You are on page 1of 8

GOVERNO DO ESTADO DE SO PAULO

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAO

PROCESSO DE AVaLIaO CURSO DE FORMaO ESpECfICa

010. PROVA DE FORMAO ESpECFICA

PROfESSOR

DE

EDUCaO BSICa II LNGUa PORTUGUESa

 Voc recebeu sua folha de respostas e este caderno contendo 30 questes objetivas.  Preencha com seu nome e nmero de inscrio os espaos indicados na capa deste caderno.  Quando for permitido abrir o caderno, verifique se est completo ou se apresenta imperfeies. Caso haja algum problema, informe ao fiscal da sala.  Leia cuidadosamente todas as questes e escolha a resposta que voc considera correta.  Marque, na folha de respostas, com caneta de tinta azul ou preta, a letra correspondente alternativa que voc escolheu.

 A durao da prova de 2 horas, j includo o tempo para o preenchimento da folha de respostas.  S ser permitida a sada definitiva da sala e do prdio aps transcorrida 1 hora do incio da prova.  Ao sair, voc entregar ao fiscal a folha de respostas e este caderno, podendo levar apenas o rascunho de gabarito, localizado em sua carteira, para futura conferncia.  At que voc saia do prdio, todas as proibies e orientaes continuam vlidas.

AGUaRDE a ORDEm DO FIScal paRa aBRIR ESTE caDERNO DE QUESTES.

Nome do candidato

Nmero de inscrio

02.12.2012 manh

FORMAO ESPECFICA 01. Leia a tira.


A VIDA SECRETA DOS OBJETOS O SR. RELGIO FICA CHOCADO COM O TEMPO QUE AS PESSOAS PERDEM NO FACEBOOK O SR. GUARDA-CHUVA GOSTARIA QUE LEMBRASSEM DELE

02. Analisando as informaes apresentadas, correto afirmar que, na concepo dos PCNs, a variao no uso das estruturas lingusticas (A) uma realidade na escrita literria, pois ela representa grupos sociais diferenciados em termos de domnio da linguagem, o que no justifica, todavia, que tais usos se disseminem na fala e escrita no literria. (B) um fenmeno que se restringe s classes sociais mais baixas que, notadamente, se valem da linguagem informal para expressar suas ideias, ainda que a situao discursiva exija uso da norma-padro.

ULTIMAMENTE O SR. LIVRO V POUCO A LUZ DO DIA

(C) um fenmeno da comunicao oral, normalmente mais vontade e livre para incorporar novos usos da linguagem, no ocorrendo, porm, com a escrita, em que se evita a informalidade. (D) uma realidade incontestvel da linguagem, o que se comprova com a incorporao, na escrita, de alguns usos da fala, ainda que muitos professores e gramticos puristas discordem desses usos.

(Folha de S.Paulo, 06.10.2012)

Levando em conta as condies de produo do discurso, a mensagem veiculada nitidamente (A) obscura. (B) crtica. (C) paradoxal. (D) evasiva.

03. Nos exemplos arrolados nos PCNs, a variao lingustica se d no nvel (A) sinttico, pois diz respeito relao dos termos entre si e na sua ordem na orao. (B) morfolgico, pois diz respeito forma como flexionam as classes de palavras. (C) fontico, pois diz respeito s unidades sonoras distintivas nas palavras. (D) lexical, pois diz respeito ao emprego de substantivos em diferentes registros.

