You are on page 1of 11

A educao pelo trabalho, a educao integral e a Escola Politcnica no Rio Grande do Sul*

Vladimir Stolzenberg Torres1 Secretaria Estadual de Educao do Rio Grande do Sul

Um ttulo sugestivo que traz em si um questionamento, qual seja, ser possvel integrar educao integral (ou em tempo integral), educao pelo trabalho e a escola politcnica? No Rio Grande do Sul a proposta de ensino politcnico possibilita o questionamento sobre a consorciao de temas que podem ser considerados mutuamente excludentes. particularmente interessante, resgatar o fato de que uma formao integral que integra educao e trabalho e uma escola de tipo nico j faziam parte das idias dos pensadores clssicos. Marx e Engels teriam retomado tais idias, a partir das transformaes no processo de produo material e simblico da sociedade moderna. Uma educao que contempla a formao intelectual, corporal e tecnolgica do homem, instituda sob um processo de produo tcnico-cientfico, na perspectiva de formao integral. Cabe, portanto, identificar e estabelecer a diferena bsica elaborada por Pistrak entre ensino e educao. Em sua concepo, esta possui uma ligao direta com o trabalho social, extinta de uma intencionalidade central, enquanto que o ensino sistematizado para a transmisso de um determinado tipo de conhecimento. A unio estabelecida entre trabalho e ensino essencial para um projeto que pleiteia a superao do capital, constituindo este, um dos grandes desafios educacionais de nosso tempo.
__________________________________________________
* 1

A suggestive title which brings a question, which is, you can integrate integral education (or full-time), education by work and the polytechnic school? In Rio Grande do Sul the proposal of the polytechnic school allows the question the merging of themes that can be considered mutually exclusive. It is particularly interesting to recover the fact that an integral education which integrates education, work and a unique kind of school that was already part of the ideas of classical thinkers. Marx and Engels would have taken these ideas from the transformations in the material and symbolic of production of the modern society. An education which considers human intellectual, technological and physical formation, established under a process of technical-scientific production, in the perspective of integral formation. It is concerning, therefore, to identify and to establish the basic difference elaborated by Pistrak between teaching and education. In his view, this has a direct connection with social work, which social work its central intention extinguished while education is systematized for the transmission of a particular kind of knowledge. The union established between work and education is essential for a project that pleads to overcome the capital, which constitutes one of the greatest educational challenges of our time.

Education by work, integral education and Rio Grande do Sul Polytechnic School Trabalho de concluso da disciplina A docncia na escola de tempo integral, do curso de Especializao em Educao Integral da Universidade Federal da Fronteira Sul. Endereo para correspondncias: Rua Itapema, nmero 358, Cachoeirinha, RS, 94950-577 (biologo.vladimir@gmail.com).

Revista de Cincias Humanas, Florianpolis, Volume 46, Nmero 1, p. 199-209, Abril de 2012

HUM AN AS
Palavras-chave: Educao integral Escola do trabalho Escola politcnica. Keywords: Integral education Education by work Polytechnic school.

