na medula ssea. Combate a arteriosclerose, com resultados ainda melhores quando combinada com a vitamina B12. nutrio 7

A deficincia desta vitamina leva m-formao de clulas, prin-cipalmente hemcias, leuccitos e clulas do trato gastrointestinal. Ocasiona deficit de crescimento, anemia megaloblstica, alteraes sanguneas e distrbios de digesto.
Fontes de vitamina B9: vegetais folhosos verde-escuros (espinafre, aspargos e brcolis), fgado, feijes, carne magra, batatas e po de trigo integral.

B12 Cianocobalamina: Iimportante no metabolismo celular,

principalmente no trato gastrointestinal, medula ssea e tecido ner-voso. Participa do metabolismo energtico, de aminocidos e de lipdeos; da sntese de clulas, inclusive hemcias, e genes. Combate a arteriosclerose.
A sua deficincia pode ser devida m absoro (comum em pessoas idosas) ou por problemas digestivos. Causa dor de cabea, humor instvel, fraqueza muscular, fadiga, indigesto, anemia, transtornos na formao do sangue, distrbios gastrointestinais e neurolgicos. Reduo da memria e depresso tambm podem ser causadas.
Fontes de vitamina B12: carnes (principalmente a vermelha), frutos do mar, fga-do e rim, leite, ovos, peixes, queijos, algas marinhas e levedo de cerveja.

Vitamina C
Tambm chamada de cido Ascrbico, um antioxidante que nos protege contra os radicais livres, que levam ao envelhecimento precoce das clulas e conseqentemente a diversas doenas, como o cncer. Quando usada com outros antioxidantes - como, por exemplo, a Vitamina E - tem efeitos potencializados.

Melhora a imunidade, reduzindo a susceptibilidade a infeces. importante para o crescimento e regenerao dos tecidos, na sntese de colgeno, cicatrizao e para a sade das gengivas. Pode reduzir os nveis de colesterol e a presso arterial e evitar a arteriosclerose. nutrio 8

Participa da sntese de neurotransmissores, como, por exemplo, da serotonina, o hormnio do bem-estar. Ajuda na absoro de ferro e protege nutrientes como o acido flico e a vitamina E.
Por no podermos sintetiz-la, a sua falta na alimentao produz perturbaes no estado geral da sade: inapetncia, fraqueza, anemia, propenso a infeces, irritabilidade, peso e dores nas pernas e depresso. Prejudica tambm a capacidade de cicatrizao.

Aspirina, lcool, analgsicos, antidepressivos, anticoagulantes, contraceptivos orais, esterides, fumo e estresse emocional reduzem os nveis da vitamina C no organismo.
Fontes de vitamina C: frutas ctricas, kiwi, acerola, abacaxi, abbora, batata-doce, pimento verde, milho, couve-flor, espinafre, repolho, tomate, mamo papaia, manga e melo cantalupe.

Vitamina D
Modula a atividade imunolgica, mas a sua principal funo diz respeito absoro e utilizao do Clcio e do Fsforo, no desenvolvimento e manuteno da sade de ossos e dentes. Por isso essencial na preveno e tratamento da osteoporose e raquitismo.
Toda vitamina D que conseguimos obter por meio dos alimentos precisa da luz do sol para ser ativada. Quem no caminha regularmente ao ar livre deve se expor, pelo menos 3 dias na semana, durante 20 minutos, ao sol da manh. Como a vitamina D ainda precisa ser convertida pelo fgado e depois pelos rins, as pessoas com problemas hepticos ou renais so as mais propensas osteoporose.
Fontes de vitamina D: leo de fgado de bacalhau, peixes (especialmente salmo e sardinha), gema de ovo e leites e derivados enriquecidos.

nutrio 9

Vitamina E
Conhecida tambm como Tocoferol, um excelente antioxidante que previne o dano celular ao inibir a atuao de radicais livres. Ajuda a prevenir o cncer e doenas cardiovasculares. Quando utili-zada com a vitamina C tem seu efeito potencializado.

