You are on page 1of 4

Resumo Marina UFRGS

APONTAMENTOS SOBRE A TEORIA DO ESTABELECIMENTO (resumo do texto do Cssio Cavalli) O estabelecimento empresarial acaba por assumir uma significao econmica superior ao da soma dos bens individuais que o compem, de modo que h a necessidade de que o direito afirme esquemas dogmticos aptos a captar esta nova realidade. Teoria Atomista: no conferia ao estabelecimento o carter de um novo bem, distinto dos bens individuais que o compunham. A regulao do estabelecimento decorria da tutela individual dos diversos bens que integravam o estabelecimento, os quais conservavam a sua disciplina jurdica prpria (regras prprias de circulao). Quanto alienao do estabelecimento, consoante tal doutrina, reconhecia-se o fato de que as coisas que compem o estabelecimento, no ato de alienao, eram transferidas em conjunto. Este reconhecimento limitava-se necessidade de tutela dos credores do alienante do estabelecimento. Teorias Universalistas: conferia ao estabelecimento o carter de um novo bem jurdico distinto dos bens individuais que o compunham. Ele era considerado uma coisa complexa formada por coisas, ou seja, uma universalidade com regras prprias de circulao. a) Universalidade de Fato: em caso de alienao do estabelecimento, seriam transferidos apenas bens, ou seja, um ativo. A doutrina da universalidade de fato entende que o estabelecimento formado apenas por bens reunidos pela vontade do empresrio. b) Universalidade de Direito: em caso de alienao do estabelecimento, seriam alienados no somente bens, mas tambm dvidas. A doutrina da universalidade de direito defende que o estabelecimento seria formado por relaes jurdicas patrimoniais (que tanto atribuem ao seu titular posies jurdicas creditcias e de propriedade, quanto posies de dvida). Estabelecimento no ordenamento brasileiro: entendido como um conjunto de bens, mas tambm como um objeto unitrio composto por um complexo de bens, materiais e imateriais, organizados para o exerccio da empresa (noo ltima incorporada ao CC/2002 (art. 1.142) por influncia direta do CC italiano). Para saber se o direito brasileiro adota a doutrina da universalidade de fato ou de direito preciso analisar a questo da alienao. Levando em considerao exclusivamente o art. 1.142 do nosso Cdigo Civil diramos que a posio brasileira no sentido de reconhecer o estabelecimento enquanto universalidade de fato, porm, quando examinadas as consequncias previstas a sua alienao temos que o adquirente do estabelecimento sucede o alienante nas obrigaes anteriores alienao, conforme a regra do art. 1.146 do Cdigo Civil. Desta forma, o ordenamento brasileiro um meio-termo: tanto o estabelecimento uma coisa complexa formada por bens, quanto um complexo patrimonial (conjunto de relaes jurdicas).

Resumo Marina UFRGS

Elementos que compem o estabelecimento: estabelecimento, enquanto um novo bem, distinto dos bens individuais que o compem, no possui consistncia fsica e formado por elementos heterogneos. Ele formado por bens corpreos e incorpreos organizados pelo empresrio para o exerccio da atividade empresarial. Bens corpreos so os bens mveis e imveis enquanto os bens incorpreos so as marcas, as patentes... No mbito dos elementos que compem o estabelecimento h uma questo controversa no que diz respeito aos contratos. Alguns autores sustentam que os contratos no fazem parte do estabelecimento. Todavia, a doutrina mais relacionada ao atual conceito de empresa (feixe de contratos) aquela que defende que o estabelecimento, para alm de direitos reais relativos a coisas corpreas, envolve posies contratuais, seja o direito ao arrendamento, seja o contrato de trabalho e posies incorpreas, como o direito firma e a marca ou o pedido do seu registro. Os bens que integram o estabelecimento tm em comum o fato de estarem interligados ao exerccio da empresa, ou seja, de terem uma destinao funcional. Por essa razo, so chamados de bens de produo, posto que tal categoria entende que os bens so classificados no de acordo com sua natureza ou consistncia, mas segundo a destinao que o empresrio lhes d no sentido de realizarem a atividade social. Trespasse: O negcio de transferncia do estabelecimento denominado de trespasse. Para que se caracterize o trespasse, a doutrina ressalta a necessidade de conservao da potencialidade produtiva dos bens alienados, ou seja, ocorre alienao de um estabelecimento quando os bens alienados estiverem organizados ou forem potencialmente organizveis por um empresrio para o exerccio da empresa. Se quer com isto dizer que o trespasse se configura sempre que os empresrios pactuem a alienao de elementos que se mostrem suficientes ao desenvolvimento da atividade empresarial, sem que haja a necessidade de acrscimo, por parte do adquirente, de outros elementos para que se confira funcionalidade ao conjunto de elementos envolvidos na operao. Para alguns autores, da interpretao da expresso salvo disposio em contrrio do art. 1148 do CC, entende-se que h sub-rogao automtica como regra geral para os contratos de natureza empresarial atingidos pelo trespasse. Art. 1.148. Salvo disposio em contrrio, a transferncia importa a subrogao do adquirente nos contratos estipulados para explorao do estabelecimento, se no tiverem carter pessoal, podendo os terceiros rescindir o contrato em noventa dias a contar da publicao da transferncia, se ocorrer justa causa, ressalvada, neste caso, a responsabilidade do alienante.