Leia o texto para responder s questes de nmeros 02 a 05. Nas sociedades letradas (aquelas que usam intensamente a escrita), h a tendncia de tomarem-se as regras estabelecidas para o sistema de escrita como padres de correo de todas as formas lingusticas. Esse fenmeno, que tem na gramtica tradicional sua maior expresso, muitas vezes faz com que se confunda falar apropriadamente situao com falar segundo as regras de bem dizer e escrever, o que, por sua vez, faz com que se aceite a ideia despropositada de que ningum fala corretamente no Brasil e que se insista em ensinar padres gramaticais anacrnicos e artificiais. Assim, por exemplo, professores e gramticos puristas continuam a exigir que se escreva (e at que se fale no Brasil!): O livro de que eu gosto no estava na biblioteca, Vocs vo assistir a um filme maravilhoso, O garoto cujo pai conheci ontem meu aluno, Eles se vo lavar / vo lavar-se naquela pia, quando j se fixou na fala e j se estendeu escrita, independentemente de classe social ou grau de formalidade da situao discursiva, o emprego de: O livro que eu gosto no estava na biblioteca, Vocs vo assistir um filme maravilhoso, O garoto que eu conheci ontem o pai meu aluno, Eles vo se lavar na pia.
(Parmetros Curriculares Nacionais : terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: lngua portuguesa/ Secretaria de Educao Fundamental. Braslia: MEC/SEF, 1998. Adaptado)

04. O pressuposto presente no texto dos PCNs que a escola deve (A) aprofundar o estudo da gramtica tradicional a fim de evitar o ensino artificial da lngua. (B) resgatar e promover as regras de bem dizer e bem escrever para refinar seu ensino. (C) ensinar a lngua viva, como prtica social, em situaes significativas de comunicao. (D) priorizar os padres gramaticais anacrnicos e artificiais para minimizar o preconceito.

SEED1204/010-PEB-II-LngPort

05. No que diz respeito aos estudos dos aspectos gramaticais da lngua, gostaramos de ressaltar ainda dois pontos: haver momentos de sistematizao, com destaque maior para os temas que geram mais problemas de uso para os falantes (em razo das diferenas entre norma padro e outras normas). Alm disso, nosso olhar gramatical seguir a organizao tradicional apresentada pelos livros didticos, tendo, no entanto, o cuidado de expor os temas dentro da perspectiva das variedades lingusticas e textuais.
(Currculo do Estado de So Paulo: Lngua Portuguesa. So Paulo: SEE, 2010)

07. Considerando as condies de produo de discurso, correto afirmar que o texto apresentado um (A) resumo de texto cientfico, no qual prevalecem as sequncias textuais narrativas. (B) artigo de opinio, no qual prevalecem as sequncias textuais expositivas e argumentativas. (C) relato de experincia pessoal, no qual prevalecem as sequncias textuais narrativas. (D) artigo de divulgao cientfica, no qual prevalecem as sequncias textuais expositivas. 08. Podemos conceituar a coeso como o fenmeno que diz respeito ao modo como os elementos lingusticos presentes na superfcie textual se encontram interligados, por meio de recursos tambm lingusticos, formando sequncias veiculadoras de sentidos.
(Ingedore Koch, O texto e a construo de sentidos)

Comparando o texto do Currculo do Estado de So Paulo ao texto dos PCNs, conclui-se que ambos apresentam semelhana na abordagem terica, uma vez que (A) a centralidade da gramtica tradicional orienta o estudo dos fenmenos lingusticos. (B) a questo da variao lingustica norteia a abordagem dos fenmenos lingusticos. (C) as regras de usos da linguagem so desconsideradas nos fenmenos lingusticos. (D) a contextualizao descartada como forma de produo de sentido da linguagem. Leia o texto para responder s questes de nmeros 06 a 10. Os problemas na voz do professor Falta de ar ao falar, cansao, rouquido nos ltimos seis meses e voz mais grossa que o normal. Nessa ordem, esses foram os quatro problemas vocais mais encontrados numa amostra de 102 professores de 11 escolas pblicas de Piracicaba, no interior paulista, participaram de um estudo feito pela fonoaudi loga Raquel Pizolato. Esses distrbios podem estar ligados ao excesso do emprego da fala devido s caractersticas da atividade profissional e a uma coordenao inadequada da respirao durante o ato de discursar. Para tentar minorar os problemas, Raquel aplicou um programa de sade vocal de trs meses em 36 professores da amostra. Alm de palestras sobre como a fala produzida, os professores passaram por sesses de exerccio vocal e receberam dicas simples, mas que podem aliviar alguns sintomas. Falamos da importncia de beber gua durante a atividade profissional, de descansar a voz no intervalo de trabalho e do efeito benfico da ingesto da ma sobre o aparelho fonador, diz Raquel, que defendeu tese de doutorado sobre a pesquisa na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Os participantes tambm foram orientados a evitar hbitos malficos para a voz, como gritar, pigarrear, usar sprays e pastilhas e beber com frequncia lquidos gelados. No final do programa de reeducao, foi constatada reduo na maioria dos sintomas.
(Pesquisa Fapesp, setembro de 2012)