Reduz a presso arterial e tem papel em diversos tecidos, como o muscular e nervoso. recomendada em situaes de infertilidade e de problemas no aparelho reprodutor.
Sua deficincia pode acarretar dificuldades na circulao sangnea, na cicatrizao, afetar a presso arterial e at ocorrer neuropatias perifricas (aumento ou perda de sensibilidade nos nervos espalhados pelo corpo).
Fontes de vitamina E: leos vegetais, azeite de oliva, ovos, leite, fgado, germe de trigo, sementes oleaginosas, como nozes, castanhas, amndoa, semente de girassol, semente de abbora e o abacate.

Vitamina K
Conhecida como Filoquinona, necessria na coagulao sangnea e na cicatrizao. Atua na formao ssea, prevenindo a osteoporose. A vitamina K impede a progresso da placa de colesterol e inibe a calcificao arterial, reduzindo o risco de doenas cardiovasculares e infarto.
Antibiticos interferem negativamente na absoro de vitamina K.
Sua deficincia gera tendncia hemorragia, causando sangramento fcil de gengiva e da pele, urina vermelha (com sangue) e sangramento vaginal fora da menstruao. Em situaes de cirurgia, o indivduo com esta deficincia pode ter hemorragia ps-operatria e pior recuperao, tendendo a correr mais riscos durantre a operao.
Fontes de vitamina K: fgado, vegetais verdes (alface, couve, brcolis, espinafre, repolho), leos vegetais, carnes, peixes e produtos lcteos.

nutrio 10

Minerais
Os Minerais funcionam juntamente com as vitaminas, ativando o funcionamento das enzimas, peas-chaves das reaes qumicas/ metablicas, e possibilitam que o corpo realize de forma precisa suas atividades. So elementos de vital importncia para a vida. Encontrados naturalmente na terra, so passados para os vegetais, os quais so consumidos pelos animais e humanos. Existem os minerais principais (ou macrominerais), que precisamos em maior quantidade, e os minerais trao (microminerais), que so necessrios em doses dirias bem pequenas.
Os minerais principais so: Clcio, Magnsio, Potssio, Sdio e Fsforo.

Os minerais trao, embora em menor quantidade, tambm so importantes para o organismo humano. So eles: Zinco, Ferro, Cobre, Mangans, Cromo, Selnio e Iodo.

Clcio
vital na formao e manuteno dos ossos e dentes. Importante na modulao da contrao muscular, atuando, assim, no controle dos batimentos cardacos e na transmisso de impulsos nervosos.

Esse importante mineral essencial no processo de coagulao e ajuda a evitar o cncer de clon. O Clcio protege os dentes e os ossos contra toxinas, como o chumbo.
Mulheres na menopausa e atletas precisam de maiores quantidades de clcio, devido aos menores nveis de estrognio, j que o estrognio protege o esqueleto ao promover o depsito de clcio nos ossos.

Participa na formao do cimento intercelular (tecido intersticial) e auxilia os msculos na recuperao da fadiga.

nutrio 11

A deficincia de clcio pode levar irritabilidade, insnia, reduo de memria, contraes musculares contnuas, formigamento, queda de cabelo, unhas frgeis, taquicardia, deformidades sseas e hipertenso.
Fontes de Clcio: leite e derivados, vegetais verde-escuros (couve, brcolis, espinafre), peixe (salmo, sardinha), feijo branco e gergelim.