Re v is t a

d e C i n c ia s

Introduo ser humano integral, uma sntese de mltiplas relaes, de modo que suas necessidades so de ordem material (biolgica e fsica), mas tambm espirituais e simblicas. Nesse mbito se encontram as necessidades e potencialidades ticas e estticas. A satisfao de tais necessidades nos orienta na construo de relaes sociais. Assim, sendo ele um ser de necessidades, ento se constitui, tambm, como um ser de liberdade, mediante relaes que buscam a plenitude na satisfao de suas necessidades e das necessidades do outro (RAMOS, 2009). consenso, entre os pesquisadores da rea de trabalho e educao, que o conceito de educao politcnica foi esboado inicialmente por Karl Marx, em meados do sculo 19. Em outras palavras, educao politcnica pode ser vista como sinnimo de concepo marxista de educao. Cabe esclarecer que, se originria de Marx a concepo de educao politcnica, o filsofo alemo jamais escreveu um texto sistemtico dedicado especificamente questo pedaggica. Mas, em que consistiria a educao politcnica para Marx? Pode-se, primeiramente, ilustrar o pensamento marxiano atravs de uma das passagens mais conhecidas de Karl Marx, retirada das Instrues aos Delegados do Conselho Central Provisrio da Associao Internacional dos Trabalhadores, de 1868 (MARX & ENGELS, 1992): afirmamos que a sociedade no pode permitir que pais e patres empreguem, no trabalho, crianas e adolescentes, a menos que se combine este trabalho produtivo com a educao. E, continuando, eles deixam claro o que entendem por educao:
Por educao entendemos trs coisas: 1. Educao intelectual. 2. Educao corporal, tal como a que se consegue com os exerccios de ginstica e militares. 3. Educao tecnolgica, que recolhe os princpios gerais e de carter cientfico de todo o processo de produo e, ao mesmo tempo, inicia as crianas e os adolescentes no manejo de ferramentas elementares dos diversos ramos industriais.

Pode-se facilmente perceber a direo de uma educao multilateral preconizada por Karl Marx; seguindo, o autor aponta a finalidade de sua proposta de educao politcnica:
Revista de Cincias Humanas, Florianpolis, Volume 46, Nmero 1, p. 199-209, Abril de 2012

200

A educao pelo trabalho, a educao integral e a Escola Politcnica no Rio Grande do Sul V.S. Torres Esta combinao de trabalho produtivo pago com a educao intelectual, os exerccios corporais e a formao politcnica elevar a classe operria acima dos nveis das classes burguesa e aristocrtica (MARX & ENGELS, 1992).

Em Celestin Freinet encontra-se a idia de que o aprendizado deve se dar a partir de aes que sejam necessrias, pela produo de bens que sejam teis aos aprendizes. Estes tanto podem ser bens materiais - geradores eltricos para iluminar uma escola carente do interior - como bens culturais - poesias, desenhos, jornais e livros escritos e impressos pelos prprios alunos e que seriam, e.g., enviados s escolas das comunidades vizinhas2. Nas indicaes, preconizadas por Marx e Engels (1992), encontra-se o embrio fundamental do trabalho como princpio educativo, que busca na transformao radical da sociedade sua ltima finalidade. Nesse sentido, os principais vetores da concepo marxista de educao so:
1. Educao pblica, gratuita, obrigatria e nica para todas as crianas e jovens, de forma a romper com o monoplio por parte da burguesia da cultura, do conhecimento. 2. A combinao da educao (incluindo-se a a educao intelectual, corporal e tecnolgica) com a produo material com o propsito de superar o hiato historicamente produzido entre trabalho manual (execuo, tcnica) e trabalho intelectual (concepo, cincia) e com isso proporcionar a todos uma compreenso integral do processo produtivo. 3. A formao omnilateral (isto , multilateral, integral) da personalidade de forma a tornar o ser humano capaz de produzir e fruir cincia, arte, tcnica. 4. A integrao recproca da escola sociedade com o propsito de superar a estranhamento entre as prticas educativas e as demais prticas sociais.

No Rio Grande do Sul O ttulo se apresenta sugestivo e gera, simultaneamente, um questionamento, qual seja, ser possvel integrar Educao Integral (ou em Tempo Integral),
__________________________________________________
2

Encontra-se uma viso similar no trabalho de Makarenko; assim como, tambm, o trabalho de Paulo Freire tem fortes relaes tanto com as propostas de Freinet como com as de Makarenko. A idia dos conceitos geradores como ponto de partida para um ensino libertador tem evidente ligao com os trabalhos desenvolvidos pelos dois educadores. Ver Capriles (1989) para uma descrio do trabalho e da importncia de Makarenko para quase todos os educadores de nosso sculo.

