You are on page 1of 4

Lei n 626/2005 SMULA:

Corblia, 29 de Novembro de 2005.


Dispe sobre a escolha, mediante eleio para a funo de diretor das unidades escolares da Rede Pblica Municipal de Ensino, regulamentando o art. 149 da Lei Orgnica do Municpio e d outras providncias.

A Cmara Municipal de Corblia, Estado do Paran, aprovou e Eu Prefeito Municipal sanciono a seguinte;

LEI

Art. 1 - A escolha de diretores das unidades escolares da Rede Pblica Municipal, ser efetuada mediante eleio direta, organizada pela Secretaria Municipal de Educao, no ms de novembro dos anos pares.

Art. 2 - Podero concorrer ao pleito:

a) Professor efetivo em exerccio na unidade escolar que possua experincia mnima de 3 (trs) anos em sala de aula na rede pblica municipal e possua a habilitao em Pedagogia. b) Caso no haja professor com requisitos citados no art. 2, letra a, ou os que se enquadram no aceitem ser candidatos abre-se para: Professor efetivo, em exerccio na unidade escolar, que possua experincia mnima de 3 (trs) anos em sala de aula e possua habilitao em curso de Licenciatura com Ps Graduao em Gesto Escolar ou Administrao Escolar. c) Caso no haja professor com requisitos citados no art. 2, letra b, ou os que se enquadram no aceitem ser candidatos abre-se para:

Professor efetivo, em exerccio na unidade escolar, que possua experincia mnima de 3 (trs) anos em sala de aula na rede pblica municipal e que possua habilitao em curso de Licenciatura ou Magistrio.

Art. 3 - Em caso de candidatura nica, o pleito ser realizado para que os votantes escolham sim ou no.

Art. 4 - No havendo candidatos para concorrer a eleio ou caso o resultado da eleio tenha sido no, a Secretaria Municipal de Educao apresentar em consenso com a unidade escolar, nomes de professores que podero assumir, mediante escolha dos servidores da escola.

Art. 5 - Os diretores em exerccio na funo podem se candidatar por 02 (duas) gestes consecutivas na rede municipal de ensino, sem se afastar de suas atividades.

Art. 6 - Nenhum professor, mesmo com 02 (dois) padres e atuando em 02 (duas) unidades escolares, poder se candidatar em mais de um estabelecimento.

Art. 7 - Caso o professor eleito para a funo de diretor possua 01 (um) padro de 20hs, a unidade escolar ter direito a diretor auxiliar. 1 - As unidades escolares que atendam os alunos em apenas um perodo, no tendo nenhuma atividade extra curricular, devero ter um diretor com 20hs.

Art. 8 - Podero votar: I Todos os funcionrios da unidade escolar, sendo o peso do voto conforme o porte da unidade escolar: Porte I Peso 2; Porte II Peso 3; Porte III e IV - Peso 4.

II Alunos do curso Supletivo Fase I; III Pai ou me ou responsvel pelo aluno devidamente matriculado e freqentando aulas. 1 - Caso o funcionrio da unidade escolar tenha filho matriculado no mesmo, este ter direito a somente um voto.

Art. 9 - As inscries para concorrer funo de Diretor das Escolas Municipais, devero ser abertas na Secretaria Municipal de Educao, com 15 (quinze) dias de antecedncia do pleito, por um perodo de 05 (cinco) dias para inscries.

Art. 10 - O candidato que obtiver a maioria simples dos votos presentes,ser designado Diretor pelo Prefeito Municipal.

Art . 11 - Em caso de empate, considerar-se- eleito, o candidato que tiver: 1 - maior habilitao; 2 - maior tempo de servio prestado a Educao; 3 - maior idade.

Art. 12 Publicada a designao no rgo oficial do Municpio, o Secretrio de Educao dar posse ao Diretor eleito, no primeiro dia til do ms de janeiro, seguinte ao ano das eleies, sendo a gesto de 02 (dois) anos. Art. 13 O mandato ser considerado extinto antes do trmino do prazo estabelecido: I Pela renuncia do eleito; II Pela morte ou impedimento legal do titular do mandato.

Art. 14 O diretor poder ser destitudo mediante comprovao de falta grave ou irregularidade, em concordncia com a Lei 286/92.

Art. 15 Nos casos previstos nos art. 13 e 14, caber a Secretaria Municipal de Educao indicar ao Executivo Municipal para designao, um Diretor Interino para ocupar o cargo at o trmino do mandato, em concordncia com o art. 4 desta Lei.

Art. 16 Quando da criao de uma nova Escola, a Secretaria Municipal de Educao indicar o Diretor, at a complementao do binio, conforme estabelecido no art. 1.

Art. 17 A Secretaria Municipal de Educao baixar instrues que se fizerem necessrias ao cumprimento desta Lei.

Art. 18 Os casos omissos sero resolvidos pelo Conselho Municipal de Educao.

Art. 19 Ficam revogadas as Leis n 304/92 e 600/2004.

Art. 20 Esta Lei entrara em vigor na data de sua publicao, revogadas as disposies em contrrio.

GABINETE DO PREFEITO MUNICIPAL DE CORBLIA Em 29 (Vinte e nove) de Novembro de 2005.

ELIEZER JOS FONTANA Prefeito Municipal

You might also like