Magnsio
um importante mineral que atua especialmente contra doenas cardacas, pois promove o bom funcionamento dos msculos e do corao. Ajuda tambm nas funes neurolgicas, no metabolismo das gorduras e no processo digestivo. Reduz arritmias, presso arterial, ansiedade, insnia e pr-eclmpsia. um componente importante dos ossos e est envolvido em mais de 300 sistemas enzimticos. Sua deficincia pode causar cimbras, dores de cabea de origem vascular, nervosismo, fraqueza muscular, mialgias, zumbido inin-terrupto no ouvido, hipertenso, alteraes coronarianas e cerebrais e osteoporose.
Fontes de Magnsio: vegetais de folhas verdes, carne, frutos do mar, cereais integrais, castanhas, legumes. O processo de refino dos alimentos reduz em at 80% o teor deste mineral.

Potssio
Encontra-se em abundncia no interior das clulas e calcula-se que no ser humano exista a proporo de 2,5 gramas de potssio para cada quilo de peso.
Suas principais funes so a manuteno do equilbrio do pH (cido-bsico), a regulagem do equilbrio hdrico e a contratura das fibras musculares. importante para as reaes qumicas dentro

nutrio 12

das clulas e ajuda a manter estvel a presso arterial. Por isso, a sua deficincia leva hipertenso.
Fontes de Potssio: vegetais, carnes, laticnios, peixes, feijo, gros integrais, batata, laranja, banana, damasco, melado, ch preto, ch verde, ch branco.

Sdio
O Sdio necessrio para o equilbrio dos lquidos e o pH do sangue. Tambm para o funcionamento adequado dos nervos e msculos, estando envolvido no processo de contrao dos vasos sanguneos. difcil observar a deficincia, mas ela pode resultar em desequilbrio hidroeletroltico, ocasionando, por exemplo, hipotenso (presso baixa). Praticamente todos os alimentos contm um pouco de Sdio. Conservantes, como o glutamato monossdico, contm este micro-nutriente em excesso.

Fsforo
O Fsforo trabalha com o Clcio, ajudando a construir o esqueleto e os dentes. Auxilia o corpo na utilizao das vitaminas e armazena a energia obtida do metabolismo de macronutrientes. Participa da formao do DNA e das membranas celulares. Mantm o pH normal. Fontes de Fsforo: carnes, aves, peixes, ovos, leite e seus derivados, nozes, cereais e gros integrais e legumes.

nutrio 13

Zinco
Auxilia na funo imunolgica, cicatrizao e melhora o paladar e o olfato. Importante no desenvolvimento do feto e da criana. Atua no sistema antioxidante por fazer parte da enzima antiradicais livres chamada superxido dismutase. O Zinco participa de diversos processos bioqumicos, como respirao celular, reproduo do DNA, sntese de protena e manuteno da integridade da membrana celular. Ele necessrio para a atividade de mais de 300 enzimas.
essencial para o funcionamento de rgos reprodutivos e para a produo do esperma. Importante na sntese de hormnios da tireide.

Sua deficincia causa irritabilidade, diminuio da memria e concentrao, acne, fadiga, queda de cabelo, leses oculares e reduo do olfato, apetite e paladar. Em crianas, a falta deste nutriente pode levar reduo do desenvolvimento e da atividade motora, e reduo da massa ssea.
Fontes de Zinco: peixes, ostras, frutos do mar, carnes, feijo, sementes, cereais e gros integrais.

Ferro
o mineral encontrado em maior quantidade no sangue e responsvel pela produo da hemoglobina e oxigenao das hemcias. Por isso, sua deficincia resulta em sensao de falta de energia. Tambm necessrio sade do sistema imunolgico, uma vez que potencializa a funo dos leuccitos (glbulos brancos = defesa).

Para absorv-lo preciso que o organismo esteja nutrido de Cobre, Mangans, Molibidnio, vitamina A e vitaminas do complexo B. A vitamina C ajuda a melhorar sua absoro.

nutrio 14

Uma alimentao pobre em ferro resulta muitas vezes em anemia. Sinais comuns de anemia so: queda de cabelo, unhas quebradias, cansao e sonolncia.
Fontes do Ferro: ovos, fgado, carne, aves, verduras, gros integrais, amndoas, feijo, abacate, beterraba, tmara, algas, pra, pssego, ameixa seca, abbora, castanha-do-par, gergelim e soja.