Com base no exposto por Koch, os elementos que formam uma cadeia coesiva no texto Os problemas na voz do professor so: (A) os quatro problemas vocais, um estudo, excesso do emprego. (B) 102 professores, atividade profissional, programa de reeducao. (C) 36 professores, os professores, Os participantes. (D) fonoaudiloga, palestras, tese de doutorado sobre a pesquisa. 09. Numa viso enunciativa do sentido, a polifonia expressa as diversas perspectivas ou posies que se representam nos enunciados. Dessa forma, entendem-se as aspas empregadas no texto como indicativas (A) da argumentao por autoridade, inserindo no discurso a voz da responsvel pelo estudo em questo. (B) da pressuposio, encenando-se uma voz da qual o enunciador se afasta, pelo ponto de vista que assume. (C) do dialogismo, havendo um claro posicionamento de descrena do enunciador ante a voz que insere no texto. (D) do distanciamento, expressando-se a inteno do enunciador de se eximir da responsabilidade das informaes. 10. Entre a frase inicial do texto Falta de ar ao falar, cansao, rouquido nos ltimos seis meses e voz mais grossa que o normal e a sequncia ao final hbitos malficos para a voz, como gritar, pigarrear, usar sprays e pastilhas e beber com frequncia lquidos gelados , estabelece-se uma relao de (A) excluso. (B) oposio. (C) sinonmia. (D) consequncia.
4

06. Garante-se a coeso e a coerncia do texto, preenchendo-se a lacuna com: (A) que (B) aonde (C) cujos (D) dos quais
SEED1204/010-PEB-II-LngPort

11. Leia a tira.


ESPERA A... VOC PAROU OU VOLTOU A FUMAR? TANTO FAZ !

13. O texto apresenta uma concepo de leitura como atividade (A) lingustica, em que a qualidade tem pouca implicao com os objetivos de ensino. (B) ideolgica, em que ler implica reproduo de sentidos cristalizados.
(Folha de S.Paulo, 05.10.2012)

(C) cognitiva, em que a qualidade est condicionada pela viso docente. (D) dialgica, em que o sentido se constitui na interface entre leitura e vivncia. 14. Pela perspectiva do autor, pode-se inferir que o aluno tem a (A) necessidade de ler forosamente os cnones literrios. (B) obrigao de ler tudo o que lhe indicado na escola. (C) liberdade de construir uma histria particular de leitura.

Concorre para o efeito de humor a explorao oportuna que se faz, na fala da personagem feminina, de palavras (A) arcaicas. (B) antnimas. (C) polissmicas. (D) ambguas. 12. Em uma escola, os professores de Lngua Portuguesa, no primeiro bimestre do ano letivo, trabalharo com o 7. ano (6. srie) do Ensino Fundamental: (A) traos caractersticos de textos expositivos e argumentativos, leitura e produo de textos argumentativos em diferentes situaes de comunicao. (B) traos caractersticos de textos prescritivos, leitura e produo de textos prescritivos em diferentes situaes de comunicao. (C) traos caractersticos de textos da tipologia relatar, leitura e produo de textos da tipologia relatar em diferentes situaes de comunicao. (D) traos caractersticos de textos narrativos, leitura e produo de textos narrativos em diferentes situaes de comunicao. Leia o texto para responder s questes de nmeros 13 a 17. Aprende a ler no o aluno que l o livro que ns, professores, lemos. A liberdade com que o aluno tem abordado os livros que l decorre do no privilgio a um nico sentido do texto, mas queles sentidos que a experincia de mundo, de cada leitor, atribui ao livro que l na produo de sua leitura. A qualidade (profundidade) do mergulho de um leitor num texto depende de seus mergulhos anteriores. Mergulhos no s nas obras que leu, mas tambm na leitura que faz de sua vida. Parece-nos que deveremos enquanto professores propiciar maior nmero de leituras ainda que a interlocuo (adentramento) que nosso aluno faa hoje com o texto esteja aqum das possibilidades que o texto possa oferecer. O mergulho/adentramento cada vez mais profundo quanto mais soubermos mergulhar. nesse sentido, alis, que entendemos a expresso adentramento: o mergulho feito pelo aluno em seu dilogo com o texto/autor, e no o mergulho que ns, professores, fizermos pelo aluno. No cremos que haja leitura qualitativa no leitor de um livro s. Escolhemos um caminho que, respeitando os passos do aluno, permite que a quantidade gere qualidade, no pela mera quantidade de livros lidos, mas pela experincia de liberdade de ler utilizando-se de sua vivncia para a compreenso do que l.
[Joo Wanderley Geraldi (org.), O texto na sala de aula]