Resumo Marina UFRGS

Hiptese de ineficcia da alienao do estabelecimento: A ineficcia da alienao do estabelecimento alcana a todos os credores do alienante. Para que a alienao do estabelecimento seja eficaz perante os credores do empresrio, conforme dispe o artigo sob anlise, deve o alienante ou pagar todos os seus credores ou obter o consentimento destes, de modo expresso ou tcito. Art. 1.145 Se ao alienante no restarem bens suficientes para solver o seu passivo, a eficcia da alienao do estabelecimento depende do pagamento de todos os credores, ou do consentimento destes, de modo expresso ou tcito, em trinta dias a partir de sua notificao. A pessoa natural ou jurdica de direito privado que adquirir de outra estabelecimento comercial e continuar a respectiva explorao, sob a mesma ou outra razo social ou sob firma ou nome individual, responde integralmente pelos tributos relativos ao estabelecimento adquirido, se o alienante cessar a explorao do comrcio e subsidiariamente se o alienante prosseguir na explorao ou iniciar dentro de seis meses a contar da data da alienao nova atividade no mesmo ou em outro ramo de comrcio, indstria ou profisso. Segundo o art. 1146, o adquirente responde, com todos os seus bens, presentes e futuros, pelas dvidas anteriores alienao do estabelecimento, desde que regularmente contabilizadas. O artigo dispe tambm que o credor tem o direito de exigir tanto do alienante como do adquirente do estabelecimento a totalidade do seu crdito, contudo, esta solidariedade passiva entre alienante e adquirente se verifica pelo prazo de um ano, quanto aos crditos vencidos, a partir da publicao da alienao do estabelecimento, e, quanto aos crditos a vencer poca da alienao, a partir do respectivo vencimento. A legislao falimentar tem como objetivo criar condies para que situaes de insolvncia tenham solues previsveis, cleres e transparentes, de modo que os ativos, tangveis e intangveis, seja, preservados e continuem cumprindo sua funo social, gerando produto, emprego e renda. Stay period: lapso temporal de 180 dias no qual credores de contratos que instrumentalizam o estabelecimento no podem retirar do estabelecimento do devedor os bens de capital essenciais a sua atividade empresarial . Desta forma, busca-se preservar a empresa mediante a preservao do valor dos seus ativos. Acerca do art. 1149, a doutrina diverge, em razo da alienao do estabelecimento, se h a transferncia automtica dos crditos ou se h a necessidade de expressa pactuao. Destarte, as partes que negociam o trespasse do estabelecimento devem tomar cuidado e buscar dispor acerca da cesso dos crditos inerentes ao estabelecimento. Proibio de restabelecimento: no havendo autorizao expressa, o alienante do estabelecimento no pode fazer concorrncia ao adquirente, nos cinco anos subseqentes transferncia, o art. 1.147 do Cdigo Civil.

Resumo Marina UFRGS

O adquirente paga pelo estabelecimento valor superior ao da soma dos bens individualmente considerados que o compem justamente porque os bens esto organizados ou so potencialmente organizveis para serem explorados mediante o exerccio de atividade econmica. A funo do contrato de trespasse, desta forma, consiste em permitir ao adquirente explorar economicamente o estabelecimento.

You might also like