Cobre
Entre suas inmeras funes est a ajuda na formao dos ossos, hemoglobina e hemcias. Funciona em equilbrio com o Zinco e a vitamina C para formar colgeno e elastina, protenas que do sustentao pele. Participa do processo de cura, produo de energia, pigmentao da pele e cabelos, e sensibilidade gustativa. impor-tante para a sade dos nervos. Atua como antioxidante, combatendo os radicais livres que aceleram o envelhecimento e aumentam as chances de tumores. Sua deficincia pode acarretar osteoporose, anemia, aumento do colesterol e do acido rico.
Fontes de Cobre: abacate, cevada, aveia, leguminosas, beterraba, brcolis, alho, lentilha, fgado, ostras, cogumelos, chocolate, lentilhas, nozes, aveia, laranja, noz pecan, rabanete, passas, salmo, soja e verduras.

Mangans
O Mangans utilizado na produo de energia, por participar do metabolismo de carboidratos, gorduras e protenas. necessrio para o crescimento e reproduo de ossos normais. Tambm atua na sade dos nervos, do sistema imunolgico e na normalizao do nvel de acar no sangue. elemento chave na produo de enzimas necessrias a vrias funes do organismo, como, por exemplo, aquelas com funo antioxidante.

nutrio 15

Sua deficincia pode resultar em anomalias sseas, desequilbrio, dermatite, dificuldade de audio e reduo da capacidade reprodutiva.
Fontes de Mangans: carne vermelha, nozes, sementes e gros integrais, como aveia, soja, nozes, amndoas, feijo, caf, legumes e verduras em geral (com destaque para o agrio e o aipo). Das frutas, as principais fontes so o damasco e o pssego.

Cromo
O Cromo participa do metabolismo do lipdeo e da glicose e, portanto, necessrio para a energia. Mantm os nveis de acar estveis para utilizao adequada de insulina, tanto no diabtico como no organismo normal. vital na sntese de colesterol, lipdeos e protenas.

Quando em falta no organismo, gera intolerncia glicose, ansiedade, fadiga e diminui a sensibilidade dos membros inferiores.
Fontes de Cromo: cerveja, levedo de cerveja, gros integrais, queijo, carne, leguminosas secas, galinha, milho e leo de milho, laticnios, fgado bovino, cogumelos e batata.

Selnio
um antioxidante vital, principalmente quando combinado com a vitamina E. Mineral essencial para a sntese da enzima Glutationa Peroxidase, que nos protege contra os radicais livres. Importante para o adequado funcionamento da tireide e de seus hormnios. A deficincia de Selnio relacionada ao cncer e problemas cardacos, alm de problemas na glndula tireide. Outros sintomas so dores musculares, fadiga e manchas brancas na unha.
Fonte de Selnio: castanha-do-par, amndoa, avel, carnes e aves, salmo, fgado.

nutrio 16

Iodo
O Iodo necessrio apenas em quantidades muito pequenas. componente essencial dos hormnios da tireide, envolvidos na regulao de enzimas e processos metablicos. Seu consumo inadequado pode estar associado com prejuzos na defesa imunolgica, hipotireoidismo e aumento do tamanho da glndula tireide, e aumento da incidncia de cncer gstrico
Fontes de Iodo: sais iodados, frutos do mar e algas marinhas, peixes de gua salga-da, frutas e vegetais (de acordo com o teor de iodo no solo).