(D) conscincia de que leitura um ato necessariamente escolar. 15. Uma possibilidade de avaliao para a leitura defendida pelo autor implica afast-la (A) do prazer de ler e da cobrana sistemtica. (B) do controle e da negao do prazer de ler. (C) da busca da qualidade e da quantidade. (D) do ler como fruio e da liberdade. 16. Conforme exposto no texto, o leitor proficiente fruto de um (A) processo de construo que respeita a caminhada de construo de sua histria. (B) adestramento que o professor faz com o aluno, para que este leia o que a escola sugere. (C) acompanhamento sistemtico do professor para ensinar a experincia de mundo. (D) planejamento aberto para que se sinta vontade para ler o que a escola obriga. 17. Na passagem Parece-nos que deveremos enquanto professores propiciar maior nmero de leituras ainda que a interlocuo (adentramento) que nosso aluno faa hoje com o texto esteja aqum das possibilidades que o texto possa oferecer. , a expresso em destaque estabelece relao de (A) causa e, nesse contexto, poderia ser substitudo por porque. (B) tempo e, nesse contexto, poderia ser substitudo por enquanto que. (C) concesso e, nesse contexto, poderia ser substitudo por embora. (D) adversidade e, nesse contexto, poderia ser substitudo por entretanto.
5
SEED1204/010-PEB-II-LngPort

18. Leia a tira.


T SI OIANDO NO ISPEIO, Z LEL? EU NO !

20. Com base no Currculo do Estado de So Paulo, ao optarem pelos contos selecionados, os professores trabalharo o gnero como (A) produo artstica que deve ser a fonte exclusiva de exemplos para o trabalho com a norma-padro. (B) acontecimento social em que se articulam lngua e literatura. (C) expresso artstica em cuja materialidade lingustica est ausente a subjetividade.

ELE QUE T MI OIANDO !

(D) apropriao da lngua para transmisso de valores ticos e morais em sala de aula. Leia o texto para responder s questes de nmeros 21 a 23. O fulcro da viso romntica do mundo o sujeito. Diramos hoje, em termos de informao, que o emissor da mensagem. O eu romntico, objetivamente incapaz de resolver os conflitos com a sociedade, lana-se evaso. No tempo, recriando uma Idade Mdia gtica e embruxada. No espao, fugindo para ermas paragens ou para o Oriente extico. A natureza romntica expressiva. Ao contrrio da natureza rcade, decorativa. Ela significa e revela. Prefere-se a noite ao dia, pois luz crua do sol o real impe-se ao indivduo, mas na treva que latejam as foras inconscientes da alma: o sonho, a imaginao.
(Alfredo Bosi, Histria concisa da Literatura Brasileira)

Nas falas das personagens, a alterao das formas t/est, si/ se, oiando/olhando, ispeio/espelho, qui/que, mi/me indica mudana no estrato (A) semntico. (B) sinttico. (C) morfolgico. (D) fontico.

