You are on page 1of 2

Resumo do Filme leo de Lorenzo O filme uma histria baseada em fatos reais, de um casal de historiadores com um nico filho,

, Lorenzo, de apenas 7 anos de idade, que comeou a apresentar sinais de hiperatividade, surdez, desequilbrio corporal. Intrigados com esses sintomas os pais recorreram a vrios mdicos, a fim de identificar qual o diagnostico e descobrirem, que seu filho portador de Adrenoleucodistrofia (ALD). A ALD se caracteriza pelo acmulo de cidos graxos saturados de cadeia longa (principalmente cidos com 24 e 26 carbonos) na maioria das clulas do organismo afetado, mas principalmente nas clulas do crebro, levando destruio da bainha de mielina, que protege determinados neurnios. Sem a mielina, estes neurnios perdem a capacidade de transmitir corretamente os estmulos nervosos que fazem o crebro funcionar normalmente e a surgem os sintomas neurolgicos da doena. E uma doena que s ocorre em homens, e est relacionada com o cromossomo sexual X, e as mulheres so apenas portadoras, tendo 50% de chances de transmitir para o filho. ALD no tem cura, uma doena rara, em que no h muitas pesquisas sobre ela, os mdicos nem sabiam como trat-la, e no se esforavam para isto... Os pais tiveram que deixar seu filho a merc das pesquisas e testes dos mdicos, como uma cobaia. Durante esse perodo eles envolveram-se numa ONG de pais com filhos portadores de ALD, porm constataram que os membros desta se preocupavam mais em aceitar e lidar com a doena, buscando somente a conformidade e no a cura. Lorenzo, foi submetido a uma dieta em que eram cortadas todo tipo de gordura que levaria a formao de cadeias longas de acido graxo. Essa dieta s o fez piorar, pois seus ndices de cidos graxos s aumentaram. A ineficincia da dieta, fez com que os seus prprios pais procurassem a cura, e para isso, eles foram estudar a doena , para depois comear a tratar. Eles passaram a estudar diariamente sobre os mecanismos de ao desta doena, no intuito de poder discutir com os mdicos a melhor forma de tratamento para amenizar os sintomas apresentados por Lorenzo. Aps um tempo, o casal conseguiu arrecadar fundos para organizar um simpsio sobre a doena, o primeiro da historia, que contou com a participao de vrios cientistas do mundo todo, para discutir sobre a verdadeira situao do tratamento da ALD.

Mesmo com todo esse esforo, eles no foram poupados da desconfiana e do preconceito por parte dos mdicos e dos cientistas, pelo fato de serem "leigos" em Bioqumica e Medicina. Outra barreira encontrada era a impossibilidade de realizao de testes em humanos de tratamentos ainda no autorizados. Alm da dificuldade em achar parceiros qumicos com competncia para produzir a frmula dos leos que eles acreditavam que poderiam curar Lorenzo. Os pais descobriram o erro da dieta: quando o organismo no recebe acido graxo do alimento, ele produz sozinho, atravs da biossntese, ento resolveram manipular um leo, baseado no leo de oliva, que no fosse prejudicial ao ser humano, e enganasse o organismo, para que este no produzisse os cidos graxos. Esse leo no era a cura, mais barrava os efeitos da doena, pois o excesso de cido graxo destrua o crebro, e consequentemente suas funes, a criana se atrofiava, a bainha de mielina dos neurnios era destruda, portanto, o portador perdia os movimentos. Temos uma organela nas clulas, chamada perixossomo, responsvel pela eliminao do excesso de cido graxo, como Lorenzo tinha uma falha gentica, de uma enzima responsvel pela absoro de cido graxo nessa organela, ele acumulava no sangue. Com o uso desse leo, Lorenzo no voltou ao estado normal, apenas barrou a doena, e atravs de tratamentos, conseguiu melhoras significativas.

You might also like