Revista de Cincias Humanas, Florianpolis, Volume 46, Nmero 1, p. 199-209, Abril de 2012

201

HUM AN AS
Educao pelo Trabalho e a Escola Politcnica? No Rio Grande do Sul, existe a proposta, ainda no consolidada, de implantao gradual da Politecnia para o Ensino Mdio (PATTA, 2011) onde no haja formao profissional (Curso Normal e/ou Cursos Tcnicos), o que permite que se realize uma discusso sobre a possibilidade de consorciar temas que possam, em um primeiro momento, se apresentar at mesmo como mutuamente excludentes. Na prtica, por outro lado, tambm as escolas que mantenham ensino mdio com formao esto sendo atingidas, haja vista a ampliao de sua carga horria anual de oitocentas convencionais para mil horas. No que tange a Educao Integral, observa-se que uma das principais metas do Plano Nacional da Educao, institudo em 2001, a ampliao da jornada escolar para um perodo mnimo de 7 horas. Apesar da questo conceitual ainda estar em construo, ela pode ser entendida como um ensino que possibilita uma formao mais completa para o aluno enquanto ser humano e no apenas como estudante. Trabalhar com essa perspectiva significa conciliar o contedo didtico com outras peculiaridades da vida. Este aspecto, ento, coaduna com a Lei Federal N 9.394, de 20 de dezembro de 1996, segundo a qual:
Art. 22. A educao bsica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formao comum indispensvel para o exerccio da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. Art. 35. O ensino mdio, etapa final da educao bsica, com durao mnima de trs anos, ter como finalidades: I ... II a preparao bsica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condies de ocupao ou aperfeioamento posteriores; III o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formao tica e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crtico; IV a compreenso dos fundamentos cientfico-tecnolgicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prtica, no ensino de cada disciplina.

Re v is t a

d e C i n c ia s

Porm, considerando a questo da ampliao da jornada escolar, qual deve ser efetivamente o papel da escola neste novo contexto? Na viso da Cavaliere (2002), a ampliao das funes da escola, de forma a melhor cumprir um papel scio-integrador, vem ocorrendo por urgente imposio da realidade,
Revista de Cincias Humanas, Florianpolis, Volume 46, Nmero 1, p. 199-209, Abril de 2012

202

A educao pelo trabalho, a educao integral e a Escola Politcnica no Rio Grande do Sul V.S. Torres

e no por uma escolha poltico-educacional deliberada. Entretanto, a institucionalizao do fenmeno pelos sistemas educacionais, que j desponta em polticas pblicas, envolver escolhas, isto envolver concepes e decises polticas. Tanto podero ser desenvolvidos os aspectos inovadores e transformadores embutidos numa prtica escolar rica e multidimensional, como podero ser exacerbados os aspectos reguladores e conservadores inerentes s instituies em geral. Assim, o sentido do ensino em uma educao voltada para a escola do trabalho est intrnseco ao objetivo que lhe dado. Neste tipo de escola o ensino possui a finalidade de reunir conhecimentos capazes de desenvolver na criana aptides com as quais ela possa interpretar a realidade, reconhecendose enquanto sujeito histrico de seu tempo, hbil a transformar a realidade na qual est inserida. Desta forma:
Por formao bsica (ensino elementar) deve-se compreender a soma de conhecimentos ou de hbitos e o grau de tcnica adaptados a uma determinada idade, que conduzam direta e plenamente compreenso marxista da vida moderna. O nico objetivo do ensino atingir este resultado (PISTRAK, 2003).

