You are on page 1of 4

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO SUL DO MARANHO UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR DOSUL DO MARANHO CURSO DE BACHARELADO EM SERVIO SOCIAL

MARIANA LIMA

Questes com base no livro de Vicente de Paula Faleiros: O QUE POLTICA SOCIAL.

Imperatriz 2013

UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR DO SUL DO MARANHO CURSO: SERVIO SOCIAL DISCIPLINA: POLTICA SOCIAL I ALUNA: MARIANA LIMA DE OLIVEIRA PERODO: III

ATIVIDADE COMPLEMENTAR

Tomando por base o livro: O que Poltica Social. Contextualize as seguintes questes.

1. As polticas sociais ora so vistas como mecanismo de manuteno da fora de trabalho, ora como arranjos do bloco no poder ou governante, ora como doao das elites dominantes, ora como instrumento de garantia do aumento da riqueza ou dos direitos do cidado. (pag. 08).

2. A forma como as polticas sociais aparecem nos discursos, nos jornais, nas inauguraes faz parte do imaginrio social da interao simblica so as representaes que os homens tm das suas condies de existncia, de trabalho, do seu projeto de sociedade e de indivduo e das polticas existentes. (pg. 21).

3. Nos pases pobres perifricos no existe o welfare state nem um pleno keynesianismo em poltica. Qual a justificativa que ele d para essa afirmativa? (pg. 28).

4. As polticas sociais so, assim, formas e mecanismos de relao e articulao de processos polticos e econmicos. (pg. 33).

5. As polticas sociais compreendem no s a reproduo da fora de trabalho diretamente ligado produo. Mas tambm daquela que est excluda do processo produtivo. (pg. 41).

RESPOSTAS

1. Segundo Vicente de Paula Faleiros, os olhares em relao s polticas sociais so diversos, portanto, no podem ser reduzidas a um nico esquema. O autor apresenta a priori as polticas como ddivas, em seguida as relaciona com as lutas sociais, as exigncias do capital para se valorizar e manter a reproduo da fora de trabalho e as crises do capitalismo.

2. As formas de apresentao atravs dos meios miditicos e dos discursos trazem ao trabalhador o ideal a ser alcanado em relao aos seus direitos, trabalho, polticas pblicas, maior igualdade social, o desejo de melhores condies de vida no intuito de lhes mostrar que tais ideais j esto sendo realizados. No entanto, tais igualdades, em diversos mbitos, inclusive no das polticas pblicas, que esto sendo garantidas da mnima forma a subsistncia dos indivduos para lhes manter no processo de reproduo da fora de trabalho, da acumulao do capital e do consumo, ou seja, sem alterar o modelo do sistema capitalista. Estas polticas so repassadas aos trabalhadores na maioria das vezes como ddivas, entretanto, o prprio trabalhador que arca com o financiamento desses benefcios.

3. Segundo Faleiros a explicao para que nos pases pobres e perifricos no tenha existido o welfare state nem um pleno keynesesianismo em poltica est relacionada com as profundas desigualdades de classes e que por sua vez no possibilitaram a implantao de polticas sociais de acesso universal.A cada gesto, o governo cria programas de carter clientelsticos e burocrticos.

4. O autor relaciona as polticas sociais como formas e mecanismos de relao e articulao com processos polticos e econmicos, no sentido que os polticos de obteno do consentimento popular, da aceitao da grupos e classes e da

manuteno da ordem social vinculam-se aos processos econmicos da manuteno do trabalhador e das relaes de produo das riquezas. Atravs das polticas como a previdncia o trabalhador repem certos desgaste de sua fora de trabalho, obtm benefcios que iro contribuir para a reproduo de seus filhos ou para sua manuteno quando estiver temporariamente excludo do mercado de trabalho.

5. Faleiros mostra que mesmo os que esto excludos do processo de produo como velhos e crianas iro manter atravs das polticas a capacidade de consumir. As aposentadorias, penses e renda vitalcia dos idosos possibilitar o mnimo do seu consumo e assim a tambm participar da manuteno do sistema capitalista; as crianas e os desempregados tambm incluem-se nesse processo atravs dos auxlios em dinheiro ou em alimentos.

You might also like