You are on page 1of 5

FACULDADES UNIFICADAS DE FOZ DO IGUAU CURSO DE DIREITO

RESPONSABILIDADE SUBJETIVA DO ESTADO: Direito Ambienta !

Rob"on Fe i#e Santia$o %&' DN(

FOZ DO IGUAU )*+,

INTRODUO

Neste presente trabalho vamos desenvolver um raciocnio sobre a responsabilidade subjetiva do estado em relao a ao ou omisso de empresas terceiras que provocam danos ao meio ambiente. Tem se entendido que prefeituras e governos estaduais so sim responsveis por danos causados ao meio ambiente mesmo no sendo ele diretamente o causador do dano, existe a responsabilidade solidria e dessa forma todos so condenados a reparao. O trabalho vem baseado em uma ao de reparao de danos aplicada pela segunda turma do STJ em ao proposta pelo MPF ao governo de Santa Catarina e algumas companhias de extrao de carvo.

O Estado e o meio ambiente

dano ao meio ambiente tamb!m pode ser de responsabilidade do "stado, seja pela ao ou por omisso. "m um recurso da #nio, da $ompanhia %ider&rgica Nacional '$%N( e de outras empresas carbonferas ')esp. *+,+-.(, a %egunda Turma reconheceu que a responsabilidade do "stado por omisso ! subjetiva, melhor explicando, exige a prova da culpa, mesmo sendo relativa ao dano ao meio ambiente, /uma ve0 que a ilicitude no comportamento omissivo ! aferida sob a perspectiva de que deveria o "stado ter agido conforme estabelece a lei1, entendeu o ministro 2oo tvio de Noronha, que relatou o processo. 3 discusso comeou em uma ao civil p&blica ajui0ada pelo 4inist!rio 5&blico 6ederal contra a #nio e algumas companhias de extrao de carvo, bem como seus s7cios. 3 $%N e o "stado de %anta $atarina passaram a compor o polo passivo. objetivo8 a recuperao da regio sul de %anta $atarina, atingida pela poluio causada pelas empresas mineradoras. recurso contestava a condenao de todos os envolvidos a implementar, em seis meses, projeto de recuperao da regio, com cronograma de execuo para tr9s anos, com multa mensal de :; sobre o valor da causa no caso de atraso< obrigao de ajuste das condutas =s normas de proteo ao meio ambiente, no pra0o de *> dias, sob pena de interdio. $oncedeu?se a antecipao dos efeitos da tutela, deciso mantida em segundo grau. "m deciso in!dita, o %T2 concluiu existir responsabilidade solidria entre o poder p&blico e as empresas poluidoras, ou seja8 todos respondem pela reparao. 3 estimativa inicial do 456 era que o valor da causa alcanasse a cifra de #%@ -> milhAes. relator considerou que a #nio tem o dever de fiscali0ar as atividades de extrao mineral, de forma que elas sejam equali0adas = conservao ambiental. ministro considerou tamb!m que a busca por reparao ou recuperao ambiental pode ocorrer a qualquer momento, pois ! imprescritvel. Besde C>>+, o %T2 reconhece a legitimidade do 45 para exigir reparao do meio ambiente. "m deciso tamb!m da %egunda Turma ')"sp +C-D,>(, a ministra "liana $almon determinou8 /$omprovado tecnicamente ser imprescindvel, para o meio ambiente, a reali0ao de obras de recuperao do solo, tem o 4inist!rio 5&blico legitimidade para exigi?la1. caso envolvia uma ao civil p&blica ajui0ada pelo 45 de Eois visando obrigar o 4unicpio de EoiFnia a promover obras de recuperao da rea degradada por erosAes nas

vilas 4aria Bilce e $ristina, que estariam causando danos ao meio ambiente e riscos = populao circunvi0inha. 3 Turma deu provimento ao recurso, ordenando = 3dministrao providenciar imediatamente as obras necessrias = recomposio do meio ambiente. No apenas ind&strias poluindo rios e navios petroleiros va0ando 7leo no mar ! motivo de pedidos de indeni0ao. mau acondicionamento do lixo pela 5refeitura tamb!m implica o dever de reparar. #m recurso ')"sp *--CG,( em cima de uma ao civil p&blica de improbidade ajui0ada pelo 45 contra o ex?prefeito acreano chegou ao %T2. 3 ao discutia o fato de ter sido ordenado que o lixo coletado na cidade fosse depositado em rea totalmente inadequada 'situada nos fundos de uma escola municipal e de uma fbrica de pescados(, de modo que tal ato, por acarretar grandes danos ao meio ambiente e = populao das proximidades. 5or determinao do %T2, a ao contra o ex?prefeito vai prosseguir.

$ N$H#%I

Jimos na presente ao que o "stado ! responsvel subjetivo das aAes praticadas por empresas privadas, seja ela por omisso, ou seja, a no fiscali0ao das aAes praticadas por ela, ou pela pr7pria ao do governo nas atividades que venham a causar danos ao meio ambiente. Besde C>>+ o %T2 reconhece a legitimidade do 45 para exigir reparao do meio ambiente seja ela ao "stado ou a empresa privada.

You might also like