Conforme Ramos (2009), antes de ser especfico, porm, na forma de subordinao ao capital, pelas quais o trabalhador no opta autonomamente pelo tipo de trabalho com o qual produzir sua existncia, o trabalho define a prpria natureza humana e social do ser; por isso, ele contraditrio, o que nos exige perceb-lo como necessidade e potencialidade humanas. Ainda segundo Ramos (op. cit.), o trabalho , ento, uma caracterstica ontolgica do ser. Se o trabalho inerente ao ser como meio de produo de sua existncia, ele tem tambm um sentido histrico. Ou seja, o trabalho assume formas especficas ao longo da histria da humanidade, de acordo com o processo de produo que se organiza socialmente. No h como se pensar e realizar o trabalho para um ser humano assistido integralmente se no houver o auto reconhecimento, tambm como ser integral. nesse sentido que se aborda o trabalho como princpio educativo, diferenciando-o do princpio educativo que fundamenta estratgias metodolgicas baseadas no aprender fazendo. Talvez, como princpio pedaggico, ele esteja muito presente em nosso cotidiano. A convergncia Por outro lado, de acordo com Cavaliere (2002), a ampliao do tempo dirio do aluno na escola pode ser compreendida com uma forma de melhorar o rendimento escolar, como uma adequao da rotina urbana contempornea,
Revista de Cincias Humanas, Florianpolis, Volume 46, Nmero 1, p. 199-209, Abril de 2012 203

HUM AN AS
em que a escola serve para atender a esta demanda, ou como uma nova concepo de educao escolar, em que a escola desempenhe o papel de formao na vida dos indivduos. particularmente interessante, resgatar o fato de que uma formao integral que integra educao e trabalho e uma escola de tipo nico j faziam parte das idias dos pensadores clssicos. Marx e Engels (1992) estariam retomando tais idias, a partir das transformaes no processo de produo material e simblico da sociedade moderna. A concepo de educao marxiana compreende trs aspectos:
Educao intelectual; educao corporal, tal como a que se consegue com os exerccios de ginstica e militares; educao tecnolgica, que recolhe os princpios gerais e de carter cientfico de todo o processo de produo e, ao mesmo tempo, inicia as crianas e os adolescentes no manejo de ferramentas elementares dos diversos ramos industriais (MARX & ENGELS, 1992).

Re v is t a

d e C i n c ia s

Uma educao que contempla a formao intelectual, corporal e tecnolgica do homem, instituda sob um processo de produo tcnico-cientfico, na perspectiva de formao integral. Assim, conforme Pistrak (2003), os contedos necessrios das disciplinas deveriam ser introduzidos com estudos que levassem a compreenso da realidade atual, das estruturas e engrenagens da sociedade capitalista e das necessidades da construo do socialismo. A Revoluo Russa (1917) possibilitou o debate acerca da teoria materialista de educao, que se apresentou com uma formulao terico-pedaggica a qual compreende a formao integral do homem, a partir da vinculao do ensino com o trabalho produtivo. A concepo de formao integral marxiana toma a superao da diviso do trabalho, a unio do trabalho manual ao trabalho intelectual e o processo histrico-concreto de construo da sociedade, sob o qual a formao integral se constri. A perspectiva de que esta formao integral leve os trabalhadores ao domnio cientfico e tecnolgico do novo processo de produo em curso, e propicie as condies para a construo de uma estrutura social, na qual os trabalhadores se constituam como classe dirigente. Nesta ptica, a Educao Integral, pela valorizao da convivncia, da interao e do trabalho conjunto, obriga a escola a rever-se tambm como espao do contraditrio, das experincias de conflito e de antagonismos; um espao que acolhe as diferenas. A auto-anlise feita pela escola busca solues para articular as polaridades que constituem o todo, unidade complexa que compe o homem integral. A Educao Integral s poder acontecer verdadeiramente se considerar a complexidade humana.
204 Revista de Cincias Humanas, Florianpolis, Volume 46, Nmero 1, p. 199-209, Abril de 2012

A educao pelo trabalho, a educao integral e a Escola Politcnica no Rio Grande do Sul V.S. Torres