Gorduras: as boas e as ruins


As gorduras so macromolculas (molculas grandes), constitudas de outras menores (cidos gordurosos, a maioria dos quais pode ser fabricada no trato digestivo e no fgado a partir dos alimentos que ingerimos, inclusive de carboidratos).
Quando falamos em gorduras (ou lipdeos), imediatamente sentimos um preconceito, pois sobre elas que recai a culpa de muitos problemas da nossa sade. Mas, na verdade, gorduras tambm fornecem energia e so indispensveis para o bom funcionamento do nosso organismo. Elas fazem parte de todas as clulas de nosso corpo, inclusive as clulas nervosas (neurnios). Sem os cidos graxos nossas glndulas teriam grande dificuldade de produzir os hormnios necessrios a muitas funes vitais. Sem as gorduras em nossa dieta, algumas vitaminas lipossolveis (A, D, E e K) no poderiam ser usadas pelo nosso organismo. O que devemos lembrar que existem gorduras boas e ruins. As boas insaturadas so gorduras lquidas, procedentes do reino vegetal e geralmente saudveis. Esto presentes em leos vegetais, azeite, abacate, sementes (de girassol, de abbora, gergelim, linha-

nutrio 17

a etc.), frutos oleaginosos (castanhas, avel, amndoa etc.), peixes gordurosos, leo de peixes de gua fria, Omega 3 e 6. Estas fazem bem para o nosso organismo, pois tm a funo de limp-lo, deixando-o livre de gorduras ruins. Alm disso, so antiinflamatrias e algumas ainda aumentam o colesterol bom (HDL).
Obs.: O azeite de oliva extra virgem deve ser usado sempre cru. O aque-

cimento destri os nutrientes e os transforma em gorduras saturadas.

Nas gorduras insaturadas (poliinsaturadas) encontramos os cidos graxos essenciais. So aqueles que no podem ser produzidos no organismo e que precisam estar presentes na nossa alimentao diria, por isso recebem este nome. So eles:
cido linolico (mega 6) e linolnico (mega 3). Outros cidos como o olico (omega 9) e araquidnico so produzidos a partir dos dois primeiros. A falta dos cidos essenciais pode resultar em retardo de crescimento, dermatite e eczemas, cabelo seco, pele seca e escamosa, ressecamento do globo ocular. A deficincia ainda pode interferir na ovulao, reproduo e lactao, pode gerar dificuldade de cicatrizao, baixa imunidade, alteraes neurolgicas, como depresso e ansiedade.

As gorduras ruins so as saturadas e as trans (gordura hidrogenada). As primeiras so encontradas em alimentos de origem animal, como banha, carnes, manteiga, leite integral. Tambm as encontramos no coco e no azeite de dend. As outras so aquelas contidas nas margarinas, em produtos de padaria e industrializados (salgadinhos, biscoito, sorvete, chocolate etc.). Estas gorduras aumentam o colesterol ruim (LDL) e a trans ainda reduz o bom colesterol(HDL). Se consumidas com freqncia e por longo perodo, provocam entupimentos de artrias (podendo levar a problemas cardiovasculares), alm de promoverem maior inflamao no organismo. Esse tipo de gordura predispe o homem a doenas como cardiopatias, obesidade, doenas do fgado, colesterol alto etc.

nutrio 18

Aminocidos
So a matria-prima para a construo da protena e cada um deles tem sua funo especfica no organismo. Oito deles so chamados essenciais, pois no so produzidos pelo organismo e precisam ser adquiridos por intermdio da alimentao. A maioria dos aminocidos usada na sntese das diversas protenas do corpo ou queimada para gerar energia. A serotonina um transmissor neural (conduz o sinal de um nervo ao outro) derivado do aminocido triptofano, que alivia o estresse e a depresso. O hormnio tireoidiano derivado de outro amino-cido a tirosina. O hormnio insulina tambm composto por uma cadeia de aminocidos.

Protenas
So responsveis pela construo das clulas e fornecimento de energia. Constituem 18% do nosso peso corporal e formam quase exclusivamente a pele, unhas, msculos, cartilagens, cabelos e tendes. A elasticidade da pele, movimento peristltico dos intestinos, fabricao de anticorpos, produo de enzimas e hormnios e at os prprios transmissores de comunicao nervosa dependem das protenas. bom lembrar que as protenas que melhor funcionam para a conservao e recuperao da sade so as procedentes de fontes vegetais.