(www.monica.com.br)

21. coerente com o texto de Alfredo Bosi a seguinte passagem adaptada dos PCNs: (A) O texto literrio est limitado a critrios de observao fatual (ao que ocorre e ao que se testemunha), e a categorias e relaes que constituem os padres dos modos de ver a realidade. (B) O texto literrio mera fantasia que nada tem a ver com o que se entende por realidade, expediente legtimo para puro exerccio ldico sobre as formas e sentidos da linguagem e da lngua. (C) O texto literrio visa constituir uma mediao de sentidos entre o sujeito e o mundo, entre a imagem e o objeto, mediao que autoriza a fico e a reinterpretao do mundo atual e dos mundos possveis. (D) O texto literrio apresenta padres de escrita comuns a outros textos, o que significa que no cabe nesse tipo de texto a ruptura dos limites fonolgicos, lexicais, sintticos e semnticos traados pela lngua. 22. Na literatura brasileira, a recriao da Idade Mdia foi substituda pelo protagonismo do (A) romance histrico e regional. (B) ndio em narrativas heroicas. (C) romance histrico em narrativas ufanistas. (D) feminismo em narrativas urbanas.
6

Para responder s questes de nmeros 19 e 20, considere as seguintes informaes: Em conformidade com o Currculo do Estado de So Paulo, no planejamento de Lngua Portuguesa da 2. srie do Ensino Mdio, est previsto para leitura e expresso escrita do texto literrio o gnero conto.

19. Os professores decidiram trabalhar contos do Realismo e do Modernismo brasileiros. Nesse sentido, podero se valer, respectivamente, das obras de (A) Machado de Assis, explorando a ideia das mscaras que naturalmente o homem vai incorporando sua prpria existncia; e de Lygia Fagundes Telles, explorando a narrativa intimista. (B) Lima Barreto, explorando a narrativa ufanista e a necessidade de uma nao independente culturalmente; e de Clarice Lispector, explorando o perfil psicolgico das personagens. (C) Guimares Rosa, explorando a prosa regional, marcada em seus textos por uma sintaxe que reinventa a prosdia das personagens; e de Dalton Trevisan, que pontua a narrativa de fico com o mistrio. (D) lvares de Azevedo, explorando o extico e o macabro em suas narrativas ambientadas na noite; e de Luiz Fernando Verssimo, que leva o humor e a espontaneidade criao das narrativas.
SEED1204/010-PEB-II-LngPort

23. A ideia de evaso apontada no texto, relacionada ao sonho, ao inconsciente e imaginao, a qual o sujeito promove para a dimenso impondervel da psique, est corretamente exemplificada pelos versos: (A) Era uma noite eu dormia / E nos meus sonhos revia / As iluses que sonhei! / E no meu lado senti... / Meu Deus por que no morri? / Por que no sonho acordei? (B) Eu tenho uns amores quem que no os tinha / Nos tempos antigos? Amar no faz mal; / As almas que sentem paixo como a minha, / Que digam, que falem em regra geral. (C) Minha terra tem palmeiras, / Onde canta o Sabi; / As aves que aqui gorjeiam, / No gorjeiam como l. (D) Meu canto de morte, / Guerreiros, ouvi: / Sou filho das selvas, / Nas selvas cresci; / Guerreiros, descendo / Da tribo tupi.

25. De acordo com o que propem os PCNs e o Currculo do Estado de So Paulo, devem-se selecionar textos (A) escritos, que compem as prticas mais prestigiadas de usos da linguagem nas comunicaes cotidianas. (B) orais, que compem as prticas mais significativas de usos da linguagem nas comunicaes cotidianas. (C) orais e escritos, que compem o universo de situaes a que todos esto expostos nas comunicaes cotidianas. (D) orais e escritos, que compem os padres de prestgio, devendo estar alinhados norma culta nas comunicaes cotidianas.

26. Conforme o excerto dos PCNs, a seleo de textos pauta-se (A) na busca de um padro de texto escolar, que garanta a eficincia do ensino da norma-padro. (B) na garantia da multiplicidade de usos da linguagem e dos gneros que circulam socialmente. (C) na excluso do texto literrio que no atenda satisfatoriamente ao uso da linguagem formal. (D) na incluso de temas que discutam criticamente a cidadania, como os de situaes privadas de interlocuo.