Neste contexto, tornam-se convergentes a proposta do governo gacho e quela, que se evidencia na obra de Pistrak e de educadores Russos que vivenciaram o momento revolucionrio naquele pas (Krupskaia, Makarenko, Lunatcharsky), sendo ento notrio o trabalho de pesquisa, debates e militncia para a formulao de teorias pedaggicas que contribussem para a construo de uma educao escolar coerente com a novssima tentativa de organizao da classe trabalhadora a partir da revoluo de Outubro/1917. Saviani define educao politcnica como o domnio dos conhecimentos cientficos das diferentes tcnicas que caracterizam o processo de trabalho produtivo moderno (Saviani, apud Frigotto et al., 2005). Pistrak, assim como Saviani (2001), coloca o trabalho como categoria fundante do ser social, necessria a existncia da educao, justamente, por ser o trabalho seu elemento base. Assim, o trabalho apresenta-se escola como categoria necessria ao processo educativo, independente da lgica estabelecida. Mas fato que diante da estrutura como est organizada a sociedade brasileira na atualidade, esta educao politcnica, que no previa ingresso do mundo da produo antes de completar a formao, tornou-se uma perspectiva a vir a ser realizada. Como alternativa possvel, surge a idia de articular a educao geral com eixos estruturantes como base para uma futura educao tecnolgica ou politcnica, mas, tambm, a possibilidade de formao profissional para a populao (jovens trabalhadores) que necessita ter acesso a formas dignas de subsistncia. Assim surge a concepo de converso da atual escola de ensino mdio para a modalidade politcnica, atravs da qual, o Ensino Mdio seria melhor vinculado realidade social e ao desenvolvimento cientfico-tecnolgico, integrando as reas do conhecimento (linguagens, matemtica, cincias da natureza e cincias humanas). Nesta linha, o Conselho Nacional de Educao (CNE), por meio da Cmara de Educao Bsica, assim se posiciona:
O Ensino Mdio deve ter uma base unitria sobre a qual podem se assentar possibilidades diversas como preparao geral para o trabalho ou facultativamente, para profisses tcnicas; na cincia e na tecnologia, como iniciao cientfica e tecnolgica; na cultura como ampliao da formao cultural (CNE/CEB, Resoluo n 4/ 2010, Art. 26, 1).

Seguindo neste pensamento, o objetivo da escola, portanto, formar para a aquisio de experincias que tornem as crianas trabalhadores completos. O problema se resume da seguinte forma:

Revista de Cincias Humanas, Florianpolis, Volume 46, Nmero 1, p. 199-209, Abril de 2012

205

HUM AN AS
1. A escola deve dar aos alunos uma formao bsica social e tcnica suficiente para permitir uma boa orientao prtica na vida; 2. ela deve assumir antes de tudo um carter prtico a fim de facilitar ao aluno a transio entre a escola e a realidade integral da existncia, a fim de capacit-lo a compreender seu meio e a se dirigir autonomamente; e 3. ela deve acostum-lo a analisar e a explicar seu trabalho de forma cientfica, ensinando-lhe a se elevar do problema prtico concepo geral terica, a demonstrar iniciativa na busca de solues (PISTRAK, 2003).