Sua carncia atrasa o crescimento, enfraquece os msculos, diminui a resistncia a doenas, causa anemia, nervosismo, problemas vasculares, como varizes, hemorridas e derrame cerebral. Alm disso, reduz a imunidade e a sade da pele, dos cabelos e das unhas.

nutrio 19

Fibras
Quando os alimentos so ingeridos na sua forma integral, como a natureza os fez, contm certas substncias que no so digerveis as fibras. Apesar de no parecer, elas tm valor, pois so excelentes estimulantes das paredes intestinais, favorecendo o movimento do intestino e contribuindo contra a priso de ventre. Os vegetais contm muitas fibras no digerveis, que nos permitem uma evacuao mais rpida, evitando o apodrecimento das protenas que formariam toxinas fceis de passar do intestino para o sangue, com conse-qncias malficas. Alm disso, a fibra previne o cncer de clon, ajuda na reduo do colesterol e no controle dos nveis de glicose sangunea (glicemia). Para incluir as fibras na nossa dieta diria, devemos ingerir grandes quantidades de vegetais; preferir os alimentos integrais (verso integral de macarro, po, arroz e farinha); preferir frutas cruas e com casca; ingerir legumes e leguminosas (soja, feijo, lentilha).

Enzimas
As enzimas, encontradas em todas as plantas vivas ou matria animal, so essenciais para manter o funcionamento adequado do corpo, digerir alimentos e ajudar a regenerao dos tecidos. As enzimas so protenas e sem elas no haveria vida. Apesar da presena de quanti-dades suficientes de vitaminas, minerais, gua e protenas, sem elas as reaes do organismo no aconteceriam. No possvel fabricar enzimas artificialmente e cada enzima tem uma funo especfica no nosso organismo.

nutrio 20

Carboidratos
Elemento essencial vida do homem; o mais abundante de todos; a base da alimentao humana. Os carboidratos podem ser chamados de acares. Os acares, quando consumidos refinados, alm de possuirem um teor nutricional vazio, em excesso podem gerar doenas muito srias, como a diabetes, obesidade, hipoglicemia, colapso das glndulas supra-renais etc.
Quando consumidos de forma integral e moderadamente, contm boa quantidade de nutrientes e podem ser convertidos em energia e calor, sendo transformados em menor quantidade em gordura.

Antioxidantes
H um grupo de vitaminas, minerais e enzimas chamados de antioxidantes por ajudarem o nosso corpo a se proteger da ao dos radicais livres. Os radicais livres so ons ou cargas negativas, que podem causar danos s nossas clulas, causando o envelhecimento precoce, prejudicando o nosso sistema imunolgico e levando a inmeras infeces e doenas degenerativas, como doenas do corao e cncer.
Os antioxidantes que no podem faltar na nossa dieta diaria: vitamina A, C e E, os leos mega 3 e 6, os aminocidos essenciais e os minerais Selnio, Zinco, Cobre e Mangans.

nutrio 21

Faa da sua alimentao o item mais importante da sua vida, alimentando-se de forma consciente, sempre levando em conta os nutrientes que oferecem e que supriro seu organismo com tudo o que ele precisa para se manter saudvel.

nutrio 22

Bibliografia
nutrio e doena Carlos Eduardo leite

a revoluo das vitaminas Michael Janson, MD receitas para a cura atravs dos nutrientes James F. Balch, MD
a natureza cura Juan Alfonso Ypez

a revoluo antienvelhecimento Timothy J. Smith, MD krause: alimentos, nutrio e dietoterapia L. Kathleen Mahan Marian T. Arlin suporte nutricional e metablico de pacientes hospitalizados Bernard/Jacobs/Rombeau tabela de composio qumica dos alimentos Guilherme Franco

nutrio 23

You might also like