24. No que diz respeito s relaes entre educao e tecnologia, o Currculo do Estado de So Paulo deixa claro que preciso (A) desenvolver a alfabetizao tecnolgica, especialmente com a garantia de que todas as disciplinas curriculares sejam ofertadas em laboratrios de informtica para que os alunos, desde cedo, interajam com a tecnologia. (B) incentivar a alfabetizao tecnolgica, entendida sobretudo pelo fato de se aprender a lidar com um computador dentro da realidade escolar, como forma de fortalecer o entendimento das diversas disciplinas curriculares. (C) relativizar o papel da escola quanto promoo da alfabetizao tecnolgica, uma vez que cabe famlia o papel principal de garantir o contato das crianas com os computadores e os recursos que eles disponibilizam. (D) promover a alfabetizao tecnolgica, que vai muito alm de aprender a lidar com computadores, entendendo-se as tecnologias da histria humana como elementos da cultura, como parte das prticas sociais, culturais e produtivas.

27. Leia a charge.

BOM, ADEUS AO SONHO DA CASA PRPRIA...

(Folha de S.Paulo, 28.12.2011)

Leia o texto para responder s questes de nmeros 25 e 26. Sem negar a importncia dos textos que respondem a exigncias das situaes privadas de interlocuo, em funo dos compromissos de assegurar ao aluno o exerccio pleno da cidadania, preciso que as situaes escolares de ensino de Lngua Portuguesa priorizem os textos que caracterizam os usos pblicos da linguagem. Os textos a serem selecionados so aqueles que, por suas caractersticas e usos, podem favorecer a reflexo crtica, o exerccio de formas de pensamento mais elaboradas e abstratas, bem como a fruio esttica dos usos artsticos da linguagem, ou seja, os mais vitais para a plena participao numa sociedade letrada.
(Parmetros Curriculares Nacionais : terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: lngua portuguesa/ Secretaria de Educao Fundamental. Braslia: MEC/SEF, 1998)

Para haver o pleno entendimento da charge, dentre outras informaes, preciso saber i) quem so as personagens representadas em terra, ii) quem so as personagens que esto nos navios, iii) onde esto as personagens em terra, iv) de onde vm os navios. V-se, portanto, que o entendimento depende do conhecimento (A) textual. (B) semntico. (C) lingustico. (D) enciclopdico.

SEED1204/010-PEB-II-LngPort

28. Em uma escola, professores de vrias disciplinas trabalharam o tema violncia, como forma de discutir questo presente na realidade social e de mostrar o impacto que ela tem na rotina das pessoas. Aps a discusso de vrios textos, os professores de Lngua Portuguesa do 9. ano (8. srie) decidiram investigar o que pensavam seus alunos sobre a questo. Em funo dos gneros previstos para o ano, no encaminhamento dado, os alunos produziram (A) artigos de opinio. (B) relatos autobiogrficos. (C) narrativas de fico. (D) notcias policiais.

Leia o texto de Manuel Bandeira para responder s questes de nmeros 29 e 30. Joo Gostoso era carregador de feira livre e morava no morro [da Babilnia num barraco sem nmero Uma noite ele chegou no bar Vinte de Novembro Bebeu Cantou Danou Depois se atirou na Lagoa Rodrigo de Freitas e morreu afogado.

29. correto afirmar que o texto (A) um poema, no qual predominam as sequncias textuais da narrativa, com verbos de mudanas no passado. (B) um conto, no qual predominam as sequncias textuais da narrativa, com verbos de mudana no presente. (C) uma poesia, na qual predominam as sequncias textuais da descrio, com verbos de estado no presente. (D) uma notcia, na qual predominam as sequncias textuais da descrio, com verbos de estado no passado.

30. O texto revela que o eu-lrico (A) cria uma arte sem apego ideolgico. (B) produz uma arte distanciada da realidade. (C) reproduz de forma surreal a realidade. (D) incorpora o cotidiano ao objeto de arte.

SEED1204/010-PEB-II-LngPort

You might also like