Re v is t a

d e C i n c ia s

Pondo o trabalho como diretriz da educao, Pistrak afirmava ser necessrio um programa de ensino que estabelecesse o trabalho como base escolar, pois ao ensino deveria ser atribudo o objetivo de sistematizar o conhecimento vinculado ao trabalho, para que este pudesse ser enraizado na escola. Esta concepo evidencia uma profunda articulao entre as reas de conhecimento e seus componentes curriculares com as dimenses Cincia, Cultura, Tecnologia e Trabalho. Esta articulao deve se explicitar no desenvolvimento de aes, atividades e vivncias pedaggicas, com vista a modificar a relao atual entre trabalho e trabalhador. Nessa perspectiva, pretende-se que, no seu cotidiano, o trabalhador no fique subordinado ao desenvolvimento de habilidades especficas e a prticas laborais mecnicas, mas incorpore nas suas atividades profissionais os fundamentos cientficos que as sustentam. Isso significa que, antes de aprender algum oficio nos seus aspectos prticos e imediatos, fundamental a mediao poltica para sua contextualizao como fenmeno histrico e suas perspectivas futuras (SEDuc, 2011). Na verso geral, o Ensino Mdio Politcnico, embora no profissionalize, deve estar enraizado no mundo do trabalho e das relaes sociais, de modo a promover formao cientfico-tecnolgica e scio-histrica a partir dos significados derivados da cultura, tendo em vista a compreenso e a transformao da realidade. Do ponto de vista da organizao curricular, a politecnia supe novas formas de seleo e organizao dos contedos a partir da prtica social, contemplando o dilogo entre as reas de conhecimento; supe a primazia da qualidade da relao com o conhecimento pelo protagonismo do aluno sobre a quantidade de contedos apropriados de forma mecnica; supe a primazia do significado social do conhecimento sobre os critrios formais inerentes lgica disciplinar (SEDuc, op. cit.). A politecnia, conforme Laudares e Gonalves (2007) constitui-se no domnio cientfico e tcnico ou seja, tecnolgico dos processos produtivos.
Revista de Cincias Humanas, Florianpolis, Volume 46, Nmero 1, p. 199-209, Abril de 2012

206

A educao pelo trabalho, a educao integral e a Escola Politcnica no Rio Grande do Sul V.S. Torres

Para o trabalhador significaria a superao da diviso do trabalho intelectual e manual e a apropriao tcnica e cientfica dos processos de produo. A Escola do Trabalho, portanto, constituiu-se tomando o trabalho como ponto de partida e buscando concretizar a educao politcnica. A convergncia entre educao integral, Pistrak e escola politcnica fica particularmente evidente quando se realiza uma leitura de Marx (2002) para se perceber que a luta por uma educao integral que conjugue trabalho e educao, cincia e tcnica e substitua o indivduo parcial por um indivduo integral, se insere no contexto maior de luta pelo poder poltico da classe operria sendo que, para atingi-lo esta ter que sair da situao de reserva para as necessidades flutuantes da explorao capitalista para tornar-se classe possuidora de indivduos integralmente desenvolvidos e com disponibilidade absoluta para as necessidades variveis do trabalho.

Consideraes finais Antes de qualquer coisa, necessrio que tenhamos a compreenso de que cada problema educacional deve ser analisado no contexto histrico do qual faz parte, para no cometeremos equvocos em nossas anlises a cerca da educao. Pistrak situava-se em um contexto que lhe permitia, e era necessrio, a concretizao de uma nova concepo de educao. Porm, inegvel a contemporaneidade de sua teoria, que apesar de no adaptar-se completamente a atualidade de nossas escolas, h de contribuir para nossas anlises educacionais. Conforme Maimone e Vieira (2009), dentro do processo de grupos operativos, por exemplo, professores, funcionrios e alunos ensinam e aprendem numa interao social, na qual o indivduo possa se conhecer e ser capaz de compreender a importncia e as reaes do outro, tornando o espao escolar um espao significativo para cada um e para o coletivo das pessoas. Segundo Vieira (2003), isso se reflete no desempenho escolar dos alunos em regime de tempo integral, quando comparados aos seus colegas que, na mesma escola, no passaram por todo esse processo formativo. Portanto, a educao do trabalhador que vise uma Formao Integral, e que lhe proporcione o domnio cientfico e tecnolgico do processo produtivo; deve se constituir em uma educao intelectual, corporal, poltica e social, que precisa tomar o estudo e anlise do trabalho e da vida no contexto contraditrio do modo de produo capitalista, no qual o trabalho transforma e deforma o trabalhador. A formao pelo trabalho, ento, implica necessariamente uma apropriao de conhecimentos que permita ao sujeito conhecer e reconhecer a totalidade do processo do trabalho, ainda que ele venha a atuar em uma parte dessa totalidade.
Revista de Cincias Humanas, Florianpolis, Volume 46, Nmero 1, p. 199-209, Abril de 2012

207

HUM AN AS
Nesta ptica, por conseguinte, surge como complementar a uma educao integral, onde favorece ao indivduo o apropriar concreto da realidade sciocultural que o circunscreve. Nesta apropriao, ele passa a se aproximar da perspectiva de escola unitria apontada por Gramsci, o que requer uma educao geral que se torne parte inseparvel da educao profissional, e que o trabalho seja o princpio educativo na perspectiva de incorporar a dimenso intelectual ao trabalho produtivo. Cabe, portanto, identificar e estabelecer a diferena bsica elaborada por Pistrak entre ensino e educao. Em sua concepo, esta possui uma ligao direta com o trabalho social, extinta de uma intencionalidade central, enquanto que o ensino sistematizado para a transmisso de um determinado tipo de conhecimento. A unio estabelecida entre trabalho e ensino essencial para um projeto que pleiteia a superao do capital, constituindo este, um dos grandes desafios educacionais de nosso tempo. Referncias bibliogrficas CAPRILES, R. Makarenko O nascimento da pedagogia socialista. So Paulo: Scipione. 1989. CAVALIERE, A.M.V. Educao Integral: uma nova identidade para a escola brasileira? Educao e Sociedade, 23(81): 247-70. 2002. CNE. Conselho Nacional de Educao/Cmara de Educao Bsica. Resoluo n 4, de 13 de julho de 2010, a qual define diretrizes curriculares nacionais para educao bsica. FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M. & RAMOS, M. O trabalho como princpio educativo. In: H. COSTA & M. DA CONCEIO (Org). Educao integral e sistema de reconhecimento e certificao educacional e profissional. So Paulo: CUT, 2005. IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domiclio 2009. Disponvel em [http:/ /www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/trabalhoerendimento/pnad2009/ default.htm]. Acesso em 2011. LAUDARES, J.B. & GONALVES, A. A pedagogia da escola do trabalho e a formao integral do trabalhador. Revista Brasileira de Estudos Pedaggicos, 88(220): 516-30, 2007. MAIMONE, E.H. & VIEIRA, V.M. de O. Grupos operativos na formao de professores em escola de tempo integral. Revista da Associao Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, 13(1): 183-84. 2009.
208 Revista de Cincias Humanas, Florianpolis, Volume 46, Nmero 1, p. 199-209, Abril de 2012

Re v is t a

d e C i n c ia s

A educao pelo trabalho, a educao integral e a Escola Politcnica no Rio Grande do Sul V.S. Torres

MARX, K. O capital: crtica da economia poltica. 19 Edio, Livro I, volume 1. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2002. MARX, K. & ENGELS, F. Textos sobre educao e ensino. So Paulo: Editora Moraes, 1992. PATTA, R. O futuro do ensino mdio com a nova grade curricular: Mudanas passam a valer a partir do incio do ano letivo de 2012 e ser implantada gradativamente at 2014. Jornal Gazeta do Sul, 19 de Novembro de 2011. PISTRAK, M.M. Fundamentos da escola do trabalho. So Paulo: Expresso Popular, 2003. RAMOS, M. Educao pelo trabalho: possibilidades, limites e perspectivas da formao profissional. Sade e Sociedade, 18(Supl. 2): 55-59, 2009. SAVIANI, D. Escola e democracia. Campinas: Autores Associados, 2001. SEDuc. Secretaria Estadual de Educao do RS. Proposta Pedaggica para o Ensino Mdio Politcnico e Educao Profissional Integrada ao Ensino Mdio 2011-2014. Porto Alegre, SEDuc, 2011. VIEIRA, V.M. de O. Escola de tempo integral: buscando evidncias de um ensino de qualidade. Dissertao de Mestrado. Uberaba/MG: Universidade de Uberaba, 2003.

Revista de Cincias Humanas, Florianpolis, Volume 46, Nmero 1, p. 199-209, Abril de 2012

209

You might also like